quinta-feira, 21 de junho de 2012

Como Agem os Florais de Bach





Como Agem os Florais de Bach
Carmem Monari.

Mestre Bach desenvolveu um meio simples para se atingir o Universo de Cura. Podemos imaginar que existem símbolos coletivos que, conforme a cultura, apresentam-se com uma roupa. 
Este Universo tem sua própria linguagem e símbolos, que os terapeutas procuram para alcançá-lo e ajudar os outros a alcançarem, para que cada um busque sua própria Cura. 
Mestre Bach percebeu 39 Arquétipos de Cura que são 39 Portas diferentes para mobilizar a Cura, sentindo os 39 estados de sofrimento que correspondiam a padrões universais de reação. 
Cada sofrimento corresponderia a um Arquétipo ou a uma Porta e precisaria de uma Chave certa para abri-la. 
 Os Florais de Bach oferecem as Chaves, mas só a própria pessoa pode transformar este sofrimento em uma qualidade inerente desta experiência. 
Cada pessoa pode abrir sua Porta e decidir se quer ou não, se aguenta ou não, fazer este trabalho, porque ela tem livre-arbítrio. 
Cada flor escolhida por Dr. Bach tornou-se uma Chave para trabalhar um processo de Transformação. 
 Ela abre uma Porta do Universo de Cura para nos vislumbrar e entrarmos nele. 
Por isto que não é bom usarmos muitos Florais, porque estaríamos dando muitas Chaves na mão de uma pessoa e ambos poderíamos nos perder no processo.

        A cada Porta que se abre podem aparecer novos sintomas físicos ou
emocionais. Por isto, cada resposta será muito peculiar.
Somente certas flores da natureza podem ser Chaves,

 pois elas têm a qualidade de Cura em sua semente.

Ele percebeu isto e batizou-as, para que, através disto, recebessem esse papel consciente de Cura e trabalhassem juntamente com o homem na abertura destas Portas.


        É um trabalho de abertura de Consciência individual e que, com o tempo, vai se tornando coletivo. 
Este é o verdadeiro trabalho de Amor Incondicional que sai da Essência de cada Ser. Cada uma destas flores está trabalhando pela grande obra, doando Vida e Amor para a Humanidade.

Não só as Flores, mas todos os Seres da natureza estão participando desta Transformação e doando, muitas vezes, a sua própria Vida com o Sacrifício para o processo. 
 Infelizmente, vemos que os Seres mais evoluídos, que têm a maior Consciência animal ou vegetal, estão em extinção pelo seu Amor Incondicional para ajudar a salvar a Humanidade e a Terra.

(Por exemplo, agora no final da Era de Peixes, o grande Sacrifício dos Golfinhos, das Baleias; das árvores Elms se sacrificando para que a Humanidade desenvolva a responsabilidade da Alma; 
 dos grandes mestres que se sacrificaram para a Humanidade receber mais Luz quando deixarem seu corpos, etc.)
O processo de Transformação é uma reação em  
 cadeia, como o processo atômico. Quando alguém ganha Luz, gera Luz para os que estão ao seu redor. Mas se alguém gera destruição, provoca destruição e Trevas aos outros. 
Assim, ocorre o Sacrifício dos Seres de Luz, preenchendo os espaços de escuridão, que são os vazios da Terra. 
O trabalho dos Mestres de Luz está ajudando a Humanidade a ganhar um grau de Consciência Criativa e de Transformação que está muito forte na luta contra os processos de destruição de sofrimento e de afastamento da Alma de sua Fonte de Vida.

Nós vivemos dentro do Mundo da Polaridade. portanto, quanto mais Luz recebermos, mais trabalho teremos para que ela permaneça, porque as Trevas lutam com a mesma intensidade para ocupar seu lugar. Temos que estar sempre vigilantes.

Quanto mais a Humanidade evolui em conhecimentos intelectuais e científicos maior é a intensidade de conflitos econômicos, políticos, religiosos, sociais e patologias mais destrutivas que fogem ao controle dos tratamentos. 
Mas quanto mais difícil é a época, mais força de luta a Alma terá; temos que acreditar sempre na Providência Divina, onde cada um recebe tudo o que necessita para sua caminhada na existência com Fé. Esperança e Amor. 

Capítulo IV

Filosofia do Dr. Bach

Visão Global
        Vou me ater a alguns princípios básicos escritos pelo Dr. Bach*. O Homem
possui:
a) Uma Alma - que é o seu eu real;
b) Um Espírito - seu Ser Divino;
c) Um corpo - templo terreno desta Alma.
O Espírito está na Essência do homem, e Dr. Bach chamou-o de Eu
Superior, ele é imortal, guarda toda a Sabedoria, é onde está o nosso Centro de Vida.

Ele não sofre, é só Luz, só Amor, é o início e o fun, a nossa parte Divina.

 O homem busca tocá-Io, desenvolvendo sua Espiritualidade ou sua Religiosidade, isto é, o seu Religare, que é o conectar do seu Eu Superior com o seu eu inferior.

O nosso Eu Superior é o Espírito, tem a Consciência. O nosso eu inferior é a nossa personalidade, dentro dele está o nosso corpo, o nosso Ego e todos os nossos meios de conecção com a existência (nossos corpos físico-mental­psíquico).

Durante a existência, ele desenvolve seu processo físico-mental
consciente de Vida.                                                                                                                                                              .
        Nossa Alma é a intermediária entre nosso eu inferior e o nosso Eu
Superior.

Ela sofre quanto nossos dois Eus não trabalham em conjunto.

AAlma habita dentro e ao redor de nós, dirige nossas Vidas da maneira que ela deseja e tanto quanto consentimos, sempre nos guia, nos proteje e anima.

 Ela deixa passar a Vida da essência para os nossos corpos.
        A nossa Alma sofre quando se afasta da essência, da Vida e do Amor.
fazendo o nosso corpo sofrer junto.

Podemos pensar na Alma como um princípio feminino que alguns chamam de Psiquê. Ela anima o corpo através da sua união com ele, que vai se tornando consciente.

E existe o princípio universal do Amor, que muitos chamam de Eros, que é um princípio masculino. Durante a nossa existência, ocorre a busca da nossa Alma pelo Amor, só que é um longo caminho de aprendizado e, geralmente, esse caminho tem um sofrimento.

A Alma manifesta isto através de "sintomas da Alma", que são universais e podemos perceber que se repetem em qualquer tempo e espaço.

Mestre Bach percebeu e descobriu o meio de ajudar as pessoas neste sofrimento, para conseguir o aprendizado da Alma viver o Amor na existência.

Foi observando e sentindo as pessoas e o seu sofrimento da Alma que chegou ao seu caminho de Cura. Sentindo o "sofrimento da Alma" vamos buscar qual Porta deve ser aberta para que a Alma consiga entendera sua experiência, aceitar e transformar o seu sofrimento, caso ela queira.

Só assim ela vai receber um grau de Consciência (que vem do Eu Superior)'
e vai trazer isto para sua mente consciente (eu inferior).

Assim, os dois Eus vão se comunicar e ela vai entender a experiência deste momento de sua existência. A Alma só aprende uma experiência quando recebe a Consciência que vem do seu Eu Superior e ilumina o seu consciente (do eu inferior).

 Receber Consciência é receber Vida e Amor. Porque tudo isto vem da nossa Essência, que faz parte da Essência Universal.

Quando a Alma abre uma Porta de um Arquétipo de Cura, ela terá ação conforme sua bagagem de experiências anteriores.

 Por exemplo, quando se abre a Porta da culpa - vamos trabalhar a culpa do presente e todas as outras que vivenciamos em outras situações, para ter um entendimento global da vivência e não só do momento.

Devemos observar como reagir em todas as situações:
1. Entender;
2. Aceitar (nunca negar);
3. Transformar;
4 . Liberar o Amor e a qualidade que vem da sua essência.
Estas quatro etapas valem para todas as Portas.
         A Vida manifesta -se em nosso corpo através da Alma, que anima e traz a
Vida da Essência Divina para o nosso corpo físico.

 Ele tem o importante papel de veículo para o Espírito e a Alma aqui na existência, mantendo-se em suas
 necessidades básicas e vitais.

O nosso eu inferior (a personalidade) é a nossa parte mortal. O que se toma imortal são as nossas experiências da Alma com Consciência, que vão se agregar aos conteúdos do nosso Eu Superior.

 A Alma vem à Terra para realizar certas tarefas de aprendizado na existência, ter Consciência de sua vivência terrestre para liberá-la para outras etapas.

E o sofrimento faz parte do crescimento da Alma. Ela vem aqui para desenvolver virtudes que lhes faltam, extinguir tudo que é defeituoso dentro de nós e avançar em direção à perfeição de nossa natureza.

Cada Alma sabe e escolhe o ambiente e suas circunstâncias que lhe ajudarão a trabalhar suas limitações, transformando- se e cumprindo a sua verdadeira Missão.

 Cada pessoa nasce com uma carta astrológica, um padrão que lhe coloca em um local e certa convivência, circunstâncias que são necessárias para o seu crescimento.

 A primeira etapa é a pessoa descobrir suas limitações, as maiores cristalizações que precisa vencer, entendendo, aceitando e transformando.

A segunda etapa é a liberação das virtudes que temos por trás dessas limitações, principalmente o Amor, que traz Vida e Consciência para podermos cumprir o nosso papel de Alma.

A Filosofia do Coração
O caminho do Coração é aquele que atinge a nossa Essência, para isto, vamos direcionar a nossa mente na existência e viver para o Todo, não para nós mesmos.
O homem, quando vem à existência, sai do Todo, desenvolve sua mente racional, o seu consciente e o entendimento da Vida.

Filosofia do Dr. Bach

Mas, em um determinado momento, vem um chamado do fundo do Ser para tornar a Vida plena, pois o mundo das formas não satisfaz mais. Então,
se apresenta um novo caminho para a volta consciente ao Todo, que pode ser seguido ou não.
a caminho do Coração é feito com o consciente já desenvolvido pelo racional e iluminado pela Luz da Consciéncia que vem do Ser, para ajudar cada um a cumprir a sua Missão existencial.
Somente quando assumimos este caminho, conseguimos cumprir a nossa real Missão e a nossa Vida ganha sentido e direção. A nossa personalidade firma o seu propósito e atinge o seu ideal.
        a mais alto ideal do Ser Humano é atingir o estado de Amor dentro de si
mesmo e abrir-se para o mundo em doação e compaixão.
Este é o caminho da Transformação, com a chama do Coração transformando as nossas limitações e os nossos defeitos básicos em qualidades que vêm da nossa Essência.
a uso dos Florais do Dr. Bach é um dos meios que podem ajudar o homem que desejar a sua Transformação, para seguir a sua Missão e trilhar o seu caminho do Coração. Eles são essências que liberam Vida, Luz e Amor.
        a homem precisa de três manifestações que vêm do seu Coração para o seu
            estado de saúde:
1. Fé e Esperança - que vem da Vontade Divina.
2. Sabedoria - necessária para nutrir a sua mente e ter o uso correto do
conhecimento racional.
        3. Amor - necessário para cumprir o destino da Alma, com compaixão e
misericórdia.

o Que é o "Cura-te a Ti Mesmo"
a "Cura-te a ti mesmo" é o "Conhece-te a ti mesmo".
Quando o Dr. Bach usou o título de seu livro: "Heal Thyself' ele quis dizer:

a Cura pelo Si Mesmo, este "Thyself' é diferente de dizer "yourself' (si mesmo). "Thyself' sempre se refere a Ele, que é o nosso Eu Superior. Portanto, é a Cura pelo nosso Eu Superior.

        A caminho pelos Florais de Bach é um dos caminhos de Autoconhecimento,
de ganhar Luz da Consciência pelo nosso consciente.

