segunda-feira, 1 de abril de 2013

PEPINO - e a saúde da Pele e dos Rins




 — PEPINO - A saúde da Pele e dos Rins
  (Cucumis sativus)
A. SINÔNIMOS Desconhecem-se.

B. PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS.
C. INDICA ÇOES

 Alcalinizante, Emoliente, Laxante, Tônica, Mineralizante, Diurética, Anti-reumática, Hipotensora, Antiinflamatória, Antiespasmódica.

Do ponto de vista nutricional, o pepino contém mais de 95°7o de água, cerca de 3% de hidratos de carbono, alguma quantidade de vitaminas A, C e do complexo B, bem como numerosos minerais (potássio, fósforo, cálcio, sódio, silício, enxofre, cloro, magnésio, ferro).


Elimina pedras nos rins, na vesícula e ácido úrico. Útil para o fígado, estômago, inflamação da bexiga e cólicas.

Pode ser batido no liquidificador e depois coado, auxiliando, assim no tratamento de reumatismo, menopausa, coceiras, e picadas de inseto. Se consumido murcho, possui propriedades tóxicas.

Por ser rico em enxofre e silício, o pepino estimula o crescimento do cabelo e atua no combate a vários tipos de erupções cutâneas — razão pela qual é amplamente empregado na fabricação de cosméticos.

FRUTOS
— Reumatismo, gota.
Uso interno: suco, associado aos sucos de cenoura e de beterraba;
tomar vários copos diariamente.

— Erupções cutâneas.
Uso interno: suco, misturado com os de cenoura e de alface, 1 copo três  vezes ao dia.

Cistite, enterocolite.
Uso interno: suco, 1 copo três a cinco vezes ao dia.

— Amigdalite, laringite.
Uso interno: suco, em mistura com mel, várias colheres das de sopa ao dia.
Uso externo: sob a forma de cataplasma da polpa, aplicada à altura da garganta várias vezes ao dia.

— Cólicas em geral.
Uso interno: chá por infuso (30g de casca seca para 1 litro de água), 1 xícara várias vezes ao dia.

- A água obtida do cozimento do pepino combate cólicas intestinais.

- Por ser rico em potássio e magnésio, pode ajudar a baixar a pressão arterial. 

- O pepino, principalmente se cortado e temperado com antecedência, não é bem tolerado por muitas pessoas, para as quais é indigesto.



Benefícios do Pepino

Para nutrir, refrescar e suavizar a pele: Preparação triturar o pepino e misture o suco com uma clara de ovo. Candidate-se a 15 minutos e retire com água morna.

Para reduzir os triglicéridos e o colesterol: Leve o suco de suco de pepino misturado com berinjela. Isso também contribui para a perda de peso.

D. HABITAT/CULTIVO
— Planta originária das regiões montanhosas da Índia desde os tempo bíblicos é também encontrada na África e Oriente Médio. Extremamente sensível ao frio, sente-se melhor em temperaturas na faixa de 22°C a 25°C. Os solos que são favorável são os areno-argilosos, bem drenados, férteis e fracamente ácidos.

A medicina alternativa inclui práticas como a acupuntura, quiropraxia, uso de produtos herbários ou botânicos, terapias de massagem, hipnose, técnicas de respiração, meditação, ioga, dentre outras. Estas práticas não substituem, porém complementam a medicina tradicional, por isso podem ser chamadas também de Medicina Complementar. O tratamento alternativo deve acompanhado por um médico, por exame complementares. Se não melhorar os sintomas procure um médico.

Benefícios do Pepino

Máscara para hidratar, apertar bochechas, coxas e seios: Marinar juntos 1/2 pepino, 15 gramas de polpa de manga, 5 gramas de mamão 10 gramas de polpa de banana. Deixar a máscara durante meia hora, e removido com água morna.

Para nutrir, refrescar e suavizar a pele: Preparação triturar o pepino e misture o suco com uma clara de ovo. Candidate-se a 15 minutos e retire com água morna.

