segunda-feira, 27 de abril de 2015

Chakra Pineal e a Alma




O terceiro Olho é Consciência.


Este texto apresenta uma abordagem esotérica, astrológica com implicações no trabalho de cura e de iluminação. Vamos refletir sobre os planetas envolvidos no sistema de chakras, cujos bloqueios correspondem muitas vezes às dificuldades com determinado planeta. Esta pesquisa está centrada principalmente no planeta Netuno e na sua relação com o Terceiro Olho – Chakra Ajna - Frontal, e com o Chakra da Coroa. Este texto é o resultado de uma pesquisa, uma compilação inspirada em vários autores, principalmente nos ensinamentos do Mestre DK, que me iluminam.

Baker afirma que “o terceiro olho não é uma glândula endócrina, embora esteja associado a Pituitária e à Pineal”.


A evolução espiritual do homem, o que provoca a abertura do Terceiro Olho, pode ser um processo longo, envolvendo numerosas vidas, ou ser grandemente abreviada pela luz da Alma integrada à Personalidade. Depois do desenvolvimento do chakra da Fronte, a pessoa está apta para expressar a sabedoria intuitiva da Alma com facilidade. 


A purificação de muitas tendências negativas, quando acontece, nos oferece uma mente clara, equilibrada, que assume o comando do nosso dharma, da nossa vida. Assim cada impureza, depois de entendida, torna-se sabedoria valiosa, e então, é possível vestir a túnica branca. Depois do desenvolvimento do chakra Coroa, o indivíduo pode experimentar uma autopercepção contínua de seus pensamentos e emoções, empatia e individualização.

 Assim, ele está apto a reorientar sua vida através da visualização da verdade completa sobre suas ilusões remanescentes, tais como idéias falsas, ligações materiais e conceitos limitados e diversas formas de orgulho e falta de valor. Como resultado de sua autopercepção continua, o indivíduo pode proceder à eliminação de todo o egocentrismo de sua vida.

 O egocentrismo nos aprisiona na necessidade, no isolamento, na roda da vida e na limitação. A expansão da consciência nos envolve no Amor da Alma, e assim estamos interligados com todas as Almas para compartilhar a Luz para o bem de todos.

Possuir um período diário de meditação é uma proveitosa abordagem no sentido de desenvolver os chakras e elevar o estado de consciência, o que nos aproxima da nossa Alma. Com a meditação, o indivíduo experimenta momentos de qualidades associadas com planos superiores. Uma pessoa que pratica meditação regularmente aumentará a atividade de um chakra não desenvolvido, embora somente um chakra desenvolvido possa ser suficientemente ativo para permitir que suas qualidades sejam expressas continuamente.

“cada pensamento de amor que você oferece... coloca você mais próximo de seu acordar para a paz eterna e para o prazer infinito”.

É melhor, para o iniciante, permitir que os chakras se desenvolvam naturalmente conforme o corpo indefinido se expande, do que tentar acelerar o processo concentrando-se mentalmente neles. A concentração prolongada num único chakra pode causar uma mudança glandular endócrina associada, no que tange à sua atividade, o que por sua vez pode ocasionar um desequilíbrio nesse sistema e no sistema nervoso.

Por que é importante conhecer o mecanismo e o processo de expansão da consciência relacionado ao chakra e integração da Alma com a Personalidade?

Cada chakra corresponde a determinados sistemas físicos e a seus respectivos órgãos. Os chakras funcionam como transmutadores de energia de um nível para o outro, distribuindo energia prânica ao corpo físico. Isto é feito, em parte, pelas glândulas que regulam diferentes sistemas dentro do corpo.

“A transferência da consciência de um veículo inferior para um superior é parte do grande processo evolutivo e criativo”.

Assim como homem pensa, assim, ele é.

Seus desejos escrevem seu destino e a sua necessidade, é a sua direção.

“O corpo etérico do homem tem sete núcleos principais de energia, através dos quais fluem diversos tipos de energia, produzindo sua atividade psíquica. Esses núcleos são ligados ao sistema cérebro-espinhal e a base dessa atividade psíquica, ou sede da Alma, encontra-se dentro da cabeça.

O princípio que rege o conjunto acha-se pois, na cabeça e, deste centro, todo o mecanismo deveria estar dirigido e vitalizado por meio dos seis outros centros de força. Num ser perfeito, todos os centros estão ativos e levam a um desenvolvimento psíquico perfeito e a um perfeito mecanismo”.

