quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Saturno Esoterico regente de Capricórnio



Saturno Esotérico - Alan Oken
Pesquisado por Dharma dhannya_EL e Maria Lucia Campos


Saturno

REGENTE DE CAPRICÓRNIO NO NÍVEL DA ALMA
PLANETA DO TERCEIRO RAIO

A iniciação - caracterizada pela auto-iniciação - é a exigência do homem hoje. As estrelas o declaram e o decretam. A hierarquia, então, colabora intencionalmente. A exigência é Amorosa e as aspirações do homem indicam apreciação da oportunidade e entendimento reconhecido da necessidade comprovada. O Espírito da Vida impõe isso.- ALICE A. BAILEY,

Saturno, Shiva e Jeová são Um. - H. P. BLAVATSKY

Saturno é o ponto focal para a transmissão da mente cósmica.
- ALICE A. BAILEY.
-
Função: Saturno é representativo da Lei da Economia em todos os níveis da personalidade. Não é tanto um agente de privação quanto um campo de provas para testar o nível de maturidade e de responsabilidade na condução do que se aprendeu ou se alcançou.

Podemos dizer que a relação entre Saturno e o Sol tem muito a ver com a vitalidade física, e desse modo vemos a aplicação da Lei da Economia no nível físico.

Quando examinamos Saturno em relação com a Lua, esta lei estende-se 'para a área emocional da vida da personalidade. A relação de Saturno com Mercúrio condiciona o alcance do aspecto mental inferior do eu inferior.

Saturno é o Senhor do Karma. Permanece nos Portais da Iniciação, pronto a colocar à prova todos os que deles se aproximam. Na simbologia cristã, esta posição é ocupada por São Pedro, que atua como o Guardião das Portas do Céu.

Quando a pessoa se aproxima do Paraíso, seus atos são pesados na Balança da Justiça Final. Isso é representado pela posição de Saturno em Libra, onde está em sua exaltação.

Sob uma perspectiva astronômica, Saturno é o planeta mais longínquo visível da Terra a olho nu, e seus anéis planetários certamente são sua característica mais impressionante.

Os anéis, é claro, são simbólicos da limitação e os parâmetros da Lei do
Karma. A posição de Saturno no espaço é indicativa do fato de que uma pessoa não pode incorporar as energias dos planetas mais afastados – Urano, Netuno e Plutão – em sua consciência individualizada sem que Primeiro tenha passado pelos vários testes de responsabilidade pessoal a fim de mostrar-se capaz de manipular as energias de um estado mais evoluído.

Podemos notar esta particular "guarda de consciência" na regência de Saturno sobre o chakra laríngeo. Para despertar os potenciais dos dois centros vitais mais elevados, localizados entre as sobrancelhas e no topo da cabeça, o individuo primeiro tem que estimular a percepção pessoal do nível da garganta.

Um outro termo para "Morador", do qual já tratamos quando nos referimos ao karma, é "Guardião do Portal", e de fato, é exatamente isto que Saturno é. O Guardião é um dos seus muitos títulos, deveres e responsabilidades no desdobramento do caminho.

Como tal, Saturno representa a cristalização do passado, a fim de que os débitos possam ser pagos e o indivíduo possa se ocupar das atuais oportunidades para o futuro.

"Oportunidade" é uma das palavras mais descritivas que podem ser aplicadas a Saturno, pois este proporciona aquelas crises e situações de vida que concedem liberdade de escolha.

É pelas nossas restrições e pela dor que frequentemente acompanha desejos ou aspirações contrariados que chegamos a uma maior compreensão das Leis de Manifestação.

A estrutura e administração destas leis também estão sob a regência de Saturno. Eventualmente, através das oportunidades que Saturno nos dá, equilibramos uma grande parte do karma passado e alcançamos um lugar onde a escolha consciente torna-se uma possibilidade real.


A essa altura, as opções que temos que fazer para o nosso progresso evolutivo tornam-se claras para os nossos olhos despertos. Sabemos que, se aceitarmos o trabalho e serviço à nossa frente, seremos testados. Mas nossa visão nos encoraja a arcar com um pouco da carga coletiva para o avanço da humanidade e a expressão do Amor/sabedoria no mundo.

A posição da casa de Saturno nos mostrará onde está o nosso dharma dever a esse respeito, e onde podemos esperar que surjam esses testes de restrição e de autodisciplina.

Uma vez feitos e superados esses testes – uma vez alcançado o Caminho do Discipulado -, o indivíduo muito evoluído passa para a Cruz Cardeal onde, segundo é dito, "Saturno não pode seguir os homens".

Quando a consciência humana atingiu este estado iniciático, as Leis do Karma humano foram aprendidas e incorporadas e "abriu-se o portão que Saturno guarda e protege".

Saturno e a Terra estão estreitamente relacionados devido à sua conexão dual com o Terceiro Raio. Saturno controla a criação dos padrões estruturais para a energia mental.

É o aspecto "forma" do termo "formas-pensamento" - ou seja, a cristalização da energia mental para que a inteligência ativa da divindade possa manifestar-se no mundo objetivo e na face da Terra.

Portanto, é no nosso planeta que o karma do nosso sistema solar consolida-se em forma física. Como também a oportunidade para a purificação do karma e a posterior elevação e "maior sacralização" de ambos, a humanidade e o planeta em que vivemos.

Como o planeta da "Lei da Causa e do Efeito", concede também recompensas positivas. Definitivamente ele é o “Ceifeiro Severo”, mas é também o Pai benevolente.

As recompensas e punições que recebemos são particularmente exatas, relativas ao modo como manipulamos os recursos da Terra e as energias dos reinos inferiores: mineral, vegetal e animal. A síntese desses três outros reinos é o reino humano, de modo que o nosso campo de provas definitivo tem a ver, mais uma vez, com a nossa administração da Lei das Relações Humanas Corretas.

Como regente de Capricórnio, Saturno está diretamente relacionado com o processo da iniciação. Porém, no nível exotérico, Saturno é também co-regente de Aquário.

Será através da aplicação correta das Leis e Princípios da Nova Era, tão influenciadas por este "Guardião do Portal" planetário, que poderemos ser capazes de co-criar e de cumprir o nosso karma individual relativo à vida coletiva da humanidade na Era de Aquário.

A posição de Saturno nos signos é particularmente indicativa de várias características importantes:

1. O signo indicará quais qualidades de Raio podem estar inibidas no nível da personalidade, de modo que estas energias sejam trazidas a uma manifestação muito mais objetiva pelo indivíduo.

2. As provas e crises serão refletidas pelas formas dessas restrições na vida pessoal, isto é, alguns serão afetados financeiramente, outros, romanticamente, outros, fisicamente, etc.

3. A posição por signo também revela o que a Alma está procurando aperfeiçoar nesta encarnação, com a finalidade de promover seu próprio desenvolvimento e auxílio na exteriorização do plano para a humanidade.

4. A combinação da colocação da casa e do signo apontará o impulso para o cumprimento de um tipo específico de karma e os tipos de circunstâncias que ocasionarão a prova necessária na vida da pessoa.

5. Deve ser claramente entendido que estas provas e adversidades são invocadas através da escolha consciente do indivíduo centrado na Alma.

Isso faz parte da vida na Cruz Fixa e é indicativo de alguém que está assumindo a responsabilidade pela co-criação da estrutura da sua vida espiritual e do seu destino material. O uso correto da mente e as provas de polarização das emoções e da vida pessoal no plano mental e na vida impessoal decididamente serão enfrentados ao longo do caminho.

Saturno (Terceiro Raio) EM ÁRIES – Primeiro e Sétimo Raio.
Signo de Áries: Raio de Manifestação.
– I Raio Vontade e Poder – Planetas Vulcano e Plutão.
- VII Raio – Cerimonial -Urano

Touro - Regente da Personalidade: Marte – Sexto Raio
Touro - Regente da Alma: Mercúrio – Quarto Raio.

Queda no nível da personalidade. Da perspectiva da Alma, creio que este é um excelente lugar para Saturno, mas certamente não no nível da personalidade, onde Saturno tem uma "queda" pronunciada.

Novamente temos que considerar o termo "queda" sob um ponto de vista muito oculto. O significado é muito coletivo, em sua orientação, e refere-se ao fato de que, quando os Filhos da Mente (a humanidade) "caíram" na encarnação,"o Senhor do Karma "caiu" conosco, simultaneamente.

Certamente todos sabemos que este é o caso e, não importa quanto possamos tentar, é impossível escapar da Lei da Causa e do Efeito.

Mercúrio, como regente esotérico de Áries, funde suas energias com as de Saturno, permitindo à energia do Terceiro Raio total acesso a toda a gama de comunicação do mensageiro. O propósito focalizado na Alma desta posição seria estar envolvido com a capacidade de disciplinar e estruturar adequadamente a mente para a criação de novas idéias.

Se isso não acontece, poderiam surgir problemas pela falta de responsabilidade no uso adequado da energia mental. Uma vez que o emprego correto da vontade acompanhe o uso acertado da mente, Saturno em Áries pode ser uma posição excelente.

Saturno (Terceiro Raio EM Touro.
Touro – Raio de manifestação: Quarto
Touro – Planeta: Vênus.

Touro: Regente Planetário e seus Raios:
Na personalidade: Vênus – Quinto Raio
Na Alma: Vulcano – Primeiro Raio.

Há uma conexão muito forte entre este signo tão terreno e a própria Terra. De uma perspectiva prática, Saturno em Touro pode ser extremamente útil na estruturação das idéias que podem condensar abundância material na vida de uma pessoa.

No entanto, se esta estiver polarizada na natureza do desejo (que tanto faz parte da energia do Touro centrado na personalidade), essa manifestação de recursos pode ser muito reprimida. O propósito centrado na Alma tem muito a ver com a utilização das posses materiais e riquezas da Terra para o serviço da Alma e as necessidades da humanidade.

Tão logo a reorientação de valores seja realizada na Cruz Fixa, esta posição de Saturno é muito positiva e poderosa. Verifique Saturno no signo de Vulcano para descobrir e destruir qualquer coisa no mundo formador que iniba o movimento da inteligência ativa a partir da Alma.

Saturno (Terceiro Raio) EM Gêmeos. – Segundo Raio.

Gêmeos. - Raio de Manifestação: Segundo Raio.
II Raio - Planetas Júpiter e Sol.

Gêmeos: Regente da Personalidade ou Tradicional - Mercúrio – Quarto Raio.
Gêmeos: Regente da Alma: Vênus – Quinto Raio.

A parte inicial da vida pode mostrar certas dificuldades nos relacionamentos pessoais, já que Vênus rege este signo de Segundo Raio. A fim de chegar a uma forma de amar correta, o indivíduo pode ter que passar por muitas provações, desapontamentos e restrições. Ele pode não ser bem compreendido ou e colher companheiros com quem a comunicação seja muito difícil.

Contudo, esta é uma posição muito poderosa, do ponto de vista do uso consciente e inteligente da mente. O propósito da Alma é que o indivíduo se torne um agente para a Lei das Relações Humanas Corretas.

As dualidades e crises em seus relacionamentos são a área de treinamento para um entendimento mais profundo das dinâmicas existentes entre os aspectos pessoais c transpessoais de sua vida.

Quando são aprendidas estas lições, a regência de Gêmeos por Vênus e a exaltação de Saturno em Libra tornam-se veículos de grande alegria.

Saturno (Terceiro Raio) EM Câncer Raio III e VII:
Câncer: Raio de Manifestação III e VII

Raio Terceiro – Signos Câncer Libra e Capricórnio.
Planetas: Saturno e Terra.

Raio Sétimo – Signos Áries, Câncer e Capricórnio.
Planeta Urano.

Júpiter em Câncer:
Regente Tradicional ou Personalidade: Lua – Quarto Raio
Regente da Alma: Netuno – Sexto Raio


Prejuízo no nível da Alma. O Senhor do Portal de Saída da encarnação encontra-se no signo do Portal de Entrada e, portanto está num conjunto de circunstâncias muito restrito. O indivíduo com esta colocação pode descobrir que, como Alma, está em conflito com o ambiente físico, emocional e/ ou mental da personalidade.

Luta contra as limitações e restrições que parecem restringir sua expressão mais elevada e sua sensibilidade mais profunda.

Para causar uma transformação da sua fixação nas primitivas dificuldades da sua vida familiar e do ambiente que o cerca (características que frequentemente acompanham esta posição), ele tem que assumir certas responsabilidades pessoais.

Estas requerem o oferecimento e o desprendimento de suas dores e de seus sofrimentos emocionais. Desse modo, a dor é vista objetivamente o sofrimento associado ao nível pessoal é utilizado como um veículo para maior compaixão e compreensão do mundo.

Para ocasionar esta transformação, o que se exige é a construção de um corpo mental mais forte. Quanto, a isso, o estreito contato de Saturno e Câncer no Terceiro Raio é a chave para o sucesso. A mensagem é: “abandone a dor pessoal e cresça mentalmente.


Saturno (Terceiro Raio) em Leão :
Raio I (Poder e Vontade) e V(Conhecimento Concreto).

Raios de manifestação:
Primeiro - Vontade e Poder.
Signos: Áries, Leão e Capricórnio.
Planetas: Vulcano e Plutão.

Raio: Quinto – Touro, Escorpião e Sagitário.
Planeta: Vênus

Signo: Leão.
Regente Tradicional: Sol – Segundo Raio.
Regente da Alma: Vênus – Quinto Raio.

SATURNO EM LEÃO: No nível da personalidade, a pessoa com esta posição frequentemente tem dificuldade com a administração do poder pessoal. A famosa citação de Luís XIV da França, "O Estado sou eu", é bastante indicativa de Saturno em Leão atuando através do eu inferior.

Aqui, a lição relaciona-se ao alinhamento da vontade a fim de que a mente possa criar as estruturas adequadas à vontade para o Amor.

O anseio ilimitado de poder e a incrível frustração pelas oportunidades perdidas, tão características desta combinação quando atuante na Cruz Mutável exteriorizam-se de modo muito diferente sob a perspectiva do Caminho na Cruz Fixa.

Aqui, as estruturas do poder pessoal dirigem-se para o serviço do grupo. Do ponto de vista das energias de Raio, essa transição é naturalmente feita, já que Leão e Aquário estão ambos no Quinto Raio.

Libra, regido exotericamente por Vênus (também de Quinto Raio) é o signo de exaltação de Saturno, ajuda a ocasionar o julgamento apropriado na administração da vontade (contato de Leão e Capricórnio com o Primeiro Raio).

Saturno (Terceiro Raio) em Virgem – Raio II e VI.
Saturno: Plano Mental.
Virgem: Raio de manifestação: Segundo e Sexto Raio.

Virgem II Raio - Planetas Júpiter e Sol
Signos do II Raio: Gêmeos, Virgem e Peixes.

Virgem VI Raio : Planetas - Netuno e Marte
Signos – Sagitário, Virgem e Peixes.

Signo de Virgem
Regente da Personalidade: Mercúrio (Quarto Raio)
Regente da Alma: Lua (Quarto Raio).

No nível da Alma, o propósito desta posição é construir na vida as estruturas corretas (como sempre, quando se refere a Saturno, elas são focalizadas no plano mental) para a revelação da consciência de Cristo.

O impulso é para criar aqueles padrões de intercâmbio que promovem o processo de síntese e que, portanto, são úteis para uma capacidade de cura.

Da perspectiva da Alma, esta posição dota o indivíduo de uma percepção intuitiva que "funciona" numa determinada situação de sua vida. Seu foco de praticidade vem do conhecimento do que gerará uma integridade inclusiva na vida.

Quando colocado em Virgem, Saturno liga-se à Lua, e assim a natureza da forma torna-se um instrumento muito importante na exteriorização dos padrões concebidos da inteligência ativa.

Virgem (a Lua, o Quarto Raio) origina estes padrões na forma em que possam ser colocados a serviço da humanidade
(características de Segundo e Sexto Raio e de Virgem).

Saturno (Terceiro Raio) em Libra - Terceiro Raio:

Libra - Raio Terceiro – Inteligência Ativa.
Raio de manifestação III.
Planeta Saturno.
Signos do Terceiro Raio: Câncer, Libra, Capricórnio.

Libra regente tradicional: Vênus – Quinto Raio
Libra regente da Alma: Urano – Sétimo Raio.

Saturno e o planeta da “Lei da Causa e do Efeito”, Saturno concede também recompensas positivas.
Ele é o “Ceifeiro Severo” , mas é também o Pai Benevolente.


Exaltação no nível da Alma. A verdadeira potência desta posição exaltada pode ser vista em sua inteireza se examinarmos todos os relacionamentos de Raio a ela inerentes.

Então descobrimos que, através de Saturno e de Capricórnio, temos as energias do Primeiro, Terceiro e Sétimo Raio, enquanto Vênus, regente exotérico de Libra, introduz o Quinto Raio, e Urano, regente de Balança no nível da Alma, amplia a ênfase do Sétimo Raio.

Este é o Raio da exteriorização das Leis de Manifestação (simbolizadas por Saturno em Libra) no mundo da forma.
Desse modo, o indivíduo com esta posição atuará para administrar o julgamento correto no emprego econômico da energia, seja em termos de dinheiro, sexo ou justiça humana.

Com efeito, Saturno em Libra concede a “Mente de Salomão”, com uma imparcialidade e sintonia com o que está certo e justo em qualquer situação da vida.

No nível da personalidade, o individuo estará sempre procurando as respostas para os aparentes desequilíbrios da vida, especialmente em seus intercâmbios nos relacionamentos.

Saturno (Terceiro Raio) EM Escorpião (Quarto Raio):

Quarto Raio: Harmonia através do Conflito.
Raio de Manifestação: Quarto Raio.
Planetas: Mercúrio e Lua.
Signos: Touro, Escorpião, Sagitário.

Escorpião: Regente Tradicional – Marte: Sexto Raio e
Plutão – Primeiro Raio.
Escorpião: Regente da Alma: Marte- Sexto Raio.

Saturno – Guardião das Portas do Céu”, “O Morador”
A posição da casa de Saturno nos mostrará onde está o nosso dharma dever a esse respeito, e onde podemos esperar que surjam esses testes de restrição e de autodisciplina.

Saturno controla a criação dos padrões estruturais para a energia mental. É o aspecto “forma-pensamento” – ou seja, a cristalização da energia mental para que a inteligência ativa da divindade possa manifestar-se no mundo objetivo e na face da Terra.

SATURNO EM ESCORPIÃO: Frequentemente esta não é uma posição de lida fácil, pois combina as influências de Saturno e Marte e, portanto, o Terceiro e Sexto Raios.

A energia mental seguidamente choca-se contra o foco emocionalmente polarizado de Marte.

É através do Quarto Raio de Escorpião que a harmonia terá que ser estabelecida a partir desse mesmo conflito básico. No nível da personalidade, esta posição pode trazer algumas dificuldades bastante evidentes no tratamento da natureza sexual do indivíduo.

Esta pode ser utilizada como instrumento para controlar os outros ou ser uma grande fonte de frustração pessoal devido à restrição de sua expressão.

Quando a pessoa está na Cruz Fixa, Saturno coopera na transformação dos desejos pessoais. Trabalha para destruir a natureza compulsiva dos padrões de hábito emocionais não-regeneradores para que estruturas mentais mais refinadas possam ser construídas para a exteriorização da Alma.

Estas últimas frases devem ser cuidadosamente consideradas pelo leitor.

SATURNO EM SAGITÁRIO: Ambos planetas de Terceiro Raio, Saturno (estrutura e padrões mentais) e Terra (aplicação prática desses padrões) combinam as suas energias nesta posição.

Enquanto o Arqueiro dá acesso ao propósito de percorrer o caminho, os dois planetas envolvidos nesta combinação revelam os passos pragmáticos ao longo do caminho.

No nível da personalidade, Saturno em Sagitário pode produzir uma pessoa tão presa à sua filosofia pessoal que está restringida quanto ao desenvolvimento de uma compreensão mais abrangente e inclusiva do mundo, de suas religiões e seus credos.

Sob a perspectiva da Alma, o indivíduo pode extrair de todos os "nobres caminhos" e desenvolver os métodos 'para partilhar e ensinar a sabedoria que transcende (e inclui) todas as diferenças.

SATURNO EM CAPRICÓRNIO: Regência nos níveis da Alma e da personalidade.

Sendo Saturno regente de Capricórnio em ambos os níveis, o da personalidade e o da Alma, esta posição é particularmente poderosa.
Ela proporciona ao indivíduo a oportunidade de formar a "Montanha Espiritual", que é a meta da evolução do homem na Terra.

Quando acompanhada pelo Amor e Sabedoria, a pessoa Saturno-em-Capricórnio pode atuar na criação das estruturas e degraus que podem conduzi-la e a outros até o pico da montanha.

Portanto, Saturno em Capricórnio é uma escadaria que ascende do material para o espiritual (do Sétimo aos primeiros Raios e planos de consciência), como também descende dos céus para a Terra, à medida que a vontade de ser interior se revela e fixa e no plano objetivo. Quando se expressa através de Saturno em Capricórnio, o Terceiro Raio está no auge da sua potência e atividade, dotando a pessoa centrada na Alma de habilidades mentais aguçadas e de um magnetismo muito forte e dinâmico. Para o indivíduo centrado na personalidade, uma das maiores armadilhas ao logo do caminho é a tendência de tomar a lei em suas próprias mãos. Frequentemente isso é expresso pelo eu inferior pensando que é a própria Lei e, consequentemente, empregando mal o poder.

SATURNO EM AQUÁRIO: Do nível da Alma, esta é uma das posições mais benéficas para o Guardião do Portal. Combina as influências de Júpiter (regente exotérico de Aquário) e do Segundo Raio e mais as de Vênus, regente do Quinto Raio, no qual encontramos o Aguadeiro.

Vênus também é posto em ação através da regência de Urano sobre Libra, esotericamente, e de Aquário, exotericamente. Assim, temos um indivíduo que pode ser muito ativo na criação de estruturas sociais e de redes que estabelecerão as novas idéias arquetípicas da era na consciência humana.

Esta posição dota o indivíduo de uma capacidade inata para fundir aquelas idéias do passado que comprovaram sua utilidade com os conceitos cm evolução para o futuro.

O nível da personalidade, isso difere acentuadamente de Saturno em Aquário. Aqui a pessoa está totalmente circunscrita por suas ideologias e conceitos próprios que, em sua maioria, foram socialmente condicionados e herdados do passado.

É a estas idéias que a pessoa se apega tenazmente, independentemente do seu valor mais coletivo no campo mais abrangente da necessidade ou da experiência humana.
SATURNO EM PEIXES: Não sei de nenhuma outra posição de Saturno em relação aos signos cujos efeitos divirjam tanto quando ativados no nível da personalidade e no nível da Alma.

No primeiro, Saturno em Peixes indica a criação de barreiras e obstáculos sem ligação lógica com circunstâncias reais. É uma combinação que, a menos que atenuada no mapa natal, é carregada de temores e pressentimentos.

O indivíduo sente-se continuamente prestes a ser enganado ou restringido, e sem necessariamente saber pelo que ou por quê. A não ser que demonstre um certo brilhantismo mental (em cujo caso essa posição é excelente para o cientista de laboratório, engenheiro, especialista militar ou mesmo um filósofo metafísico),

Saturno em Peixes no nível da personalidade usualmente traz muita confusão na vida. Porém, no nível da Alma, uma outra perspectiva se apresenta.

Plutão liga-se a Saturno numa combinação das mais poderosas, para penetrar os véus do Glamour e da ilusão que bloqueiam e restringem a passagem da inteligência ativa para o mundo. Desse modo, o indivíduo
com essa colocação é capaz de expor muitos dos problemas e medos ocultos, subconscientes, que flagelam a humanidade e,"uma vez expostos, destruí-los, transmutá-los e reestruturá-los.


Indicações de Sites

Alice Bailey

http://www.clubedotaro.com.br/site/m32_14_temperanca.asp

www. sintoniasaintgermain.com.br

4 comentários:

  1. Sinceramente, tem sido difícil, na internet, encontrar pesquisas, textos, artigos e postagens com essa qualidade.

    Parabenizo e agradeço por ter encontrado esse blog!

    ResponderExcluir
  2. olá Daniel agradeço sua atenção e apoio. vamos seguindo na luz para a luz... Não vi sua mensagem antes, eu não sabia a arte de administrar um blog e agora eu aprendi. grata dharmadhannya

    ResponderExcluir
  3. Ola
    Para bens, muito bom seu blog, material de grande auxilio para que quer aprender, gostei muito e vou divulgar, porque assim como eu sei que tem pessoas que gostaria tbem de aprender, continue assim parabéns mais uma vez Namaste

    ResponderExcluir