segunda-feira, 30 de setembro de 2013

LIBRA VÊNUS PARTE 2



                                                        

LIBRA - PARTE 2
 VÊNUS
KATHLEEN BURT
Postado por dharma dhannyael


 Geralmente, Hera não dirige sua raiva contra o cônjuge, mas se enfurece contra a outra mulher ou o outro homem. O cônjuge não teria abandonado o relacionamento por sua própria vontade livre -jamais. O cônjuge era parte do "nós". Foi feitiçaria do terceiro que se envolveu na relação. Nada em absoluto estava errado com o relacionamento em si. Esta é uma fase surpreendente.

Um homem abandonado tenderá a ficar mal-humorado, e uma mulher abandonada também não dará ouvidos à razão, porque seu animus, sua natureza masculina interior, já sabe o que aconteceu. Esse animus fala generalizações da vulnerabilidade do marido ao encantamento de Afrodite e sua crise temporária da meia-idade.

Quando a raiva arrefece, num tom frio, lógico, seu animus diz "Claro, ele vai voltar quando superar o fascínio dela." Ou o animus pode elaborar um juízo moral: "Por que as mulheres
modernas não podem se comportar direito? Elas deveriam ter mais consciência em vez de tentar destruir o casamento dos outros" - e a isso se segue uma longa cadeia de argumentos lógicos.

"Mesmo que a outra não seja um tipo moral, ela deveria saber que meu marido não ganha o suficiente para sustentar duas famílias com conforto. Ela nem sequer pensa no seu próprio futuro e no dos filhos. Para dizer a verdade, até deve ser muito estúpida... Acontece, porém, que ela tem um diploma universitário... Mas este não é um comportamento inteligente de uma pessoa culta..." E assim por diante.

O animus da mulher freqüentemente tem opiniões concretas e definitivas que são expressas como verdade absoluta, e as citações que faz de autoridades ("a Bíblia diz...", "meu pastor diz...") mostrarão a raivosa Hera sob uma luz totalmente positiva e ofuscarão o tema sob análise, porque obviamente sempre há dois lados para cada questão e para cada matrimônio desfeito.

 No caso da função pensante fora de controle da mulher, ou da raivosa Hera como animus, o aconselhamento junguiano pode ser um processo apropriado para esclarecer a situação. O "eu" deve de novo passar a funcionar separado do "nós" e o Self diferenciado do "outro".

 A mulher pode então assumir sua própria posição individual distinta da do marido, de sua mãe, do ministro ou do astrólogo, e baseá-la em valores
pessoais do seu caso particular, deixando de lado projeções do animus, expectativas da outra pessoa com quem está se relacionando, e opiniões daqueles que a cercam.

 Trânsitos dos planetas exteriores pela Sétima Casa no horóscopo da pessoa podem ajudar a ter clareza ou perspectiva; ou a Lua em progressão pela Sétima, ou entrando em contato com um planeta natal nessa casa, pode facilitar o acesso ao inconsciente e a obtenção da consciência individual que ajuda a tomar a decisão.

Considerando o tempo de vida, um período muito importante para Libra são os anos em que se verificam trânsitos pela 7ª Casa. É nessa fase que Libra se torna mais consciente de suas próprias expectativas nos relacionamentos e lhes dá uma nova direção através de uma objetividade que desenvolveu recentemente. Para alguns de meus clientes, este período significou real crescimento e maturidade na compreensão da função do outro em suas vidas.

 Isso tende a verificar-se quer o cliente esteja, quer não casado ou envolvido em algum relacionamento na época. Se casado, o equilíbrio do Self e do outro tem possibilidade de acontecer no mundo externo através de alguma mudança na natureza do relacionamento.

 Se solteiro no momento, a compreensão e as mudanças de atitude podem ocorrer no interior, por meio de sonhos em que imagens da anima ou do animus apresentam a questão da cooperação. Durante esses trânsitos, alguns clientes enfrentaram a questão da cooperação versus competição (Libra versus Áries) em sociedade de negócios.

Embora a Deusa Afrodite seja essencialmente romântica, uma deusa da sensação mais interessada na fantasia do que na criação de Filhos (de fato não se consegue imaginá-la trocando fraldas), ela é muito fértil. Ela tem filhos. Entre sua progênie estão Eros, com quem já nos encontramos, o Hermafrodita e Enéias.


 Friedrich nos diz que, de acordo com uma lenda, quando seus filhos eram pequenos ela os deixou sob os cuidados de ninfas amas-secas e foi divertir-se com passatempos românticos e artísticos. Isso está coerente com o estilo de muitas de minhas clientes librianas.

 Mas a história de sua ajuda a Enéias era uma das favoritas dos gregos, um contraste efetivo entre Atena, que amava o campo de batalha, e a Deusa Paz, Afrodite, que o detestava. Este é o principal ponto contrastante entre Libra e Áries: "Faça Amor, não faça a Guerra." Friedrich traça um importante paralelo simbólico - na arte Afrodite estava associada à pomba da paz e Atena a uma ave predatória, a coruja.

O filho de Afrodite, Enéias, foi quase morto na Guerra de Tróia, mas a deusa, amorosa, recendendo a óleos e perfumes agradáveis, cada cabelo no seu lugar, jogou-se em meio à luta e afastou-o do alcance das armas de Diomedes. Ao resgatá-lo, Afrodite arranhou seu delicado pulso e, percebendo a escoriação, inesperadamente deixou Enéias cair ao chão.

Voltou-se então para Zeus e lamentou, "Veja este ferimento. Por que precisei eu vir a um lugar tão horrível quanto este campo de batalha? É indecente eu estar aqui no meio de todo esse sangue e mortandade. Este não é meu lugar." Zeus, divertido com ela, deu umas boas gargalhadas e mandou-a para casa cuidar de seus ferimentos - "... você não devia se imiscuir nos assuntos de guerra. Agora, vá, e dê atenção às doces tarefas do amor".

Atena, Deusa da Vitória, divertindo-se consigo mesma, escarneceu de Afrodite - "Você tem certeza de que não se arranhou fechando o broche hoje de manhã?"

Os demais deuses juntaram-se às gargalhadas porque Afrodite fora pega numa situação muito inadequada. De fato, campos de batalha são lugares inconvenientes para Libra.

Desentendimentos e desarmonia devem ser evitados. No Olimpo, o lugar de Afrodite era com os Formosos.

 Se alguém pedir a um libriano arquetípico que o ajude numa atividade desordenada, como pôr ordem na garagem, ou fazer a limpeza na cozinha depois de um jantar festivo, Libra
provavelmente lhe mostrará o arranhão e pedirá licença para ir embora, ou então se lembrará de um compromisso importante. Embora o escárnio de Atena não seja recomendável, muitos de nós já estivemos em condições de simpatizar com ele.

Em defesa de Afrodite, lembramos que ela é um planeta benéfico, a estrela da manhã, de dourado cintilante. Planetas benéficos não são bons trabalhadores. Na regência de Afrodite sobre Touro, um signo Fixo, observamos algumas tendências dela de tornar-se emperrada ou rígida,
demasiadamente estruturada.

 Com sua regência de Cardealidade, temos maior flexibilidade, com a possível exceção da área do relacionamento, em que parte de sua inércia benéfica chega a bom termo. Muitos clientes de Libra ou Libra ascendente mantêm por anos um relacionamento amoroso frustrado em vez de divorciar-se. Às vezes, como os taurinos, os librianos ficam plantados no mesmo lugar por seu apego ao conforto material ou a um determinado padrão de vida.

Em outros casos, entretanto, Libra dirá a seus amigos que, embora o cônjuge esteja muito longe de ser o parceiro ideal, ela ficará com ele ou ela devido à crença no compromisso
matrimonial - o contrato da 7ª Casa.

