sexta-feira, 1 de março de 2013

Tratamento alternativo do trato Gastrointestinal.aprenda com o signo de Virgem



                                               "Tratamento alternativo do trato Gastrointestinal".
 Primeira Parte

Aprenda com o signo de Virgem 

Além das vitaminas do complexo B e do lêvedo de cerveja , as  ervas aqui citadas são estimulantes naturais que fortalecem o sistema nervoso, aumentando o poder de concentração e o vigor físico.

 Elas também ajudam na produção de serotonina, um regulador químico do humor que causa uma espécie de bem-estar e ajuda a controlar e a aliviar a ansiedade e a depressão.

Bons hábitos alimentares, exercício regular e muito ar fresco estão no alto da sua lista de prioridades. Com um sistema digestivo sensível e temperamento nervoso, é necessário controlar ou  eliminar a cafeína, a nicotina e o álcool da sua dieta há bastante tempo.

Aumente o consumo de frutas e vegetais frescos e tente descobrir uma maneira de diminuir o stress físico e emocional que pode irritar o seu sistema digestivo e o trato intestinal já bastante sensíveis. É aconselhável fazer cinco ou seis pequenas refeições por dia, em vez de três refeições grandes, cuja digestão é mais lenta. Também é uma boa idéia evitar alimentos condimentados ou que causem gases.

Estudos concluíram que as pessoas que não comem carne tem menos colesterol e pressão sanguínea  mais baixa do que as que comem, Os vegetarianos cuja dieta não contém nenhum produto animal (inclusive laticínios) precisam tomar suplementos de vitamina B12.

• As nozes são uma boa fonte de proteína, de gordura insaturada, de vitaminas B e E, de cálcio, de ferro, de potássio, de magnésio, de fósforo e de cobre. Embora contenham gorduras insaturadas e, portanto, nenhum colesterol, as nozes são ricas em calorias.Excelente para memória.

• Sementes de abóbora, de gergelim e de girassol são ricas em proteínas e ótimas para beliscar. Elas também contêm vitamina A, B, D e E, fósforo, cálcio (especialmente as sementes de gergelim), ferro, flúor, iodo, potássio, magnésio, zinco e ácidos graxos insaturados.

O potássio também é importante, visto que ele ativa produção das enzimas digestivas que estimulam todo o trato gastrointestinal aliviam a pressão nos intestinos. Além disso, a deficiência de potássio, que vezes é resultado do consumo excessivo de sódio ou de uma quantidade insuficiente de frutas e vegetais na dieta, pode exacerbar a insônia de que muitos virginianos sofrem. Entre os alimentos ricos em potássio estão as verduras folhas verdes, o morango, a banana, a laranja, o aspargo, o melão cantalupo, amêndoa, a batata (especialmente a casca), sementes de gergelim e de girassol e o atum.

Como os geminianos, regidos por Mercúrio, os virginianos muitas vezes são atormentados pela tensão nervosa, insônia e ataques de ansiedade. Você pode fortalecer o sistema nervoso e aumentar a tolerância ao stress através yoga, da meditação, dos exercícios de respiração profunda e das técnicas visualização criativa, que podem eliminar grande parte do nervosismo e irritabilidade.

 Ao monitorar os níveis de ansiedade, você  pode detectar a iminência de um ataque de ansiedade. A meditação ou a limpeza da mente de pensamentos indesejados são melhor modo de um virginiano relaxar e acalmar os nervos. Embora haja uma variedade de técnicas que utilizem mantras, sons e imagens visuais para eliminar os pensamentos, o método mais simples é concentrar-se no ritmo da respiração, da seguinte maneira:

1. Feche os olhos e sente-se com as costas retas, de encontro a uma parede. Volte toda a atenção para seu mundo interior, erradicando todos os pensamentos. Tente manter a espinha reta, liberando toda tensão dos ombros, pescoço e rosto.

2. À medida que respira, canalize sua energia no ponto hara — alguns centímetros abaixo do umbigo. (Esse é o ponto de onde emana toda a energia física.
3. Continue a se concentrar na respiração, deixando que ela encontre seu próprio ritmo.
4. Depois de algumas respirações, expire lentamente e imagine o ar subindo pelo tronco a partir do hara, passando pelos ombros, descendo pelos braços e saindo pela ponta dos dedos.

Depois de fazer esse exercício durante cinco a dez minutos, você estará relaxado e sua mente, livre de pensamentos perturbadores. Talvez você já tenha experimentado isso com outras técnicas de respiração, portanto, continue a praticar a que achar melhor.

COMO VENCER A Insônia. 

A batata é rica em potássio e todos os alimentos ricos em potássio ajudam a combater a insônia.
Se você tem insônia, ou simplesmente dificuldade para dormir, tome um banho quente antes de se deitar, evite os estimulantes ou refeições pesadas depois das 16 horas.

O triptofano, um sedativo suave que produz serotonina, muitas vezes recomendado para as pessoas com distúrbios do sono. O triptofano pode ser tomado na forma de suplemento, mas também está presente no leite, no iogurte, na banana, na manteiga de amendoim, na laranja, na tâmara, no figo, no arroz e no atum. O ácido fólico, o inositol, o zinco, e as vitaminas C, D e E ajudarão você a ter uma boa noite de sono. Tabletes contendo uma combinação de cálcio e magnésio também são recomendados, bem como tabletes de miligramas de magnésio. O magnésio é encontrado na carne, no peixe, na maçã, no abricó, no abacate, na banana, no arroz, na alga marinha e no alho.

AUMENTE O NÍVEL DE SEROTONINA
COM A ATIVIDADE FÍSICA

 O exercício físico e outro método com o qual se aumentam os níveis de serotonina, criando assim uma sensação de bem-estar. A preocupação com a perfeição mental e física indica que você provavelmente freqüenta  uma academia para manter a boa forma, onde pode ter aulas de ginástica aeróbica ou usar aparelhos de musculação, bicicleta ergométrica e esteira. Você pode até mesmo ter um dos aparelhos ou todos eles em casa. Outras atividades físicas que aumentam os níveis de serotonina: nadar, correr, andar, jogar tênis ou qualquer outra atividade vigorosa.


Ervas que curam:
As seguintes ervas também são igualmente capazes de aliviar tanto a insônia quanto a depressão:

Valeriana — Erva popular, seu nome tem a mesma raiz do Valium (diazepam), um relaxante muscular prescrito com freqüência pelos médicos para diminuir a ansiedade e induzir o sono. Pelo fato de não viciar, a valeriana é muito mais segura do que o Valium e igualmente eficaz quando ingerida regularmente. Ela pode ser encontrada em cápsulas e em forma de chá, que pode ser feito da raiz fresca ou desidratada.
Verbena — A verbena silvestre, que estabiliza e estimula os nervos, cresce no sul da França. O chá dessa erva tem um efeito forte e sabor refrescante quando se acrescenta mel. A verbena também é usada nos florais de Bach (Vervain); nesse caso é recomendada para os compulsivos pelo trabalho e para as personalidades do tipo A, com níveis elevados de tensão, que devem fazer uma pausa a fim de relaxar de vez em quando.

Hipérico (erva-de-são-joão) — Usada na antiga Grécia para distúrbios menstruais e, na Idade Média, para a ansiedade e a depressão, a erva-de-são- joão, como é conhecida comercialmente, é um estimulante popular para melhorar o humor; é usada inclusive pelos médicos para elevar o ânimo e promover uma sensação de bem-estar. Arbusto que floresce no dia 24 de junho, dia de nascimento de São João Batista, a erva-de-são-joão é facilmente encontrada em forma de comprimidos; no entanto, ela não deve ser tomada junto com Prozac ou outros antidepressivos clinicamente prescritos sem consultar antes um médico.

A skullcap (scuttelaria laterifolia) usada pelos índios norte-americanos é um sedativo suave e tônico para a tensão nervosa, disponível em cápsulas ou chá; ela alivia a tensão e induz o sono. O alecrim, usado para amenizar a insônia e a depressão, é uma erva muito usada na culinária. Ela é comercializada in natura ou em forma de óleo essencial.

Outros óleos da aromaterapia que podem ser usados como inalantes, para banho ou massagens são: lavanda, jasmim, sândalo e bergamota.

A camomila, sedativo e digestivo muito conhecido, também pode ser usada na forma de óleo essencial. Suas folhas podem ser usadas para preparar um chá ou para vaporizar o rosto.

Visto que a insônia com frequência é sintoma de depressão, as ervas e os remédios aromaterápicos muitas vezes podem ser usados para tratar ambos os males. Entre as ervas que tratam do sistema digestivo e/ou aliviam o sistema nervoso, estão a angélica, que estimula o trato digestivo, e as folhas do bálsamo, que facilitam a digestão.

Se  o seu é  temperamento instável, com uma mente agitada, com várias ocupações, pode apresentar  mudanças de humor e suas altas expectativas acompanhadas de constante preocupação, análise e introspecção tomam você um excelente candidato à depressão, passageira ou crônica.

 Os sinais iniciais de que a depressão está se aproximando podem ser a falta de interesse pelo sexo, a mudança nos hábitos alimentares (isto é, perda do apetite ou uma comilança compulsiva), fadiga, tristeza, insônia e irritabilidade.

Embora talvez você não sofra de depressão clínica, provavelmente já foi atormentado em alguma ocasião pela tendência à preocupação, às lamúrias e ao pessimismo quanto ao futuro.

 Se você pedir que uma pessoa deprimida que descreva um copo cheio de água até a metade, ele responderá invariavelmente que o copo está meio vazio, a marca de um pessimista, em vez de meio cheio, indicação de um otimista. Embora estimulantes artificiais como a cafeína possam reanimá-lo, seus efeitos a longo prazo incluem falta de energia, agitação mental, diminuição da concentração e um sistema nervoso ainda mais vulnerável.

POSTURAS DA YOGA

Como a yoga fortalece o sistema nervoso ao mesmo tempo que alonga e tonifica várias partes do corpo. Embora todas as posturas da yoga fortaleçam o sistema nervoso, algumas são especialmente adequadas para a região inferior das costas e a que cerca os intestinos, a qual estimula a digestão.

Para o relaxamento geral, é importante praticar exercícios de respiração, sentado numa posição ereta. Em vez da difícil posição de Lótus, prefira a posição de Sathasana, na qual as pernas também ficam cruzadas e que permite que você respire profunda e confortavelmente.


SATHASANA
1. Sente-se com a coluna, a cabeça e o pescoço eretos.
2. Cruze as pernas, de modo que os joelhos encostem no chão.
3. Aproxime os tornozelos ao máximo do seu corpo.
4. Descanse os pulsos nos joelhos.
5. Respire enquanto continua sentado o mais ereto possível.

Se sentir que tem flexibilidade, pode tentar fazer primeiro a Postura d€ Meio-Lótus, seguida da Postura de Lótus. E muito importante que você pratique no seu próprio ritmo. Não tente se alongar mais do que o seu corpo permitir.

MEIO-LÓTUS.

1. Continue a respirar na posição Sathasana.
2. Pegue a perna direita e coloque-a sobre a coxa esquerda.
3. Sente-se ereto e continue respirando.

LÓTUS
1. Com a perna direita ainda sobre a coxa esquerda, pegue a perna esquerda e coloque-a sobre a coxa direita.
2. Fique sentado ereto e continue a respirar.


 Ginseng, planta nativa da Sibéria, China e Coréia (a que cresce na Coréia é considerada a mais forte) é um purificador do sangue e um estimulante natural disponível em cápsulas, na forma de chá ou de tônico.

A raiz vem sendo utilizada na medicina chinesa desde o século 1 d.C. para restaurar a vitalidade e como um remédio para quase todos os problemas físicos. O ginseng fortalece o coração e o sistema nervoso, de modo que a resposta do corpo ao stress e à ansiedade seja controlada antes de se transformar num total ataque de pânico.

 Dizem que o ginseng melhora a saúde a tal ponto que algumas pessoas acreditam que ele cure a impotência e promova a longevidade. Os benefícios estão na sua capacidade de estimular, sem provocar o nervosismo que a cafeína provoca. Além disso, essa erva melhora o apetite, tem um efeito positivo sobre a digestão e alivia os distúrbios estomacais.

• O ginseng aumenta a vitalidade e a resistência às doenças, pois estimula as glândulas endócrinas que controlam os processos fisiológicos, como o metabolismo de minerais e vitaminas.

Níveis elevados de açúcar no sangue são normalizados pelo ginseng, que também trata a hipertensão, normalizando a pressão arterial. Além de suas propriedades terapêuticas, o ginseng contém vitaminas, minerais e enzimas. Essa erva também é usada para tratar resfriados, tosses, reumatismo, nevralgia, gota, diabete, anemia, insônia, stress e dor de cabeça.Observe a  pressão arterial   durante o uso do ginseng.

A medicina alternativa inclui práticas como a acupuntura, quiropraxia, uso de produtos herbários ou botânicos, terapias de massagem, hipnose, técnicas de respiração, meditação, ioga, dentre outras. Estas práticas não substituem, porém complementam a medicina tradicional, por isso podem ser chamadas também de Medicina Complementar. O tratamento alternativo deve acompanhado por um médico, por exame complementares.


CONTINUA NA PARTE 2 



Nenhum comentário:

Postar um comentário