segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Os Chakras e a Saúde





 Os Chakras e a Saúde 

Postado por Dharmadhannyael

Quando pensamos em chakras pensamos em energia , no ki circulante ou a vida.
a alegria da criança revela os chakras funcionantes, mas quando o adulto egocentrado que controlar a sua vida com o medo, egoísmo, inveja, ambição, raiva, controle,   e assim perde o contato com oo Espirito  ou Alma que respira a vida e a força e a alegria  da Unidade.

A respiração é a chave da liberação , quando você medita na sua respiração, você entra em contato com o Espirito, com  a força da vida e libera os chakra se o seu coração estiver livre para a gratidão, perdão, solidariedade e compaixão.

Não tem meio termos ... Os chakras funcionam bem, com a harmonia com tudo e com todos. 
Aqui vou colocar algumas idéias e dúvidas e em letra azul, com objetivo de  abrir um espaço para ilustrar o tema.
Os Sete Chakras e a Conexão Espiritual com a saúde Humana*.
Mas o que é exatamente um chakra?

Existe uma outra forma de energia que também é importante para a saúde humana e que poderia ser chamada de “energia espiritual”. Por meio de uma variedade de formas e vias, a energia espiritual flui para dentro das células e órgãos do corpo físico.

Uma via de fluxo de energia espiritual de importância decisiva para a saúde humana é um singular sistema de sete grandes centros de energia conhecidos como chakras.

Mas o que é exatamente um chakra?

A palavra deriva de uma antiga palavra em sânscrito significando “roda”. Os indivíduos com habilidades clarividentes e que podem de fato enxergar os chakras dizem que eles se assemelham a rodas giratórias de cor e luz.

 Eles possuem uma certa semelhança (ainda que superficial) com os pontos de acupuntura. Assim como os acupontos, os chakras são centros especializados de energia situados ao longo do nosso corpo, sendo através deles que uma singular forma de energia sutil ambiental é absorvida e distribuída por nossas células, órgãos e tecidos do corpo.

Todavia, o fluxo desta energia sutil (chamada de prana pelos hindus) ao longo dos nossos chakras é fortemente influenciado pela estrutura da nossa personalidade e por nossas emoções, bem como pelo nosso estado de desenvolvimento espiritual.

 A tradição yogue da Índia antiga foi a primeira a descrever, há muitas centenas de anos, a presença no corpo de centros especializados de energia espiritual. Embora os mestres hindus e os yogues da Índia tenham reconhecido sua existência há séculos, o conhecimento dos chakras apenas recentemente chegou ao Ocidente.

 Segundo a sabedoria antiga e as pesquisas atualmente em curso, cada um dos grandes chakras está ligado diretamente a uma diferente região do corpo, bem como a determinadas glândulas endócrinas produtoras de hormônios e ao sistema de nervos do corpo.

Existem no corpo sete chakras principais e muitos outros chakras secundários. Para o propósito da nossa discussão, nós nos concentraremos basicamente nos sete principais chakras do corpo.


 O primeiro chakra, o chakra raiz, está localizado na base da espinha e está conectado ao esqueleto e à medula óssea no interior dos ossos. A medula óssea é na verdade uma fonte das células-tronco para o nosso corpo.

As células-tronco são as células precursoras que dão origem às células brancas e vermelhas do corpo. Assim, a medula óssea produz também os precursores dos linfócitos, um tipo de glóbulo branco que está presente na glândula do timo e nos tecidos do sistema imunológico durante a primeira infância.

 Em virtude da conexão entre o chakra raiz e a medula óssea, acredita-se que ele tenha algum efeito sobre a imunidade do corpo a diferentes tipos de doença.

 O primeiro chakra ou chakra raiz é frequentemente comparado a um sistema radicular que nos liga à terra, O nosso chakra raiz é influenciado por nosso senso de conexão com o solo, as flores, as árvores e o ambiente. Para ilustrar, alguém que se sente muito centrado e tranqüilo quando está cuidando do jardim muitas vezes tem um bom fluxo de energia entrando em seu corpo através do chakra raiz.

 Diz-se também que o primeiro chakra é o centro de energia onde são processadas as nossas preocupações relacionada com a sobrevivência e com a segurança pessoal.

 Alguém que se sente sempre ameaçado e inseguro no mundo pode acabar desenvolvendo em consequências disso um desequilíbrio no chakra raiz.


Podemos pensar em Saturno  e Terra , e assim olhar o mapa astral da pessoa e refletir sobre sua saúde e o Primeiro Chakra. No Tarot eu destacaria o Velho  Sábio (Saturno). NO jogo do Taro  das 12 casas, eu iria olhar a casa 6 da saúde e Saturno onde está.

Aspectos do Primeiro Chakra :
Herança genética, Instinto de sobrevivência em grupo, segurança, ligação com a terra, com a vida, estabilidade da  terra do corpo, coragem, impetuosidade, instinto, equilibrio dos pés no chão, força. Nariz,/odor, Pés/andar, Suprarrenais, Cóccix. Os heróis, os guerreiros e os atletas possuem um chakra básico bem  estruturado.

Está ligado com o corpo físico, apego e posse, agressividade e intolerância, demônio - o medo, instinto de fuga. Suporte fundamental. Aterramento. autopreservação, obesidade, anorexia, dor ciática, constipação, direitos/Ter, Tamas.

O segundo chakra
pode ser encontrado sobre a região pélvica e, muitas vezes, é chamado de centro sacral. O segundo chakra está localizado diretamente sobre os ovários, nas mulheres, e sobre os testículos, no homem. Como tanto os testículos como os ovários são glândulas endócrinas e estão relacionadas com a função reprodutiva humana, diz- se que o chakra sacral está associado a diversos aspectos da sexualidade e da procriação.

O terceiro chakra, ou chakra do plexo solar, localizado sobre a boca do estômago, está ligado ao pâncreas e às glândulas supra-renais, os quais contribuem para as funções digestivas e as respostas agudas ao stress.

O quarto chakra, ou chakra do coração, encontrado na parte média do esterno, está associado ao timo, a principal glândula que exerce um importante papel na regulação do nível da função imunológica do corpo.


Localizado diretamente sobre a glândula tireóide está o quinto chakra ou chakra da garganta.

A glândula tireóide regula a taxa metabólica do nosso corpo através da produção è liberação dos hormônios tireoidianos na circulação.

O sexto chakra, ou chakra da testa, está localizado no centro da testa, logo acima dos olhos, O chakra da testa parece estai- fortemente ligado à hipófise, a principal glândula do cérebro. A hipófise produz hormônios que regulam e coordenam a atividade e o nível de funcionamento de várias glândulas endócrinas situadas em diferentes partes do corpo.

 Por fim, o sétimo chakra ou chakra da coroa está ligado à atividade da glândula pineal, uma glândula endócrina que produz certos hormônios reguladores da hipófise (como a melatonina).

Do ponto de vista da medicina vibracional, os sete chakras são mais do que meros reguladores das funções fisiológicas das glândulas endócrinas do corpo. Eles na verdade são considerados processadores de energia emocional e espiritual.

Cada um dos sete chakras está ligado a pequenos feixes nervosos chamados gânglios. Cada gânglio é como um pequeno centro cerebral.

Parece que cada um dos sete chakras (e seus centros nervosos associados) processa ou “lembra-se” de diferentes acontecimentos e traumas emocionais que nos afetam ao longo da vida.

Parece que armazenamos tipos específicos de memória emocional nesses centros, Talvez seja esta uma das razões pelas quais lembramos as coisas não apenas com o cérebro mas também com o corpo. Isto poderia também explicar por que diferentes tipos de angústia emocional parecem afetar preferencialmente uma determinada parte do corpo em vez de uma outra.

O fluxo de energia vital nutritiva do ambiente para cada uma das sete regiões do corpo ligadas a cada chakra é fortemente influenciado pelo modo como são diferentes questões emocionais e espirituais ao longo do desenvolvimento humano.

 Quando uma pessoa tem um problema crônico para lidar com as questões emocionais e espirituais associadas a um determinado chakra, a consequente constrição do fluxo de energia vital para a zona do corpo ligada a esse chakra pode às vezes manifestar-se na forma de uma doença ou “desafio à saúde”.

Cada um dos sete grandes chakras está associado a uma variedade de questões nocionais e espirituais que são influenciadas pelo modo como nos relacionamos as outras pessoas e com nós mesmos.

O segundo chakra está ligado às gônadas e à função reprodutiva. Ele é o de energia emocional que está relacionado ao modo como lidamos com os outros  no que diz respeito à nossa natureza sexual. Acredita-se que o segundo chakra seja o centro ligado aos nossos relacionamentos pessoais e profissionais. .

Uma pessoa que, por exemplo, tenha sido repetidamente magoada num relacionamento, ou que foi vítima de estupro ou incesto, poderia carregar as cicatrizes dessas lembranças emocionais no centro do segundo chakra.

Como um desequilíbrio no segundo chakra poderia produzir uma redução do fluxo de energia vital para os órgãos pélvicos, os sintomas fisicos associados à disfunção do chakra sacral podem se manifestar na forma de infecções pélvicas crônicas ou de problemas recorrentes na bexiga.

O terceiro centro de energia emocional, também conhecido como chakra do plexo solar, é influenciado pelo modo como lidamos com as questões relativas ao nosso poder pessoal e à nossa auto-estima. As questões do terceiro chakra em geral dizem respeito a estannos ou não nos sentindo “poderosos” (em vez de “impotentes”) na nossa vida profissional e doméstica.

 Sentimos que controlamos a nossa vida ou que os outros nos controlam? Temos um baixo senso de auto-estima? Esses conflitos emocionais afetam o funcionamento do terceiro chakra, o qual fornece energia ao estômago, pâncreas e órgãos digestivos. Alguém com uma auto-estima cronicamente baixa e com sentimentos de falta de poder pessoal poderia sofrer de úlceras recorrentes devido a um desequilíbrio energético no terceiro chakra.

O quarto centro de energia emocional, também conhecido como chakra do coração, é um dos centros de energia mais críticos porque é nele que somos mais influenciados por questões relacionadas com amor e carinho.

 A quantidade de energia vital que flui através do centro do coração é influenciada tanto pelo modo como expressamos amor pelas outras pessoas como pela nossa capacidade de sentirmos amor por nós mesmos, O fato de nos considerarmos ou não “dignos de sermos amados” reflete na verdade o fluxo de energia vital para o ‘coração e os pulmões. Diz-se também que o timo, a principal glândula envolvida na regulação do sistema imunológico, está ligada ao quarto grande chakra.

A dificuldade crônica para expressar amor pelos outros pode eventualmente contribuir para o surgimento de problemas físicos acometendo o coração e os pulmões ou de doenças imunológicas que podem nos tomar mais suscetíveis a infecções ou a outros problemas sérios de saúde.

 Até mesmo o câncer de mama pode ser influenciado pela conexão com o chakra do coração. A título de exemplo, uma incapacidade para dar carinho às outras pessoas, ou a falta de carinho durante a infância, poderiam mais cedo ou mais tarde resultar no desenvolvimento de doenças da mama (simbolicamente considerada o “órgão da nutrição e do acalento”) por causa dos desequilíbrios produzidos no fluxo de energia através do quarto centro de energia emocional.

O quinto centro de energia emocional, também conhecido como chakra da garganta, está associado à comunicação dos nossos pensamentos, idéias e opiniões.

 O chakra da garganta é também o centro ligado a questões relativas à expressão da nossa vontade, seja pela expressão verbal das nossas preocupações e opiniões, seja pela expressão de idéias criativas.

 As pessoas que sempre têm medo de expressar a própria opinião, idéias ou preocupações podem às vezes desenvolver desequilíbrio no quinto centro de energia emocional, tendo como resultado problemas crônicos de garganta, laringites recorrentes ou, até mesmo, doenças da  tireóide.

 O sexto chakra ou chakra da testa está associado a vários aspectos da função mental, a processos de pensamento e à nossa capacidade de enxergar. O fato de enxergarmos ou não para onde estamos indo ou o que estamos fazendo com a nossa vida influencia diretamente o fluxo de energia para o chakra da testa.

 Como esse centro de energia emocional está situado na região dos olhos, a nossa capacidade de observar com clareza os padrões que influenciam a nossa vida pode influenciar indiretamente a clareza com que os nossos olhos físicos podem de fato enxergar o mundo ã nossa volta.

 Isto significa que cataratas e doenças oculares podem ser influenciadas não apenas pela idade, alimentação e exposição à luz ultravioleta mas também pelo modo como está funcionando o nosso sexto centro de energia emocional.

 O sexto chakra também diz respeito às atividades mentais e ao intelecto. A lucidez do pensamento do indivíduo pode ser indiretamente influenciada pelo grau de disfunção existente no sexto centro emocional.

 Por fim, Deus está relacionado com o sétimo chakra ou chakra da coroa. Aqui está a sede do nosso senso de propósito na vida, bem como do nosso senso de ligação espiritual com Deus.

 O sétimo chakra está intimamente relacionado à nossa busca de propósito e significado na vida, especialmente em nossa ligação com o divino. Muito frequentemente passamos a explorar as questões relativas ao sétimo chakra apenas no final da vida, especialmente quando estamos ás voltas com doenças que trazem risco de vida.

A quantidade e a qualidade de energia vital que passa pelos nossos sete grandes centros de energia emocional é um poderoso fator que influencia a saúde dos tecidos de várias partes do corpo.

 Quando temos dificuldades em lidar com uma ou mais destas questões psicoespirituais ligadas aos sete chakras, essas dificuldades podem causar uma insuficiência ou um desequilíbrio de energia na região do corpo associada ao chakra.

A energia do chakra é um fator importante (e muitas vezes pouco reconhecido) que, em parte, pode determinar a razão pela qual as pessoas ficam doentes. Isto não significa que a nossa genética herdada, nossa alimentação e nossa exposição às toxinas ambientais, bactérias patogênicas e vírus não sejam importantes.

Cada um desses fatores realmente contribui para a doença de várias maneiras. Entretanto, o fluxo de energia através dos chakras talvez seja o fator subjacente que determina qual será o “elo mais fraco” na corrente que é o nosso corpo.

Quando uma corrente é tensionada, ela sempre se quebra no elo mais fraco. Como os chakras estão ligados às nossas emoções e desejos, eles desempenham um papel importante na conversão de problemas emocionais em problemas físicos.

O florescente campo da medicina mente/corpo chamado de “psiconeuroimunologia” tem nos proporcionado muitos novos conhecimentos acerca das várias conexões químicas e hormonais entre o stress emocional e o surgimento de doenças.

O termo “psiconeuroimunologia” (ou PNI) diz respeito a um elo entre a psique (as emoções), o cérebro (neurologia) e a função do sistema imunológico do nosso corpo (imunologia).

 Os cientistas dessa área em acelerado processo de desenvolvimento descobriram uma grande variedade de mensagens hormonais que atingem todo o corpo e influenciam o nível de eficiência com que o sistema imunológico nos protege das doenças.

Até pouco tempo atrás, a maioria dos pesquisadores que trabalhavam com PNI se concentravam principalmente nos códigos e linguagens químicas usadas pelo corpo e pelo cérebro para regular (ou inibir) a função das nossas defesas imunológicas.

Ao acrescentar a contribuição dos chakras para a equação total de energia dos nossos sistemas fisiológicos, os cientistas poderão obter uma compreensão mais clara dos diversos fatores energéticos que regulam os nossos órgãos e o nosso sistema imunológico e que podem contribuir para o surgimento de doenças relacionadas ao stress.

 Os chakras parecem ter uma poderosa função de transformadores de energia espiritual e emocional. Os influxos de energia dos chakras são apenas um outro tipo de mensagem codificada que o nosso corpo usa para transmitir informações biológicas que contribuem para a doença ou para a saúde.

Os chakras são também um singular tipo de sistema de feedback emocional e espiritual. Se pudermos compreender a linguagem dos chakras e suas ligações emocionais e espirituais, a área em que a doença se estabelece no corpo às vezes pode nos proporcionar um feedback útil, revelando se existe ou não a possibilidade de estarmos bloqueando consciente ou inconscientemente algum aspecto da nossa maturação emocional e espiritual como seres humanos.

A chave para compreender o modo como a disfunção dos chakras nos influencia está relacionada com a natureza simbólica das informações que os chakras processam e passam para o corpo. Iremos examinar esse sistema simbólico de comunicação com maiores detalhes num capítulo posterior, após termos adquirido uma melhor compreensão de todo o sistema multidimensional de energia humana.



As Diversas formas de Bioenergia do Ser humano Muldimensional.

Fontes de  Bioenergia
Localização  atividade Bioenergia
Função  Bioenergia
Função Bioenergia
Energia Metabólica
Gordura, açúcares, proteínas, nutrientes essenciais, (convertidas pelo corpo em ATP a moeda corrente da energia celular.
Em todas as células do corpo físico.
 Combustível metabólico para alimentar processos celulares básico.

Energia Bioelétrica
Nervos, músculos, coração, trato GL. Produzida pelo fluxo de íons com cargas elétricas através de membranas celulares.
Transmitido através de células dos sistemas nervoso e muscular ou pelos órgãos e agrupamentos musculares do corpo.
Movimento através do espaço(corpo)
Movimento do sangue, do alimento, da urina pelo corpo.
Comunicação entre o sistema nervoso e os órgãos do corpo (regulação autonômica)
Processamento de informações e percepção (cérebro

Prana – uma outra energia nutritiva sutil ambiental ( transmitida pelo oxigênio e pela luz solar)
Flui através dos chakras e de estruturas filiformes chamadas nadis
Suporte nutritivo de energia sutil para órgãos e tecidos.


Energia etérica
(possível equivalente da energia básica da vida)
Flui pelos chakras do corpo etérico e pelos fluidos etéricos. (substância fundamental/ tecido conjuntivo do corpo etérico.
Proporciona um modelo de energia sutil para o crescimento do corpo físico
Contribui para o crescimento, desenvolvimento e reparos de traumas sofridos pelo corpo físico.distorção no corpo etérico causa distorção celular no corpo físico.

Energia astral
Flui pelo corpo  Astral e pelos chakras astrais
Processamento de energia emocional.










Fonte de Bioenergia
Localização da atividade de Bioenergia
Função da Bioenergia.
Função da Bioenergia




Energia Mental
Flui pelo corpo mental e pelos chakras mentais.
Formas-pensamento mentais no campo áurico.
Funções intelectuais, criatividade, pensamento abstrato.


Energia espirituais superiores
Flui pelos corpos espirituais superiores (corpo causal e corpo superiores de luz)
O fluxo de energia da Alma para a forma física .
Repositório das recordações da Alma  (de existência para existência.






Pesquisado por Dharmadhannya


Este texto está livre para divulgação desde que seja citada a fonte:
http://dharmadhannyael.blogspot.com.br/

Meus blogs
http://dharmadhannyael.blogspot.com.br/
http://astrologiadevenusemercurio.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/dharmadhannyael
Haja luz para compartilhar para o bem de todos.

Eu estou no G+ :
Este espaço está protegido pelos anjos e por Hermes
Estou neste momento me unindo com o Poder  e a Força da Unidade, com o poder de todos os anjos, querubins, Serafins, Elohim.



Melchizedek, Sandalfon, Metraton,
 Gabriel, Rafael, 
Haniel, Miguel, Camael, Tsadkiel,  
Raziel, Uriel,  Samuel
Os anjos seguem na frente abrindo meus caminhos
 e me protegendo Com a Justiça Divina.
Amém!






Nenhum comentário:

Postar um comentário