sábado, 6 de dezembro de 2014

O PODER DA ATITUDE MENTAL 1







"EM BUSCA DE UM NOVO MODO DE VIDA - O PODER DA ATITUDE MENTAL" 
Postado por DharmaDhannyael

A ciência do sucesso depende de sua disposição de criar e de pensar em coisas novas, abrindo assim um novo caminho para o sucesso.

Ninguém consegue abrir novos caminhos na floresta em um único dia. A construção de novos hábitos na mente inconsciente é um processo demorado. E preciso que as novas convicções se aprofundem e se fortaleçam para superar as antigas. Aí sim, os resultados virão.

Para implementar grandes mudanças na vida, é essencial trilhar um novo caminho. Eis alguns lembretes para iniciar a jornada:
1. Mantenha os pensamentos afastados do “caminho” antigo, negativo e limitado, e se concentre nos pensamentos novos e positivos, independentemente da circunstância.

2. Faça com que a nova atitude mental seja tão clara, forte, profunda e positiva quanto possível.

3. Percorra o novo “caminho” com a maior frequência que puder. 


4. Fortaleça o novo “caminho” com o poder das emoções, da fé, da crença, da convicção e da determinação.

QUAIS SÃO OS LIMITES?
Considerando sua situação atual, o que pode criar de bom para si mesmo? Até onde pode ir com sua nova atitude mental? Quão bem-sucedido pode se tornar? Na mente, todas as coisas são possíveis.

Gerações de pessoas bem-sucedidas entenderam e usaram essa verdade. Walt Disney disse: “Se você tem a capacidade de sonhar, tem a de realizar.”

Você pode ter qualquer coisa que imaginar, como ser um milionário, dono de uma linda casa, dirigindo um lindo carro e se relacionando com uma pessoa incrível — ou qualquer coisa que você deseje. Basta querer para ter.

O simples fato de ter um desejo significa que você tem meios de realizá-lo. Qualquer manifestação física foi primeiro um pensamento.


As roupas que você está usando, o carro que dirige, a casa em que vive, este livro — tudo foi um pensamento na mente de alguém’

ESCOLHENDO NOVOS PENSAMENTOS
Como surge uma nova atitude mental? Como se escolhe um novo pensamento para substituir o antigo e limitante? Eis algumas dicas:

1.     Torne sua atitude mental tão real, concreta e compreensível quanto possível. Isso significa definir exatamente o que deseja e de que modo quer vivenciar as novas crenças.

Que novas convicções ou opiniões deseja adotar? Que novos hábitos e padrões mentais beneficiariam sua vida? Quais são seus verdadeiros valores? Quais expectativas o conduzirão ao sucesso?

Quem gostaria de ser? Como se sente quando reflete a respeito de sua nova atitude mental e se imagina nela? Onde está? Como se sente? O que vê? Quem está à sua volta? Como seria um dia normal se estivesse seguindo essas novas convicções, crenças e pensamentos?

Comece escrevendo “Eu estou tão feliz e grato que agora...” e depois a descreva em detalhes suas crenças, convicções, opiniões, hábitos mentais, valores e expectativas.

2. Pense de maneira livre. Permita-se imaginar como gostaria de se comportar em relação a si mesmo, aos outros e ao mundo. Lembre da discussão  a respeito do mérito. Não pense só no que acredita que pode obter. Reivindique a vida que de fato deseja.

3. Fale sempre no presente do indicativo. Não pense em termos de “algum dia” nem escreva “eu serei”. Fale, escreva e experimente as coisas como se elas fossem verdade agora mesmo, ainda que os resultados não tenham acontecido.

Anote em sua agenda, por exemplo, que “adora ganhar dinheiro e administrar um negócio bem-sucedido, porque isso lhe permite ser generoso com os outros”. Transmita à sua mente inconsciente a mensagem como se essa realidade já existisse.
Lembre-se que a mente inconsciente aceita tudo que lhe for transmitido, sem correções, censuras ou julgamentos.

 Se optar pelo futuro do pretérito, a mente inconsciente receberá a mensagem que você não terá o que quer nem será a pessoa que deseja ser.

Quando diz “Eu serei”, a mensagem que está enviando para a mente inconsciente é negativa. Certa vez li a missão de uma empresa que dizia:
“Estamos nos esforçando para ser a número um.” Adivinhe o que eles estão sempre fazendo? Esforçando-se! Com essa missão, as pessoas estariam sempre dando o seu máximo, mas nunca chegariam lá. Caso você perceba estar escrevendo no futuro do pretérito, pare e descreva sua atitude mental no tempo presente.

4. Faça com que sua mentalidade seja emocional. Além de escrever no tempo presente, inclua palavras comoventes e envolva-se emocionalmente com o que está redigindo.

 Os sentimentos são a porta de entrada para a mente inconsciente, que é o verdadeiro poder por trás de seu sucesso. A emoção gera motivação. É preciso apaixonar-se. A não ser que você se entusiasme por sua nova atitude mental, a não ser que a ame de verdade, ela não se manifestará fisicamente.

 O espírito humano não investirá na mediocridade! Se não ficar empolgado depois de escrever sobre sua nova atitude mental, então reescreva o seu texto. Somente quando se sentir emocionado, estará pronto para torná-lo realidade.

5. Seja cauteloso ao afirmar o que deseja e não o que não deseja. A mente não consegue processar a negatividade. Se eu disser para não pensar em um sorvete, o que acontecerá? A princípio, você pensará no que eu lhe disse antes de informar sua mente para não pensar no sorvete. Esse pensamento atrairá o inverso do desejo. Portanto, lembre-se de afirmar o que quer.

6. Crie uma imagem de sua atitude mental e inclua-se nela, não fique só como observador. Quando peço que as pessoas façam esse exercício, quase sempre elas se veem olhando para si mesmas na imagem. Isso não é o suficiente. E preciso estar na imagem de sua nova atitude mental.

 Quando você apenas se vê na imagem, a mensagem que seu inconsciente recebe é de que não é realmente você, que de fato ainda não está lá. E preciso estar verdadeiramente na imagem, vivenciar as emoções e os resultados dessa nova vida para que seu inconsciente admita: “Isso é real!” Nesse momento, ele cria essa realidade. Suponha o que veria se estivesse na imagem e não se vendo nela.

Quando começar a viver de acordo com sua nova atitude mental, você tomará decisões diferentes: Talvez se associar a novas pessoas e atrair novas circunstâncias em sua vida. Quanto mais frequente você demonstrar seu entusiasmo por essa nova atitude mental, mais rapidamente ela se manifestará.

Essas dicas são eficientes tanto no caso de você estar trabalhando com uma nova atitude mental ou com uma nova visão.

A DIFERENÇA ENTRE REALIDADE E IMAGINAÇÃO
Cada uma das Superleis pode ser usada para tornar seus sonhos realidade. Comece usando a Lei da Atração e vivencie sua nova atitude mental como se ela fosse realidade. Observe como ela se materializa em sua vida.

Sabemos que a mente inconsciente não consegue distinguir o que é “real” do que é imaginação. Como a mente pensa por meio de imagens, é preciso criar uma imagem mental de si mesmo vivendo de acordo com sua nova atitude mental.

Lembre-se de que os pensamentos são poderosos e a mente inconsciente é um criado obediente, como o gênio da lâmpada de Aladim: “Seu desejo é minha ordem.”

 Ela cria qualquer coisa que você pensa ou se preocupa. Não fique confuso por estar seguindo em uma direção num dia e ter dúvidas ou pensamentos negativos no dia seguinte. Dê ao gênio instruções precisas e logo estará vivenciando sua nova atitude mental.


“Ao ignorar o poder dos paradigmas que influenciam seu julgamento, você se coloca em risco ao explorar o futuro. Para ser capaz de moldar seu futuro, você tem de estar pronto e apto a mudar seu paradigma.”

