quinta-feira, 12 de abril de 2012

O que a meditação faz - contato com a Alma Divina.parte 2

                                                        

O que é que a Meditação faz - contato com a alma divina.
Torkon Saraydarian
8. A meditação leva à auto-realização e autodeterminação.

Gradualmente todas as atividades mecânicas da mente cessam e hábitos cristalizados se dissolvem. Os corpos se tornam instrumentos de comunicação e criatividade obedientes e sensíveis à medida que deixam de responder mecanicamente aos estímulos provenientes do mundo exterior. A mente aprende a selecionar os pensamentos que chegam e imediatamente rejeita os que não sintonizam com a luz da Alma.


A meditação possibilita que você confronte suas reações com as opiniões e emoções da massa. As opiniões e emoções da massa construídas sobre sortilégios e ilusões influenciam-no e criam reações em você, se você é controlado por botões e age mecanicamente. Como a meditação põe um fim ao seu automatismo e faz de você o seu próprio Senhor, você rejeita qualquer impressão, qualquer influência que esteja em desacordo com o Plano divino.

Você também percebe que não pode ser hipnotizado por nenhuma espécie de anúncio, nem arrastado por nenhuma força, visto que sua mente penetra nas coisas e as vê claramente como elas são.

9. Através da meditação aprimoramos o corpo etérico do planeta.
Sabemos que o corpo etérico do planeta se compõe de linhas etéricas que formam quadrados, mas que isto está mudando à medida que mais pessoas começam a meditar. Os quadrados estão rapidamente transformando-se em triângulos e, finalmente, transformar-se-ão em círculos. Aí então nosso planeta será sagrado e a paz, saúde, alegria e fraternidade serão realidades.

10. A meditação gera energia.

Em geral sentimos a energia quando ela estimula ou carrega nosso corpo físico. Na verdade, estamos vivendo num oceano de energia, mas na maioria das vezes não estamos em contato com essa energia devido a certas formações em torno de nosso corpo que impedem uma comunicação fluida.

Essas formações podem ser chamadas de películas repulsoras, que isolam do oceano de energia certas partes do corpo e impedem o crescimento daquele corpo particular ou de parte dele. Essas películas repulsoras são formadas principalmente pelos nossos medos, ilusões, desejos e encantamentos. Elas estão no interior da aura e repelem ou distorcem as energias que chegam através da mente ou do corpo etérico.

A maioria dessas formações está no corpo mental inferior e elas bloqueiam as energias que fluem da Alma ou Cálice. O corpo fica desprovido de energia. Você o alimenta e lhe dá vitaminas, mas não tem energia. Isso causa muitas complicações ao corpo porque, devido a uma alimentação excessiva, o equilíbrio do metabolismo é perturbado e o corpo etérico é forçado a agir e estimular em excesso certas partes do corpo, criando aí tumores ou congestão.

A verdadeira energia no ser humano é vivenciada quando a energia liberar do nosso alimento, do ar e do sol se mistura com a energia da Alma e da vida. Se essas energias fluem para os corpos, sem obstáculos e rejeições, homem necessita de muito pouco alimento.

Casos assim são ocasionalmente presenciados e constituem verdadeiro quebra-cabeças para os médicos. Cristo se referiu a esse fato quando diz que “não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus”. As palavras de Deus representam energias de idéias e de luz, amor poder superiores provenientes da Alma para alimentar e vitalizar o corpo físico.

A meditação libera energia porque purifica o plano mental de todas as formações obstrutivas e abre um canal a planos carregados com energia superior.

Sabemos que os sete níveis do Plano Físico Cósmico não são senão energia e força numa escala gradual. A meditação aprimora e purifica nosso corpo mental, tornando-o apto a entrar em contato, a registrar, absorver e repassar as energias superiores que podem aparecer como idéias, planos intuitivos, amor puro, pensamento claro, altruísmo, relações humanas corretas, boa vontade o na forma da energia radioativa da alegria e do dinamismo. 2

Nossas meditações são principalmente um processo de contato com idéias que existem num nível intuicional. As idéias são ondas de energia altamente carregadas. Através da meditação elas descem à atmosfera mental e a carregam irradiando-se então para os corpos emocional, etérico e físico.

Através da meditação, não somente carregamos o nosso mecanismo, m ainda irradiamos uma grande quantidade de energia para as pessoas com quem nos comunicamos. Todos os grandes meditadores são estações geradoras de energia, e quando falam ou escrevem as pessoas são por eles arrastadas, com se o fossem por um furacão.

Assim, os grandes meditadores estão carregados de energia e capacitados a ver a visão e a destruir as cadeias que os mantêm presos aos mundos inferiores.  Nenhum obstáculo pode detê-los. Assim eram carregados todos os discípulos dos Grandes Mestres, e eles se tomaram fontes de grande progresso e beleza do mundo.

Às vezes, as pessoas acumulam você com seus sortilégios e ilusões e levam a atividades consumidoras de energia, mas elas não perduram por muito tempo, visto que essas formações de forças não têm em seu interior um princípio, uma semente, um núcleo verdadeiro. Mais cedo ou mais tarde elas desintegram e você experimenta uma dolorosa desilusão e desapontamento.

11. A meditação leva ao serviço e uma vida de serviço abre seus centros etéricos e faz de você um homem de poder, luz e amor.

Há  técnicas, ou métodos  que não coloca o homem em contato com a sua Alma, que não trabalha a harmonia interior e a sua responsabilidade com a Unidade, usada para abrir os centros etéricos.

O melhor método para abrir os centros é uma vida de serviço dedicado, resultado da meditação. Um homem começa a servir quando entra em contato com a própria Alma. A meditação é a ciência pela qual o homem entra em contato com o Senhor Interior e se torna radioativo.

 Essa radioatividade é expressa como serviço. Quando a vida de serviço continua e as qualidades da Alma se expressam a si mesmas, os centros começam a abrir-se e a desdobrar-se e a inundar o mecanismo com energias poderosas.

A meditação prepara os corpos, remove a inércia do corpo físico, os encantamentos do corpo emocional, as ilusões do corpo mental e, então, a energia do Senhor Interior perpassa por todos eles sem nenhum atrito. Seus centros etéricos desabrocham como uma árvore, natural e espontaneamente.


12. A meditação o torna magnético, atraente, alguém que inspira amor e dedicação. As pessoas se sentem atraídas por você em busca de orientação, luz, amor e energia. As pessoas confiam em você, têm fé em você. Assim você atrai pessoas a quem pode servir, e isso ocorre tanto no plano objetivo como no subjetivo.

 Sua aura toma-se fortemente magnética e radioativa. Ela atrai aqueles que estão prontos para serem ajudados e repele os que não têm nada que ver com o Plano. Ela também repele formas de pensamento indesejáveis e várias outras forças.

As pessoas tentam criar magnetismo artificial com sua maquiagem, corte de cabelo, roupas especiais, maneiras especiais, mas quando você se aproxima delas fica insatisfeito porque sua Alma não tem magnetismo. Elas não têm magnetismo verdadeiro. O magnetismo verdadeiro começa quando a energia da Alma circula no corpo etérico.

13. A meditação abre as portas da Sabedoria.
Sabedoria é a habilidade de usar seu intelecto desenvolvido e seu amor puro para ir ao encontro das necessidades da época, invocando a criatividade e o desenvolvimento em seus contatos, de acordo com o Plano Divino.

Através do processo da meditação, seu intelecto se abre, seu amor aprofunda e suas habilidades se harmonizam com o ritmo da evolução, com o ritmo do futuro. Você se comunica com grandes sistemas de conhecimento, com acúmulo de experiências imemoriais, e os utiliza a serviço dos outros.

14. A meditação desenvolve o olho que vê as razões dos pontos de vista opostos, dos grupos opostos. Que vê o princípio e a causa que está por trás  deles e o modo pelo qual se pode estabelecer um acordo entre eles.

Você vê os ciclos, os raios, os corpos, as leis que os controlam e a vida da Alma que neles opera. Vê quando e onde eles podem começar a concorda Assim você poupa energias, promove uma compreensão permanente e auxilia no trabalho de evolução consciente.

15. A meditação conserva seu intelecto lúcido e saudável até o último dia da sua vida. Você não perde seu poder de raciocínio, suas habilidades criativas a despeito do avanço da idade.

À medida que as pessoas vão aumentando sua idade, com frequência perdem seus interesses mentais, mas uma mente treinada na meditação penetra mais e mais profundamente em seus interesses e torna-se uma estação de li e experiência para os outros. Assim fica garantida uma vida feliz para o temi da velhice, enquanto outros perderam o sentido da realidade e o prazer criatividade.

16. A meditação desperta em você o sentido da responsabilidade.
À medida que a meditação prossegue e pouco a pouco seus veículos vão se integrando e alinhando com os planos superiores, sua consciência grupal se desenvolve e seu sentido de unidade se aprofunda. Com esses desdobramentos seu sentido de responsabilidade penetra numa dimensão mais elevada.

 Você se dá conta de que:
a.  responsável com relação ao Plano e à Hierarquia;
b. a vida é uma unidade;
e. nem sequer por um único ato você quer ser uma barreira, um impedimento ao progresso e ao desenvolvimento de seus irmãos e do Plano;
d. deve compreender as necessidades alheias e procurar inteligentemente ir ao encontro delas.

Sabemos que o sentido de responsabilidade é a primeira indicação de q o homem despertou para a consciência de sua Alma.

No decorrer dos séculos, o homem esteve escravizado a seus mundos físico, emocional e mental e os tem usado para sua satisfação e prazer pessoa Mas quando se põe a praticar a meditação oculta ele entra num novo nível de consciência. Começa a compreender que é uma parte de tudo, que o efeito de suas ações em três níveis não só condiciona a sua vida, mas também a vida dos outros, que todo movimento para transcender a si mesmo promove a elevação dos demais, e todo movimento insano cria longas cadeias de obstáculos para si e para os outros.

 Mais tarde ele descobre que a maior das leis é a Lei da Síntese. Quando percebe esses fatos, o sentido da responsabilidade desperta e se desenvolve nele. Na verdade, o sentido da responsabilidade passa a existir quando a alma humana em evolução lentamente penetra na consciência do Anjo Solar e torna-se iluminada com o intelecto, com o amor e com a vontade daquele Mestre Interior. Nesse estágio o homem não é mais escravo das forças centrípetas de sua natureza, mas torna-se radioativo e transforma-se numa energia centrífuga, voltada para o outro.

Um sentido de responsabilidade é a capacidade de sentir-se uno com o Habitante Interior e a capacidade de renunciar aos interesses ínfimos em prol dessa realidade interna.

A Alma no homem é o repositório de experiências atemporais e o depósito da luz recolhida através dessas experiências. Toda experiência verdadeira é revelação de uma lei divina. A meditação conduz a esse repositório de sabedoria no interior de cada indivíduo e, através da luz dessa sabedoria, revela o caminho da síntese.

17. A meditação abre em você uma fonte permanente (te alegria.
À medida que você continua a praticar sua meditação com sinceridade e aspiração, as pétalas do Lótus Interior gradualmente desabrocham e irradiam sua fragrância, preenchendo todo seu ser e seu ambiente. Isto é alegria pura. Quando essa alegria se distribui por seus veículos, ela os purifica das vibrações negativas, destrutivas e bloqueadoras e, como conseqüência disso, sua personalidade torna-se um fogo radioativo de alegria. 3

A meditação é um modo de cooperar com a construção cósmica. Sua meta não é produzir inércia, felicidade, relaxamento e satisfação.

O cosmos todo (e nosso sistema é um átomo dele) está em processo de construção, objetiva e subjetivamente falando. Uma grande atividade criadora está acontecendo em prol de um propósito cósmico. A meditação é uma ferramenta a ser utilizada nesse grande trabalho de construção e ela pode criar conflito, esforços, labuta, necessidade de autodedicação, expansão da consciência, disciplina e comunicação — através de uma grande batalha. A fonte da alegria se encontra num modo de vida assim. Dessa forma, a meditação é um processo de vir-a-ser, em que o homem gradualmente se transforma em seu ser essencial e se torna o seu Eu Real.

2. Ver o cap. XIV in The Science of Becorning Oneself. de H. Saraydarian.
3. Ver The Science (f Becoming Oneself, Cap. XXVIII, de H. Saraydarian.

…………..
Capítulo 2


O CORPO MENTAL E AS FORMAS
DE PENSAMENTO
De acordo com a Sabedoria Antiga, o corpo mental é constituído peh seguintes partes:
1. A substância sutil, de natureza elétrica, utilizada para estruturar as fo mas de pensamento.
2. O Anjo Solar, o Pensador.
3. As várias formas de pensamento, como conjuntos de nuvens flutuan na atmosfera da mente.
4. Um centro na mente, do qual se irradiam nove pétalas de energia, o homem estiver próximo à terceira grande expansão da consciência.
5. Uma pérola reluzente, o átomo mental permanente.1
A substância mental é dividida em sete vibrações sucessivas, cada un das quais é chamada de plano. Cada plano tem sua função própria. A medi que o homem evolui, ele constrói e passa a usar níveis mentais superiore porque a substância dos níveis superiores é mais adequada à formulação idéias mais elevadas, dotadas de maior clareza.
O Pensador dentro de nós é o Anjo Solar. Obras ocultistas dizem que Anjo Solar está em meditação profunda. Isso significa que Ele pensa. Pens é um processo de comunicação com esferas superiores e um processo de a sim ilação e tradução da Vontade ou Propósito assim contatado.
Somos de opinião de que todo homem pensa. Isso não é verdade para maioria dos homens. Pensadores são aqueles que elevaram seu foco de con ciência ao nível do Anjo Solar e são capazes de captar as expressões do An Solar, de absorvê-las e, a partir daí, formular novas formas de pensameni
1.      Para maiores informações sobre a mente, ver The Science of Becoming Onese de H. Saraydarian, pp. 72-99.


Nenhum comentário:

Postar um comentário