quarta-feira, 18 de julho de 2012

Chakraterapia para o SEXTO Chakra.


                                                              
 


Chakraterapia para o SEXTO Chakra.


Nos momentos de crises e de turbulências da vida precisamos mergulhar no centro, e no silêncio  da meditação, buscar intuição, paz,  harmonia que irá nos guiar e permitir que a Divina Presença comande o barco do nosso destino.

Não adianta se entregar ao desespero, precisamos buscar forças e coragem para seguir em frente. Quando somos dominados pela emoção o adversário nos vence, porque estamos possuídos pela raiva que alimenta nossa escuridão, ou pela tristeza que é a raiva que se volta contra si mesmo e nos agride com a depressão.

A harmonia interior é essencial para entrar em meditação e re-ligar com  a Alma, ou Divina Presença do Espírito – Eu Sou através do amor no coração e da concentração no Terceiro Olho. Dharmadhannya_el

A mente da Sabedoria – Adi Budha

“A Mente da Sabedoria chamada de Adi-Budha, estende-se sobre o supraconsciente e abraça a Mônada. É o campo da consciência Suprema é o centro da bem-aventurança, o reino da Palavra: a região do Divino  fluxo da vida do Nad Santo  - o lar da substância Crística que paira sobre cada indivíduo.

Enquanto a consciência espirala para o alto, para a Luz do plano astral, o Eu interior está como que postado na margem de um oceano ritmado, com o estrondo das ondas acima, abaixo e dentro de s.

E então, o Supra-sumo — o Som do Silêncio; o Som do próprio Deus, o Tronar. Da Esfera reverbera a Mais Alta Nota Celestial — o Som que está além do som. Somente ali o iniciado ouvirá A Palavra Perdida — O Acorde Perdido. E para aquela que ouve, este não mais estará perdido.
Seja qual for o Som ouvido, sua fonte está em OM, a Palavra criativa do Espírito Santo Nad.


A meditação se registra em diferentes níveis da consciência. Em sua forma mais elevada, a mente se funde completamente no Eu interior, que é sua Fonte.

A verdadeira meditação adquire a bem-aventurança e a paz interior total. A mente, completamente absorvida no Eu interior, está completamente abstraída de todos os outros pensamentos ou imagens.

 Chega então a um estado de silêncio e quietude total no interior. Esta é a meditação perfeita quando a consciência mergulha no Grande Silêncio.

Este silêncio estende os seus limites aos pontos mais longínquos do universo e fica “reverberando” em seu silente silêncio, o Som insonoro.

Em tal estado de verdadeira meditação, a mente pára de se revolver ou saltar entre vários acontecimentos interiores e permanece focalizada no Terceiro Olho, experimentando um estado de completa bem-aventurança, alegria e paz — um quieto ouvir, observar e espear pela Graça que se derrama para o interior.
65


O verdadeiro mestre não encoraja mais seus discípulos a meditarem sobre os chakras ao longo da coluna espinal na forma física. Em   lugar disso, encoraja a concentração começando com o Terceiro olho e daí para cima, através do Chakra da coroa, para as regiões acima da cabeça – isto é , a consciência é projetada para o alto, esforçando-se para tingir níveis de planos mais elevados.

Qualquer sintonização a planos mais elevados acima do Terceiro Olho irá estimular automaticamente um Chakra correspondente nas regiões mais baixas do corpo, de modo que o principal impulso da concentração deve ser para cima do Terceiro Olho, acima da cabeça.

Encontre um lugar onde as luzes da cidade não interferem com o brilho das estrelas. Se puder estar no alto de uma montanha, mais perto das estrelas, melhor ainda.

 Agora, apenas contemple a noite escura e estrelada; permita que a magia e expansividade das estrelas no céu o façam lembrar do seu potencial ilimitado, e deixe-se preencher com percepções e sonhos de alcançar as estrelas.

Permita que a luz das estrelas ilumine seu mundo ou universo interno, a mente microcósmica espelha o macrocosmo.Visualize o símbolo do infinito com o significado di Infinito poder de Deus no Universo.

Terapia do Som
Ouvir a música new age ou clássica, especialmente Bach ou Mozart, ajuda a abrir o sexto chakra. Há estudos sugerindo que os que ouvem a música de Mozart aumentam sensivelmente o QI. Verdade ou não, é algo para se pensar. Oralmente, pode-se entoar “i” como “isca” ou cantar em lá.

Cromoterapia
Transparente, o azul-anil é usado no sexto chakra porque possui um efeito de abertura e purificação nesse chakra. Outras cores encontradas nesse chakra, que indicam diferentes funções, são o amarelo (representando o mais elevado pensamento intelectual), o azul-escuro brilhante (indicando intuição e conhecimento holístico) e o violeta (representando capacidade para percepções extra-sensoriais).visualize a cor azul- em seu Sexto-Chakra e coloque a mão no coração e sinta o amor da sua Alma, da sua Divina Presença.

Aromaterapia
Os aromas usados para limpar e purificar o sexto chakra são:
lavanda, gardênia, menta, alecrim e jasmim. Eles ativam os sentidos e ajudam a encontrar novas perspectivas, bem como auxiliam a ver com mais clareza o que está se passando à sua volta.

Reflexologia
Localize o ponto de pressão na parte carnuda, no meio do dedão do pé. Pressionando suavemente, estimula-se a soltura dos bloqueios quando massageamos a área, em movimentos circulares.

Pedras Preciosas e Cristais
Ametista, ametrine, azurita, topázio azul, turmalina indicolite, cianite, lápis-lazúli, quartzo cristal, safira, sodalita.

Propriedades Trans formadoras de Pedras Preciosas e Cristais.
As pedras e cristais ao serem manuseadas por Magos   elas transmitem a sabedoria da vida, da natureza, dos elementares e podem curar nas mãos de um curador que respeita e identifica o sagrado.

AMETISTA: Energiza e purifica o sangue e desanuvia a confusão mental; limpa e renova todos os níveis de consciência; dissolve a ilusão, aprimora a intuição, estimula a meditação profunda o a transformação; ajuda a proteger-nos das influências negativas; aumenta a capacidade de curar e experienciar o amor divino.

AMETRINE: Usada para atingir nossa sabedoria suprema por intermédio da meditação; utiliza as mais altas informações do plano terrestre para assentar-nos; traz mais estabilidade e harmonia à vida, alivia dores de cabeça e depressão; combina as propriedades da ametista e do citrino.

AZURITA: Ajuda o corpo a usar de forma mais eficaz o oxigênio, remove os estados mentais negativos, diminui o estresse, a ansiedade e a depressão; facilita a meditação serena, abrindo a porta para nossa transformação pessoal; desenvolve a comunicação com o Eu e com os demais; dissolve a ilusão; eleva a consciência psíquica.

TOPÁZIO AZUL: Fortifica a glândula tiróide, ajuda o metabolismo, melhora a limpidez mental e as curas emocionais; proporciona frescor e suavidade à garganta; facilita a criatividade e a sinceridade nas próprias manifestações; melhora a intuição e a comunicação com o Eu Superior.

TURMALINA INDICOLITE: Proporciona percepções mais sutis e a capacidade de recuperar e unificar a energia e a força pessoal; ajuda a livrar-nos do medo e das inibições; encoraja-nos a ouvir nossa sabedoria superior e discernir a verdade, renunciando às ilusões; aprimora a paciência, a serenidade, a intuição e a autoconfiança.

CIANITA: Revigora e estabiliza o chakra laríngeo; facilita a manifestação criativa e a comunicação sincera e a verdadeira serenidade; facilita as experiências extracorpóreas, viagens astrais e interdimensionais.

PIS-LAZÚLI. Reduz a tensão e a ansiedade; revitaliza e abre o chakra laríngeo; aumenta a força e a vitalidade; facilita a acuidade mental e desfaz a confusão mental; melhora a capacidade psíquica e a comunicação com o Eu Superior.
CRISTAL DE QUARTZO (CLARO): Aumenta a força na região da aura; desperta todos os níveis de consciência; afasta as negatividades
do seu campo energético e imediações; usado na meditação para desenvolver a comunicação com o Eu Superior; o quartzo recebe, energiza, armazena, transmite e aumenta a energia.

SAFIRA: Integra corpo—mente—espírito; ajuda a clarear e facilitar a comunicação; melhora as capacidades psíquicas, a manifestação criativa e a conexão com o Eu Superior; fortalece a vontade e expande a consciência cósmica; dissolve a confusão mental, ansiedade nervosa e outros estados mentais negativos; alivia sintomas de asma e outras disfunções da garganta.

SODALITA: Equilibra as polaridades interiores entre homem e mulher; aquieta e clareia a mente, libertando e equilibrando as confusões mentais; possui uma influência tranquilizante e de assentamento; dissolve ilusões, trazendo à luz a clareza e a verdade; melhora a comunicação e a manifestação criativa, possuindo as mesmas propriedades do lápis-lazúli.

SUJILITA: Fortalece o coração, ajuda a cura física e a purificação do corpo; auxilia a canalizar a consciência espiritual para as ações físicas; acalma as emoções e reduz a tensão; possui forte propriedade protetora que nos permite aumentar a sensibilidade e consciência do próprio Eu; facilita a meditação profunda.

Iogaterapia

Existem duas iogas associadas ao sexto chakra — jnana ioga e yantra ioga. A primeira é a “ioga do conhecimento” e usa meditação, o conhecimento para romper a ilusão e descobrir a Verdade.

 Utiliza o pensamento para descobrir “o centro do âmago mais profundo”. Em algum momento, ao final, o pensamento silencia e transcende. Desvencilhar-se, como o ato de se tirar as cascas de uma cebola, é fundamental para a prática da jnana ioga.

 A chave da questão é “Quem (ou que) sou eu?”. À medida que se vai descobrindo o que não é, vai se removendo as camadas até chegar à última, então, ao despir-se dela, restará apenas a plenitude do Ser (Deus).

A yantra ioga usa Yantras (formas ou desenhos simbólicos) como pontos focais para a concentração. Assim como o mantra (palavra sagrada) é repetido, o yantra é contemplado, o que permite a concentração do pensamento e mantém a mente quieta e aberta para o significado mais profundo do símbolo. Os diagramas são desenhados com a finalidade de descobrirmos o centro do nosso ser, ou autoconhecimento As mandalas são as formas mais populares e elaboradas usadas nos yantras Mandala é uma palavra indiana que significa “círculo” e simboliza a unidade e a totalidade.

Posturas Iogas Recomendadas
TENSÃO: Alongamento das costas, Postura da tranquilidade Postura da montanha, Posição dos ombros
VISTA CANSADA: Postura da tranquilidade, Postura da criança
DOR DE CABEÇA. Leão, Postura da tranquilidade
SINUSITE: Postura da montanha, Postura da tranquilidade. Saudação ao Sol

Exercícios Físicos e Respiratórios
Exercícios Físicos Usuais. Olhos

1) Sentado ou de pé, reto, peito aberto, ombros relaxados:
Tape seu olho esquerdo com a mão esquerda. Segure o indicador da mão direita cerca de 25 cm do seu rosto. Localize um ponto específico (parte de um móvel, telefone etc.), a pelo menos um metro e meio de distância. Focalize seu olho direito no dedo.
Transfira o foco para o ponto distante.
Repita cinco vezes.
Repita os passos de 1 a 3 usando o olho esquerdo (tape o direito com a mão direita).
Repita cinco vezes.
Então, inspire e arregale bem os olhos. Expire e feche os olhos firmemente Repita Cinco vezes.
Abra e feche os olhos várias vezes.
Relaxe.

Postura Ioga: Palmas das mãos
1) Sente-se, diante de uma mesa, com a coluna confortavelmente reta, onde possa apoiar os cotovelos.

2) Esfregue as palmas das mãos com força, aquecendo-as e carregando-as com sua eletricidade natural.


3) Coloque delicadamente as palmas (dedos unidos para impedir a passagem da luz) sobre os olhos fechados. Apóie os dedos levemente na testa. Relaxe as pálpebras, evitando qualquer pressão sobre os globos oculares. Respire normalmente.

4) Permaneça nessa posição de um a dois minutos.

5) Separe os dedos e abra os olhos para permitir que se adaptem à luz. Relaxe braços e mãos. Pisque por alguns segundos, para facilitar a volta ao seu corpo.

6) Repita, se quiser. Esse exercício ajuda a aliviar a Vista cansada.
Terapia da Natureza"

 Este texto é uma compilação e é inspirado em vários mestres.
Postado por Dharmadhannya_el 


Nenhum comentário:

Postar um comentário