terça-feira, 21 de outubro de 2014

0 Plano Mental- Quinto Raio e Vênus


                     0 Plano Mental- Quinto Raio e Vênus                                                     

O que é o Plano Mental?
Pesquisado por Dharma Dhannyael

Desenvolver consciência é expandir o contato com a Alma, com a mente superior e desenvolver a intuição e o acesso ao mundo da Razão Pura - ascender a Chama do Amor no coração e o Fogo do Espírito da União para a realização da Vontade de Deus com a luz da Sabedoria do Amor para o bem de todos.

 
"O Plano Mental é uma elevada região do universo, o mundo-céu das religiões, denominado Devacan, "o lugar dos deuses", ou Devasthan e Svarga pelos hindus; Sukhavati pelos budistas, Campos Elíseos pelos antigos gregos, Céu pelos zoroastrianos e cristão. É geralmente tido como uma região de perene felicidade.

O Plano Mental é um mundo, plano, nível, dimensão, esfera ou região de nosso universo; como um mundo esplêndido de exuberante vida, onde podemos residir tanto agora como depois da vida astral, no intervalo entre duas encarnações.

Assim como existem três corpos para a expressão da Personalidade, existem também três veículos que contêm a estrutura da Alma estas duas tríades se ligam e correspondem através do Antahkarana (Ponte para o arco-íris) e como conseqüência, expandem  e desenvolvem a consciência.

A mente Superior está localizada nos níveis mais elevados do plano mental. É a mente abstrata como oposta à mente  concreta da lógica e do raciocínio

Oken diz que “a Mente Superior está localizada nos veis mais elevados do plano mental, e a mente abstrata, como oposta a mente concreta da lógica e do raciocínio. Também podemos chamar estas duas divisões da mente de formada e informe. A mente formada da gica e do raciocínio, regida por Mercúrio, está conectada em linha direta com a mente informe da abstração, regida por Júpiter.

 É através da mente abstrata que a Alma atua para universalizar a visão do mundo de uma pessoa, ainda que seja muito importante que a mente inferior do conhecimento concreto seja treinada e estruturada. E este aspecto inferior da mente que considera a discriminação dos impulsos mentais e sua aplicação correta no transcurso da nossa vida diária.

 As faculdades mentais influenciadas por Júpiter procuram expano e universalidade e, como se poderia esperar, levam-nos a buscar uma experiência mais ampla da vida através dos ensinamentos espirituais. e filosóficos. Quando as mentes inferior e superior estão devidamente alinhadas, a pessoa pode relacionar, de maneira gica e concreta, suas
ilusões e percepções internas das leis e princípios que fundamentam as maiores verdades metafísicas.

O aspecto intuitivo da tríade da Alma é extremamente importante, pois esta faculdade da humanidade contemporânea que está sendo, e continuará a ser, enfatizada na Era de Aquário. O foco anterior para a evolução da consciência humana foi o desenvolvimento do intelecto.

Este foco esta mudando rapidamente, a medida que a necessidade de categorizar, processar e assimilar uma quantidade de informação cada
vez mais crescente e exigida pela vida moderna.

O intelecto deve ser e será, futuramente, absorvido e sintetizado pela faculdade intuitiva do nosso ser. Isso permitirá que o sentido de vida grupal e coletiva crisconstantemente em importância na consciência da humanidade da Nova Era. Esta consciência dará origem a um entendimento diferente do relacionamento que existe entre o indivíduo e os vários grupos a que ele ou ela possa pertencer. A abrangência desses relacionamentos determinará a importância social e os movimentos pessoais dos tempos que virão.

Uma vez que esta capacidade de intuição esteja mais completamente desenvolvida, seremos capazes de manter uma visão da integridade da vida e de se realizar, ao mesmo tempo, uma tarefa relativa ao bem-estar do conjunto. O desenvolvimento da verdadeira intuição e uma faculdade inclusiva da percepção.

    Quando a coneo com a verdadeira intuição se completa, a pessoa tem a habilidade de perceber aquela qualidade de energia que vitaliza toda forma de expressão. Esse e o tipo de sintonia que, por exemplo, faz com que uma pessoa perceba a consciência de um autor através de suas palavras. Isso e muito mais inclusivo do que apreciar o estilo do autor e compreender as suas palavras.

 A intuição a faculdade da visão interior que permite ao astrólogo colocar-se no ponto de consciência de uma outra pessoa. É desta perspectiva que o nível de interpretação correto das energias planerias, conforme atuam através da vida de uma pessoa, pode ser percebido com exatidão. E por meio da Mente Superior orientada por piter que uma visão particular filosófica do mundo são acrescentadas a essa sintonia.

A mente inferior influenciada por Mercúrio permitirá, então, que o astrólogo tenha acesso as palavras e frases certas para comunicar a sua mensagem.

Com referência a isso, e o cultivo e integração da intuição que permitem que uma pessoa veja a vida como energia e seja capaz de entender o relacionamento entre energia e forma.

 Outro aspecto da percepção intuitiva e a capacidade de enxergar o começo, fim e os caminhos prováveis que a Força Vital pode tomar, entre o alfa e ômega de quaisquer circunstâncias  vida. O astrólogo intuitivo sabe (e não por conjetura, mas através de uma instantânea identificação com a inteligência viva) que, dada uma certa situação, a energia se movimentará apenas em um número limitado de direções específicas.

Essa utilização da intuição conscientemente dirigida, na feitura de um horóscopo, é a principal inclinação  de um astrólogo da Nova Era."

Quando a intuição no nível da Alma se funde corretamente com o veículo emocional da personalidade, acontece uma alquimia maravilhosa. Um indivíduo toma conhecimento das necessidades alheias, e um amparo para estas necessidades e, dependendo dos seus talentos e habilidades, pode escolher atendê-las.

Neste estágio, a pessoa desenvolveu um desapego Amoroso em relação a maioria das situações da vida. Ele ou ela esta capacitado, então, a se tomar urn veículo para a cura e a unificação, sem ficar envolvido nas complexidades de um relacionamento pessoal, emocional. Ele sente, mas não é apegado ou induzido a compulsão pelos sentimentos, o que o libera para amar e ser amado, em um sentido muito verdadeiro.

Esta fusão, em particular, e vital para o caminho da revelação individual, pois alinha o coração (o centro do Amor) com a fronte (o Terceiro Olho, ou centro da intuição. Em termos dos Ensinamentos da Sabedoria Antiga, também e o alinhamento é de Cristo com Buda, numa base individual, e é, assim, o foco mais potente para a exteriorização do propósito de vida de alguém. Ainda de uma outra perspectiva, a união do coração com o centro da intuição possibilita a percepção do propósito coletivo da humanidade, assim como da contribuição particular de alguém, dentro daquele quadro de referência muito maior.

O terceiro e mais elevado aspecto da tríade da Alma pode ser chamado de veículo para a expressão da Vontade Espiritual. Na terminologia esotérica, é chamado "Atma", e é aqui que a vontade de Deus individualiza e vivifica a Alma. Neste ponto, a Alma é consciente de si mesma e de sua fonte, assim como nos tornamos conscientes da Presença a da Alma, na junção das mentes inferior e superior. E através da percepção da vontade espiritual individualizada que se sintoniza com a onisciência da vida como uma entidade inteligente e consciente.
Essa  realização é a fase final deste processo de união. Como resultado, o propósito para a vida de uma pessoa tornar-se verdadeiramente estabelecido e pode ser exteriorizado pelo plano físico. Assim, os veículos inferiores e superiores da Alma e da personalidade são fundidos e tornados um só”. Oken

“A matéria  é o espírito em seu ponto de manifestação mais baixo, e o espírito é a matéria, em seu ponto mais elevado”. HPB.


A mente superior e a mente intuitiva fazem parte do eu superior, que é o conjunto de manas (mente) com budhi (intuição). Na Índia, “Budhi, que traduzimos como intuição, é conhecida como a razão pura. È a razão da Alma, um tipo superior ao que temos nos planos inferiores.”

A mente intuitiva é uma com a Sabedoria da Mente Universal  ilumina a Unidade, e todas as Almas com a Graça da Verdade que liberta.

Quando a  Harmonia e a Paz brilham no céu da Mente Superior,  o discípulo utiliza a forma da Vontade como instrumento da Alma para realizar os planos de Deus, planos unificados com a intenção da Hierarquia.

A mente é chamada também de manas , uma palavra sânscrita , e é considerada um Fogo Criador ou uma  Chama da Criação Cósmica.

Há várias definições para a mente:
 1. É o Quinto Princípio.
2. É a quinta Essência.
3. É o terceiro estado da consciência.
4. É a eletricidade inteligente.
5. é a energia que produz coesão e unidade.
6. É a chave do Quinto reino da natureza.


O Fogo da Mente é fundamentalmente eletricidade, manifestando-se em suas atividades superiores e não como uma força da matéria.
O Senhor do Quinto Plano, o Mental  é Agni, o Senhor do Fogo Criador da Mente. O Fogo, a Chama está associada à Criação divina.


Vênus representa a emergência do Princípio do Amor através do poder da Mente consciente.”

A visão Esotérica sinaliza que :
Raio Quinto  - chakra Frontal - Glândula Pituitária. Olhos ouvidos e nariz, Planeta Vênus

O V RAIO – “a razão reside no plano da mente da esfera de sua maior atividade e no quinto plano se encontram os três aspectos da mente:

1. A mente abstrata ou superior, a personificação da tríade superior.
2. A mente concreta ou inferior, o aspecto superior do eu inferior.
3. O Ego ou Anjo solar, o filho puro da mente, que expressa inteligência abstrata e concreta - o ponto de unificação.

- a mente inferior está destinada a ser um canal para a livre afluência da energia da mente superior.
- devido a qualidade da sua mente superior,
- este raio é um canal puro para a Divina Vontade.

A sua esfera de maior atividade é o 5º plano, ou plano mental.
Um Raio de luz ilumina a forma - o oculto aparece.

O quinto Raio é o veículo de expressão para as Idéias da Mente de Deus. O ímpeto de revelar a lei através do intelecto, o poder de expressar a Divindade através da penetração da matéria.
Características do Mental Concreto e Abstrato

1 - Mental superior ou Mental abstrato superior.
2 – O mental concreto ou inferior, o aspecto mais elevado do eu inferior.
3 – O Ego ou Anjo Solar, o filho puro da Mente de Deus  que exprime a Inteligência tanto abstrata como concreta e que é um ponto de unificação entre a mente inferior (concreta)  e a mente Superior (Abstrata) Pode considerar-se como sendo a vida ou expressão da Alma.

(3)“O Mental Concreto tem como característica principal, quando ativado, formar imagens bem definidas.
Rosa (4) nos diz que é  “aquela parcela da mente onde são produzidos os pensamentos concretos e racionais, a força intelectual ,a comparação, o julgamento. Corresponde ao hemisfério esquerdo do cérebro e à energias masculinas. É o Terceiro dos mundos das formas(das formas mentais) Atualmente é a mente predominante, aquela que é mais utilizada no dia-a-dia e ainda muito influenciada pelas emoções;
Ele tem a propriedade de manipular a matéria elemental do Plano Mental, criando formas mentais. Também, como já sabemos, tem a propriedade de analisar, comparar, julgar. Nos vôos mais altos logra alcançar a abstração através da razão pura.

O Mental Concreto é rebelde e não aceita facilmente o controle do Eu Superior. Mas, à medida que a Mônada vai dominando seus veículos inferiores, a intuição e os pensamentos abstratos se manifestam através da meditação e do raciocínio.


Assim sendo, a mente concreta, que tem a sua referência cognitiva em sua realidade e cultura é um poderoso elemento que deve ser usado como instrumento para se atingir os mundos superiores. A mente concreta é a faculdade da construção da forma. Os pensamentos são coisas.
Procuro destacar nesse texto a importância da ligação entre o mundo concreto e o mundo abstrato. A aplicação prática dessa fusão está na precisão e exatidão na criação daquelas formas e invenções que proporcionam a difusão com a mente Superior e a importância da fusão do mundo concreto com o abstrato da ideação puro, veículo de expressão da Alma que controla o mundo astral ou emocional. 
A mente abstrata é a faculdade de modelar padrões, ou a mente que trabalha com os anteprojetos sobre os quais as formas são modeladas.

A intuição ou razão pura é a faculdade que capacita o homem a entrar em contato com a Mente Universal e alcançar o plano sinteticamente, lançar-se sobre as Idéias divinas ou isolar alguma verdade fundamental e pura.
A mente superior é uma porta aberta para o mundo das Novas Idéias, para o futuro, para o bem de todos.
O Gênio tem esta porta aberta no céu da sua mente e ele pode vislumbrar soluções científicas e práticas para o bem de todos.

Alice Bailey cita alguns dos nomes dados ao Senhor do V Raio são:
O Revelador da Verdade.
O Grande Vinculador. O Divino Intermediário. O Cristalizador das Formas. A Rosa de Deus.
O Celestial. O portal da Mente de Deus. A Energia Iniciadora. O Guardião do Portal. O Anjo com a espada Flamígera. O Irmão que vem de Sírio. O Mestre dos Hierofantes.

A Mente Universal pode ser melhor entendida na medida em que ela se expressa através do que nós chamamos a mente concreta, a mente da lógica e do raciocínio e a mente abstrata - da intuição ou razão pura.
“A consciência é uma realidade soberana no Universo.
Todos temos sete níveis ou estados de consciência.
Os corpos físico, etérico e astral “MANAS
Na teosofia, Manas (da raiz do sânscrito, man, pensar), é o reflexo do 5º princípio na constituição setenária do Homem e é de natureza dual. Manas na sua essência mais elevada (Manas superior) é o "pensador" em nós, nossa verdadeira e Divina mente, o Ego humano (não confundir com o ego definido pela psicologia).


Manas inferior é definido como corpo mental que tem a tendência de se aliar ao desejo (Kama). Manas tem a função de unir a parte animal (quaternário inferior, formado por Kâma Rupa, Prâna, Linga Sharira e Sthula Sharira) à Atman-Budhi - a parte espiritual.

Manas é dividido em Manas superior e Manas inferior, unidos pelo Antahkarana”.

“Temos, conseqüentemente..., quatro inferiores e três superiores e a relação existente entre eles, o princípio mente. Eis aqui os sete, formados pela união dos três e dos quatro e outro fator (a relação, o princípio mente) totalizando oito.

Os sete finais serão percebidos quando budi e manas se fundam, ou seja, quando o aspecto búdico (Amor-Sabedoria-Razão Pura) aperfeiçoado consiga se expressar sem distorções e cristalinamente pelo aspecto manas.

 Em alguns livros ocultistas são feitas muitas insinuações com respeito à oitava esfera. O Mestre sugere que nesse fator vinculador, mente inteligente, temos a chave do mistério. Quando a mente obtém um desenvolvimento indevido, cessa de unir o superior com o inferior e cria uma esfera própria. Este é o maior desastre que pode ocorrer ao homem. É literalmente o caso do homem sem Alma, que tem duas formas de apresentação.(2) Ceont

 “Temos portanto:
                                        A Mônada, o Absoluto microcósmico.
                                                      Espírito Puro
                                                     O uno e único
                                                A Trindade Monádica.
          Primeiro aspecto                                                 Atma ou vontade espiritual.
         Segundo aspecto                                                 Budi ou princípio crístico.
         Terceiro aspecto                                                  Manas ou mente superior.
                                      O aspecto Filho na objetividade.     
                                      O corpo egóico ou causal (o Loto Egóico).
                                             O quaternário inferior.

      1 -  Corpo mental                                                  3 - Prana ou energia vital (na realidade os três fogos).
       2 - Corpo astral ou emocional                              4 - Corpo etérico.
  
O homem, o microcosmos, é a reprodução do Sistema Solar em miniatura. Isso refere-se às formas objetivas, que correspondem ao Sol e aos sete planetas sagrados. Porém, paralelamente à forma exotérica ou objetiva do Sistema Solar, é levado a cabo um desenvolvimento psíquico (que ocorre na Alma ou Ego Logóico), denominado os sete princípios. O homem também desenvolve sete princípios, que concernem ao seu Ego (na realidade aplicam-se à Mônada, quem de fato evolui em última instância)”.  Ceomt (2)

A substância do plano mental é o quinto raio, canalizado através de Vênus; e porque o reino dos anjos opera com a substância - com o aspecto forma – os anjos solares trouxeram a substância de mentalidade para o homem, estabelecendo a ligação do corpo causal da alma no plano mental - uma ligação preservada até a quarta iniciação, quando a forma não é mais necessária e o Corpo causal desaparece”.

O desenvolvimento da mente leva ao desenvolvimento da individualidade. É esse senso de “auto criação”(Leão) 3º Raio - Inteligência Ativa

O quinto raio atua no plano mental concreto e é um veículo para o Corpo Mental/Abstrato Funções do Corpo Causal:
Como já vimos o Corpo Causal localiza-se no MENTAL ABSTRATO, é o Pensador, sua principal função é organizar todas as informações de nossas inúmeras encarnações, desde o momento em que a Mônada (Ser de Fogo Branco) escolheu evoluir neste planeta, assim temos como funções deste corpo.

É o segundo corpo Mental, que designamos sob seu nome distintivo de: “Corpo Causal”. Damos-lhe este nome em virtude de nele residirem todas as causas cujos efeitos se manifestam nos planos inferiores.

É o receptáculo, o reservatório, onde todos os tesouros do homem se acham acumulados para a eternidade e vai sempre se desenvolvendo sem parar. É no corpo causal que são assimilados todos os resultados duráveis da atividade humana.

Pesquisado por Dharma Dhannyael
este texto é resultado de uma pesquisa uma compilação inspirada em vários ensinamentos:

- Alice Bailey
- http://www.ceomt.kit.net/estudos/026.html
Alan Oken
Henrique  Rosa
http://www.comunidadeespiritual.com/
http://www.espiritualismo.hostmach.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário