quinta-feira, 5 de junho de 2014

Gêmeos .Casa Três. Tarô e astrologia, Hermes



Eu sou Dharma Dhannyael

Terceira Casa. Gêmeos.

Cadente
Elemento :Ar
Signo natural: Gêmeos – mutável.

Regente natural: Mercúrio que Representa o Arquétipo do Mago do Tarô e está ligado à mente,à linguagem, à comunicação, à alquimia e ao controle do destino de uma pessoa. O homem é aquilo que ele vive a pensar. A nossa percepção do mundo define o lugar que iremos ocupar. Aquele que conhece a si mesmo contempla o universo.

”Mercúrio revela a capacidade de nossa mente de captar um estímulo, seja externo ou interno e transformá-lo em informação. revela a combinação entre diferentes idéias, assim como a assimilação e a difusão em forma de representações simbólicas que permitem a comunicação.
- os processos mentais lógicos – raciocínio. Habilidade mental, a mente concreta e o lado esquerdo do cérebro (raciocínio, dedução, etc.)

A habilidade de usar as palavras para traduzir percepções sensoriais em conceitos é uma função mercurial, um dom, que nos distingue dos demais seres”.

Mercúrio esotérico - A sua influência pura é a da intuição, a compreensão espiritual, um reflexo imediato da consciência Cósmica e sobre humana

Signo: Gêmeos - O signo diz respeito ao espírito, aos nossos desejos e propósitos.

- JÚPITER – exílio neste signo.

O regente da Alma (esotérico) deste signo é Vênus.

A frase que melhor define este signo: “Eu penso”. – Eu comunico – Eu aprendo.

Signo oposto: Sagitário


- A casa III -

O significado da terceira casa é análogo ao signo de Gêmeos.

A casa onde se encontra um planeta mostra o setor da vida, o cenário e o contexto astrológico de fundo onde o planeta (ator) se manifesta com mais força.

“Signo é o roteiro"- a direção do destino, as casas é o cenário e os planetas são atores... Os aspectos é a trama, os detalhes do enredo".

"Vamos pensar que as casas que descrevem o mundano, mostram o cenário do filme da nossa vida, e cada casa expressa o drama vivido (casa 3, da comunicação, viagens, aprendizado...) pelos atores (planetas ou arcanos do taro); e nos signos representa o plano onde acontece o drama."

Eu penso, me comunico... a maneira do Mercúrio no signo;

ou o Mago na casa. O mago na casa 1 irá se comunicar assertivamente e objetivamente.

- o modo pelo qual a decisão é levada a efeito é determinada pela posição da Força , ou pela escolha individual e do impulso do Louco(Urano) principalmente.

Palavra-chave: Versatilidade. Escrita. Comunicação, ação, movimento. Discernimento,trocas de informações, perspicácia, aptidão para compreender e adaptar-se. Percepção, razão, educação, viagens pequenas, agilidade na comunicação.

A Casa III esta relacionada com:

- todas as situações de comunicação,troca de idéias,

- a troca de informação.

- as relações com ambiente imediato (aquilo que nos rodeia)

Esta casa representa a primeira tomada de consciência, e o primeiro o processo de distinção sujeito-objecto.

É, assim, a casa do meio próximo, do “ambiente” da infância. Indica de que forma vivemos as relações com os irmãos, vizinhos e colegas de escola

- com o processo de aprendizagem e aprendizado em escolas ou cursos.

- Dá indicações sobre a forma como pensamos, comunicamos, escrevemos e nomeamos as coisas;

- com a nossa atitude face ao conhecimento, e ainda sobre a maneira como exploramos o ambiente imediato.

- É a nossa “descrição” do Mundo.

- Também nos dá pistas sobre o processo de aquisição da linguagem (como forma de apreender o mundo).

- com as deslocações de curta distância, as “pequenas viagens”. Transporte

Está relacionada aos irmãos, primos, vizinhos, colegas; enfim, ao meio circundante.

Representantes do princípio mercuriano: comerciante, do navegador, jornalista, do carteiro, o batedor, mágico, mago.

- a casa onde o Mercúrio (Mago) está mostra em que setor a pessoa prefere aplicar as suas faculdades mentais, seus talentos para a comunicação e exercer a habilidade e agilidade intelectual;

- quais os assuntos que a curiosidade a move a investigar, e aprender?

- O Mago é um revelador, eloqüente, astuto, sociável, rápido na ação, um mensageiro, um mago; e no conjunto das casas ele aponta para questões importantes na vida do consultante.

Aqueles que estudam Mercúrio, Tarô e astrologia precisam compreender o conceito de Comunicação que significa:

- “a capacidade de trocar ou discutir idéias, de dialogar, de conversar, com vista ao bom entendimento entre as pessoas” ;e também “convivência, trato, convívio”, o qual expressa simultaneidade, reunião e reforça a idéia de atividade e de interação conjunta.

O tema central do desenvolvimento do ser está no estudo, na comunicação, na assimilação de conhecimentos e informações e transmissão dessas coisas aos outros, e na constante aplicação e aprendizado de coisas novas.

Precisamos olhar a casa 11, a 7 e a 3, 1 e verificar a casa que o Mago se encontra, para que possamos avaliar como o consultante está se comunicando.

Quem não se comunica, se “estrumbica”.
“A primeira impressão é a que fica”. A comunicação verbal e não verbal irá criar uma imagem positiva ou até negativa da pessoa

Uma expressão facial, um olhar, ou um pequeno gesto, nos torna transparente e vísivel. Nós fazemos isso o tempo inteiro.

“A comunicação só acontece quando você recebe o feedback – muitos acreditam que são bons comunicadores apenas porque conseguem falar em público, falar com segurança sobre determinados assuntos, mas não percebem que a comunicação é uma via de mão dupla, é preciso saber se aquilo que estão comunicando está sendo compreendido pelo interlocutor.

De que adianta falar com um o outro que faz exatamente o contrário do que aquilo que você falou, por não ter compreendido?”

Mercúrio representa a mente e o intelecto, a teoria das combinações, a fala, a comunicação, a meditação, táticas, o conhecimento, a flexibilidade, mental, a habilidade de orientação, o pensamento lógico e analítico e a maneira de julgar e de tomar decisões. Representa também a expressão verbal, a curiosidade, a sede de conhecimento e uma certa prontidão, disposição para aprender.

Neste contexto, a proporção da assertividade da comunicação está diretamente ligada à atitude que se tem ao passar a mensagem e também ao recebê-la. O conhecimento dos objetivos, da missão, dos valores, do código de ética, metas e do planejamento estratégico definem o estilo de comunicação.

Mercúrio ou o Mago: a educação e os meios de comunicação.

A qualidade do meio ambiente, dos meios de comunicação e da mentalidade pessoal – condicionada pela educação – decide na 3 a maneira como o “ego” e o lar (na 4) irá administrar os conhecimentos, valores(2), pensamento discriminativo (3), a inteligência e as habilidades para resolver problemas com uma consciência crítica e ética;

e, assim sensibilizá-lo, a fim de possibilitar a construção de uma sociedade mais justa e respeitosa(11) para com todas as formas de vida e o meio ambiente que as cerca.

Em nosso ambiente (urbano, cultural, midiático, educacional, escolar, e de lazer,) somos confrontados com os hábitos, costumes, e crenças, com a moral, as normas de comportamentos e maneiras de relacionar próprios da família, dos amigos, dos vizinhos, do bairro, da classe social;

há uma integração dos nossos valores pessoais e coletivos que estruturam a nossa identidade(1) e a nossa comunicação no mundo (3) - expressão de idéias, capacidade de diálogo, de negociar, mediar, de compreender, de dar feedback, de ser um bom ouvinte, e de integração;

Entende-se por habilidades de comunicação (Mago – Mercúrio)

a capacidade de saber dialogar, perguntar, expressar-se com clareza e assertividade, liderar (11) saber disseminar informações para o grupo de referência ou de trabalho
conduzir grupos(11), liderar, dar e receber feedback, persuadir, convencer(3) e ouvir com eficácia. Através do desenvolvimento dessas habilidades, a casa 3 favorece a transmissão de informações de maneira fluente, objetiva e eficaz.

Os problemas da 3 são todos os problemas de relacionamento (esta casa faz parte do triângulo da casa 1.3 e 11.


“A persuasão é um dos elementos da comunicação e não funciona isolada. Mas sim associada à capacidade de gerar empatia para iniciar, conduzir e manter conversações e relacionamentos produtivos”.

Uma das competências mais requisitadas e apreciadas no universo profissional é a inteligência social(11), capacidade que proporciona maior colaboração entre indivíduos, desenvolvendo a empatia e a habilidade de trabalhar em grupo e conviver em comunidade, com maior interação, envolvimento e comprometimento.

Network é uma palavra que está na moda ultimamente, a construção de um bom Network ou rede de relacionamentos, realmente é imprescindível para todos aqueles que desejam ter muitos amigos, e ser bem aceito em suas áreas de atuações. (casa 3 e 11)

Cultivar relacionamentos (3) é literalmente construir novas oportunidades, buscar relacionar-se e transitar em todas as rodas, desenvolve e aperfeiçoa sua inteligência social. (11)

A comunicação deve incorporar uma nova realidade, caracterizando-se pela capacidade de gerir relacionamentos interpessoais com o mundo, com os pares (7), com os superiores e com a comunidade(11). Saber administrar os conflitos sem perder a cabeça e parar para ouvir o que o outro está pensando.

"A comunicação deve ser coerente, congruente com o que falamos, pensamos e agirmos. Um cérebro mais ou menos sociável é fruto do exercício do convívio, do exercício diário do saber lidar com a frustração nos relacionamentos, e do acúmulo de experiências desde a mais tenra idade.

Se aos nos tornarmos objetivos e críticos em nossas opiniões, rejeitamos o nosso ambiente. Isto significa que a 1 – o sentido inato de nosso caráter único – se impõe tão intensamente , sendo reativo entrando em conflitos que chegaremos a repudiar a 2 – o passado coletivo e as tradições e valores que herdamos.

Podemos ser reativos ao rejeitarmos este passado, em que podemos nos basear para dar suporte – à nossa visão e a nossos ideais individuais".

2. “As principais causas dos conflitos: Choques de interesses individuais, grupais e organizacionais; b. Luta pelo poder; c. Inveja; d. Fofocas; e. Frustrações por promessas não cumpridas; f. Falhas de Comunicação; g. Mudanças estruturais; h. Intrigas. j. Nepotismo”.

Os estudiosos do assunto dizem que “os 10% da vida estão relacionados com que se passa com você e os 90% restantes estão relacionados com a forma como você reage ao que se passa com você”.

A maior parte da nossa vida está relacionada com o comportamento (3) que adotamos frente às circunstâncias impostas pela vida.

A maneira de agir e reagir faz toda a diferença. (1) Se eu desisto facilmente ou se luto (Marte)- A Força bravamente diante das circunstâncias impostas pela vida, faz a diferença entre vitória/derrota e sucesso/fracasso. Como você tem agido e reagido diante destas circunstâncias? Tem vencido ou tem sido vencido?”

Comunicação não verbal.

O nosso corpo fala todo tempo, nas expressões do rosto, olhares, gestos, posturas, tom e ritmo da voz.

a mensagem transmitida muitas vezes não é compreendida ou aceita como verdadeira; isso se deve em grande parte pela dicotomia entre a comunicação verbal e não-verbal.

“O corpo fala e fala mesmo(1,3). Aponta as mentiras, expõe verdades inconscientes, reforça as idéias, dá ênfase à comunicação, favorece ou dificulta o entendimento e promove a interação com emissor e receptor da mensagem.

Sendo assim, a linguagem funciona como um meio de manutenção ou criação de relações de poder e controle; pode servir tanto como um fator agregador quanto como colaborador, dependendo dos objetivos a serem atingidos. É preciso que todos se aprimorem em ter conectividade na linguagem falada e não falada.

O verdadeiro segredo desta coerência é sempre falar a verdade e deixar que seu corpo seja ele mesmo. A transparência na relação faz com que a linguagem não-verbal confirme a verbal, enfatize aquilo que é fala”.

Mercúrio na área da comunicação.

Mercúrio recebe e administra a informação e Urano transmite. Os dois juntos criam uma rede de informação. Mercúrio organiza,discrimina, elabora as informações e Urano leva para a rede.

A casa 11 e 3 e 1

Profissional(6,1) da área de informação: Diversos campos não necessariamente contemplados pelas habilitações da comunicação social: comunicação política, gestão de políticas de educação à distância, indústria fonográfica, novos campos de atuação em torno da massificação do uso do computador;

- campo das convergências de linguagem (videoclipes, reality shows, etc), entre outras atividades tradicionais não circunscritas a detentores de diplomas específicos. Atua no campo da comunicação de maneira global

- Ambiente midiático dinâmico e cambiante – profissional com capacidade analítica superior.

- Assim, os meios de comunicação (casa 11) ganham os holofotes e as atenções de grandes grupos(casa 11),mas quem estrutura, transmite,informa e entra em ação na tela é Mercúrio; os quais formaram redes de informação com canais de televisão, emissoras de rádio, distribuidoras de filmes no cinema, além de adquirirem grandes portais na internet.

– o fenômeno da publicidade se separou da ideia de comunicação dialógica em espaços compartilhados, e ligou-se de forma cada vez mais crescente ao tipo de visibilidade produzida e alcançada pela mídia, a comunicação de massa(11) e a indústria cultural seriam aspectos inerentes a um estudo desta natureza.

A era digital impulsionou o fluxo de informações os meios de comunicação (3,11) na chamada “Sociedade da Informação”- mídia (3,11), telefone celular, televisão, internet (3,11) influenciam a qualidade da nossa comunicação.

Mercúrio está relacionado com a profissão de Orador, professor, estudantes universitários, poetas, vendedores, analistas, médicos, publicitário, críticos, cientistas, pesquisadores, jornalistas, lingüistas, oradores, tradutores, advogados.

Lado negativo - o trapaceiro, o interesse pelas coisas é só superficial e passageiro. Blefa com astúcia e premeditação. É vigarista, mentirosos, ladino, desavergonhado, falso e ardiloso; cede facilmente as propostas de corrupção. É incapaz de formar uma imagem global das coisas e não se sente obrigado a ser fiel aos próprios valores. Profana o que é sagrado, e é frio, calculista nos negócios e é perigoso.

GÊMEOS

Os signos definem qual será a natureza da ação: positivo ou negativo. .

O seu signo solar representa seus desejos, o rumo que você quer que sua vida tome, e sua determinação e esforços que fará isso acontecer. Mostra também como é sua personalidade em relação aos outros, sua alma e personalidade.

Gêmeos é um signo regido pelo planeta Mercúrio — nome do mensageiro dos deuses — que lhe concede as características da velocidade, dos extremos, da leveza, da rapidez de raciocínio e da mente. Se identifica com o elemento aéreo, a dualidade, e tem uma grande habilidade para os negócios.

- Os nativos de Gêmeos são dominados por dois pólos completamente diferentes, o que pode levar a situações confusas, a conflitos, dúvidas nas escolhas. A dualidade da natureza dos nativos deste signo faz com que sejam impacientes, precipitados, impulsivos, imprevisíveis, multifacetados e mal-humorados.

- a dualidade do signo de gêmeos revela que são governados por dois extremos, percebe polaridades opostas e vive dentro de um universo de sistema antagônicos;

há uma falta de união, congruência, de inddependência e de consistência no comportamento; e, frequentemente, reagem de uma maneira totalmente estranha à das pessoas dos outros signos.

Prioridade: Aprender a utilizar os dois lados do cérebro, equilibrando a intuição e a lógica;

Castro (1) nos diz que devemos :

- criar o hábito de pensar antes de falar;agir, tomar decisões, formular idéias e criar conceitos.

- criar o hábito de trocas, saber ouvir, aproveitar as informações dos outros e emitir as opiniões oportunamente.

- trabalhar a voz: exercitar o tom, a clareza, a beleza, o ritmo, a velocidade e as diversas artes do mundo verbal.

Gêmeos é a passagem de informação.

Gêmeos é a primeira forma de aprendizagem, aquilo que imediatamente se pode saber.

Simboliza a forma mais imediata e abstrata de comunicação.

- Na saúde, as zonas vulneráveis são os ombros, os braços, as mãos e os pulmões; é nestas zonas que podem sofrer acidentes ou ferimentos. No entanto, o sistema nervoso é a zona mais nevrálgica, é o calcanhares de Aquiles em termos de saúde.

- Normalmente, são pessoas nervosas, que, devido à forma como o sistema nervoso funciona, não são abençoadas com uma serenidade mental nem física.

- Devem tentar manter-se calmas e evitar preocupações o mais possível, caso contrário, sucumbirão de exaustão nervosa, tensão mental, irritabilidade, entre outras”. (2)

Que este texto seja um dharma na sua vida.

Eu amo você e falarei a língua do Espirito Santo para falar com a sua Divina Presença.

Eu Sou dharma Dhannyal

http://dharmadhannyael.blogspot.com/


Este texto é resultado de uma pesquisa, inspirados em vários autores - uma reflexão, uma compilação.

http://www.clubedotaro.com.br
1- Maria Eugenia de Castro.
2. Dane Ruduhyar
http://ensaioastrologicocarmico.blogspot.com/2009/12/o-conceito-da-astrologia-carmica.htm

http://astrodestino.blogspot.com/search/label/G%C3%AAmeos;%20Merc%C3%BArio;%20Hermes

http://www.clubedotaro.com.br/site/galerias/Lovers_maiores.as
+++http://grupobonsamigos.blogspot.com/
=========
Blogs e grupos parceiros:

***http://bezerralivroseoutros.blogspot.com/

2 comentários:

  1. Querida Amiga..
    Quero agradecer seu carinho..
    Obrigada por todos os Ensinamentos..
    Leio muito seu blog e adoro!
    Feliz Final de Semana
    Meu carinho..Lena
    http://i51.tinypic.com/vnntdk.jpg

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga, parabéns pelo texto, nossa vida é um eterno aprender, é ótimo teu Blog, beijokas com carinho

    ResponderExcluir