terça-feira, 21 de outubro de 2014

Compreendendo a mente abstrata, concreta e a liberação







Compreendendo a mente abstrata, concreta e a liberação 

Atraio a minha atmosfera, as vestimentas do meu Deus.
              A Paz Interior

 " Quando todos os sentidos foram serenados, quando a mente

está em repouso, quando o intelecto não mais oscila – nesse

momento é conhecido o mais elevado estado de divindade

A quietude dos sentidos e da mente foi definida como yoga

Aquele que a alcança  liberta-se da ilusão.

Katha Upanishad apud Swami Bhaskarananda" (2005)

"A sabedoria vem da capacidade de manter a calma e o silêncio interior. Veja e ouça apenas. Não é preciso nada além disso. Manter a calma, olhando e ouvindo, ativa a inteligência que existe dentro de você. Deixe que a calma interior oriente suas palavras e ações.

Eu não sou meus pensamentos, não sou minhas emoções, minhas percepções sensoriais e minhas experiências. Não sou o conteúdo da minha vida.

            Sou o espaço no qual todas as coisas acontecem. Eu sou consciência. Sou o Agora. Eu Sou".(6)

"Quando o homem está atuando apenas em seu corpo mental, ausente de seus corpos físico e emocional, considerando a triplicidade reinante em todos os planos, ele não apenas pensa, mas também decide e sente o que lhe agrada, o que é análogo à emoção.

 Isso ocorre porque a Alma é Vontade, Amor-Sabedoria-Razão Pura e Inteligência Ativa ou Manas, sendo simultâneos os três aspectos, embora prevalecendo um em determinados momentos, mas é manas que permite ter auto-consciência. ".

Quando a  harmonia brilha no céu da Mente Superior,
 o discípulo utiliza a forma da Vontade como instrumento da Alma
para realizar os planos de Deus, planos unificados
com a intenção da Hierarquia.

Quando o egoísmo, o ódio, emoção, agressividade, melancolia prevalece e domina a emoção e a mente inferior,  "o pequeno eu" está separado da Unidade, da Alma. está cego e preso na roda do Carma, do sofrimento, da ignorância, da limitação.

A unidade representa a Luz maior Solar da União das Almas- Mônadas no céu da mente.

Quando estamos com a Chama do Amor/sabedoria acesa em nosso coração, a Alma está no comando do nosso dharma, da nossa Mente.
Assim, estamos  compartilhando a Luz,  as graças da vida com  tudo e com todos.
A Sabedoria da Mente Universal  ilumina a Unidade, e todas as Almas com a Graça da Verdade que liberta.


“A verdade está oculta no caminho desconhecido. O Anjo da Presença guarda o caminho. A mente revela ao Anjo o Portal. Mantêm a Presença.
Levanta teus olhos. Entra nessa Porta dourada. Assim o Anjo, que é a sombra do Bendito Ser, revelará o portal aberto.
O Anjo também deve desaparecer. O Bendito Ser Permanece, passa através do portal e entra na luz sublime”. (2)


V RAIO – “a razão reside no plano da mente da esfera de sua maior atividade e no quinto plano se encontram os três aspectos da mente:

1. A mente abstrata ou superior, a personificação da tríade superior.
2. A mente concreta ou inferior, o aspecto superior do eu inferior.
3. O Ego ou Anjo solar, o filho puro da mente, que expressa inteligência abstrata e concreta - o ponto de unificação.

- a mente inferior está destinada a ser um canal para a livre afluência da energia da mente superior.
- devido a qualidade da sua mente superior,
 este rayo é um canal puro para a Divina Vontade.

A sua esfera de maior atividade é o 5º plano, ou plano mental.
Um Raio de luz ilumina a forma - o oculto aparece.

O quinto Raio é o veículo de expressão para as Idéias da Mente de Deus. O ímpeto de revelar a lei através do intelecto, o poder de expressar a Divindade através da penetração da matéria.

Procuro destacar nesse texto a importância da ligação entre o mundo concreto e o mundo abstrato - a aplicação prática dessa fusão está na precisão e exatidão na criação daquelas formas e invenções que proporcionam a difusão com a mente Superior e a importância da fusão do mundo concreto com o abstrato da ideação puro, veículo de expressão da Alma.

A mente superior é uma porta aberta para o mundo das Novas Idéias, para o futuro, para o bem de todos.
O Gênio tem esta porta aberta no céu da sua mente e ele pode vislumbrar soluções cientéficas e práticas para o bem de todos.

Alice Bailey cita alguns dos nomes dados ao Senhor do V Raio são:
O Revelador da Verdade.
O Grande Vinculador. O Divino Intermediário. O Cristalizador das Formas. A Rosa de Deus.
O Celestial. O portal da Mente de Deus. A Energia Iniciadora. O Guardião do Portal. O Anjo com a espada Flamigera. O Irmão que vem de Sírio. O Mestre dos Hierofantes.

- O Quinto Raio é o principal veículo de expressão da mente.

  
                                                              V Raio
                                        Signos: Aquário, Leão e Sagitário

                                                         Planeta - Vênus 




Neste contexto:
- "o direcionamento da lógica tem que ser levado à sua conclusão;
- trabalha com precisão e detalhe na estruturação da exteriorização de idéias.
- Grande necessidade de especialização do interesse.
- sede de conhecimento obtido através da busca, pesquisa, investigação e experimentação;
- anseio em determinar a causa e o efeito de coisas através de provas verificáveis;
- a busca da Verdade e da transparência é sua meta.
- emprego da faculdade discriminadora da mente.
-
O quinto Raio é a expressão do Amor/Sabedoria através do intelecto.
A etapa que a mente concreta inferior e a mente superior se relacionam de tal maneira, que a inferior é iluminada pela Alma, e também está sujeita ao contato com a Tríada Espiritual (Atmã-Budhi-Manas).

O V Raio é conectado ao Segundo , e ao Terceiro Raio da Inteligência Ativa.

É o propósito da Mente Superior penetrar e purificar a inferior para que a humanidade possa perceber, identificar a Mente de Deus por trás de todas as formas de manifestação.

É precisamente o Corpo Mental o elemento comprometido, por ser o que estabelece a conexão entre o Eu superior e a Personalidade.

 Contudo, sem esse comprometimento, não teria como se processar a evolução, embora haja riscos de quedas.

“Características do Mental Concreto e Abstrato

Mental superior 1 – Mental abstrato ou superior.
2 – O mental concreto ou inferior, o aspecto mais elevado do eu inferior.
3 – O Ego ou Anjo Solar, o filho puro da Mente que exprime a Inteligência tanto abstrata como concreta e que é um ponto de unificação. Pode considerar-se como sendo a alma.

(3)“O Mental Concreto tem como característica principal, quando ativado, formar imagens bem definidas. Ele tem a propriedade de manipular a matéria elemental do Plano Mental, criando formas mentais. Também, como já sabemos, tem a propriedade de analisar, comparar, julgar. Nos vôos mais altos logra alcançar a abstração através da razão pura.

O Mental Concreto é rebelde e não aceita facilmente o controle do Eu Superior. Mas, à medida que a Mônada vai dominando seus veículos inferiores, a intuição e os pensamentos abstratos se manifestam através da meditação e do raciocínio. Assim sendo, a mente concreta é um poderoso elemento que deve ser usado como instrumento para se atingir os mundos superiores.

JHS referindo-se ao problema da mente disse: “Tirar o direito de pensar dos outros é contribuir para sufocar o seu desenvolvimento e dos princípios superiores”.

Mental Superior – Enquanto o Mental Concreto é analítico, o Mental Abstrato é sintético, não se ocupa com formas, atua por lampejos instantâneos e globalizantes.
Uma criatura muito racional, acostumada a pensar elaborando imagens encontra grande obstáculo no mundo da abstração, onde se desconhecem as formas mentais definidas. Mesmo no mundo humano, um intelectual habituado à análise lógica não alcança os altos níveis de abstração dos filósofos Iniciados.

A Venerável Alice A. Bailey, teósofa americana dos idos anos vinte de nosso século, assim se expressou sobre o assunto em pauta:

“O homem que contacta com o abstrato pouco se importa e se preocupa com a vida dos sentidos ou observações externas. Seus poderes são recolhidos, já não corre para fora em busca de satisfação. Vive calmamente dentro de si, buscando compreender as causas, ao invés de se deixar perturbar pelos efeitos. Aproxima-se cada vez mais do reconhecimento do UM que está imanente na diversidade exterior.

À proporção que a Mente Inferior se subordina, os poderes do Ego afirmam sua predominância. A Intuição se desenvolve do raciocínio. O homem comum aceita o fardo cármico porque não sabe alterá-lo. Tem pouca força de vontade. O sábio apodera-se do seu destino e modela-o.

O vício pertence apenas aos veículos inferiores e não ao homem real no Corpo Causal. Nos veículos inferiores a repetição dos vícios pode provocar impulsos de difícil domínio. Será cortado pela raiz se o Ego criar uma virtude oposta. O Eu não pode assimilar nada de mal porque o mal não pode tocá-lo em nível de consciência. O Eu não é consciente do mal, nada sabe sobre o mal, não pode ser impressionado pelo mal.

Tudo quanto é mal, por mais forte que possa parecer, traz consigo o germe da sua própria destruição. O segredo reside no mal ser desarmonioso, portanto, contra as Leis Universais. Todo bem – estando em harmonia com as Leis Universais – é levado para frente por ela. Faz parte da corrente da evolução, jamais será destruído. Só o bom passará, o mau será rejeitado”.(3)

Mental Superior e Mental Inferior
O homem pode ser portador de brilhante intelecto, fulgurante inteligência e outras características mentais de destaque, contudo, tudo isso não passa de uma manifestação do Mental Concreto, portanto, valores que podem ser conspurcados pela arrogância, vaidade, egoísmo, prepotência.

São faculdades artificiais, sem consistência, não levando nada de positivo para o enriquecimento do Corpo Causal. Muito pelo contrário, servindo até de sério obstáculo à libertação do homem.

O verdadeiro Gênio, ou Jina é aquele que, embora possuindo os altos valores de uma inteligência superior, a mesma está isenta de qualquer mescla emocional de natureza tamásica ou astral inferior. Ele é portador da inteligência ou genialidade pura, não conspurcada por qualquer tipo de energia contaminada.

O Corpo Causal não é a Tríade Superior – O Eu Superior, ou Ego, é, a Tríade – Atmã - Budhi – Manas. O Corpo Causal é apenas um estojo da substância do Mental Superior que expressa as qualidades adquiridas durante a encarnação da Mônada.

Embora o Corpo Causal tenha sua sede no “Chakra Cardíaco”, ele se expande no homem evoluído, formando aquilo que é conhecido por “Ovo Áurico”, com múltiplas formas, tamanhos, cores, luminosidades, etc.

Quando se atinge, na meditação, o estágio de Pratiaharara, a nossa mente alcança uma perfeita quietude, sem nenhum “vittris” a turbilhioná-la. Pode acontecer que se atinja um aprofundamento mental de alto nível, que transcenda o próprio Corpo Causal e se contate com Budhi e até mesmo com Atmã.

Quando os impulsos astrais,emocionais e os tumultos mentais são dominados, no processo da meditação iniciática, a Voz do Silêncio pode ser ouvida. Nesse estágio, cessa o raciocínio oriundo do Mental Concreto para dar lugar ao surgimento de uma energia espiritual de incalculável poder de penetração. A Mônada lança, então, sua benfazeja aura sobre a Personalidade.

Quem medita entra em contato com seu Mestre Interno que é o portador de todo saber universal. O carma negativo é gerado pela ignorância e quem tem a Sabedoria do Mestre é um sábio; dispõe de armas que eliminam qualquer circunstancia desfavorável que possa prejudicar a sua evolução e causar-lhe sofrimento e dor futuramente.

O primeiro passo na senda da iniciação será sempre o de conseguir a conquista do controle mental, sem o qual nada se logrará.

 Todos os Colégios Iniciáticos, seja do Oriente como do Ocidente, são unânimes em defender este princípio. O único caminho para se dominar a mente, ou seja, não permitir que vórtices vibratórios chamados pelos orientais de “vittris”, venham tumultuar a nossa mente, é inegavelmente a auto-educação mental através da meditação iniciática constante.

 Esta verdade está expressa na figura excelsa de Budha, que aparece sempre em profundo estado de meditação nas suas imagens representativas. Estado designado pela palavra Sânscrita de Dhyana, cujos portais sagrados nos livram do mundo maiávico, gerador de dolorosos carmas".Ordem Aleph

“Quando Cristo diz "Eu sou a brilhante estrela da manhã", que é Vênus, que anuncia a entrada em plena luz do Sol - o Filho, o Cristo.
Através da energia do quinto Raio, que é "essencialmente um portador da luz", a evolução da humanidade é acelerada, produzindo a descida do Reino de Deus à Terra.

"O Mestre M... traz trevas para a luz de modo que as estrelas apareçam, pois na luz as estrelas não brilham, mas na escuridão não há luz difusa, mas somente pontos focalizados brilham." (Os Raios e as Iniciações, p. 170
raio da precipitação Faz as coisa. s acontecerem no plano físico, usando para isso a tecnologia e a ciência

Chakra Centro Ajna – é o centro que se situa entre as sobrancelhas, é o centro da personalidade integrada e corresponde, no que se refere à localização e função , à glândula hipófise, que é regida por Júpiter. O terceiro olho traz uma compreensão maior, como ler nas entrelinhas, nos dá um insight, além das palavras.Tema capacidade de visualizar e compreender conceitos mentais (inteligencia) e pôr em pratica as idéias.

A Ciência da Raja Ioga, ou a "Ciência Real da Alma",e desenvolver a maestria que é a concentração, que está relacionado com o centro Ajna, a Disciplina mental, focalização, atenção, e contemplação - em que o aspecto Alma é ativo e percebe intuitivamente o mundo interno e externo.

(1) “Como será produzida uma grande mudança? Como poderá o homem, vítima de seus desejos e de sua natureza inferior, se converter no homem vitorioso, triunfante sobre o mundo, a carne e o mal?

Será efetuada quando o cérebro físico do homem encarnado tiver consciência do eu, da alma, e esta conscientização só se torna possível quando o verdadeiro Eu consegue se "refletir na substância mental".

Pela libertação da paixão e pelo equilíbrio dos pares de opostos ele se terá livrado de seu temperamento, sentimentos, anseios, desejos e reações emocionais, que caracterizam a vida do homem comum, e terá chegado ao ponto da paz.

O demônio do orgulho, a personificação da natureza mental mal empregada e as distorcidas percepções da mente são vencidas e ele se torna livre dos três mundos. A natureza da alma, as qualidades e atividades inerentes à natureza amorosa de um Filho de Deus e a sabedoria que se evidencia quando o amor e a atividade (o segundo e o terceiro aspectos) se unem, caracterizam sua vida na terra e ele pode dizer como o Cristo: "Está consumado".

Pela atividade do quinto princípio, o da mente. O princípio mental está peculiarmente ativo hoje de maneira geral e ampla. Se posso falar simbolicamente, a atividade vertical da mente, que tem afetado indivíduos em toda parte através das idades, sempre produziu os guias mentais, os dirigentes e os líderes da humanidade.

Hoje, a atividade horizontal da mente, abarcando enormes massas da população e, algumas vezes, nações e raças inteiras, pode ser vista em toda parte e isto levará, inevitavelmente, a acontecimentos e efeitos até então imprevisíveis e impossíveis.

A Mente Universal pode ser melhor entendida na medida em que ela se expressa através do que nós chamamos a mente concreta, a mente abstrata e a intuição ou razão pura.
A mente concreta é a faculdade da construção da forma. Os pensamentos são coisas.
A mente abstrata é a faculdade de modelar padrões, ou a mente que trabalha com os anteprojetos sobre os quais as formas são modeladas.

A intuição ou razão pura é a faculdade que capacita o homem a entrar em contato com a Mente Universal e alcançar o plano sinteticamente, lançar-se sobre as Idéias divinas ou isolar alguma verdade fundamental e pura.

Planeta regente Vênusdo Quinto  Raio. A mente ou manas é governada por Vênus e o quinto Raio. O amor é a libertação da mente". O Quinto Raio e o corpo mental em expressão, canalizados por Vênus, "opera em conexão com a Lei de clivagens", e "é também responsável pela rápida formação de grandes ideologias condicionadoras" (Ibid., p. 602).

V Raio
Signos: Aquário, Leão e Sagitário

Planeta - Vênus 



A substância do plano mental é o quinto raio, canalizado através de Vênus; e porque o reino dos anjos opera com a substância - com o aspecto forma – os anjos solares trouxeram a substância de mentalidade para o homem, estabelecendo a ligação do corpo causal da alma no plano mental - uma ligação preservada até a quarta iniciação, quando a forma não é mais necessária e o Corpo causal desaparece”.

O desenvolvimento da mente leva ao desenvolvimento da individualidade. É esse senso de “auto criação”(Leão) 3º Raio - Inteligência Ativa

O quinto raio atua no plano mental concreto e é um veículo para o Corpo Mental/Abstrato Funções do Corpo Causal:
Como já vimos o Corpo Causal localiza-se no MENTAL ABSTRATO, é o Pensador, sua principal função é organizar todas as informações de nossas inúmeras encarnações, desde o momento em que a Mônada (Ser de Fogo Branco) escolheu evoluir neste planeta, assim temos como funções deste corpo.

É o segundo corpo Mental, que designamos sob seu nome distintivo de: “Corpo Causal”. Damos-lhe este nome em virtude de nele residirem todas as causas cujos efeitos se manifestam nos planos inferiores.


É o receptáculo, o reservatório, onde todos os tesouros do homem se acham acumulados para a eternidade e vai sempre se desenvolvendo sem parar. É no corpo causal que são assimilados todos os resultados duráveis da atividade humana.

Num ser embrutecido, ele no começo é como um tênuo véu incolor, vai se fortalecendo e se revestindo de cores maravilhosas na medida que vão passando as reencarnações e vai se tornando exuberante, vibrante energeticamente, adquirindo vida ativa no PLANO MENTAL SUPERIOR.

Conhecido como fio-ego, sutrâtma reencarnador. Neste corpo reside o Karma e o Darma, sendo que o darma tem atributos imortais e o Karma atributos temporários, onde trava-se esta luta energética para purificar e queimar essas energias negativas"

Profissões :Cientistas, pesquisadores, alquimistas, engenheiros, estatísticos, analistas, inventores.
O Espírito individualizado se expressa através do Raio V Onde houver:
Ignorância, critica, o poder de raciocínio, e de destruir;

Separação mental, desejo de conhecimento que conduz à atividade material.
Análise detalhada, O materialismo intenso e momentânea negação do Divino.. A intensificação do poder de isolar.
A distorção de pontos de vista sobre a verdade.
A teologia que conduz à:
O conhecimento da realidade, a compreensão da Alma e de suas potencialidades.
O poder de reconhecer o Anjo da Presença. A sensibilidade ao Divino, a luz e a sabedoria..
A devoção espiritual e mental.
O poder de receber a iniciação ( este ponto é de verdadeira importância)
O aspecto superior da mente, é o princípio de autopercepção e quando se combina com o aspecto inferior produz a autoconsciência do ser humano

Dharma dhannya
Este texto é resultado de uma pesquisa de uma compilação de vários textos, de varios autores.

1. www. comunidade espiritual.com.br
2 alice Bailey
3.http://ordemaleph.confrariamisticabrasileira.org.br/index.php
4. alan Oken e outros.
2 alice Bailey

4. alan Oken e outros. 
5. www.sintoniasaintgermain.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário