domingo, 3 de julho de 2011

Marte, Ares o Guerreiro interior e a criança






Marte e a criança.
Dharma dhannya
A criança será o futuro Imperador ou Imperatriz da sua existência.
Se você não compreender Marte não alcançará a coroa do Imperador...

O fogo do entusiasmo é a força do herói.
Marte é o fogo do combate, a energia para a luta, conquistas.

Se, Marte internamente está em "repouso", contido, estagnado, "paralizado" vencido, o fogo da reação, ou ação volta-se para dentro, e reage contra o seu criador - "se apaga", a depressão acontece, perdemos a coragem de viver, de investir.

Ele é a sua energia de ação e reação. Movimento...
Então a energia que manifesta externamente com ação para... reage internamente como resistência e luta contra si mesmo.

Sem a energia do guerreiro,
Não há fogo na paixão.
Não há coragem, motivação para começar.
Não há fé em si mesmo, não há significado para a
existência.

Não há razão para viver, porque os sonhos foram
roubados.
Não há força para lutar.
O fogo do desejo de viver,
apaga na vontade de morrer.
Não há vontade de ter poder. Não há desejo de ter...
O fogo da vida se apaga como uma chama de uma vela.

Para vencer um homem a vida , o adversário interior, internalizado tortura-o(a) pelo fantasma do medo, da culpa, da indecisão, da covardia, atormenta-o(a),
abala sua auto-estima, ensina-o a fazer o uso de bebidas, de drogas;
tira-lhe as forças o entusiasmo.

Faça-o(a) sentir inferior, menor, tira-lhe a capacidade de trabalhar, de amar, de vencer, de lutar...
Torna-o um ébrio, até que ele saia do corpo e seja dominado pelo alcool,
Assim, sua alma "deixa" o corpo (a consciência) e não mais está ali...


O caráter determina o destino?
A astrologia sabe decifrar este enigma...?

A astrologia é um instrumento que nos revela a essência da personalidade de todos nós.

" O horóscopo mostra as faculdades, as potencialidades, as energias latentes do indivíduo, os seus recursos, os instrumentos, as ferramentas, os dons, talentos, as qualidades, os defeitos.

O dia do seu nascimento revela ao indivíduo que ele nasce em um universo harmoniosos unificado, e que há um entrelaçamento dinãmico e inter-relacionado em um contexto ambiental, cultural, familiar, histórico, social, espiritual, que se torna sua herança existencial; a herança genética, física, emocional, mental, espiritual, intelectual é sinalizada na carta natal".

Para Jung "os eventos sincronizados indicam uma harmonia profunda entre todas as formas da existência".

“É esta bagagem que ele traz consigo e tudo isto é mostrado disseminadamente por todo o horóscopo de nascimento”. .

Marte - o guerreiro interior de todos, revela o rosto do nosso caráter em momentos de crises, medo, guerra, paixão competição e conflitos.

Ares ou Marte, o deus da guerra carrega em sua espada a agressividade dos homens e algumas vezes pode acionar o “estopin” da raiva reprimida nos “outros”.

Na mitologia grega, o deus da guerra é chamado de Ares. Ele está associado à coragem cega, ódio sangrento, fúria sem limites, vingança, guerra, agressividade cega e sem limites, inconseqüente, ele é chamado de o “Furioso”.

Sasportas diz que “Na mitologia grega, Ares tinha dois escudeiros que o acompanhavam às batalhas ou para qualquer lugar que ele fosse.

Um era Deimos (medo) e o outro Phobos (susto). Deram esses nomes às luas de Marte. Ares, portanto, era também acompanhado por Eris (luta) e Enyo (o destruidor de cidades), e por um grupo denominado Keres, que gostava de beber o sangue escuro dos que estavam morrendo – deveras um belo bando de acompanhantes! São essas as associações gregas com o princípio marciano”.

“Na mitologia romana, Ares era conhecido como Marte, além de ser o deus da guerra, ele também era cultuado como o deus da agricultura, associado à fertilidade, coragem entusiasmo, ao crescimento e ao vir-a-ser. Seus escudeiros eram Honos (honra) e Virtus a (virtude)”.

É importante mostrar o dois lados da agressividade de “Ares – Marte”, para entender a essência da agressividade de todos nós, que possui dois lados: um sombrio e outro luminoso em todo ser humano.

Fica fácil falar de agressividade, quando falamos de Marte nosso guerreiro interior. Toda criança nasce com seu pequeno Marte e “cresce” junto com ele, com grande potencial para a luta, para a vitória, para a conquista.

Existe dentro de todos nós o guerreiro, o herói, o batalhador, o campeão que luta pela vitória. Quando estamos na “contra-mão da vida”, o guerreiro está fora da sua rota de vitória e fica sem controle internamente ou externamente.

O planeta Marte no horóscopo traz consigo o “drive psíquico” da sua energia e dos seus impulsos característicos armazenados na psique – memória arquetípica da nossa existência ancestral contida em nosso DNA.

Luis Carlos Teixeira disse que “Marte simboliza o impulso de conquista do objeto do desejo, o drive de manifestação de si mesmo no mundo exterior (assertividade), o drive de se envolver direta e pessoalmente com a experiência, seja ela uma simples iniciativa, seja ela de natureza sexual”.

O ódio e a ira cegam nossos olhos para a verdade, e Marte perde os limites e caminhamos sem direção e sem rumo, a sorte nos abandona...

Marte, representa simbolicamente no horóscopo a energia vital instintiva de sobrevivência, nosso espírito de luta e de combate, força dinâmica que nos impulsiona para a ação, resistência e disciplina - através dos desejos e da motivação.

Nossos desejos buscam satisfação em todas as áreas, e os impulsos sexuais e de poder e de dominação derivam da mesma fonte. Marte é o principal indicador de como a força de vontade está organizada e estruturada no psiquismo individual.

Potencialmente a criança nasce mais ou menos agressiva, o mapa astral é o “exame laboratorial” da energia essencial que constela a alma. Os pais deveriam conhecer astrologia e compreender a essência marciana - herança da vida no mapa astral do seu filho e assim, buscar entender como esta energia atua em sua vida. A posição do planeta Marte no mapa astral revela a maneira de agir de todos nós, nosso caráter diante dos obstáculos, metas e desejos.

O planeta Marte representa a forma agressiva na qual o instinto de autopreservação ocorre, é a afirmação de vida, o princípio da ação, da individualidade e reação às adversidades, desafios, conflitos e competições. “Marte tem stamina, uma palavra derivada do latim stamen, que significa o fio tecido da vida e então cortado pelo destino.

A resistência implica que não temos de aceitar o nosso quinhão. Podemos aumentar e engrossar o fio da nossa vida por meio do treinamento e esforço... Ao cultivar nosso heróico Marte, seremos capazes de brindar nossos adversários, redimir o mundo”.Pág. 159. (57)

O caráter está relacionado à agressividade - é um instinto natural, de defesa de sobrevivência que pode ser reativo, transcendido e sublimado ou não. É o nosso instinto para vencer, lutar, buscar nosso alimento ou para impedir o avanço do inimigo em nosso território. A hostilidade, a destrutividade, os processos competitivos e de reafirmação são as muitas faces da agressividade do ser humano.

Como reagimos diante de um obstáculo, da injustiça, da violência, humilhação, ou diante de um inimigo?

Nossa primeira reação é de ódio, revolta e de ataque? Os estudiosos afirmam que no ser humano a agressividade é uma das manifestações da sua natureza instintiva de preservação:

- mas não é só uma deflexão dos instintos de morte.

- Não existe para destruir e matar sem motivos, mas para preservar a espécie e proteger o território contra o ataque predatório.

- É inata, necessária para a sua adaptação e sobrevivência.

- O indivíduo usa a agressividade de acordo com o seu meio ambiente.

- Sua agressividade irá determinar se o seu comportamento é normal ou não.

- A agressividade faz parte dos componentes afetivos do homem. Ela está no Homem.

- Toda atividade positiva da vida é agressiva.

- Manifesta-se de uma maneira mais ou menos camuflada. Participa do potencial de ação e de atividade, sendo a “esquiva”, geralmente, apenas um componente retraído da agressão.

- A agressividade é um instinto inato. Devemos canalizá-la para objetivos construtivos e saber usar esta energia para a vitória.

- “A agressividade saudável nos presenteia com a vontade de desenvolver melhor o que somos e de crescer, até nos tornamos naquilo que desejamos ser”.(9)

O caráter agressivo e o temperamento determinam o destino?

O destino de uma criança é traçado no caráter das relações com seus familiares, se há estímulo e cooperação interpessoal no grupo familiar, se a agressividade na família está contida nos limites do respeito, então há uma base de confiança, generosidade, cooperação e compreensão entre eles e com a sociedade.

Luis Pellegrine disse que “a agressividade excessiva e a falta de espírito de colaboração quase sempre denotam insegurança. São, em geral, atitudes que tentam compensar algum complexo de inferioridade. O comportamento agressivo patológico portanto, é na verdade um efeito. A autoconfiança, auto-estima e autovalorização são sentimentos que dependem do conceito que a pessoa faz de si mesma.”

O equilíbrio entre a liberdade com consciência e os limites – “freios da destruição” são delicados e sensíveis. Pais suficientemente amorosos saberão conduzir esta difícil solução, nos conflitos com seus filhos. Os extremos na educação das crianças acontecem, muitos pais são autoritários e déspotas e outros são inconseqüentes e passivos na administração da liberdade dos filhos.

- Há pais que não conseguem colocar limites no pequeno guerreiro – conter, “frear”, organizar, fazer cumprir a “lei” – no mundo do pequeno “furioso”, inconseqüente, destruidor que nasce dentro de todos nós.

Todo o futuro da criança, a formação do seu caráter e da sua personalidade vai depender desta “continência” estabelecida dentro de casa. A criança precisa do “não”, para conviver bem com o “sim”. Os pais precisam colocar limites dentro deles, para que eles saibam o momento de parar de “gratificar” seu filho.

Crianças inquietas, impulsivas, rebeldes, desobedientes, que falam alto, provocadoras e desafiantes, com tendência a serem dominadoras são consideradas agressivas. Pode ser que estão regredidas, infantilizadas no meio familiar, que não cria condições para que o ego da criança amadureça e cresça. Pode ser que apresentem uma personalidade forte,´semente de um líder...

Geralmente estão querendo chamar a atenção e ocultando seus sentimentos reais. Os acessos de raiva são infalíveis e graves, quando os elos de confiança se rompem e a frustração é muito grande, diante de alguma expectativa prometida pelos pais. A criança precisa acreditar nos pais, para a construção do seu eu, do seu mundo interior.

Os pais são o espelho primordial da sua identidade - quando perdem sua organização e coerência geram muita desconfiança, insegurança e ódio. Crianças e jovens que não tiveram limites, não suportam a frustração e reagem agredindo. A frustração está na gênese da agressividade. Quando as insatisfações são a única fonte de relações, a agressividade permanente pode ser a única solução.

Filhos sem limites, que não suportam a frustração, vão encontrar nas drogas todo o prazer que ela oferece no corpo e na mente. A vida e nem os pais conseguem dar o “tudo”, que o desejo busca...

Quem não aprendeu a viver com a frustração e com a perda,não consegue entender a dor e a frustração do outro.

Humanizar a criança é ensinar o respeito ao espaço do outro, mesmo que o limite traga dor e perda. Crianças e adolescentes sem limites, não se adaptam na escola, nos grupos, tornam-se marginalizados. Não há lugar dentro da sociedade para aqueles que não sabem ouvir o “Não”, não aceitam as regras do jogo, não possuem uma organização interior que facilita sua comunicação e não dividem responsabilidades, deveres com o grupo.

- Há crianças que não podem sentir raiva, revolta, não podem gritar, reivindicar e nem escolher - sufocam seu ódio, sua frustração e têm a impressão que o seu destino não lhe pertence. Seus pais orgulhosos e déspotas sufocam e asfixiam todo e qualquer movimento de liberdade e de expressão. Não cedem, não perdoam e castigam com violência e instalam o medo como representante da sua força dentro da criança e assim, lhe tiram a força de lutar pela vida e por tudo que um dia ousarem querer.

A criança sufoca o desejo de Eros e instala-se Tânatos no seu lugar... Estas crianças não podem rir, brincar ser livres - são “escravos do rei, ou da rainha”, finalmente estão “civilizados”... A criança se fecha, fica sem coragem para se defender. “Eu mereço sofrer e ser infeliz”. Um “falso Eu” ocupará o lugar do seu verdadeiro “eu - guerreiro de luz” aprisionado em sua infância.

Sua energia, sua raiva é internalizada, vai para dentro como algo “mau” a ser destruído. Se a agressividade é obstruída por um obstáculo exterior, torna-se introvertida, uma autodestruição sem limites, gerando doenças psicossomáticas e depressão. A criança que perdeu o contato com sua força, com seu verdadeiro eu, poderá se tornar uma máquina de destruição interna e externa.

A auto-estima está vinculada à nossa agressividade. Um jovem que não reage quando é agredido, fica passivo, mudo, possivelmente poderá estar lesado no fundo de sua alma. Crianças silenciosas e evasivas estão “fora do foco” da comunicação que une e conecta os grupos. Um adolescente nesta situação terá dificuldade para lutar pela vida.

Marte livre e consciente, poderá lutar por um ideal maior, coletivo e individual. A energia “marciana”, bem canalizada no seu aspecto gerador de energia positiva, impulsiona para a vida - ação, combate, coragem, iniciativa, decisão e entusiasmo para a competição e o confronto.

Aqueles que são livres para expressar com sabedoria e liberdade, sua vontade são líderes por natureza. Os pais que facilitam a expansão, a auto-estima de seus filhos poderão ver no futuro, os frutos da vitória.

Muitas crianças inteligentes, indisciplinadas, inquietas, curiosas e questionadoras, possuem um grande potencial para serem líderes, empreendedores, empresários - com iniciativas e desejo de realizar. A mãe ou o pai que não consegue ser “bom o suficiente” para perceber a personalidade do seu filho, não sabe lidar com a energia criativa, com o seu comportamento desafiador. Muitos pais estão ameaçados, sem autoridade e com inveja desta criança que nasceu para vencer.

“A ira em seu princípio é sintoma de saúde. Incontida, vira ódio devastador. O ódio é antítese do amor”. João Carlos Moura.

Sasportas disse que “Todos deixamos de expressar certo rancor no momento em que o pai ou a mãe nos bloquearam ou não nos deram o que queríamos. Essa profunda raiva primitiva às vezes é denominada de raiva primordial ou rancor do id.”

Nosso caráter é moldado por nossos pais, amigos, escola, professores e pelo ambiente social, cultural e religioso?

O caráter, o destino e a personalidade estão intrinsecamente entrelaçados na teia do destino da família, do país, da cultura e da religião. O temperamento influencia o comportamento O rosto do caráter de uma pessoa possui os traços herdados de um contexto maior. O destino individual é resultado do destino coletivo. A individuação e o caráter pessoal é o que difere o destino coletivo, do individual.

O dicionário Aurélio define muito bem, o significado da palavra, citarei algumas definições: “O caráter é a qualidade inerente a uma pessoa ou animal ou coisa; o que o distingue de outra pessoa, animal ou coisa. O conjunto de traços particulares, o modo de ser de um indivíduo ou de um grupo; índole, natureza, temperamento: O seu caráter agressivo dificulta-lhe o relacionamento; O conjunto das qualidades (boas ou más) de um indivíduo, e que determinam a conduta e a concepção moral: o homem de caráter nobre. Gênio, humor temperamento. Firmeza, coerência de atitude, domínio de si”.

O caráter é a raiz da personalidade, ele cresce na terra da humanidade – suas sementes são herdadas da cultura, da religião e da família e do social.

O astrólogo Dane Rudhyar disse que “Um indivíduo é uma expressão individualizada da natureza humana coletiva (ou genérica). O que recebe do coletivo que existiu antes, tem que devolver ao coletivo que virá depois. Nenhum indivíduo existe no vácuo. Não existe nenhuma entidade orgânica que não esteja contida num ‘todo maior” e que não contenha “todos menores”. Ser um indivíduo é um status social. Todo ser humano é, em latência um ser universal – ou como disseram os chineses: um “Celestial”.

“O individual e o coletivo estão em constante interação no reino das partes. E essa interação produz um tipo de atividade, no qual existe inevitabilidade e destino compulsivo, devido à seqüência causal de ação e reação. Entretanto, na atividade em que a totalidade do todo se manifesta como Espírito criativo, há imprevisibilidade e originalidade; e dela flui um sentido de liberdade”.

A astrologia nos abre um livro de imagens universais. Cada imagem nasce da ordem e tem um significado”.

Sabemos que o caráter humano é o resultado de experiências passadas, sendo a evolução do ego, de fato, a evolução do caráter; e isto se acha representado detalhadamente nos horóscopos através dos quais o Ego se manifesta. Como se sabe, “o pensamento molda o caráter; a repetição dos pensamentos leva à produção de atos; a repetição dos atos cria o hábito; e, por fim, hábito faz o caráter”. Em termos gerais, o caráter se forma em resultado do conflito entre a natureza e a cultura, entre as necessidades instintivas da criança e as exigências da cultura agindo através dos pais.


Ao entrar na adolescência, o jovem irá lutar com ética por seus objetivos e metas, ou irá passando por cima de todo obstáculo em seu caminho, destruindo tudo à sua volta para conseguir seus objetivos; ou não irá lutar - se entregar passivo, com depressão e sem auto-estima ao destino que a vida lhe der.

O entusiasmo é filho da vitória. Aquele que o fogo da paixão foi roubado está no prisioneiro da sua maior inimiga, a solidão.

A energia do guerreiro em ação, nos esportes, em objetivos solidários e fraternos trará para a vida do adolescente um novo significado e sentido. Não há o tédio. O esporte ameniza este vazio existencial da ausência da “Grande Missão” dos cavaleiros do Rei Arthur. Este herói está vivo dentro dos jovens guerreiros em todos os tempos. Quando o dever, a ética e a solidariedade são atuantes em uma forma espiritualmente inteligente, serve ao “Graal”.

O guerreiro interior, iluminado, transpessoal lutará para a coletividade, “um por todos e todos por um”. Participará de algo maior, será leal, disciplinado, justo e um “Guerreiro da Luz”. A sociedade moderna foi roubada de rituais de convite a Marte, tão forte em pessoas jovens e naquelas que se identificaram com esse deus servindo no serviço militar, em campeonatos de esportes, em causas políticas e sociais. “Há muito trabalho heróico a ser feito: pontes a serem reconstruídas, florestas a serem replantadas, cidades a serem revitalizadas, crianças a serem cuidadas”.

Os jovens perderam o contato com o mito do herói salvador do seu povo, estão à sombra de Apolo.

Muitos vivem no mundo do culto ao espelho, de Narciso e do individualismo.

A vida nos dias de hoje não oferece convites heróicos aos nossos filhos, para eu eles possam incorporar o entusiasmo do guerreiro Marciano.

“Amar é dar à criança a possibilidade de desenvolver sua autocrítica. Amar é ajudá-la a desenvolver sua consciência e individualidade, e perceber claramente a diferença entre autoridade e autoritarismo e preferir sempre a pedagogia do amor e da liberdade”.

A consciência nos dias de hoje é o maior tesouro que os pais podem deixar de herança para os filhos, nossos jovens estão sendo arrastado no rio da alienação para uma vida sem sentido, sem união...

O espelho interior que não apóia, nos joga no precipício do vazio.

Os filhos espelham o caráter dos pais.

“Nós somos o passado que fizeram de nós”


"Para alcançar a Sabedoria o Ser tem que abrir, de dentro para fora, um Caminho... por onde o Aprisionado Esplendor possa escapar, em vez de tentar absorver a Luz, supondo que ela se encontra além de Si mesmo..." Buda

A alma transmite seus a vontade consciente para o bem à Marte.
E Marte, guiado pela alma irá vencer a batalha...

Marte representa a vontade pessoal, consciente e subjetiva que está focalizada na personalidade.Ele lutará para que eu realize o meu destino.
Marte é a energia para ação, para o combate, para a conquista.
Marte possui as asas da liberdade e lutará pela independência e por autonomia.

Um homem sem alma, é um homem sem sua alma feminina, uma mulher sem alma é uma mulher que perdeu contato com a sua alma;

e se a mulher não se identifica com um parceiro, então pode ser que  não há projeção da sua alma no outro; ela poderá se tornar excessivamente yang, perdeu a hamonia da troca, da parceria com o outro e se torna agressiva, irada, agitada...

Ela olha seu rosto no espelho e Marte assume;
e ela esquece seu lado feminino e luta como um homem, sem alma.

Um Ser sem alma, sem sentimentos, "sem coração", transforma-se ...
um desconhecido de si-mesmo, incorpora a face do  "mau- caráter" que existe dentro dele...

Um adversário é um vencedor, quando convence ao inimigo antes da luta, que ele é um perdedor.
Ele esquece, não se lembra mais de quem é...

Um homem cego pelo poder, orgulho e orgulho, perde a noção da lei da ordem, da razão, da moral, da ética, dos direitos e deveres
Pensa que o mundo "gira" para ele...
Está cego...
Não há paixão nos seus sonhos.
Ele está "enfeitiçado pelo prazer de ter...

Há vontade de matar, destruir ou morrer.
Marte, senhor do entusiasmo foi "vencido"...
Agora ele luta contra si mesmo, quando luta sem a Força da Justiça contra o mundo.
a guerra acontece, na mente.

O eu, luta no inferno da mente.
Agora, ele luta por instinto,
vai na frente, é o primeiro a tombar,
não usa a inteligência para criar estratégia par ao combate.

Grito do Guerreiro

Marte,  Força e coragem da minha Alma, estou indefeso, sem a proteção da fúria justa do meu leal escudeiro.
Ele me defenderia se estivesse aqui - é meu aliado,
protetor e força".

"Marte não me abandone quando o
“inimigo” tentar roubar a minha memória, minha esperança, minha fé, meu entusiasmo, meu desejo de vencer! "

"Marte, não permita que ele me tire a confiança que eu tenho em mim.
Estou só, sem a sua energia, a presença do meu escudeiro,
minha força interior".
Estou prisioneiro do tempo, encarcerado no passado, meu adversário (inimigo internalizado) trancou as chaves dentro do antigo porão da casa minha infância.

Meu Deus! Quero minha força de volta!

Aqueles que me amam, me chamam pelo nome,
mas eu não estou ali,
o que restou de mim está possuído pelo sombra de mim mesmo.

Guerreiro, não permita que apaguem a chama do entusiasmo e da esperança que me dá vida.
Quero a luz superior de Marte, Guerreiro da luz que une os povos para lutar pela justiça, paz e prosperidade.

Não me abandone. Não deixe que a chama da vitória se apague no caminho do meu sucesso.

O medo está do lado daquele que perdeu...
Marte está do lado de quem venceu.

Eu quero ser inteiro...
Quero lutar pela liberdade de ser e vencer...
Quero a força da vitória, acesa na esperança em meu coração.
Quero meu rosto no espelho em todo esplendor e
alegria.

Quero a alegria de ser quem sou.
Quero o amor arrancado do meu peito, destruído no
espelho – rosto do meu pai.
Quero ser apoteose de mim mesma.
"Narcísico" por natureza.
Quero me ver no espelho.

Quero me lembrar quem sou...
quero nivelar a vontade Pessoal com um senso de vontade ou propósito mais elevado.
Eu quero o meu desejo, a paixão que me foi roubada.
Eu quero ser inteiro, por inteiro dentro de mim...
Quero de volta a minha alma que um dia a vida
roubou...

Quero encontrar no amor do outro - o deus ou a deusa
arrancado do meu peito...
Juntar meus pedaços, estilhaços que a vida deixou...
Só quero ser feliz conseguir ser eu mesmo, do jeito
que eu sou.

Assim, em sintonização com uma vontade superior que se concretize, eu poderei
progredir,alcançar e realizar os meus propósitos.

“Não chores meu filho,
Não chores que a vida é luta renhida
Viver é lutar
A vida é combate
Que os fracos abatem
Que os fortes, os bravos.
Só pode exaltar.”Gonçalves Dias.

O fogo divino do entusiasmo,princípio gerador, Divino da ação, do movimento, criador de todas as artes, ascende no guerreiro
vencedor.

A família ergue no coração da criança o altar do fogo sagrado do amor e da vitória.

E, aquele, que nasceu filho de um Deus e não
"re-conhece" sua família,
erguerá em seu coração a Chama do Amor e da Vitória;
herança do seu Pai Divino
e vencerá,
porque é filho de um Deus.
Dharmadhannya
O texto está livre para divulgação desde que seja citada a fonte,

Nenhum comentário:

Postar um comentário