sábado, 25 de fevereiro de 2012

Muladhara - o chakra da base da vida e a educação

                                                                          

Muladara -  o o chakra da base da vida  e a educação(parte 1) 
DharmaDhannya_el

Aquele que medita em muladhara torna-se o lorde da palavra, o rei dos homens, competente para adquirir qualquer tipo de conhecimento. Ele também fica livre de todas as doenças, e seu espírito se enche de alegria (Avalon, 1964, p.354).

Aquele que está com o Chakra básico equilibrado está alinhado com o Grande Espírito da vida, o Logos Planetário, a Grande Mãe da Vida,e tem os pés no chão, e a cabeça nas estrelas.

Shiva e Shakti podem se unir no céu porque a base é sólida o  corpo é forte e livre para entrar em contato com a Luz. Sinaliza para a vitalidade e o contato com a realidade, com o aqui e o agora, com  a força, a tranquilidade ,  o amor à vida,  a relação corporal com o alimento, com o exercício, o sono, e o sexo. O ser físico manifesta-se por intermédio da terra, da matéria, e da mãe.

“Eu estou cego e não vejo as coisas deste mundo, mas... quando a Luz desce do Alto e ilumina o meu coração, então vejo, porque o Olho do coração tudo vê. O coração é um santuário no centro do qual existe um pequeno espaço onde o Grande Espírito vive, e este espaço é o Olho. É o Olho do Grande Espírito, com o qual Ele vê todas as coisas e através do qual nós O podemos ver.

 Se o coração não é puro, o Grande Espírito não pode ser visto, e a alma daquele que morre nesta ignorância não pode regressar imediatamente para o Grande Espírito, ela terá de ser purificada através da vivência na terra. Para conheceres o centro do coração onde reside o Grande Espírito terás de ser bom e puro e viver da forma que o Grande Espírito nos ensinou. O homem que for assim puro contém o Universo no espaço do seu coração.” Desconheço o autor...


O Chakra básico e os instintos.
a palavra muladhara tem o sentido de "raiz" e de "base" (adhara) ; é portanto, a raiz, o fundamento dos sete chakras.

A criança que encontra segurança proteção, amparo e amor dentro do ambiente familiar, e durante o seu desenvolvimento, possivelmente irá estruturar o Chakra básico ou Muladhara e administrar seus instintos básicos (base da irracionalidade, e da inconsciência) com equilíbrio:

- instinto de sobrevivência – limites em todos os sentidos, na alimentação, no comer, beber, e terá equilíbrio para lidar com as suas necessidades fisiológicas (fome, sono, sede, excreção, abrigo, sexo), estabilidade, crescimento; este chakra desequilibrado pode levar a obesidade e bebedices, Impulsividade. Insônia.  

- instinto de defesa ou proteção está relacionado com a autopreservação ou preservação da espécie. Reações de ataque, coragem, comportamento de esquiva e fuga (medo). Níveis excessivos de medo podem ser um sinal de que a base desse Chakra está danificada. “O medo é um demônio do Primeiro Chakra”.

 Este chakra em desequilíbrio pode levar a violência incontrolável ou a paranóia, ou ativar  um forte sentimento de perseguição, com ataques de fúria, impetuosidade.  insegurança, e medo da morte. A pessoa não consegue integrar o sentimento de pertencimento, de Unidade, de família planetária, de ‘nossa tribo” - nosso povo. Não confia e não inspira confiança  nos grupos - tem medo, é inseguro e por isso se afasta ou ataca o grupo.

- instinto sexual relacionado à preservação da espécie. Virilidade. Potência. Corrompido podemos encontrar uma pessoa viciada em sexo, ou comportamentos  relacionados à libertinagem incontrolável. Busca de prazer sem limites e dificuldade de lidar com a frustração e pode encontrar nas drogas o prazer sem limites. Problemas físicos e psíquicos relacionados à sexualidade e à vida afetiva. Impotência. Disfunção sexual.

O aterramento  é um processo de contato dinâmico com a Terra, com a vida,  com suas margens, fronteiras e limitações. O aterramento envolve o equilíbrio, para se lidar com a realidade, com o aqui e o agora. Sem aterramento, somos estáveis; perdemos o centro, o controle, noção de realidade, ou entramos no mundo das fantasias, do inconsciente, das alucinações e do esquizofrênico.

Os sete tipos de desejo: segurança, procriação, longevidade, participação, conhecimento, auto-realização e união) são vistos nos troncos e nas sete cores.

Maslow define um conjunto de cinco necessidades descritas na pirâmide.
  • necessidades fisiológicas (básicas), tais como a fome,a sede, o sono, o sexo, a excreção, o abrigo;
  • necessidades de segurança,  que vão da simples necessidade de sentir-se seguro dentro de uma casa a formas mais elaboradas de segurança como um emprego,um plano de saúde ou um seguro de vida;
  • necessidades sociais ou de amor, afeto, afeição e sentimentos tais como os de pertencer a um grupo ou fazer parte de um clube;
  • necessidades de estima, que passam por duas vertentes, o reconhecimento das nossas capacidades pessoais e o reconhecimento dos outros face à nossa capacidade de adequação às funções que desempenhamos;
  • necessidades de auto-realização, em que o indivíduo procura tornar-se aquilo que ele pode ser: É neste último patamar da pirâmide que Maslow considera que a pessoa tem que ser coerente com aquilo que é na realidade "... temos de ser tudo o que somos capazes de ser, desenvolver os nossos potenciais

Anodhea diz que “nossas raízes são feitas de nossas entranhas – dos sentimentos instintivos cuja programação se baseia nas recordações do passado,  em nossa herança cultural e racial e no tecido indestrutível de nosso ser. Jung descreve essa base instintiva como a esfera do inconsciente coletivo – um reino vasto e poderoso de instintos herdados e tendências evolucionais. Quando nos apropriamos dessas raízes , fortalecemos quem somos e fazemos uso do vasto conhecimento contido nesse âmbito dos instintos.

Quando aterrado somos humildes e nos aproximamos da terra. Vivemos com simplicidade, em estado de Graça. E somos gratos à vida. Somos capazes de adotar a tranquilidade , a solidez e a clareza, “aterrando” as tensões do cotidiano e ampliando o vigor de nossa força vital básica. Temos os pés no chão. O aterramento é uma forma de lidar com o stress.”

A criança amada terá um sentimento de harmonia e de segurança com a vida e com a família. Sente que tem o direito de existir, de amar e ser amado e de ser feliz. Irá saber valorizar as graças da vida, sem carregar sentimento de culpa, de punição.
Sua ótima relação com as graças da vida flui na sua existência.

Traços de bloqueio no chakra muladhara

 Inércia, posse, apego, cobiça, avidez, bloqueio na comunicação, tendência de ser manipulado, credulidade, dificuldade em dar e receber e possessividade.carater rígido, severo, egoísta, controlador. Medo da mudança, inconstante, inseguro,  compulsivo, gosta de rotina de segurança. Não é aventureiro. Levado ao materialismo. sem iniciativa, sem paixão, entusiasmo. Depressão. Frio e indiferente.Problemas com os pés.

Nome em sânscrito Muladhara. Significado: apoio da Raiz. Podemos imaginar o cérebro como a parte superior da árvore e a coluna o caule; e  na sua parte inferior está o Chakra Muladhara que significa a raiz, a base da existência do ser humano, o contato com a Terra com a realidade. É o mais primitivo dos chakras.

Roden diz que “a coluna vertebral do homem é uma espécie de árvore, pela qual sobem e descem as seivas vitais. A filosofia oriental simboliza essas correntes vitais, ascendentes e descendentes, pelos dois canais  ida e pingala – espécie de “escada de Jacó” pelo qual sobem e descem os anjos (arautos) de Deus, mantendo o intercâmbio entre o céu e a terra, entre o uno e o “diverso” do Uni-Verso , fora e dentro do homem

 Podemos pensar na educação dos nossos jovens e das nossas crianças quando estamos pesquisando e refletindo  sobre o chakra Mulhadara

A criança que encontra segurança proteção, amparo e amor dentro do ambiente familiar, possivelmente irá estruturar um Chakra básico mais equilibrado e irá administrar seus instintos básicos  com tranquilidade.


Localização – Chakra da base ou sexual, raiz, ou fundamental, centro do osso púbico. Na base da coluna vertebral, básico, reto, cólon, na altura dos órgãos genitais (órgãos reprodutores), em cima do púbis, em cima do útero, sacro.

Situado na base da coluna, este Chakra governa a dimensão física e todos os aspectos sólidos do corpo, mantido pela recepção das energias telúricas distribuídas por esse primeiro Chakra. Ele energiza e fortalece o corpo sendo responsável pelo seu bem-estar físico. É o centro de energia através do qual se experimenta “luta ou fuga”.

Exterioriza-se como a glândula supra-renal, governa os rins, a coluna vertebral, sistema de esqueleto, linfa, sistema de eliminação e reprodução e possui vibração de cor vermelha. Possui 4 pétalas, mas normalmente apenas duas estão abertas nos não-iniciados.


É o chakra mais sexual de todos, o mais básico e o mais primitivo. É o único que está sempre ativo em todas as pessoas, não importa o quão gado ela seja. É o chakra que lida com a força.
Ele também é o mais fácil de ser estimulado. Qualquer propaganda de apelo sexual ou pornografia faz com que este chakra gire mais rapidamente, excitando o indivíduo. É um chakra mais forte nos homens. 

Disfunções: obesidade, anorexia, dor ciática, constipação.
Shephirot - Malkhut
Planeta - Terra, Saturno e Marte de acordo com alguns autores.
cor - vemelho

Este texto é resultado de uma pesquisa e está inspirado em vários mestres.
Este texto está livre para divulgação desde que seja citada a fonte:
http://dharmadhannyael.blogspot.com.br/

Meus blogs
http://dharmadhannyael.blogspot.com.br/
http://astrologiadevenusemercurio.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/dharmadhannyael
Haja luz para compartilhar para o bem de todos.

Eu estou no G+ :
Este espaço está protegido pelos anjos e por Hermes
Estou neste momento me unindo com o Poder  e a Força da Unidade, com o poder de todos os anjos, querubins, Serafins, Elohim.


Melchizedek, Sandalfon, Metraton,
 Gabriel, Rafael, 
Haniel, Miguel, Camael, Tsadkiel,  
Raziel, Uriel,  Samuel
Os anjos seguem na frente abrindo meus caminhos
 e me protegendo Com a Justiça Divina.
Amém!



Nenhum comentário:

Postar um comentário