sábado, 1 de junho de 2013

Cansaço e Fadiga, anemia, ervas.




Cansaço e Fadiga

Pesquisado por dharmadhannya

COMO É A VISÃO MÉDICA

Cansaço e fadiga são sinônimos e significam que a pessoa não está conseguindo fazer o mesmo nível de esforço de antes, pois sente redução de sua capacidade física.

Segundo a medicina, o cansaço pode ser subdividido em vários tipos, de acordo com sua gravidade.

Cansaço subjetivo ocorre quando a sensação de cansaço é muito  discreta e não pode ser medida pelo médico por parâmetros objetivos. E como cansaço mais intenso que o normal ao final de um dia de trabalho, ou sensação de cansaço mental com atividades corriqueiras sem outros sintomas.

Cansaço objetivo ocorre quando o médico pode evidenciar que a pessoa reduziu efetivamente sua atividade física, comparando com a atividade anterior da pessoa e com o esperado para um ser humano qualquer naquela faixa etária. O cansaço objetivo pode ser de três tipos, de acordo com sua intensidade.

a) Cansaço aos grandes esforços: quando a pessoa sente cansaço intenso após correr 100m, ou para arrumar e varrer um quarto. Contudo, este parâmetro tem de ser adaptado à realidade da pessoa; considerando-se uma pessoa velha (acima de 60 anos), a capacidade de esforço está reduzida; e, ao inverso, no caso de um atleta, ela vai ser maior que o da população em geral.

b) Cansaço aos médios esforços: quando a pessoa sente cansaço intenso após caminhar dois ou três quarteirões, ou após lavar os pratos de um jantar de seis pessoas, ou servir a mesa para o jantar.

c) Cansaço aos pequenos esforços: quando, para andar da cama até o banheiro, a pessoa fica ofegante.


O cansaço, segundo a medicina, pode ser causado por uma infinidade de causas. Contudo, algumas são clássicas e mais frequentes, como as seguintes: estresse, sono inadequado, anemia, alimentação inadequada, síndrome da fadiga crônica, doenças do coração e do pulmão, doenças crônicas em geral etc.
 As pessoas com cansaço subjetivo podem tratar-se com fitoterapia, mas aquelas onde o cansaço é objetivo devem procurar atendimento médico para afastar a possibilidade de uma doença mais grave.

COMO É A ABORDAGEM DA MTC?

Na visão oriental o cansaço surge quando os constituintes corporais que nutrem, que são o sangue e a energia, estão deficientes. A falta de energia e sangue deixa os órgãos e vísceras sem nutrição adequada, e eles não produzem suficiente energia e sangue, por sua vez causando um ciclo vicioso que vai se agravando progressivamente.

 Assim, não há energia e sangue para circular nos meridianos, e a pessoa não consegue fazer suas atividades físicas normais. Por outro lado, a energia e o sangue não sobem à cabeça causando cansaço mental e dificuldade de concentração. A deficiência de energia e de sangue podem acontecer em separado e possuem diferenças sutis.

Anemia
A pessoa que sofre de anemia tem uma aparência pálida. As mucosas, os lábios e o tecido conjuntivo dos olhos igualmente mostram-se pálidos.. Elas se cansam muito, não têm disposição para trabalhar e, em casos mais graves, tendem a sofrer tonturas, desmaios, sentir zumbidos nos ouvidos e palpitações cardíacas.

 O organismo produz uma quantidade insuficiente de glóbulos vermelhos e de hemoglobina. A oxigenação do organismo é insuficiente. As causas podem ser diversas: danos por alimentação, infecções, tumores, intoxicação no desempenho de tarefas profissionais, parasitas intestinais, sangramento de hemorroidas e baixa absorção de ferro. Como principais componentes da dieta são recomendadas frutas, legumes e verduras.

 Dentre todas as espécies de frutas e legumes, a Aloe contém a maior quantidade de substâncias ativas e as de melhor efeito, de maneira que a Aloe se apresenta por sí mesma para combater a anemia, ainda mais que ela traz uma contribuição decisiva para o processo de formação do sangue. Beber o seu suco da parte interna (aprox. 50 mi/dia) revelou-se de grande valia na promoção da cura. Atenção, experimente uma pequena porção – há pessoas que manifesta alergia a planta. Recomendo a parte interna da planta.

Já encontrei pessoas que tinham vermes e que estavam com anemia


COMO É O TRATAMENTO COM FITOTERAPIA?
1) Cansaço por deficiência de energia

A pessoa sente cansaço, palidez, fraqueza nas pernas, fezes amolecidas, falta de apetite e falta de ar discreta. Como a energia pertence ao YÁNG, sua falta vai prejudicar o aquecimento do corpo, causando sintomas de “frio”, como frio nas extremidades, aversão ao frio e sonolência. Para tratar a deficiência de energia emprega-se a seguinte fórmula adaptada de SI JUN ZI TANG, em decocção, 1 ou 2 vezes ao dia.

Ginseng (Panax ginseng, radix)    6 a 9g  
Pfafia (Pfafia paniculata, radix)      6 a 9g
Marapuama (Ptychopetalum olacoides, cortex) 5 a 6 g
Gengibre fresco (Zingiber officinale,  rhizoma recens) - 5 a 7g
Aperta-ruão (Piper aduncum, fructus) 3 a 6g
Alcaçuz (Glycyrrhiza glabra, radix) 3 a 6g

2) Deficiência de sangue

Neste caso também temos cansaço, palidez, falta de ar discreta, mas alguns sintomas serão diferentes. Podem ocorrer, em algumas pessoas, aumento de apetite e prisão de ventre. Como o sangue pertence ao YIN, sintomas de “calor” como insônia, boca seca, palpitações e sensação de calor no corpo ou na cabeça podem estar igualmente presentes.

 Nas mulheres a deficiência de sangue é mais frequentes, pois elas estão sempre perdendo sangue durante as regras, e estas podem reduzir de volume ou parar completamente com a evolução do problema. O tratamento é feito com a seguinte fórmula, modificada a partir de SI WU TANG, administrada como decocção 1 a 2 vezes ao dia.

Angélica (Angélica archangelica, radix) 3 a 6g

Peônia (Paeonia officinalis, radix) 6 a 9g

Agoniada (Plumeria lancifolia, cortex) 6 a 9g

Casca-de-anta (Drymis granatensis,cortex) 4 a 7g

Bardana (Lappa major, radix) 6 a 12g BARDANA/FOLHA "Arctium lappa" Indicada principalmente para a pele e como antibiótico, é ainda diurética, hipoglicemiante, anti-inflamatória, bactericida, depurativa e cicatrizante, além de agir no couro cabeludo nas dermatites descamantes.

3) Deficiência de energia e sangue

Quando as duas deficiências ficam combinadas, o mesmo ocorre com seus sintomas. Assim, os pacientes queixam-se de cansaço, falta de ar, memória fraca, falta de apetite, palpitações, fraqueza nas pernas e palidez. Predominam sintomas de “calor” no centro, como insônia, ansiedade e boca seca, e sintomas de “frio” na periferia, como pés e mãos frios.

 O intestino pode ser discretamente preso ou solto, conforme predominar deficiência de sangue ou de energia. Para tratar deficiências de energia e sangue combinadas, a fórmula é adaptada de BA ZHEN TANG, que resulta da fusão de SI JUN ZI TANG e SI WU TANG. A fórmula deve ser administrada 1 a 2 vezes ao dia em decocção.

Ginseng (Panaxginseng, radix) 6 a 9g
Pfafia (Pfafla paniculata, radix) 5 a 7g
Marapuama (Ptychopetalum olacoides, cortex) 3 a 5g
Aperta-ruão (Piperaduncum,fructUS) 3 a 5g
Angélica (Angelica archangelica, radix) 6 a 9g
Peônia (Paeonia officina lis, radix) 5 a 7g
Agoniada (Plumeria lancifrlia, cortex) 5 a 7g
Casca-de-anta (Drymis granatensis, cor! ex) 3 a 5g
Bardana (Lappa major, radix) 6 a 1 2g
Gengibre fresco (Zingiber officinale
rhizoma recens) 2 a 4g
Alcaçuz (Glycyrrhiza glabra, radix) 3 a 6g

OUTRAS RECOMENDAÇÕES
O cansaço subjetivo, muito frequentemente, é causado ou agravado pelo estresse. Nestes casos é importante a pessoa fazer um exercício físico moderado diário, como uma caminhada de uma hora.
Alimentação saudável também é fundamental, assim como um mínimo de oito horas de sono. Pessoas que estão trabalhando demais podem desenvolver um esgotamento mental, conhecido por estafa, e sentir muito cansaço. Quando o problema for excesso de trabalho, umas boas férias vão ajudar bastante.

As medicinas que atuam equilibrando a pessoa podem dar bons resultados em caos de cansaço subjetivo. Portanto, pode-se tentar a homeopatia, a acupuntura, a medicina Ayurvédica ou a medicina antroposófica. Às vezes o cansaço está associado à falta de vitaminas, ou de oligoelementos,  a problema de Tireóide, anemia...


A pessoa que sofre de anemia tem uma aparência pálida. As mucosas, os lábios e o tecido conjuntivo dos olhos igualmente mostram-se pálidos.. Elas se cansam muito, não têm disposição para trabalhar e, em casos mais graves, tendem a sofrer tonturas, desmaios, sentir zumbidos nos ouvidos e palpitações cardíacas.

 O organismo produz uma quantidade insuficiente de glóbulos vermelhos e de hemoglobina. A oxigenação do organismo é insuficiente. As causas podem ser diversas: danos por alimentação, infecções, tumores, intoxicação no desempenho de tarefas profissionais, parasitas intestinais, sangramento de hemorróidas e baixa absorção de ferro.

Como principais componentes da dieta são recomendadas frutas, legumes e verduras. Dentre todas as espécies de frutas e legumes, a Aloe contém a maior quantidade de substâncias ativas e as de melhor efeito, de maneira que a Aloe se apresenta por sí mesma para combater a anemia, ainda mais que ela traz uma contribuição decisiva para o processo de formação do sangue. Beber o seu suco (aprox. 50 mi/dia) revelou-se de grande valia na promoção da cura.

Angélica - Angelica officinalis

É conhecida como erva-de-espírito-santo, raiz-do-espírito-santo,  erva dos anjos.

Atua como calmante do sistema nervoso, reduz o aparecimento de dores de cabeça e de perturbações nervosas e alivia cãibras, reduz o cansaço.
 Não deve ser usada por gestantes, diabéticos, nem por pessoas com problemas nas varizes ou hemorroidas e nem pacientes sensíveis aos sangramentos e hemorragias. Pode causar tonturas ou até desmaios.

Indicações:  cólica, disenteria, problemas hepatobiliar, neurose e debilidade nervosa. Combate a falta de apetite e a enxaqueca. Afecções do aparelho digestivo, má digestão, dilatação do estômago, cólicas abdominais,  insuficiência hepática, flatulência, diarreia, vômitos, espasmos gastrintestinais,  falta de apetite, fígado, gases, gastrenterite,   nos casos de depressão, dores de cabeça nervosismo,  inapetência, insônia, melancolia, problemas digestivos, prostração  retenção de líquidos,. reumatismo,
Parte utilizada: caule (talo), óleo essencial, raízes, rizoma, sementes, folhas.


A medicina alternativa inclui práticas como a acupuntura, quiropraxia, uso de produtos herbários ou botânicos, terapias de massagem, hipnose, técnicas de respiração, meditação, ioga, dentre outras. Estas práticas não substituem, porém complementam a medicina tradicional, por isso podem ser chamadas também de Medicina Complementar. O tratamento alternativo deve acompanhado por um médico, por exame complementares. Se não melhorar os sintomas procure um médico

As plantas  ervas medicinais, mesmo sendo medicamentos naturais , e se usadas indevidamente podem intoxicar..., quando for usar uma erva pela primeira vez, coloque pequena quantidade, você pode ser alérgica e apresentar reações alérgicas.
As informações deste blog  tem apenas fins educacional, informativo para pesquisadores e estudiosos do assunto.

Consulte um médico, um especialista.
Este texto é resultado de uma pesquisa inspirado em vários autores 
D. Jose Maria  Caribé, Dr. Jose Maria  Campos, Abreu Mattos e outros


http://dharmadhannyael.blogspot.com.br

        Dicas de cursos.!!!



Assessoria em Inglês, Português e Francês.
Elaboração de textos, revisão e tradução.
 Aulas para adultos,
Aulas para terceira idade,
 Aulas com música para iniciantes
preferencialmente
 via Skype , via e-mail  
         mlucampos1@gmail.com 



Nenhum comentário:

Postar um comentário