No centro do cérebro, situado na glândula pineal, está o lar da Alma, como nos é dito, um posto avançado da vida de Deus, uma centelha de puro fogo espiritual. Este é o ponto mais baixo que a pura vida espiritual, direto da Mônada, nosso Pai nos Céus, contata ou alcança. É a terminação do sutratma, ou fio que une e liga os vários invólucros e que passa da mônada, em seu próprio elevado plano, através do corpo da Alma nos níveis mais elevados do plano mental, até em baixo, o veículo físico.

Hipólito (século III D.C.) disse: “as membranas da cabeça são suavemente movidas pelo Espírito que avança sobre a glândula pineal. Ao lado desta glândula está situada a entrada do cerebelo, que admite a corrente do espírito e a distribui pela medula espinhal. Este cerebelo, por um processo inescrutável e impossível de descrever, atrai, por meio da glândula pineal, a substância espiritual doadora da vida”.

Para Alan Oken, Netuno rege a glândula pineal e as partes do sistema nervoso que são receptivas às impressões físicas. Netuno influencia também os chakras (os centros psíquicos de energia corporal), principalmente o chakra Ajna e a aura humana.

“A primeira hipótese é: Como são as glândulas e o sistema nervoso do homem, assim ele é. Seu temperamento, suas qualidades naturais e o manejo inteligente das suas experiências de sua vida e o meio ambiente estão determinados por seu sistema endócrino. Assim pensa o ocidente.

A segunda hipótese é: como são seus centros assim é o homem. A passividade e a atividade de certos pontos focais de energia, no corpo etérico humano, determinam no homem seu caráter, seu modo de expressão, o tipo e também a posse de seu corpo. Suas atividades no plano físico dependem, por completo, das qualidades da força que flui por seus centros. Assim pensa o oriente.

A terceira hipótese é: As glândulas, os neurônios e os centros estão condicionados pelo controle ou ausência de controle da alma.

Quando há um alinhamento entre a alma, mente, coração e cérebro, o centro coronário desperta e a glândula Pineal deixa de se apresentar numa condição atrofiada e passa a ser identificada como a sede da Alma e da Vontade dirigente espiritual. Aqueles que amam a Deus sentem e trabalham com o amor para o bem de todos e estão alinhados com a Vontade de Deus - da Alma.

O homem que descobre a existência da sua Alma seja denominada Eu, A Amada, O Uno, Deus ou Cristo, reconhece que existe um meio unificador que o vincula como um corpo de energia. Quando alcançamos um estado de consciência iluminado pela Alma, teremos um organismo integrado e coordenado, assim, a estrutura poderá ser, então considerada apta para ser dirigida pela Alma.

Mestre DK afirma “que a energia espiritual conscientemente dirigida, atuando por meio do corpo vital e dos centros, pode levar o homem material e o sistema endócrino a uma condição perfeita de saúde, e, portanto, a possuir um mecanismo perfeito para a expressão da Alma.

Não é permitido ao homem conhecer as leis que regem a energia antes que ele tenha alcançado, por meio da disciplina, o controle de sua natureza animal e alcançado um ponto de onde não mais seja impelido pelos estados de tensão, nem pelo egoísmo.

Podemos citar alguns instrumentos para o controle da força vital e para a ação direta da Alma sobre o corpo etérico: A Pureza, o Equilíbrio, a Atenção, a Concentração, a Meditação, a Contemplação e a Abstração – Termo que abarca o poder de centrar a consciência na cabeça e atuar ali como Alma, ou retirar a consciência exteriorizada das coisas objetivas e tangíveis, e dirigí-la novamente ao interior”. (1)

Outros estudiosos do assunto afirmam que “a unificação em todos os níveis, inclui os quatro corpos (físico, emocional, mental e espiritual), todos os chakras, a personalidade, a Alma, a mônada, o antahkarana e todos os outros aspectos do ser que conseguem agregar faculdades intelectuais e espirituais com as faculdades mística. O antahkarana é a ponte de luz que você cria entre sua personalidade, sua Alma, sua Alma e Deus (Unidade)”.

“A maioria das pessoas vive “abaixo do diafragma, estando a força vital centrada na vida puramente animal e sensitiva; a vida sexual e a emocional predominam e toda a força que aflui ao centro sacro e através dele e do plexo solar, vai estimular certos processos fisiológicos e psíquicos inferiores. À medida que o homem evolui, muda, por conseguinte, a direção da força.

