terça-feira, 2 de abril de 2013

A criança de Áries - Primeira parte






"A criança de Áries - (DE 21 DE MARÇO A 20 DE ABRIL)"
 Postado por DharmadhannyaEL
Pedro não prestou atenção nas palavras do avô. Meninos como ele não têm medo de lobos. PROKOFIEV, Pedro e o lobo


Áries, o primeiro do zodíaco, é pura energia e impulso para a ação, para a conquista, para a vitória.    A energia do Fogo representa a força vital e quando é equilibrada é puro entusiasmo, criatividade e amor á vida.   

 Eles devem ter uma meta, um objetivo, precisam direcionar sua energia no mundo, e não deve ser reprimida e  internalizada em  auto-agressão.  

   Marte é o regente de Áries - o guerreiro interior precisa de ter uma educação exemplar, com a disciplina de um atleta, de um futuro guerreiro para no futuro ser um comandante equilibrado do barco da vida e  assim, irá liderar e lutar pelo bem de todos. Este é o seu verdadeiro talento...

Uma criança de Áries reprimida com violência, desvalorizada, rejeitada com depreciação das suas necessidades pode ter sua energia de ação “castrada” , a autonomia pode ser ‘mutilada” no seu fogo existencial e se tornar um adulto deprimido, agressivo, sem “luz”, sem entusiasmo que busca nas drogas alivio para conter o descontrole da sua energia que se move para dentro como punição. O ariano agredido na infância internaliza o opressor e ele contínua  controlando o seu mundo interno com agressividade e limitação. 

A família precisa compreender o pequeno guerreiro, sem estranhar a sua agressividade, procurando compreender o seu egocentrismo, e a sua maneira de ser impulsiva e reativa.

O pequeno ariano nasceu com sangue de guerreiro, atlético, líder, com grande potencial para conquistar a vitória e a glória. É corajoso, e revela força mental e moral, ele pode enfrentar o perigo sem medo, e age instintivamente.Adora desafios, é persistente,  e ativos.

"Áries é o primeiro, e as crianças desse signo se esforçam para que continue assim. Com corpos fortes e ágeis e mentes ligadas e inteligentes, combativas, e corajosas não é difícil para eles conseguirem isso, mas quando a novidade do desafio acaba, o ariano também se apaga. O que o ariano procura é diversão, conquista e emoção, e sempre que quer algo ainda melhor, ele mesmo cria.


A criança de Áries está disposta a experimentar qualquer coisa e costuma fazê-lo com um entusiasmo que beira a hiperatividade. A impulsividade é a base do temperamento de Áries, seja sob a forma da energia, que mantém seus corpos em constante movimento sempre que estão acordados, da necessidade emocional que os leva a tomar um brinquedo de outra criança ou a gritar de raiva para um adulto dominador, ou do espírito corajoso que os toma líderes naturais de outras crianças.

E sempre difícil acalmar essas crianças na hora de ir para a cama, e ainda mais difícil é mantê-las fora de brigas.

Uma das consequências inevitáveis de sua atividade incessante e incontrolável, que muito preocupa os pais, é a tendência que o ariano tem de sofrer acidentes, tais como pancadas na cabeça, cortes e queimaduras. Os pais, no entanto, podem estar certos de que, apesar disso, o ariano se recupera facilmente graças à sua constituição vigorosa e capacidade de cura.

De qualquer forma, os pais devem tentar evitar destruir a autoconfiança de seu filho por meio da superproteção e da preocupação. A cautela pode e deve ser ensinada à criança de Áries, mas sempre com uma folga bastante grande para que eles possam gastar sua abundante energia.

A impulsividade do ariano pode causar outros problemas. Quando, com uma expressão de cândida franqueza, um ariano de apenas quatro anos de idade lhe disser que “você é um cachorro feio e fedorento”, você provavelmente se aborrecerá com a brutalidade desse ataque frontal. Mas quando ele o abraça e diz o quanto o ama, você deveria saber que ambas as atitudes vêm da mesma fonte — a simplicidade impensada da auto-expressão do ariano.

Você diria que, obviamente, todas as crianças se comportam assim. Isso é verdade até certo ponto, simplesmente porque os adultos arianos são como crianças. Suas preocupações mudam, mas a maneira de lidar com elas será sempre a mesma da criança furiosamente egocêntrica mas, ao mesmo tempo, inocente, carismática e carinhosa.

A paciência, um atributo geralmente raro em crianças pequenas, será ainda mais raro no ariano. “Mas eu quero”, ele vai insistir muitas e muitas vezes e, mesmo mais tarde, quando for mais ponderado, essa será a única justificativa a ser considerada na satisfação imediata de seus desejos.

 Sua determinação é formidável, portanto o truque de distraí-lo com algo diferente não ajuda muito. E melhor estar preparado para enfrentar uma agitação considerável até encontrar uma solução prática.

Você pode achar o seu ariano bastante exigente em certas idades, especialmente durante aquelas fases no ciclo de crescimento onde as exigências são fortes e definidas, mas a habilidade para realizá-las ainda não foi atingida.

 Dezoito meses foi uma idade difícil para Norah e para seus pais: “Me-sa, me-e-esa!”, gritava ela apontando para a mesa, insistindo em ser colocada de pé sobre a mesa da sala de jantar pela enésima vez naquele dia (porque seus pais, ingenuamente, tinham permitido que ela o fizesse uma vez).

E apesar deles serem firmes com ela em outros aspectos, um deles tinha que permanecer perto dela enquanto ela se divertia, contente por ter tido o seu desejo satisfeito mais uma vez. Os pais que conseguem suportar esses períodos frustrantes serão recompensados com uma crescente competência e autoconfiança que, sem dúvida, notarão em seus filhos.

Áries compartilha, com os outros signos do fogo (Leão e Sagitário), uma intensa necessidade de auto-expressão; e, nas crianças de Áries, essa característica emerge em forma de auto- afirmação, o que se revelará nos primeiros anos em forma de pura agressividade e, mais tarde, quando passam a ter seus amiguinhos, em forma de competição para receber elogios.

 Um reforço positivo, em vez de broncas e sermões, parece funcionar melhor com esse tipo de criança. Aconselha-se os adultos a estimulá-los a se sobressaírem nos jogos e esportes competitivos em vez de tentar reprimir tal energia, pois ela virá de novo à tona de forma menos aceitável, como, por exemplo, bater em gatos.

 Para o ariano, a primavera floresce sobre a terra, a chama da criatividade está acesa, e nada pode apagá-la, então é melhor que sua entrada — ou saída — seja bem-vinda de acordo com o caso.

O ariano tem tanta energia que seus pais não precisam ter a preocupação de vê-lo dominado por outra criança (exceto, talvez, por outro ariano), pois ele é o tipo que vai liderando todas as aventuras ou, ao menos, competindo para ser o líder. Ele precisa de espaço para queimar energia acumulada.

Muitas outras crianças se sentirão atraídas por uma que é tão segura de si, que está pronta para encarar até mesmo adversários adultos de vez em quando, e que toma a iniciativa de distribuir funções e materiais a serem usados pelas outras crianças que estão brincando no grupo.

 Coragem, espontaneidade e decisão são algumas das qualidades que o ariano possui com plenitude; no entanto, o efeito que têm sobre outra pessoa pode ser desgastante. O ariano inevitavelmente terá que lutar contra o ego e a sensibilidade feridos de alguns companheiros, em especial os da criança mais velha, que provavelmente não vê um ídolo nessa criança presunçosa e atrevida.

Sua educação irá exigir disciplina, horários estabelecidos,  e assim , com o tempo poderá ser controlado, para que ele não assuma o controle da casa e de todos que vivem nela.

Os adultos podem ajudar essas crianças de maneira fundamental se as estimularem a ser, de alguma forma, receptivas. Já que a movimentação é tão importante para os arianos, tente ajudá-los a desenvolver a atenção, a concentração para o movimento ao redor deles por meio de jogos de observação, que vocês podem jogar juntos, tais como olhar, com os ouvidos tapados, para um espaço aberto (para uma esquina, para um prédio em construção, para fora da janela) e descrever as sutilezas que vocês podem observar.

 Aprender a cooperar, ser empática também faz parte do jogo. Com crianças menores e menos verbais, vocês podem tentar montar juntos uma Arca de Noé de brinquedo — enfim, tente usar qualquer coisa .sobre a qual vocês não tenham que trabalhar ao mesmo tempo, mas sim onde o esforço grupal na criação de algo seja uma necessidade agradável.
Na verdade, a criatividade é um ponto essencial para o ariano, seja algo de artístico ou apenas uma atividade ou um acontecimento que a criança ponha em funcionamento.

 Mesmo assim, ela pode não estar nada interessada no resultado da sua investida inicial, e pode ter vontade de largar o projeto exatamente quando ele começa ou quando os outros estão ainda se acostumando a ele. Essa tendência se manifesta com facilidade nas crianças pequenas, para quem o interesse intrínseco em trabalhos com materiais novos é justificadamente mais importante que o produto final.

Mas isso pode vir a ser um problema à medida que seu filho cresce, deixando para trás, incompletos, deveres de casa, projetos criativos ou idéias para novas atividades.

A astrologia dá aos pais uma percepção de como ajudar seus filhos de Áries a aprenderem o valor de levar até o fim o seu entusiasmo inicial. Não será fácil, já que isso é como remar contra a corrente do ariano.

Mas se você puder estimulá-lo com delicadeza a pensar nas consequências de seus atos e no efeito que têm sobre os outros, você lhe estará proporcionando um bom começo para a construção das bases sociais que serão de valor inestimável para o sucesso no futuro.

Pode parecer que seu filho de Áries tenha muito talento e seja uma promessa para o futuro e realmente, em certo aspecto, esse signo tem um enorme potencial. Mas, com apenas uma pequena ajuda, ele se tomará uma pessoa madura, criativa e eficiente, capaz não apenas de se lançar com disposição, mas de receber de bom grado a ajuda dos outros.

Do nascimento até um ano
Mesmo antes de nascer, o bebê de Áries se faz notar com seus chutes e movimentação incessantes, e sua vinda ao mundo pode ser barulhenta. Esse bebê expressa com bastante clareza suas necessidades e seus desejos; os pais logo se acostumam com a vigorosa e rápida agitação de suas pernas e de seus braços quando está com raiva.

 Ele parece basicamente impaciente, para levantar e agir, e sua raiva é resultado de sua frustração com a lentidão do desenvolvimento. Na verdade, seu filho pode vir a apressá-lo. Alguns bebês de Áries começam a ficar de pé com sete meses, agarrando-se à mobília num esforço prematuro para andar, e podem realmente andar sozinhos já aos nove meses.

No início, poderá ser um pouco difícil fazer dormir esse bebê que brinca com o chocalho e pula no berço, mas você provavelmente se sentirá inspirado por seu vigor quando acordado, e humilhado ao ver a coragem com a qual ele se recupera depois de cair tantas vezes. Os bebês de Áries ficam tão contentes por estarem finalmente no mundo que você nada pode fazer a não ser dividir com eles esse entusiasmo.

Um ano
Com a nova independência que o andar lhe confere, emerge a disposição individual básica da criança de Áries. Ela está decidida a prevalecer sobre os outros. Ela não apenas repete muitas vezes suas exigências como também não tende a obedecer ao seu “não” enquanto tenta mexer nos botões do fogão ou tenta escalar a estante de livros. Você pode retirar os botões temporariamente, mas o controle físico será muitas vezes necessário. para impedir que ela se machuque.

Infelizmente, um impedimento tão direto dará origem a uma série de pirraças, principalmente para o ariano de 18 meses. Essas explosões podem ser evitadas se você lhe der brinquedos que o mantenha ativo e com os quais possa gastar a energia — por exemplo, brinquedos com rodas, bolas, cavalinhos de pau, ou um martelo de brinquedo.

Dois anos
Aos dois anos, as crianças de Áries já sabem quem são, e em seis meses provavelmente não mostrarão muito das características de indecisão tão comuns nas crianças de dois anos e meio. Algumas crianças desse signo podem mesmo “ter decidido” que já está na hora de pararem de usar fraldas e passarem a tomar medidas para corrigir a situação.

Seu crescente domínio sobre a língua os ajuda no esforço de imporem sua vontade, mas os pais espertos saberão fazer uso disso também para controlá-los com bom humor e agrados. Quando, aos dois anos e meio, começarem a resistir na hora de serem vestidos, como também a resistir a outras rotinas, tente apresentar uma opção: Você quer vestir a blusa vermelha ou a cor de laranja’?”.

Aos dois anos de idade, o ariano é um explorador audacioso; se for colocado no maternal nessa idade, ele provavelmente surpreenderá a todos por ser tão independente de seus pais desde o primeiro dia, à medida que parte para descobrir tudo à sua volta.

No entanto, ele pode ser bastante agressivo no inevitável combate pelos brinquedos, talvez tão agressivo que as outras crianças não queiram brincar com ele. Mas, é claro, não se deve culpá-lo por isso — trata-se mais de uma expressão de sua falta de maturidade que de qualquer outra coisa. O adulto esperto deve tentar então recolocá-lo no caminho certo e dar-lhe atividades substitutas sempre que possível. O elogio a suas façanhas físicas funciona muito bem.

Três anos
O ariano adora ser o primeiro, e não há nenhum modo melhor para que seu teimoso ariano de três anos pare com a bagunça e vá para o banheiro quando há evidente necessidade, do que ir correndo naquela direção dizendo “Primeiro eu!”. Sempre funciona.

 A crescente competência física dessa criança a torna obcecada pelo poder e pela força. Até mesmo as meninas de Áries nessa idade gostam de observar as escavadeiras e os caminhões e mais tarde imitá-los com seus carrinhos e triciclos, com efeitos sonoros e tudo. E realmente divertido estar com um ariano durante essa idade, e sua animação pode então ser canalizada para brincadeiras com outras crianças.

No entanto, você deve também aceitar que serão brincadeiras competitivas, e sempre que necessário supervisionar para evitar as formas físicas de agressão. Lembre-se que ele pode cansar-se facilmente, ainda mais aos três anos e meio, e que quando isso acontece, torna-se muito briguento.

Quatro anos
O intrépido ariano de quatro anos parece pronto para qualquer coisa e impaciente para usurpar o poder e a autoridade dos adultos. Os pais devem ser cuidadosos ao orientarem seu filho ariano e devem evitar colisões frontais com ele: sua reação pode variar desde a grosseria insolente até os chutes, as cuspidas e as mordidas e, pior ainda, palavrões.

 Tais rompantes algumas vezes precisam receber um castigo , mas é necessário  evitar bater na criança. A agressividade brutalmente reprimida com mais agressão virá à tona de outras formas — seu filho pode quebrar os brinquedos, por exemplo, ou projetar sua hostilidade num dos irmãos. Convencido de que pode “pagar” pelas traquinagens recebendo palmadas, ele pode não aprender a se controlar, o que é muito necessário para o ariano.
Os pais não são o único alvo para o filho ariano; ele pode ser mais implicante e irritante com seus irmãos mais velhos. Basicamente, ele precisa de uma válvula de escape para a agressividade

 Os brinquedos ao ar livre ou o privilégio de brincar com ferramentas de verdade podem ser a solução.

Cinco anos
Os pais que já se acostumaram com a belicosidade de seu apaixonado ariano provavelmente ficarão surpresos com a paz que passa a reinar em seu lar quando a criança chega aos cinco anos. E bem mais fácil conviver com ela a partir dessa idade, e pode ser que ela mesma assuma a responsabilidade de realizar fielmente tarefas que antes não lhe podiam ser confiadas. Alem do mais, com certeza, esses deveres serão cumpridos com uma velocidade considerável, até mesmo com pressa.

A criança de Áries parece estar sempre correndo ou escalando tudo que encontra e precisará repor sua abundante energia comendo com avidez. A hora da refeição pode não ser nada além de uma mera parada para seu motor de corrida. Qualquer coisa que os pais possam fazer para aquietá-la um pouco — desde uma conversa interessante até comidas que necessitem ser vigorosamente cortadas e mastigadas — fará um enorme bem ao furacão ariano.

O ariano, aos cinco anos de idade, será mais capaz de expressar sua agressividade verbalmente e pode algumas vezes fingir um mau comportamento só para implicar com você. No entanto, algumas crianças de Áries podem com muita dificuldade controlar suas necessidades belicosas, e ter pesadelos em que elas são as vítimas dessas necessidades. Em geral esses medos podem desaparecer por meio de brincadeiras ativas.

Se você der suficiente estímulo às habilidades recém-adquiridas por seu pequeno ariano e conceder novos privilégios por bom comportamento, o bom humor da criança e suas novas investidas no mundo que está conhecendo poderão fazer com que você mesmo se sinta jovem e vigoroso".

Aries pontos fortes e fracos
Corajoso
Egoísta
Impulsivo
Alheio ao ambiente
Assertivo
Agressivo, violentto
concentrado
Impaciente
Honesto, simples.leal
Teimoso. Cabeça dura
Ativo
Irreflexivo, inconsequente
Irrita-se facilmente
Competitivo
Argumentativo
Independente, corajoso,
Raivoso, inconsequente,
Juvenil
Provocante,petulante, arrogante,
Idealista, ardente, apaixonado
Zangado, grita sem razão.

Este texto é resultado de uma pesquisa,
é uma compilação inspirada em vários autores estudiosos do assunto

2 comentários:

  1. Gostei do Blog. É como diz Aline, da Cidade das Pirâmides, “O auto-conhecimento desperta a nossa consciência”. “O amanhã depende da sua atitude do hoje, o passado é um arquivo referencial”. Você conhece o Programa De Olho No Mundo?(www.deolhonomundo.com) Aline em seu programa analisa a essência humana, o mundo, astrologia, fenômenos ocultos..., em sua plenitude. Tenho certeza que você gostará. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. bom dia Luz! agradeço sua atenção e participação. eu conheci o Programa de Olho no Mundo, gostei... vou assistir. a consciência é a porta da liberação. seguindo compartilhando a luz. dharmadhannya

    ResponderExcluir