quarta-feira, 23 de março de 2011

vitalidade Etérica





Vitalidade Etérica parte 1

Pai Nosso que estás nos Céus, Santificado seja o Teu Nome, Assim na Terra como nos Céus. Seja feita a Tua Vontade. Assim na Terra como nos Céus. Amém

este texto é copiado do site:

http://www.researchersoftruth.org/Portuguese/CircleLessons/PreviousLessons/NewUzipped/P-05.31.02-Etheric-Vitality1.htm


Pai Nosso que estás nos Céus, Santificado seja o Teu Nome, Assim na Terra como nos Céus. Seja feita a Tua Vontade. Assim na Terra como nos Céus. Amém
Em lições anteriores, nós esboçamos uma estrutura básica dos ensinamentos dos Pesquisadores da Verdade sobre a natureza da Realidade, do homem e de seu lugar dentro dessa Realidade. Estes ensinamentos sugerem um caminho dentro dessa Realidade. Contudo, as Práticas Esotéricas são o que facilitam o nosso movimento ao longo desse caminho. O real poder dos ensinamentos é revelado quando nós colocamos eles em prática com amor.
Mas quando nós praticamos não devemos fazê-lo subconscientemente como um hábito. Nós devemos fazer todo o esforço para fazê-lo conscientemente com toda a nossa atenção mas sem tensão. Nós, inicialmente, praticamos com o conhecimento do que estamos fazendo e o propósito de fazê-lo. Então, com o tempo, nós aprendemos a praticar Auto-Conscientemente; o que significa, sabendo quem nós somos como o EU e o que nós estamos fazendo. Quando nós acrescentamos Auto-Consciência (conhecimento do EU) a este trabalho, nós completamos a tríada da Sabedoria, Amor e Poder. Mas o que exatamente nós estamos praticando com estes exercícios? Quais são os meios que estamos utilizando em nossa prática?
Em qualquer prática, há três componentes. O primeiro é o praticante. O segundo é a própria prática. O terceiro é o meio que o praticante usa na prática. Nas Práticas Esotéricas, o meio é a Mente. Considere este ponto cuidadosamente. A Mente não é o nosso cérebro material. A Mente não é os nossos pensamentos. Na verdade, nós formamos nossos pensamentos (e emoções) da Mente. Todos os Mundos de Existência e tudo neles são a Mente manifestada em diferentes taxas de vibração.



Os Universos Noéticos e seus duplos etéricos são a Mente em uma faixa específica de frequências.. Os Universos Psíquicos e seus duplos etéricos são a Mente em frequências vibratórias menores. O Universo Material é a Mente na sua mais baixa taxa de vibração. Místicos nos dizem que a Matéria é a Mente solidificada. Eles nos dizem que são as frequências vibratórias que fazem as coisas parecerem sólidas, líquidas ou gasosas para nós. Cientistas nos dizem que a matéria é, na maior parte, espaço e muito pouco matéria - como 99% espaço e 1% matéria. Um átomo de matéria sólida consiste de um núcleo com elétrons orbitando em sua volta numa certa velocidade como nossos planetas orbitam ai redor do sol. (É coincidência que os átomos de matéria se comportem da mesma forma que os sistemas solares no universo material?)
Para dar algum significado a isto, considere o seguinte: Se fôssemos comparar o tamanho de um átomo de matéria sólida com um grande ginásio de esportes, então o núcleo do átomo seria equivalente a um grão de poeira no centro do ginásio. O elétron do átomo seria do tamanho de uma mosca orbitando em volta da parte externa do ginásio. Apenas imagine todo aquele espaço “vazio” no ginásio. É a mesma coisa com os átomos de matéria sólida. Todos os sólidos, líquidos e gases no universo material são compostos de átomos, os quais são 99% espaço e 1% matéria propriamente dita. Portanto, o que nós consideramos matéria não é tão sólido assim. Apenas parece sólido para nós porque nossos corpos vibram numa taxa de vibração similar.
Enquanto nós estamos vivendo em um corpo material, o universo material parece concreto para nós. Deste ponto de vista, os universos psíquico e noético parecem abstratos e insubstanciais. Mas durante a Exosomatosis (palavra Grega que significa experiência consciente fora do corpo) ou após a morte de nosso corpo material quando fazemos a passagem, será a matéria sólida que parecerá insubstancial para nós. Por exemplo, uma vez que estejamos livres de nosso corpo material e nossa consciência esteja centrada no corpo psíquico-noético; então nossa mão pode passar através de objetos materiais. E outra substância psíquica parecerá sólida para a nossa mão. Isto é assim porque nosso corpo psíquico vibra numa frequência similar a que a substÂncia psíquica vibra. O mesmo vale para o corpo noético e a substância noética que compõe os mundos mundos noéticos.
Um mestre que deixou seu corpo material e se compôs em seu corpo psíco-noético pode mover objetos materiais? Sim se ele conhecer a forma de baixar sua vibração ao ponto de materializar uma mão ou um corpo completo. Há muitos, muitos registros de Daskalos e outros mestres fazendo isto para ajudar pessoas em momentos de grande necessidade. Contudo, os mestres mais avançados não mostrarão tais fenômenos apenas para impressionar pessoas.
Todo corpo em toda a existência, desde o menor até o maior e mais complexo tem um campo de energia dentro e ao redor chamado de Duplo Etérico. Cada átomo, cada partícula do corpo de tudo que vive tem um luminoso Duplo Etérico. Cada átomo material de tudo que vive é construído e sustentado no molde perfeito do Duplo Etérico. Nossos corpos psíquicos e noéticos também têm seus incorruptíveis Duplos Etéricos. Da mesma forma que nosso corpo material é a soma total de seus átomos, o duplo etérico do corpo é composto de todos os seus átomos etéricos. Aquilo a que os clarividentes se referem como “Aura” é a radiação luminosa dos Duplos Etéricos.
O Duplo Etérico de nosso corpo material contem centros (lugares de reunião) de Vitalidade Etérica. No Oriente, estes centros de energia são chamados Chakras. Correntes de Vitalidade Etérica também circula através do Duplo Etérico e distribui a energia necessária ao corpo material. A Vitalidade Etérica é uma força de vida, Mente em expressão, que pode tanto ser difundida como concentrada. Um corpo não pode existir sem seu Duplo Etérico. Da mesma forma que nosso corpo tem um Duplo Etérico, a Terra viva e os outros planetas também têm. Estes são os chamados Mundos Etéricos. Novamente, a Vitalidade Etérica, nossos Duplos Etéricos e os Mundos Etéricos são Mente em uma freqüência específica de manifestação.
O que nós chamamos de Vitalidade Etérica é também conhecida por muitos outros nomes. Na Índia ela é chamada de “Prana”. Suas práticas Pranayama ensinam os estudantes como coletá-la e usá-la. Para os chineses a Vitalidade Etérica é “Chi” e Chi Kung (Qi Gong) é sua prática nos trabalhos com ela. Os japoneses chamam a Vitalidade Etérica de “Ki”. Sua prática de dirigir esta energia para a cura é chamada de Reiki (Reiki em japonês significa força de vida do espírito). William Reich criou o nome Energia Orgone para descrever cert freqüências desta Vitalidade Etérica. Rudolf Steiner se referiu ao Duplo Etérico como Organização Etérica e falou do como atrair a energia com ele através da respiração consciente. Na língua Aramaica antiga, que estava em uso cerca de 1000 anos antes e depois de Cristo, o Duplo Etérico era chamado de Tzool-mah. O Toque Terapêutico e outras chamadas técnicas de “Trabalhos com Energia” nos dias de hoje atraem Vitalidade Etérica em vários graus. Na Oração do Senhor, Cristo se refere a ela como o Pão Nosso de cada dia. Não faz a menor diferença como você a chama, a Vitalidade Etérica existe e nós podemos acessá-la conscientemente e usá-la para o nosso próprio bem-estar e para ajudar outros.
Nós como pesquisadores da verdade valorizamos o trabalho da ciência. Ambos o cientista e o místico estão pesquisando a mesma realidade mas por caminhos diferentes. Místicos, magos e curadores, por milênios, têm revelado e usado a Vitalidade Etérica, mas e quanto a ciência - eles sabem alguma coisa sobre o Etérico? Voltando aos tempos antigos, nós encontramos referências aos quatro blocos de construção da matéria. Eles são os chamados quatro elementos: Terra, Ar, Fogo e Água. Os cientistas da atualidade criam classificações adicionais de matéria, que estão na Tabela Periódica. Contudo, em nosso sistema nós lidamos com a natureza primeira da matéria - como os sete elementos. Aristóteles, (384-322 AC) na Grécia, falou sobre este Éter (Aither). Este é o primeiro registro público que nós conhecemos que menciona o Éter. Ele chamou o Éter de O Quinto Elemento. Na sua língua grega, O Quinto Elemento era “pempte ousia”. Mais tarde isto se tornou “Quinta” (quinto) “essential” (essência) em latim, e agora se tornou a palavra contemporânea quinta-essência em português. Hoje a definição de quinta-essência é: o mais puro exemplo de alguma coisa. Certamente o Etérico se qualifica como o mais puro exemplo de matéria. Porém há mais no Etérico que nos dá ainda mais elementos ou características do que comumente se conhece.
Depois veio o físico inglês Sir Isaac Newton (1642-1727), considerado um dos maiores cientistas na história, que citou este Éter, que tudo permeia no espaço absoluto, no contexto das leis físicas. Então em 1803 o gênio científico inglês da época, Thomas Young, foi o primeiro a demonstrar que a luz se propagava em ondas, através de um inexplicado meio. Novamente a palavra Éter foi usada para rotular este meio misterioso. Os cientistas, daquele tempo, corretamente teorizavam que o Éter era um meio eletro-magnético que preenchia a atmosfera e o espaço sideral e que carregava ondas eletro-magnéticas. Toda esta especulação científica sobre o Éter iniciou uma corrida, liderada pelas mais poderosas mentes, para identificar e medir o meio chamado Éter. Contudo, quando os instrumentos rudimentares de 1800 não pôde detectar o Éter, a principal corrente da ciência pareceu perder o interesse na idéia do Éter e sua função como o quinto elemento.
Porém outros pesquisadores continuaram nessa área. A natureza e comportamento da energia etérica é como as descrições dos cientistas contemporâneos sobre o plasma eletro-magnético (estados gasosos da matéria eletricamente carregados). Para um pesquisador da verdade, a Vitalidade Etérica é o meio que usamos nas Práticas Esotéricas. Com treino e tempo qualquer pessoa interessada pode desenvolver sua consciência e o uso consciente do Éter e três de suas diferentes características. Uma vez que façamos isso por nós mesmos, não precisaremos da ciência para prová-lo para nós - nós iremos conhecê-lo diretamente com certeza.
A Vitalidade Etérica tem estados ou propriedades identificáveis, as quais executam diferentes funções nos Duplos Etéricos de nossos três corpos. Os quatro estados da Vitalidade Etérica são: o Cinético, o Impressor, o Sensível (Estesia) e o Criativo. Estes quatro estados distingüíveis estão dentro de cada átomo etérico. Os três primeiros nós podemos usar imediatamente. Nós já os usamos, mas o fazemos na maioria das vezes subconscientemente, sem saber das suas existências. Há mais propriedades do Etérico, mas, primeiramente, devmos nos ocupar com o uso consciente das três primeiras.
A quarta, o Éter Criativo, está sob a autoridade e uso do Espírito Santo para a criação da matéria viva. A renovação das células e a cura de ferimentos em nosso corpo material são evidências dele. No passado distante o homem usou o (e abusou do) Éter Criativo. Muitos poucos hoje atingiram aquele estágio onde o Espírito Santo confiou a eles o uso do Éter Criativo. No futuro, as pessoas serão, novamente, capazes de co-criar com esta vitalidade doadora de vida. Ainda assim, é possível (mas não fácil) conseguir isso hoje e certos membros dos Pesquisadores da Verdade conseguiram.
Daskalos mencionou que para tal pessoa: “A matéria será como um brinquedo em suas mãos. Eles saberão o que é materialização e desmaterialização.”
As outras três propriedades da Vitalidade Etérica, nós já temos o direito de usá-las agora. Nós trabalhamos com estas propriedades e desenvolvemos nossas habilidades com elas quando nos dedicamos a qualquer Prática Esotérica. As práticas da Visualização, Meditação, Instrospecção, Concentração e Contemplação, todas exercitam nossas habilidades com o Éter.
Apenas trabalhando com o Éter Cinético, Sensível e Impressor, há a liberação de grandes poderes e habilidades que estão latentes em todos nós. Na Índia eles chamam estes poderes de Sidhis. Além disso, este trabalho em conjunto com a purificação de nossa personalidade, nos prepara para o uso do Éter Criativo. Após atingir altos níveis de Auto-Consciência, o pesquisador sério é orientado sobre como usar o Éter Criativo. Isto não é uma coisa que realmente possa ser expicada com palavras escritas ou faladas. É necessário um longo treinamento e experiência direta.
Na próxima lição, nós discutiremos a Vitalidade Etérica em maiores detalhes. Explicaremos melhor a natureza dos Éteres Cinético, Sensível e Impressor; seu uso e função nos Duplos Etéricos de nossos três corpos. Continua. . . .
Amor a todos,
Daniel
31/05/2002
Um Exercício das Lições da Stoa de 22 de outubro de 1990 por Daskalos
Sentindo e trabalhando com a Vitalidade Etérica
"Coloque suas mãos, os dedos de cada mão sobre seus joelhos e segure-os. Acaricie seus joelhos com seus dedos. Você está sentindo seus joelhos. Você também está sentindo os dedos. Faça isso. Acaricie seus joelhos e sinta-os.
"O que você está fazendo agora? Você está trabalhando sobre o éter sensível e cinético. Por enquanto isso é feito subconscientemente, mas, com prática, você o sentirá. Agora há um círculo de energia que passa pelo seu peito, através dos braços até seus joelhos e de dentro de seu peito, para baixo, através de sua barriga, pelas coxas, formando um circuito. Tente sentir. Apenas tente sentir.
"Agora continuando - sinta seus joelhos e sinta também os dedos de seus pés. Você os sente, e você os tem lá no duplo etérico. O duplo etérico não foi amputado. Sinta-os. Toque seus joelhos e sinta os dedos de ambos os pés.
"Agora coloque suas mãos juntas (veja como eu faço), toque as pontas de seus dedos. Pressione os dedos uns sobre os outros, os cinco dedos. Há um espaço, agora, entre as mãos, nas palmas. Agora sinta os dedos se pressionando e sinta o espaço entra as palmas das mãos. Aqui, você pode sentir. Uma espécie de calor. Tente sentir este calor em suas mãos (isso significa muita energia, energia eletromagnética). Veja o que eu faço agora. Você precisa dessa energia (não abra suas mãos). Devolva-a à sua mão. Sempre que você sentir dor em algum lugar de seu corpo, faça isso.
"Na frente de seu coração, junte os dedos, a parte inferior de suas mãos e sinta o espaço entre as palmas, até que você sinta. No decorrer do tempo você sentirá vibrações. Então coloque-as sobre o lugar dolorido, sobre o joelho (normalmente você tem dores nos joelhos), sem abrir, com elas juntas, coloque-as sobre o joelho, sobre os pés, sobre o coração, sobre a cabeça." ~ DASKALOS

Postano no blog de dharma dhannyael

Um comentário:

  1. Gostei muito do texto amigo, tenhas um ótimo final de semana junto aos teus. “A Paz Universal não é uma utopia, é formada de pequenas sementes, ao homem cabe arar e adubar a terra infértil para semeá-la”. Abraços

    ResponderExcluir