quarta-feira, 13 de maio de 2015

Fogos AGni Fogos cósmico. Solar e Fricção.




Fogos AGni Fogos cósmico. Solar e Fricção.

Pesquisado por Dharma Dhannya 

Este texto é resultado de uma pesquisa, é uma compilação centrada nos ensinamento de Alice A. Bailey da Fundação Lucis - Editorial Kier e nos nos textos de CEOMT.


Estudar os fogos é um caminho para o Fogo do Amor de Deus, para a expansão da consciência. Esta é uma linguagem cósmica, universal que fala a linguagem do Espirito, da luz da Síntese.

O Fogo interno é o espelho do Fogo Cósmico, uma centelha que carrega a luz no Espírito de Deus vivo em nossa Mente." Dentro do coração existe um mar de fogo , porém não é um mar de chamas, constitue o centro da esfera e o ponto de calor intermo mais intensidade.O Fogo da Vontade, do amor-sabedoria e da inteligência ativa queima no coração daquele que espelha a Luz do coração de Deus, espelho do Sol Maior.

quando estamos purificados mentalmente estamos realizando a vontade de Deus e o nosso Fogo interno "ascende" no coração de outras almas o fogo da Liberação.

Uma pequena chama ao lado de uma Grande Chama torna grande e ilumina o mundo.
Este texto é uma pequena introdução do tema dos Fogos.

“O Fogo é o elemento unificador, aglutinador – o Fogo, Dador de Vida, como, também, “O Criador da Vontade”. (7)
Cada partícula da Vida única é uma chispa desse fogo.

Ceomt “Para fins de simplificar e facilitar o entendimento, do tema, vamos explicar os 3 Fogos, considerando apenas o chamado mundo físico cósmico, corpo de expressão física cósmica do nosso LOGOS SOLAR, que é o nosso DEUS, uma vez que todos nós, sem exceção, homens e devas, somos Centelhas da DIVINA CHAMA MAIOR e estamos imersos em sua DIVINA CONSCIÊNCIA, da qual nunca nos afastamos, muito embora o mundo fenomênico e a grande deficiência de nossos sentidos bem como a falta de conhecimento nos apresentem uma visão muitíssimo distorcida e irreal.


O LOGOS já está diferenciado em si mesmo em 3 estados de ser, chamados aspectos no esoterismo: Vontade, Pai, - Amor/Sabedoria (Filho) - Inteligência Ativa (Espírito Santo). Esse último aspecto se subdivide em 4 estados de ser denominados: Harmonia pelo Conflito, Conhecimento Concreto, Devoção/ Idealismo Abstrato e Organização/Ordem/Ritual.

Tudo isto, para o nosso ponto de vista, está ocorrendo no mundo adi ou divino. Para o ponto de vista do LOGOS a visão é bem diferente.

Como o LOGOS tem 3 estados de ser principais, Vontade, Amor-Sabedoria e Inteligência Ativa (que abrange o aspecto Mente ou Manas e a matéria), em sua ação não só em relação a seu corpo físico cósmico como em relação ao meio exterior, ELE utiliza 3 tipos de energia, que chamaremos Fogos. Neste estudo trataremos apenas desses Fogos dentro do seu corpo.

Cada Fogo está ligado a cada estado de ser. O Fogo Elétrico é resultado da ação da Vontade, que é por excelência a natureza da MÔNADA LOGOICA.

O Fogo Solar é resultado da ação do Amor-Sabedoria, que atua predominantemente em relacionar, correlacionar, unir, juntar, agrupar, manter os grupos coesos. O Fogo por Fricção ou da Matéria é conseqüência da Inteligência Ativa e vitaliza todos os átomos de todos os tipos de matéria.

