A SUBSTÂNCIA PRIMORDIAL E O PENSAMENTO DIVINO
Akâza (Âkâsa ou Âkasha) (Sansc.) — [Espaço, éter, o céu
luminoso.] A sutil, supersensível essência espiritual que preenche e penetra
todo o espaço.
A substância primordial, erradamente identificada
com o Éter, visto que é em relação ao Éter aquilo que é o Espírito em relação à
matéria ou o Atma em relação ao Kâmarûpa.
Na realidade, é O Espaço Universal em que está
imanente a Ideação eterna do Universo em seus aspectos sempre cambiantes sobre
os planos da matéria e da objetividade e do qual procede ao Logos, ou seja, o
“Verbo” ou “linguagem” em seu sentido místico.
No mesmo sacrifício (o Jyotishtoma, Agnishtoma)
chama-se “Deus Akâza”.
Nestes mistérios pertencentes ao sacrifício, Akâza
é o Deva onipotente que dirige e desempenha o papel de
Sadasya, o superintendente dos efeitos mágicos da cerimônia
religiosa. Tinha, na Antiguidade, designado seu hotri (sacerdote) próprio,
que tomava seu nome. O Akâza é o agente indispensável de todo krityâ (operação
mágica), religiosa ou profana.
A expressão “excitar o Brahmâ” significa despertar o
poder que jaz latente no fundo de toda operação mágica, pois os sacrifícios
védicos são, na realidade, apenas cerimônias mágicas.
Este poder é o Ákasha — sob outro
aspecto Kundalini —, eletricidade oculta, o alkahest dos
alquimistas (num certo sentido) ou o dissolvente universal, a mesma Anima mundi
no plano superior, como a Luz Astral no inferior.
“No ato do sacrifício, o sacerdote é penetrado pelo
espírito de Brahmâ; durante a cerimônia é o próprio Brahmâ”. (Ísis sem Veu)
Akasha é a substância viva primordial correspondente, de
alguma forma, à concepção do éter cósmico que penetra no sistema solar.
Todas as coisas, por assim dizer, são Âkaza condensado,
que se tornou visível através da mudança de seu estado supra-etéreo numa forma
concentrada e tangível;
e todas as coisas da Natureza podem ser, outra vez,
resolvidas em Akaza e tornarem-se invisíveis, mudando para repulsão o poder de
atração, que mantinha seus átomos unidos;
porém, há uma propensão dos átomos, que já
constituíram alguma coisa, a ter novamente a união na ordem anterior e
reproduzir a mesma forma, e uma forma pode, pela aplicação da mesma lei, ser
aparentemente destruída para, logo em seguida, ser reproduzida novamente.
Esta tendência encontra-se no caráter da forma
conservada na Luz AstraL (F. Hartmann)j -
[AkAza é o nome do primeiro Tattwa(Akaza-Tatta), o
éter sonífero. É um Tattwa
importantíssimo, todos os demais dele derivam e
vivem e trabalham nele. Todas as formas e ideias do universo nele vivem. Não há
coisa viva no mundo que não seja precedida ou seguida de Akâza. Este é o estado
do qual podemos esperar que saia imediatamente qualquer outra substância
qualquer outro Tattva ou, mais estritamente, no qual toda
coisa existe mas não é vista. (Râma Prasâd)]
Âkâza-vâni (Sânsc.) — “Palavra ou discurso que vem do céu”.
Uma manifestação divina na qual a revelação efetua-se através do som.
. As energias que utilizam o Akasha (éter) no
universo são divididas em três divisões principais de acordo com a Sabedoria
Eterna.
Fohat é análogo ao que a relação cristã toma como o
espírito, é o existir da Vontade, o princípio de vida determinante de
Deus, é a soma total de todas as formas e de todos os estados de
consciência; É o propósito divino, funcionando ativamente.
Prana é análogo à atividade do princípio da
consciência, a alma do cristão. Este prana ativa o efeito da união do
Espírito ou a vida com a matéria ou substância e demonstra como a
energia da forma, uma vez que produz coesão, animação e sensibilidade, levando
a cabo o propósito divino.
Kundalini como é chamado, em sua
relação com a forma humana, é a força latente na própria matéria,
que é parte integrante da vida do átomo, para além de qualquer forma na qual um
átomo que pode participar em sua pequena ciclo da experiência. A Alma e
seu Mecanismo, p 96
“Através da meditação unidirecional podemos refletir sobre a relação existente entre o corpo e o akasha, a ascensão da matéria (os três mundos)”.
“Através da meditação unidirecional podemos refletir sobre a relação existente entre o corpo e o akasha, a ascensão da matéria (os três mundos)”.
- Patanjali: III. 42. (A Luz da Alma, página 338.) Sabe-se que, esotericamente, o reino vegetal é o transmissor e o transformador do fluido prânico vital para as outras formas de vida em nosso planeta. Essa é a sua função divina e única. Este fluido prânico, em sua forma de luz astral, é o refletor do akasha divino. O segundo plano se reflete, portanto, no plano astral.
9 Akasha. Definição
* é a síntese de éter
É a essência de éter. É éter primordial.
É o terceiro Logos em manifestação
HPB define o Akasha nos seguintes termos: (SD, II, 538) “Akasha, a Luz astral, pode ser definido em poucas palavras: É a alma Universal, a Matriz do Universo, o Mysterium Magicum a partir do qual tudo o que existe é nascido por separação ou diferenciação”. Nos vários livros de ocultismo é chamado por termos diferentes e seria de valor talvez se enumerar alguns deles aqui: Há um elemento universal com suas diferenciações".
Pesquisado por dharmadhannyael e Maria Lucia.
Este texto é resultado de uma
pesquisa :
Helena P. Blavatsky
Alice Bailey
Pesquisado por Dharmadhannya
Psicoterapeuta Transpessoal
Este texto está livre para divulgação
desde que seja citada a fonte:
Meus blogs
Comunidade
https://www.facebook.com/Luz-dos-anjos-272850336073064/
! Eu estou no G+ : Dharmadhannya
Comunidade do G+: Dharmadhannya Luz e União
https://plus.google.com/communities/111702837947313549512
Este espaço está protegido pelos anjos e por Hermes
Estou neste momento me unindo com o Poder e a
Força da Unidade,
com o poder de todos os anjos, querubins, Serafins,
Elohim.
Melchizedek, Sandalfon,
Metraton,
Gabriel,
Rafael, Haniel, Miguel, Camael, Tsadkiel,
Raziel, Uriel, Samuel.
Os anjos seguem na frente abrindo meus caminhos
e me protegendo Com a Justiça Divina. Amém
Seja feita a Vontade de Deus!
Amem!
Kodoish! Kodoisch! Kodoisch!
Copyright © Dharmadhannya
- 2011 - Todos os Direitos Reservados – Autorizamos a reprodução do conteúdo
desta página em outras páginas da web, para fins de estudo, exclusivamente.
Você pode copiar e redistribuir este material contanto
que não o altere de nenhuma forma, que o conteúdo permaneça completo e inclua
esta nota de direito e o link: http://dharmadhannyael.blogspot.com.br/
Porém,
comunicamos que as nossas obras estão protegidas pela lei
dos direitos autorais, o que nos reserva o direito de
exigir a indicação dos nomes dos autores e a
fonte das obras utilizadas em estudos.
Direitos Autorais -
Algumas imagens neste Blog foram obtidas no Google Imagens ,alguns sites
e de meus arquivos. A publicação das mesmas não têm fins lucrativos e é de
boa-fé, caso se sinta ofendido
em seu direito autoral, favor entrar em contato para
exclusão das
imagens.
AVISO: De acordo com a legislação vigente, o conteúdo
deste blog não substitui a apropriada assistência médica , legal, financeira ou
psicológica. De modo que, aceitar o conteúdo do mesmo estará sujeito a sua
própria interpretação e uso. Os artigos aqui publicados estão escritos para
estudiosos do assunto.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário