domingo, 21 de outubro de 2012

o Abacate e a Banana - Saúde e cura...








Abacate
Uso medicinal do Prof Alfon Babach

O abacate é um alimento digno de mérito, pois sacia a fome, nutre todo o organismo e cura diversas enfermidades. É uma fruta que proporciona nutrição ao corpo e saúde a todos os seus órgãos. Combate os males produzidos pelo comer carne, perturbações digestivas, prisão de ventre, flatulências, abscessos estomacais, reumatismo, gota, afecções dos rins, do fígado, da pele, etc. É também um bom cosmético: conserva a beleza da pele e do cabelo.

Do abacate obtém-se um azeite muito bom para combater o reumatismo e a gota. Friccionam-se as partes afetadas e doloridas.

O mesmo azeite se emprega contra a formação de caspas e a queda de cabelo. Fazem-se fricções no couro cabeludo. Estas aplicações fazem crescer o cabelo.

As folhas e os brotos do abacateiro são usados, empiricamente em chás, como diuréticos (para provocar a urinação), como carminativos (para combater os gases do estômago e intestinos), como emenagogos (para provocar ou restabelecer a menstruação).

Mastigam-se folhas frescas para curar as afecções da boca, as estomatites, as ânsias, as supurações, e para fortificar as gengivas  e os  dentes.

Para acalmar as nevralgias e dores de cabeça, aplicam-se compressas  quentes com o chá das folhas à cabeça.

O chá das folhas se emprega com bons resultados nos seguintes Casos: afecções da garganta, bronquite, catarros, cansaço, debilidade do estômago, diarréia, disenteria, dispepsia atônica, doenças dos rins, indisposição para o trabalho, rouquidão, supurações, tosse,  etc.


As flores são emenagogas.
A casca esmiuçada é boa para combater vermes intestinais.

O caroço tostado e moído bem fino combate a diarréia e a disenteria. Tomam-se duas colherinhas do pó dissolvido em uma xícara com água morna.

Com cataplasmas de caroço tostado e moído curam-se as inflamações dos dedos.

O chá do cozimento dos caroços é usado para combater os eczemas do couro cabeludo.

Valor alimentício
O abacate é uma das frutas mais nutritivas que existem, justamente porque quase 30% do seu conteúdo é massa consistente.
O abacate tem quatro vezes mais valor nutritivo que os outros frutos, exceto a banana. Encerra, como já mostramos, fósforo, cálcio e ferro em proporção apreciável. Nele se encontram quase todas as vitaminas, inclusive a vitamina C, uma das mais importantes.

Por conter pouco açúcar e quase nenhum amido, o abacate é muito recomendável aos diabéticos,  mas consulte o seu médico.

Seu abundante conteúdo em substâncias gordurosas, ao contrário do que sucede com as gorduras animais, não prejudica.

A manteiga do abacate, preparada com sal, um pouco de alho e cheiro verde, passada sobre o pão, é muito saudável.

O abacate passado no liquidificador, com açúcar e suco de limão, é um creme saboroso e rico em vitamina C; batido com leite frio ou morno, constitui uma saborosa bebida; cortado em pedaços, nas saladas de frutas, torna uma refeição saborosa, nutritiva e saudável.

O abacate é uma fruta que deve figurar, com frequência, nas nossas refeições.

O abacate pode ser dado às crianças depois de um ano de idade. De todas as variedades, os de casca verde são os mais nutritivos. Nem sempre os de maior tamanho contêm polpa saborosa. e às

 vezes se apresentam insípidos e um pouco fibrosos. 
O uso do abacate com limão pode diminuir os riscos de aumento de peso para algumas pessoas.








BANANA

Composição química:Cem gramas de banana contém:
     Calorias
Banana dágua 95,00
Banana ouro 162,00

Água
Banana dágua 76,00 g
Banana ouro 60,10 g

Hidratos de carbono
Banana dágua 22,00 g
Banana ouro 36,80 g

Proteínas
Banana dágua 1,30 g
Banana ouro 2,39 g
Gorduras 0,20 g

Sais 0,50 g
Vitamina A 233 U.I.
Vitamina 8’ (Tiamina) 57,00 mcg
Vitamina 82 (Riboflavina) 80,00 mcg
Vitamina B (Niacina) 1,18 mg
Vitamina C (Ácido ascórbico) 6,40 mg

Os sais da banana, em 100 gramas oferecem as seguintes proporções:
Potássio 401,00 mg
Sódio 34,00 mg
Fósforo 26,00 mg

Cálcio 20,00 mg
Ferro 1,06 mg

Uso medicinal
Diz o Dr. Teófilo Luna Ochoa:

“A banana madura ... encerra uma substância oleosa, que muito suaviza as membranas mucosas irritadas em casos de colite e enfermidade do reto. Contém igualmente um fermento digestivo não bem conhecido, porém de alto valor, que, em determinada enfermidade intestinal, a torna (a banana) o único carboidrato tolerado pela vítima, que (doutra maneira) morre de fome...

“Essa fruta é muito recomendável também contra as enfermidades renais, nefrite, hidropisia, gota, obesidade, afecções do fígado, cálculos biliares, tuberculose, escrofulose, paralisia, enfermidades do estômago, etc...
“Contra a prisão de ventre comem-se algumas bananas de manhã, em jejum...
“A banana ligeiramente assada, exalando seu aroma, come-se
quente para combater as pneumonias.

“Contra as diarréias, toma-se o caldo do cozimento da banana-
-maçã verde... 

Também, contra as diarréias e disenterias, se utiliza a farinha de banana verde, como alimento, a qual se obtém submetendo à pressão a fruta descascada e cortada em pedaços, que logo se deixa secar, e já está pronta (a farinha) para o uso”. 
A banana é bom remédio para enfermidades dos intestinos. Metchnikoff, há muitos anos, observou que as substâncias tóxicas resultantes da putrefação dos resíduos alimentares no intestino grosso, enquanto esperavam a sua eliminação, causaram processos degenerativos no organismo, especialmente nos vasos sanguíneo e, pelas suas observações, foi levado a chamar o coli-bacilo de “germe da velhice”.

Metchnikoff procedeu a várias experiências alimentares com animais de diferentes espécies e, em alguns casos, obteve resultados altamente apreciáveis. Observou, por exemplo, que as fezes do morcego sul-americano, comedor de frutas, quando alimentado exclusivamente com bananas maduras, tinham o cheiro característico dessa fruta e estavam inteiramente livres de indício de putrefação. Exames bacteriológicos mostraram serem praticamente estéreis.

Um estudo feito pelos Drs. Weinstein e Bogin, da Escola de Medicina da Universidade de Yale, revelou que, durante a alimentação com bananas, o bacilo acidófilo, micro-organismo anti-putrefativo, predominou em poucas semanas. Num caso por eles observado, a influência deste bacilo continuou mesmo depois de cessada a alimentação com bananas.

A dieta de bananas maduras também deu resultados dos mais benéficos em todos os casos de prisão de ventre, dentro de uma ou duas semanas. Seus efeitos, na maior parte das vezes duraram algum tempo depois que a ingestão da fruta cessou.

Um doente, portador de uma antiga colite ulcerativa, obteve ótimo resultado com a mesma alimentação.

O Dr. Lourenço Granato diz que a banana “é muito indicada nos casos da mais rigorosa prescrição da higiene alimentar dos organismos depauperados de velhos e crianças”.
Bianche Whitney Walker, em The Boston Herald, refere o caso de uma criança salva da morte graças à alimentação à base de bananas.

“Tristeza e desolação”, diz o autor, “envolviam o pequeno lar do Sr. e Sra. Archibald J. Chislom, que residiam à Av. Monroe 3, em Malboro. A sua única filha, a pequena Barbara Ann, estava muitíssimo doente e os médicos á não lhe davam mais esperanças. Os pais, desolados, viam a criança definhar dia a dia. A pequena, depois de um ano, era a sombra da criança risonha que antes alegrava o seu lar.

“Uma desordem digestiva tinha-se desenvolvido em Barbara Ann: ela não podia assimilar alimento de espécie alguma. As tentativas do médico local e de vários especialistas foram inúteis. Os remédios mais conhecidos não lhe trouxeram resultado eficaz.

“A mãe aflita curvava-se sobre o berço, os vizinhos vinham e iam com palavras de ânimo, sem lograr aplacar o desespero dos pais. À última hora, um especialista apresentou uma sugestão.

 A pequena foi levada para um hospital em Boston, onde foi feita uma tentativa no sentido de encontrar uma dieta que restaurasse a saúde da criança. Diversos alimentos foram experimentados sem efeitos satisfatórios. Dias se passavam nessa busca desesperadora, até que, enfim, lhe deram como alimento ‘bananas maduras’.

“Uma pequena porção de bananas maduras, foi dada à criança, e, maravilha das maravilhas, ela se deu bem com esse alimento. Bananas bem maduras foram empregadas. A porção foi sendo aumentada pouco a pouco. Para que o receio da mãe não crescesse, deixaram-na por algum tempo na ignorância de que a filhinha só conseguia reter bananas no estômago. 

A criança mudava de aparência e melhorava dia a dia. A intuição da mãe notava o melhoramento e ansiosamente desejava saber o acontecido, receosa de que fossem melhoras passageiras. Mui cuidadosamente se tratou do resto da dieta, sendo elíminado todo o açúcar, amido e gorduras. 

A banana, porém, continuava a fazer parte da sua dieta principal. Depois de seis meses de permanência no hospital, a criança foi levada para a casa em estado visível de completo restabelecimento. Ela tinha então dois anos e meio e pesava 19 libras (8,5 quilos); aumentou cinco libras nos seis meses de hospital.

“Barbara Ann nasceu no Hospital de Malboro ... Era considerada uma criança normal, em perfeito estado de saúde, até aos 16 meses de idade. Pesava nessa ocasião 25 libras. Começou então a não se dar bem com os alimentos e perdia peso com alarmante rapidez. 

Após diversas consultas com vários médicos, ficou num hospital para observação, e, depois de todas as tentativas terem falhado, foi levada para a casa novamente, pesando então 14 libras. Durante alguns meses permaneceu no berço, enfraquecendo diariamente, até que veio a feliz lembrança do especialista que lhe salvou a vida.

“Essa ‘criança do milagre’, como é chamada pelos especialistas, dobrou o seu peso, vivendo mais de um ano com uma dieta de bananas. Agora, com três anos e meio, Barbara Ann pesa 40 libras. É uma criança risonha, robusta e sadia.

 Ela come, diariamente, três bananas amassadas e bem maduras, assim como dois ovos duros, cozidos durante 20 minutos. Barbara Ann também recebe bolinhos feitos de farinha de proteína  e leite segundo uma fórmula especial.

“Os especialistas estão seguindo este caso com verdadeiro interesse. Declaram que se Barbara Ann continuar com essa dieta rigorosa até a idade de cinco anos, poderá comer o que ela desejar.

“‘Doença celíaca’ foi o diagnóstico feito pelo médico sobre essa indisposição que é mui raramente encontrada em crianças. Trata-se de uma indigestão intestinal”.

A banana é um alimento especial em caso de anemia. Muito úteis são as curas de bananas....

 “A cura de banana”, diz o Dr. Luna Ochoa, “é recomendada contra a prisão de ventre crônica, os transtornos do estômago (como acidez gástrica), as enfermidades do sistema nervoso, a paralisia, a poliomielite, a insônia, as persistentes dores de cabeça, a obesidade.

“Na polpa da banana”, acrescenta o ilustre facultativo, “foi descoberta a única cura existente para as perigosas enfermidades celíacas, que tantas vidas vêm custando às crianças. É que a banana contém aquela maravilhosa enzima digestiva que já mencionamos”.

Fazendo-se três refeições ao dia, pode-se realizar da seguinte maneira a cura de banana:
Primeiro dia 2 bananas em cada refeição
Segundo dia 3 “
Terceiro dia 4
Quarto dia 5

Durante mais 15
dias consecutivos 5
Vigésimo dia 4
Vigésimo primeiro dia 3
Vigésimo segundo dia 2

A seiva da bananeira também encerra ricas propriedades medicinais.
Ensina o Dr. Leo Manfred:
“Para a cura da asma, emprega-se em Cuba a muda da bananeira-maçã, quando não tem mais de um pé (30 cm) de altura. Assa-se com raiz e tudo. Emprega-se o suco, adoça-se com mel de abelhas, e toma-se diariamente um cálice...

“Para combater a icterícia, emprega-se, também em Cuba, a seiva tirada do tronco da bananeira-maçã. À altura de uns três pés (aproximadamente 1 metro), faz-se um corte e abre-se uma cavidade capaz de conter um frasco, que ali se introduz para se recolher cheio no dia seguinte.

 Deste líquido, assim obtido, o doente de icterícia deve tomar, no fim do dia, uns três goles, durante três dias. Afirma-se que é um santo remédio... A seiva da bananeira é frequentemente usada como detergente na cura de úlceras de mau aspecto. Aplica-se topicamente com estopa (limpa) ou algodão (hidrófilo) bem embebido no mesmo”.

A seiva do tronco da bananeira tem sido preconizada para prevenir tuberculose.

“Esta seiva”, diz o Dr. Luna Ochoa, “toma-se na quantidade de uma colherada, três vezes ao dia, com um pouco de leite ... ou qualquer chá de erva peitoral, preparado por infusão aromática e adoçado com mel de abelhas, contra a tuberculose pulmonar”.

No México, um médico apregoa com as seguintes palavras o valor medicinal da bananeira:
“Uma das maravilhas da nossa flora foi chamada para operar uma revolução no mundo da Medicina, em vista do descobrimento das propriedades curativas contidas no tronco da bananeira. Trata-se nada menos que de um antídoto contra a peste branca, a tuberculose pulmonar, que dizima a humanidade...

“Algumas experiências realizadas pelo Dr. Monteiro da Silva, do Brasil,  nos revelam os resultados admiráveis colhidos junto a um regular número de tuberculosos... Refere o ilustre facultativo que as curas radicais alcançadas na tuberculose de segundo grau atingem uma média de 70%.

“Da minha parte, entusiasmado com os muito bons resultados obtidos dos meus estudos sobre o assunto, ... não tenho medido esforços em continuar com as minhas experiências, que, até hoje, tenho visto coroados dos mais lisonjeiros êxitos.

“Há não muito tempo, examinei uma enferma...Tossia muito. A expectoração era abundante. Suores noturnos, febre e perda progressiva de peso. Considerável número de médicos haviam tratado dela, recorrendo a todos os meios aconselhados pela Ciência, sem que qualquer deles tivesse dado resultados favoráveis.

 De comum acordo, os referidos médicos convieram em que se tratava de um caso perdido, e resolveram aconselhá-la a regressar ao seio de sua família, talvez com o propósito de lhe tornar menos penosa a morte.

“Nessas condições, tratei de atendê-la, pois vi uma oportunidade para comprovar novamente a eficácia da seiva da bananeira.....

 “Por compressão, obtive de um pedaço de tronco certa quantidade de líquido, que filtrei e dei à enferma na dose de um cálice, cinco vezes ao dia.
“Pois bem. Com este último tratamento, a exemplo de muitos outros enfermos tratados pelo mesmo processo, ela se curou radicalmente.

“De vez que esse meio é tão simples, barato e nada perigoso, creio que tanto os infelizes atacados de tuberculose como os próprios médicos deveriam fazer estudos e experiências, como eu os fiz, e chegariam à convicção de que o suco da bananeira possui qualidades maravilhosas, cabendo-lhe de fato a tarefa de exterminar o bacilo de Koch”.

A própria casca da banana tem aplicação em caso de machucaduras.
“Recentemente, quando de férias”, diz o Dr. Eric F. W. Powell, “escorreguei nas pedras e esfolei seriamente a perna e a munheca. Por acaso eu tinha uma banana comigo, e coloquei a parte interna da casca, atando-a, diretamente em contato com as feridas, e continuei andando.

 Quando cheguei ao hotel, algumas horas depois, notei que as partes machucadas estavam limpas e sadias. Não houve inflamação e o processo de cura foi o mais rápido que já experimentei. 

Posso, com confiança, falar da banana como tendo aplicação externa nos casos de inflamações, queimaduras, escaldaduras, inchações, feridas simples, chagas e neuralgia. Basta usar casca fresca, sadia, e aplicar a superfície interna à parte afetada. Ata-se na posição devida, mas não se aperta, e renova-se cada duas ou três horas”.
A seiva da bananeira, graças aos seus efeitos adstringentes, cura a diarréia. Essa mesma seiva, diluída em água, traz magníficos resultados contra a nefrite. Em compressas, a seiva é topicamente aplicada para combater as hemorróidas....

A banana contém as vitaminas A, B’, B2, B5, (niacina) e C, além de algumas outras, menos importantes para o nosso organismo, segundo o que está assente até hoje. 

A vitamina A se encontra na proporção de 200 a 300 U.l. por 100 g, nas diversas variedades. A taxa das vitaminas B1, B2 e niacina é pequena. É bem variado o teor em vitamina C, de um tipo de banana para outro. 

Assim, em 100 gramas, a dágua possui 6,4 mg; a maçã, 12,7 mg; a figo, 15,3 mg; a prata, 17,3 mg; a ouro, 9,4 mg.

Os estudos realizados pelos Drs. Paula Souza e Walter Pereira Leser, obtiveram plena confirmação por parte do Dr. Walter H. Eddy, da Universidade de Colúmbia, que, analisando a banana, encontrou nela vitamina A em abundância e vitamina B e C em menor quantidade. 

Essas investigações confirmam a importância da banana na alimentação, principalmente da criança, que, no período de crescimento, exige muito mais do que o adulto.

A história da alimentação, diz Nicolau Ciancio, assinala verdadeiras catástrofes, toda vez que na alimentação vieram a faltar as vitaminas. Na Idade média, durante o inverno, na Alemanha, o escorbuto fazia muitas vítimas, por falta da vitamina C, e milhões de pessoas morreram de beribéri no Oriente, sobretudo no Japão, graças à carência de vitamina B.

Valor alimentício
Conhecem-se no Brasil mais de 30 variedades de bananas, as mais comuns das quais São: a nanica, prata, ouro, maçã, dágua, S. Tomé, figo, da terra, cacau, etc.

O valor alimentício da banana reside principalmente no seu teor em hidratos de carbono, que vai de 20,80% na banana S. Tomé a 36,80% na banana ouro.

Entre os sais minerais contidos na banana destacam-se: o potássio, o sódio, o fósforo, o cloro, o magnésio, o enxofre, o silício, o cálcio.

Grande é, no exterior, o conceito alcançado pela banana. É sobremesa fina e obrigatória nos melhores hotéis. Dão-lhe muita importância e consideram-na superior à maçã.


Valor Nutritivo de 100 gramas de
Banana
Nutriente Unidades Valor por 100 gramas de
porção comestível(*)
 Macro Componentes
  Água g 74      
  Energia kcal 92      
  Energia kj 385      
  Proteína g 1      
  Lipídeos (total) g 0      
  Carboidratos por diferença g 23      
  Fibra dietética (total) g 2      
  Cinzas g 0      
 Minerais
  Cálcio, Ca mg 6      
  Ferro, Fe mg 0      
  Magnésio, Mg mg 29      
  Fósforo, P mg 20      
  Potássio, K mg 396      
  Sódio, Na mg 1      
  Zinco, Zn mg 0      
  Cobre, Cu mg 0      
  Manganês, Mn mg 0      
  Selênio, Se mcg 1      
 Vitaminas
  Vitamina C, Ácido Ascórbico mg 9      
  Tiamina (B-1) mg 0      
  Riboflavina (B-2) mg 0      
  Niacina mg 0      
  Ácido Pantotênico (B-5) mg 0      
  Vitamina B-6 mg 0      
  Folato (B-9) mcg 19      
  Vitamina (B-12) mcg 0      
  Vitamina A, IU IU 81      
  Vitamina A, RE mcg_RE 8      
  Vitamina E mg_ATE 0      
USDA Nutrient Database for Standard Reference, Release 13 (November 1999)

A banana é fruta ideal p/ todos que sofrem do coração (angina do peito, infarto, arritmias, insuficiência cardíaca ) ou sistema circulatório (hipertensão arterial, arteriosclerose) devido a sua excepcional composição.
Os que tomam medicamentos para o coração (diuréticos que eliminam potássio e cardiotônicos de tipo digitálico)    necessitam maior aporte de potássio que pode ser obtido a partir das bananas.





2 comentários:

  1. Oi, Almir Muito grata pela companhia seguimos na direção da Luz. Haja luz para compartilhar para o bem de todos.dharmadhannya

    ResponderExcluir