domingo, 4 de janeiro de 2015

Capricórnio Esoterico Alan Oken






Capricórnio - Esoterico

Pesquisado por Dharma dhannya
A Luz da Iniciação.

A Luz da Iniciação.
eu te convido para entrar nos portais da Iniciação, mas na entrada esqueça o apego e entre como um morto para o renascimento para uma nova Vida .
Agora servir ao Plano é nossa meta, e seguir a escala da montanha com os servos e humildes de coração a meta é manifestar a Luz para compartilhar para o bem de todos.
somos Um-a só consciência.

"Há sete maneiras de estabelecer o contato com a Hierarquia e com o Cristo"
1. Serviço sacrificial
2 .Meditação
3. Auto-esquecimento, inocência e fala correta.
4. Altos padrões de vida espiritual.
5. Viver na presença de Cristo.
6. Ajudando a Cristo e ajudando aqueles que ajudam o Cristo.
7. Construir um centro para difundir a energia curadora do Cristo".

O perdão é a reconciliação com a vida, com tudo e com todos nos libera para seguir o caminho da luz.

Esta luz que desobstrui o caminho para o cume da montanha e produz a transfiguração , assim revelando o Sol nascente.

Raio de Manifestação.: Primeiro, Terceiro e Sétimo.

Regentes Planetários e seus raios.
Na personalidade: Saturno e Terceiro
Na Alma: Saturno e terceiro Raio


O Carneiro, o Bode Expiatório e o Bode sagrado são Três em Um e Um em Tres. O Carneiro torna-se o segundo e o segundo o Terceiro. O carneiro, que gera e fertiliza tudo; o bode 0 Bode Expiatório, no deserto, redime esse conjunto; o Bode sagrado, que se funde no Unicórnio e ergue, empalada em seu chifre dourado, a forma subjugada.

Nestes jaz oculto o mistério. No simbolismo e na experiência de Capricórnio estão alguns dos mais profundos e misteriosos aspectos da astrologia da Alma. Como Capricórnio encontra-se nas linhas de manifestação do Primeiro, Terceiro e Sétimo Raios, é o elo de conexão entre a vontade criativa divina conforme esta atua através da mente para produzir as inúmeras formas do plano físico da vida.

Assim, Capricórnio liga o mais sutil ao mais denso - o poder da própria vida ao reino mineral. Através de sua relação com Saturno, seu regente planetário, Capricórnio proporciona a estrutura e a ordem pelas quais se expressam as Leis de Manifestação, impelindo o plano de evolução para a existência objetiva.


Capricórnio é o signo da iniciação, o portal através do qual o Discípulo Aceito, tendo percorrido o caminho da vida por nove testes e fases, agora esta pronto para culminar a sua jornada e subir para o topo da montanha.

Uma vez no auge do seu progresso evolutivo, o Discípulo treinado recebe o contato necessario com o fogo consumidor e regenerador da vontade para o bem. Agora ele deve descer da montanha, retornar aos vales da existência humana e associar-se a humanidade, ou pelo caminho de Aquário e do serviço ao mundo, ou pelos objetivos do Salvador Mundial, irradiando Amor/sabedoria em Peixes.

As primeiras iniciações são em número de três A primeira esta intimamente associada à compreensão de que toda a humanidade é um único organismo vivo dentro de uma unidade maior do ser - o Planeta.

Os atos de uma pessoa que passou esse estágio refletem esta fixação inicial da Presença da Alma na vida da personalidade. Ela considera e trata a vida e todas as pessoas de modo holístico, como uma família terrestre com bilhões de Almas irmãs.

Para muitos de nós, a segunda iniciação e um lugar de provas terríveis, pois requer o domínio do Amor sobre os desejos do corpo astral. Isso não implica necessariamente castidade total, mas realmente exige que a sexualidade seja consciente em sua expressão e que seja colocada, mais todos os outros desejos, sob a égide das exigências interiores da vida da Alma. As experiências descritas quando discutimos Escorpião e Sagitário são bem características do campo de provas para a segunda iniciação.

Capricórnio é o signo mais estreitamente ligado à terceira destas fases principais de evolução pessoal. É pelos portais da terceira Iniciação que o indivíduo torna-se plenamente polarizado mentalmente e que há uma conexão consciente onde quer que os talentos, habilidades e conformação particular de Raio estejam conectados ao propósito coletivo do plano.

A estabilidade, o equilíbrio emocional e a capacidade de atuar sabiamente no mundo físico já foram exaustivamente testados. O Viajor do Caminho agora esta pronto para assumir uma responsabilidade maior pelo benefício do todo e seu merecido lugar entre os irmãos e irmãs servidores.

No zodíaco existem três animais corníferos: Áries, Touro e Capricórnio. Os chifres do Carneiro são voltados para baixo e representam o arco involutivo da vontade criativa.

Esse é o impulso para encarnar e manifestar a forma. As guampas do Touro voltam-se para cima, indicando o arco evolutivo, empurrando para o céu e para a meta do esclarecimento e apontando a liberação da consciência c da iluminação do grilhão da matéria.

A energia de Primeiro Raio de Vulcano é o veículo para essa força libertadora. Os dois cornos do Bode Montanhês simbolizam a dualidade espírito/matéria, mas há um outro animal cornífero representativo de Capricórnio e da resolução desta eterna dualidade. É o Unicórnio, com seu corno único revelando a determinação orientada do Iniciado, em cuja consciência a matéria co espírito são um.

De fato, o Carneiro que avança e ataca e depois transmutado no Bode Expiatório que, por seu auto-sacrifício consciente, permite a entrada do espírito criativo a ser manifestado na encarnação. Tão logo as ilusões do plano material sejam claramente indicadas, o Olho do Touro brilha com a Luz da Própria Vida.

E quando o Bode Montanhês materialmente orientado percebe a essência espiritual oculta em todas as ambições e em todas as formas que estas assumem, torna-se um Unicórnio. Tradicionalmente, o cume da montanha simboliza o auge de uma experiência iniciática e um lugar de estreita ligação com os "Mistérios do Espírito".

Martin Luther King, Jr, ele próprio nascido em Capricórnio disse em seu discurso mais eloquente e famoso:
"Estive no topo da montanha e vi o futuro." Prosseguiu dizendo que, como Moises, ele viu a Terra Prometida mas que não necessariamente poderia ir ate lá. Martin Luther King, Jr. era um Capricórnio de posição inicia tica que possuía a coragem, a alegria, a visão, o discernimento e a devoção constante do Discípulo.

Exemplificava através de sua vida os mais elevados atributos dos três animais corníferos do zodíaco:
- o Bode Expiatório é o Cordeiro Sacrificial de Deus, o "Iluminado" que tinha o Terceiro Olho do Touro despertado, e o foco orientado, disciplinado e devotado do Unicórnio.

Saturno teve a sua exaltação através deste homem, que equilibrou vontade/poder e inteligência ativa com o Amor e a sabedoria que ficavam por trás de seus feitos e ações.

Na Bíblia ha duas experiências de topo da montanha que se destacam. No Velho Testamento, temos o símbolo arquetípico de Saturno em Capricórnio: Moisés no monte Sinai.

Depois que Moisés escutou a vontade de Deus, pegou as Tábuas da Lei (Saturno em Libra) e as entregou ao seu povo - com efeito, como um iniciado, a todos os povos. Saturno é o Senhor do karma, e os "não farás" dos Dez Mandamentos delinearam claramente as leis e regulamentos para o que era para tornar-se o principal fundamento da civilização ocidental.

Como o povo dos Dez Mandamentos, os judeus foram escolhidos como a "câmara de compensação" kármica para todos os povos do mundo, dando assim a essa antiga raça (regida por Saturno, Capricórnio e o Terceiro Raio) uma posição especialmente criativa, mas historicamente
difícil. 16 Bailey, Esoteric Astrology, p.167

A presença do Iniciado Senhor Jesus no Monte da Transfiguração ocorreu quando Ele recebeu a visão do Pai e foi revelada a sua missão. Cristo foi encarnado em forma humana no signo de Capricórnio, no solstício de inverno.

Colocou seus discípulos em contato com as energias de Aquário quando lhes ordenou que fossem para Jerusalém, onde deviam encontrar urn homem "carregando uma bilha d'água" no ombro. Este os levaria para uma "sala elevada" (a Mente Superior), onde poderiam comungar um com o outro em paz, apesar de serem de origens muito diferentes.

Estes doze discípulos representam os doze signos do zodíaco, com Cristo simbolizando o principio unificador da Alma, emanação do Segundo Raio. Assim o Iniciado nascido em Capricórnio torna-se o Servidor Mundial através de seus discípulos no signo de Aquário, e o Salvador do Mundo pelo auto-sacrificio representado por Peixes e pela crucificação.

E como um Grande Iniciado que, enquanto na Cruz, Jesus diz: "Esta terminado." Isso não se refere apenas ao fim da sua vida física. Aponta para o final da Era de Áries e de um ciclo determinado e para o início de um novo ciclo de doze eras mundiais.

Este novo Grande Ano começou há cerca de 2 mil anos, quando a precessão dos equinócios entrou pela primeira vez em 25 .960 anos no signo de Peixes. (Para uma explicação mais detalhada sobre a precessão dos equinócios, como também uma discussão sobre o movimento da Era de Áries para a Era de Peixes, consulte, por favor, Alan Oken’s Complete Astrology).

O trabalho realizado através de Capricórnio deve cristalizar e ser sedimentado na Terra. Isso nos e mostrado por muitas afinidades. Em primeiro lugar, Saturno está estreitamente ligado ao nosso planeta mãe, pois ambos são veículos de expressão do Terceiro Raio.

Portanto, esses dois planetas são colaboradores no trabalho da inteligência ativa, organizando e relacionando as energias da vontade e do Amor para as suas manifestações posteriores nas várias formas de vida. Essa relação liga o Terceiro ao Sétimo Raio, onde também encontramos Capricórnio.

Saturno ensina as suas lições de materialização, cristalização, limitação e opção correta através da Terra e das coisas que lhe pertencem. Capricórnio é um dos signos terrestres e governa, mais que qualquer outro, o potencial ativo e criativo disponível através do aproveitamento correto dos recursos da Terra.

Realizar isso adequadamente de maneira que todas as pessoas possam beneficiar-se requer muita energia objetiva, mental, livre do desejo de vantagem pessoal e de auto-engrandecimento.

Saturno é o regente planetário do Terceiro Raio e suas lições geram o alinhamento mental transpessoal absolutamente essencial para o discípulo atuante. Neste ponto, devo acrescentar também que o Terceiro é o Raio do dinheiro, e as lições concernentes ao emprego justo dos recursos financeiros vem por essa combinação planeta signo.

Saturno e Capricórnio nos ensinam como nos desprendermos do nosso apego à formas materiais da vida para que sejamos livres para sermos co-criadores dessas formas.

Reiteradas vezes colocamos as nossas esperanças, sonhos e ambições nas formas da vida material com que estamos inconsciente e instintivamente ligados desde estágios anteriores da nossa evolução. E então, o que acontece? Ou ficamos totalmente presos nas formas desses objetivos físicos (e as formas-pensamento e formas-desejo que as acompanham), ou os terremotos, e os objetos, pessoas, lugares ou coisas são perdidos!

Esses são os "golpes kármicos" ou limitações terrestres que nos põem em contato com a nossa própria mortalidade e "com o modo como são as coisas".

Se esses eventos acontecerem com a frequência suficiente - se formos suficientemente felizes em aprender os fatores essenciais das limitações das ambições, desejos e pensamentos egocêntricos, Saturno para de atuar como o regente exotérico desses aspectos da nossa vida e torna-se o mestre centrado na Alma.

O que pode ser interpretado como impedimentos e limitações pela personalidade aflita e experimentado pelo indivíduo consciente, infundido pela alma, como indicadores e parâmetros para a expressão da Vida Superior.

Assim avançamos no nosso caminho e fazemos aquelas escolhas conscientes que nos conduzirão da autodisciplina ao discipulado.

Saturno, portanto, não e apenas o Senhor do karma, mas também o Guardião do Umbral! E com Saturno que nos defrontamos quando desejamos começar um novo ciclo de ser em uma volta ainda mais elevada da espiral evolutiva. O que é o Guardião senão a soma total daqueles padrões de hábito que deixaram de ser (ou talvez nunca foram) veículos para a expressão adequada dos nossos impulsos vitais criativos?

O Guardião refletirá o nosso apego a essas agora inúteis ilusões da mente, do sentimento e do corpo. Impedirá a nossa passagem para o topo da Montanha até que desistamos do nosso apego a estas com o foco dirigido da devoção e da vontade requeridos para o passo seguinte no nosso caminho.

Tenhamos em mente que e no solstício de inverno no hemisfério Norte que o Sol começa a ficar nos céus por mais tempo. A luz diurna se prolonga e, à medida que “a noite da Alma “regride”, somos regenerados espiritualmente.

Também é em Capricórnio que comemoramos o Ano Novo e assim nos renovamos num sentido temporal. De uma perspectiva geocêntrica nossos inícios e términos tanto físicos quanto espirituais tem suas origens no signo de Capricórnio.

Por fim, devemos mencionar que, assim como Câncer e a porta de entrada na encarnação e o signo que atua mais especificamente como um meio para a criação do alicerce da personalidade, Capricórnio é a porta de saída da encarnação e a que conduz a vida imortal do verdadeiro Iniciado.

0 Iniciado entra e sai de encarnação desprendido da forma, mas retorna em padrões ciclos para servir e salvar a humanidade, impelindo seus "irmãos mais novos" para um pouco mais adiante no caminho.

CAPRICORNIO na Cruz? Mutável (indivíduo totalmente centrado na personalidade). Capricórnio na Cruz Mutável representa o auge da cristalização da personalidade, e, portanto total apego ao plano físico.

Assim sendo, frequentemente e indicativo de uma encarnação com certas lições muito difíceis. O apego a forma e tão completo que a pessoa tem uma orientação totalmente mundana.

Os efeitos da herança biológica e das presentes circunstâncias familiares geram uma aderência a profundos padrões psicológicos, o que permite pouca liberdade de escolha individual.

A pessoa é condicionada pelo ambiente físico e existe pouca percepção consciente, se é que existe alguma, de qualquer coisa "viva" no interior das formas de vida. A expressão "o que você vê e o que você tem" é uma descrição muito apropriada dessa fase de evolução.

Nesse ponto, Saturno atua em seu modo mais limitador, criando em Capricórnio a mais aflita das disposições. O temor de carência e perda, de não ter o que quer ou de perder o que foi conseguido, é preponderante na mente desse individuo.

A vida parece uma constante batalha morro acima, e é o Bode Montanhês arrasta todo o excesso de bagagem kármica de muitas outras vidas. Ele usa toda a força da natureza da personalidade para manter estes hábitos, pensamentos e sentimentos "amarrados as costas", como se cada um desses fosse um tijolo. Esses tijolos são mantidos no lugar através de padrões de hábitos emocionais não regeneradores que são centrados exatamente no medo.

Em qualquer nível, Capricórnio não pode ser complacente. Este é um signo cardeal - a motivação esta na essência do seu ser e a ambição esta no centro de suas atividades.

Essa ambição impele Capricórnio para adiante e, quando se expressa pela Cruz Mutável, essa busca por si mesmo leva a um maior acumulo kármico, até que os tijolos se transformam em blocos de pedra e a pessoa desaba sob o peso. Quando isso acontece e o ego "se dilacera", um pouco de luz penetra na terra consolidada e compactada e um Raio do Cristo nascente desperta 0 coração inconsciente.


CAPRICÓRNIO na Cruz Fixa (despertar para a relação personalidade-Alma).

Neste estágio, Capricórnio esta criando uma progressiva percepção do potencial do valor espiritual oculto' nas formas de vida. O desejo de status e reconhecimento mundanos esta se transformando na aspiração de assumir as responsabilidades que possam trazer algum benefício para os outros.

O impulso de criar a forma a partir do propósito é soberano e o fator vontade, no que se refere a isso, normalmente é muito forte. Assim, o capricórnio na Cruz Fixa tem metas de longo alcance para as quais trabalha assiduamente com grande determinação para o sucesso.

É quando o Bode do Mar atua ambiciosamente, porém sem apego a essa ambição ou ao sucesso final de seus esforços, que é dado um importante passo evolutivo na consciência.

Capricórnio começou a plantar as sementes do auto-sacríficio que levarão à subida da Cruz Cardeal, onde a senda torna-se a meta e a culminação de todo momento, está no momenta mesmo.

O Capricórnio na Cruz Mutável precisa acumular propriedades e objetos para criar um mundo de aparências que mascare a enorme insegurança a que ele está preso subjetivamente.

Quando emerge a natureza da Cruz Fixa, as formas materiais tornam-se veículos para a exteriorização da consciência e do mundo das idéias que é tão relativo à área de Saturno.

Esse é o motivo para o Capricórnio deste nível dar tão menor importância ao dinheiro apenas pelo dinheiro e de ficar tão feliz em ter a oportunidade “sacrificar um peão" para tomar uma torre. " Ele sacrificará até mesmo a torre para ganhar o jogo.

Nos estágios anteriores de desenvolvimento essa liberação não é possível, e o colecionamento obsessivo de objetos, tão característico do canceriano centrado na personalidade, manifesta ainda mais intensamente através da polaridade capricorniana.
Para o Bode do Mar na Cruz Fixa, dinheiro e objetos são cada vez mais considerados como representações de energia e poder. Neste nível, Capricórnio esta muito mais capacitado para relacionar conceito e forma (do Terceiro Raio ao Sétimo) do que o Bode na Cruz Mutável.

Isso é a objetificação do aspecto do Terceiro Raio de Capricórnio na consciência que desperta, que tanto separa os bodes das duas primeiras cruzes.

O Capricórnio na Cruz Mutável trabalha instintivamente com a mente para formular nos domínios físicos aqueles objetivos que salvaguardarão seu trêmulo e vulnerável "canceriano". O contato com a base da personalidade pode ser forte, mas a fixação do conceito do eu em qualquer orientação elevada é completamente ausente.

Por consequência, ele é muito afastado do centro de sua Fonte criativa. Na Cruz Fixa, que é principalmente a cruz do entendimento do relacionamento e a da associação da Alma com a personalidade para revelar o aspecto Amor da Vida, o Bode do Mar esta desenvolvendo a sua percepção para as ações fluidas dos ritmos criativos (ou seja, a energia da Alma) nas formas de vida.

CAPRICÓRNIO na Cruz Cardeal (Indivíduo centrado no Alma).

As qualidades magnéticas e sintetizadoras do Capricórnio na Cruz Cardeal estão altamente desenvolvidas. Além disso, todas as energias dos três Raios em que o Unicórnio se manifesta alimentam uma unidade de integridade, o que proporciona uma enorme efusão de criatividade.

O Unicórnio é sempre sensível ao plano e ao aspecto Vontade da Divindade. Quando focaliza através de sua inteligência ativa altamente desenvolvida, pode externar o objetivo do plano através das faculdades da Mente Superior.

Então o Unicórnio pode dominar as forças e recursos subjetivos e trazer a tona a organização e ordem necessárias, permitindo assim que o impulso original criativo seja concretizado no mundo exterior.

A combinação das influências do Primeiro, Terceiro e Sétimo Raio dota o Capricórnio da capacidade e energia para eliminar qualquer coisa que tenha sido criado anteriormente e de originar uma nova forma para a exteriorização do Plano.

Desse modo, Capricórnio pode parecer frio, distante e às vezes absolutamente inflexível na sua necessidade de causar transformação e mudança.

Todas as ações do Unicórnio são muito dirigidas. Voltam-se para o coração da humanidade para que este possa se abrir ainda mais, permitindo a revelação da Alma humana - a Luz de Cristo.

Simultaneamente, o elemento terra inerente a Capricórnio é o foco estrutural de Saturno e do Terceiro e do Sétimo Raios geram os canais e formas necessários para que a Luz possa manifestar-se como indicadora do caminho para a humanidade.

Palavras tônicas de Capricórnio

Mutável................. Fixo......................................................... Cardeal

Bode montanhês............ Bode do mar.......................................Unicórnio
Ambições...................... Propósito ...........................................Propósito Objetivador..................... .... culminante
Prisioneiro da forma ...Relaciona energia à forma ........ Percebe a energia na forma
Envolvido pela estrutura ....... Relacionando a estrutura.................... Criando a estrutura
Mudando............................. Fixa idéias na Terra ......Servidor da Terra
Explorador de recursos.........Utilizador de recursos....... Criador de recursos
Apegado à forma......... Relacionando através da forma...... Livre para
transformar
Carvão............................. Cristal .....................................Diamante

Frases tônicas de Capricórnio.

Que reine a ambição e que a porta permaneça aberta. Na roda comum, a ambição impele Capricórnio para a realização. A porta para a iniciação e a liberdade para servir à humanidade sob um foco de percepção Amorosa esta sempre lá. No entanto, o medo e o instinto cegam Capricórnio na crença de que a liberdade e obtida pelo apego a forma. O portal aberto fica invisível até quando cessa a ilusão material e a realidade espiritual é revelada.
Estou perdido na luz celestial, apesar de lhe voltar as costas. O iniciado Capricórnio plenamente centrado na Alma pode permanecer na consciência do amor Divino. Ele concluiu uma longa jornada e agora para, descansa e é recompensado. Contudo, o chamado para o serviço é tão intenso que, virando as costas para este estado divino, ele trespassa o portão de entrada através de Câncer e volta para a encarnação para um maior serviço à humanidade.


Indicações de Sites

Alice Bailey
http://www.clubedotaro.com.br/site/m32_14_temperanca.asp


Nenhum comentário:

Postar um comentário