quinta-feira, 4 de setembro de 2014

COMO OBTER AQUILO QUE SE DESEJA - Primeira parte



COMO OBTER AQUILO QUE SE DESEJA - Primeira parte

Vamos falar das nossas três colunas, ou as três energias-inteligência na lâmpada. A da esquerda é receber. A da direita é dar. E qual a força do meio? É a restrição — o poder de resistir ao fluxo imediato de energia que vai do mais para o menos. É por aí que se revela a Luz.

De acordo com a Cabala, o único caminho para a satisfação é ser parte deste sistema de três colunas, no qual você tem uma oportunidade de transformar seu Desejo de Receber Somente para Si Mesmo a atração gravitacional do “eu, eu, eu” — em Desejo de Receber com a Intenção de Compartilhar.

As leis do universo são simples. Toda vez que você recebe energia somente para si mesmo — toda vez que gananciosamente obtém energia sem aplicar restrição, sem dominar seu Desejo de Receber, sem dar algo em troca —, você recebe o Pão da Vergonha.

 Você receberá a energia e ela lhe dará satisfação por um momento, criando a sensação que deseja — mas depois vem o curto-circuito e, em vez de alegria, terá negatividade e caos na sua vida.


Esta é uma lei básica da natureza, assim como a lei da gravidade. Este mundo foi projetado para que compartilhemos tudo que recebemos. BilI Cates e sua mulher, por exemplo, colocaram este compartilhar em ação em larga escala estabelecendo uma fundação filantrópica para distribuir sua grande riqueza, em escala menor criando um lar e tendo filhos.

Em termos cabalísticos, fazer restrição significa receber com a intenção de compartilhar com outros e não somente para si mesmo. E ser espiritual significa estar ali para outros seres humanos quando eles precisam de você. Você está pronto para sair de sua zona de conforto para ajudá-los. É então que a Luz do Criador pode fluir através de você e criar milagres na sua vida.

O que isto significa em termos práticos, do dia-a-dia?
“Quero alguma coisa, então primeiro tenho que dar.”
“Quero que me ouçam, então preciso ouvir os outros.”
“Quero ser respeitado, então preciso respeitar.”
“Quero ser amado, então preciso dar amor.”

Quando você se preocupa somente consigo mesmo, o Criador não pode entrar. Afinal, você já tem quem cuide de você. É somente quando você se preocupa com os outros que o Criador enxerga as suas necessidades.

No Mundo Infinito, o Receptor original tinha tudo, exceto a oportunidade de fazer por merecer a Luz que recebia. Estava atolado no Pão da Vergonha, e por isso, como o filamento da lâmpada descrito anteriormente, ele resistiu ao fluxo de Luz e recuou.

Ele disse para a Força da Luz do Criador: “Pare. Não quero mais nada até que eu possa dar alguma coisa de volta.”

Quando você é proativo — quando repele e resiste ao Desejo de Receber Somente para Si Mesmo —, imita este processo da criação.

Mas podem acontecer determinadas situações na vida que colocam você sob pressão, levando-o a dizer: “Ah, é assim? E eu, como é que fico?” No momento em que você começa a se sentir no direito de alguma coisa, deixa de ser a causa, deixa de ser parte da Luz e passa a ser reativo a ela — um efeito.

Pense na sua vida. Quando você cede à gratificação instantânea e ao egoísmo, quando deixa de se esforçar, quando não liga o motor de arranque, ou não assume responsabilidade;

 quando simplesmente segue sua tendência natural e seus desejos imediatos, quando você tem preguiça ou procrastina — neste momento está agindo como a Luz?

 É óbvio que não. Em momentos assim, na Cabala, diríamos que você está desconectado da Luz. Você está agindo a partir do Desejo de Receber Somente para Si Mesmo — o centro de tudo é o “eu, eu, eu”.
O que isto traz para sua vida? Caos e escuridão.

O propósito deste mundo físico é o de retirá-lo do sistema das duas colunas de dar e receber e, através do livre-arbítrio, criar a terceira coluna.

Esta terceira coluna representa a idéia de ser proativo e não é física. É uma questão de consciência. É como o filamento — a resistência. Sua consciência ajuda a determinar quanta Luz seu Receptor pode receber.

Se sua consciência estiver voltada para o “eu, eu, eu”, sua capacidade de receber a Luz, seu Receptor, será bem pequena. Só cabe um. Mas se você pensar no bem-estar de todo o planeta, imagine o tamanho que seu Receptor pode ter. Este tipo de consciência é transformador. Cura as pessoas e lhes permite que sintam verdadeira plenitude.

Você pode estar se perguntando: “Como posso mudar minha situação para estar na Luz?”

Mais uma vez, a resposta é fácil. A única maneira de restaurar a Luz, de remover o caos e de obter plenitude é agindo como a Luz. Isto significa dar e criar. E ser um criador significa ser a causa, ser o iniciador, ser proativo.

Mas ser um doador e um criador pode ser difícil. Pode ir contra sua inclinação natural de ser reativo, de ser um efeito, de estar somente do lado que recebe.

 Ser proativo significa resistir a tentações e aos seus Instintos mais básicos — recusar o dinheiro fácil, a mentalidade de “algo em troca de nada”, a emoção inconsciente, o ego.

Ser proativo significa assumir responsabilidade, em vez de viver numa mentalidade de vítima e continuamente se queixar de como o mundo é injusto com você.

Imagine, por exemplo, que você chega em casa do trabalho depois de um dia duro, com fome e cansada. As crianças estão gritando pedindo atenção e seu marido está tão exausto quanto você. As meias e a cueca dele estão jogadas no chão do quarto e tem brinquedos espalhados pela cozinha.

A caixa de correio está lotada. A panela está fervendo — em vários sentidos. Qual a coisa reativa a se fazer? Você perde o controle. Berra, grita e faz um estardalhaço, piotando o caos. Este é o caminho mais fácil.


Se você estiver partindo de uma mentalidade de vítima, não há nada que possa fazer a respeito da sua situação senão reclamar. Se estive vindo de um lugar de expectativas, fica só construindo um arquivo contra seu marido que aumenta dia após dia (para prejuízo do seu casamento) e não assume responsabilidade nenhuma.

 Qualquer que seja o caso, você está sendo reativa, um efeito — e a partir deste lugar a plenitude parece um sonho muito distante.

Mas existe uma saída desta lama. Recentemente, o Instituto Internacional do Envelhecimento pesquisou pessoas felizes ao redor do mundo e encontrou um laço em comum que as une: todas disseram ter poder de assumir o controle das suas vidas, de ser uma causa. Quando você vive num estado que inclui comportamento proativo, é aí que se encontra a plenitude e o controle do universo físico.

Então você quer um lar pacífico quando chega em casa? Quer ter certeza de se sentir saudável? Se você não tiver expectativa de que alguma outra pessoa vá resolver o problema se assumir responsabilidade por ele e ficar proativa em vez de reativa —, descobrirá 1 50 maneiras criativas de tornar sua vida melhor.

 Quem sabe você pode contratar uma cozinheira para fazer o jantar e melhorar a sua chegada em casa. Ou você pode jantar fora, ou encomendar comida chinesa duas vezes por semana. Ou você pode pedir ajuda a alguém da família ou contratar uma babá para poder descansar um pouco com o seu homem amado.

Recentemente me encontrei com uma jovem no Kabbalah Centre de Nova York que durante cinco anos tinha sido viciada em drogas. Mas depois de ter apenas seis aulas no centro ela nunca mais as usou. Nunca mais. Fim. Como? Ela fez reabilitação? Não mesmo.

 Um dia ela simplesmente decidiu: “Chega de drogas.” E foi isto. Ela compreendeu que era dependente das drogas como uma forma de se satisfazer. “Eu não queria mais me satisfazer com coisas temporárias”, ela me disse, “porque depois eu sempre me sentia na pior de novo. E cada vez eu afundava mais. Então decidi mudar isto. Quis mudar minha consciência, criar minha própria satisfação, em vez de depender das drogas para fazerem isto por mim.”

Esta mudança exigiu esforço por parte dela? Claro que sim. Foi fácil? Claro que não. Mas a consciência fez toda a diferença. O comportamento proativo não vem naturalmente, é preciso investir nele. Você precisa perceber como está reagindo e depois se dedicar a condutas proativas para se sentir feliz.

Você precisa ter uma visão, precisa ir além dos seus limites, tem que assumir o controle da sua vida. No momento em que você assume a responsabilidade, percebe que criou uma nova realidade. Você pode ter controle, você pode mudar sua vida.

 Mas assumir responsabilidade pode ser uma proposta assustadora. A maioria de nós pode preferir colocar a culpa no outro. Preferimos dizer: “Sabe o quê? Não há nada que eu possa fazer.” Se você descobre que pode causar impacto, fica obrigado a entrar em ação e mudar sua vida.


Somos nós mesmos, e mais ninguém, que nos limitamos. Nossa própria consciência reativa atrapalha. Quando você estiver pronto para abrir mão da sua consciência reativa, terá um desejo espiritual maior, porque estará aberta para receber toda a Luz que existe no universo. Berg K

Este texto está livre para divulgação, desde que seja citado o endereço do blog.
Haja Luz para compartilhar para o bem de todos... Movendo a vida a Luz circular ... Dharmadhannyael





Nenhum comentário:

Postar um comentário