‘Quando a Alma está “entronizada” (como dizem os livros orientais) na cabeça, atrai para cima, sobre si, pelo poder de seu próprio magnetismo, a força latente na base da coluna vertebral. Assim se produz a completa fusão da energia espiritual e da força da própria matéria por meio da energia atrativa da Alma”.

“A energia da Alma do centro sacro deve ser levada ao mais alto centro criativo, o laríngeo. Então, dar-se-á ênfase ao trabalho criativo levado a cabo pelo bem do grupo e não à vida sexual ativa da pessoa em questão”.

A energia da Alma do centro plexo solar deve ser, de modo análogo, transferida e levada ao coração e, assim, a consciência não fica mais centrada nem puramente egoísta, mas o homem se torna consciente do grupo e inclusivo em suas atitudes para com as pessoas e a vida. Não fica mais antagônico nem excludente. Sabe e compreende. Tem piedade, ama e serve. Temos, aqui um amplo campo de investigação, uma vez que se capta a relação entre um centro e outro e entre os centros e as glândulas. Quando um homem alcança um elevado estado de evolução mundial, ele tem uma tarefa definida a realizar em algum campo da atividade mundial”.

Sua personalidade pode, então, se considerar organizada e se pode admitir que ele alcançou a maturidade. Segundo os psicólogos, o corpo pituitário é a sede das características emocionais e mentais. Em um de seus lóbulos fica a sede da mente racional e, em outro, a sede das faculdades imaginativas emocionais e o poder de visualizar.

No homem dotado de poder criador, que desenvolveu sua personalidade, os dois lóbulos da hipófise respondem às exigências, e deles se pode deduzir o status do aspecto material ou o mecanismo por cujo meio se move e se expressa a Alma. Quando, então,por meio da técnica descrita, a Alma assume o controle e energiza o centro coronário e faz com que a glândula pineal passe do estado de atrofia ao de atividade, como nos dias de infância.

Assim, o aspecto positivo começa a desempenhar sua parte. Estabelece-se a relação entre o centro negativo e sua contraparte, a hipófise, e entre o centro positivo e sua contraparte, a glândula pineal. À medida que o tempo passa, segundo se afirma, estabelece-se um campo magnético; então, a Alma e o corpo unem-se, o pai e a mãe entram em relação e a Alma vem à existência na consciência do homem. Este é o nascimento de Cristo na Casa de Deus, e o surgimento da existência do homem verdadeiro.

Outro efeito que se atribui à relação entre os dois centros da cabeça e suas correspondentes glândulas é que a interação entre ambas produz o resplendor de uma luz.

A telepatia e a inspiração dependem tanto do corpo etérico humano e sua relação com o éter universal, como o rádio depende da eletricidade. Tudo isto dá testemunho deste sutil mundo do Espírito e da Alma. Muito se descobrirá quando se estabelecer a diferença entre a comunicação de mente para mente, a telepatia mental, e uma forma muito rara de comunicação, ou seja, de uma Alma para outra e de uma Alma para o cérebro.

1- Alice Bailey

Eu Sou dharma dhannyael 


Este texto está livre para divulgação desde que seja citada a fonte, endereço do blog. Todos os textos que fiz sobre chakras foram clonados e se encontram em vários blogs com o nome daquele que é o usurpador. O meu blog foi inteiramente copiado.


Pesquisado por Dharmadhannya
Este texto está livre para divulgação desde que seja citada a fonte:
http://dharmadhannyael.blogspot.com.br/
Meus blogs


http://astrologiadevenusemercurio.blogspot.com.br/

https://www.facebook.com/dharmadhannyael

Eu estou no G+ :
Comunidade
https://plus.google.com/communities/111702837947313549512

Haja luz para compartilhar para o bem de todos.
Somos Um-a só consciência.
Este espaço está protegido pelos anjos e por Hermes
Estou neste momento me unindo com o Poder  e a Força da Unidade, com o poder de todos os anjos, querubins, Serafins, Elohim.

Melchizedek, Sandalfon, Metraton,
 Gabriel, Rafael, Haniel, Miguel, Camael, Tsadkiel,  
Raziel, Uriel,  Samuel
Os anjos seguem na frente abrindo meus caminhos
 e me protegendo Com a Justiça Divina

Nenhum comentário:

Postar um comentário