quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Signo de Peixes - ervas, pedras, aromaterapia - Sistema linfático e os pés









 Signo de Peixe  -Medicina alternativa 
Postado Por Dharmadhannya
prenda dicas de saúde alternativa (sistema linfático, anemia, massagem dos pés, hipnoterapia, ervas medicinais, pedras, aromas,...) com o signo de Peixes.
Peixes  - Regência -  Netuno
Significa o inconsciente.

O SISTEMA LINFÁTICO

Regido por Peixes, o sistema linfático, um grupo de órgãos e vasos que formam a maior parte do sistema imunológico do nosso corpo, está intimamente ligado ao sistema circulatório, regido por Aquário. Não é de admirar que os nativos de Peixes e de Aquário sejam ambos propensos a ter tornozelos inchados e má circulação (Aquário rege os tornozelos e Peixes retém líquidos).

O sistema linfático (e os órgãos que o compõem) é a primeira linha de defesa do corpo para o bloqueio das toxinas da corrente sangüínea. Quando existe uma infecção, suas glândulas, em especial os nódulos linfáticos do pescoço e das axilas, podem aumentar de tamanho e ficar doloridos. Assim que a infecção é debelada, o inchaço desaparece. Quanto maior o stress do corpo, mais os nódulos linfáticos precisam trabalhar para voltar ao estado normal.

Outros fatores que enfraquecem o sistema linfático deixando-o incapacitado para combater as doenças são as alergias, uma alimentação pobre em nutrientes, roupas apertadas e um acúmulo excessivo de hormônios, o que resulta numa variedade de distúrbios.


Entre eles estão as lesões na pele, a sinusite crônica, problemas nos ouvidos, perda do equilíbrio, dores de cabeça, sudorese, olhos inchados, fadiga e edemas.

Visto que os nativos de Peixes têm tendência para a retenção de líquidos, muitas das ervas diuréticas e remédios mencionados em todo este livro podem ser usados para eliminar o excesso de fluidos. 

 Brotos de alfafa, adicionados à salada ou ingeridos na forma de chá são um ótimo diurético que pode ajudar no combate á retenção de água, aumento de peso e a má circulação.

Altamente criativo, porém preguiçoso, o seu gosto pela ginástica, a patinação artística e todas as formas de dança (da moderna ao jazz e até à popular) pode lhe proporcionar o exercício de que precisa e a criatividade pela qual anseia.

Nadar, praticar esqui, canoagem e outros esportes aquáticos também atrai os nativos de Peixes que, como os nativos de Câncer, sentem-se à vontade dentro ou perto da água.

A sua sensibilidade e pouca determinação podem tomar os esportes competitivos um desafio para você. Se treinar bastante e desenvolver uma crença firme em si mesmo, talvez você cultive a sua capacidade de viver sob grande pressão e, mais importante ainda, de enfrentar a rejeição. O apoio da família, dos amigos e de um treinador físico pode ajudá-lo a se lembrar dos seus talentos e forças.


HIPNOTERAPIA
Pelo fato de os nativos de Peixes serem impressionáveis e confiantes, a hipnoterapia, uma forma de hipnose que se baseia no poder de sugestão, pode ser a melhor opção de tratamento para qualquer tipo de vício. Ela também serve para melhorar a auto-estima, muitas vezes causa subjacente desses problemas de comportamento.

Embora a hipnose induza um transe leve durante o qual você recebe uma sugestão, a hipnoterapia usa um processo terapêutico enquanto você está nesse estado de transe. A hipnoterapia tem sido bem-sucedida no tratamento de doenças psicológicas, emocionais e físicas, visto que os pacientes mostram menos medo e resistência num estado de semiconsciência e, portanto, são mais receptivos a novos modos de lidar com as emoções, com a mente ou com o corpo.

Como você é intuitivo e confiante, essa terapia pode ajudá-lo a vencer medos profundos e até mesmo fobias, que não são raras entre os piscianos, inseguros e donos de uma imaginação fértil. Algumas dessas fobias podem ser medo do escuro, hipocondria, vertigem (medo de alturas) e agorafobia (medo de sair de casa). Quando criança, você pode ter tido terríveis pesadelos e, mesmo agora, ter sonhos vividos e inesquecíveis.

Através das sugestões do hipnoterapeuta durante as sessões particulares de terapia, e, de acordo com sua vontade, com fitas de áudio, as mensagens que ele transmite podem de fato fazer maravilhas.

 A sua receptividade lhe permite adotar outras técnicas terapêuticas como a terapia dos sonhos, na qual você registra e revive os sonhos para entender a si mesmo, e a regressão, que leva você a reviver e a resolver traumas da infância.

A expressão criativa é de longe o melhor antídoto para combater o vicio e reconquistar a fé em sua capacidade. Sempre que você ficar desapontado e sentir pena de si mesmo, volte-se para a arte, para a música ou a dança — passatempos gratificantes e agradáveis que o ajudarão a não sair da linha.

* Há muito os pesquisadores acreditam que, devido a fatores genéticos, algumas pessoas não conseguem perceber quando ingeriram comida suficiente e, portanto, comem demais. Algumas pessoas também podem ser alérgicas a alguns alimentos e essa alergia as faz regurgitar.

ANEMIA

Caracterizada  por fadiga e tontura constantes, a anemia, ou carência de  ferro no sangue é uma doença que surge quando o sangue oxigenado não é transportado às células do corpo pela hemoglobina, uma combinação de ferro, cobre e proteína presente nas células do sangue arterial.

Os sintomas incluem fraqueza geral, fadiga, palidez, unhas quebradiças, perda de apetite, azia e dor de estômago. Embora o ferro, a proteína, o cobre, o ácido fólico e as vitaminas B., B12 e C sejam todos necessários para a formação dos glóbulos, a deficiência de ferro é a principal causa da anemia.

Para tratar a anemia, o primeiro método simples e prático é suplementar a dieta com ferro para melhorar a qualidade do sangue, aumentando assim a resistência ao stress e à doença.

Os suplementos de ferro são encontrados em cápsulas ou nas verduras de folhas verdes (especialmente o espinafre), no tomate, na uva-passa, nos grãos integrais e nos legumes. Uma das melhores fontes de ferro é o fígado, que também é rico em proteínas, fósforo, cobre e vitaminas A, B, C e D.

 No entanto, a carne dos órgãos é um alimento extremamente rico em colesterol, não devendo ser consumida mais do que uma vez por semana. Recomenda-se que você adicione outros alimentos ricos em ferro à sua dieta. Como uvas-passas de vez em quando, como aperitivo.

O cobre, que também é necessário para a formação dos ossos, pode prevenir a anemia facilitando a absorção do ferro. As melhores fontes de cobre são:

- fígado, alimentos com grãos integrais, amêndoas, algas marinhas, vegetais de folhas verdes e legumes secos.

Além da terapia por meio da nutrição, ingira alfafa, que contém ferro, cálcio, fósforo, potássio, cloro, sódio, silício, magnésio, proteína e vitaminas A, B, D, E e K.

Tônica e purificadora do sangue, a urtiga, rica em sais minerais, também é usada para tratar a anemia. Visto que o chá de urtigas é uma bebida popular, a urtiga, rica em vitamina C, pode ser encontrada nas lojas de alimentos naturais.

MASSAGEM NOS PÉS

Visto que os pés contem uma rede completa de terminais nervosos a massagem nos pés é um modo maravilhoso de acalmar o corpo todo no final de um longo dia. Peça que seu parceiro faça em você uma relaxante massagem nos pés ou massageie você mesmo seus pés, seguindo as seguintes diretrizes:
1.    Comece esfregando óleo num dos pés, que em geral é a área mais seca do seu corpo. Certifique-se de que o óleo esteja morno ou na temperatura ambiente.
2. Envolva o pé com ambas as mãos, então lentamente deslize-as pelo pé, até os dedos. Repita esse movimento quatro ou cinco vezes.

3. Usando os polegares, circule o tornozelo.
4. Massageie a região do tornozelo até os dedos dos pés, fazendo pequenos círculos com os polegares. Repita esse movimento três ou quatro vezes.

5. Com um movimento circular, esfregue cada artelho, terminando com uma rotação, de início no sentido horário, em seguida no sentido anti-horário.
6. Delicadamente, puxe cada artelho, usando o polegar e o dedo indicador. Você talvez ouça um estalo quando a tensão for aliviada.
7. Passe as mãos pela sola do pé, dos dedos até o calcanhar.
8. Outra vez, com a palma das mãos esfregue o pé, vigorosamente para gerar atrito.

9. Termine girando o pé, esticando os dedos para a frente e, em seguida, flexionando o tornozelo.
10. Embrulhe o pé com uma toalha para que fique quente.
     11. Repita este exercício no outro pé.”


Depois da massagem, continue a suavizar os pés com um escalda-pé de quinze minutos, no qual você diluiu os óleos essenciais de limão, sálvia ou hortelã.

REFLEXOLOGIA DOS PÉS

Se, ao pressionar os pés você sentir dor em algum ponto uma aplicação de Reflexologia pode ser o próximo passo. Em oposição à relaxante massagem nos pés, a reflexologia dos pés, um sistema pelo qual se aplica pressão a pontos do pés correspondentes às partes e órgãos do corpo, tanto é um instrumento de diagnóstico quanto um instrumento de cura (veja Fig. abaixo). Durante a massagem nos pés, um reflexologista pode, por exemplo, descobrir que os rins estão fracos, se o ponto do pé correspondente a eles estiver sensível ou dolorido ao toque.

Embora haja pontos de reflexologia em todo o corpo, os pés são os mais habitualmente usados, visto que contêm aproximadamente sete mil terminais nervosos que correspondem ás diferentes áreas do corpo inteiro. Aplicar pressão nesses pontos dos pés alivia a tensão e ajuda a área do corpo correspondente, desbloqueando a energia e aliviando a dor. Se você tem dor de cabeça, por exemplo, trabalhe os dedos dos pés.

A reflexologia ativa o sistema nervoso e estimula o poder de cura do sistema linfático, desobstruindo o fluxo de fluido linfático para as áreas com problemas.’
Como os nativos de Peixes são famosos por ter pés frios e secos, use talco para os pés ou óleo com vitamina E durante o inverno, quando as solas dos pés se tomam extremamente secas. O pé-de-atleta, uma infecção por fungo que aparece na forma de inflamação, rachadura ou pele escamosa, é uma doença comum aos piscianos.

Não ande descalço em vestiários, saunas, academias ou banheiros públicos, visto que os fungos são transmitidos facilmente em condições de calor e umidade. Troque de meias algumas vezes por dia, use talco para os pés e tome vitaminas A, C e E para a saúde geral da sua pele.

Não use sapatos apertados e tente não andar descalço, mesmo em casa. Óleos essenciais ajudarão a manter as articulações flexíveis e prevenir a escamação, especialmente no inverno.

TAl CHI PARA OS Piscianos

Como você e gentil, sensível e não aprecia agressões, o tai chi chuan (geralmente chamado de tai chi), que consiste em movimentos longos, fluidos e delicados em vez de movimentos bruscos e agressivos, é a forma perfeita de meditação para a mente e para o corpo.

 O tai chi é uma disciplina chinesa milenar, que foi, como qualquer outra forma de arte marcial, originalmente concebida como uma série de manobras de ataque e defesa, concentradas na rapidez, vitalidade e flexibilidade; no entanto, ela evoluiu para uma série de exercícios suaves, usados para aumentar o autocontrole, melhorar a concentração e desenvolver a disciplina.

Como a acupuntura, o tai chi promove o fluxo do chi — a energia vital — e substitui rigidez por flexibilidade e bom condicionamento físico. Embora essas qualidades expliquem por que o tai chi originalmente funcionou como método de autodefesa, essa série de movimentos melhora a circulação, toma o corpo flexível, tonifica os músculos, melhora a forma física e aumenta a circulação sangüínea.

Como forma de meditação para relaxar corpo e mente, o tai chi promove a tranquilidade  mental, fortalece o sistema nervoso e ajuda a aliviar a tensão.

O tai chi é composto de uma série de posturas que fluem e fazem o corpo e a mente funcionar harmoniosamente. Com ambos os pés no chão, a coluna reta e os joelhos ligeiramente flexionados, os praticantes do tai chi se movem de um lado para o outro como se estivessem dançando em câmara lenta, usando os braços para orientar cada movimento.

Esse movimento da esquerda para a direita exemplifica o princípio chinês do yin e yang, que representa a dualidade noite e dia, ativo e passivo, macho e fêmea. Cada passo, originalmente adaptado dos movimentos naturais dos animais e pássaros, tem um nome poético diferente como “A grande garça branca estende as asas”, que descreve exatamente esse movimento.

Como a Saudação ao Sol da Hatha Ioga, o tai chi é tradicionalmente praticado ao ar livre, no momento do nascimento do Sol, para saudar a aurora do novo dia. Praticado regularmente, o tai chi chuan pode dar energia, disciplina e concentração de que você precisa para executar suas atividades diárias.

Assim que você aprender todas as posições, elas devem ser feitas devagar, suave e graciosamente como um longo movimento contínuo, prestando atenção à posição do corpo e ao ritmo natural da respiração. O tal chi ajudará você a se sentir centrado, à medida que os movimentos se sucedem, trazendo você de volta à Terra — o centro da gravidade. Mesmo que você não aprenda toda a série de movimentos ou não possa praticar essa atividade ao ar livre na hora do nascer do Sol, tente reservar alguns minutos algumas vezes por semana para praticar tai chi.

FLEXÃO PARA TRÁS (FIG. 13.2)
A Flexão para Trás é uma postura de yoga que aumenta a flexibilidade dos pés, dos tornozelos e dos artelhos, como segue:

1. Pegue uma esteira na qual possa se deitar.
2. Ajoelhe-se e apóie as nádegas nos calcanhares.
3. Estique os braços para trás e coloque a palma das mãos no chão. Seus braços têm de estar paralelos, com os dedos apontando para a frente.

2.    Como na ilustração, abaixe lentamente a cabeça para trás, arqueie a espinha e mantenha essa posição por cerca de dez minutos, continuando a respirar regularmente.
3.     
Se você fizer esse exercício da maneira correta algumas vezes por semana, ele não só alongará e fortalecerá suas pernas e pés, mas também melhorará sua postura e senso de equilíbrio.
Atenção consulte o seu médico se pode praticar esse exercício.

MEDICINA AYURVÉDICA
Como Júpiter é o co-regente de Peixes, você se encaixa perfeitamente no perfil de uma personalidade Kapha.

Caracterizado por dormir longas horas, por reter líquidos e ter metabolismo preguiçoso e por uma maneira tranquila e relaxada de viver, você pode ser obeso se comer demais, ou flexível, se sua forma de indulgência for o álcool.

 Como os nativos de Touro, Câncer e Libra, você também está sujeito a inchaço e bolsas nos olhos — sinais indicadores de que os líqüidos não estão sendo eliminados do corpo. Quando seu organismo funciona bem, você é extremamente paciente, generoso e produtivo. Mas, quando está desequilibrado, existe uma tendência à letargia, à preguiça e à má circulação, resultando em edema e mãos e pés frios.

Para acelerar seu metabolismo, os nativos de Peixes, como todos os tipos Kapha, precisam estimular o organismo mudando os hábitos alimentares e iniciando uma rotina regular de exercícios.

 Os alimentos que devem ser evitados (ao menos até você ter restabelecido seu equilíbrio) são os alimentos doces como açúcar, mel, arroz, leite, creme e manteiga; e os alimentos ácidos como limão iogurte, tomate, uva, ameixa e vinagre.

 Devido ao seu peso, todos os produtos de trigo, inclusive o pão, o macarrão e a maioria dos cereais, que induzem ainda mais letargia, devem ser eliminados da dieta. Além disso, corte o sal e os alimentos muito salgados, visto que eles estimulam a retenção de líquidos.

Para estimular o metabolismo, inclua alimentos picantes como pimenta caiena, chili, cebola, alho, o rabanete, gengibre e curry; e alimentos amargos como endívia, chicória, alface romana e espinafre; e feijão, lentilha, maçã, pêra, repolho, brócolis, couve-flor e batata, que caem na categoria de alimentos adstringentes.

Visto que são considerados alimentos “leves”, eles promovem uma digestão melhor e, ao mesmo tempo, controlam o apetite. Em vez de fazer três refeições, os tipos Kapha se sentem melhor ao fazer cinco ou seis refeições menores durante o dia.

Como já foi dito, os nativos indisciplinados de Peixes provavelmente darão preferência aos esportes aquáticos, à dança, à patinação ou à ginástica. Correr, praticar ginástica aeróbica e fazer levantamento de peso também são recomendados Visto que Kapha e um dosha frio, você anseia por calor e, portanto, prefere atividades que também possam ser praticadas dentro de casa.

 ERVAS MEDICINAIS PARA DOENÇAS PISCIANAS

O hissopo, membro conhecido da família das mentas, foi usado desde os tempos bíblicos para facilitar a digestão. O chá de hissopo ajuda a aliviar resfriados, tosses, rouquidão e dor de garganta. Essa erva também é usada externamente para tratar feridas e queimaduras.

A kelp, uma alga marinha que contêm ferro, pode ser tomada como suplemento para tratar anemia. A baga de mirtilo combate a retenção de líquido, a chicória reduz o catarro, a eufrásia ajuda na conjuntivite, e o rábano-silvestre é recomendado para os problemas glandulares.

AROMATERAPIA E ÓLEOS ESSENCIAIS
Como você e sensual e extremamente sensível aos aromas óleos essenciais doces, como o de rosas, jasmim e flor de laranjeira ajudam a elevar o ânimo, especialmente quando você está deprimido e sentindo-se inseguro. Para perfumar a casa, compre ou faça sua própria combinação de flores, com uma série de fragrâncias que ache especialmente agradáveis.

 Para fazer um pot pourri, comece por esfarelar ramos de flores e ervas secas. Acrescente os óleos da sua escolha, de modo que a combinação de aromas permeie a sala. Para obter um aroma fresco e leve, tente usar limão, coriandro, vetiver e melissa;

 para uma fragrância quente e picante use canela, trevo e patchouli; se preferir um odor doce, floral, flor de laranjeira (néroli), jasmim, lavanda e sândalo darão esse resultado. Assim que você conseguir a fragrância que deseja, coloque uma porção em cada aposento e sua casa ficará muito perfumada.

SAL MINERAL

O tecido ou sal mineral apropriado para Peixes e o fosfato de ferro (Ferr. Phos.) que, segundo dizem, oxigena e purifica o sangue. Esse sal ajuda a manter normais as funções do sangue, facilita a respiração e pode ajudar a curar dores de garganta, tosses, resfriados, febres e inflamações.

 O fosfato de ferro fortalece as paredes dos vasos sangüíneos e das artérias, evitando a arteriosclerose à medida que a pessoa envelhece. A deficiência desse mineral resulta em anemia ou na incapacidade de eliminar resíduos tóxicos.

Alimentos ricos em fosfato de ferro: alface, rabanete, espinafre, frutas secas (tâmaras, passas, figos e ameixas), feijão, morango, lentilha, cebola, repolho, maçã, nozes e aveia.

TERAPIA COM PEDRAS E CORES
Se o seu aniversario no for entre 19 e 29 de fevereiro, a sua pedra natal é a ametista, uma bela pedra violeta, famosa pela suas propriedades terapêuticas, especialmente no tratamento das enxaquecas.

 Se você nasceu entre l e 20 de março, a sua pedra natal é a água-marinha, uma pedra que combina perfeitamente com o signo aquático de Peixes. Essas pedras devem ser de preferência engastadas em prata. A cor azul sempre foi usada para se obter um efeito calmante e diz-se que ela melhora os relacionamentos, facilitando a comunicação. Se você não puder fazer passeios até a praia, mantenha uma lâmpada azul acesa em seu quarto. É conveniente pintar as paredes de azul e usar roupas azuis. 

A medicina alternativa inclui práticas como a acupuntura, quiropraxia, uso de produtos herbários ou botânicos, terapias de massagem, hipnose, técnicas de respiração, meditação, ioga, dentre outras. Estas práticas não substituem, porém complementam a medicina tradicional, por isso podem ser chamadas também de Medicina Complementar. O tratamento alternativo deve acompanhado por um médico, por exame complementares. Se não melhorar os sintomas procure um médico.
Postado Por Dharmadhannya


 Este texto é resultado de uma pesquisa é uma compilação inspirada em vários Mestres da astrologia

1.    Liz Greene
2.    Dane Rudhyar
3.    Stephen Arroyo
4.    Howard Sasportas
5.     Alan Leo
6.     Maria Eugênia de Castro.
7.    Anna Maria Costa Ribeiro

Este texto está livre para divulgação desde que seja citada a fonte:

http://dharmadhannyael.blogspot.com.br/
Meus blogs
http://dharmadhannyael.blogspot.com.br/
http://astrologiadevenusemercurio.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/dharmadhannyael
Haja luz para compartilhar para o bem de todos.

Eu estou no G+ :
Este espaço está protegido pelos anjos e por Hermes
Estou neste momento me unindo com o Poder  e a Força da Unidade, com o poder de todos os anjos, querubins, Serafins, Elohim.


Melchizedek, Sandalfon, Metraton,
 Gabriel, Rafael, 
Haniel, Miguel, Camael, Tsadkiel,  
Raziel, Uriel,  Samuel
Os anjos seguem na frente abrindo meus caminhos
 e me protegendo Com a Justiça Divina.
Amém!





Nenhum comentário:

Postar um comentário