domingo, 18 de março de 2012

Os sete corpos do Homem – Uma Introdução



                                                               

"Os sete corpos do Homem – Uma Introdução"

Pesquisado por DharmaDhannyael


O homem (ou Ego, ser pensante e consciente) possui 7 tipos de corpos.  Esses são envoltórios que permitem ao homem atuar nas diferentes regiões do Universo.
 São veículos, instrumentos que o Ser utiliza para atuar nessas regiões e que, por isso, pode variar sua constituição sendo mais ou menos denso de acordo o plano em que irá atuar. São eles:


Sob a denominação de "corpo físico" devem incluir-se os dois princípios inferiores do homem, corpo grosseiro (a parte visível) e o duplo etérico. Ambos funcionam no plano físico;

 ambos são compostos de matéria física e formados para um período de vida física, e ambos são abandonados pelo homem físico quando morre e desintegram no mundo físico quando o homem segue para o astral.

A anatomia oculta do ser humano engloba os corpos: físico, etérico, emocional, mental e espiritual. Realizar a unificação em todos os níveis  é a meta do ocultista, e isso inclui os quatro corpos, todos os chakras, a Personalidade, a Alma, a mônada, o antakarana e todos os aspectos do ser.
 Quando compreendemos o processo de evolução, a essência do caminho espiritual fica mais fácil integração e a União  consigo mesmo, com  a Alma com o o espírito  expandido a consciência do microcosmo com o macrocosmos.

Cada um destes corpos corresponde a um nível de consciência e juntos formam o campo energético humano, no qual o corpo físico é a estrutura mais densa - o que nele se manifesta é consequência de todo o processo energético sutil.”

Como seres multidimensionais que somos, nos manifestamos em várias dimensões (ou diferentes planos de realidade) e possuímos um sistema de corpos, no qual, o corpo físico é na realidade, um conglomerado de todos os outros, com a acréscimo da matéria ou substância planetária ( Os corpos sutis são compostos de substância Luz) e isso explica porque tudo...mental, emocional, psíquico e espiritual, encontra-se retratado no corpo físico.


Os corpos sutis são representados por sete corpos ou centros  de energias e fluídos, que tem seus centros em pontos distribuídos ao longo do eixo central do nosso corpo e são conhecidos como chakras e,  na verdade os chakras não designam centros orgânicos corporais específicos, mas modalidades de existência, estados de ser particulares,ou seja , níveis específicos de consciência.

“Deve-se notar que na literatura teósofica original (como a escrita por Blavatsky) o termo "corpo astral" não tem o mesmo significado de que o termo utilizado em literatura teosófica posterior (como a de C. W. Leadbeater).

 Nas obras de Blavatsky o corpo astral não se refere ao corpo emocional mas ao duplo etérico Linga Sharira. Contudo mais tarde C.W. Leadbeater e Annie Besant (Adyar School of Theosophy), e a seguir a eles, Alice Bailey, equacionaram o astral com o princípio Kama (desejo) e designaram-no por corpo emocional (um conceito não encontrado na Teosofia anterior).

O duplo etérico é equivalente ao corpo vital na literatura rosacruciana de Max Heindel [1], pois o mesmo refere que o corpo etérico ou vital é divisível pelo indivíduo de forma voluntária-consciente-positiva (no caso de um "Auxiliar Invisível") ou de forma involuntária-inconsciente-negativa (no caso de "Medium"), em duas partes, cada uma das quais com dois etéres.

 A designação de "corpo vital", segundo Heindel, deve-se ao facto de o éter ser o meio de ingresso da força vital do Sol e das agências na natureza que promovem actividades vitais com o assimilação, o crescimento e a propagação.

Nesta constituição setenária, podemos entender o Atman como a coroa que encima a constituição humana (a ponta superior do triângulo), fornecendo-lhe o seu espírito imortal.

Podemos dizer que a Tríade superior é a parte imortal da natureza humana, o "espírito" e alma da terminologia Cristã, enquanto que o Quaternário inferior é a parte mortal, o "corpo", do Cristianismo.

Segundo Blavatsky, o Absoluto emana de si raios, que são chamados de Mônadas ou Atman. Estas Mônadas são a Essência Imortal do Homem.
O Atman, com o objetivo de individualizar-se, emana de si um princípio mais denso chamado Budhi. Esta díade Atman-Budhi reveste-se de princípios cada vez mais densos, e em número de sete.

 Iniciando do mais denso para o mais sutil:

1.    Sthula Sharira - O corpo físico, corpo denso.
2.    Prâna - O corpo vital;
3.    Linga Sharira - O duplo etérico, o corpo astral na teosofia original, de Blavatsky;
4.    Kâma Rupa - O corpo de desejos ou corpo emocional, o corpo astral na literatura teosófica posterior a Blavatsky;

5.    Manas - Nossa Alma Humana, ou Mente Divina. É o elo entre a Díade Atman-Budhi e nossos princípios inferiores; O corpo mental de Manas inferior;
6.    Budhi - Nossa Alma Divina;
7.    Atman - O raio do Absoluto, nossa Essência Divina;

A tríade Atma-Budhi-Manas é a parte superior e imortal do Homem, sendo os restantes quatro princípios chamados de "princípios inferiores" ou "quaternário inferior".

A constituição setenária proposta por Blavatsky e a Teosofia é uma síntese de ideias da filosofia oriental (Advaita Vedanta, Samkhya) e ocidental (Platonismo, ocultismo). Todas estas correntes concordam que a constituição humana é formada por sete princípios.

Embora a ideia original de Blavatsky tenha sofrido posteriores modificações, feitas por esoteristas como Leadbeater, Rudolph Steiner e Alice Bailey, a descrição dos sete princípios de Blavatsky permanece consistentemente como base do pensamento esotérico ocidental.

[ A constituição do Homem segundo outras religiões e filosofias


A constituição do Homem segundo os Mestres Ascensos Nos ensinamentos da The Summit Lighthouse, o homem também é constituído de sete corpos: três corpos superiores: o Corpo da Presença do EU SOU, o Corpo Causal e o Santo Cristo Pessoal e quatro corpos inferiores: o corpo etérico, o corpo mental, o corpo emocional (ou astral) e o corpo físico.

Os três corpos superiores correspondem ao plano do Espírito e os quatro corpos inferiores ao plano da matéria.

Além disto, outras correntes rosacruzes, como é o caso da Fraternitas Rosicruciana Antiqua, preferem propor uma constituição humana formada por três princípios: Corpo, alma e espírito.

 Neste esquema tríplice, o Corpo é associado ao corpo denso; a alma é associada ao corpo astral; e o espírito aos princípios superiores do homem. A alma se constitui no elo que une e liga o corpo e o espírito. Um ideia semelhante é o perispírito da doutrina espírita, elemento mais sutil que o corpo, porém mais denso que o espírito e que o reveste.

Interessante observar que uma constituição tríplice do Homem (corpo, alma e espírito) também é aceita pela Igreja Católica.

O Corpo Físico retrata todos os corpos e transmite todas as energias dos raios através dos chakras que são representados pelo sistema endócrino.

É um corpo material, constituído de ossos, pele, sangue. Apresenta cinco sentidos básicos: tato, paladar, olfato, visãem geral, conseguem enxergar.

O corpo físico do homem é composto  de matéria nestes setes estados – o corpo grosseiro consiste de sólidos, líquido, gases, e o duplo etérico, das quatro divisões do éter, conhecidas respectivamente sob as denonimações de Éter I, Éter II, Éter III, e Éter IV.

Henrique Rosa (2) diz que o mundo físico ou plano físico tem duas grandes divisões. O lado mais sutil da matéria densa,conhecida como etérica,  as crianças e os animais em geral conseguem enxergar.

 As duas grandes divisões são:

1. Plano Físico Inferior. É constituído por três subplanos: sólido, líquido e gasoso. Assim, podemos verificar que atualmente todos vivemos no Plano Físico Inferior.

2. Plano Físico Superior. É constituído por quatro subplanos: etérico, superetérico, subatômico e atômico, este o mais elevado deste subplano. Falando em termos mais energéticos, também são classificados como:
quarto etérico (matéria da ordem dos iônicos), Terceiro etérico (matéria da ordem dos prótons), segundo etérico (matéria da ordem dos neutrinos), primeiro etérico (matéria da ordem dos elétrons).

Neste subplano é onde vivem muitos dos espíritos da natureza, aquelas criaturinhas pequeninas que cuidam das plantas, flores, árvores, águas, etc., também conhecidas, dentre vários nomes, por: gnomos, ninfas e fadas.
Este texto é resultado de uma pesquisa, é uma compilação:

1 Alice bailey
2- Shaffica Karagulla
 3.wikipedia
1.    .Annie Besant


Repassando à chama  Violeta

 Eu sou, Eu Sou, Eu sou, a Divina Presença Vitoriosa  de Deus,
que chameja o FOGO VIOLETA DA LIBERDADE(TRÊS VEZES) através de cada particula de meu ser, e  em meu mundo. 

Selai-me num pilar de fogo Sagrado e transformai e renovai minha energia, purificai-me com a pureza, amor, Força, harmonia,  liberdade e perfeição da Graça da Chama Violeta.
Pesquisado por Dharmadhannya
Este texto está livre para divulgação desde que seja citada a fonte:
http://dharmadhannyael.blogspot.com.br/
Meus blogs
http://astrologiadevenusemercurio.blogspot.com.br/

Eu estou no G+ : Dharmadhannya
Comunidade do G+: Dharmadhannya Luz e União
https://plus.google.com/communities/111702837947313549512

Haja luz para compartilhar para o bem de todos.
Somos Um-a só consciência.
Este espaço está protegido pelos anjos e por Hermes
Estou neste momento me unindo com o Poder  e a Força da Unidade, com o poder de todos os anjos, querubins, Serafins, Elohim.

Melchizedek, Sandalfon, Metraton,
 Gabriel, Rafael, Haniel, Miguel, Camael, Tsadkiel,  

Raziel, Uriel,  Samuel
Os anjos seguem na frente abrindo meus caminhos
 e me protegendo Com a Justiça Divina. Amém!

Direitos Autorais -  Algumas imagens neste Blog foram obtidas no Google Imagens ,alguns sites e de meus arquivos. A publicação das mesmas não têm fins lucrativos e é de boa-fé, caso se sinta ofendido em seu direito autoral, favor entrar em contato para exclusão das imagens.
























Nenhum comentário:

Postar um comentário