O Poder de Deus. Campo Unificado - Brahman Parte 2
Deepak Chopra diz que "Ter
um pensamento não é somente praticar química cerebral, mas também química
corporal. Cada pensamento que você tem, cada ideia que surge em sua cabeça,
envia uma mensagem química ao núcleo da consciência celular.
Portanto,
fixar a atenção numa palavra, que é a expressão simbólica de uma idéia, é um
verdadeiro passe de mágica. Ele transforma o invisível em visível.
Como incluir
em nossa consciência as qualidades do campo unificado?
Isso pode ser
feito de duas maneiras. Uma é nos mantermos conscientes delas, e portanto eu
sugiro que você escolha uma qualidade para cada dia do mês e nesse dia dedique
sua atenção a ela.
Lembre-se, a
atenção traz para a existência uma partícula que era uma amplitude de
probabilidade imersa num campo de todas as possibilidades.
A atenção é o mecanismo que precipita um
evento espaço-tempo no campo de todas as possibilidades. Assim, colocando nossa
atenção numa das qualidades do campo, ela traz a qualidade não apenas para
nossa percepção, mas também, em sua expressão material, para nossa vida.
Os cientistas
mostraram que os eventos mentais se transformam em moléculas. Essas moléculas
são literalmente mensageiros do espaço interior. Ao serem descobertas, elas
receberam o nome de neuropeptídeos, porque foram inicialmente encontradas no
cérebro. Atualmente sabe-se que esses neuropeptídeos não estão restritos ao
cérebro, mas permeiam todas as células do corpo.
Portanto,
escolha um tema para cada dia do mês. Como são vinte e cinco qualidades, volte
à primeira no dia vinte e seis. Digamos então que o tema de hoje é ‘liberdade”.
Durante o dia todo, mantenha sua atenção nessa palavra: liberdade.
Lembre-se, a
palavra torna-se matéria. O evento quântico torna-se um neuropeptídeo. Não
analise a palavra. Não tente defini-la. Não procure avaliá-la. Não queira interpretá-la.
Apenas dedique
sua atenção à ideia e ela logo se enraizará em sua consciência, em sua
percepção. Isso causará uma transformação positiva em sua consciência que
espontaneamente modificará sua fisiologia, e essa mudança na fisiologia
resultará numa mudança em suas experiências de vida.
Um segundo
modo de desenvolver uma fisiologia que incorpore as qualidades do campo
unificado é ter contato direto com ele, o que se faz através da prática da
meditação.
A meditação permite
que a mente vivencie níveis cada vez mais abstratos do processo de pensamento
e, em última instância, que transcenda o mais abstrato de todos os níveis de
percepção, a consciência transcendental, que é o próprio campo unificado.
É o estado de pura percepção, de pura
consciência. A meditação sempre foi uma parte importante das tradições
espirituais da humanidade. Minhas próprias experiências derivam da prática
regular da Meditação Transcendental.
Um grande
número de estudos científicos comprova os efeitos benéficos da meditação. A
pressão sanguínea diminui. O estresse é aliviado. A taxa de metabolismo basal
cai.
A insônia, a
ansiedade e vários distúrbios psicossomáticos são atenuados e acabam
desaparecendo. Além disso, ela favorece a coerência entre as ondas cerebrais, o
que contribui para melhorar a atenção, a criatividade, o aprendizado e a
memória.
Outra vantagem
da meditação é que seu efeito perdura em nossas atividades diárias e, com o
prosseguimento da prática, elas ficam saturadas e influenciadas pelas
qualidades do campo unificado.
Isso ocorre porque quando vivenciamos o
conhecimento de alguma coisa nos tornamos parte dela e começamos a incorporar
todas as suas propriedades. Na literatura védica, o campo unificado é chamado
de Brahma e existe uma frase sânscrita que diz: “Brahmavit brahmaiv bhavate”
— à medida que
alguém vai conhecendo Brahma, ele vai se tomando Brahma. Assim, o ato de
transcender torna-se um procedimento muito prático, onde não apenas tomamos
conhecimento e compreendemos as qualidades do campo, mas passamos a ter seus
valores espelhados em nossa vida, em todas as nossas atividades cotidianas.
Neste pequeno
texto esbocei os passos que levam à consciência de riqueza baseada na real
compreensão do funcionamento da natureza. Oscar Wilde, disse: “Quando jovem, eu
costumava pensar que o dinheiro era a coisa mais importante da vida. Agora que
sou mais velho, tenho absoluta certeza disso.
Naturalmente,
o sr. Wilde estava sendo jocoso, mas se substituirmos a palavra “dinheiro” por
“prosperidade’, veremos quanta verdade existe nessa afirmação. A prosperidade
inclui o dinheiro, mas não é apenas tê-lo em grande quantidade.
Ela é a fartura, a abundância, o fluxo, a
generosidade do universo, que atende a todos os nossos desejos, porque, como
foi dito anteriormente, um desejo já inclui o mecanismo que irá torná-lo
realidade.
O universo é
uma grande máquina de sonhos, que os produz e transforma em realidade, e nossos
próprios sonhos estão irremediavelmente entrelaçados na tapeçaria de tudo o que
existe no universo.
O mecanismo
para a realização dos sonhos está contido primordialmente no poder do
conhecimento, chamado de gyan shakti
na Índia antiga, e no poder de intenção ou desejo, o iccha shakti.
Todavia, o
poder do conhecimento e o poder da intenção, ou desejo, encontram sua força
incomensurável e sua plena potencialidade no poder da transcendência - o Atma
Shakti, o poder do eu, o poder do Brahma, onde habita o infinito poder
organizador do universo.
Os Vedas
dizem: “Conheça uma determinada coisa conhecendo o que pode ser conhecido sobre
tudo o mais”.
Saiba que no
mais profundo de seu ser, nos recessos mais recônditos de seu coração, moram a
Deusa do Conhecimento e a Deusa da Riqueza. Ame-as e alimente-as, e todos os
seus desejos desabrocharão espontaneamente em forma material. Afinal, essas
deusas possuem um único desejo. Elas querem nascer.(1)
Deus
é Um-a só consciência. A unidade é o corpo de Deus de muitos nomes.
Salve, vós que
sois a origem de todo o poder!
Vós SOIS de
fato Brahman manifestado.
TAITTIRIYA –Upanishad
OM...
Que Mitra nos
conceda a paz!
Que Varuna nos
conceda a paz!
Que Aryama nos
conceda a paz!
Que Indra e
Brihaspati nos concedam a paz!
Que Vishnu que
tudo permeia nos conceda a paz!
Salve Brahman!
De vós eu
falarei. Proclamar-vos-ei em meus pensamentos como verdadeiro. Proclamar-vos-ei
em meus lábios como verdadeiro.
Que a verdade
me proteja, que ela proteja o meu mestre, que ela nos proteja a ambos. Que a
glória venha a nós dois. Que a luz de Brahman brilhe em nós dois.
Vós sois
Brahman, uno com a sílaba OM, que está em todas as escrituras — a sílaba
suprema, a mãe de todos os sons. Fortalecei-me com a verdadeira sabedoria.
Possa eu, ó Senhor, perceber o Imortal. Que o meu corpo seja forte e perfeito;
que a minha língua seja doce; que os meus ouvidos ouçam somente louvores a vós.
A sílaba OM é verdadeiramente a vossa imagem. Através
dessa sílaba podeis ser alcançado. Vós estais além das garras do intelecto.
Permiti que eu no esqueça o que aprendi na escrituras.
Sois a origem
de toda felicidade e de toda prosperidade. Vinde mim como a deusa da
prosperidade e derramai vossas bênçãos sobre mim
Que aqueles
que buscam a verdade se reúnam em volta de mim, que eles venham de todos os
lugares, para que eu possa ensinar-lhes as vossas palavras.
Que eu seja
uma glória entre os homens. Que eu seja mais rico do que o mais rico. Que eu
penetre em vós, Ó Senhor; e que vós vos reveleis a mim. Purificado me torno
pelo vosso toque, Ó Senhor de inúmeras formas.
Sois o refúgio
daqueles que se entregam a vós. Revelai-vos a mim. Fazei com que eu seja vosso.
Eu me refugio em vós.
Sois o Senhor,
imortal, autoluminoso, e de dourado fulgor, dentro do lótus de todos os
corações. Dentro do coração vós sois revelado àqueles que vos procuram.
Aquele que habita
em vós reina sobre si mesmo. Ele controla seus irrequietos pensamentos. Ele se
toma mestre das suas palavras e dos seus órgãos sensoriais. Ele se torna mestre
do seu intelecto.
Vós sóis
Brahman, cuja forma é invisível, como o éter; cujo Eu é a verdade. Sois a paz
perfeita e a imortalidade, o conforto da vida, o deleite da mente. Possa eu
venerar-vos!
OM é Brahman.
OM é tudo. Aquele que medita sobre OM atinge Brahman.
Após haver
alcançado Brahman, um sábio declarou: “Eu sou a vida. Minha glória é como o
pico da montanha. Estou estabelecido na pureza de Brahman. Alcancei a liberdade
do Eu. Sou Brahman, autoluminoso, o tesouro mais brilhante. Fui contemplado com
a sabedoria. Sou imortal, imperecível .”
OM...Paz—paz--paz.
Aquele que
conhece Brahman atinge a meta suprema. Brahman a realidade permanente, é o
conhecimento puro, e é a infinidade. Aquele que sabe que Brahman habita o lótus
do coração toma-se uno com ele desfruta de todas as bênçãos.
De Brahman,
que é o Eu, veio o éter; do éter, o ar; do ar, o fogo do fogo, a água; da água,
a terra; da terra, a vegetação; da vegetação o alimento; do alimento, o corpo
do homem. O corpo do homem, composto da essência do alimento, é o invólucro
físico do Eu.
Cem vezes, a
alegria de Indra representa uma unidade da alegria de Brihaspati: porém, a
alegria do sábio a que o Eu foi revelado e que é livre de desejos não é menor
do que a alegria de Brihaspati.
Cem vezes a
alegria de Brihaspati representa uma unidade da alegria de Prajapati: porém a
alegria do sábio a quem o Eu foi revelado e que é livre de desejos não é menor
do que a alegria de Prajapati.
Cem vezes a
alegria de Prajapati equivale a uma unidade da alegria de Brahman: porém, a
alegria daquele que vê, a quem o Eu foi revelado e que é livre de desejos não é
menor do que a alegria de Brahman.
Aquele que é o
Eu no homem, e aquele que é o Eu no Sol, são um só. Verdadeiramente, aquele que
conhece essa verdade conquista o mundo; transcende o invólucro físico,
transcende o invólucro vital, transcende o invólucro mental; transcende o
invólucro intelectual, transcende o invólucro do ego.
Está escrito:
Aquele que conhece a alegria de Brahman, que não pode ser expressa com palavras
e que a mente não pode alcançar, está livre do medo. Não é atormentado pelo
pensamento: “Por que não fiz o que é certo? Por que fiz o que é errado?” Aquele
que conhece a alegria de Brahman, por conhecer tanto o bem como o mal,
transcende a ambos.
OM...
Que Brahman
nos proteja, que nos guie, que nos dê força e entendimento correto.
Que a paz e o
amor estejam com todos nós!
Bhrigu,
aproximando-se respeitosamente de seu pai Varuna, disse:
“Senhor,
ensinai-me Brahman.” Varuna explicou-lhe o invólucro físico, o invólucro vital
e as funções dos sentidos e acrescentou: “Aquele de quem todos os seres nascem,
em quem vivem, tendo nascido, e para quem, ao morrerem, retornam — procurai
conhecê-lo. Ele é Brahman.”
Bhrigu
praticou a austeridade e a meditação. Então pareceu-lhe que o alimento era
Brahman. Pois todos os seres nascem do alimento e, tendo nascido, são sustentados
pelo alimento, e no alimento entram depois da morte.
Esse
conhecimento, contudo, não o satisfez. Aproximou-se mais uma vez de seu pai
Varuna e disse: “Senhor, ensinai-me Brahman.”
Varuna
replicou: “Procurai conhecer Brahman pela meditação. A meditação é Brahman”
Bhrigu
praticou a meditação e aprendeu que a energia primordial é Brahman. Pois da
energia primordial nascem todos os seres e, tendo nascido, são sustentados
pela energia primordial, e penetram na energia primordial quando morrem.
Bhrigu, porém,
ainda estava com dúvidas a respeito do seu conhecimento. Assim, aproximou-se
mais uma vez de seu pai e disse: “Senhor ensinai-me Brahman.” Varuna replicou:
“Procurai conhecer Brahman pela meditação. A meditação é Brahman.”
Bhrigu
praticou a meditação e aprendeu que a mente é Brahman. Pois todos os seres
nascem da mente e, tendo nascido, são sustentado pela mente, e penetram na
mente quando morrem.
Ainda em
dúvida, ele se aproximou do pai e disse: “Senhor, ensinai- me Brahman.” Seu pai
replicou: “Procurai conhecer Brahman pela meditação. A meditação é Brahman.”
Bhrigu
praticou a meditação e aprendeu que o intelecto é Brahman Pois todos os seres
nascem do intelecto e, tendo nascido, são sustentado pelo intelecto, e voltam
ao intelecto depois da morte.
Ainda não
satisfeito, duvidando da sua compreensão, Bhrigu aproximou-se do pai e disse:
“Senhor, ensina-me Brahman.” Varuna replicou “Procurai conhecer Brahman pela
meditação. A meditação é Brahman.
Bhrigu
praticou a meditação e aprendeu que a felicidade é Brahman Pois da felicidade
nascem todos os seres e, tendo nascido, são sustentado pela felicidade, e
penetram na felicidade após a morte.
Esta é a
sabedoria que Bhrigu, ensinado por Varuna, alcançou dentro do seu coração.
Aquele que
alcança esta sabedoria obtém a glória, toma-se rico goza a riqueza e a fama.
Deve-se
meditar sobre Brahman como a fonte de todo pensamento, vida e ação. Ele é o
esplendor na riqueza, ele é a luz nas estrelas. Ele é tudo.
Se um homem
meditar sobre Brahman como apoio, será apoiado. Se meditar sobre Brahman como
grandeza, será grande. Se meditar sobre
Brahman como
mente, será dotado com poder intelectual. Se meditar sobre Brahman como
adoração, será adorado. Se venerar Brahman como Brahman, ele se tomará Brahman.
Aquele que é o
Eu no homem, e aquele que, é o Eu no Sol, são um só.
Eu sou esse
Eu! Eu sou vida imortal! Sobrepujo o mundo — Eu que sou dotado com resplendor
dourado! Aqueles que me conhecer atingem a Realidade. 2
OM...Paz—paz—paz.
Este texto é resultado de uma pesquisa:
1.Deepak Chopra
2.Os Upanishads - resumo do texto de Taittirya
a parte 1 do texto está no endereço abaixo
voce poderá gostar de :
http://dharmadhannyael.blogspot.com.br/2012/10/om-aum-om-om.html
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