quinta-feira, 2 de maio de 2013

O Poder de Deus. Campo Unificado - Brahman Parte 2



O Poder de Deus. Campo Unificado - Brahman Parte 2



Deepak Chopra diz que "Ter um pensamento não é somente praticar química cerebral, mas também química corporal. Cada pensamento que você tem, cada ideia que surge em sua cabeça, envia uma mensagem química ao núcleo da consciência celular.

Portanto, fixar a atenção numa palavra, que é a expressão simbólica de uma idéia, é um verdadeiro passe de mágica. Ele transforma o invisível em visível.

Como incluir em nossa consciência as qualidades do campo unificado?

Isso pode ser feito de duas maneiras. Uma é nos mantermos conscientes delas, e portanto eu sugiro que você escolha uma qualidade para cada dia do mês e nesse dia dedique sua atenção a ela.

Lembre-se, a atenção traz para a existência uma partícula que era uma amplitude de probabilidade imersa num campo de todas as possibilidades.

 A atenção é o mecanismo que precipita um evento espaço-tempo no campo de todas as possibilidades. Assim, colocando nossa atenção numa das qualidades do campo, ela traz a qualidade não apenas para nossa percepção, mas também, em sua expressão material, para nossa vida.

Os cientistas mostraram que os eventos mentais se transformam em moléculas. Essas moléculas são literalmente mensageiros do espaço interior. Ao serem descobertas, elas receberam o nome de neuropeptídeos, porque foram inicialmente encontradas no cérebro. Atualmente sabe-se que esses neuropeptídeos não estão restritos ao cérebro, mas permeiam todas as células do corpo.

Portanto, escolha um tema para cada dia do mês. Como são vinte e cinco qualidades, volte à primeira no dia vinte e seis. Digamos então que o tema de hoje é ‘liberdade”. Durante o dia todo, mantenha sua atenção nessa palavra: liberdade.

Lembre-se, a palavra torna-se matéria. O evento quântico torna-se um neuropeptídeo. Não analise a palavra. Não tente defini-la. Não procure avaliá-la. Não queira interpretá-la.

Apenas dedique sua atenção à ideia e ela logo se enraizará em sua consciência, em sua percepção. Isso causará uma transformação positiva em sua consciência que espontaneamente modificará sua fisiologia, e essa mudança na fisiologia resultará numa mudança em suas experiências de vida.


Um segundo modo de desenvolver uma fisiologia que incorpore as qualidades do campo unificado é ter contato direto com ele, o que se faz através da prática da meditação.

A meditação permite que a mente vivencie níveis cada vez mais abstratos do processo de pensamento e, em última instância, que transcenda o mais abstrato de todos os níveis de percepção, a consciência transcendental, que é o próprio campo unificado.

 É o estado de pura percepção, de pura consciência. A meditação sempre foi uma parte importante das tradições espirituais da humanidade. Minhas próprias experiências derivam da prática regular da Meditação Transcendental.

Um grande número de estudos científicos comprova os efeitos benéficos da meditação. A pressão sanguínea diminui. O estresse é aliviado. A taxa de metabolismo basal cai.

A insônia, a ansiedade e vários distúrbios psicossomáticos são atenuados e acabam desaparecendo. Além disso, ela favorece a coerência entre as ondas cerebrais, o que contribui para melhorar a atenção, a criatividade, o aprendizado e a memória.

Outra vantagem da meditação é que seu efeito perdura em nossas atividades diárias e, com o prosseguimento da prática, elas ficam saturadas e influenciadas pelas qualidades do campo unificado.

 Isso ocorre porque quando vivenciamos o conhecimento de alguma coisa nos tornamos parte dela e começamos a incorporar todas as suas propriedades. Na literatura védica, o campo unificado é chamado de Brahma e existe uma frase sânscrita que diz: “Brahmavit brahmaiv bhavate”

— à medida que alguém vai conhecendo Brahma, ele vai se tomando Brahma. Assim, o ato de transcender torna-se um procedimento muito prático, onde não apenas tomamos conhecimento e compreendemos as qualidades do campo, mas passamos a ter seus valores espelhados em nossa vida, em todas as nossas atividades cotidianas.
Neste pequeno texto esbocei os passos que levam à consciência de riqueza baseada na real compreensão do funcionamento da natureza. Oscar Wilde, disse: “Quando jovem, eu costumava pensar que o dinheiro era a coisa mais importante da vida. Agora que sou mais velho, tenho absoluta certeza disso.

Naturalmente, o sr. Wilde estava sendo jocoso, mas se substituirmos a palavra “dinheiro” por “prosperidade’, veremos quanta verdade existe nessa afirmação. A prosperidade inclui o dinheiro, mas não é apenas tê-lo em grande quantidade.

 Ela é a fartura, a abundância, o fluxo, a generosidade do universo, que atende a todos os nossos desejos, porque, como foi dito anteriormente, um desejo já inclui o mecanismo que irá torná-lo realidade.

O universo é uma grande máquina de sonhos, que os produz e transforma em realidade, e nossos próprios sonhos estão irremediavelmente entrelaçados na tapeçaria de tudo o que existe no universo.

O mecanismo para a realização dos sonhos está contido primordialmente no poder do conhecimento, chamado de gyan shakti na Índia antiga, e no poder de intenção ou desejo, o iccha shakti.

Todavia, o poder do conhecimento e o poder da intenção, ou desejo, encontram sua força incomensurável e sua plena potencialidade no poder da transcendência -  o Atma Shakti, o poder do eu, o poder do Brahma, onde habita o infinito poder organizador do universo.

Os Vedas dizem: “Conheça uma determinada coisa conhecendo o que pode ser conhecido sobre tudo o mais”.

Saiba que no mais profundo de seu ser, nos recessos mais recônditos de seu coração, moram a Deusa do Conhecimento e a Deusa da Riqueza. Ame-as e alimente-as, e todos os seus desejos desabrocharão espontaneamente em forma material. Afinal, essas deusas possuem um único desejo. Elas querem nascer.(1)

Deus é Um-a só consciência. A unidade é o corpo de Deus de muitos nomes.

Salve, vós que sois a origem de todo o poder!
Vós SOIS de fato Brahman manifestado.


TAITTIRIYA –Upanishad
OM...
Que Mitra nos conceda a paz!
Que Varuna nos conceda a paz!
Que Aryama nos conceda a paz!
Que Indra e Brihaspati nos concedam a paz!
Que Vishnu que tudo permeia nos conceda a paz!
Salve Brahman!

De vós eu falarei. Proclamar-vos-ei em meus pensamentos como verdadeiro. Proclamar-vos-ei em meus lábios como verdadeiro.
Que a verdade me proteja, que ela proteja o meu mestre, que ela nos proteja a ambos. Que a glória venha a nós dois. Que a luz de Brahman brilhe em nós dois.

Vós sois Brahman, uno com a sílaba OM, que está em todas as escrituras — a sílaba suprema, a mãe de todos os sons. Fortalecei-me com a verdadeira sabedoria. Possa eu, ó Senhor, perceber o Imortal. Que o meu corpo seja forte e perfeito; que a minha língua seja doce; que os meus ouvidos ouçam somente louvores a vós.

 A sílaba OM é verdadeiramente a vossa imagem. Através dessa sílaba podeis ser alcançado. Vós estais além das garras do intelecto. Permiti que eu no esqueça o que aprendi na escrituras.

Sois a origem de toda felicidade e de toda prosperidade. Vinde mim como a deusa da prosperidade e derramai vossas bênçãos sobre mim

Que aqueles que buscam a verdade se reúnam em volta de mim, que eles venham de todos os lugares, para que eu possa ensinar-lhes as vossas palavras.

Que eu seja uma glória entre os homens. Que eu seja mais rico do que o mais rico. Que eu penetre em vós, Ó Senhor; e que vós vos reveleis a mim. Purificado me torno pelo vosso toque, Ó Senhor de inúmeras formas.

Sois o refúgio daqueles que se entregam a vós. Revelai-vos a mim. Fazei com que eu seja vosso. Eu me refugio em vós.

Sois o Senhor, imortal, autoluminoso, e de dourado fulgor, dentro do lótus de todos os corações. Dentro do coração vós sois revelado àqueles que vos procuram.

Aquele que habita em vós reina sobre si mesmo. Ele controla seus irrequietos pensamentos. Ele se toma mestre das suas palavras e dos seus órgãos sensoriais. Ele se torna mestre do seu intelecto.

Vós sóis Brahman, cuja forma é invisível, como o éter; cujo Eu é a verdade. Sois a paz perfeita e a imortalidade, o conforto da vida, o deleite da mente. Possa eu venerar-vos!

OM é Brahman. OM é tudo. Aquele que medita sobre OM atinge Brahman.

Após haver alcançado Brahman, um sábio declarou: “Eu sou a vida. Minha glória é como o pico da montanha. Estou estabelecido na pureza de Brahman. Alcancei a liberdade do Eu. Sou Brahman, autoluminoso, o tesouro mais brilhante. Fui contemplado com a sabedoria. Sou imortal, imperecível .”

OM...Paz—paz--paz.

Aquele que conhece Brahman atinge a meta suprema. Brahman a realidade permanente, é o conhecimento puro, e é a infinidade. Aquele que sabe que Brahman habita o lótus do coração toma-se uno com ele desfruta de todas as bênçãos.

De Brahman, que é o Eu, veio o éter; do éter, o ar; do ar, o fogo do fogo, a água; da água, a terra; da terra, a vegetação; da vegetação o alimento; do alimento, o corpo do homem. O corpo do homem, composto da essência do alimento, é o invólucro físico do Eu.

Cem vezes, a alegria de Indra representa uma unidade da alegria de Brihaspati: porém, a alegria do sábio a que o Eu foi revelado e que é livre de desejos não é menor do que a alegria de Brihaspati.

Cem vezes a alegria de Brihaspati representa uma unidade da alegria de Prajapati: porém a alegria do sábio a quem o Eu foi revelado e que é livre de desejos não é menor do que a alegria de Prajapati.

Cem vezes a alegria de Prajapati equivale a uma unidade da alegria de Brahman: porém, a alegria daquele que vê, a quem o Eu foi revelado e que é livre de desejos não é menor do que a alegria de Brahman.

Aquele que é o Eu no homem, e aquele que é o Eu no Sol, são um só. Verdadeiramente, aquele que conhece essa verdade conquista o mundo; transcende o invólucro físico, transcende o invólucro vital, transcende o invólucro mental; transcende o invólucro intelectual, transcende o invólucro do ego.

Está escrito: Aquele que conhece a alegria de Brahman, que não pode ser expressa com palavras e que a mente não pode alcançar, está livre do medo. Não é atormentado pelo pensamento: “Por que não fiz o que é certo? Por que fiz o que é errado?” Aquele que conhece a alegria de Brahman, por conhecer tanto o bem como o mal, transcende a ambos.

OM...
Que Brahman nos proteja, que nos guie, que nos dê força e entendimento correto.
Que a paz e o amor estejam com todos nós!

Bhrigu, aproximando-se respeitosamente de seu pai Varuna, disse:
“Senhor, ensinai-me Brahman.” Varuna explicou-lhe o invólucro físico, o invólucro vital e as funções dos sentidos e acrescentou: “Aquele de quem todos os seres nascem, em quem vivem, tendo nascido, e para quem, ao morrerem, retornam — procurai conhecê-lo. Ele é Brahman.”

Bhrigu praticou a austeridade e a meditação. Então pareceu-lhe que o alimento era Brahman. Pois todos os seres nascem do alimento e, tendo nascido, são sustentados pelo alimento, e no alimento entram depois da morte.

Esse conhecimento, contudo, não o satisfez. Aproximou-se mais uma vez de seu pai Varuna e disse: “Senhor, ensinai-me Brahman.”

Varuna replicou: “Procurai conhecer Brahman pela meditação. A meditação é Brahman”

Bhrigu praticou a meditação e aprendeu que a energia primordial é Brahman. Pois da energia primordial nascem todos os seres e, tendo  nascido, são sustentados pela energia primordial, e penetram na energia primordial quando morrem.

Bhrigu, porém, ainda estava com dúvidas a respeito do seu conhecimento. Assim, aproximou-se mais uma vez de seu pai e disse: “Senhor ensinai-me Brahman.” Varuna replicou: “Procurai conhecer Brahman pela meditação. A meditação é Brahman.”

Bhrigu praticou a meditação e aprendeu que a mente é Brahman. Pois todos os seres nascem da mente e, tendo nascido, são sustentado pela mente, e penetram na mente quando morrem.

Ainda em dúvida, ele se aproximou do pai e disse: “Senhor, ensinai- me Brahman.” Seu pai replicou: “Procurai conhecer Brahman pela meditação. A meditação é Brahman.”

Bhrigu praticou a meditação e aprendeu que o intelecto é Brahman Pois todos os seres nascem do intelecto e, tendo nascido, são sustentado pelo intelecto, e voltam ao intelecto depois da morte.

Ainda não satisfeito, duvidando da sua compreensão, Bhrigu aproximou-se do pai e disse: “Senhor, ensina-me Brahman.” Varuna replicou “Procurai conhecer Brahman pela meditação. A meditação é Brahman.

Bhrigu praticou a meditação e aprendeu que a felicidade é Brahman Pois da felicidade nascem todos os seres e, tendo nascido, são sustentado pela felicidade, e penetram na felicidade após a morte.

Esta é a sabedoria que Bhrigu, ensinado por Varuna, alcançou dentro do seu coração.

Aquele que alcança esta sabedoria obtém a glória, toma-se rico goza a riqueza e a fama.
Deve-se meditar sobre Brahman como a fonte de todo pensamento, vida e ação. Ele é o esplendor na riqueza, ele é a luz nas estrelas. Ele é tudo.

Se um homem meditar sobre Brahman como apoio, será apoiado. Se meditar sobre Brahman como grandeza, será grande. Se meditar sobre
Brahman como mente, será dotado com poder intelectual. Se meditar sobre Brahman como adoração, será adorado. Se venerar Brahman como Brahman, ele se tomará Brahman.

Aquele que é o Eu no homem, e aquele que, é o Eu no Sol, são um só.

Eu sou esse Eu! Eu sou vida imortal! Sobrepujo o mundo — Eu que sou dotado com resplendor dourado! Aqueles que me conhecer atingem a Realidade. 2

OM...Paz—paz—paz.  

Este texto é resultado de uma pesquisa:
1.Deepak Chopra

2.Os Upanishads - resumo do texto de Taittirya
a parte 1 do texto está no endereço abaixo
voce poderá gostar de :
 http://dharmadhannyael.blogspot.com.br/2012/10/om-aum-om-om.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário