quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

A constituição do Homem - Iniciação humana e Solar






A CONSTITUICÁO DO HOMEM 
Alice Bailey 
Iniciação Humana e Solar. 
Introdução... Resumo 

A constituição do homem, como considerada nas páginas seguintes, é basicamente tríplice, ou seja: 

I. A Mônada, ou Espírito Puro, O Pai nos Céus. 
Este aspecto reflete os três aspectos da Divindade: 
1. Vontade, ou Poder o Pai. 
2. Amor — Sabedoria o Filho. 
3. Inteligência Ativa o Espírito Santo. 

Este aspecto é apenas alcançado nas iniciações finais, quando o homem se está aproximando do fim da sua jornada, sendo já perfeito. 

A Mônada reflete-se, novamente, em 

II. O Ego, Eu Superior, ou Divindade. 
Este aspecto é, potencialmente, 
1. Vontade Espiritual....................... Átma 
2. Intuição.......................................Budi 
Amor-Sabedoria, o princípio crístico. 
3. Mente Mais elevada ou abstrata.....Manas Superior. 


O Eu Superior começa a fazer sentir a sua força nos homens mais avançados, e, de modo crescente, no caminho probacionário, até que, na terceira Iniciação, realiza-se o controle do eu inferior pelo superior, e o aspecto mais elevado começa a fazer sentir a sua energia. 

O eu Superior reflete-se 
III. Na personalidade, ou eu inferior, o homem do plano físico. 
Este aspecto também é tríplice: 

1. Corpo Mental.................manas inferior. 
2. Corpo Emocional............corpo astral. 
3. Corpo físico.................o físico denso e o corpo etérico.


Por isso, a finalidade da evolução consiste na conscientização do aspecto Egóico pelo homem,
subordinando a natureza inferior ao seu controle.

As idéias aqui expostas são corroboradas por determinados fatos contidos na literatura ocultistaainda existente. Estes fatos são em número de três:

(A) Na criação do sol e dos sete planetas sagrados que compõem o nosso sistema solar, o nosso Logos empregou matéria que já estava impregnada com determinadas qualidades. A Sra. Besant declara na sua obra “Avatares” (segundo alguns de nós, uma de suas mais valiosas obras, por ser uma das mais sugestivas) que “o nosso sistema solar é formado de matéria já existente, de matéria já dotada de determinadas propriedades...” (pg. 48).

Deduzimos, portanto, que esta matéria possuía determinadas faculdades latentes que tiveram de se demonstrar de uma forma peculiar, sob a Lei de Causa e Efeito, como ocorre com tudo no universo.

(B) Toda manifestação é de natureza sétupla e a Luz Central a que chamamos de Divindade, o Raio único da Divindade, manifesta-se primeiramente como Trindade e depois como um Setenário.

O Deus Único manifesta-se como Deus-Pai, Deus-Filho e Deus-Espírito Santo, e estes três aspectos são novamente refletidos através dos Sete Espíritos diante do Trono, ou os sete Logos Planetários.

Os estudantes de ocultismo de origem não cristã, poderão denominar de Raio Único a estes Seres, atuante através dos três Raios principais e dos quatro menores, constituindo um Setenário divino.

O Raio Sintético que os une a todos é o grande Raio de Amor e Sabedoria, pois em verdade “Deus é Amor”. Este Raio é o da cor índigo, senda o Raio da combinação. É o
Raio que, no final do ciclo maior, absorverá os demais na realização da perfeição sintética.

É a manifestação do segundo aspecto da vida do Logos. É este aspecto — o de Construtor das Formas
— que faz com que o nosso sistema solar seja o mais concreto dos três sistemas maiores. O aspecto Amor ou Sabedoria se exterioriza através da construção das formas, pois “Deus é Amor', e neste Deus de Amor “vivemos e nos movemos e temos nossa existência,” e assim será até o fim da manifestação eónica.

(C) Os sete planos da Manifestação Divina, ou os sete principais planos do nosso sistema, nada mais são do que os sete sub-planos do plano cósmico mais baixo.

Os sete Raios de que ouvimos falar tanto, e que encerrara tanto interesse e mistério, também são apenas (23) os sete sub-raios de um Raio cósmico. Mesmo as doze Hierarquias criadoras representam, tão somente, expressões subsidiárias de uma Hierarquia cósmica. Formam apenas um acorde na sinfonia cósmica.

Quando aquele sétuplo acorde cósmico, do qual representamos parte tão insignificante, vibrar em perfeição sintética, então — e somente então — virá a compreensão das palavras contidas no Livro de Job: “As estrelas matinais cantaram em uníssono”.

A dissonância ainda ressoa e a desarmonia surge de muitos sistemas, mas no caminhar da eternidade despontará uma harmonia ordenada e nascerá o dia em que (se nos atrevermos a falar de eternidade em termo de “tempo”) o som do universo perfeito ressoará até as mais longínquas fronteiras da constelação mais distante. Então
será conhecido o mistério da “canção nupcial dos céus”.

Antes de começar o estudo da Iniciação, o leitor também deverá lembrar e pesar determinadas idéias. Devido à extrema complexidade da matéria, torna-se totalmente impossível que apresentemos mais do que uma idéia geral do esquema; daí, a futilidade do dogmatismo. Mais não podemos fazer do que sentir uma fração de algum todo maravilhoso, totalmente fora do alcance de nossa consciência — que o Anjo mais alto, ou Ser mais perfeito, apenas está começando a conceber.

Quando reconhecemos o fato de que o homem comum, por enquanto, tem a sua consciência plenamente desenvolvida somente no plano físico, é quase consciente no plano emocional e apenas desenvolve a consciência no plano mental, torna-se óbvio que a sua compreensão da informação de ordem cósmica somente pode ser rudimentar. Quando reconhecemos o outro fato de que ser consciente num plano e Ter controle nele são duas condições muito diferentes, torna-se aparente quão remota é a possibilidade de nos aproximarmos além das generalidades do esquema cósmico.

Precisamos, também, admitir que os dogmas e os fatos ocultos dos livros de texto encerram perigos e que a segurança está na flexibilidade e numa mudança do ângulo de apreciação das coisas. Por exemplo, um fato encarado do ponto de vista da humanidade (empregando a palavra “fato”, no sentido científico, como aquilo que tem sido demonstrado além de qualquer dúvida) pode não constituir um fato, do ponto de vista de um Mestre.

Para Ele, poderá representar, apenas, parte de um fato maior, apenas uma fração do todo. Como Sua visão atua na Quarta e quinta dimensões, Sua percepção do lugar do tempo na eternidade terá de ser mais exata do que a nossa. Ele vê as coisas de cima para baixo, e como alguém para quem o tempo não existe.

Há um inexplicável princípio de mutação na Mente do Logos, ou da Divindade do nosso sistema solar, que governa todas as Suas ações. Nós apenas vemos as formas sempre cambiantes e vislumbramos a vida em evolução constante, naquelas formas, mas ainda não possuímos a chave para o principio que atua através do caleidoscópio dos sistemas solares, raios, hierarquias,planetas, planos, esquemas, ciclos, raças e sub-raças.

São entrelaçados, interligados e se interpenetram mutuamente, e ficamos tomados de espanto total diante do maravilhoso modelo que se desenrola diante de nós. Sabemos que, em algum ponto neste esquema, nós, a hierarquia humana, temos o nosso lugar.

Por isso, tudo que podemos fazer é nos apegarmos a qualquer informação que pareça afetar o nosso próprio bem-estar e que diga respeito a nossa própria evolução, procurando compreender, um pouco que seja, do macrocosmo, com base no estudo do ser humano, nos três mundos.

Não sabemos como o uno pode tornar-se três e os três tornarem-se sete, continuando, assim, a inconcebível diferenciação. Para a visão humana, este entrelaçamento
do sistema forma um complexo inimaginável, cuja chave parece ainda não ter sido achada. Visto do ângulo de um Mestre, sabemos que tudo segue uma seqüência ordenada.

Visto do ângulo da percepção divina, o Todo move-se em uníssono harmonioso, produzindo uma forma geometricamente exata.

Browning expressou parte desta verdade quando escreveu:
“Tudo é mudança, mas também permanência”... e continuou:
“Verdade interna e, também, verdade externa; e entre ambas está a falsidade que é a mudança, como a verdade é a permanência.”

“A verdade sucessivamente toma forma, um grau acima da sua última exteriorização...”

Precisamos ter em mente, também, que não é seguro, nem sábio levar o conhecimento dos fatos do sistema solar além de determinados limite. Muito precisa permanecer esotérico e velado. Os riscos do conhecimento demasiadamente profundo são muito maiores do que a ameaça do demasiadamente limitado. Com o conhecimento, vêm responsabilidade e poder — duas coisas para as quais a raça ainda não está preparada.

Portanto, tudo que podemos fazer é estudar e estabelecer a correlação com a parcela de que dispomos de sabedoria e prudência, empregando o conhecimento, que possa surgir, para o bem daqueles a quem procuramos ajudar, e reconhecendo que o uso sábio e criterioso do conhecimento traz maior capacidade para receber a sabedoria oculta.
Também conjugados à sabia adaptação do conhecimento às necessidades circundantes, deverão crescer a capacidade de exercer discreta reserva e o emprego da faculdade de discriminação.

Quando temos capacidade de empregar sabiamente, reservar discretamente e discriminar adequadamente, proporcionamos aos Instrutores vigilantes da raça, a mais segura garantia de que estamos prontos para uma nova revelação.

Precisamos resignarmo-nos com o fato de que o único caminho que nos permite encontrar a chave para o mistério dos raios, sistemas e hierarquias, é o do estudo da lei de correspondências ou analogias.

É o único fio que nos permite encontrar o nosso caminho através do labirinto, e o único raio de luz que brilha na escuridão da ignorância circundante.

Isto nos foi revelado por H. P. Blavatsky na “Doutrina Secreta”, mas até agora muito pouco tem sido feito pelos alunos, no sentido de recorrerem a esta chave. No estudo da Lei, precisamos lembrar que a correspondência reside na sua essência e não na configuração esotérica de detalhes, como os encaramos do nosso ponto de vista atual.

O fator tempo nos desvia devido ao seguinte: erramos ao tentar fixar limites ou períodos de tempo; tudo na evolução progride através de fusão, segundo um constante
processo de justaposição e combinação.

O estudante comum tem apenas a possibilidade de reconhecer generalidades e os pontos fundamentais da analogia. No momento em que se esforçar por reduzir seu reconhecimento, sob a forma de uma projeção esquemática, e fazer ilações detalhadas, penetrará em campos nos quais está destinado a errar e, assim, tropeçará através de uma neblina que o dominará finalmente.

Não obstante, o estudo científico desta lei da analogia trará uma gradual expansão do conhecimento e uma forma de permanente expansão será gradualmente construída na lenta acumulação dos fatos, que abrangerá grande parte da verdade. O estudante despertará, então, para a compreensão de que, após todos os estudos e esforços, terá adquirido ao menos um amplo conceito geral do pensamento — forma do Logos, no qual poderá encaixar os detalhes, na medida em que os adquirir através de muitas encarnações.

Isto nos conduz ao último ponto a ser examinado antes de abordarmos o tema propriamente dito, ou seja:

Que o desenvolvimento do ser humano nada mais é do que a passagem de um estado de consciência para outro. É urna sucessão de expansões, um crescimento daquela faculdade da plena percepção, que constitui a característica predominante do Pensador que reside em nosso intimo.

É o progredir da consciência polarizada na personalidade, no eu inferior, ou no corpo, para a consciência polarizada no Eu superior, ou alma e, dali, para urna polarização na Mônada,ou Espírito, até que, finalmente, a consciência passe a ser Divina.

Como desenvolvimento do ser humano, a faculdade da plena percepção estende-se, primeiramente, além das paredes que a limitam dentro dos reinos inferiores da natureza (os reinos mineral, vegetal e animal) para os três
mundos da personalidade em evolução, para o planeta no qual labuta, para o sistema do qual o
planeta faz parte, até que, finalmente, a consciência escapa do sistema solar para tornar-se
universal.


Este texto está livre para divulgação desde que seja citada a fonte:
http://dharmadhannyael.blogspot.com.br/

Meus blogs
http://dharmadhannyael.blogspot.com.br/
http://astrologiadevenusemercurio.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/dharmadhannyael
Haja luz para compartilhar para o bem de todos.

Eu estou no G+ :
Este espaço está protegido pelos anjos e por Hermes
Estou neste momento me unindo com o Poder  e a Força da Unidade, com o poder de todos os anjos, querubins, Serafins, Elohim.


Melchizedek, Sandalfon, Metraton,
 Gabriel, Rafael, 
Haniel, Miguel, Camael, Tsadkiel,  
Raziel, Uriel,  Samuel
Os anjos seguem na frente abrindo meus caminhos
 e me protegendo Com a Justiça Divina.
Amém!

http://dharmadhannyael.blogspot.com.br/2012/07/meditacao-para-equilibrar-as-energias.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário