quinta-feira, 26 de julho de 2012

Meditação para equilibrar as energias masculinas e femininas.





Meditação para equilibrar as energias masculinas e femininas.

Esta meditação é muito interessante. O equilíbrio interno da energia feminina e masculina deveria ser mais estudado.

Shiva e Shakti  revelam a união e o aspecto andrógino do ser. No tantra, o conceito fundamental é o reconhecimento da polaridade, cuja integração forma o âmago da prática tântrica: a união das energias masculina e feminina, de matéria e Espírito, dos princípios ativo e passivo.

Para Jung “a união de opostos através do caminho do meio é o item fundamental da experiência interior”.

“A realização dos opostos traz consigo a libertação espiritual, experimentada na Personalidade. integrada e unificada.

Muitos meninos são bloqueados na infância de  assumir a plenitude da sua energia Yang, pela mãe, pela família e toda a agressividade reativa é contida com o objetivo de dominar e sequestrar a força e a liberdade em nome do “amor”, e da educação.

O menino cresce sem iniciativa, imaturo, dependente, carente e não “amadurece”, seu lado feminino, passivo é aceito e amado, e ele segue na vida com este “vazio”,  da sua própria identidade.

Muitas meninas não se identificam com a mãe, e crescem admirando o Pai, querendo ser como o Pai, e não conseguem viver a princesa, o seu lado feminino, que está bloqueado na relação com o pai, ou se torna a “eterna enamorada do pai”

Algumas meninas dominadas pelo Pai,  se tornam o Pai, ficam yang , reativas, racionais e muitas vezes muito agressivas, e reativas. Escolhem homens femininos e na relação não há harmonia da plenitude do encontro de opostos.

Elas não compreendem porque não conseguem viver um grande amor e ser feliz.  Quando escolhem um terapeuta feminino, não conseguem identificação com outra mulher e a terapia não vinga. Muitas vivem cercadas de amigos homens,  mas a mulher interior pode estar adormecida no colo do Pai.
Esta mulher precisa trabalhar o seu lado feminino e procurar admirar e gostar de outras mulheres.



ANDROGINLA — NOSSA VERDADEIRA CONDIÇÃO

Independentemente da expressão física, isto é, se a energia que nos sustenta reside numa forma feminina ou masculina, a energia é, por definição, andrógina.

Pode manifestar-se através de uma natureza masculina ou feminina, mas é — em essência — a união das duas. A sociedade reflete a consciência de seus membros. Os seres que equilibraram os aspectos masculino/feminino de sua natureza criam uma sociedade equilibrada.

 Esse é um estado onde tanto o masculino quanto o feminino são respeitados e coexistem harmoniosamente, dando-se prazer mutuamente e aumentando o poder um do outro.

Meditação para equilibrar as energias masculinas e femininas

Embora o exercício que vem a seguir seja uma visualização muito simples, teve efeitos bem profundos sobre muitos que o utilizaram, por mais surpreendente que pareça.

 Talvez em função do condicionamento histórico, poucos indivíduos estão realmente em contato com ambos os aspectos de sua natureza, o masculino e o feminino, e este exercício cria a oportunidade de obter orientação interior a respeito de ambos.

 Também permite a fusão de ambos os aspectos de nosso ser, pois o masculino representa o lado esquerdo de nosso cérebro e controla o lado direito do corpo.

 O feminino representa o lado direito do cérebro e controla o lado esquerdo do corpo. A fusão energética que proponho a seguir melhora ainda mais o equilíbrio interior das energias e sua comunicação.

• Sintonize-se com o trabalho de respiração e luz.
• Visualize-se em seu “santuário interior ”.
• Respire profunda, suave e ritmicamente até ficar completamente relaxado.

• Depois visualize um lugar especial dentro de seu santuário, um lugar onde seus aspectos masculinos e femininos possam unir-se simbolicamente — como num casamento.

• Preste atenção enquanto abre todos os seus sentidos para tudo o que está à sua volta.
• Você escuta uma voz feminina chamando-o. Acompanha o som e então, de repente, diante de você está seu aspecto feminino.
• Repare em sua aparência e no que está usando (se estiver usando alguma coisa).

• É jovem ou velha?
• Como é sua “energia”? É familiar?
• Ela tem consciência da importância dessa união predestinada e, antes que você a deixe para se conectar a seu aspecto  masculino, você lhe pergunta se há algo de que ela gostaria que você prestasse atenção para tornar sua vida mais equilibrada, para você expressar seu aspecto feminino de maneira mais plena ou harmoniosa.

 Fique quieto e ouça a orientação interior que ela quiser lhe dar.
• Respire profunda e conectadamente. Deixe que seus “super-sentidos” sejam ativados.
• Você escuta uma voz masculina chamando mas, antes de acompanhá-la, você agradece a seu aspecto feminino por sua sabedoria e orientação.

• E então, de repente, diante de você está seu aspecto masculino.
• Preste atenção à forma como ele se apresenta a você. É jovem
ou velho, está nu ou vestido?

• Que impressão lhe causa sua energia? É familiar?
• Peça novamente orientação a esse aspecto seu, pergunte-lhe o que lhe permitiria uma expressão mais plena e mais equilibrada do aspecto masculino de sua natureza, Você escuta imóvel, absorvendo através de todos os seus sentidos tudo quanto “imagina” à sua volta.

• Respire profunda e conectadamente. Deixe que seus “supersentidos” sejam ativados.
• Você lhe aperta a mão, agradece-lhe por sua sabedoria e o conduz até seu aspecto feminino.

• Repare na forma como se cumprimentam — timidamente ou
à vontade, como companheiros de longa data.
• Talvez ambos tenham a mesma expressão em sua vida, talvez não.
• Como este é o mundo interior onde o pensamento cria instantaneamente, você agora os vê “aparecerem” em seus trajes de casamento.
• Quando se dão as mãos, você percebe um feixe de luz conectando-os energeticamente — primeiro no chakra da base, depois conectando seus centros sacrais.

• Um feixe de luz branca e dourada conecta-lhes os chakras do plexo solar.
• Depois um lindo feixe de luz rosa conecta-lhes os chakras do coração.
• A seguir um feixe de luz azul conecta-lhes os chakras da garganta e um feixe de luz violeta conecta-lhes os chakras da testa.

• Então um arco-íris que se funde em pura luz branca conecta-lhes energeticamente seus chakras da coroa.
• Enquanto você assiste esse belo espetáculo de luz, repare nas suas sensações corporais, pois esse processo também é uma fusão dentro de você, em seus planos interiores.

• Você recua e vê a luz de seus chakras da coroa ficando cada vez maior e mais brilhante, tornando-se uma imensa bola de energia que os envolve a ambos enquanto eles começam a se fundir um no outro como o negativo de um filme que passou por uma exposição dupla e agora está formando uma imagem visual nítida, cercada e encapsulada em pura luz branca.

• Você assiste essa cena de fusão como um observador imparcial; e então você “vê” esse belo ser Deus/Deusa emergir da luz, caminhar até você e fundir-se com seus próprios campos de energia.

• Você sente uma poderosa corrente de energia avolumando-se em seu interior e subindo pelo seu corpo e, no entanto, você se sente completo, equilibrado, uma harmonia interior.

• Faça algumas respirações profundas. Respire profunda, conectada e suavemente.
• Você sente como se essa fusão interior o tivesse realinhado eletromagneticamente.
• Quando estiver pronto, traga lentamente a atenção de volta a seu corpo, para onde você esta sentado agora. Sinta as pernas, os braços. A
• Você está em paz, com um sentimento profundo de contentamento interior.
• Abra os olhos.
.............................

Nossa cultura e feminino e o masculino.
É nossa cultura que incentiva o predomínio da modalidade de expressão. O código genético também dá certas tendências mas, inerentemente, todos temos dentro de nós o masculino e o feminino, forças positivas e forças negativas.

 Como já foi explicado antes, aquilo em que prestamos atenção cresce. A sociedade cultiva deliberadamente os aspectos de nossa natureza que se harmonizam com as crenças da moda e com as regras correntes para promover certos equilíbrios de poder.

Numa sociedade paternalista, os homens são encorajados a expressar liderança, capacidade de auto-afirmação e competitividade. Nesse tipo de sociedade, espera-se que as mulheres desenvolvam os aspectos submissos e acolhedores de sua natureza  em casa , para a família e no trabalho espera-se ação,  e  reação.

Tanto os homens quanto as mulheres têm dentro de si todas a características que acabamos de citar, e muitas outras. Quais características vêm para o primeiro plano é algo determinado em grande parte pelas influências do meio ambiente, da cultura, da sociedade, dos ensinamentos e das expectativas da família e dos pares.

A pesquisa sobre a época supostamente mítica da Atlântida, como os escritos de Edgar Cayce, entre outros, revela uma sociedade predominantemente matriarcal, principalmente nos últimos estágios. Como no caso de qualquer desequilíbrio, o pêndulo tem de oscilar para o lado oposto a fim de chegar a seu centro.

Em consequência, muitas culturas agora se tornaram predominante- mente patriarcais. Hoje em dia o pêndulo já começou seu movimento descendente e vai chegar ao ponto de equilíbrio e harmonia.

A sociedade ocidental testemunhou recentemente o advento do feminismo, que é basicamente o redirecionamento das forças energéticas. O pêndulo tem de retornar ao centro sempre que há desequilíbrio. O resultado do feminismo é o “populismo”, ou individualismo, através do qual todos podemos expressar e utilizar nosso potencial e desenvolver plenamente todos os aspectos de nossa natureza, tanto os masculinos quanto os femininos.

É importante lembrar que estamos trabalhando com campos energéticos e que o reequilíbrio energético é o fator que motiva toda mudança. O advento do movimento feminista, por exemplo, foi simplesmente a resposta a uma necessidade de haver mais energia feminina para restabelecer o equilíbrio quando o pêndulo atingiu seu ponto mais elevado nas sociedades patriarcais.

Este texto está inspirado em vários mestres como Radmila Moacanin, Jung, Jasmuheen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário