terça-feira, 23 de junho de 2015

O signo de Câncer - Lua em Câncer..





O signo de Câncer - Lua em Câncer..

22 de Junho a 23 de Julho.

“Tendo a Astrologia como premissas básicas as Leis de correspondências (“ O que está em cima é como o que está embaixo” ) - Conceito de Ressonância), a Astrologia associa-se à Lei de Polaridade que ensina:

Vivemos num Universo dual em que cada circunstância pode ser experimentada em seu pólo positivo ou negativo,; assim os 12 signos devem ser compreendidos, pois são 12 diferentes modelos mentais, capazes de desenvolver em plenitude ou se reduzir aos níveis menores".

Maria Eugênia de Castro nos chama atenção : “As personalidades “Quase- Câncer”.

Algumas pessoas também compartilham, por analogia , das fortes influências do signo ou possuem personalidade com traços típicos de Câncer quanto têm, nos seus mapas, as seguintes posições:

Lua na primeira Casa. 
Lua ou Sol na quarta casa 
Lua ou Ascendente em Câncer. 
Aspectos da Lua com Ascendente ou com o Sol. 
Aspectos da Lua com o regente do mapa 
O Regente do mapa na quarta Casa ou ainda em Câncer. 
O Dominante em Câncer ou na quarta Casa. (1)


Câncer é um signo de água regido pela Lua,

é um signo cardinal do elemento Água (símbolo do inconsciente) e o Sol brilhará neste signo com muita luz na área dos sentimentos, intuição, sensibilidade, imaginação e emoções.

A hora do nascimento determina o ascendente, e toda uma cadeia biológica é assim criada, e temos nossos corpos, com seus vícios e virtudes, suas debilidades, suas forças e predisposições fisiológicas, tudo conforme a linhagem dos ancestrais, o signo de Câncer rege tudo isso.

Através da Lua, que governa, esse signo reflete também condições físicas e morais que nos precederam. Só os corpos dos nossos antepassados desapareceram, mas em verdade, ele continuam presentes em nós - os liames ancestrais que nós amamos, combatemos, ancestrais que nasceram ou pereceram, essa porta no caso dos nativos de Câncer, abre-se para o inconsciente.

O sentimento de continuidade com o passado é muito importante para ele. O passado é muitas vezes mais real para Câncer que o presente, pois ele já é conhecido e, portanto seguro. As raízes de Câncer estão profundamente enraizadas na terra ( família, memória, passado, em sua história). Ao signo de Câncer vinculam-se os mistérios esotéricos.

“A morte e a meia-noite estão associados ao túmulo que representa simultaneamente o nascimento e o fim. O signo de Câncer comanda a meia-noite, as trevas que imperam sobre o túmulo. Esse signo, o das grandes profundidades aquáticas, sugere também o nascimento da coletividade humana.

O signo de Câncer, regido pela Lua, que esposa todos os estados, reflete-se e engloba as forças materiais, animadas pelas forças espirituais. Constitui, portanto, como todos os signos da água, uma etapa no caminho da iniciação”

Em qualquer iniciação, cabe ao inconsciente guiar o inconsciente, à alma dirigir o corpo. O canceriano precisa pensar que os instintos,a s emoções não devem ter predominância sobre a vontade, e que o uso da razão, da mente iluminada pela alma e suas virtudes iluminam a consciência do iniciado.

No signo do Caranguejo ocorre uma necessidade específica de elevar a consciência do plano astral para o plano mental, onde a mente poderá dominar hábitos emocionais antigos e bem radicados, e quaisquer outras reações supra-sensíveis que impedem o progresso espiritual.

Seu trabalho é o de efetuar uma síntese de seus corpos físicos, emocional e mental.

Atraves dos relacionamento, inclusive com a família, com os amigos e com grupos de todo tipo - tornando-se um servidor da humanidade, estará servindo às massas,à familia humana; assim, ele irá alçançar uma visão mais abrangente, ele poderá visualizar uma percepção que faz parte de um todo maior.

“Cada ser, passando por esses estados, ultrapassa-os e se realiza de maneira total. Os estados superiores são simbolizados pelo Céu; os inferiores, pelo inferno. Júpiter, exaltado em Câncer, sinônimo do guru, do guia, sugere , por sua mediação, a meta a ser alcançada ,a energia e a graça que nos são concedidas para esta transformação”.

“A palavra consciência deriva do latim, consciêntia, que significa conhecimento. Daí decorre que todo e qualquer conhecimento autêntico se opera através do predomínio do consciente sobre o inconsciente. Numa situação-limite a pessoa privada de consciência estará também fora do conhecimento e da vida.

Um inconsciente torna-se, pois, o joguete de forças infra-humanas, isto é, situadas abaixo do humano. Seu livre arbítrio, sua vontade, cujo papel consiste em elevá-lo acima da condição humana comum, já não lhe pertence.”

Quem não tem vontade própria assume uma outra vontade, quer seja a vontade divina (localizada no alto da montanha, e exige esforço de uma escalada) - lugar onde se encontra a verdade que liberta; quer a vontade compulsiva destruidora, invejosa , que permance obscura e leva para o abismo.

Câncer rege o peito, o estômago, a região abdominal, os intestinos, o diafragma e a área do plexo solar que no homem não desenvolvido é o centro de seus desejos inferiores. Sabemos que é muito difícil libertar-se dos desejos, mas uma vontade consciente uma vez transformada em expressão de algum valor maior, para servir passam a ser um ativo muito valioso.

“O desejo não são apenas empurrões vindo de trás (pressões). Incluem também os estados complexos orientados para o futuro, “intenção”. Mais do que “desejo” - que está ligado às emoções, o termo define a presença dos componentes racional e ideacional em todo esforço produtivo”.

Câncer regido pela Lua, e as suas fases, em constantes mudança, dão uma imagem bem real das marés de humores, desejos, sentimentos, temores e intuições que varrem constantemente este signo de temperamento aparentemente sólido e conservador.

Seu próprio humor, tão variável e imprevisível, pode ser para ele tão pertubador como as reações insensíveis e talvez críticas que eles temem receber, e isso talvez cause mudanças inexplicáveis, fazendo-o ficar carrancudo e mal-humorado.

Para compreendermos o universo emocional de Câncer, do elemento água precisamos investigar onde a Lua se encontra na carta astral.

Os astros inclinam sem impor nada, é que trazemos a “inclinação em nós, em nossas funções biológicas e psicologicas e atávicas”. “É o céu exterior que mostra o caminho interior”. “O planeta do firmamento não reina nem sobre mim nem sobre você, quem o faz é aquele de dentro de nós”. Paracelso

O canceriano possui uma imaginação fértil, é intuitivo, receptivo, sensível, sugestionável e criativo. A lua em Câncer ou na casa 4, oferece ao indivíduo a intuição instintiva, imaginação fértil, e o acesso ao mundo da fantasia, que se bem usada, proporciona “insights”; o qual possibilita o acesso ao mundo das imagens e da criação artística.

Extremamente delicados macios por dentro, vestem-se exteriormente com sua famosa carapaça que esconde e protege sua grande sensibilidade, ternura, necessidade de proteção emocional, aconchego, e segurança.

Eles sentem a emoção da vida, e são especialmente afetados pelo ciclo lunares, ou seja tornam-se muitas vezes vulneráveis à mudanças de humor. Ensine-os a ter consciência desse ciclo mensal para que possam se preparar e se proteger. Para equilibrar seus pontos fracos, os cancerianos têm natureza afetuosa, memória retentiva ( a tenacidade do caranguejo) de qualidade fotográfica, capazes de rápida absorção e reflexão.

“O tema da identidade, para Câncer, ultrapassa as fronteiras do individual, já que este arquétipo encontra sua expressão na medida em que se identifica com suas raízes e encontra sua ancestralidade. Ou seja, alguém com Sol, Ascendente ou Lua em Câncer constrói um senso do "Eu" a partir da atualização de vivências emocionais do seu passado.

A família é importante para Câncer, por isto é importante que a criança encontre no mundo segurança, estabilidade, proteção, afeto, dentro de casa. Câncer é apegado ao passado - a tradição, o lar, a família. Caseiro e maternal, intuitivo e empático; um relacionamento suficientemente bom com a mãe é importante para a sua segurança emocional.

Um canceriano sem raízes, sem lugar para retornar perde seu rumo, e direção. Neste caso ele tem que aprender a lançar suas próprias raízes, seja criando uma nova família, um grupo de amigos, ou mesmo um projeto de trabalho.

Maria Eugenia de Castro sinaliza para a polaridade negativa da experiência do nascimento, que pode ser traumática - a criança começa a sentir rejeição no próprio ventre materno. A mãe passa ao feto toda a sua angustia vivida na gravidez.

A criança canceriana não suporta a rejeição e o abandono, precisa da segurança do amor incondicional.

A criança de Câncer sente que todos são seus irmãos, que sua família é a humanidade. É um bom conciliador, agrega pessoas , aparta as brigas e reuni pessoas, este é um dom maravilhoso quando empregado com crianças.

O princípio de nutrição é muito importante. Essas crianças precisam ser nutridas, cuidadas com atenção e estimuladas. Elas tambem querem cuidar dos outros. Se a criança no seu desenvolvimento apresenta doenças ligadas ao aparelho digestivo deve ser observada com todo cuidado.

Para Liz Greene “o signo que se encontra a Lua simboliza o material de que somos feitos. As casas são esferas da vida nas quais os planetas se expressam. O signo revela onde está a melhor nutrição para a sua Lua - em Gêmeos seria a satisfação dessas necessidades específicas, e num mundo ideal, sua mãe seria a pessoa certa para fazer isso, porque compartilharia dessas suas características; podemos concluir que a criança geminiana precisa de alguém que lhe ofereça segurança lunar através da comunicação e da escuta.

Se a Lua estivesse em Touro, na casa 9, sem dúvida eu teria a necessidade instintiva de alguma perspectiva filosófica ou cosmovisão abrangente, bem como anseio por viagens e aventuras.

A Lua nos signos de Gêmeos, Aquário e Libra expressa necessidades fundamentais para a Lua em ar. Apesar da Lua em ar precisar do contato com os outros, ela tende a se afastar de dinâmicas emocionais complexas devido a esse excesso de delicadeza e de sensibilidade estética. O isolamento provoca ansiedade na Lua aérea, mas isto também ocorre diante de sentimentos poderosos que ameaçam afogar a Lua em Ar nas sombrias correntes subterrâneas.

A Lua em Aquário procura racionalizar suas emoções - analítica, muitas vezes dissociada e evasiva quando se vê ameaçada pelo excesso de intimidade e de confusão mental. Há uma tendência de escapar dos relacionamentos. Há o medo do descontrole, dos conflitos, da paixão e das emoções.

O ar precisa de clareza, beleza, liberdade, luz e graça à vida, e nada é tão nebuloso e ambíguo quanto os sentimentos humanos.

A lua no signo de ar se afasta da fusão. A mente é tão boa na definição de limites quanto as emoções na sua dissolução. Assim, a Lua em signo aéreo tende a encontrar segurança nas esferas cristalinas onde a idéia da vida não é maculada pelas imperfeições da realidade.

A Lua no signo de ar pode ser considerada fria, desprovida de sentimentos, mas precisamos considerar que sentimentos e emoções - ódio, medo, inveja incomodam porque o Ar precisa de compreender e de racionalizar seus sentimentos e emoções; e não ser dominados por eles.

A Lua aquática precisa acima de tudo, receber reações emocionais dos outros, a troca de emoções é um meio de aproximar as pessoas. Quando a Lua em em Câncer está bloqueada, ela produz um comportamento altamente manipulador a fim de conseguir cuidados e atenções que necessita. A Lua muitas vezes sinaliza a carência, a dependência, o medo da solidão da perda, da morte, revela a raiva e o ódio daquele que não lhe oferece amor e atenção.

A Lua é um reflexo de nossa natureza instintiva, ela é essencialmente desarticulada, reflexo de nossa natureza instintiva, e frequentemente a pessoa desconhece tanto sua insatisfação quanto o motivo do descontentamento. A lua tende a produzir estados de humor, motivo de descontamento, depressão e pequenas doenças quando não temos consciência de nossas necessidades.

O canceriano irá sentir na “pele” a influência da lua no signo e na casa em sua vida. A presença da Lua em qualquer casa ou signo dá um poder maior aos assuntos dessa casa, ou do signo, mas na prática temos que considerar o conjunto do horóscopo todo e os aspectos que incidirem sobre os planetas. 


1.“O signo de sua Lua lhe diz algo a respeito do modo como você experimenta ou vê a mãe, e de como você é como progenitor ou mãe; como você provê ou gosta de ser provido. Ele descreve a imagem da “Anima ou a imagem do feminino.” 

2. O signo de sua Lua descreve sua natureza emocional, o modo como você responde instintivamente ou reage a eventos e ao ambiente. Caso a Lua não esteja excessivamente inibida por outros aspectos (ou por um pesado condicionamento cultural em sentido contrário), reagiremos naturalmente à vida conforme o seu signo.



3) O signo da Lua costuma mostrar a maneira de ser que nos dá conforto e segurança. Ele mostra ainda o modo como você se afasta de tudo quando precisa descansar ou fazer uma pausa; descreve o seu santuário. Também pode dizer alguma coisa sobre sua vida doméstica” . (4)


Eu sou Dharma Dhannyá.
Psicoterauta transpessoal e astróloga.

Este texto é uma pesquisa e foi inspirados nos ensinamentos
Hector Octon
http://www.astrothon.com/Signos/SubSignos118989444
(1) Maria Eugênia de Castro.

(2) Lúcia Maria Silva.

(3) Júlio Cesar Parreira Lima.

(4) Liz Greene e Howard Saspotas.imagens:

Pesquisado por Dharmadhannya


Este texto está livre para divulgação desde que seja citada a fonte:

Repassando à Chama  Violeta da
 Purificação e da Liberação
se puder  repasse...

Meus blogs


http://astrologiadevenusemercurio.blogspot.com.br/

https://www.facebook.com/dharmadhannyael

Eu estou no G+ :
Comunidade
https://plus.google.com/communities/111702837947313549512

Haja luz para compartilhar para o bem de todos.
Somos Um-a só consciência.
Este espaço está protegido pelos anjos e por Hermes
Estou neste momento me unindo com o Poder  e a Força da Unidade, com o poder de todos os anjos, querubins, Serafins, Elohim.

Melchizedek, Sandalfon, Metraton,
Gabriel, Rafael, Haniel, Miguel, Camael, Tsadkiel,
Raziel, Uriel,  Samuel
Os anjos seguem na frente abrindo meus caminhos
e me protegendo Com a Justiça Divina.
Amém!
Direitos Autorais -  Algumas imagens neste Blog foram obtidas no Google Imagens ,alguns sites e de meus arquivos. A publicação das mesmas não têm fins lucrativos e é de boa-fé, caso se sinta ofendido em seu direito autoral, favor entrar em contato para exclusão das imagens.

Copyright © Dharmadhannya - 2011 - Todos os Direitos Reservados - Autorizamos a reprodução do conteúdo desta página em outras páginas da web,  para fins de estudo, exclusivamente. Porém, comunicamos que as nossas obras estão protegidas pela lei dos direitos autorais, o que nos reserva o direito de exigir a indicação dos nomes dos autores e a  fonte das obras utilizadas em estudos.








Nenhum comentário:

Postar um comentário