domingo, 14 de abril de 2013

SELÊNIO - Próstata - MINERAIS - Castanha-do-Pará.





SELÊNIO -  Próstata - MINERAIS- Castanha do Pará

1. Metabolismo
O selênio (Se) tornou-se uma das principais armas terapêuticas da Medicina Ortomolecular, principalmente pela sua capacidade de neutralizar a formação dos radicais livres.

Dos cerca de 15 mg de (Se) normalmente encontrados em um adulto de 70 kg, a maioria encontra-se no ligado, nos rins e no pâncreas, sendo que no homem grandes concentrações são verificadas nos testículos e no esperma.
 Por tal razão, muitos autores enfatizam as maiores necessidades desse mineral no sexo masculino, uma vez que suas perdas pela ejaculação parecem ser apreciáveis.

Sua eliminação é feita pela urina, pelas fezes e pelo esperma.

2. Fontes alimentares

Alimento                                                        mcg

CASTANHA-D0-Pará (1/4 de xícara).........      380
COGUMELOS (50g)....................                 70
SALMÃO (84g)..............             .                 70
OSTRAS (1/4 xícara)...........                         35
GÉRMEN DE TRIGO (1/4 xícara)......       28
GRANOLA (1 xícara)...........                       23
CARNE VERMELHA (84 g)..........            22
PEITO DE FRANGO (84 g).......                17
PÃO INTEGRAL (1 fatia)............              16
OVOS (1 médio).............                             12
LEITE 2 % (1 xícara)...................                6
QUEIJO (28 g)........................                      4
ALHO (10 g).........................                         2


3. Funções fisiológicas

Praticamente todas as funções do Se estão ligadas a participação como antioxidante. Entre as principais podemos incluir:

• previne o câncer — comprovadamente regiões com baixos índices de Se no solo apresentam incidência aumentada de câncer, principalmente os de mama, cólon e pulmões;

• fundamental ao metabolismo dos eritrócitos;
• mantém a integridade dos cromossomos;

• previne contra doenças cardiovasculares — pelo seu efeito antioxidante evita a aterosclerose;

• atua como imunoestimulante — aumentando a formação de anticorpos;

• protege o organismo dos metais pesados e outras toxinas;
• aumenta a fertilidade masculina (aumenta a motilidade dos espermatozóides);

• aumenta a expectativa de vida — sua incidência no solo está diretamente ligada à longevidade.

4. Deficiência
A deficiência vincula-se à sua carência no solo. Regiões com baixa concentração de Se no solo mostram altas incidências de câncer e de doenças cardiovasculares.

 A doença de Keshan, identificada na China como provocada por déficit de Se, caracteriza-se por cardiomiopatia infantil com cardiomegalia e insuficiência cardíaca congestiva. Além disso, diversas doenças vêm sendo relacionadas com a deficiência de Se, entre elas:

• infarto do miocárdio, hipertensão arterial, aterosclerose;
• deficiência imunológica;
• miopatias diversas;

• alcoolismo e cirrose;
• mucoviscidose;

• doença celíaca;
• anemia hemolítica;
• infertilidade e impotência;
• catarata, retinopatia diabética e degeneração macular;

• artrite reumatóide;
• psoríase;
• esclerose múltipla.

5. Toxicidade
Apesar de ter sido identificado no passado como um elemento tóxico, na verdade, o Se é bem tolerado. As formas inorgânicas, em especial o selenito de sódio, são mais tóxicas. Os sinais de intoxicação aparecem com doses prolongadas e superiores a lmg de selenito por dia e doses bem mais elevadas de Se orgânico.

Não há uma síndrome de intoxicação por Se, embora se saiba que ele pode substituir o enxofre em várias reações químicas, o que poderia causar sérias disfunções nas enzimas em que o enxofre participa.

Os sintomas mais comumente relacionados com os excessos (lesse mineral são: problemas visuais, musculares e cardíacos, aumento da incidência de cáries dentárias, alopécia, eczemas, vômitos e fadiga. Alguns autores relatam odor de alho no corpo e gosto metálico na boca. Nos quadros agudos podem aparecer febre, sintomas gastrintestinais e disfunção hepato-renal.

A intoxicação pode estar ligada à contaminação de operários da indústria de equipamentos eletrônicos. No diagnóstico pelo mineralograma, deve-se pesquisar sempre o uso de xampus anticaspa com sulfeto de selênio, que contaminam os cabelos e provocam resultados falsamente elevados.

6. Possíveis usos
O Se é usado na Medicina Ortomolecular como antioxidante pelo seu papel na estrutura da glutation peroxidase. Várias de suas indicações terapêuticas provêm dessa função primária que lhe confere características inigualáveis como agente terapêutico, especialmente no que se refere à prevenção do câncer e às doenças cardiovasculares.

Na terapia antioxidante e preventiva, o Se é normalmente prescrito com vitamina C, beta-caroteno e, principalmente, com a vitamina E. Este último elemento indiscutivelmente potencializa seus efeitos, agindo sinergicamente na proteção antioxidante dos tecidos.
Além dos processos patológicos relacionados com déficit de Se, expostos no item 4 (Deficiência), outras doenças podem obter benefício da suplementação com esse mineral:

• artrite reumatóide;
• lúpus eritematoso;

• aterosclerose;
• imunodeficiências, inclusive a AIDS;

• doença de Alzheimer;
• sintomas da menopausa;

• todas as doenças provocadas por estresse oxidativo.

7. Doses
O selênio deve sempre ser usado com a vitamina E para potencialização e, de preferência, com vitamina C e beta-caroteno. As doses usuais, sempre na forma quelada, geralmente com metionina, ficam entre 100 e 300 mcg por dia.

A RDA para o Se é:

CRIANÇAS......... 30 mcg/dia
HOMENS............ 70 mcg/dia
MULHERES...... 55 mcg/dia
GRÁVIDAS....... 65 mcg/dia
LACTANTES... 75 mcg/dia


 - CASTANHA-DO-PARÁ- (Bertholletia excelsa)

A. SINÔNIMOS
Juviá, toucá, tucá, tocari, erai, tururi, castanha-do-brasil, amendoeira-da-américa, castanheira-do-brasil.

 Infelizmente, o solo brasileiro é bastante pobre e podemos encontrar incidências menores do que as citadas a seguir:
O principal fator determinante da quantidade de Se na alimentação é sua concentração no solo da região de onde provém o alimento.

B. PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS
Nutriente, Energética, Galactagoga, Vitaminizante, Mineralizante. Contem   proteína, fibras, cálcio, fósforo e magnésio.
C. INDICAÇOES

CASTANHAS
—Anemias, desnutrição, convalescenças, hipoproteinemia, avitaminoses A, B, C e E, Selênio.Ajuda  a combater doenças cardiovasculares, diabetes do tipo 2, câncer e obesidade. 

Uso interno: comidas ao natural, bem mastigadas, até formar uma massa líquida na boca, de 3 a 5 castanhas por dia.

D. HABITAT/CULTIVO
— Árvore de grande porte, nativa da regiao amazônica, chega a atingir 60m de altura e 4m de diâmetro em terrenos profundos e com bastante matéria orgânica. Prefere
clima quente e úmido.
E. OBSER VA ÇÜES
a) Sua proteína, chamada de excelsina, é considerada uma proteína completa, como a lactoalbumina, caseína e outras que pertencem ao reino animal.
b) E indicada também em regimes alimentares vegetarianos, por estimular a síntese de proteínas no organismo.
c) Estimula a secreção de leite materno.

PROBLEMAS DA PRÓSTATA: O REMÉDIO DA ABÓBORA-MORANGA
Se você sofre dessa condição comum nos homens, o aumento da glândula da próstata, que afeta aproximadamente metade de todos os homens com mais de 50 anos, a ingestão de sementes de abóbora-moranga pode ajudar.

 Segundo o Dr. James Duke, do Departamento Norte-Americano de Agricultura, uma mão cheia de sementes de abóbora-moranga por dia é um remédio da medicina popular para essa condição utilizado em várias partes do mundo — notadamente na Bulgária, Turquia e Ucrânia — e há uma explicação científica.

 As sementes de abóbora-moranga são ricas nos aminoácidos alanina, glicina e ácido glutâmico. Em um estudo controlado realizado com 45 homens, esses aminoácidos em sua forma pura reduziram os principais sintomas de aumento da próstata. Por exemplo, aliviaram ou reduziram a micção noturna em 95%, a urgência urinária em 81% e a frequência urinária em 73%.

Surpreendentemente, meia xícara de sementes de abóbora-moranga contém cinco vezes mais aminoácidos do que a quantidade diária considerada eficaz no estudo, diz o Dr. Duke. Portanto, ele calcula que as sementes de abóbora possam funcionar tão bem quanto aminoácidos puros isolados ou determinadas drogas criadas especificamente para o tratamento dessa condição.

Outros remédios potenciais para o aumento da próstata, segundo o Dr. Duke, são as sementes de pepino, sementes de melancia, semente de gergelim, alfarroba, soja, óleo de linhaça, amêndoa, castanha-do-pará, amendoim e palmito. Segundo sugestão do Dr. Duke, esses alimentos, juntamente com as sementes de abóbora, poderiam ser misturada em uma pasta semelhante à de amendoim que ele chama de “Manteiga Especial para Próstata”. Segundo ele, 30 gramas ou mais ou menos duas colheres de chá por dia forneceriam as quantidades terapêutica de aminoácidos e outras substâncias.



A medicina alternativa inclui práticas como a acupuntura, quiropraxia, uso de produtos herbários ou botânicos, terapias de massagem, hipnose, técnicas de respiração, meditação, ioga, dentre outras. Estas práticas não substituem, porém complementam a medicina tradicional, por isso podem ser chamadas também de Medicina Complementar. O tratamento alternativo deve acompanhado por um médico, por exame complementares. Se não melhorar os sintomas procure um médico


As informações deste blog  tem apenas fins educacional, informativo para pesquisadores e estudiosos do assunto.
Consulte um médico, um especialista.

Este texto é resultado de uma pesquisa:

Dr. Jose Caribe 
Dr. Jose Maria Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário