terça-feira, 25 de março de 2014

Livre-se do Hábito de Palavras Negativas




Livre-se do Hábito de Palavras Negativas
 “Aguarde um milagre — ele pode acontecer”

Pensadores positivos livram-se de palavras. Eles abandonam toda palavra negativa que impeça o crescimento pessoal e o progresso — palavras como se, não posso, e impossível. Eles, direta e imediatamente cortam- nas do seu vocabulário e pensamento.

Uma palavra negativa é símbolo de um conceito negativo que pode ser prejudicial. Abandoná-la é da maior importância. Na verdade é bom até enterrar essas palavras geradoras de fracasso.

Além disso, ponha na sua mente outra palavra, uma palavra de vitória, uma palavra de triunfo que opera maravilhas — milagre. O pensador positivo crê. Ele crê que nada é bom demais para ser verdade, logo acredita em milagres.

Um homem que pensava negativo casou-se com uma mulher que pensava positivo. Foi na época da Depressão e, como a maioria das famílias, tinham problemas, a maior parte deles de ordem financeira. Ele resmungava constantemente:
— Se pudéssemos resolver esta situação, eu poderia ver uma saída. Mas é impossível.

Mas a esposa pensava positivamente e canta noutro tom:
— Como vamos resolver este problema? Sei que somos capazes. Não é um grande problema. É perfeitamente possível. Os dois se amavam e ela o impelia para a frente, suprindo-0 de fé e otimismo. Ele conseguiu conservar seu emprego enquanto a maioria das pessoas ficava desempregada. A fé que tinha nele era responsável por isso.


Ele trabalhava numa loja que vendia mercadorias da Grã- Bretanha, principalmente lã. Este homem, Henry, estava um dia desembrulhando uma mercadoria quando encontrou dentro do pacote um pedaço de papel dobrado. Ele abriu e leu: “Aguarde um milagre — ele pode acontecer” Quem será que escreveu isso e por quê? disse a si mesmo. Ia jogar o papel na cesta, mas algo o fez parar. Acho que vou mostrar isto a Helen. Ela gosta destas bobagens. Colocou o papel no bolso.
Aquela noite ele mostrou o papel a Helen.


— Meu bem, olhe que coisa engraçada. Algum maluco na Inglaterra colocou esta mensagem numa caixa que abri hoje. Acho que é um tolo.
Ela leu a mensagem e sentou-se pensativa, olhando para o papel.
— Não, Heenry, não acho que a pessoa que colocou este papel naquela caixa era maluco ou tolo. Deve ter tido algum problema, talvez como o nosso, e resolveu passar este recado adiante desta maneira curiosa para ajudar alguém, nós por exemplo.
— Não conseguimos resolver algumas coisas. Façamos o seguinte. Tomemos um dos nossos pequenos problemas e vamos testá-lo, vamos esperar um milagre.
— Ah, meu bem, deixe de bobagem! Milagre é uma coisa romântica que só acontece em contos de fada. Milagres não acontecem nesta era científica.
Discutiam amistosamente. Helen foi até a estante.
— Vamos ver o que nosso amigo Webster diz sobre milagres. — Ela leu no dicionário: — Milagre... “um acontecimento maravilhoso”. — E — declarou triunfante — não diz que milagre é contrário à ciência. Fico pensando se a gente chama algo de milagre simplesmente por não entendê-lo. E quando entendemos, então isso faz parte do corpo científico do conhecimento. Luzes elétricas também eram, e o telefone. Algum dia o que hoje chamamos milagres, como a cura fora das conhecidas leis da medicina e fenômenos psíquicos, tudo será cientificamente comprovado. E finalmente — ela concluiu — talvez cheguemos à conclusão de que até a fé seja parte das leis de Deus, o criador que fez todas as leis.

— Garota inteligente — foi tudo que Henry conseguiu responder. — Você pode ter razão. — Então os dois concordaram que esperariam um milagre, um acontecimento maravilhoso relacionado com um dos seus problemas menores. O pensamento positivo de ambos começou a agir; nela, através de uma atitude positiva forte, nele de uma forma mais fraca. Mas mesmo um padrão de pensamento positivo débil tem seu poder como nos ensina Mateus 17:20 “Se tiveres fé como um grão de mostarda... nada será impossível?

Pouco tempo depois, Henry e Helen tiveram a oportunidade de serem gratos a uma série de coincidências e circunstâncias estranhas. Eles aplicaram o princípio “espere um milagre — ele pode acontecer” a um problema que tinham e começaram a ver resultados. Não necessariamente os resultados que esperavam, mas a solução foi a correta. Até Henry começou a acreditar em milagres. Mas Helen, uma pensadora positiva que livrara-se de palavras negativas, foi a responsável por fazer milagres acontecerem em suas vidas, abandonando a idéia do impossível e concentrando-se no possível. Com o passar do tempo, Henry tornou-se um ferrenho pensador positivo.

Ele chegou até lá pelo caminho mais longo, mas quando se convenceu de que nos tornamos o que pensamos, e que o que pensamos transforma-se em realidade, ele se juntou à esposa na prática do pensamento positivo. Tornaram-se um time eficiente que conseguia resultados positivos.

O pensamento positivo traz melhores resultados a quem se dedica a atingir o máximo. E todos, creio, queremos o melhor para nós e nossas famílias. Você gostaria de ter o melhor, ou se contenta com qualquer coisa? Claro que gostaria de ter o melhor. E como consegui-lo? Pense no melhor, não no pior, porque ao final você tende a conseguir o que pensa.

Se você realmente quer saber o que provavelmente acontecerá em sua vida daqui a cinco ou dez anos, tudo quem a fazer é ler os pensamentos que dominam sua mente agora. Com o tempo, a continuidade do tipo de pensamento dominante em sua mente ativará as forças ao seu redor para que produzam condições externas que correspondam ao seu pensamento básico. Seus pensamentos formam seu futuro. Pensamentos externizam-se em fatos. Você não pode ver um pensamento, mas pode sentir seus efeitos. E todos os seus pensamentos têm um resultado. Com o tempo você se torna o que habitualmente pensa.

O pensador positivo tem sucesso na vida. Ao livrar-se de palavras negativas ele expulsou do seu estilo de vida uma doença mental perniciosa chamada expectativa negativa que faz com que sempre se espere que coisas ruins aconteçam.

Expressões comuns que indicam expectativas negativas são “as coisas nunca dão certo comigo”, “sei que não vou conseguir”, “vai ser um dia péssimo”. Algumas pessoas chegam a pensar que são perdedoras natas. Pais que pensam negativo fazem um grande mal a seus filhos, condicionando suas mentes ao fracasso, apesar de fazerem isso inadvertidamente.

Uma jovem veio me procurar à saída do auditório onde eu tinha proferido uma palestra sobre o pensamento positivo. Ela estava muito preocupada com o que chamava de “um pensamento fixo”, do qual queria se livrar.

— Desde a infância venho fracassando. Começava o ano letivo muito bem, mas logo depois minhas notas baixavam. Daí em diante meu desempenho piorava tanto que frequentemente  eu era reprovada — ela me disse com tristeza.
Concluiu seu curso depois dos seus colegas e conseguiu um emprego. Era uma moça bonita e simpática e causava muito boa impressão à primeira vista, mas eventualmente o velho hábito de fracassar apossava-se dela.

Perguntei-lhe:
— Tem idéia da causa deste hábito de fracasso tão enraizado em você?
Ela hesitou.
— Não gosto de culpar ninguém, mas, para lhe dizer a verdade, acho que é culpa da minha mãe. Realmente não gosto de dizer isso porque mamãe é uma pessoa maravilhosa e eu a amo. Mas desde que eu era pequena que ela falava sobre suas preocupações. Ela era a pensadora negativa número um. Para ela nada daria certo. Tudo estava fadado ao fracasso.
Ela costumava dizer: “Meu bem, é melhor esperar o pior para não  ficar desapontada! Então, inconscientemente, sempre
esperei o pior. Não fiquei desapontada, mas me tornei uma pessoa infeliz. O que posso fazer?

Enquanto escutava esta jovem infeliz e confusa, mas obviamente inteligente, que tentava desesperadamente se encontrar, admirava sua percepção. Ela reconhecia que estava presa a um complexo padrão de pensamento autodestrutivo profundamente enraizado no seu consciente. Sugeri que as raízes mentais das expectativas negativas fossem cortadas. Essas expectativas então murchariam e ela poderia arrancá-las da mente como ervas daninhas.

Tive a comprovação da sua inteligência pelo entusiasmo com que percebeu a figura de linguagem “raízes das expectativas negativas”.
— Dê-me uma prescrição imediatamente para que eu me liberte — declarou. — Eu sei que o senhor pode.
— Com todo o seu negativismo, você é muito positiva com relação a isto — disse-lhe com um sorriso. — Vamos tentar. Qualquer hábito destrutivo antigo pode ser eliminado e substituído por um padrão de comportamento saudável se você fizer o seguinte: primeiro queira que tal mudança ocorra. Um desejo intenso é o primeiro requisito. Tem que ser mais que uma vontade tíbia. Segundo, saiba especificamente o que quer mudar. No seu caso você quer substituir seu hábito de fracasso por um hábito de sucesso. Terceiro, determine um tempo exato no qual começará o processo de eliminação desse hábito, enquanto espera que o padrão de sucesso esteja estabelecido.
— Ah — exclamou ela — já conheço isso. Vou começar agora, e a data para a mudança é hoje, imediatamente.
— Contenha sua impaciência — repliquei: — Não estamos falando de um processo fácil. Hábitos mentais formam- se lentamente e insinuam-se intricadamente no seu subconsciente. Desemaranhar-se desses hábitos leva tempo.
— Mas — disse ela — lembro-me de que li em algum lugar, que o senhor, dr. Peale, tinha um enorme complexo de inferioridade. O senhor rogou a Deus e disse-lhe que “Ele podia transformar ladrões em gente honesta e bêbados em pessoas sóbrias; portanto, poderia livrá-lo disso imediatamente”.
— Sim — concordei —, e acredito nisso, só que Deus não fez isso imediatamente no meu vaso. Levou algum tempo. Eu era um caso difícil, mas Ele me transformou e a transformará também. Então continuei: — Quarto, comece agora mesmo a visualizar-se ou imaginar-se como gostaria de ser. Veja-se livre daquele velho hábito de fracasso e adote um novo, vital e dinâmico hábito de sucesso. Quinto, comece imediatamente a praticar o princípio de “como se”. Se quiser ser algo que não é, haja como se possuísse a qualidade desejada. Se isto for feito com persistência você obterá eventual- mente esta qualidade.

No seu caso comece agora a agir como se fosse acostumada ao sucesso. Agir como se algo fosse de determinada maneira pode fazer com que realmente seja daquela maneira. Sexto, você está agora pronta para o processo dinâmico de mudança de vida pela fé. Admita ao Senhor que não pode operar uma mudança pessoal tão profunda sem Sua ajuda. A Bíblia diz: “Tudo é possível para quem crê.” (Marcos 9:23) Se você acreditar, e se realmente quiser, peça a Deus que o criou, que o recrie. Se tiver fé nesse princípio, ele acontecerá.

Isto não é sonho ou fantasia, nem tolice religiosa. Este processo tem funcionado através dos séculos para milhões de pessoas e funciona hoje neste mundo moderno. Se fosse somente teoria ou uma vaga alegação sem substância, teria sido desacreditado há muito tempo. Mas a validade da mudança mental e espiritual da personalidade é amplamente reconhecida como uma verdade científica. A jovem cuja experiência é aqui relatada é apenas um exemplo de uma pessoa que, pelo processo de mudança e substituição de idéias, tornou-se uma nova pessoa. Ela pôs este processo em andamento. A mudança não foi rápida ou fácil, mas gradualmente e o objetivo que ela traçou foi atingido. Ela eliminou o velho hábito de fracassar. Tornou-se bem-sucedida profissionalmente porém, mais importante que isso, tornou-se bem-sucedida como pessoa.

Se adquirimos idéias erradas, podemos também abandonar idéias erradas. Se nos acostumamos a padrões de pensamento errôneos, podemos, se realmente quisermos, abandoná-los. Se somos motivados por um desejo real, podemos adotar um novo e positivo estilo de vida. Existe um poder extraordinário na expectativa criativa positiva.


Conheço um homem que fez exatamente isso. Um grupo de pessoas adquiriu um terreno no qual iam construir uma grande instituição de serviço social. Mas, como sempre, algumas dessas pessoas duvidavam do projeto. Diziam: “Se tivéssemos mais apoio, se tivéssemos mais dinheiro, se... se... se.” Muitos empreendimentos e muita gente fracassa por causa dessa palavrinha se, que é quase tão prejudicial quanto a palavra impossíve!.

Outras pessoas nesse grupo tinham opiniões desanimadoras, “Isso não pode ser feito. Não há meio. Não pode ser, não pode... não pode... não pode.”

Outras eram ainda mais explícitas. “É impossível’ declaravam. “Não há meio de fazermos isso. E impossível.., impossível... impossível’ Assim, palavras negativas e mortais soavam incessantemente.

Mas um homem positivo, inovativo, surgiu com uma idéia única. Ele era um generoso doador de recursos para o empreendimento, e quando pediu um pedaço do terreno que tinha sido adquirido, não lhe podiam negar. Mas todos estavam curiosos e admirados quando ele explicou que queria o pedaço de terra para um “cemitério”. Cercou o pequeno lote e fez três lápides.

Então anunciou o funeral, as pessoas vieram, e ele descobriu as três pedras tumulares. Numa estava gravada a palavra Se, na outra, Não Pode Ser, e na terceira, Impossível. “Aqui jazem palavras que poderiam causar o fracasso do nosso empreendimento. Deixem-nas enterradas” disse. Todos entenderam a mensagem.

Esta saída criativa foi encontrada por um pensador positivo que livrou-se de palavras. Ele abandonou e enterrou aquelas palavras negativas e derrotistas.

O famoso psiquiatra, dr. Smiley Blanton, observou que frequentemente seus pacientes se queixavam “se eu não tivesse feito aquilo,” “se eu tivesse agido assim” era um “se” infrutífero depois do outro. Seu tratamento criativo teve sucesso. Ele aconselhou cada paciente a imaginar uma abertura na cabeça na qual a gravação da palavra se fosse removida, e as palavras da próxima vez fossem inseridas. O paciente deveria “escutar” atentamente até ouvir o “dique” da nova gravação. Esse processo de imaginação teve um sucesso notável na eliminação do conceito do “se” substituído pela afirmação positiva das palavras “da próxima vez”.

Os pensamentos, idéias e conceitos que se alojam em nossa mente resultam em atitudes e crenças, e estas por sua vez determinam se vamos ter experiências de fracassos ou sucessos. A atitude “se” é desesperadora, e uma maneira totalmente ineficaz de olharmos para o que passou: se eu tivesse comprado aquelas ações; se eu não as tivesse vendido; se eu tivesse aceitado aquele trabalho; se eu não tivesse chateado meu marido tanto que ele me deixou; se eu não tivesse maltratado minha esposa. Tenho certeza que você também acrescentaria alguns exemplos.

O pensador positivo está livre dessas recriminações fúteis. Ele não pensa em “se”. Ele pensa de uma maneira muito mais forte, dinâmica, ele pensa em esperanças e perspectivas. Ele pensa na “próxima vez” Com este conceito ele consegue resultados positivos ilimitados. Se comete um erro, não faz o que deveria ter feito, ou faz o que não deveria ter feito, ele vira as costas a tudo isto e simplesmente afirma “Da próxima vez agirei diferente, com mais inteligência. Da próxima vez farei um melhor julgamento”. Essa maneira de pensar “da próxima vez” se direciona para a frente, para um melhor resultado! Não seja um pensador de “se’ porque isso pertence ao passado — a erros, perdas, decisões erradas, situações que você não pode modificar.

Minha esposa, Ruth, conheceu certa vez um fazendeiro de Dakota num jantar de uma igreja nas planícies do Oeste. Como presidente nacional do conselho de missões domésticas da sua denominação, ela era conferencista numa assembléia eclesiástica. Sentou-se de frente para o fazendeiro no jantar e tentou entabular conversação, mas ele não era muito eloquente, não estava, obviamente, acostumado a “conversa fiada’. Procurando suscitar seu interesse, ela perguntou:
— Como estão as colheitas este ano?
— Não foram boas, madame. Na realidade, não houve colheitas. Eu consegui salvar talvez dez por cento da minha safra, mas meu irmão perdeu tudo.
Espantada, minha esposa perguntou:
— Mas o que aconteceu?
— Tivemos um furacão. Em dez minutos perdemos tudo.
— Então, ele se calou.
— O que o senhor faz quando uma coisa dessas acontece?
— O que faço? — Ele parou como se estivesse tentando pensar. — O que se faz? A gente tenta esquecer.

Este homem vive perto da natureza há muitos anos. Convive com o vento, a geada, o calor e furacões. Já experimentou anos bons e anos ruins. Ele trabalhou em parceria com Deus, o Criador, que nos deu a terra e que nos vigia em tempos bons e tempos ruins. Este homem de valor calmamente aceitou os acasos e as devastações como fatos da vida. E não se lamuriou pateticamente “se eu tivesse’ mas aguentou firme, esperando pela próxima vez.

Ele sempre se reorganizava, sempre ia em frente, construindo, sempre construindo.

Ele se encaixava na definição de um pensador positivo: uma pessoa resistente, mental e espiritualmente firme, que vê as dificuldades, mas as encara de frente. Sabe que no final o bem neste mundo é maior que o mal. Sabe que com a ajuda do bom Deus ele tem o que é preciso para vencer. Ele encontra as respostas e sempre triunfa.

Quando você for atacado por se, não pode ser e é impossível, o que fará então? Ora, simplesmente defenda-se com da próxima vez, pode ser e é possível. E muito simples, apesar de não ser muito fácil. Por vezes é duro, duro de verdade, mas se perseverar, pensar positivo e tiver fé, você sairá vencedor, talvez até um grande vencedor.

Além do mais, você aprende a ser filósofo. Frequentemente o que parecem ser adversidades destrutivas acabam sendo vantagens criativas, e essas vantagens não teriam se tornado suas se algo, que a princípio parecia arruinar tudo para você, não tivesse acontecido. Quando as coisas estão dando errado, podem, ao final, dar certo. Portanto, quando suas esperanças, metas e sonhos forem destruídos, procure nos destroços. Você pode achar sua oportunidade de ouro onde parece só haver ruína.

Lembra-se da história de Mordecai Brown, um dos maiores jogadores de beisebol do seu tempo? Seus pais eram muito pobres, mas, como bons americanos, nem sabiam que o eram. Seu filho sonhava em ser arremessador num grande time de beisebol, e desde pequeno parecia ter muito talento. Mordecai trabalhava numa fazenda para ajudar nas despesas da casa, como faziam outros meninos naquela época. Um dia, ele prendeu a mão numa máquina e perdeu metade do polegar e deformou o dedo indicador. “Lá se vão minhas esperanças de ser um lançador’ era o que diria um pensador negativo. “Se eu não tivesse sofrido aquele acidente... Agora não posso mais lançar a bola com esta mão arruinada.

 Meu sonho fugiu pela janela. E impossível’ Mas não foi assim que este menino pensou e falou. Ele aceitou o fato e seguiu cm frente, fazendo o melhor que podia com aquela mão. Aprendeu a lançar a bola com os dedos que lhe restavam. Finalmente foi aceito num time local.

Certa vez, o técnico do time estava ao lado de Mordecai quando este lançou a bola. Ele ficou absolutamente abismado com a perícia do jogador ao arremessar a bola com um movimento giratório que a fez parar exatamente na luva do recebedor.

— Mordecai — disse-lhe entusiasticamente o técnico —, você nasceu para jogar beisebol. Da forma que você arremessa aquela bola nenhum batedor vai conseguir atingi-la.

Mordecai arremessava a bola de tal maneira, que ela girava, dançava, volteava e passava sobre os batedores sem lhes dar a chance de rebatê-la. Os batedores ficavam boquiabertos. Ele tornou-se um dos maiores arremessadores do beisebol americano.

Como este menino conseguiu este triunfo transformando desastre em vantagem? Aqueles dedos deformados, o polegar cortado e o indicador torto é o que fazia a bola girar e voltear. Este menino confiante, criado num lar cheio de fé, simplesmente acreditou que iria fazer o melhor possível com a sua desvantagem. Era um pensador positivo, que com incrível perícia transformou o que parecia impossível em possível. Ao livrar-se de palavras — jogando fora os se, não pode ser e impossível — ele tornou-se um imortal do beisebol.

Sei que você pode dizer: “Não sou uma pessoa fora de série como Mordecai Brown. Não posso mc livrar da má sorte como ele”. Mas quando Mordecai sofreu o acidente na mão ele também não era fora de série. O simples fato é que todos temos muito mais qualificações do que imaginamos. Apenas afirme aquelas palavras criativas — da próxima vez, pode ser, e é possível. E, como todo bom pensador positivo, liberte-se das palavras se, não pode ser, e é impossível.

A vida pode ser uma experiência maravilhosa e enriquecedora.

Apesar das adversidades, a vida em si mesma é boa. Creia no valor da vida e na sua infinita riqueza. Dentro dela, para aqueles que crêem e perseveram, estão a alegria verdadeira, a paz e a realização. A satisfação é oferecida a todos pelo Deus todo-poderoso, o Criador e Recriador de todos os que querem o melhor para suas vidas.

Infelizmente, algumas pessoas deixam de ver os grandes valores da vida por causa dos seus processos de pensamento tristemente distorcidos. A razão principal pela qual escrevo sobre o poder da fé e do pensamento positivo e a respeito da vitória sobre qualquer forma de fracasso e adversidade, é que eu creio na vida e a amo. Quero encorajar os outros a crerem e amarem-na também.

USA Today publicou uma reportagem de página inteira sobre o suicídio de adolescentes. O autor disse: “Quase todos parecem ter uma teoria sobre a causa: drogas, álcool, sexo, desemprego, crianças maltratadas, divórcio, o declínio da importância da religião nos lares, vida muito competitiva, conflito com os pais, o perigo da guerra nuclear, muito tempo passado em frente à televisão, a facilidade de se adquirir armas, desequilíbrios bioquímicos, mas ninguém tem uma resposta satisfatória.”

Mas um escritor, Don Wildmon, falando sobre o mesmo assunto, argumentou logicamente. Ele pergunta:
Por que estamos sofrendo esta tragédia? Porque nas duas últimas décadas nossa sociedade tem vivido um hedonismo excessivo, colocando o materialismo e a auto- indulgência no topo da nossa escala de valores. Temos nos esquecido da natureza espiritual do homem... Os meios de comunicação, especialmente a televisão, não mais permitem que a criança seja criança ou que o adolescente seja adolescente. Ao expô-las continuamente a um mundo adulto, que é basicamente materialista, tiramos das crianças o privilégio da infância. Dizemos-lhes continuamente que coisas materiais trazem felicidade e que felicidade é o principal objetivo na vida. que devemos fazer? Restaurar os valores cristãos eternos... Expor o hedonismo como ele é realmente — uma grande mentira, uma miragem que desaparece.*

Hedonismo — a idéia de que o objetivo principal da vida é o prazer sensorial — é, naturalmente, uma falsidade grosseira, uma mentira atrevida. A verdade sobre a vida encontra-se não nos resmungos cínicos dos impuros, mas nos fatos límpidos da Bíblia: “Aquele que me encontra [o Senhor] encontra a vida.” (Provérbios 8:35) “Eu [Jesus] vim para que tenham vida e a tenham em abundância.” (João 10:10).

 Então, pensadores positivos que são inteligentes o suficiente para descobrir uma mentira são pessoas que de forma destemida e sofisticada livram-se de palavras. Elas jogam a palavra hedonismo na lata de lixo, onde ela deve ficar, e continuam sendo felizes, na realidade deleitam-se com a vida. Pensadores positivos amam a vida e fazem de cada dia um acontecimento maravilhoso.

Enquanto escrevo este capítulo, estou participando de uma convenção na qual tenho de fazer duas conferências. Centenas de pessoas participam dessa convenção, e cada uma delas conseguiu mais de um milhão de dólares de vendas no ano passado.

Associando-me com estas pessoas, que tornaram-se notáveis realizadores, ouvi uma história após a outra de homens e mulheres que livraram-se de pensamentos negativos, atitudes negativas, idéias negativas. Elas viraram as costas a conceitos derrotistas. Abraçaram o positivo. Foram à luta. Acreditaram. Imaginaram. Trabalharam e trabalharam, acreditaram e acreditaram. Tornaram-se vencedoras e realizadoras e, com suas famílias, encontraram grande felicidade em todo este processo. E é exatamente isso o que você pode fazer.

Um homem que participou desta convenção disse-me:
— Não mereço crédito nenhum pelo meu desempenho. Minha esposa fez de mim um homem de sucesso. Ela me libertou de uma psicologia de fracasso e me iniciou na trilha correta.
A esposa, que estava ao seu lado, disse:
— Não acredite nisto. Ele sempre foi um grande homem. Tudo que fiz foi lembrá-lo do que e quem ele é.
Parece que este homem não tinha confiança em si mesmo.

 Sentia-se inadequado. Não acreditava que era capaz. Tiiiha uma opinião errônea e baixa das suas habilidades e potencial. Gradualmente suas conversas diárias ficaram cheias de idéias e expressões negativas: “Isto não vai dar certo”, “É, pode ser que ele possa, mas eu não posso”, “Não sou bom neste negócio”. Quando prêmios eram concedidos por bons desempenhos na empresa, ele se saía com um negativismo clássico: “Não me vejo ganhando um prêmio desses.” Clássico porque isto indicava que ele nunca tinha visualizado ou se imaginado tendo sucesso.
Bem, certa manhã, quando começavam com seu negativismo costumeiro, sua mulher reagiu.
— Escute — ela disse — vou lhe dizer uma coisa: estou cansada dessa sua atitude. Conheço-o e sei que você é uma pessoa capaz, na realidade uma pessoa superior e eficiente, mas mente constantemente para si próprio. Estou doente com esta situação e cheia de sua conversa negativista. Se fosse verdade eu até concordava, mas como não é, insisto que pare com isso.
O marido começou a interromper seu desabafo indignado, mas ela disse:
— Não terminei ainda. Eu o amo, o conheço, e creio em você. Não vou ficar parada observando-o ser destruído por um complexo de inferioridade idiota. Pelo amor de Deus, comece a pensar positivo. Seja homem e enfrente a vida. — Ela concluiu, num arroubo: — Não vou escutar mais esta conversa negativa.

O marido compreendeu. Na realidade, sabia que a mulher tinha razão. Agora, com medo de falar coisas negativas, ele descobriu que tinha de falar positivamente. Com o tempo, começou a experimentar o pensamento positivo. Depois, tentou a ação positiva. Tentou e tentou, e finalmente foi bem- sucedido. Suas vendas atingiram um milhão de dólares naquele ano. Ele recebeu um prêmio pelas vendas, e foi por isso que estava naquela convenção. Colocando seu braço sobre os ombros da mulher, olhou-a com satisfação.

— Não é fabuloso ter uma mulher que faz cm que você seja o que ela sabe que você é capaz de ser? Norman Vincent Peale

2 comentários:

  1. estes dois últimos posts são muito bons e sempre é bom reforçar os temas abordados...nossa propensão a esquecê-los e deixar de exercê-los é inacreditável...mas gostei da lembrança de Mateus 17:20 rs....
    namastê!

    ResponderExcluir
  2. Ricardo, Bom dia! A mente tem uma tendencia a repetir e a ficar parada na " área de segurança", Todos os dias preciso refazer , minhas programações... Mudar é complexo, é como mudar a estação do radio para outra. Vamos seguindo a Unidade se move no dharma, como os pássaros em bando, sempre para frente... Muito grata pela atenção. Dharmadhannya

    ResponderExcluir