segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Taro - abra o jogo com as casas astrológicas.




Taro - abre o jogo com as casas astrológicas

"A injunção grega antiga "conhece-te a ti próprio" é capaz de atingir a sua máxima realização em nós, através de uma indagação dedicada ás verdades eternas escondidas no taro.

Podemos usar as casas astrológicas no jogo do Tarô, e assim, usar o símbolo da roda astrológica da experiência individual como um instrumento para a leitura do taro.

Por que casas? Com a finalidade de poder interpretar, analisar e questionar as experiências interiores e exteriores de uma pessoa de um ponto de vista individual, em função das suas necessidades e dúvidas.

Num universo em que se concebe agora todas as coisas em função de sua relação a todas as outras coisas, o uso do taro deve se tornar um sistema de interpretação universal. A astrologia com os signos, casas e planetas pode ser uma ponte, um referencial para a leitura dos arcanos do taro, principalmente se soubermos associar a leitura do taro com a leitura da carta natal.

Às casas atribuímos, pois, o plano das condições da existência concreta, simbolizando cada Casa um domínio particular da nossa existência.

As casas não são separadas, isoladas, apenas segmentos de vida.

Concebidas em sua totalidade elas desdobram um processo de maior significado – começando com a casa 1, do nascimento e gradualmente, Casa por Casa, através de uma, iremos conhecendo as áreas da experiência, do mundo do consultante.

As casas indicam como o indivíduo tende a mostrar e se comportar no mundo exterior. Nada mais são do que os 12 setores principais na vida do indivíduo, considerado perante esse mundo exterior, o palco onde acontece “o espetáculo da vida do consultante”.

“Esta terra é um palco. Cada pessoa tem o seu papel a desempenhar... a grandeza não está em nosso papel, mas enquanto o desempenhamos bem.”

“Primeira Casa zodiacal.

Signo: natural: Áries
elemento :fogo
Regente natural:Marte


Casa 1: a personalidade e o temperamento; a aparência, a vitalidade e a constituição física. Avó (mãe do pai), irmãos dos amigos. Cabeça e rosto, olhos, ouvido esquerdo, cérebro, músculos, movimento e sangue, aparelho genital masculino. Corresponde ao signo de Áries (1)

“Uma Casa de identidade

A cúspide da primeira Casa é o Ascendente ou signo em elevação É um dos pontos mais importantes do mapa natal e mostra exatamente o grau e o signo que estavam no horizonte leste no momento do nascimento. A rotação da Terra faz com que um grau do zodíaco se eleve no horizonte leste aproximadamente a cada quatro minutos; por esta razão pode-se ver como é importante ter a hora correta de nascimento”.

A primeira Casa, e em particular o Ascendente, mostra :

a sua personalidade e sua atividade, sua identidade( em relação ao mundo, a sua familia, amigos, escolas, trabalho...), o seu temperamento e as suas tendências naturais, a sua individualidade e a sua forma de se expressar - A sua “persona”. Mostra como as pessoas o vêem, e como você quer que os outros o vejam. Seu cartão de visita, sua imagem social. O cérebro e a cabeça. A aura

O emergência do tema do propósito da Alma.


centros da cabeça (chakras)

expressão da vontade e alinhamento com a vontade de Deus.

Atividades da Alma no nível espiritual

o ego em ação, impulso para o espaço pessoal ou dominio do ambiente.

É a forma como você "embala" e "vende" a si mesmo. Representa a sua referência no mundo, a sua relação com o corpo físico, com a sua saúde e com os primeiros anos de sua infância. Mostra a sua abordagem da vida, a sua perspectiva mundana, a sua aparência e o seu jeito, e o começo de todos os empreendimentos.”

É preciso verificar a casa 7 que revela a sua relação com o outro, ou sua sombra.  Se a casa 7 estiver aflita, pode sinalizar conflitos e instabilidade nos relacionamentos. Inimigos e adversários. A casa 1 "olha sempre para a 7.

Neste caso devemos olhar as casas de água para perceber como as emoções estão influenciado o seu comportamento e suas reações diante do outro. Não podemos esquecer que a casa 1 é de Áries de fogo e que motiva para ação, agressiva ou não.

Dane Rudhyar diz que “a primeira casa de um mapa astrológico se relaciona à área de experiência dentro da qual o Destino pode falar em momentos definidos para promover a realização de atos específicos”.

Como esta casa estar relacionada diretamente com a cabeça, com aquilo que pensamos, agimos e realizamo; tudo aquilo que eu penso, falo e realizo revela o meu destino. O arcano que estiver nesta casa está nos falando do destino.

O homem é aquilo que ele vive a pensar, e revela o seu mundo interior nos lugares que freqüenta, com os amigos que escolhe e com o seu humor.

Há pessoas que contam sua história lamentando suas perdas; outras começam com orgulho das suas vitórias. O prazer de perder e o gosto da vitória.

A gratidão é a mãe da vitória. Aquele que valoriza o que tem, multiplica o que tem.

Quando uma pedra atravessa o caminho do perdedor, ele chora com pena de si mesmo, fica esperando alguém ter pena dele e tirar a pedra do lugar.

O vencedor tenta retirar a pedra e se não consegue busca ajuda. Não se lamenta e diz: “Deus deve estar querendo algo comigo...”

A casa 1, nos fala da maneira como nos colocamos no mundo, nossa postura, atitude, reação diante dos acontecimentos; devemos olhar a casa 3 para ver como comunicamos o que pensamos e se o Mago estiver aflito aqui, ao lado de outras cartas “negativas”, pode ser que estamos nos comunicando com tristeza, agressividade, amargura. ao olhar para a casa 11, a casa dos amigos, da sua vida social, podemos ver como o consulente está se revelando ao mundo e como os grupos, as instituições, a escola, a comunidade, clubes, associações. 

Podemos pensar que a carta da casa 1 está relacionada com o destino, se a roda sair aqui, podemos falar com certeza em grandes mudanças e transformações.

“O que é necessário à pessoa individual, que poderia ser um instrumento de focalização para o divino, é prontidão total, total receptividade a toda e qualquer circunstância e demanda da existência. É a perfeita disponibilidade, mas disponibilidade orientada para esse aspecto da vida do mundo que, para esse indivíduo específico, tem o caráter de autenticidade.”

O Mago nesta casa revela a nossa capacidade de ser inspirada pelo divino e agir com a intuição e nos fala do poder de usar a magia da mente para fazer acontecer...

Segunda Casa .Sucedente

Regente natural:Vênus
Elemento:Terra
Palavra-chave: valores
signo fixo.
Uma Casa de bens materiais

Casa 2: o dinheiro e os bens adquiridos pelo trabalho; os ganhos e perdas financeiras, a administração. Os pais dos amigos e os amigos da mãe. Pescoço e garganta, língua, laringe e sistema linfático. Touro (1)

- mostra as questões financeiras as posses,os investimentos, a capacidade de ganhar dinheiro, e qualquer lucro ou perda através dos seus próprios esforços. Indica os seus talentos e recursos interiores, a sua necessidade de realização, seus sentimentos emocionais,seu senso de autodignidade e de valores. Como muitas pessoas acreditam que a liberdade é, em grande parte, uma questão de dinheiro, esta é a Casa da liberdade pessoal. Também é a Casa das dívidas materiais”.

Finanças e recursos pessoais . armazenamento de energia vital prana, recursos e valores espirituais.

O uso dos recursos pessoais - o uso das energias vitais. Aquisição de valores espirituais

A segunda Casa é análoga ao do signo de touro. Do mesmo modo como touro enfatiza a segurança material, praticidade, a segunda casa diz respeito aos bens individuais, inclusive dinheiros, valores, e propriedades e bens. Sedução, sensualidade, prazeres materiais e corporais, arte. Cuidar da terra, dos animais.

Está relacionada com as posses, dinheiro e tudo aquilo que temos capacidade de adquirir, tudo o que se necessita ou que se deseja.

É a casa dos desejos pessoais. Sentimentos de satisfação e insatisfação,valores, motivações, habilidades e produtividade derivada dos mesmos.

Querer motiva o desejo de fazer, para ter.

A necessidade leva o homem à Fonte.

O conceito de posse é amplo e tem vários significados:

Tudo aquilo que é meu, que eu ganhei, conquistei, recebi de herança, e tenho hoje a propriedade.

Tudo aquilo que me pertence eu administro?

Mas, como cuidar de tudo que aquilo que me pertence, que me qualifica como o Eu Sou ...?

Eu sou aquilo que tenho, valorizo, amo, que considero como meu.

- meu corpo, minha saúde, meu caráter, meus dons, talentos, faculdades, tendências, a minha mente e a minha inteligência.

- a herança familiar - incluindo o ódio, o carma, medo, orgulho, ambição, usura, agressividade, onipotência, desonestidade.

Para conquistar tudo aquilo que queremos ter, temos que investir tempo, dedicação, disciplina, priorizar e valorizar para ter.

Aquele que não sabe priorizar suas oportunidades perde o trem que leva ao destino da conquista, ou não consegue energia para adquirir a passagem para a viagem, porque está envolvido emocionalmente no passado, na culpa, no ódio, no ressentimento, fica com pena de si mesmo e não sai do lugar.

Pense, que quando escrevemos nosso currículo, não escrevemos nossas perdas, derrotas e sim tudo aquilo que conquistamos. Ninguém está interessado em nossas perdas e sim nos resultados.

Nossa imagem reflete para o mundo nossos valores, a nossa segurança pessoal está enraizada naquilo que temos e que somos.

Tudo aquilo que nos oferece satisfação e insatisfação está relacionado a casa 2 – casa dos valores.

Não é um jogador aquele que age com prudência, valoriza o que tem, e não se arrisca a perder.

A casa 2 e 4 são consideradas como um suporte do senso de segurança de uma pessoa.

Aquilo que aprendemos é frequentemente usado como fonte de renda, e isto introduz, o aspecto financeiro da segunda casa.

Eu sou, aquilo que conquistei, ganhei e adquiri.

De um modo geral, aquilo que valorizamos e apreciamos é aquilo que atraímos para nós.

Eu entro no cenário da vida, quando eu sou atraída pelo papel que vou representar no palco da vida.

Quando eu faço um investimento no meu futuro, eu planto para colher no futuro.

Negativo :

Nossa incapacidade de administrar nossos bens, heranças, saúde, amores, talentos...; e tudo aquilo que nos pertence, ou que pensamos que nos pertence. Inclusive nossa capacidade de valorizar e sermos gratos ao que temos, inclusive na área afetiva, vamos olhar para a casa 7 e lá veremos como estamos conservando, investindo em nossa vida afetiva, no outro.

Pode revela o Jogador, perdulário, inconsequente, e imprudente. Passividade e indolência. Péssimo investidor que perde muito nos negócios.aqui "O Louco" irá nos revelar a verdade...

Revela se estamos propensos a contrair dívidas em virtude da nossa incapacidade de gerir nossos negócios, de acordo com informações adicionadas no mapa natal.

A nossa relação com o poder que o dinheiro oferece está relacionada com a nossa relação com as Graças de Deus. Eu mereço ter as graças da vida. Deus é generoso e rico. Ele é Pai de todos e todos merecem ser feliz. Aqui a culpa sabota a felicidade a prosperidade.O Enforcado aqui pode ser , destino, carma, dificuldades intransponível, renuncia do Bem material, escolha da Alma, vamos olhar a casa 12 e quem está lá , irá nos dizer a oculto.

Aquele que carrega dentro de si um Deus generoso, amigo, que nos ama incondicionalmente , não interfere na ponte que nos liga com a generosidade de Deus.

Eu Sou dharma dhannyael


Texto Constantino K. Riemma
(1) Correspondencias dos arcanos maiores
com os signos e planetas

Apresentação de
Constantino K. Riemma
http://www.clubedotaro.com.br/site/p52_3astrol.asp

Como pode ser observado no quadro abaixo, diferentes autores sugerem correlações relativamente díspares entre os arcanos maiores e os signos e planetas. Tal fato, ao invés de desanimar o iniciante, pode ser tomado como uma abertura estimulante! Ou seja, podemos nos arriscar a pensar simbolicamente sem medo de errarmos sozinhos...

Na verdade, é importante reconhecer que existem diferentes ângulos de abordagem num mesmo plano, além dos diferentes níveis ou planos de realidade (físico, astral e espiritual) de que um sistema pode dar conta. E a isso tudo acrescenta-se a questão do nível de compreensão real do autor. Mesmo no caso de autores sérios, o que eles dizem sobre os símbolos não deve ser tomado como dogmas, mas tão somente como aberturas e apoios ao exercício do pensar analógico.
Vejamos, abaixo, o que propõem alguns autores.



Para quem tem familiaridade com os símbolos astrológicos o exercício mais útil parece ser, simplesmente, o de reconhecer, em cada lâmina, o leque de associações possíveis com o repertório astrológico, sem tentar simplesmente reduzir cada arcano do Tarô a um único signo ou planeta. É com essa abertura que, por exemplo, trabalha M. Turpaud.
Outra sugestão é a de descobrir diferentes correspondências astrológicas com os principais componentes de cada figura, e não apenas com a lâmina como um todo.

Arcanos Maiores e suas correspondências... ...com planetas e signos astrológicos, segundo três diferentes autores.

Arcanos Maiores e suas correspondências...
...com planetas e signos astrológicos, segundo três diferentes autores.
Papus/Mebes Turpaud "Egípcio"
1. O Mago


2. A Papisa
- Lua


3. A Imperatriz
- Vênus


4. O Imperador
- Júpiter


5. O Papa
- Áries


6. O Namorado
- Touro


7. O Carro
- Gêmeos


8. A Justiça
- Câncer


9. O Eremita
- Leão


10. A Roda da Fortuna
- Virgem


11. A Força
- Marte

12. O Pendurado
- Libra

13. Sem Nome ou A Morte


14. A Temperança
- Escorpião


15. O Diabo
- Sagitário


16. A Casa de Deus (Torre)
- Capricórnio


17. A Estrela
- Mercúrio


18. A Lua
- Aquário


19. O Sol
- Peixes


20. O Julgamento
- Saturno


21. O Mundo



Sem número: O Louco (0 ou 22)
- Sol

http://www.clubedotaro.com.br/site/r63_1_signos_planetas.asp
http://www.clubedotaro.com.br/site/r63_1_signos_planetas.asp

Constantino K. Riemma

Pesquisa do texto
ESte texto é uma pesquisa, uma compilação de ensinamentos de vários autores com reflexoes pessoais ,
com pesquisa no site especialmente de

Marcelo Alves http://www.astro-saber.com/2007/05/casas-angularessucedentes-e-cadentes.html

www.clube do taro.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário