quarta-feira, 6 de junho de 2012

Astrologia Esotérica - A alma e a Personalidade.


                                                       


"Astrologia da Alma. 
A personalidade e a Ponte do Arco-Íris".
Alan Oken
Postado por dharmadhannyaEL

Resumo do texto.

Do ponto de vista metafísico: Somos pó e ao pó retornamos.

“O que anima o nosso organismo físico e todas as outras esferas celestiais não é o pó, mas a luz, e é para a Luz que também retornamos. É essa relação do pó para a luz que constitui a essência da ciência antiga e toda a investigação metafísica.

Uma pessoa assim consciente da Alma emana uma energia física distinta, que não se impõe ao espaço físico dos outros, mas, os penetra e, na maioria das vezes, os eleva. Poder-se-ia dizer que tal indivíduo possui uma qualidade curativa sobre si mesmo, como também uma serena força de propósito.


Quando a presença da Alma entra é experimentada pelo corpo físico, ocorre uma mudança muito evidente nas nossas energias físicas. Nós parecemos radiar. Essa radiância é sentida e experimentada, por aqueles suficientemente sensitivos para percebê-la, como um calor – uma essência amorosa bem diferente do ardor da vitalidade  natural que emana de uma Personalidade gregária exuberante. 

É necessário que a nossa compreensão da Alma seja fundamentada numa sintonia com os padrões da estrutura cósmica.

São necessários também exercícios contemplativos, visualização e meditação.

 Estes servirão para aprofundar a nossa consciência essencial nas energias e princípios que estamos procurando contatar e conhecer. Essas experiências nos habilitarão praticar  o serviço do bem fundamentada na lei e praticada com Amor e sabedoria.

 Tal acesso produz uma estrutura de apoio equilibrada e todo-abrangente, tanto para nosso empenho em servir ao outros quanto para o nosso próprio desenvolvimento pessoal.

Um dos relacionamentos estruturais mais importantes e fundamentais em nossa vida é aquele entre a personalidade e a Alma e o campo de energia unificadora que as liga.

Esse último é conhecido ou por seu nome sânscrito, Antahkarana, ou, nos últimos tempos, por uma expressão mais popular, a Ponte do arco-íris. Existem muitas definições e interpretações das funções dessa importante tríade.

 As palavras e diagramas seguintes são instrumentos intelectuais projetados para ajudar o leitor (e o escritor) na busca daquela compreensão  intuitiva maior e no contato com a Forca vital. Em ultima análise, a verdade de qualquer estudo é relativa apenas a voz de uma verdade interior própria encontro desta voz coincide com o trilhar do Caminho.

Para revelar a nossa verdade pessoal própria, precisamos preparar nossa personalidade para receber a presença da Alma. Só então poderemos dizer: “O que procuro demonstrar através da minha vida, eu identifico, experimento e assumo a responsabilidade como sendo a verdade, para mim”.


Sem essa presença como foco central e essência sintetizadora na nossa vida, nossa existência tende a ser um atoleiro de conjeturas e opiniões.

Isso frequentemente é acompanhado de uma série de desejos frustrados ou parcialmente realizados, assim como um fluxo alternativo de entusiasmos ou de depressões dependendo da nossa aparência física ou da condição das nossas posses materiais. 

 Somente através da sintonia e alinhamento com a Alma que passa a ser possível na abordagem consistente de uma vida de infinitas inconsistências.

Como  podemos ver no diagrama 1, a personalidade consiste do corpo físico, do corpo emocional e também conhecido como “astral” ou “de desejo”) e do corpo mental inferior (a mente racional).

Numa Personalidade completamente desenvolvida, estes três veículos estão sintetizados em uma unidade de trabalho harmonioso. Isto significa que existe um alinhamento da mente e dos sentimentos, para que nossas ações objetivas sejam expressadas em uma unidade de trabalho harmonioso.

Isto significa que existe um alinhamento da mente e dos sentimentos, para que nossas ações objetivas sejam expressadas de maneira equilibrada. (É claro que as posições dos planetas no mapa natal indicarão a facilidade ou dificuldade concretizar-se  esta integração da Personalidade. A energia transcendente – o emprego da vontade para  “tramar” o padrão do  horóscopo em um todo coeso – é o principal fator que conduz a livre utilização desta vontade e a co-criação do nosso caráter e destino).

Este tipo integrado de personalidade é geralmente criativo ou, no mínimo, bastante capaz de atuar sob quaisquer circunstâncias e pressões sociais. É a meta de toda pessoa aspirante e espiritualmente ativa estruturar um eu inferior assim integrado, pois só com um alinhamento de energias correto é que pode ocorrer um contato consistente com a Alma.

 A individualização do pequeno ego é um passo primordial na evolução pessoal – um passo que está sendo dado, atualmente, por milhões de pessoas. Milhões mais estão formando a verdadeira ligação entre os eu inferior e Superior, à medida que o despertar para a Ponto do arco-íris e a Presença da Alma se tornam realidades sempre crescentes.

 Até que se alcance um considerável estado de avanço de evolução pessoal, em que haja uma fusão entre o eu inferior e o superior, tudo que se relaciona á Personalidade é, ou herdado (karma biológico), ou criado e adotado temporariamente (fatores de resposta ao condicionamento social). A exceção para isso é o eterno e imortal Princípio vital, que anima e vivifica a toda a existência.

As formas da personalidade - sejam estas as forma s concretas do corpo físico, as formas-pensamento da mente ou as formas de expressão do desejo pessoal, emoções, apegos, e necessidades  – são de natureza mortal e temporária.

 A Força Vital permanece sempre essencialmente sem forma, ainda que esteja constantemente criando estes “continentes” temporários para si mesma, através do trabalho e da função do relacionamento Alma-Personalidade.


 Uma justaposição como esta demonstrará claramente o relacionamento entre um propósito da Alma interno do indivíduo (“Por que estou aqui?”) e a natureza daquelas circunstâncias objetivas, ou seja, o “mundo” da Personalidade pelo qual este propósito é para ser externado.

Quando falamos de Personalidade., ou eu inferior, estamos nos referindo a uma entidade composta de três veículos de consciência: o corpo físico, o corpo emocional ou astral e o corpo mental inferior( a mente lógica, racional).

Veículo também implica a estrutura da matéria que exprime as energias vitais mais sutis, ou consciência. Assim, poderíamos comparar um veículo a um pensamento, e consciência à energia que esse pensamento contém.

 Um veículo é composto pela matéria do seu plano correspondente. (veja diagrama 2) O importante para nós, é lembrar que estes veículos e seus planos de consciência são verdadeiros centros de forças. Estes centros , como logo descobriremos, são afetados por, e correspondem a, planetas, signos e Raios,  que constituem outros centros de força.

“ O mundo real consiste em um ajustamento equilibrado de tendências opostas. Por detrás do conflito entre os opostos está uma concordância de harmonia oculta, que é o mundo.

Existem varias leis e estruturas metafísicas fundamentais que devem ser examinadas antes que possamos começar a integrar os princípios da astrologia sob a perspectiva da Alma no trabalho prático do mapa natal.

 Além disso, muitos dos passos e principais estágios de evolução da consciência pessoal tem têm que ser reconhecidos, a fim de se aplicar corretamente estas indicações astrológicas. Isso requer tres valores vitais:

1. Um entendimento do significado e aplicação dos planetas, signos, casas e seus padrões de aspecto geométrico o quando considerados a perspectiva da personalidade ou do eu inferior. Isso é astrologia esotérica.

2. A mesma gama de entendimento, porém estudada no nível da Alma ou do EU Superior. Isso é astrologia esotérica.

3. A capacidade intuitiva dc reconhecer o nível em que essas energias estão se expressando e a natureza do seu inter-relacionamento. Isso é  o Caminho.

A compreensão e integração dos dois primeiros fatores requer uma mente forte somada a capacidade e a avidez para aprender. O terceiro fator é um pouco mais desafiador e complexo, no que tange a necessidade de uma qualidade de desenvolvimento pessoal no próprio nível da Alma.

 Esse é um outro exemplo de como a  astrologia ao astrólogo: no empenho para atingir tal grau de consciência da Alma, obtém-se a realização pessoal e o crescimento pessoal.

Há uma antiga tradição esotérica que, ao longo dos tempos, tem acompanhado essas aspirações centradas na Alma: um ensinamento interno vindo do que chamamos “Escolas dc’ Mistérios”, ofertado, através do Amor, aqueles que receberam o direito a esse entendimento.

É importante para o estudante estudar certos aspectos da Ciência Eterna (Sabedoria Antiga), da qual a astrologia sempre foi um ramo principal.

Quando visto e interpretado tanto por uma perspectiva tradicional, focalizada na Personalidade, quanto por uma perspectiva centrada na Alma, o mapa natal revela um compreensão esclarecedora desta relação fundamental entre forma e essência.

Como a meta inerente ao embate entre essas duas naturezas é a sua eventual união harmônica e assim, tal perspectiva, astrologicamente revelada, é de grande utilidade. O caminho que o astrólogo deve trilhar para obter conhecimento, qualidade de sintonia e percepção interior é uma jornada incrível e frequentemente difícil, assim, como uma grande dádiva.


Um veículo é composto pela matéria do seu plano correspondente. (veja diagrama 2) O importante para nós, é lembrar que estes veículos e seus planos de consciência são verdadeiros centros de forças. Estes centros , como logo descobriremos, são afetados por, e correspondem a, planetas, signos e Raios,  que constituem outros centros de força.


As interconexões entre essas energias estão no âmago da astrologia da Alma.

A astrologia tradicional ensina que todos os planetas têm efeitos sobre a Personalidade. e seus três veículos. Sabemos que a verdadeira forma e temperamento do corpo físico é frequentemente caracterizada pelo signo ascendente e quaisquer planetas que se encontrem dentro da primeira casa ou em aspecto com ela.

Mas, a Terra e a Lua,  independentemente de suas colocações no mapa natal, manifestam as qualidades mais essenciais na natureza do corpo físico.

A Terra é facilmente encontrada no mapa natal. Ela está sempre exatamente oposta à posição do Sol. Portanto, se o Sol se encontra a 14 graus de Touro, a Terra estará a 14 graus de Escorpião.
Do ponto de vista metafísico: Somos pó e ao pó retornamos".Alan Oken

 Eu penso que quando perdemos o contato com a Alma, perdemos a direção do dharma, e do amor. Nossa Alma é a luz que nos guia e a vontade para fazer o bem, para o serviço amoroso e altruísta nos alinha com o amor da Alma espelho da Sabedoria de Deus.

A Alma vibra na Luz do Amor que mobiliza a atração magnética para sua atmosfera, o fogo do amor aquece a todos com a alegria, com entusiasmo e com  a Força da vontade para o bem.DharmadhannyaEl


Nenhum comentário:

Postar um comentário