PENSAMENTOS TÊM PODER e que atraímos realidades físicas que refletem nossos pensamentos. Se imaginarmos coisas negativas, atrairemos pessoas e circunstâncias negativas. Se, ao contrário, tivermos apenas ideias positivas, nos transformaremos em ímãs para pessoas e situações positivas. Nosso sucesso depende da qualidade, da frequência e da intensidade de nossos pensamentos.

Quando falhamos em alguma área, é preciso examinar o que estamos pensando. Podemos estar agindo segundo ideias, práticas, atitudes, valores, crenças e expectativas ultrapassadas e restritas. Esses padrões mentais antigos nos mantêm imobilizados em escassez e limitação, de modo que necessitamos substituir a antiga programação negativa por ideias que nos permitam ser, fazer e ter tudo o que está disponível na vida.

O poder da atitude mental mostra como podemos nos liberar dos modelos ultrapassados e elaborar novos padrões para chegar aonde desejamos.

QUAL É SUA ATITUDE MENTAL?

Nossa atitude mental (também chamada de paradigma) é a soma de nossas crenças, valores, identidades, expectativas, posturas, hábitos, decisões, opiniões e padrões mentais sobre nós e  os outros e também sobre como a vida funciona.

 É o filtro pelo qual interpretamos o que observamos e vivenciamos. Nossa atitude mental molda nossa vida e atrai os resultados que são seu exato reflexo, O que você acredita que vai acontecer, acontece.

Nós abordamos, reagimos e criamos nosso mundo baseados na atitude mental. É ela que nos diz como devemos viver e influencia o sucesso.

Podemos ter uma abordagem negativa ou positiva: “A vida é muito difícil e preciso me esforçar para manter o equilíbrio” ou “Sou ótimo no que faço e, por isso, as pessoas querem trabalhar comigo”, respectivamente.

Os pensamentos são ímãs poderosos. O que quer que nossa atitude mental nos diga é o que vamos atrair, quer tenhamos consciência disso ou não.

Se achamos que “A vida é muito difícil e preciso me esforçar para manter o equilíbrio”, não necessitamos ter consciência dessa crença para vivenciar o esforço. Na verdade, se quisermos apreender nossa atitude mental, é preciso refletir a respeito do que conquistamos na vida.

 A Bíblia nos diz:
“Pedireis tudo o que quiserdes e vos será feito.”
Quando não examinamos nossas posturas diante da vida e evitamos questionar se elas nos apoiam ou nos limitam, estamos agindo automaticamente.

Deixamos de lado nosso poder de escolha e permitimos que nossas crenças ou atitudes mentais nos induzam a viver de determinada forma. Nós inventamos nossas próprias atitudes mentais, porém, de certa forma, são elas que nos inventam. Se não questionarmos a crença de que a “vida é difícil”, por exemplo, continuaremos a lutar sem saber o porquê.

Todo mundo possui antigas convicções à espreita. Muitas delas foram incorporadas na infância e, por isso, não nos servem mais ou não contribuem para o nosso sucesso.

 Quando Alice começou a analisar sua atitude mental, percebeu que tinha a seguinte visão: “O dinheiro vem de meus pais.” Nada mais natural, pois eles sempre foram seus provedores, desde a infância e a adolescência e até a idade adulta, quando pedia grandes somas de dinheiro emprestadas para cobrir suas dificuldades financeiras.

 Barker escreve em Paradigmas: “Ao ignorar o poder dos paradigmas que influenciam seu julgamento, você se coloca em risco ao explorar o futuro. Para ser capaz de moldar seu futuro, você tem de estar pronto e apto a mudar seu paradigma.”

As atitudes mentais direcionam o comportamento. Se quiser ter uma boa percepção de sua atitude mental, bem como de sua família e de seus amigos, proponha um jogo de cartas amistoso.

Nessa situação, em geral as pessoas se comportam com naturalidade. Algumas parecem entediadas? Competitivas? Fáceis de lidar? Parecem querer salvar as aparências ou se enturmar, ou ainda alheias para controlar e conquistar? São tímidas ou dominadoras? Como acham que os outros agirão em relação a elas?

Tentam tirar proveito da situação ou se fazem de tolas? Acham que os outros são idiotas ou que agem com maldade? Todos esses comportamentos refletem determinadas atitudes mentais e maneiras de olhar para si mesmo, para os outros e para o mundo.

Podemos acreditar em tudo que quisermos. E encontrar muitas evidências para fundamentar qualquer convicção ou postura que escolhermos, de modo a optar pelas crenças que nos conferem poder e nos impulsionam para a frente.

Começamos a ser bem-sucedidos quando percebemos que temos uma escolha porque, neste momento, obtemos a chance de iniciar a seleção das crenças que nos levarão aonde queremos. William James, pai da moderna psicologia, diz: “Acredite que sua vida merece ser vivida e sua fé fará isso acontecer.”

Você precisa incorporar sua atitude mental para ter sucesso, se conscientizar dela, observá-la e examinar se há algo que deseja modificar. Caso contrário, suas crenças ocultas o influenciarão. Se você não souber quais são, não será capaz de lidar com elas.

Caso queira alterar seus resultados, tem de modificar sua atitude mental.

MODIFIQUE A CAUSA, NÃO O EFEITO
Se deseja mudar o efeito, você precisa modificar a causa e, nesse sentido, seus pensamentos são a razão perfeita. Você não irá muito longe se tentar melhorar a renda, a satisfação ou os relacionamentos intensificando sua atenção nesses pontos, em vez de modificar os pensamentos que os provocam.

Será preciso voltar ao mundo ilimitado e invisível dos pensamentos e sentimentos e fazer nossas modificações lá. Só então nossos novos pensamentos, e não os antigos, serão projetados no mundo físico.

Em outras palavras, desvie sua atenção de qualquer escassez ou limitação: sua conta bancária, sua casa, seu emprego, seu relacionamento etc. Todas essas coisas não passam de fragmentos de sua antiga maneira de pensar. Quando você foca apenas no que já tem, tende a criar mais dele.

Ao contrário, direcione sua atenção para o que deseja. Trabalhe por uma causa, em vez de tentar manipular o resultado. Meu cliente, John, começou a fazer milagres quando entendeu esse conceito. Seus seis funcionários desenvolveram o hábito de chegar atrasados. Em vez do horário previsto de nove horas, eles chegavam entre 9:15 e 9:45.

 Ele tentava enfrentar esse problema descontando uma parte do salário deles, sem pensar na causa de seu comportamento, e obteve resultados mínimos. Poucos tentavam ser pontuais. A maioria preferia receber menos dinheiro do que lhe obedecer.

Ao refletir sobre isso, John descobriu que tinha a seguinte crença:
“As pessoas não me apoiam.”

 Decidiu então se esforçar para mudar esse pensamento e, paralelamente, abordou sua equipe a respeito dessa questão.

John conseguiu mudar seu modo de pensar: “As pessoas trabalharão para apoiar o esforço da equipe com o mesmo entusiasmo que dedicam a seus interesses e habilidades.”

Seu Segundo passo foi envolver os funcionários na visão que tivera para a empresa e para eles. Depois, passou a oferecer os recursos necessários para que tivessem êxito e, em poucos meses, todos estavam trabalhando como uma equipe novamente.

Pense na causa e no efeito como um filme e uma televisão. Imagine ter alugado um filme que detestou. Você pegaria um martelo e destruiria a televisão ou mudaria o filme? Se quebrasse a televisão, estaria lidando com o efeito, mas, se trocasse o filme, trabalharia com a causa.

“Muitas pessoas ficam ansiosas para aperfeiçoar seus resultados”,  mas não querem melhorar a si mesmas”.

Por isso, permanecem limitadas.” Se quisermos mudar nossos resultados, teremos de mudar. Que tal trocar o vídeo em vez de quebrar a televisão? Está provado que, ao alterar a causa, alteramos o efeito. Portanto, ao modificar nosso pensamento, modificamos nosso resultado.

A ciência do sucesso baseia-se no pressuposto que você tem o poder de modificar sua atitude mental e de direcionar seus poderes internos de pensamento e livre-arbítrio para mudá-la, alcançando quaisquer resultados que escolher.

Para ativar esse poder, no entanto, é preciso compreender como a mente funciona, como as atitudes mentais se formam e como podem ser modificadas.

Vamos começar examinando a mente.

OS TRÊS COMPARTIMENTOS DA MENTE.

Todos nós sabemos que a mente não é o cérebro. Colocamos o cérebro de Einstein em um recipiente e ele não faz nada. O cérebro é um mero instrumento da mente, o veículo pelo qual ela funciona. Mas como a mente exerce sua função?

Os seres humanos pensam em imagens. Então, para entender a mente é necessário ter uma imagem precisa dela. De acordo com a ciência do sucesso, a mente tem três compartimentos.

 Ela está presente em todos os lugares, assim como em nosso polegar e em nossa cabeça. Então a mente, como a descreveremos aqui, existe em três partes: no corpo, na mente consciente e no inconsciente. Na verdade, sabemos que ela estende-se além do corpo. No entanto,  discutiremos apenas essas três partes.

No momento em que for plenamente compreendida, sua mente lhe revelará o maravilhoso mundo do poder, da promessa e da possibilidade ilimitada. Ela pode ajudá-lo a conseguir qualquer coisa que deseje na vida, como fez comigo. Quando compreendi e aprendi tudo sobre minha mente, a prosperidade entrou em minha vida.

O CORPO COMO INSTRUMENTO DA MENTE
Seu corpo é a sua parte mais visível e óbvia, aquela que você usa para se movimentar no plano físico. Trata-se, porém, da sua parte mais insignificante. Um mero veículo que você anda por aí, um instrumento material da mente.

Não estou afirmando que nossos corpos não sejam importantes. Eles são, e devemos cuidar bem deles. Na verdade, são fundamentais para que as coisas aconteçam no plano físico e produzam resultados. Mas, ao mesmo tempo, somos muito mais do que só nossos corpos. O filósofo Pierre Teilhard de Chardin disse: “Não somos seres físicos com uma experiência espiritual, mas seres espirituais com uma experiência física.”
Você e eu temos um poder interno superior a qualquer condição ou circunstância ao nosso redor, e podemos direcioná-lo para atingir o que quisermos na vida.

A MENTE CONSCIENTE
A mente consciente é a parte que pensa e raciocina. É o repositório das informações dos cinco sentidos: olfato, paladar, visão, tato e audição. Ela também abriga os seis fatores intelectuais:
- memória, raciocínio, decisão, intuição, imaginação e percepção.

A informação mais importante em relação à mente consciente é que podemos escolher os pensamentos. Por meio dela, é possível aceitar ou rejeitar qualquer ideia. Ninguém ou nenhuma situação pode fazer com que consideremos ideias que não escolhermos.

 Se estivermos imaginando duas possibilidades — por exemplo, que o copo está quase vazio ou quase cheio — podemos escolher conscientemente uma ou outra opção. Graças à força de vontade, seremos capazes de focar os pensamentos que escolhermos e excluir os demais.

Os pensamentos escolhidos geram impulsos energéticos que vibram no corpo inteiro e além, determinando finalmente os resultados em nossa vida.

Um dos grandes exemplos da força dos pensamentos que decidimos ter é a história de Viktor Frankl, que foi prisioneiro do campo de concentração nazista de Auschwitz, durante a Segunda Guerra Mundial.

 Em seu livro, Man’s Search for Meaning, ele relembra a dor e a injustiça indizíveis que sofreu, especialmente a cirurgia de esterilização sem anestesia à qual foi submetido. A dor era de tal forma insuportável que Frankl buscou refúgio em sua mente.

A enorme diferença entre “liberdade” e “autonomia” ocupou grande parte de seus pensamentos. Frankl percebeu que, apesar da dor lancinante e da impossibilidade de ir e vir conforme sua vontade, tinha mais autonomia, ou seja, poder de escolha, do que os homens que o operavam.

 Ele poderia dizer para si mesmo: “Exerço minha autonomia de escolher meus pensamentos e emoções. Opto por ter pena desses homens em vez de odiá-los.” Os homens que o operavam tinham muitas liberdades, porém haviam renunciado à sua autonomia, pois não podiam se recusar a executar atos desumanos em outros seres humanos. Eles precisavam acreditar que “o sistema” os fazia realizar esses atos e que não tinham escolha.

Se Viktor Frankl pôde escolher seus pensamentos sob circunstâncias extremas, qualquer um de nós também pode decidir o que deseja pensar em qualquer situação.

A ideia de que somos capazes de escolher o que pensamos, entretanto, nem sempre é aceita por todos. Muitas pessoas preferem culpar os outros por “forçá-las” a pensar em certas coisas ou apontam as circunstâncias como “causas” de uma determinada forma de pensar. Mas a verdade é que podemos sim escolher nossos pensamentos, e eles determinarão nossos resultados.

A MENTE INCONSCIENTE

A mente inconsciente é o poder central, a parte mais importante. É o lado espiritual que algumas pessoas denominam de “espírito”. Ela exprime-se por sentimentos e intuições e não tem limites, exceto as restrições impostas pela mente consciente ao escolher pensamentos ou por seu condicionamento prévio. É o maior dom que temos, um tesouro de um amplo potencial.

A mente inconsciente funciona em cada célula do corpo. Faça a seguinte experiência: mexa o braço direito num círculo. Ao fazê-lo, pense no fato que é sua mente inconsciente que obedece a essa ordem.

Não há maneira de mover cerca de 157 músculos entre a escápula e o pulso conscientemente. É uma ação demasiadamente complexa para sua mente consciente orquestrar. É muito complicado dizer: “Bem, vamos girar o músculo 63° para a direita, 32° para a esquerda etc.”

A mente inconsciente só recebe a ordem “Mexa seu braço direito num círculo” e a realiza, assim como mantém o coração batendo e os pulmões respirando enquanto você dorme. A mente consciente deu o comando para mover o braço, mas a inconsciente é quem faz o movimento.

Esse processo acontece milhares, talvez centenas de milhares de vezes todos os dias. Sempre que a mente consciente elabora um pensamento, a inconsciente começa a realizá-lo. Esse fato demonstra por que é tão importante escolher os pensamentos com cuidado.

 Qualquer coisa retida na mente consciente atinge diretamente a inconsciente e começa a mover o corpo, colocando as forças invisíveis em ação.

A mente inconsciente não tem capacidade de censurar ou rejeitar informações. Ela apreende uma ação imediata ou qualquer comando. A mente inconsciente não percebe a diferença entre um acontecimento real e um fictício.

Qualquer pensamento que você grava continuamente em seu inconsciente torna-se fixo e habitual. Essas ideias fixas e habituais convertem-se em sua atitude mental.

As atitudes mentais permanecem no inconsciente. Elas continuam a se expressarem e a impulsionar os resultados sem ajuda consciente, até que sejam deliberadamente substituídas. Muitas vezes são inconscientes, mas se mantêm ativas no inconsciente e determinam o nível de sucesso de cada pessoa até serem substituídas.

A mente inconsciente e a consciente podem ser comparadas a um jardim e a um jardineiro. A mente consciente é o jardineiro. Você pode usá-la para escolher as sementes ou os pensamentos que queira plantar.

 A mente inconsciente germinará essas sementes e produzirá os resultados que refletirão os pensamentos que foram plantados. Quaisquer pensamentos que você acolher e alimentar crescerão no jardim e serão executados por sua mente inconsciente". Raym A.J.

Nenhum comentário:

Postar um comentário