quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

CAPRICÓRNIO - Esoterico . Raio III




CAPRICÓRNIO
22 de dezembro – 20 de janeiro. De todos os signos, Capricórnio, o décimo, é o mais misterioso. Conforme os Ensinamentos da Sabedoria, o seu símbolo gráfico é propositadamente indecifrável, e às vezes é chamado de "assinatura de Deus". Jamais foi desenhado corretamente.

"Eu sou o ponto mais denso do mundo concreto. Sou um túmulo; também sou o ventre. Sou a rocha que se perde na densidade da matéria. Sou o cume da montanha onde nasce o Filho, de onde se vê o Sol; sou o que capta os primeiros raios da luz."1 1. Esoteric Astrology, p. 432.

Como signo da terra, Capricórnio expressa "o ponto mais denso de materialização concreta de que é capaz a alma humana. O homem é 'da terra, terreno'… 'o primeiro Adão'. Nesse sentido, Capricórnio contém em si as sementes da morte e da finalidade – a morte que ocorre finalmente em Peixes…

Quando a cristalização atinge certo grau de densidade e de 'dureza', é facilmente despedaçada, e com isso o homem, nascido em Capricórnio, causa a sua própria destruição; isto se deve à sua natureza profundamente materialista, e é agravado pelos 'golpes do destino', conseqüências da lei do karma.

Vez e outra, atinge-se uma certa medida de concretização, destruída a seguir, após o que têm lugar a liberação da a seguir, após o que têm lugar a liberação da vida e a reconstrução da forma" .2

Seja como indivíduo, seja como o iniciado que passa pelos testes extenuantes do discipulado avançado, o capricorniano, para sair vitorioso no plano físico, deverá sempre envidar grandes esforços no confronto com as pressões e lutas, que serão constantes.

Três símbolos animais revelam a sua natureza:
O Bode: um animal da terra que representa a criatura humana gulosa, egoísta, dominada pelo desejo de satisfazer os sentidos; o bode procura seu alimento entre as pedras, que simbolizam o ambiente do plano físico.




O Crocodilo: vivendo na terra e na água, tem relação com o aspecto emocional e, por causa dessa dualidade, sua consciência, nas primeiras etapas do desenvolvimento, é uma mistura da natureza animal (terra) com o desejo (água). Mesmo no seu progresso posterior poderá conter ainda alguns resíduos de fraqueza, o que, apesar de suas motivações (em geral elevadas), revela sua autocentralização no plano astral.

O Unicórnio: representado em branco (pureza), é a criatura fabulosa de um único chifre no centro da testa, e simboliza o discípulo triunfante, o iniciado, o Cristo ou a Alma — O Unicórnio de Deus, o Onipotente?

Capricórnio é o lugar de nascimento da consciência crística e é o quarto termo de uma série. Áries é o primeiro no padrão de desenvolvimento com uma atividade subjetiva que demanda urgência na encarnação da alma, ou, ao menos, que se dê início à realização de algum Plano Hierárquico. Câncer, o segundo termo, é a entrada da vida na forma física — matéria física densa —, produzindo a consciência instintiva de massa.

Leão, o terceiro, é a individuação, a realização da autoconsciência, da auto-afirmação, da consciência individual. Capricórnio tem seu clímax na consciência espiritual, "nascendo de novo" para a vida em mundos superiores depois de receber a primeira iniciação cósmica maior, a Transfiguração, que dá ao iniciado sua primeira visão da natureza da Vontade de Deus.

Para alcançar a etapa da transfiguração , o capricorniano já terá superado três testes:
1. Experiência na Profundidade dos Vales, enfrentada em Escorpião, na qual o intelecto é exaltado para infusão de luz da Alma;

2. Experiência nas Planícies, vivida em Sagitário, numa prova que exige firmeza ao trilhar-se o Caminho Estreito, para que não se caia de novo no vale nem se saia pelos lados do caminho, perdendo a direção. O objetivo sempre estará claro, bem à vista — deve-se descartar e superar todos os apegos da personalidade, continuando em frente para atingir a meta longínqua que é o cume da montanha;

3. Experiência no Cume da Montanha, onde o "aspirante", subindo de joelhos, aprenderá a humildade (simbolicamente), sendo sustentado na sua prova pelas "centelhas da intuição" produzidas pela Alma à medida que ela irradia sobre a personalidade seu poder de processar a fusão.

Depois de atingir o cume da montanha, o iniciado, tendo sido iluminado nesta prova final, terá liberdade de escolha de suas futuras áreas de encarnação. Ele poderá optar pela entrada na vida dotada de forma, passando pelo portal de Câncer a fim de servir às Massas, ou, como Iniciado Mundial, escolher Capricórnio para satisfazer alguma necessidade mundial específica.4

As palavras-chaves descrevem o progresso no caminho evolutivo. A personalidade faz soar a sua nota: Que a ambição governe e que a porta fique aberta; e a alma vibra clara a sua nota: Perdido estou em Luz Superior, e no entanto a essa Luz dou minhas costas.
E assim "a velha Alma pega a estrada novamente", desta vez para atuar como um Iniciado Mundial, antes de se tornar Servo do Mundo em Aquário e, finalmente, o Servo do Mundo em Peixes.

Raios Cósmicos e Regentes Planetários
Os raios
Em Capricórnio, dois raios exercem sua influência: o Terceiro e o Quinto.

O Terceiro Raio de Inteligência Ativa. "Eu sou o artífice e a Obra." Isto explica como age esta energia que é o raio do reino humano. Ela se ocupa da forma e do corpo físico, e envolve a evolução.

Nosso Logos planetário é um Regente do Terceiro Raio e, neste momento no tempo, está Se expressando através de nosso globo terrestre, usando-o para manifestar o Espírito enquanto Ele passa por uma iniciação cósmica.
O Espírito é a Matéria em seu ponto mais elevado, e a Matéria é o Espírito em seu ponto mais baixo.

A "inteligência ativa" do Terceiro Raio é demonstrada pelo seu poder de discriminação em sua atividade mental. Essa atividade contrabalança a característica de Amor que é o sinal básico e predominante do nosso sistema solar e a causa do nosso desenvolvimento evolutivo. "Graças a essa atividade discriminatória e seletiva, a vida se introduz nas formas e passa de uma experiência a outra, numa escala de contatos cada vez mais abrangente."

Essa inteligência inata foi desenvolvida num sistema solar anterior (o primeiro de uma série de três). É encontrada em potencial na substância do nosso atual sistema solar porque, no período anterior, a Matéria era impregnada de qualidades mentais. O resultado dessa união, que evolui através das experiências, foi o nosso instinto, que agora caiu abaixo do limiar da consciência.

Por causa desse condicionamento, reconhecemos que a substância que forma a base das múltiplas formas existentes não é "terra virgem".

A ciência moderna aceita a interpretação oculta dessa matéria poderosa e inteligente, no seu reconhecimento do impressionante desempenho da molécula de DNA. J. Brownowski, no seu livro revelador, A Ascensão do Homem, descreve o funcionamento da dupla hélice:
A espiral DNA não é um monumento… é… um móbile vivo que diz à célula como desempenhar, passo a passo, os processos da vida. A vida segue uma tabela de horários, e os fios da espiral do DNA codificam e assinalam a seqüência que essa tabela deve seguir. 5. The Ascent of Man, p. 395.


Terceiro Raio de Inteligência Ativa é classificado como um Raio de Aspecto na trilogia cósmica, com o Primeiro Raio de Vontade ou Poder e o Segundo Raio de Amor-Sabedoria. Esse Terceiro Raio, às vezes chamado de Raio de Adaptabilidade, tem quatro raios subsidiários, os Raios de Atributo; o Quarto Raio da Harmonia pelo Conflito, o Quinto Raio da Mente Concreta ou Ciência, o Sexto Raio da Devoção ou Idealismo e o Sétimo Raio de Lei Cerimonial e da Ordem — todos sintetizados pelo Terceiro Raio.

O Quinto Raio da Mente Concreta ou Ciência governa todo o Quinto Plano e, na humanidade, estimula a vontade de manifestar através da atividade do "fogo da Mente".

Em Capricórnio, ele é atuante quando o discípulo está bem adiantado no desenvolvimento espiritual. Sua influência hierárquica produz uma forma mais elevada de amor, revelado como compaixão e compreensão, que indica um relacionamento mais íntimo com o Segundo Raio de Amor-Sabedoria.
Os planetas
Saturno, conduzindo o terceiro raio, representa um papel duplo, servindo como regente exotérico e esotérico neste signo. Sendo um dos Quatro Senhores do Karma, Saturno é um capataz forte e exigente, obrigando o homem a enfrentar seus erros e fraquezas do passado e do presente, à medida que o prepara para o futuro.

Conhecido como nosso Pai, o Tempo, Saturno frequentemente é interpretado como fator malévolo, por criar condições negativas. Mas, pelo contrário, ele é na realidade uma força benéfica que cria oportunidades inesperadas para testar os potenciais do homem e revelar os defeitos que devem ser dominados para que possa haver o desenvolvimento espiritual. Essas condições "difíceis" são, de fato, degraus que levam à maturidade.

Vênus. Junto com o Quinto Raio, regente hierárquico de Capricórnio, Vênus (antes agindo exotericamente em Touro e Libra, e esotericamente em Gêmeos) traz a energia de uma fonte situada fora do sistema solar para ajudar o Eu Superior a completar sua fusão com a personalidade.

Como dissemos anteriormente, Vênus é o alter ego da Terra. A intimidade existente entre Vênus e a Terra começou
em tempos imemoriais, quando o homem animal tornou-se homo sapiens. Seu relacionamento é mutuamente benéfico.

A grande tarefa, prova suprema do capricorniano, é chegar ao cume da montanha onde ele se transfigura — experiência descrita bem claramente em dois exemplos: Moisés recebendo os Dez Mandamentos no Monte Sinai e Cristo recebendo a iluminação no Monte da Transfiguração.

No Velho Testamento, a entrega da lei representa a atividade de Saturno usando o Terceiro Raio e impondo obediência à Vontade Divina. No Novo Testamento, é Vênus que difunde a beleza do Espírito, demonstrada pelo Cristo como a personificação do Amor e da mente, preparando o início da Nova Era da Fraternidade do Homem.

Capricórnio guarda o segredo da própria Alma, revelando-o ao iniciado no momento da Terceira Iniciação, às vezes chamada de "segredo da glória oculta".
Autoconhecimento e Autopercepção

A coragem é a virtude básica para todos aqueles que continuam crescendo, caminhando para a frente… corno qualidade interiorizada, (é) um caminho de relacionamento entre o eu e suas possibilidades… à medida que a coragem de lidar com o próprio eu é desenvolvida, consegue-se enfrentar com mais equanimidade as ameaças de situações externas…

É necessário ter coragens não só para afirmar-se, mas também para se dar… como aspecto interior do crescimento, (é) uma forma construtiva do processo de individualização que antecede a capacidade de poder se dar… 6
Por ser uma característica inerente à terra, a praticidade é muito marrada na natureza do capricorniano. Sua qualidade de "pé-no-chão" exige que o autoconhecimento e a autopercepção sejam resolvidas no nível físico: o aspirante deve ajoelhar-se (os joelhos são regidos por Capricórnio) para aprender a humildade necessária à realização da sua meta.

O capricorniano é trabalhador; também pode ser paciente e persistente, demonstrando sua firme resistência aos desafios. Uma tendência ao conservadorismo aparece no seu apego ao passado; às vezes é expedito ao tomar certas atitudes materialistas não muito louváveis. Há uma certa confiança na certeza das próprias atitudes que deve ser eliminada para que se atinja a identificação com a Alma; o capricorniano deve largar as idéias fixas se quiser atingir a autopercepção.

A ambição reside no seu íntimo, e é um problema maior quando se trata de dominar algum aspecto negativo da sua compulsão. A gratificação dos sentidos também pode ser problemática, e o desejo de conscientização espiritual deverá ser sublimado numa forma diferente de aspiração. A nobreza de motivos talvez não seja suficiente para modificar a natureza da ambição egoísta pois, para ser realmente gratificante, o egoísmo deverá transmutar-se numa forma de altruísmo.

Alguns astrólogos atribuem aos capricornianos as qualidades de independência, de amor à justiça e de confiança em si; eles gostam de controlar não só os seus próprios assuntos mas também os dos outros. E, nos casos em que se trata de dinheiro, este é apenas um meio para um fim.

A transcendência e a elevação exigem disciplina severa. A luta final para a ascensão é muito difícil, porque não significa apenas elevar a consciência, mas elevá-la acima de tudo o que é material. A prova central em Capricórnio é a de se livrar dos hábitos passados e dos impedimentos pessoais — as experiências e realizações às quais nos prendemos. "E o campo de batalha entre a velha ordem e os hábitos estabelecidos, e as inclinações e tendências mais elevadas."7 7. Esoteric Astrology, p. 170.

Em Capricórnio, o conflito ocorre entre seus aspectos "terra", ou estáveis, e a influência dinâmica de sua pressa de entrar já no futuro. O capricorniano não necessita de vôos esporádicos até níveis espirituais mais elevados, mas de um galgar gradativo, prolongado, da consciência nos sucessivos níveis atingidos.

Em termos esotéricos, isso é visto como a batalha entre o Habitante do Limiar e o Anjo da Presença. A vitória ocorre quando a Alma, tendo Subjugado a personalidade, permite ao iniciado chegar ao alto da montanha onde ocorre a Transfiguração.

Lá, iluminado, ele permanece como ser espiritual suficientemente elevado para receber a grande luz do Espírito e contemplar uma visão da natureza da Vontade de Deus.

Não é só a conquista da forma que ocupa uma posição central extremamente importante no desenvolvimento posterior deste signo, mas é também o uso da forma para expressar o desejo da Alma que, por sua vez, revela a Vontade do Logos.

Em cada signo, o iniciado deve expressar a consumação e o fruto espiritual das experiências de vidas anteriores, de experimentos mundiais e de conquista da Alma. O padrão é sempre o mesmo, exigindo que o egoísmo seja transmutado em serviço sem egoísmo e o desejo em pureza de aspiração espiritual, para estar alinhado com a Vontade de Deus.

"Capricórnio representa a influência que levará a vontade de Shambala à Hierarquia ou aos iniciados do mundo, dando-lhes aquele espírito dinâmico e empreendedor que permitirá que completem a Vontade de Deus na Terra.

Foi o 'anjo nascido em Capricórnio' que veio ao Cristo no Jardim de Getsêmani e fundiu Sua vontade in-dividual à Vontade Divina, permitindo assim que Ele cumprisse a Sua missão até o fim. Isto não foi somente a revelação do Amor Divino ao mundo, mas — como continua a lenda contida nos Arquivos dos Mestres — Ele veio 'para fabricar o tênue fio que uniu os dois, e ligou o lugar do Altíssimo (Shambala) com a Cidade Santa (a Hierarquia). A ponte entre o Lugar Sagrado e o Santo dos Santos estava firmemente ancorada. A Vontade de Deus agora podia ser levada à fruição'."8 8. Esoteric Astrology, p. 632-33.


Atingir o cume da montanha significa ter alguma compreensão do significado da energia da Vida. Para aqueles que ainda não chegaram a esse patamar, continua a especulação sobre a sua natureza. Albert Schweitzer tinha conhecimento dessa onisciência. O que ele disse é testemunho do seu pensar:
Reverenciar a vida significa estar preso à Vontade infinita, inex-plicável, desbravadora, na qual todo Ser é estabelecido. É maior do que
qualquer conhecimento das coisas. Leva a uma união com a realidade final, que é "o Ser Infinito na Sua infinita manifestação .9
9. Social Philosophies of an Age of Crisis, p. 18


Indicações de Sites

Alice Bailey

www.via.esoterica.nom.br

http://www.clubedotaro.com.br/site/m32_14_temperanca.asp

www. sintoniasaintgermain.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário