sexta-feira, 17 de maio de 2013

Medicina Ayruvédica, Aromaterapia e Óleos essenciais, Ervas medicinais, Saúde de Gêmeos.





Dicas de Alimentação, doenças respiratórias, insônia,
Exercícios de respiração, Tendinite, Ler,Terapia com pedras e cores, Medicina Ayurvédica, Aromaterapia e Óleos essenciais, Ervas medicinais,  Saúde de Gêmeos.

DICAS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Apesar desses dons naturais os geminianos não cuidam muito bem de si mesmos e raramente reservam um tempo para preparar refeições nutritivas ou para se exercitar regularmente.

Dado o fato de que eles nunca têm tempo suficiente para cumprir sua agenda lotada, não é de causar espanto que seus hábitos de alimentação sejam igualmente extravagantes e a refeições sempre desequilibradas.

Não seria uma surpresa descobrir que o fast food [comida rápida foi realmente inventado por um  geminiano que não tinha tempo para fazer uma pausa para o almoço.

Se, no entanto, você precisa comer e sair correndo, algumas refeições rápidas são melhores do que outras. Em vez de abocanhar um frango frito ou um hambúrguer com batatas fritas, opte por um bufê de saladas, que ofereça, além de verduras cruas, frutas, peixe e frango ensopado.

 Evite frituras ou pratos cheios de molho ou de qualquer outro liquido irreconhecível. É melhor usar molho para saladas sem maionese, como óleo e vinagre ou um vinagrete leve.

Embora um metabolismo acelerado e um estilo de vida “frenético” evitem que você acumule quilos indesejados, sobrecarregar seu corpo com gordura e colesterol desnecessários pode aumentar a pressão sanguínea e causar danos aos seus órgãos vitais.

Diminua o sal usando uma variedade de substitutos para o sal ou ervas aromáticas como alecrim, manjericão, endro e tomilho. Conquanto seja demais esperar que você faça três refeições regulares por dia, cinco ou seis pequenas refeições ao longo do dia podem lhe proporcionar a variedade de que você tanto precisa.

Como nativo de Gêmeos, seu maior dilema é aprender como fortalecer sem sobrecarregar um sistema nervoso sensível e delicado. Por causa de uma propensão natural para festas e outros eventos sociais onde há excesso de cafeína e nicotina, os geminianos acham difícil evitar esses ou outros estimulantes, cujo uso é associado às atividades que avançam noite adentro.


 Acaso já não assistimos aos velhos filmes em que o repórter ou escritor (profissões geminianas) está sentado atrás de uma máquina de escrever (agora, um computador) com uma xícara de café na escrivaninha e um cigarro pendurado no canto da boca?

Embora essa imagem possa ser romântica, o que ela representa é total e completamente nocivo à saúde e ao bem-estar emocional a longo prazo. A cafeína pode ser um estimulante que reduz a fadiga a curto prazo, mas, seja como for, ela desperta o sistema nervoso central, acelera o batimento cardíaco e a respiração, além de ser diurética.

 Ela acarreta mudanças nocivas do ritmo cardíaco, o que por sua vez resulta em aumento do nervosismo, dores de cabeça, inquietação, irritabilidade, depressão e insônia — distúrbios aos quais os geminianos já estão naturalmente predispostos.

COMO VENCER A INSÔNIA

Se você não adormece com facilidade ou se não consegue dormir a noite inteira, seu problema pode ser insônia. Embora a maioria das pessoas tenha períodos em que se vira de um lado para outro na cama, os geminianos são insones naturais, cuja mente faz horas extras até mesmo enquanto eles dormem.

Para combater essa tendência, você deve tentar regular o seu relógio biológico indo para a cama e despertando à mesma hora todos os dias. E uma boa idéia evitar estimulantes, como café, coca-cola, chocolate (todos contêm cafeína) e cigarros, que estimularão demais o sistema nervoso. Lembre-se de que, se não tiver uma boa noite de sono, você acordará mais cansado do que estava antes de dormir e sua produtividade acabará diminuindo.

 Em vez de comer besteiras tarde da noite, beba um copo de leite morno e tome um banho quente para induzir o sono. Exercícios de visualização, respiração profunda, yoga, música suave e até mesmo o sexo podem ajudá-lo a relaxar e a ter uma boa noite de sono.
Quando você eliminar a cafeína da sua vida, lembre-se de que ela é considerada uma droga, e, se você elimina ou reduz seu consumo, provavelmente terá sintomas leves relacionados com a carência, como inquietação e dor de cabeça.

Em vez de ser radical a ponto de evitar não só o café, mas também cacau, chá, refrigerante e chocolate, tente cortá-los aos poucos. Tome uma xícara de café pela manhã e depois passe para café descafeinado, chás de ervas ou bebidas que não tenham cafeína. Essas bebidas não provocarão a mesma sensação, mas podem ser substitutos aceitáveis.

Recomendo enfaticamente chá de ginseng, um magnífico estimulante fitoterápico que ajuda a circulação sanguínea e fortalece o sistema nervoso,  sem apresentar efeitos colaterais como cansaço e irritabilidade melhora a memória, devido à falta de cafeína. Mas fique alerta se houver pressão alta, o ginseng deve ser evitado.

DOENÇAS RESPIRÁTÓRIAS

Como Gêmeos rege os pulmões e o sistema respiratório, existe uma tendência para a bronquite, os resfriados, a asma e, em casos extremos, a pneumonia e o enfisema.

 Embora ar fresco e exercício físico sejam essenciais para qualquer pessoa com problemas nos brônquios, os geminianos se sentem mais à vontade no mundo das idéias do que no universo físico.

 Mas eles têm de aprender que o exercício e o ar fresco são essenciais para prevenir e, em alguns casos, para aliviar os efeitos da asma e de outros problemas respiratórios.

 A maioria dos geminianos chegará à conclusão de que os problemas físicos limitam sua liberdade ou capacidade de ser produtivos. Se persistirem em se exercitar mentalmente continuando fisicamente inativos, os geminianos podem acabar tendo cansaço visual, dores de cabeça e até mesmo enxaquecas.

COMO CONVIVER COM A ASMA

A asma é uma doença crônica que surge quando os brônquios se contraem, provocando rigidez no peito e dificuldade para respirar, seguidos de tosse e respiração ofegante.
 Os acessos de asma resultantes da incapacidade de controlar a respiração muitas vezes são causados por reações alérgicas a fatores ambientais como árvores, grama, polens, pêlos de animais, poeira, e mofo. Os surtos também podem ser causados por exercícios pesados, vírus ou qualquer tipo de tensão.

 Se você é asmático, pare de fumar e evite lugares em que haja fumantes. Se não for absolutamente necessário, não saia quando estiver ventando muito ou muito frio; se sair, use um cachecol para cobrir a boca.

 Leite, ovos, nozes e frutos do mar também costumam provocar reações alérgicas que podem levar a acessos de asma. Outros estimulantes são aditivos usados na comida, como o metabissulfito e o glutamato de sódio, mais conhecido por MSG. Antes de comer num restaurante convém perguntar se usam algum desses aditivos e, se for o caso, peça que não sejam usados na sua refeição.

Para alívio rápido, muitos asmáticos usam inaladores. É aconselhável que os asmáticos os usem sob prescrição médica, em vez de comprá-los indiscriminadamente.

 Os médicos podem dar instruções sobre o uso correto. A vitamina B, que acalma o sistema nervoso, também pode ser eficaz, mas seu uso tem de ser aprovado e supervisionado por um médico.

 Se descobrir que você sofre de asma, procure se familiarizar com os sinais de alerta, de modo que possa identificar o acesso antes que ele chegue ao auge.

Se os ataques de asma persistirem, procure um médico imediatamente. Livre também sua casa de todos os fatores ambientais mencionados anteriormente e renove a pintura das paredes.

 Se sintomas relacionados à respiração (inclusive tosse, falta de ar, respiração ofegante e catarro) interferirem em suas atividades diárias, dificultarem o sono ou persistirem por muito tempo, consulte um médico, visto que você talvez precise tomar medicamentos por algum tempo ou permanentemente.

 Se forem prescritos remédios, isso não dispensa as medidas preventivas mencionadas anteriormente, que devem ser tomadas em conjunto com a medicação.
Se você sofre de asma, a boa notícia é que a doença pode ser totalmente controlável caso você tome as medidas preventivas necessárias e use a medicação prescrita.

EXERCÍCIOS DE RESPIRAÇÃO PROFUNDA
A incapacidade de controlar o medo, os ataques de pânico ou um acesso de asma podem provocar hiperventilação, uma condição marcada por respirações rápidas, sem intervalo entre elas.

 Isso faz com que a pessoa expire uma quantidade muito grande de dióxido de carbono, o que pode provocar zumbido nos ouvidos, tontura, adormecimento das extremidades e até mesmo desmaios.

 Se você tem tendência à hiperventilação, em resposta à tensão, elimine estimulantes como cafeína e produtos à base de cafeína como café, chá, coca-cola e chocolate.

No momento em que perceber que uma hiperventilação é eminente, ou seja, palpitações cardíacas e respirações rápidas, respire num saco de papel para que o dióxido de carbono possa ser reposto rapidamente.

O melhor método para aliviar a falta de ar ou a hiperventilação provocados por tensão, ansiedade, asma ou outros distúrbios respiratórios é a prática de Pranayama, a ciência yogue do controle da respiração. Com a respiração profunda, o Pranayama abre as vias nasais e limpa os pulmões, aliviando assim tanto a ansiedade física quanto a mental.

 Domine essa técnica frequentando aulas de yoga. Embora de início pareçam resistir ao aprendizado de uma disciplina que acalma, em vez de estimular a mente e o corpo, os nativos de Gêmeos se beneficiarão muito com as aulas.

 Se você não se sentir motivado ou se não tiver tempo para frequentar as aulas, reserve dez minutos assim que levantar e/ou antes de dormir para fazer uma respiração profunda e regular.

A respiração profunda do diafragma é outro método útil de relaxamento. Sempre que estiver ansioso ou começar a hiperventilar, tente o seguinte exercício que ensina você a respirar profundamente a partir do diafragma. (Esse exercício é semelhante aos praticados pelos cantores para controlar a respiração.)
1°Passo. Fique em pé, com as costas eretas, os pés ligeiramente separados e os braços soltos ao lado do corpo. A cabeça, o pescoço e o corpo têm de estar relaxados. Sacuda as mãos para aliviar qualquer excesso de tensão.

2° Passo. Coloque as mãos sobre o baixo-ventre com quatro dedos apontando para o umbigo. Desse modo você pode sentir seu diafragma fazendo as respirações profundas.

3° Passo. À medida que inspira lentamente pela boca, você expande o diafragma e enche os pulmões de ar. Ao mesmo tempo que faz isso, levante os braços para os lados lentamente, formando um arco completo, até que estejam em cima da cabeça, com as palmas das mãos juntas e o peito inflado.

4° Passo. Retenha o ar nos pulmões pelo tempo que for confortável.

5° Passo. À medida que expira lentamente pelo nariz, vire a palma das mãos para fora, abaixe os braços para os lados do corpo e sinta seu peito e abdômen se contraírem.

6° Passo. Repita o processo cinco vezes.
Se você não tiver certeza da sensação que deveria sentir no diafragma à medida que ele se expande e se contrai, coloque as mãos sobre o baixo-ventre com os quatro dedos apontando para o umbigo, da primeira vez em que fizer o exercício. Quando você inspirar, empurre o diafragma para fora, contra a palma das mãos. Quando estiver pronto a expirar, contraia o diafragma.

Como os geminianos precisam de estimulação mental e de intensa vida social, você tende a ficar deprimido, inquieto e até mesmo ansioso quando fica só.

 Além de controlar a respiração e relaxar o corpo, este exercício em particular e a yoga em geral podem ser usados para aquietar a mente e aliviar a ansiedade.

A IMPORTÂNCIA DA BOA POSTURA
Se você faz a maior parte do seu trabalho sentado, é imperativo que tenha uma cadeira confortável, visto que a má postura pode deixá-lo com ombros caídos e dores crônicas nas costas. A má postura não é apenas antiestética (lembre-se da sua mãe mandando você andar ereto), ela pode causar mal estar constante e interferir no processo respiratório.

 Quando o corpo chega a um certo ponto de relaxamento, ele “se acostuma à má postura porque os músculos ficam mal posicionados. Ocorreram profundas mudanças fisiológicas, de modo que você não consegue mais realinhar as articulações e corrigir a postura sem ajuda exterior.

 Quando a má postura chega a esse ponto, é difícil reverter o processo. Você vê isso em pessoas cuja postura habitual está fora  de alinhamento: elas têm um ombro mais alto do que o outro, as costas abauladas, ou não conseguem ficar eretas por muito tempo sem um esforço considerável”
.
A dor nas costas e nos ombros pode ser amenizada se você usar uma cadeira extremamente confortável, que faça com que você mantenha as costas retas e os ombros relaxados.

Quiroprática, massagem e manipulação dos tecidos profundos são métodos destinados a realinhar o corpo. É bastante fácil manter uma boa postura durante alguns dias depois que se faz uma sessão de trabalho corporal.

 No entanto, muitas pessoas acham que têm de fazer terapia corporal constantemente para se lembrarem de qual é a sensação.

Além disso, os geminianos são hábeis com as mãos e tendem a digitar ou datilografar depressa demais ou a pressionar as teclas com muita força.

Sua atração natural pelos computadores faz com que precisem ajustar seus hábitos  de trabalho a fim de descansar os olhos ou os dedos. Se tiver de ficar longas horas diante da tela do computador, faça intervalos de cinco minutos a meia hora.

 Levante-se, deixe os braços caírem ao lado do corpo e sacuda mãos a partir dos pulsos. Caso contrário você acabará ficando incapacitai para o trabalho. Além de se sentar numa cadeira confortável, certifique-se de que sua escrivaninha tenha uma bandeja retrátil para colocar o teclado. Se não tiver, você corre o risco de desenvolver tendinite e outros problemas conhecidos como LER (lesões por esforço repetitivo).


LESÕES CAUSADAS POR ESFORÇO REPETITIVO

LER é um termo usado para denominar alguns distúrbios cumulativos traumáticos (inclusive a tendinite) causados pelo uso excessivo da mão e do braço. Segundo o dr. Emil Pascareili, do Centro Médico Presbiteriano de Columbia, esses movimentos constantes da mão, feitos diariamente;

 acabam causando tensão e, em última análise, danos aos músculos e tendões dos antebraços, dos pulsos e dos dedos, ao provocar rompimentos microscópicos, bem como dano aos tendões, ao revestimento dos tendões, aos músculos, aos ligamentos, ás articulações e aos nervos da mão, aos braços, ao pescoço e aos ombros.

 Embora LER já exista há muitos anos, afligindo muitos operários de fábricas que fazem o mesmo movimento repetitivo hora após hora (depenando galinhas, por exemplo), esse mal se tomou um risco ocupacional em empresas de jornalismo, firmas de advocacia e escritórios profissionais ou domésticos nos quais os computadores são usados regularmente.

 Como os geminianos já são sujeitos à tensão nos ombros, é uma boa idéia seguir as seguintes recomendações do dr. Pascarelli.

1. Use uma cadeira de qualidade, na qual possa se sentar confortavelmente com os joelhos num ângulo de 900 e com os pés firmemente apoiados rio chão. Para isso, o assento tem de subir e descer com facilidade e sua coluna deve ficar ereta e totalmente apoiada no encosto da cadeira. As orelhas, na mesma linha dos ombros e dos quadris, Os ombros, para trás e os braços sustentando as mãos sobre o teclado, sem que nenhuma parte do corpo fique sob tensão.

2. Use um teclado que você possa alcançar com as mãos em linha reta, diante de você. Os braços devem se curvar até formar um ângulo de 90 com os cotovelos, enquanto os dedos médios têm de ficar alinhados com os pulsos. Se sua escrivaninha não permitir que você mantenha essa posição, ela não é adequada. Em vez de comprar uma nova escrivaninha, você pode subir sua cadeira ou deixar o teclado numa bandeja móvel.

3. Certifique-se de que o monitor do seu computador esteja no nível dos olhos, para que você não tenha de forçar o pescoço para olhar para ele.

Se estiver inseguro quanto à melhor postura, fique em pé ou sente-se de lado, na frente de um espelho grande, para verificar sua posição. Quando você digita, lembre-se de que os pulsos, os cotovelos e os antebraços nunca devem se apoiar na borda da escrivaninha.

 Sempre faça intervalos de cinco minutos para descansar os pulsos. Esses exercícios também darão alivio, mas não prevenirão completamente os efeitos da artrite, da neurite e de outras doenças degenerativas....

VITAMINAS E MINERAIS

Famoso pela capacidade de fortalecer e manter o sistema nervoso saudável, o grupo de vitaminas do complexo B inclui as vitaminas B1(tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), B6 (pirodoxina), vitamina B12 (cianocobalamina), vitamina B13(ácido orótico), ácido pangâmico, biotina, colina, ácido fólico, inositol e PABA (ácido para-minobenzóico).

Altamente recomendado para geminianos excessivamente tensos, esse grupo de substâncias solúveis em água, cultivadas a partir de bactérias, fermento, fungos ou bolor, fornece energia ao corpo, convertendo carboidratos em glicose.

 Por isso, ele é vital para o metabolismo de gorduras e proteínas. A vitamina do complexo B é bastante eficaz para tratar irritabilidade, depressão, falta de apetite e insônia. Mais importante que tudo, as vitaminas do complexo B são necessárias para promover o funcionamento normal do sistema nervoso e podem ser o fator mais importante para a manutenção de nervos sadios.

 Desse grupo, recomenda-se muito a vitamina B6, para acalmar os nervos (nunca tome vitamina B6 com o estômago vazio). Alimentos ricos em vitamina do complexo B incluem pão, cereais integrais, fígado, produtos à base de soja, queijo suíço, queijo cottage e batata.

O lêvedo de cerveja, que é a mais rica fonte natural do grupo do complexo B, pode ser tomado em pó ou comprimidos. Embora o pó deixe gosto na boca, seu sabor pode ser disfarçado se você o adicionar ao cereal ou iogurte de frutas.

 As vezes os geminianos sentem vontade de consumir amido em forma de pães, macarrão e batata, sem compreender que, na verdade, estão buscando algo para acalmar seu sistema nervoso sensível.

SAIS MINERAIS

Dos doze sais minerais bioquímicos essenciais para o corpo humano, o cloreto de potássio (Kalil. Mur.), o sal associado a Gêmeos, fortalece o sistema respiratório, previne tosses e resfriados e purifica o sangue ao manter os níveis de coagulação do sangue normais e abaixar a pressão.

Alimentos ricos em cloreto de potássio são o milho, a laranja, a banana, a laranja, o pêssego, o abacaxi, a ameixa, o abricó, a pêra, a vagem, o nabo, a couve, a couve-de-bruxelas, a couve-flor, o repolho crespo, a alface, o agrião, o aspargo, a cenoura e o aipo.

