sábado, 2 de janeiro de 2016

O centro na Base da coluna vertebral.





O centro na Base da coluna vertebral.
 Alice Bailey
Postado por Dharmadhannya_el


Assim como o princípio da vida está “assentado no coração”, também a vontade-de-ser está assentada na base da coluna vertebral.

 Este centro é, acima de qualquer outra coisa, controlado e governado pela Lei da Existência, e está estabelecido onde a matéria e o espírito se encontram, e onde a matéria, a Virgem Maria — sob a influência do Espírito Santo, a energia do veículo etérico — é transladada “ao Céu”, para lá (segundo a fraseologia cristã) “sentar-se ao lado do Filho na Casa do Pai”.

Este centro encontra-se exatamente na base da coluna vertebral, e suporta todos os outros centros. Está relativamente inativo nesta época, porque ele só é posto em plena atividade por um ato da vontade, direcionado e controlado pelo iniciado.

 Ele responde apenas ao aspecto vontade, e a vontade-de-ser na encarnação é o fator que atualmente controla a sua vida e produz seus efeitos e dirige o princípio da vida na matéria e na forma.

 Assim como o princípio da vida está “assentado no coração”, também a vontade-de-ser está assentada na base da coluna vertebral.

Muitas coisas vãs e perigosas têm sido ditas acerca deste centro e tudo referente ao “fogo kundalini” tem demonstrado ser uma excitante e atraente fábula dos pseudo-ocultistas do mundo.

 O verdadeiro ocultista em treinamento nada tem a ver com o fogo kundalini — como geralmente entendido. Não me é possível fazer mais do que tornar certos fatos um pouco mais claros, e ainda assim, ao mesmo tempo, devo abster-me de indicar modos e métodos de despertar a atividade deste centro, devido ao extremo perigo que envolve qualquer trabalho prematuro sobre este centro básico.

O melhor que posso fazer é apresentar uma série de declarações que serão compreendidas corretamente por aqueles que sabem (e esses são ainda muito poucos), que auxiliarão o pensamento daqueles que estão em treinamento e lhes darão um quadro um pouco mais completo, mas que protegerão os ignorantes do desastre.

Tornarei essas afirmações tão claras e breves quanto possível, mas praticamente não apresentarei explicações.
1. Este centro básico é o ponto onde, sob a lei da evolução, o espírito e a matéria se encontram, e a vida é relacionada à forma.

2. É, pois, o centro onde a dualidade essencial da divindade manifestada — homem ou Logos planetário — se reúne e produz a forma.

3. A natureza desta divindade só é revelada quando o segundo aspecto tenha completado o seu trabalho, por intermédio do terceiro aspecto, mas sob a vontade dirigente do primeiro aspecto.

4. E o centro onde a “serpente de Deus” sofre duas transformações:

a. A serpente da matéria permanece enrolada.
b. Esta serpente é transformada na serpente de sabedoria.
c. A serpente de sabedoria é trasladada e torna-se o “dragão da luz vivente”.

5. Estas três etapas são nutridas pela vida e energia que desce por  toda a coluna vertebral, via o correspondente etérico da medula e — no tempo e espaço — a descida deste jorro (e mais a simultânea elevação
da vida) produz:

a. O despertar de modo gradual e ordenado dos centros, de acordo com os tipos de raio.
b. A reversão dos centros de modo que a consciência do morador interno seja adequada ao meio ambiente.
c. A síntese das energias da vida de todos os centros, e a adequação às demandas do iniciado e o serviço da Hierarquia e da Humanidade.


6. A coluna vertebral (do ponto de vista das ciências esotéricas) abriga um fio tríplice, que é a exteriorização do antahkarana, composto pelo próprio antahkarana, pelo sutratma, ou fio da vida, e pelo fio criador.
Este triplo fio no interior da coluna vertebral é, pois, composto de três fios de energia que, para si mesmos, criavam um canal na substância do interior da coluna vertebral um “triplo caminho de entrada e de retirada”.

Na terminologia hindu, chamam-se os caminhos de ida, de pingala e de sushumna, e juntos formam o caminho da vida para o homem individual e são despertados para a atividade seqüencialmente e de acordo com o tipo de raio e o ponto de evolução. O caminho de sushumna só é usado corretamente e com segurança após a construção do antahkarana e a Mônada e a Personalidade estejam relacionadas mesmo que por um tênue fio. Então a Mônada, o Pai, o aspecto vontade, pode alcançar a personalidade de modo direto, e pode despertar o centro básico, e com ele, mesclar, unificar e elevar os três fogos.

7. Um desses caminhos é aquele por onde flui a energia que alimenta a matéria.
- Outro está relacionado com o caminho da consciência e do desdobramento psíquico sensível.
- O terceiro é o caminho do espírito puro. Assim, em cada forma vivente o trabalho do Pai, da Mãe e do Filho é levado a cabo.

 Vida-consciência-forma e vida- qualidade-aparência são mescladas, e o aparelho de resposta do homem divino é aperfeiçoado, permitindo-lhe contatar e reconhecer os aspectos divinos maiores nos remos da natureza, no planeta e no sistema solar — eventualmente.




Não se deixem enganar ao situar estas esferas entrelaçadas de energia divina à direita ou à esquerda da medula espinhal, pois um movimento constante, uma interação e reversão estão sempre tendo lugar. Eu posso somente retratar a natureza de um símbolo que indicará o caminho especial das três energias da divina Trindade.

Não estou indicando um fato na localização ou lugar, pois é esta materialização e localização do conceito principal que tem originado tanto perigo. O estudante-iniciado procura perceber a relação das três energias básicas, dos três caminhos do fogo vivo, suas relações e inter-relações e a seqüência de sua polarização. Ele não procura estreitar o conhecimento a pontos, linhas e lugar até o momento em  que esses termos pouco signifiquem para ele e ele tenha maior conhecimento.

8. Estes três caminhos de vida são os canais para o fogo elétrico, o fogo solar e o fogo por fricção, e no seu uso, estão ligados às três etapas do caminho da evolução: o caminho da evolução material, nas suas etapas iniciais; o Caminho da Provação e as etapas iniciais no Caminho do Discipulado até à terceira iniciação; e o Caminho da Iniciação propriamente dito.

9. O Fogo Kundalini, sobre o qual tanto tem sido ensinado e escrito no Oriente, e cada vez mais no Ocidente, é na realidade, a união desses três fogos, que são focalizados, por um ato da vontade iluminada e sob o impulso do amor, no centro básico.
 O fogo assim unificado é, então, elevado pelo uso de uma Palavra de Poder (emitida pela vontade da Mônada) e pela autoridade unificada da alma e da personalidade, é integrado e vivificado.

 O ser humano que consegue realizar isto em plena consciência é, portanto, um iniciado que já deixou para trás a terceira iniciação. Ele, e somente ele, pode, com segurança, elevar este triplo fogo da base da coluna para o centro da cabeça.

10. De acordo com a interpretação usual dada pelos esoteristas ignorantes nos diversos grupos ocultistas, o fogo kundalini é algo que tem que ser ‘elevado”, e quando isto é feito, todos os centros entrarão em atividade funcionante e os canais ao longo da espinha ficarão livres de qualquer obstrução.

Esta é uma perigosa generalização e uma inversão dos fatos. O fogo kundalini será elevado e ascenderá ao céu quando todos os centros estão despertos e desimpedidos os canais ao longo da coluna. A remoção das obstruções é o resultado da vivificação de cada centro, os quais, pela potência de sua própria vida, efetuam eles mesmos a destruição de todos os empecilhos e obstruções.