 Quando Libra é realmente infeliz mas por ser apaziguadora se recusa a provocar marolas no casamento, Saturno muitas vezes está fortemente posicionado no horóscopo do indivíduo. Como planeta de mente formal, ele desempenha sua função exaltada na vida de muitos librianos. (Mais se dirá sobre outros significados da exaltação de Saturno mais adiante, mas na área do relacionamento ele representa o compromisso sério.)

Ao longo dos anos, muitos amigos de librianos fizeram a observação, "X se queixava tanto de seu marido que fiquei feliz ao ouvir que finalmente ela se separou do monstro. Mas agora voltou novamente para ele."

Ou, "Este meu amigo libriano, que tem uma mulher impossível, exigente, divorciou-se dela – mas agora estão se casando de novo. É difícil entender isso. Quando por fim me encontrei com a Harpia, ela não me pareceu tão ruim como pensei que fosse. Sua aparência era como a da mulher de qualquer outro indivíduo..." Muitas vezes, quando Libra passa a ter encontros fora do casamento, ele(a) descobre que o ex-cônjuge tem tanta semelhança com o amor ideal como qualquer outra pessoa, qualquer outro mortal imperfeito deste mundo.

A realidade de Saturno torna-se visível durante a separação. Todos somos humanos; ninguém está isento de falhas. Muitos
de meus clientes librianos divorciaram-se e depois voltaram a casar-se com o parceiro antigo. É muito difícil encontrar Afrodite ou Adônis Encarnados.

A Balança ou os Pratos, o glifo de Libra (j), representa o equilíbrio. Originalmente o símbolo pode ter derivado do ponto de equilíbrio por que a própria Terra passava no Equinócio de Outono. A palavra equinócio significa dias iguais e noites iguais, ou equilíbrio cósmico.

 No século XX, pelo final de Libra, atrasamos nossos relógios como reflexo do crescente desequilíbrio que começa em Escorpião quando as noites tornam-se mais longas do que os dias.

 Um modo de interpretar o equilíbrio sazonal de Libra poderia ser primeiro considerar a energia ardente de Virgem todos os anos. Há um início de estação definitivamente borbulhante pelo fim de agosto, quando o verão vai chegando ao seu final e ao mesmo tempo se aproxima o estado de ânimo sério do retorno ao trabalho e à escola.

Existe uma agitação ativa em torno do "Labor Day" (Dia do Trabalho - l8 segunda-feira de setembro) quando as crianças são levadas, muitas vezes sob protestos, a fazer compras de sapatos e cadernos escolares; os professores elaboram seus planos de aula e muitos adultos retornam à sua rotina de trabalho. Pouco depois, nos meados de setembro, todos tendem a relaxar. As crianças já se acostumaram aos novos professores e às novas matérias.

As mães se adaptaram ao novo horário de verem os filhos sair todos os dias, e as que não trabalham começaram a gostar de seu tempo livre. Pela última semana de setembro, início de
Libra, a diligente Virgem chega ao fim e um calmo e tranqüilo equilíbrio se estabelece. É quase como se um hiato se fizesse necessário antes de a Terra iniciar seu movimento na direção da intensidade de Escorpião.

No Egito, a balança era o instrumento de medida de Thot; ele a utilizava nos Mundos Inferiores para julgar os corações das almas recém-chegadas. Já encontramos Thot em Virgem.

Como o grego Hermes, Thot era um Mensageiro entre os três mundos - o mundo dos deuses, o dos homens e o dos mortos (o Inferno). Thot tinha thouhs, uma função a mais que Hermes não possuía. Assim, todas as associações tradicionais que fazemos com Libra - Julgamento, a Balança e o Livro -também diziam respeito a Thot. Foi Thot que compôs todos os sábios tratados do Egito, tanto seculares quanto sagrados, científicos e espirituais. Ele era Hermes no seu aspecto mais
bondoso, pois Thot possuía um coração compreensivo.

Seu hieróglifo era o símbolo da íbis, a ave que, quando em repouso, aconchega sua cabeça junto ao peito numa posição em forma de coração.

Thot era assim uma espécie de símbolo conjugado de Hermes/Afrodite. Ele tinha uma mente culta e também tinha coração. Ele era menos o brincalhão e mais o mágico sério, como o Hermes alquímico.

 Sua função de mensageiro, curador e juiz fazia dele uma ponte natural entre Virgem e Libra. O Equinócio do Outono era um tempo sagrado para Thot, o Olho Escuro de Rá, que presidia o clima frio e o início do esmorecimento da luz solar em Escorpião.

Os que têm energia planetária nos signos do outono, de Virgem a Escorpião, terão muito proveito com o estudo das pinturas em papiro do julgamento de Osíris. Elas revelam uma progressão da morte à ressurreição e ao julgamento. Há uma sensação de segurança com relação à balança de Thot e a seu Livro dos Mortos, com seus encantamentos destinados a proteger Osíris de seus próprios medos interiores e de outros monstros do mundo inferior. Nos quadros de papiro Osíris
passa das mãos hábeis de Ísis, sua mulher de Virgem, ao libriano juízo de Thot, à sua ressurreição em Escorpião (o mundo inferior).

Osíris e Thot como juizes, e seu livro, outro símbolo de Libra, são importantes para compreender este arquétipo. Os librianos têm um padrão de justiça interior que atua desde a
primeira infância. "Não é justo" é com freqüência a primeira frase que sai da boca de uma criança libriana. O valor da justiça interior é aplicado aos adultos presentes em sua vida - pais, vizinhos e professores. Mais tarde, é extensivo a seus colegas de trabalho e supervisores

. Um libriano no trabalho pode ficar numa situação verdadeiramente miserável remoendo sobre a falta de justiça ao seu redor em situações em que os outros estão indiferentes ou mesmo inconscientes delas. É como se Libra passasse a vida pesando os corações dos outros na balança de Thot, seguindo os critérios da pena da deusa Maat, e os constatasse insuficientes. Entretanto, cm geral é o cônjuge que mais
sofre por ser "pesado na balança".

Parte do problema dos relacionamentos é que o juiz interior de Libra, que esteve pesando os outros desde a infância, tem expectativas com relação ao cônjuge após terminado o período de cortejo romântico de Afrodite. O cônjuge é humano e as fortes aversões e rejeições que Libra manifestou quando o professor lhe dizia que devia fazer sua tarefa de casa irão manifestar-se quando ele (a) espera algo do cônjuge num relacionamento.

Todo parceiro(a) tem aspectos que simplesmente não são agradáveis, como no caso do professor ou do patrão. Mas temos de cooperar (7ª Casa) mesmo com pessoas cujos hábitos nos levam à loucura.

 Assim como Libra tinha de fazer sua tarefa, gostasse ou não do professor, ou tem de executar seu trabalho, goste ou não do patrão, ele(a) precisa comprometer-se com o cônjuge mesmo quando este parece parcial e ele(a) não gosta. Afrodite pode observar o ambiente e pensar, "As coisas podem ser mais adequadas em outra empresa, galeria, universidade - ou em outro casamento. Talvez nem possa fazer uma mudança.

Talvez outro sócio ou outro cônjuge possa gostar mais de mim (Afrodite)." A Justiça dos Deuses não é a justiça dos homens - e certamente nem sempre a justiça de Libra.

Outro aspecto interessante com relação a Libra é que o Sétimo Signo do zodíaco é semelhante ao sétimo dia da criação da história do Gênesis. "No sétimo dia Deus descansou." Os outros onze signos arquetípicos podem aprender de Libra a sabedoria do repouso e da contemplação de suas criações. Quando retornamos de um intervalo, nos sentimos mais relaxados e eficientes. O que o libriano gosta de fazer à noite? Descansar.

A menos que seu horóscopo tenha um Saturno proeminente, ele(a) não leva para casa uma pasta cheia de papéis como uma pessoa de signo Terra faria. Libra segue seu caminho com calma, com serenidade. É por isso que em geral é inútil sugerir a um cliente Libra que instale sua própria consultoria, ou galeria, ou empresa de decoração só porque seu patrão é injusto e desorganizado.

 A não ser que tenha uma Cruz Cardeal ou Quadratura-T, Libra provavelmente irá replicar, "Oh, não, eu não quero esse tipo de responsabilidade administrativa." "Mas você se sente tão mal em seu atual emprego; as coisas estão tão desorganizadas e desarmônicas", observa o astrólogo. "Você é um signo cardeal, e tem habilidades gerenciais promissoras. Você é bom também com pessoas. Por que não abrir seu próprio negócio?" "É muita confusão", diz Libra. Ele (a) continua buscando a situação perfeita, o estúdio ideal, os sócios ideais.

Ainda assim, Libra tem uma importante contribuição a dar aos signos mais compulsivos. Os que são só trabalho e nenhum divertimento descobrem que seu tempo de atividade não é tão criativo e eficiente como gostariam que fosse. Todos precisamos de tempo para serenar e simplesmente contemplar o firmamento, como o empregado libriano que se senta pousando os pés sobre a mesa de trabalho, sem nenhum papel à vista, enquanto seu patrão o observa de longe.

Ele está pensando, refletindo, em contato com sua musa; ele provavelmente está desenvolvendo uma idéia que apresentará na reunião da comissão. O patrão, todavia, terá de ver e ouvir para acreditar que Libra realmente esteve trabalhando. Libra com freqüência tem seu melhor período de ideação durante longos intervalos para o cafezinho, quando a mente vagueia livre, mas os signos Terra que o cercam sentirão que ele faz o trabalho parecer fácil demais ou que provavelmente é negligente com suas responsabilidades; de outro modo ele precisaria de tanto tempo quanto eles para fazer a mesma tarefa. Ele tem de dizer-lhes claramente quais os atalhos de procedimento que adota para que eles não o considerem irresponsável.

A exaltação de Saturno em Libra, uma das mais bem posicionadas, pode ser alcançada se Libra sintonizar com ela. Saturno tem relação com a disciplina interior precisamente nas áreas da vida em que Afrodite é indolente - pontualidade; autocontrole (de modo especial no que se refere a dietas exercícios à medida que Libra ou Libra ascendente vai envelhecendo - Afrodite gosta de coisas doces); assumir responsabilidades, mesmo que signifique dizer coisas desagradáveis aos funcionários que Libra temporariamente supervisiona; trabalho com papéis (Afrodite entedia-se e
quer realizar atividades criativas, não repetitivas; manter a escrivaninha limpa; todas aquelas coisas saturninas do signo Terra obrigatórias e enfadonhas que Libra não sente como importantes.

Entretanto, Libra tem um talento de administração Cardeal e Saturno é um planeta profissional, ambicioso. A energia conjunta de Saturno e Libra pode ajudar a compensar o estado de espírito da ardente Afrodite quando ela se ressente das obrigações extras a ela impostas.

O aspecto negativo da exaltação de Saturno em Libra seria sua fragilidade, sua rigidez, sua recusa a ser flexível. A Justiça é uma bela carta do Taro, mas a carta do Julgamento é muito mais rigorosa. Saturno em Libra pode significar que a aspereza, a austeridade do juiz, se manifesta; o supervisor exigente pode ser um juiz impiedoso, desprovido da compreensão cordial de Thot.

É útil observar nos horóscopos librianos se Vênus (Afrodite) está aspectada com Saturno. Se isso ocorrer, uma tendência a julgar os outros pode vir à tona devido à força natural da exaltação de Saturno. Se Saturno é forte no mapa, especialmente se está na Sétima Casa, o casamento é visto
como um contrato que garante a segurança emocional e/ou financeira.

Todavia, a praticidade de Saturno exaltado pode também ajudar a equilibrar o idealismo e a dar solidez às expectativas idealísticas de alguns que participam deste arquétipo. Saturno sabe que não há realmente matrimônio harmonioso, perfeito, ou ambiente de trabalho verdadeiramente criativo - que tudo tem suas falhas.

O compreensivo coração de Thot ajuda a modificar o julgamento de Saturno, o que também é feito pela visão objetiva de Urano, pai de Afrodite, regente esotérico de Libra. Urano tem uma objetividade com relação às situações e injustiças da vida que auxilia Libra a conter-se e a distanciar-se em vez de ceder a Afrodite, a regente mundana, quando ela leva as coisas a um nível muito pessoal.

 Urano, com sua tolerância, objetividade e amizade universal, pode dizer, "O patrão está num dia ruim hoje." Essa percepção e manifestação despersonaliza a reação de Afrodite. "O patrão não está sendo justo comigo; este lugar está um caos para mim, vou para casa mais cedo hoje." Um libriano mais esotérico pode não querer proferir a sentença, dando assim aos demais o benefício da dúvida.

Em seu ensaio "The Feeling Function", o analista junguiano James Hillman descreve o casamento como um recipiente para o desenvolvimento da função da sensação pela sintonia com os valores de Eros do compartilhar, relacionar-se e cooperar. O casamento pode ser imaginado como uma espécie de vaso alquímico para a purificação e desenvolvimento da personalidade.
Segundo Hillman, apaixonar-se significa aproveitar a ocasião, e confiar nos próprios juízos de sensação. Em nossa época é mais fácil deixar o patrão ou mudar-se de um lugar para outro do que abandonar um parceiro de casamento. Além disso, a exaltação de Saturno em Libra confere seriedade ao contrato matrimonial.

 Além deste compromisso Afrodite/Hera assumido diante da comunidade reunida, poucas são as cerimônias ou rituais que, na sociedade ocidental, celebram a união.

Hillman acredita que, no casamento, mesmo pessoas que consideram a sensação como função inferior chegam a aceitar suas próprias sensações e valores porque o parceiro as aceita
(essas pessoas) como são. No casamento, as pessoas podem até mesmo entender-se com o aspecto dependente ou pegajoso (um aspecto delas que os planetas Áries ou da 1ª Casa odeiam), um aspecto muito impopular na literatura do século XX.

 Hillman nos lembra que quando amamos nos sentimos jovens, saudáveis, inteiros. Estamos prontos a correr o risco de sermos feridos ou de ferir os outros pelas alegrias e tristezas que nossa natureza pensante poderia de outro modo procurar evitar. No mito, Eros como arquétipo oferece sua força a Psique.

No casamento, entretanto, facetas da personalidade que permaneceram seguramente ocultas durante o namoro sobem à superfície. Cada parte vê o lado negro da outra. Ele (ela) pode escondê-la no trabalho, mas a persona não nos protege do escrutínio do cônjuge.

Como Marie-Louise Von Franz observou na entrevista do filme Way of the Dream1, "Quando o animus da mulher encontra a anima do homem, a animosidade pode aparecer." Em "The Feeling Function", Hillman nos apresenta um exemplo que todos observamos em casais que conhecemos. O homem pode realmente estar irritado com sua mulher, mas sua anima procura amainar a situação. Ele então escolhe um restaurante romântico para um jantar à luz de velas, oferece-lhe polidamente a cadeira, acende seu cigarro, pede um jantar gastronômico e se porta de maneira perfeitamente delicada e fascinante.

 Mas ele ignora sua mulher e fica o tempo todo falando com a garçonete, entretendo-a e sendo por ela entretido. Sua mulher fumega interiormente. Um pouco mais e o seu animus se enraivece, faz escândalo, exige.

 Ele se recolhe a um silêncio amuado, a anima dele desempenhando a função feminina relativamente ao animus dela. Ele mostrou boas maneiras enquanto ela se portou de um modo incivilizado, arruinando uma noite prazerosa. Ela pensa que foi manipulada. No dia seguinte ele pode fazer mexerico e queixar-se dela no trabalho com uma simpática secretária.

Em Way of the Dream, von Franz afirmou que é importante perceber, numa discussão séria entre um casal, que podem muito bem existir quatro participantes, incluindo o animus da mulher com seus "poderias" e "deverias" e generalizações agressivas e obstinadas, e a anima do homem, pondo panos quentes, ou retraindo-se a um estado de espírito soturno, evitando discutir, reprimindo sua raiva.

Vi este padrão principalmente ao trabalhar com clientes de Libra ascendente, e também em algumas pessoas com Sol em Libra. A suave e delicada Afrodite como anima do homem pode ser provocante e revelar o animus assertivo da mulher. Ela toma as decisões que ele deveria tomar quando ele vacila, e ele se queixa aos outros que ela constantemente decide por ele.

E, todavia, a hesitação dele, do ponto de vista dela, obriga-a a tomar a dianteira à revelia. Reduzir a batalha de quatro a dois restringindo o comportamento da anima/animus descarrega a energia da sala e facilita tratar a questão de modo adulto. Para Libra/Libra ascendente, ou para pessoas em cujo mapa Vênus é mais forte que Marte por posição de Casa e aspectos, ou pessoas com muitos planetas na Sétima Casa, é importante expressar os sentimentos negativos que persistem, em vez de desejá-los distantes e tornar-se polido, atencioso ou distante.

 Simbolicamente, sentimentos negativos que não são filtrados podem formar, em Libra, cálculos renais. Os rins são o sistema de filtro do corpo.

Urano, como regente esotérico, pode objetivar o sistema de valores apresentando novas pessoas de formação muito diferente, com sistemas de valores muito diversificados no transcorrer do casamento. Assim como características negativas ocultas durante o namoro emergem após o casamento, do mesmo modo toda parentela se torna bem visível depois da cerimônia legal, contratual.

Muitas vezes o astrólogo percebe antes do próprio casal que isso está acontecendo, embora ambos estejam muito seguros de que suas diferenças étnicas, religiosas e educacionais não
pesarão um iota. Mas a presumível sogra italiana irá aparecer e dizer, "Não gosto disto. Meu filho deveria casar-se com uma boa esposa italiana, católica, que mandará meus netos a escolas paroquiais.  Isso não vai dar certo.

"Bem", diz o astrólogo, "talvez você e também seu filho tenham algo a aprender desta jovem protestante. O ponto de vista dela irá certamente possibilitar-lhe alguns novos conceitos, uma visão diferente da vida, uma nova perspectiva com relação aos valores.

 "Bobagem", diz a futura sogra, "meu julgamento está correto. Quem precisa de 'novas idéias' ou 'novos modos de ver'? Os valores antigos são os valores verdadeiros, os únicos dignos de respeito." Urano, o regente esotérico da instituição matrimonial, tem muito trabalho pela frente para convencer a sogra a considerar novas perspectivas.

 Entretanto, a menos que vivam em lados opostos do continente, certamente surgirão muitas ocasiões para que as idéias radicais de Urano permeiem ambas as famílias, produzindo, espera-se, abertura mental, aceitação tolerante e crescimento. (A chegada de netos geralmente propicia a harmonização familiar.)

Expansão e aperfeiçoamento de acordo com os valores é a atividade conjunta dos regentes mundano e esotérico de Libra. Em geral, o matrimônio é a área em que a pressão do processo alquímico opera. "Não posso simplesmente optar por relacionar-me e expressar Afrodite/Eros em minha arte?", pergunta Libra ascendente.

"Não há aí um 'pulo do gato', um parceiro perfeito de uma vida passada? Uma relação com a qual eu possa simplesmente relaxar e estar à vontade? Se não é possível existir um relacionamento de almas gêmeas que não machuque e que não exija trabalho (Saturno), talvez eu deva desistir e dedicar-me a tirar o pó do altar da igreja - oferecer
minha natureza romântica a Deus. continua parte 3 .
Postado por dharma dhannyael
o texto está livre para divulgação desde que seja citada a fonte:


2 comentários:

  1. Oi, Almir fico muito feliz com o retorno... Haja luz para compartilhar para o bem de todos. volte sempre. dharmadhannya

    ResponderExcluir