Para reduzir os triglicéridos eo colesterol: Leve o suco de suco de pepino misturado com berinjela. Isso também contribui para a perda de peso.

Para fortalecer o cabelo e evitar que ele caia: Prepare uma máscara de goiaba misturado com pepino, cenoura vera, aloe vera e mel. Deixe por uma hora ou duas e retire com água fria.

Uma receita eficaz para a dieta ea obesidade problemas para controlar o jejum é levado Agite feito com 3 pepinos e 3 agrião. A disciplina de este tratamento pode fazer você cair entre 3 e 6 libras por semana.

Câncer: Descobertas recentes sugerem uma associação inversa entre β-criptoxantina, contida em pepinos e outros alimentos, e câncer de pulmão, aparentemente, o β-criptoxantina poderia atuar como um agente preventivo contra o câncer de pulmão. Outros alimentos que contêm pró-vitamina incluem laranja, mamão, melancia, gemas de ovos e manteiga.

A Revista  Boa Forma cita aqui mais um benefício para o emagrecimento: esse precioso legume é repleto de fibras, que ajudam no funcionamento do sistema digestivo e causam saciedade. Ou seja, elas diminuem a fome, evitando a compulsão alimentar.

Para segurar mais ainda a fome, consuma o pepino cru. A nutricionista Cinthya Maggi, em entrevista à revista Boa Forma, sugere ingerir o legume não só nas principais refeições, mas também no lanchinho durante o dia. Uma boa ideia é prepará-los em forma de palitos ou rodelas. Resultado: você fica satisfeita por mais tempo e demora mais para comer.

O pepino ainda possui minerais importantes, como o enxofre. Essa substância é muito especial, pois ajuda a reparar os tecidos do corpo. É que ela serve de matéria-prima para a queratina – uma proteína presente na pele, nas unhas e nos cabelos. Quer mais? O legume também tem cálcio e potássio, que colaboram para a formação dos ossos e para as contrações musculares, respectivamente.

Você pode consumi-lo em saladas, sanduíches, molhos, sopas e conservas. Uma boa sugestão é preparar um suco com esse legume. Ele auxilia nos casos de pressão arterial alta e ajuda a combater a retenção de líquido, pois é diurético. Reportagens da revista Saúde e de Kátia Cardoso para a revista Boa Forma.


Pepinos !!!!
este texto recebi de uma querida amiga Regina ... Grata
SABER NÃO OCUPA LUGAR  
DEPOIS DE LERES ESTA MENSAGEM, NUNCA MAIS OLHARÁS O PEPINO DA MESMA FORMA! QUE GEMA PRECIOSA É ESTE LEGUME! 

1
. PEPINOS contém a maioria das vitaminas que tu precisas diariamente.
Só um pepino contém Vitaminas B1, B2, B3, B5, B6, C, Ácido Fólico, Cálcio, Ferro, Magnésio, Fósforo, Potássio e Zinco.**

2. Sentes-te cansado à tarde, dispensa a cafeína e come um Pepino.
Os Pepinos são ótimas fontes de Vitaminas B e Carboidratos que
fornecem aquela '' animação'' que dura por horas.

3. Cansado de ver o espelho da casa de banho embaçado depois do banho?
Tenta esfregar uma rodela de pepino no espelho, isto eliminará a neblina e produzirá uma tenra fragrância como no SPA.
 
4. As lesmas e caramujos arruínam as tuas plantas?
Coloca algumas rodelas de pepino num pequeno prato ou forma de lata (não de ferro nem de alumínio ), na tua horta ou jardim, e as pestes ficarão longe toda a temporada.
As químicas no pepino reagem com o alumínio para dar um cheiro indetectado por humanos mas que deixam as pestes loucas e as fazem fugir da área.
 
5. Procuras uma rápida e fácil forma de remover celulite antes de ir à piscina ou praia?
Tenta esfregar uma rodela ou duas de pepino nas áreas afectadas por alguns minutos, os fitoquímicos no pepino forçam o colágeno de tua pele a encolher, firmando a camada de fora e reduzindoa visibilidade da celulite.
Funciona optimamente para as rugas também!

6. Desejas evitar uma ressaca ou dordecabeça?
Come algumas fatias de pepino antes de dormir e acordarás sem dor e sem ressaca.
Os Pepinos contêm bastante açúcar, Vitaminas B e electrolites para repor os nutrientes essenciais que o corpo perde, mantendo tudo em equilíbrio, evitando ambos a ressaca e a dor de cabeça!

7. Queres evitar aquela fome à tarde ou à noitinha com alguma coisa?
Pepinos têm sido usados por centenas de anos e usados por caçadores Europeus, exploradores e comerciantes como uma rápida refeição para evitar a fome.

8. Tens uma importante entrevista de emprego e reparas que não
tens tempo para engraxar os sapatos?
Simplesmente esfrega uma fatia fresca de pepino sobre o sapato, os químicos proverão rápida e durável brilho que não somente fica óptimo como também repele água.

9. Não tens em casa o WD-40 para consertar aquele barulhinho enjoado de uma porta a ranger? Pega numa fatia de pepino e esfrega no sítio problemático... e o rangido foi-se!

10. Cansado, stressado e sem tempo para uma massagem, facial ou visita ao SPA?

Corta um pepino inteiro e coloca numa panela de água a ferver, os químicos e nutrientes do pepino reagem com a água a 100º
e soltam-se no vapor, criando um relaxante cheirinho que tem sido
mostrado que reduz o stress em novas mamães e estudantes durante exames finais.


11. Acabaste de almoçar e vês que não tens "chewing gum" ou rebuçados de hortelã?

Pega numa fatia de pepino e espreme no céu da boca com a língua
por 30 segundos para eliminar o sabor da comida, os fitoquímicos matarão as bactérias responsáveis por causar mau hálito.


12. Procuras algo ''verde'' para limpar as torneiras, pias ou aço inoxidável?

Esfrega uma fatia de pepino na superfície que desejas limpar, isto não só remove anos de zinabre mas traz de volta o brilho, mas também não deixa marcas e não mancham nem prejudicam as
tuas unhas e mãos enquanto limpas.


13. Usas a caneta e cometes um erro?

Toma a casca do pepino ( o lado de fora ) e devagar usa-a para apagar o erro. Também funciona muito bem nos lápis que as crianças deixam nas paredes!!!




A medicina alternativa inclui práticas como a acupuntura, quiropraxia, uso de produtos herbários ou botânicos, terapias de massagem, hipnose, técnicas de respiração, meditação, ioga, dentre outras. Estas práticas não substituem, porém complementam a medicina tradicional, por isso podem ser chamadas também de Medicina Complementar. 


O tratamento alternativo deve acompanhado por um médico, por exame complementares. As plantas  ervas medicinais, mesmo sendo medicamentos naturais se usadas indevidamente podem intoxicar, cegar, e até matar... As informações deste blog  tem apenas fins educacional, informativo para pesquisadores e estudiosos do assunto.Consulte um médico, um especialista.Se não melhorar os sintomas procure um médico.

 Este texto é resultado de uma pesquisa, uma compilação:
1. Harri Lorenzi e F.J. Abreu Matos . Plantas Medicinais no Brasil Nativas e exóticas.
Dr. José Coribé E  Dr. Jose Maria  Campos. Plantas que Ajudam o Homem. Guia Prático para a época atual. Pensamento.
Marcos Stern -  Guia Natural . O poder de cura das Plantas.
Paulo Eiró Gonsalves . Livro dos alimentos.


Este texto é resultado de uma pesquisa , uma compilação;
1.     PE. Ivacir João Franco.
2. Dr. Jose Caribe, e Dr. Jose Maria  Campos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário