O centro na Base da coluna vertebral.
Alice Bailey
Postado por Dharmadhannya_el
Assim como o princípio da vida está “assentado no
coração”, também a vontade-de-ser está assentada na base da coluna vertebral.
Este
centro é, acima de qualquer outra coisa, controlado e governado pela Lei da
Existência, e está estabelecido onde a matéria e o espírito se encontram, e
onde a matéria, a Virgem Maria — sob a influência do Espírito Santo, a energia
do veículo etérico — é transladada “ao Céu”, para lá (segundo a fraseologia
cristã) “sentar-se ao lado do Filho na Casa do Pai”.
Este centro
encontra-se exatamente na base da coluna vertebral, e suporta todos os outros
centros. Está relativamente inativo nesta época, porque ele só é posto em plena
atividade por um ato da vontade, direcionado e controlado pelo iniciado.
Ele responde apenas ao aspecto vontade, e a
vontade-de-ser na encarnação é o fator que atualmente controla a sua vida e
produz seus efeitos e dirige o princípio da vida na matéria e na forma.
Assim como o
princípio da vida está “assentado no coração”, também a vontade-de-ser está
assentada na base da coluna vertebral.
Muitas coisas
vãs e perigosas têm sido ditas acerca deste centro e tudo referente ao “fogo
kundalini” tem demonstrado ser uma excitante e atraente fábula dos pseudo-ocultistas
do mundo.
O verdadeiro ocultista em treinamento nada tem
a ver com o fogo kundalini — como geralmente entendido. Não me é possível fazer
mais do que tornar certos fatos um pouco mais claros, e ainda assim, ao mesmo
tempo, devo abster-me de indicar modos e métodos de despertar a atividade deste
centro, devido ao extremo perigo que envolve qualquer trabalho prematuro sobre
este centro básico.
O melhor que
posso fazer é apresentar uma série de declarações que serão compreendidas
corretamente por aqueles que sabem (e esses são ainda muito poucos), que
auxiliarão o pensamento daqueles que estão em treinamento e lhes darão um
quadro um pouco mais completo, mas que protegerão os ignorantes do desastre.
Tornarei essas
afirmações tão claras e breves quanto possível, mas praticamente não
apresentarei explicações.
1. Este centro
básico é o ponto onde, sob a lei da evolução, o espírito e a matéria se
encontram, e a vida é relacionada à forma.
2. É, pois, o
centro onde a dualidade essencial da divindade manifestada — homem ou Logos
planetário — se reúne e produz a forma.
4. E o centro
onde a “serpente de Deus” sofre duas transformações:
a. A serpente
da matéria permanece enrolada.
b. Esta
serpente é transformada na serpente de sabedoria.
c. A serpente
de sabedoria é trasladada e torna-se o “dragão da luz vivente”.
5. Estas três
etapas são nutridas pela vida e energia que desce por toda a coluna vertebral, via o correspondente
etérico da medula e — no tempo e espaço — a descida deste jorro (e mais a
simultânea elevação
da vida)
produz:
a. O despertar
de modo gradual e ordenado dos centros, de acordo com os tipos de raio.
b. A reversão
dos centros de modo que a consciência do morador interno seja adequada ao meio
ambiente.
c. A síntese
das energias da vida de todos os centros, e a adequação às demandas do iniciado
e o serviço da Hierarquia e da Humanidade.
Este triplo
fio no interior da coluna vertebral é, pois, composto de três fios de energia
que, para si mesmos, criavam um canal na substância do interior da coluna
vertebral um “triplo caminho de entrada e de retirada”.
Na
terminologia hindu, chamam-se os caminhos de ida, de pingala e de sushumna, e
juntos formam o caminho da vida para o homem individual e são despertados para
a atividade seqüencialmente e de acordo com o tipo de raio e o ponto de
evolução. O caminho de sushumna só é usado corretamente e com segurança após a
construção do antahkarana e a Mônada e a Personalidade estejam relacionadas
mesmo que por um tênue fio. Então a Mônada, o Pai, o aspecto vontade, pode
alcançar a personalidade de modo direto, e pode despertar o centro básico, e
com ele, mesclar, unificar e elevar os três fogos.
7. Um desses
caminhos é aquele por onde flui a energia que alimenta a matéria.
- Outro está
relacionado com o caminho da consciência e do desdobramento psíquico sensível.
- O terceiro é
o caminho do espírito puro. Assim, em cada forma vivente o trabalho do Pai, da
Mãe e do Filho é levado a cabo.
Vida-consciência-forma e vida-
qualidade-aparência são mescladas, e o aparelho de resposta do homem divino é
aperfeiçoado, permitindo-lhe contatar e reconhecer os aspectos divinos maiores
nos remos da natureza, no planeta e no sistema solar — eventualmente.
Não se deixem
enganar ao situar estas esferas entrelaçadas de energia divina à direita ou à
esquerda da medula espinhal, pois um movimento constante, uma interação e
reversão estão sempre tendo lugar. Eu posso somente retratar a natureza de um
símbolo que indicará o caminho especial das três energias da divina Trindade.
Não estou
indicando um fato na localização ou lugar, pois é esta materialização e
localização do conceito principal que tem originado tanto perigo. O
estudante-iniciado procura perceber a relação das três energias básicas, dos
três caminhos do fogo vivo, suas relações e inter-relações e a seqüência de sua
polarização. Ele não procura estreitar o conhecimento a pontos, linhas e lugar
até o momento em que esses termos pouco
signifiquem para ele e ele tenha maior conhecimento.
8. Estes três
caminhos de vida são os canais para o fogo elétrico, o fogo solar e o fogo por
fricção, e no seu uso, estão ligados às três etapas do caminho da evolução: o
caminho da evolução material, nas suas etapas iniciais; o Caminho da Provação e
as etapas iniciais no Caminho do Discipulado até à terceira iniciação; e o
Caminho da Iniciação propriamente dito.
9. O Fogo
Kundalini, sobre o qual tanto tem sido ensinado e escrito no Oriente, e cada
vez mais no Ocidente, é na realidade, a união desses três fogos, que são
focalizados, por um ato da vontade iluminada e sob o impulso do amor, no centro
básico.
O fogo assim unificado é, então, elevado pelo
uso de uma Palavra de Poder (emitida pela vontade da Mônada) e pela autoridade
unificada da alma e da personalidade, é integrado e vivificado.
O ser humano que consegue realizar isto em
plena consciência é, portanto, um iniciado que já deixou para trás a terceira
iniciação. Ele, e somente ele, pode, com segurança, elevar este triplo fogo da
base da coluna para o centro da cabeça.
10. De acordo
com a interpretação usual dada pelos esoteristas ignorantes nos diversos grupos
ocultistas, o fogo kundalini é algo que tem que ser ‘elevado”, e quando isto é
feito, todos os centros entrarão em atividade funcionante e os canais ao longo
da espinha ficarão livres de qualquer obstrução.
Esta é uma
perigosa generalização e uma inversão dos fatos. O fogo kundalini será elevado
e ascenderá ao céu quando todos os centros estão despertos e desimpedidos os
canais ao longo da coluna. A remoção das obstruções é o resultado da vivificação
de cada centro, os quais, pela potência de sua própria vida, efetuam eles
mesmos a destruição de todos os empecilhos e obstruções.
Elas podem “queimar” tudo que impede sua
radiação. O que geralmente acontece nesses casos acidentais (que tanto mal
causam) é que o aspirante, devido à sua ignorante curiosidade e por um esforço
da mente (não da vontade espiritual, mas unicamente como uma expressão da
vontade da personalidade) consegue elevar o mais inferior dos três fogos, o
fogo da matéria, o fogo por fricção, o qual produz uma queima prematura e
destrói a rede etérica no corpo etérico.
Estes discos ou redes circulares encontram-se
entre cada par de centros ao longo da coluna e também na cabeça. Estas redes
dissolvem-se normalmente à medida que a pureza da vida, a disciplina das
emoções e o desenvolvimento espiritual se processam.
Há quatro
dessas redes. Quando a quádrupla personalidade está altamente desenvolvida e o
centro ajna começa a despertar, então essas
redes normalmente e de forma automática, vão
vagarosa e gradualmente desaparecendo.
As redes na cabeça são de qualidade muito superior
e bisseccionam o crânio horizontal e verticalmente, simbolizando assim a cruz
sobre a qual um Filho de Deus é crucificado.
11. Os três
canais ao longo da coluna respondem em sua totalidade aos três centros maiores:
a. Ao centro
do plexo solar, proporcionando assim o impulso do desejo e alimentando a vida
física e o ímpeto criador.
b. Ao centro
do coração, proporcionando o impulso para o amor e
o contato
consciente com as áreas cada vez mais amplas da expressão divina.
c. Ao centro
da cabeça, promovendo o impulso dinâmico da vontade de viver.
Não indico
aqui qual o canal que responde a este ou aquele centro, exceto no caso do canal
sushumna que responde somente à energia do centro da cabeça e da vontade
dirigente, centrada no lótus de mil pétalas.
Não há perigo em dizer isto porque a vontade
espiritual não está ainda desenvolvida nas pessoas que procuram despertar o
fogo kundalini. Quando ele tiver sido desperto, elas saberão o que poderão
fazer em segurança.
Os três
centros na cabeça estão também relacionados com este triplo canal:
a. A área do
bulbo (o centro da alta maior) e o seio carotídeo.
b. O centro ajna
e o corpo pituitário.
c. O lótus de
mil pétalas e a glândula pineal.
Será
interessante se os estudantes relacionarem todas estas triplicidades aos três
raios principais:
a. O primeiro raio da vontade ou poder,
b. O segundo
raio do amor-sabedoria,
c. O terceiro
raio da inteligência ativa,
e também às
três raças humanas que foram dotadas do poder de desenvolver a semente desses
aspectos divinos: as raças lemuriana, atlante e ariana. Elas podem ser
vinculadas, como sementes, às duas raças finais que fundirão e sintetizarão
todos os poderes já mencionados, as qualidades, realizações e metas em uma vida
planetária perfeita.
Outra síntese
importante é também possível:
a. Caminho da
Evolução ... Centros abaixo do diafragma
b. Caminho do
Discipulado... Centros acima do diafragma
c. Caminho da
Iniciação ... Centros na cabeça
Todos estes
grupos e triplicidades estão relacionados, no tempo e espaço, à medida do
cordão espinhal.
13. Há também
— novamente em relação a todos os já mencionados pontos de síntese no corpo —
um ponto de consumação total da fusão.
Vou
enumerá-los na sequência de seu trabalho de fusão:
a. O plexo
solar, que funde os centros abaixo do diafragma.
b. O centro ajna,
que funde os centros acima e abaixo do diafragma.
c. A base da
coluna, que funde todos os seis centros.
d. O lótus de
mil pétalas na cabeça, que funde todas as sete energias.
Lembrem-se, em
relação ao que acabei de expor, que estamos tratando inteiramente de forças e
energias que funcionam através do corpo etérico;
que estamos
tratando do mundo terciário das causas, o qual é responsável pelo mundo
orgânico da manifestação física densa.
Esta
manifestação física por sua vez, é sujeita à influência do mundo secundário da
vida consciente, o qual, por sua vez, responde no tempo e espaço ao mundo
dinâmico do propósito e da Existência.
A chave para a
plena vida da alma está oculta em minhas palavras, porém é preciso a vida
dedicada e a mente iluminada para tirar proveito do conhecimento dado, e
enxergar por trás da forma das palavras o pensamento chave que lhe dá vida e —
ocultamente falando — o calor gerador.
Mantenham
claros na mente os conceitos de estimulação ou falta de estimulação, de
interação ou de separatividade, de passividade ou de atividade, pois é nestas
dualidades que encontramos as causas da saúde ou da doença.
Esta tabulação
é apenas um resumo e, como a tabulação dos princípios e suas correspondências,
como foi dada por H.P.B. no terceiro volume da Doutrina Secreta, sua
interpretação dependerá do ponto de vista do estudante. Nós a usaremos mais
tarde e acrescentaremos a ela mais colunas e mais correspondências. Em todas as
nossas considerações, o que tivermos a dizer terá por trás de si a seguinte síntese
de estrutura:
2. Os corpos
mais sutis da mente e das emoções, os quais são simplesmente centros de energia
qualificada.
3. O corpo
vital com seus sete principais centros de força.
4. O sistema
endócrino, que é um efeito dos sete centros, e o
fator
controlador determinante no corpo físico do homem.
5. O sistema
nervoso em suas três divisões.
Todos os
órgãos subsidiários do homem são efeitos; não são causas predeterminantes. As
causas determinantes no homem, e aquilo que faz dele o que ele é, são as
glândulas. Elas são a exteriorização de tipos de força jorrando através dos
centros etéricos a partir dos mundos mais sutis do ser. Elas expressam o ponto
na evolução que o homem alcançou; elas são vitais e ativas ou não vitais e
inativas, de acordo com a condição dos centros. Elas demonstram suficiência,
superatividade ou deficiência, de acordo com a condição dos vórtices etéricos.
Por outro
lado, pode dizer-se que o processo de controle é via o sistema nervoso; o
estreito diretório entrelaçado do sistema nervoso, do cérebro e da corrente
sanguínea (como portadora do princípio da vida) governa as atividades do homem
— consciente, subconsciente, autoconsciente, e finalmente, supraconsciente.
Os três centros em controle supremo hoje, para a maioria, são:
1. O centro
ajna, o centro entre as sobrancelhas.
2. O plexo
solar.
3. O centro
sacro.
Finalmente,
quando o homem se ‘tiver tornado aquilo que ele é” (esta
paradoxal
expressão esotérica), os centros de controle serão:
1. O centro da
cabeça, o brahmarandra.
2. O centro do
coração.
3. O centro na
base da espinha.
Chakras
|
A. Bailey
|
Visão Esoterica
|
|
centro
|
raio
|
qualidade
|
origem
|
cabeça
|
I
|
Vontade Divina
|
Monádica
|
Ajna
|
VII
|
Organização Direção
|
Átmica
|
Coração
|
II
|
Amor-sabedoria
Amor grupal
|
Búdica
|
Garganta
|
V
|
Criatividade
|
mental
|
Plexo Solar
|
VI
|
Emoção-Desejo
|
Astral
|
Centro Sacro
|
III
|
Reprodução
|
Etérica
|
Base da
coluna
|
IV
|
Harmonia através do
conflito
|
Física
|
Nota: No
quarto reino, o humano, é a energia do quarto raio que, cooperando com o
primeiro raio, finalmente traz a síntese. Há uma estreita relação entre o
centro mais elevado, o centro da cabeça, e o centro da base da espinha.
No plano
astral, encontram-se também, em cada corpo astral, sete pontos focais
correspondentes através dos quais a energia penetra, irradiando então para os
centros vitais no corpo etérico como sete tipos diferenciados de força. Esses
tipos de força produzem efeitos tanto bons quanto maus, de acordo com a
qualidade do corpo físico denso negativo. Esses efeitos diferem de acordo com o
tipo de raio ou força, e será interessante indicar aqui os bons e os maus
efeitos e as doenças correspondentes.
....
Força Astral
|
Centro
|
Mau Aspecto
|
Doença
|
Bom Aspecto
|
I Raio
Vontade
|
cabeça
|
Auto-piedade
O dramático Eu.
|
Câncer
|
Sacrifício
Dedicação ao
|
II Raio
|
coração
|
Amor a si mesmo
|
Problemas cardíacos e
estomacais
|
Amor da Alma
E grupal
|
III Raio
|
sacro
|
Sexualidade
superatividade
|
Doenças sociais
|
Amor paterno
Vida grupal
|
IV Raio
|
Ajna
|
Egoísmo
dogmatismo
|
Insanidades
|
Misticismo
|
V Raio
|
Garganta
|
Psiquismo
Inferior
|
Falhas no
Metabolismo
Câncer
|
Criatividade
Sensibilidade
Inspiração
|
VI Raio
|
Plexo solar
|
Emocionalidade
|
Doenças nervosas
Gastrite,
Problemas no fígado
|
Aspiração
Direção direta
|
VII Raio
|
Base da coluna
|
Interesse pessoal
Egoísmo
Magia
|
Doença do coração
Tumores
|
Magia Branca
|
- Ao estudarem esta tabulação, lembrem-se que
ela é apenas uma generalização, e uma listagem parcial de tipos de doença que
podem ser o resultado do influxo de energia. Ela pretende somente ser
sugestiva; a complexidade do equipamento humano e o emaranhado das energias são
de tal sorte que nenhuma regra rígida pode ser dada. As forças de raio
manifestam-se diferentemente, de acordo com o tipo de raio e o ponto na
evolução. Não há. pois, contradição entre esta e as tabulações anteriormente
dadas., Se tiverem em mente que cada ser humano é, basicamente, uma expressão
de cinco forças de raio:
1. O Raio da
alma.
2. O Raio da personalidade.
3. O Raio governando o corpo mental.
4. O Raio governando o equipamento astral.
5. O Raio da natureza física.
Este texto é de
Alice Bailey do Livro Cura Esotérica
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