Em termos de linguagem oriental, o Fogo Elétrico é resultado da ação de Shiva, o Solar da ação de Vishnu e o de Fricção da ação de Brahma. Mestre Tibetano utiliza as seguintes expressões:

- Fogo do Raio Primordial da Matéria Ativa Inteligente,

- Fogo do Raio Divino de Amor-Sabedoria e

- Fogo do Raio Cósmico da Vontade Inteligente.

Essas 3 energias ou fogos tem comportamentos diferentes conforme a matéria onde atuam, ou seja, os fenômenos que produzem diferem de acordo com o tipo de átomo no qual agem


Todos os 3 fogos, qualquer que seja a matéria onde atuam, se subdividem em 3, da seguinte forma:

Fogo por fricção: por fricção - solar - elétrico

Fogo solar: por fricção - solar - elétrico

Fogo elétrico: por fricção - solar - elétrico

Essa subdivisão tríplice observa-se em toda a manifestação, inclusive no ser humano.

O fogo por fricção, também chamado fogo interno, atua de 2 modos:

como calor latente, causa do movimento de rotação e da forma esférica de todos os átomos e de toda existência, até o sistema solar, visto como um grande átomo cósmico, prosseguindo para outros universos maiores;

como calor ativo, que produz a atividade e impulsiona progressivamente toda a matéria para atender seu plano de evolução e adequação às necessidades da Mônada.

Por exemplo, a semente no interior da terra, brota por ação do calor latente e se desenvolve para transformar-se em árvore pela ação do calor ativo. Essas 2 ações ocorrem em todos os seres vivos.

O conhecimento detalhado desses 2 modos do fogo interno e de mais um terceiro modo, que será explicado e detalhado posteriormente, será de grande valia na manutenção d O fogo solar, Fogo da Mente, como diz o Mestre Tibetano, estabelece o relacionamento entre a Mônada e a matéria, sendo por isso a base da consciência.

O Mestre afirma ainda que o Fogo da Mente é a soma total da existência. A conhecida frase de René Descartes: " Cogito, ergo sum.", "Penso, logo existo", contém uma grande verdade, embora alguns cientistas modernos não tenham entendido e por isso distorceram esse conceito. Isto vale tanto para o homem como para o Logos Solar e para os Logos Planetários. a saúde humana.

Como a Vontade do LOGOS se manifesta no mundo mental cósmico, o Mestre também chama esse Fogo de Fogo do plano (mundo) mental cósmico.

Quando pensamos, a nossa Alma gera o pensamento, pela atividade do aspecto Mente ou Manas (o 3º aspecto da Alma), atuando nessa fase o Fogo latente da Mente, mas logo em seguida a matéria mental que constitui o corpo mental da Alma, responde ao Fogo latente da Mente, iniciando-se então a movimentação e organização da forma mental. A atividade da Alma ao pensar é o fogo solar ou mental latente e a forma mental que responde é resultado do fogo ativo.

Vamos por alguns momentos nos restringir a dissertar sobre os 3 fogos atuando no homem tríplice, ou seja, Mônada, Alma e Personalidade.

Aqui necessário se faz esclarecer o que seja Personalidade sob o ponto de vista esotérico. A Alma para se manifestar nos mundos ou planos mental inferior, astral e físico, servindo-se da unidade mental, do átomo astral permanente e do átomo físico permanente, leva a cabo a construção, com a ajuda dos Devas, dos corpos mental, astral e físico. A atuação conjunta desses 3 corpos e da capacidade de comandamento da Alma sobre esses corpos gera a Personalidade.

Inicialmente temos o Fogo Vitalizador Interno ou Fogo por Fricção, que no homem encarnado chama-se kundalini, em sua dualidade:

Calor latente, base da vida das células, de sua forma esférica, sua rotação e ajustamento com as outras células.

Calor ativo ou prana (não é o prana solar ou planetário, que serão estudados mais tarde), que anima todo o corpo e é a força impulsionadora da forma evolucionante e mantém o corpo coeso como uma unidade. Ele se manifesta nos chamados 4 éteres, que são as subdivisões da matéria chamadas: atômica ou primeira, sub-atômica ou segunda, super-etérica ou terceira e etérica ou quarta bem como no estado gasoso.

Essas duas modalidades do Fogo por Fricção constituem para a Mônada humana a vibração ou energia básica, que permite a Ela por-se em contato com o mundo físico. É análoga ao Fogo de mesmo nome da Mônada do Logos Solar, que, como veremos mais adiante, vitaliza todo o sistema solar.

Como estão percebendo, os Fogos energizantes originam-se na Mônada, quer Solar, quer humana, quer dévica, dentro de cada sistema respectivamente. A lei que rege esse fogo é a da Economia, numa sua sub-divisão, a lei da Adaptação no fator tempo.

Em seguida temos o Fogo da Mente ou Solar. Na forma latente, é a própria essência da Alma, cujo mecanismo é pouco conhecido, embora Mestre Tibetano explique com bastante clareza no Tratado sobre Fogo Cósmico. É regido pela lei da Atração.

O efeito desse fogo é a atividade cíclica-espiral, que leva à expansão e ao retorno à Mônada. É aí que se manifesta a vontade inteligente, vinculando a Mônada a seu ponto de contato inferior, a personalidade.

Deriva daí também os ciclos de nascimento e morte nos mundos inferiores, aquisição de experiências físicas, esforço para o domínio do mundo físico, término dos ciclos físico, astral e mental inferior e análise e assimilação no mundo causal, para posterior início de um novo ciclo numa espiral mais elevada, até à libertação total dos mundos inferiores na quarta iniciação planetária e começo de um ciclo maior mais elevado.

Como calor ativo, energizando as formas mentais construídas pela Alma, o verdadeiro Pensador. Em muito poucas pessoas encarnadas a Alma domina suficientemente os veículos inferiores e a personalidade para que, a partir do cérebro físico, Ela consiga manipular eficientemente o Fogo Solar na modalidade ativa, para energizar e vitalizar formas mentais. O verdadeiro Mago é aquele que já tem essa capacidade. Ceomt. (2)

“O ser humano torna-se capaz de interagir diretamente com o fogo Cósmico quando estabelece contato consciente com a mônada. Esse fogo vivifica e potencializa a vontade monádica, facultando-lhe projetar sua energia nos núcleos de consciência mais concretos”.

Fogo Elétrico ou Solar.

Está presente no plano astral Cósmico como um todo; propicia a interação de opostos, a fim de que um campo de tensão adequado se constitua, possibilitando o surgimento da centelha de vida; tem estreita afinidade com a lei da atração magnética; Tônica deste ciclo de manifestação do sistema solar.

Com a sutilização do planeta e do sistema solar, o fogo elétrico passa a atuar em maior grau também no mundo concreto, permitindo que novas leis rejam esse mundo. A pequena parcela da humanidade da superfície terrestre que completou sua evolução sob o impulso do fogo elétrico começa a contatar o fogo Cósmico, e esse se torna o principal agente estimulador de novos passos.

Aliado ao Fogo Cósmico, o elétrico auxilia o amadurecimento da Alma e sua consolidação como condutora da vida externa, bem como sua integração na mônada. (4)

Fogo por Fricção. Também denominado fogo fricativo. Caracteriza a existência no universo físico Cósmico e, de modo proeminente, nos níveis materiais desse universo, onde fornece fundamentos para processos construtivos e destrutivos. A substância concreta é manifestação do fogo fricativo no grau de vibração mais lenta.

Ele impulsiona a transformação e a evolução da vida pelo movimento e pelo atrito, no sentido esotérico desse termo. Esse fogo surge da interação do fogo elétrico e do fogo Cósmico com a matriz do universo. À medida que a vontade (fruto da ação do fogo Cósmico) e a sabedoria (fruto da ação do fogo elétrico) penetram nessa matriz, o fogo fricativo é gerado, desencadeando a formação, o despertar e atividade das partículas da substância universal.

Os três fogos são forças plasmadoras e condutoras da vida que os alenta.

O fogo fricativo atua mais diretamente nos níveis materiais;

o fogo elétrico, nos níveis situados entre o monádico e o material, ou seja espiritual e o intuitivo.O fogo cósmico por sua vez, nos níveis proxímos da vida imaterial.

Níveis do Plano cósmico - fogo qualificador

Divino - cósmico

Monadico -cósmico

espiritual - eletrico

Intuitivo-causal elétrico

mental fricativo

astral - fricativo

etérico-fisico - fricativo

Esses fogos universais são uma só energia, que está na origem da existência.

Ceomt (2.3) “Mestre Tibetano, quando fala do fogo por fricção tríplice, que chega até nós proveniente do sol, classifica-os em 3 tipos: eletricidade (chamada fohat), raios de luz de aspecto prânico (chamado prana) e akasha (chamado kundalini).

No planeta Ele define também 3 tipos: fluido elétrico (eletricidade terrestre), prana planetário e substância produtiva (kundalini terrestre). No homem Ele ainda menciona 3 tipos: reação nervosa (eletricidade do homem), emanação prânica e calor corpóreo (kundalini do homem), que permanecem armazenados na chamada bolsa de kundalini e são utilizados para a sobrevivência do homem.

Ceomt . “Quanto ao Akasha, nome dado à matéria monádica, voltemos à página 61 do Tratado: "No plano mais elevado, a combinação dos 3 fatores: fogo latente, fogo ativo e a substância primordial ou a que ambos animam, é conhecida como o "mar de fogo", do qual Akasha é a primeira diferenciação da matéria pregenésica. Akasha em manifestação se expressa como Fohat ou Energia divina, e Fohat nos diferentes planos é conhecido como éter, ar, fogo, água, eletricidade, prana e outros termos no estilo.

Nestas palavras do Mestre vemos claramente que o fogo por fricção cósmico atuando na matéria adi produz uma atividade vibratória ou oscilatória tão intensa e de tal magnitude (é o plano da Lei de Vibração), que realmente merece o nome de "mar de fogo".(3)

Fica óbvio que para sobrevivermos temos de captar os 3 fogos do sol e os 3 fogos da terra, utilizá-los no nosso organismo e guardar o que sobrar em nossa bolsa de kundalini.

Há uma nítida diferença entre o fogo solar do Ego e o fogo de manas.

O fogo tríplice de manas surge no processo de individualização. Na realidade é o fogo da matéria do corpo mental, que para a Mônada e a Alma é matéria, sutil, mas é matéria.

O fogo solar do Ego ou Alma tem sua origem nos níveis cósmicos da mente, porque a essência do corpo causal (sede da Alma) é o Loto Egóico.

O Loto Egóico é constituído pela substância de uma Entidade Dévica elevadíssima, chamada Anjo Solar, que se afasta voluntariamente do plano mental cósmico, onde reside, para construir o Loto Egóico, conferir ao homem a auto-consciência e velar pela evolução da Alma humana, ficando com ela até a quarta Iniciação, quando é liberado do seu sacrifício”. (2.3)

Ceomt. A luz e o calor são portanto resultados do contacto entre os pólos positivo e negativo. Simbolicamente é um casamento, uma vez que é uma união.

Já sabemos que a Mônada ou o Espírito é fogo elétrico por excelência, quando atua na matéria, sendo o pólo positivo do grande GERADOR, que é o UNO ABSOLUTO INFINITO, AQUELE que não é nem Espírito nem matéria, mas que pode assumir os dois modos de ser.

A matéria, o pólo negativo, é fogo por fricção por excelência. Para o contacto dos dois (o Divino Matrimônio), é necessário o fogo solar (o filamento de tungstênio), que ao servir de meio de comunicação entre os dois pólos, é excitado pelas suas energias e irradia luz e calor cósmicos.

O relâmpago, de todos conhecido, gera luz e calor, sendo que o calor produz ondas sonoras, que são ondas mecânicas, seqüências de compressões e rarefações de partículas (matéria), o nosso conhecido trovão, que a muitos assusta.

O relâmpago é o resultado do contacto da carga elétrica positiva da nuvem (que, embora a ciência não saiba, é eletricidade solar) com a carga negativa da Terra (que o Mestre Tibetano chama de fluido elétrico).

O comportamento do relâmpago já foi pesquisado pela ciência e foi comprovado que ele tem particularidades não observadas em outros tipos de descarga elétrica que forma arco. (2)

O deslocamento do chamado líder escalonado e das partículas portadoras de carga elétrica que o seguem, quando a tensão de ruptura é alcançada, não produz luz nesse trajeto. Somente quando eles e seus seguidores entram em contacto com o fluido elétrico da Terra, já próximo do solo, é que surge a luz e o calor.

De forma muito análoga, o fogo elétrico do Espírito ou Mônada, em contacto com o fogo por fricção da matéria, gera o fogo solar, que produz luz e calor, que dá origem ao som cósmico, seqüências de compressões e rarefações, em muitas planejadas e diferenciadas formas de onda, que farão surgir o sistema solar objetivo total, que inclui os sete planos.

A luz, juntamente com o som, é a responsável pelas formas, sendo que a luz tem como escopo principal a consciência. Não esqueçamos que a luz física é onda eletromagnética, uma seqüência de campos elétricos e magnéticos, formando ângulos de noventa graus entre si.

No caso da luz cósmica, ela é também uma seqüência de campos elétricos e magnéticos ortogonais (em ângulos de noventa graus), só que aqui o campo elétrico é uma região onde atua o fogo elétrico e o campo magnético é outra região onde atua o fogo solar. (2.1)

Ceomt (2.2) São conhecidos certos fatos relacionados aos espíritos do fogo, pois há muita literatura sobre eles. Porém o mais importante, que deve ser acentuado, é que AGNI, o senhor do Fogo, rege os elementais e os Devas do fogo, nos três mundos da evolução humana, o físico, o astral e o mental inferior, não só no nosso planeta, mas em todo o sistema solar.

O Senhor AGNI é uma das 7 entidades (denominadas os 7 Irmãos, na Doutrina Secreta) e cada uma expressa e personifica um dos 7 princípios e formam os 7 centros de força no corpo do Senhor Cósmico do Fogo, chamado FOHAT por Helena Petrovna Blavatsky.

Por ser o regente do 5º princípio, Manas, AGNI é a expressão da inteligência ativa da Mônada Solar, dentro do nosso sistema solar e, conseqüentemente, dos fogos internos ou por fricção desse sistema.

É por isso que AGNI é o regente do fogo e das entidades operadoras do fogo nos mundos mental interior, astral e físico, em todo o sistema solar.

Resumindo, esses 7 Senhores, incluindo AGNI, são a essência do Senhor Cósmico do Fogo, Fohat nos livros ocultistas.

De forma análoga, os 7 Choans de raio e seus grupos de discípulos são os 7 centros de força (chacras) no corpo do nosso Logos Planetário e 7 Logos Planetários são os 7 chacras no corpo do Logos Solar.

Cada um dos 7 Senhores do Fogo age e atua através de numerosos grupos de entes do fogo, desde os Senhores dos Devas de um mundo, até as pequeninas salamandras das fogueiras internas”. CEomt

(3) “O Agni Yoga compõe-se de nove estágios ou degraus, ao longo dos quais o discípulo tece o fio da Consciência e vem a tomar contacto, de forma progressivamente mais ampla e indivisa, com os esplendores do Espírito. Numa primeira fase, visa ele (veementemente) a ação dessa mesma luz, a projeção, a visão e a compenetração de esferas ainda mais elevadas. Quando os fogos consomem a personalidade iluminam os caminhos do espírito, as avenidas do futuro...”

Nosso Logos Solar é chamada de "O Arjuna Solar”.
Realmente, a Arjuna Solar se refere ao nosso Logos Solar considerado como um discípulo. Outro nome para este Arjuna Solar poderia ser Agni para Agni é, de certa forma, a personalidade do Logos Solar.

Agni representa a soma total da personalidade Solar Logóica, e Ele é a energia referido na declaração bíblica "o nosso Deus é um fogo consumidor." (Hebreus 12:29) os Solar.” (3)

Fogo não é um elemento, mas uma coisa divina. O fogo é a Divindade em sua presença subjetiva todo o universo.
(The Esoteric Writings of Helena Petrovna Blavatsky, pp.461-2) (Os escritos esotéricos de Helena Petrovna Blavatsky, pp.461-2)

Agni tem uma relação particular com o plano cósmico mental, mas sua atividade não se limita a este plano. . Ele é a Vida penetrante por trás de toda a solar-manifestação é essa Vida que coerente os três sistemas solares no tempo e os três mais baixos planos cósmicos no espaço. Ele sintetiza todas as vidas menores dentro do anel solar passa-não.

Ele não é o Logos solar sobre o plano cósmico mental, para a consciência egóica do Logos é mais do que sua manifestação física, mas Agni é a totalidade da porção do Ego logóico que se reflete para baixo em seu veículo físico, Ele é o vida da Personalidade logóico, com tudo o que está incluído nessa expressão. (TCF, p.603) (TCF, p.603)

(2) " Na Figura acima, podemos começar pela visualização através da lente do Sétimo Raio (esferas violeta) e Agni se revela como um mesmo ser três vezes, cada um dos quais tem uma divisão de sete vezes:

• No plano cósmico mental Ele é o "sete espíritos diante do trono" ou "o poder da Vontade",
No plano cósmico astral Ele é o sete Homens Celestiais, os sete raios de luz.
No plano físico cósmico Ele é o sete "filhos de Fohat" grandes senhores deva dos Planos.

Há, de facto 27 Leis de Fogo (TCF, p.427), talvez uma para cada manifestação desse Deus do Fogo.
Agora vamos considerar brevemente Agni como uma unidade no "tempo" como ele se expressa através dos três sistemas solares.

Um sistema em que ele está construindo suas formas de manifestação. Ele está atraindo para si os átomos da substância que carregam uma vibração com a qual ele pode trabalhar para finalmente cumprir o seu propósito e evoluir essas vidas inferiores, como resultado.

Poderíamos dizer que existe apenas um tipo essencial de energia dentro do campo absoluto da manifestação cósmica: a Eletricidade, uma energia interna, definida ocultamente como Fohat e indescritivelmente modificada de acordo com certos princípios mecânicos ainda inacessíveis à razão humana, para energizar subjetivamente e objetivamente todos os esquemas,

sistemas e constelações dentro do infinito espaço. A eletricidade é a energia essencial da Criação. É o princípio ígneo com que o Espírito vitaliza a Matéria e o princípio inteligente que surge da fusão de ambas é a Alma de todas as coisas.

“Deus dá à cada um a quantidade de eletricidade ou de fogo que precisa para transbordar a sua medida e realizar normalmente a sua evolução. ANGLADA

O fogo latente na matéria é em si uma manifestação latente e tem a mesma identidade cósmica do Logos Solar, que revela uma certa qualidade que agora se manifesta como o “fogo latente na matéria”

O fogo latente na matéria é em si um produto de uma antiga manifestação da mesma identidade cósmica - Logos solar, ou a qualidade relativamente aperfeiçoado trabalhados por ele em uma encarnação anterior cósmica; é posta em movimento novamente, o desejo de que a mesma identidade para o círculo mais uma vez a roda do renascimento.

”. Em um sistema solar anterior Ele desenvolveu uma certa qualidade que agora se manifesta como o "fogo latente na matéria". That solar system was largely a fohatic solar system. O sistema solar foi em grande parte um sistema fohático solar.

É esta consideração mais baixo, relativa ao fogo (considerado em relação ao nosso sistema solar) que é posta em movimento pelo desejo do Logos Solar para outra encarnação.


. Fogo elétrico ou Espírito, unidos ao fogo por fricção (calor) produz o fogo solar ou luz.

(3) Duas definições simples são dadas:

b. Solar fire is light Fogo solar é luz.

O fogo do Espírito e fogo dentro Matter manifestando-se como a matéria manifesta o fogo da Mente.

A luz produzida aqui é realmente a luz da alma.

Não é interessante para entender como manifesta a luz solar do fogo? Ele também tem um componente de amor que não está aqui para enfatizar, em seu próprio direito, é um fogo duplo.

Torna-se claro que a evolução, mesmo humanamente falando, é uma emergência do calor em luz.

Temos vindo a falar de dois tipos de uniões:

c. A union of fires A união dos fogo

d. A union of distinct divine qualities A união de distintas qualidades divinas.

Parece que cada Entidade é dotada dentro de sua natureza monádica com amor, inteligência e vontade. . Esta trindade é inerente a cada ser.

Mente ou inteligência não é uma abstração, é algo que é.

O Logos Cósmico em cujo corpo o nosso Sistema solar está inserido outros centros maiores sendo um deles o de Sírius.

Alice Bailey afirma que o Sol Central Espiritual tem uma relação com o Espírito ou atma do homem.

O Logos Solar é o Senhor do Sistema Solar - um centro evolutivo, possuidor de vida, movimento e individualidade como um Ser.


O Logos Solar também é Uno e Trino e a ele estão associados a sete logos planetários, cada um com sua ação diferenciada.

O Logos Solar, num sentido ainda mais amplo, é a Mente universal compenetrante, o princípio manásico, além do princípio búdico e da Vontade (atma), que atua em três esquemas maiores, por meio de sete centros de força e através de milhares de grupos, que constituem as células de Seu corpo, assim como os seres humanos e os Devas são as células do corpo de um Homem Celestial.

OS Sete Logos Planetários compreendem hierarquias que trabalham na construção e na conservação do Sistema Solar.

Eles se constituem em autênticos centros de força ou canais pelos quais o Logos Solar faz chegar suas energias.

O Sistema Solar é a manifestação de consciências cósmicas, os logos solares, compõem-se de diferentes corpos celestes, cada qual com energias e seres em vários níveis de existência.

O Logos Solar é o Senhor do Sistema Solar, um centro evolutivo, possuidor de vida, movimento e individualidade como um Ser. Suas individualidades são frações da individualidade Dele. O Logos Solar também é Uno e Trino e a ele estão associados sete logos planetários, cada um com sua ação diferenciada. Esses sete logos planetários compreendem hierarquias que trabalham na construção e na conservação do Sistema Solar. Eles se constituem em autênticos centros de força ou canais pelos quais o Logos Solar faz chegar suas energias.

O Universo é a expressão de uma Vida Una Consciente – Deus ou Logos Universal. O Logos Universal anima o Universo com três formas fundamentais de manifestação (é Uno e Trino, ao mesmo tempo). Como expressão de Sua Vida, existem sete Logos Cósmicos. A cada um deles pertencem estrelas que são centros de sistemas evolutivos e expressões de vida do Logos Cósmico.

As influências do Sol sobre o desenvolvimento humano são marcantes. Rege a sua ascese, desde o contato da personalidade com a Alma até a fusão da mônada no seu regente monádico. Fortalece o indivíduo a pulsação de fogos transcendentes, o solar e o Cósmico, o que lhe faculta maior capacidade de servir ao Plano Evolutivo.


Isso sugere que o Sol é um símbolo de luz e vida e a nossa Mônada é um Sol para a vida da personalidade.

O Sol Exprime o Segundo Raio cósmico, a energia do amor-sabedoria, e assim conduz cada partícula existente em sua esfera de ação. O impulso espiritual proveniente desse astro é de extrema importância para a fase atual da Terra, fase que a colocará em sintonia com vibrações mais sutis.

O relacionamento do ser humano com a consciência solar expande-se quando ele toca o nível espiritual, o do corpo de luz, já que a partir daí tem mais acesso a âmbitos extraplanetários. Aprofunda-se quando ele se polariza no nível monádico, pois a mônada tem maior possibilidade de contato com as Escolas Internas, onde passa por uma formação e é preparada para seu trajeto Cósmico. Também para os planetas de sua orbita, o Sol é a princípio o símbolo do Absoluto, a instância mais elevada com a qual interagem diretamente.

Sete Homens Celestiais, os Sagrados - formam os sete centros principais do corpo físico cósmico do Logos Solar. São esferas das quais saem os fogos que vitalizam e animam esse corpo, expressando, cada Um, a força que o caracteriza, segundo sua posição dentro do corpo.

Os 7 Homens celestiais manifestam a soma total da Luz, os 7 Raios de manifestação do Sol espiritual. Em tempo e espaço estes 7 Raios de Luz constituem esotericamente as pétalas do Ego logóico e, quando se manifestam em Seu veículo físico, os "Filhos da Luz"."

Temos os 7 Homens celestiais, que são os 7 Logos planetários, constituindo os 7 centros de força principais e expressando as qualidades dos 7 Raios para o corpo físico cósmico do Logos solar.

Esses Raios emanam do chamado Sol Espiritual, ou seja, do aspecto Amor-Sabedoria-Razão Pura ou Budi da Mônada solar.


Este texto é resultado de uma pesquisa, de uma compilação inspirado em vários autores inspirado nos ensianamentos de Alice Bailey

1. Alice A. Bailey da Fundação Lucis e distribuído por editorial Kier,

2- Ceomt

2. http://www.ceomt.kit.net/estudos/065.html

2.2 http://www.ceomt.dk.nom.br/Fogos8.htm

2.3 http://www.ceomt.dk.nom.br/Fogos27.htm
4. Espirito Santo.

5. http://www.ceomt.kit.net/estudos/065.html

6. http://www.ceomt.dk.nom.br/Fogos8.htm

7. http://www.ceomt.dk.nom.br/Fogos27.htm
http://www.ceomt.dk.nom.br/EstAnt.htm





Pesquisado por Dharmadhannya
Este texto está livre para divulgação desde que seja citada a fonte:
http://dharmadhannyael.blogspot.com.br/

Meus blogs
http://astrologiadevenusemercurio.blogspot.com.br/


Eu estou no G+ : Dharmadhannya

Comunidade do G+: Dharmadhannya Luz e União
https://plus.google.com/communities/111702837947313549512

Haja luz para compartilhar para o bem de todos.
Somos Um-a só consciência.

Este espaço está protegido pelos anjos e por Hermes
Estou neste momento me unindo com o Poder  e a Força da Unidade,
 com o poder de todos os anjos, querubins, Serafins, Elohim. 
Melchizedek, Sandalfon, Metraton,
 Gabriel, Rafael, Haniel, Miguel, Camael, Tsadkiel,  

Raziel, Uriel,  Samuel
Os anjos seguem na frente abrindo meus caminhos
 e me protegendo Com a Justiça Divina. Amém!

Direitos Autorais -  Algumas imagens neste Blog foram obtidas no Google Imagens ,alguns sites e de meus arquivos. A publicação das mesmas não têm fins lucrativos e é de boa-fé, caso se sinta ofendido em seu direito autoral, favor entrar em contato para exclusão das imagens.




Nenhum comentário:

Postar um comentário