ERVAS MEDICINAIS

Entre as ervas que fortalecem os pulmões e são, portanto, associadas a Gêmeos, estão o morrião-dos-passarinhos, o açafrão, o anis, o eucalipto, o funcho, a urze, a lavanda, o marroio-branco e o alcaçuz. Algumas dessas ervas podem ser usadas como tempero, enquanto outras podem ser ingeridas na forma de chá.

Se essas especiarias não estiverem dentro do seu orçamento (por exemplo, o açafrão) ou forem exóticas demais para o seu paladar (isto é, o eucalipto), tente acrescentar especiarias de uso diário, como o alho ou o rábano-picante, às suas receitas.

 E, se tiver coragem, coma um dente de alho cru ou uma colher de sopa cheia de rábano-picante todos os dias. Esse ritual limpa os pulmões e ajuda a prevenir resfriados, febres e gripes.

 As propriedades antibacterianas do alho são conhecidas desde a Antiguidade e seus benefícios têm sido exagerados a ponto de incluir proteção contra os maus espíritos. Em minhas viagens ao longo da costa da Iugoslávia, há alguns anos, fiquei surpresa com as réstias de alho penduradas na porta de entrada de quase todas as casas, a fim de afastar os vampiros, lobisomens e outros espíritos do mal que, supostamente, eram repelidos pelo mau cheiro.

 Esse tipo de remédio popular foi muito comum em toda a Europa oriental, onde fica situada a Transilvânia (lar do conde Drácula). Em algumas culturas eslavas também se costuma colocar dentes de alho na boca, nas orelhas e no nariz dos cadáveres para impedir que o mal se infiltre no morto.

E, na antiga Grécia, as parteiras penduravam alho no berço e nas salas de parto, a fim de proteger o recém-nascido das bruxas.

Os chás feitos de borragem (purificador do sangue e tônico para os nervos), de lavanda, de alcaçuz (diurético e laxativo), de camomila, de verbena e, especialmente, de valeriana são sedativos excelentes e tão eficazes, se não melhores, para a insônia, quanto o leite quente ou contar carneirinhos.

 Vaporizar o rosto com chá de camomila ou eucalipto limpa o trato respiratório do excesso de catarro e faz maravilhas para os males dos geminianos, que vão desde respiração ofegante até a asma, chegando à bronquite. Esse também é um remédio geralmente eficaz para febres, resfriados e gripe.

O processo de vaporização é o seguinte:
1’Passo. Coloque folhas de camomila ou eucalipto ou dez gotas do óleo essencial dessas ervas numa grande tigela com água fervendo. Folhas frescas são preferíveis, mas, se não for possível, use saquinhos de chá.

2 Passo. Cubra a tigela e deixe o chá em infusão por cinco minutos.

3 Passo. Passe o líquido para uma bacia e a coloque numa superficie plana.

4 Passo. Enrole uma toalha ao redor da cabeça e da bacia, de modo que todo o seu rosto e pescoço sejam envolvidos pelo vapor.

5 Passo. Continue por tanto tempo quanto puder suportar o calor. Depois de uma pausa de cinco minutos, repita o processo.

AROMATERAPIA E ÓLEOS Essenciais

Fragrâncias e óleos feitos de ervas são especialmente úteis para tratar certos
males e distúrbios associados a um determinado signo. O óleo de eucalipto, um ingrediente contido em muitos xaropes e pastilhas para tosse, alivia a congestão do peito e a asma, se for esfregado no peito. Depois de untar essa área do corpo, certifique-se de cobrir o peito com uma toalha quente seca, para manter a pessoa quente. Cinco gotas de óleo essencial de lavanda, camomila ou eucalipto podem ser acrescentadas ao banho, para aumentar o relaxamento.

Para os nativos de Gêmeos, é muito importante cercar-se de fragrâncias quentes e doces, que abrem os pulmões e acalmam os nervos. A lavanda é uma essência incrivelmente doce e faz maravilhas para aliviar as dores de cabeça provocadas pelo stress. Outros aromas terapêuticos que vêm na forma de buquê podem ser plantados ao redor da casa, como o manjericão, a laranja, a rosa, o gerânio e o trevo.

MEDICINA AYURVÉDICA

Como signo de Ar, intelectual, nervoso, os nativos de Gêmeos em geral se enquadram no perfil da personalidade Vata, ou o dosha do ar. Os sintomas de um desequilíbrio Vata incluem preocupação, falta de concentração, dificuldade para focalizar algo por muito tempo, depressão, insônia, fadiga, dificuldade para relaxar; inquietação mental e física, perda de apetite, impulsividade, pele seca ou áspera, pressão arterial alta e espasmos musculares.

 Soluços, asma, males respiratórios e dores de cabeça provocadas pela tensão também podem estar presentes. Devido a essa tensão sobre o sistema nervoso, é muito importante que os geminianos aprendam a viver mais moderadamente, a descansar bastante e a reservar tempo para cuidar de si mesmos.

 Massagens regulares e meditação diária são meios excelentes de relaxar o corpo, silenciar a mente e vencer a insônia. Outras sugestões são evitar correntes de ar, fazer três refeições balanceadas, beber chás de ervas quentes durante o dia, e tomar um banho quente e prazeroso à noite, para acalmar os nervos e induzir o sono. Cada refeição deve começar com gengibre fresco, para estimular o apetite e ajudar a digestão.

Um dos mais importantes elementos da Medicina Ayurvédica é incorporar uma dieta específica para seu dosha particular, que neste caso é Vata, ou do ar. Devido à sua natureza tensa, os geminianos têm um sistema digestivo muito sensível, que, em geral, são agravados com alimentos amargos, de sabor pronunciado ou picante. Essa sensibilidade torna difícil digerir alimentos ricos em fibras, inclusive frutas e vegetais crus. Cozidos, sopas e vegetais quentes bem cozidos são mais benéficos do que saladas.

Alimentos que facilitam em vez de dificultar a digestão também aliviarão o sistema nervoso e ajudarão a vencer a batalha contra a insônia. A alimentação deve incluir leite quente, coalhada, sopa, cereal quente e pães integrais.

Comece o dia com uma refeição quente. Devido ao calor do óleo, comer frituras é aceitável se não for em excesso. Os temperos como o gengibre, a canela, o funcho e o cardamomo usados na culinária indiana ajudarão a digestão e estimularão o apetite.

TERAPIA COM PEDRAS E CORES

Se você nasceu entre o dia 21 e 31 de maio, sua pedra natal é a esmeralda; se você nasceu entre o dia l e 22 de junho, sua pedra natal é a pérola.

Outras pedras associadas a Gêmeos são a ágata, o berilo, a opala e o olho-de-Para que essas pedras em particular tragam benefícios, elas devem ficar em contato com a pele e serem engastadas em prata, o metal associado a Mercúrio, o planeta regente de Gêmeos.

As cores associadas a Gêmeos são o amarelo e o laranja, ao passo que o verde tem relação com o seu planeta regente, Mercúrio. Se você se cercar de verde, a cor que rege o coração, você acalmará os nervos e ficará mais relaxado, compassivo e generoso.

Quando você estiver tenso, faça caminhadas pelo campo, ou, se morar na cidade, dê passeios por um parque. Se possível, desenvolva seu talento para jardinagem trabalhando no jardim ou com plantas em  vaso. Se puder, faça sessões de cromoterapia, banhando-se com uma luz verde.

Postado por Dharmadhannya
Este texto é  livre sua divulgação, desde que seja mencionada a sua fonte. Eu sou dharma - você  é o meu dharma na Luz da Unidade.
                       
                      





Nenhum comentário:

Postar um comentário