 Elas podem “queimar” tudo que impede sua radiação. O que geralmente acontece nesses casos acidentais (que tanto mal causam) é que o aspirante, devido à sua ignorante curiosidade e por um esforço da mente (não da vontade espiritual, mas unicamente como uma expressão da vontade da personalidade) consegue elevar o mais inferior dos três fogos, o fogo da matéria, o fogo por fricção, o qual produz uma queima prematura e destrói a rede etérica no corpo etérico.

 Estes discos ou redes circulares encontram-se entre cada par de centros ao longo da coluna e também na cabeça. Estas redes dissolvem-se normalmente à medida que a pureza da vida, a disciplina das emoções e o desenvolvimento espiritual se processam.



Há quatro dessas redes. Quando a quádrupla personalidade está altamente desenvolvida e o centro ajna começa a despertar, então essas
 redes normalmente e de forma automática, vão vagarosa e gradualmente desaparecendo.

 As redes na cabeça são de qualidade muito superior e bisseccionam o crânio horizontal e verticalmente, simbolizando assim a cruz sobre a qual um Filho de Deus é crucificado.

11. Os três canais ao longo da coluna respondem em sua totalidade aos três centros maiores:

a. Ao centro do plexo solar, proporcionando assim o impulso do desejo e alimentando a vida física e o ímpeto criador.
b. Ao centro do coração, proporcionando o impulso para o amor e
o contato consciente com as áreas cada vez mais amplas da expressão divina.
c. Ao centro da cabeça, promovendo o impulso dinâmico da vontade de viver.

Não indico aqui qual o canal que responde a este ou aquele centro, exceto no caso do canal sushumna que responde somente à energia do centro da cabeça e da vontade dirigente, centrada no lótus de mil pétalas.

 Não há perigo em dizer isto porque a vontade espiritual não está ainda desenvolvida nas pessoas que procuram despertar o fogo kundalini. Quando ele tiver sido desperto, elas saberão o que poderão fazer em segurança.

Os três centros na cabeça estão também relacionados com este triplo canal:
a. A área do bulbo (o centro da alta maior) e o seio carotídeo.
b. O centro ajna e o corpo pituitário.
c. O lótus de mil pétalas e a glândula pineal.

Será interessante se os estudantes relacionarem todas estas triplicidades aos três raios principais:

 a. O primeiro raio da vontade ou poder,
b. O segundo raio do amor-sabedoria,
c. O terceiro raio da inteligência ativa,

e também às três raças humanas que foram dotadas do poder de desenvolver a semente desses aspectos divinos: as raças lemuriana, atlante e ariana. Elas podem ser vinculadas, como sementes, às duas raças finais que fundirão e sintetizarão todos os poderes já mencionados, as qualidades, realizações e metas em uma vida planetária perfeita.

Outra síntese importante é também possível:

a. Caminho da Evolução ... Centros abaixo do diafragma
b. Caminho do Discipulado... Centros acima do diafragma
c. Caminho da Iniciação ... Centros na cabeça

Todos estes grupos e triplicidades estão relacionados, no tempo e espaço, à medida do cordão espinhal.

13. Há também — novamente em relação a todos os já mencionados pontos de síntese no corpo — um ponto de consumação total da fusão.

Vou enumerá-los na sequência de seu trabalho de fusão:
a. O plexo solar, que funde os centros abaixo do diafragma.
b. O centro ajna, que funde os centros acima e abaixo do diafragma.
c. A base da coluna, que funde todos os seis centros.
d. O lótus de mil pétalas na cabeça, que funde todas as sete energias.

Lembrem-se, em relação ao que acabei de expor, que estamos tratando inteiramente de forças e energias que funcionam através do corpo etérico;

que estamos tratando do mundo terciário das causas, o qual é responsável pelo mundo orgânico da manifestação física densa.

Esta manifestação física por sua vez, é sujeita à influência do mundo secundário da vida consciente, o qual, por sua vez, responde no tempo e espaço ao mundo dinâmico do propósito e da Existência.

A chave para a plena vida da alma está oculta em minhas palavras, porém é preciso a vida dedicada e a mente iluminada para tirar proveito do conhecimento dado, e enxergar por trás da forma das palavras o pensamento chave que lhe dá vida e — ocultamente falando — o calor gerador.

Mantenham claros na mente os conceitos de estimulação ou falta de estimulação, de interação ou de separatividade, de passividade ou de atividade, pois é nestas dualidades que encontramos as causas da saúde ou da doença.

Observação:


 


Esta tabulação é apenas um resumo e, como a tabulação dos princípios e suas correspondências, como foi dada por H.P.B. no terceiro volume da Doutrina Secreta, sua interpretação dependerá do ponto de vista do estudante. Nós a usaremos mais tarde e acrescentaremos a ela mais colunas e mais correspondências. Em todas as nossas considerações, o que tivermos a dizer terá por trás de si a seguinte síntese de estrutura:

1. A alma.
2. Os corpos mais sutis da mente e das emoções, os quais são simplesmente centros de energia qualificada.
3. O corpo vital com seus sete principais centros de força.
4. O sistema endócrino, que é um efeito dos sete centros, e o
fator controlador determinante no corpo físico do homem.
5. O sistema nervoso em suas três divisões.
6. A corrente sangüínea.

Todos os órgãos subsidiários do homem são efeitos; não são causas predeterminantes. As causas determinantes no homem, e aquilo que faz dele o que ele é, são as glândulas. Elas são a exteriorização de tipos de força jorrando através dos centros etéricos a partir dos mundos mais sutis do ser. Elas expressam o ponto na evolução que o homem alcançou; elas são vitais e ativas ou não vitais e inativas, de acordo com a condição dos centros. Elas demonstram suficiência, superatividade ou deficiência, de acordo com a condição dos vórtices etéricos.

Por outro lado, pode dizer-se que o processo de controle é via o sistema nervoso; o estreito diretório entrelaçado do sistema nervoso, do cérebro e da corrente sanguínea (como portadora do princípio da vida) governa as atividades do homem — consciente, subconsciente,  autoconsciente, e finalmente, supraconsciente. Os três centros em controle supremo hoje, para a maioria, são:

1. O centro ajna, o centro entre as sobrancelhas.
2. O plexo solar.
3. O centro sacro.

Finalmente, quando o homem se ‘tiver tornado aquilo que ele é” (esta
paradoxal expressão esotérica), os centros de controle serão:
1. O centro da cabeça, o brahmarandra.
2. O centro do coração.
3. O centro na base da espinha.



Chakras
 A. Bailey
 Visão  Esoterica

centro
       raio
qualidade
origem
cabeça
         I
Vontade Divina
Monádica
Ajna
       VII
Organização Direção
Átmica
Coração
         II
Amor-sabedoria
Amor grupal
Búdica
Garganta
         V
Criatividade
mental
Plexo Solar
        VI
Emoção-Desejo
Astral
Centro Sacro
        III
Reprodução
Etérica
Base da
coluna
       IV
Harmonia através do
conflito
Física


Nota: No quarto reino, o humano, é a energia do quarto raio que, cooperando com o primeiro raio, finalmente traz a síntese. Há uma estreita relação entre o centro mais elevado, o centro da cabeça, e o centro da base da espinha.

No plano astral, encontram-se também, em cada corpo astral, sete pontos focais correspondentes através dos quais a energia penetra, irradiando então para os centros vitais no corpo etérico como sete tipos diferenciados de força. Esses tipos de força produzem efeitos tanto bons quanto maus, de acordo com a qualidade do corpo físico denso negativo. Esses efeitos diferem de acordo com o tipo de raio ou força, e será interessante indicar aqui os bons e os maus efeitos e as doenças correspondentes.

....
Força Astral
 Centro
 Mau Aspecto
Doença
Bom Aspecto
 I Raio
Vontade
cabeça
Auto-piedade
O dramático Eu.
Câncer
Sacrifício
Dedicação ao
II Raio
coração
Amor a si mesmo
Problemas cardíacos e
estomacais
Amor da Alma
E grupal
III Raio
sacro
Sexualidade
superatividade
Doenças sociais
Amor paterno
Vida grupal
IV Raio
Ajna
Egoísmo
dogmatismo
Insanidades
Misticismo
V Raio
Garganta
Psiquismo
Inferior
Falhas no
Metabolismo
Câncer
Criatividade
Sensibilidade
Inspiração
VI Raio
Plexo solar
Emocionalidade
Doenças nervosas
Gastrite,
Problemas no fígado
Aspiração
Direção direta
 VII Raio
Base da coluna
Interesse pessoal
Egoísmo
Magia
Doença do coração
Tumores
Magia Branca


 - Ao estudarem esta tabulação, lembrem-se que ela é apenas uma generalização, e uma listagem parcial de tipos de doença que podem ser o resultado do influxo de energia. Ela pretende somente ser sugestiva; a complexidade do equipamento humano e o emaranhado das energias são de tal sorte que nenhuma regra rígida pode ser dada. As forças de raio manifestam-se diferentemente, de acordo com o tipo de raio e o ponto na evolução. Não há. pois, contradição entre esta e as tabulações anteriormente dadas., Se tiverem em mente que cada ser humano é, basicamente, uma expressão de cinco forças de raio:

1. O Raio da alma.
2. O Raio  da personalidade.
3. O Raio  governando o corpo mental.
4. O Raio  governando o equipamento astral.
5. O Raio  da natureza física.
 Este texto é de
Alice Bailey do Livro Cura  Esotérica



Postado por dharmadhannya 




Postado por Dharmadhannya
Psicoterapeuta Transpessoal
Este texto está livre para divulgação
desde que seja citada a fonte:

Meus blogs


! Eu estou no G+ : Dharmadhannya
Comunidade do G+: Dharmadhannya Luz e União
https://plus.google.com/communities/111702837947313549512

Este espaço está protegido pelos anjos e por Hermes
Estou neste momento me unindo com o Poder  e a Força da Unidade,
com o poder de todos os anjos, querubins, Serafins, Elohim.

Melchizedek, Sandalfon, Metraton,
Gabriel, Rafael, Haniel, Miguel, Camael, Tsadkiel,
Raziel, Uriel,  Samuel.

Os anjos seguem na frente abrindo meus caminhos
e me protegendo Com a Justiça Divina. Amém
Seja feita a Vontade de Deus!
Amem!
Kodoish! Kodoisch! Kodoisch!

Copyright © Dharmadhannya - 2011 - Todos os Direitos Reservados – Autorizamos a reprodução do conteúdo desta página em outras páginas da web, para fins de estudo, exclusivamente.

Você pode copiar e redistribuir este material contanto que não o altere de nenhuma forma, que o conteúdo permaneça completo e inclua esta nota de direito e o link: http://dharmadhannyael.blogspot.com.br/

 Porém, comunicamos que as nossas obras estão protegidas pela lei dos direitos autorais, o que nos reserva o direito de exigir a indicação dos nomes dos autores e a  fonte das obras utilizadas em estudos.

Direitos Autorais -  Algumas imagens neste Blog foram obtidas no Google Imagens ,alguns sites e de meus arquivos. A publicação das mesmas não têm fins lucrativos e é de boa-fé, caso se sinta ofendido em seu direito autoral, favor entrar em contato para exclusão das
imagens.
AVISO: De acordo com a legislação vigente, o conteúdo deste blog não substitui a apropriada assistência médica , legal, financeira ou psicológica. De modo que, aceitar o conteúdo do mesmo estará sujeito a sua própria interpretação e uso. Os artigos aqui publicados estão escritos para estudiosos do assunto.







Nenhum comentário:

Postar um comentário