        Nós desenvolvemos o nosso consciente através
 do desenvolvimento da
nossa personalidade, de todo nosso aprendizado intelectual e mental.

A Consciência é Luz e ela vem da nossa Essência, do nosso Eu Superior, do Espiritual. No processo de Autoconhecimento, a Consciência ilumina nossa mente consciente para realizar o seu processo de aprendizado.

 Ela ensinará o nosso eu a viver a Vida e não somente entender a Vida.
É um caminho de Autoconhecimento para entendermos o sofrimento da nossa Alma, transformando- o em aprendizado,

 vivendo com Consciência e cumprindo seu papel.
Vamos recordar alguns Mitos de Cura:

Chiron
É o centauro mitológico, o Arquétipo do curador, do terapeuta. Evocar as
origens é sempre constituir um mito.

Este médico primogênito, figura meio humana e meio animal, tem como Fonte de seu saber médico uma ferida incurável e duradoura na sua anca, local de suas forças incontroláveis. A compreensão de sua própria dor lhe ajudou a ensinar a Curar.

Ele era filho do deus Cronos (Satumo), era um semideus e Zeus lhe deu imortalidade pelos seus conhecimentos. Mas um dia, Hércules lhe atingiu na anca acidentalmente, com uma flecha envenenada onde une sua parte animal com a humana. Hércules não conseguiu ajudar o amigo a aliviar o seu sofrimento.

Chiron, sendo imortal, só podia aliviar sua ferida com a Morte, pois ela era incurável. Então, ele trocou sua imortalidade com Prometeu. Assim, ele pode terminar o seu sofrimento aqui, durante sua existência, e ensinar isto aos mortais.

Chiron sabe que a Morte é necessária, ele até mesmo a procura e a aceita voluntariamente. Ele faz o Sacrificio de sua parte instintiva quando caminha para a Morte; pela sua compaixão, ele é o "Grande Consolador de Almas".

Prometeu - que era um titã - trouxe para os homens o Dom do Fogo, ajudou os homens no caminho do Autoconhecimento através da Luz, no meio das Trevas.

O Fogo ajuda o homem a se transformar de animal em Divino, ele veio dos céus para a Terra e ajuda os homens a atingirem os céus.

Prometeu também tem uma ferida que é sempre renovada e não termina até ser liberado de seu castigo por Zeus, pois ele trouxe o Fogo Divino da Consciência para os homens.

A Consciência é o nosso Fogo Divino e o preço para atingi-Ia é transformar a nossa natureza titânica e instintiva, direcionando a criatividade dentro de
nossa própria natureza, até a Consciência conseguir dirigir a mente consciente, com autodisciplina, Amor Incondicional e entendimento universal.

Chiron está em um Universo Paralelo, no plano dos Arquétipos, ele é o Senhor da Grande Porta do Universo de Cura, para qual o Mestre Bach observou os 39 modos de sofrimento da Alma.

Somente o homem que domina o seu Fogo Interno descobre o seu caminho do Coração, que é ocaminho de Transformação através da liberação do Amor que vem da Essência, conseguindo entrarno Universo de Chiron.

Somente quando o homem liberta o seu Prometeu e recebe dentro de si o Fogo Divino, que é a sua Consciência, ele quebra as correntes que prendem o seu eu inferior às suas limitações terrestres e, assim, ele será iluminado pela Luz da Consciência.

Todo homem nasce com um papel a cumprir, mas precisa primeiro vencer suas limitações terrestres. O não-entendimento destas limitações o deixa doente e ele sofre, são suas cristalizações que o acorrentam e não o deixam viver sua parte Divina.

Temos que libertar primeiro o nosso Prometeu, e somente pelo caminho do Coração e do Fogo atingiremos o Universo da verdadeira Cura, onde está Chiron, que mobilizará o nosso processo de Cura interior.

1 De CarmemMonari 
texto do livro  Participando da Vida com os florais de Bach . 
Uma visão Mitológica e Prática .Carmem Monari 
Editora ABDR 
Postado  por DharmaDhannyá

Nenhum comentário:

Postar um comentário