terça-feira, 3 de março de 2015

Quinto Chakra - Garganta - Força da Vontade .

                                     
                                                    

  

             Quinto Chakra -  Garganta - Força da Vontade .

“Tanto o desejo como a vontade são absolutamente
criadores, formando o próprio homem e o meio ambiente
em que ele deve viver. Mas a vontade cria inteligentemente,
enquanto o desejo cria cega e inconscientemente. O homem,
portanto, constrói a si mesmo à imagem dos seus desejos -  a
menos que  se construa segundo a imagem do Divino,
através da sua vontade, que é filha da luz.”

Helena Blavatsky


A Força da vontade está na força do saber dizer “sim ou não”. Não ser levado pelas circunstâncias, pela sedução do hedonismo.
Seja feita a Vontade de Deus. Amem 

A força da vontade é um fogo interior que ascende no coração da Alma que seleciona suas escolhas, estabelece prioridades e tem firmeza para realizar o seu projeto.

Uma criança que não teve “voz”  dentro de casa, que não teve escolha e platéia para suas vontades, cresce sem força para seguir, e sem “voz”, sem espaço, sem a força da vontade de poder “querer”, fazer, criar, realizar e conquistar a vitória.
Um rei tem a "voz" de comando em todos os espaços do seu reino"

Vishudda, significa purificação, equivale a ser ativo, ordem, criar, comandar. 

Para você compreender o Quinto  Chakra , você precisa compreender o significado filosófico e espiritual da “Força da Vontade” estou pesquisando vários autores e se você tiver material sobre o tema , me envie. DharmadhannyaEL


,...”não basta ter vontade. Se o nosso objetivo não for formulado corretamente, ou se for nocivo, é melhor mesmo não ter vontade forte. Quando voamos baixo, é preferível que tenhamos pouca força, porque o desastre da queda será menor.


 “Escolhe bem teus desejos, porque há o perigo de eles serem atendidos”, disse um sábio.

 A natureza nos protege contra nossa própria ignorância, permitindo o surgimento de uma vontade forte somente quando ela já é, também, elevada. Deste modo, vontade forte nada tem a ver com ideia fixa, teimosia ou obstinação cega – três formas perigosas de voar baixo mentalmente.

A multa por excesso de peso das expectativas e ansiedades é terrível. Quase todas as dificuldades que enfrentamos em nossa viagem pela vida ocorrem devido a apegos ao passado e ansiedades em relação ao futuro.

O desenvolvimento da vontade nos beneficia de vários modos: primeiro, livra-nos das coisas que não interessam; em segundo lugar, eleva-nos até o nível em que há poucos obstáculos ou turbulências; e, finalmente, permite-nos enfrentar melhor os obstáculos que forem realmente inevitáveis em nossa vida.

“Nunca é o obstáculo em si que nos atrapalha, mas o nosso desejo de que ele não estivesse lá”. A percepção exagerada de obstáculos é produto da nossa ignorância. O bom estrategista não vê obstáculos, apenas estuda as condições do terreno. O sábio que conhece as circunstâncias pode mover-se nelas sem irritar-se ou ficar contrariado.

 Não há barreiras contra a ação de quem sabe o que quer e, além disso, formulou corretamente a sua meta.  Guiado por uma vontade impessoal, o sábio avança, recua ou espera, sem perder a paz por um segundo. Ele olha para o céu e fica satisfeito com quaisquer condições meteorológicas. Pode fluir, como o vento; lavar, como a chuva; dominar, como o relâmpago, ou aguardar, imperturbável como uma rocha”. (2)

O quinto chakra se localiza na garganta. A energia deste centro flui inicialmente pela tireoide, traqueia  pelo esôfago, pelas vértebras do pescoço, pela garganta e boca incluindo os dentes, as gengivas e a região maxilar.

Este chakra corresponde ao desenvolvimento da expressão pessoal e, principalmente, da força de vontade do indivíduo.

 Causa e efeito é o estudo do uso da força de vontade e da sua relação com aquilo que é criado em nosso mundo pessoal. Em linguagem energética, o ato de usar a força de vontade pessoal é similar ao ato de dirigir a energia para que ela tome forma de acordo com o mapa do desejo emocional e da intenção mental, que está na consciência de cada um.

Alguns dos medos, ansiedades e padrões comportamentais negativos mais comuns que tendem a criar raízes na consciência da pessoa, como resultado de uma base inadequada para o uso da força de vontade são:

• Medo da asserção de seus próprios desejos e direitos — esse medo frequentemente faz com que a pessoa permita que os outros a vitimizem devido à sua incapacidade de se comunicar de maneira firme em seu próprio benefício.

• Medo de expressar suas necessidades emocionais, seus sentimentos e suas opiniões. Esse medo bloqueia quase totalmente qualquer nível de criatividade.

• Tornar-se desonesto ou mentiroso como forma de encobrir sentimentos ou negar responsabilidade sobre suas ações.

• Usar sua vontade para controlar ou influenciar a vida de outras pessoas em proveito próprio.

• Arrependimento e raiva dirigida contra si mesmo que vem da incapacidade de dizer “Sinto muito”, “Eu te amo” ou “Eu te perdôo”.

• Incapacidade de expressar mágoa, tristeza e pesar. Isso inclui a incapacidade de chorar.

• Acumular arrependimentos por não ser capaz de falar por si mesmo quando surgem oportunidades em sua vida.

• Permitir que sua força de vontade não se desenvolva, pois espera que alguém torne as decisões por você.

• Exagerar e enfeitar a verdade, um mau uso do quinto chakra. Isso inclui o hábito de fofocar.

Para conseguir realizar seus sonhos. você deve agarrar-se a eles, manter sua intenção clara e direcionada e fazer escolhas que fortaleçam suas ambições. O estudo da causa e efeito — ações e consequências — é, na verdade, o estudo do poder inerente em cada um de nós criar nossa própria realidade.

A diferença essencial, frequentemente observada, que separa o ser humano do resto dos seres da criação é o atributo da força de vontade — na verdade, do livre-arbítrio.

“O DESPERTAR DA VONTADE
A vontade é um fator ativo, é criadora, e tende a surgir do eu superior, ou alma espiritual. O desejo, porém, surge predominantemente do eu inferior, é inerte, e não consegue agir de modo construtivo.

A alma ganha magnetismo através do desenvolvimento da vontade. A verdadeira alquimia consiste em desenvolver simultaneamente o discernimento, a vontade, e a sabedoria. Neste processo, o sofrimento é um mestre indesejável, mas necessário.

Eliphas Levi escreveu:

“O príncipe Sakiamuni, conhecido como Buddha, disse que todos os tormentos da Alma Humana surgem do medo ou do desejo; e ele concluiu com duas frases que podem ser expressas deste modo: ‘Não deseje, pois, coisa alguma, nem mesmo a Justiça; espere, porque cedo ou tarde o céu irá estabelecê-la. O Nirvana não é aniquilação: ele é, na Ordem da Natureza, a grande pacificação’.”

Para Eliphas Levi, “querer sem medo e sem desejo é o segredo da vontade Onipotente”. Aquele que nada deseja, é rico. Quem não teme coisa alguma está livre. Aquele que só quer o que é correto, é feliz.

Mas a Vontade só vence quando é ampla, e ela só é ampla quando é elevada. A vontade elevada é universal e altruísta, porque surge do eu superior ou alma espiritual. A verdadeira vontade é vitoriosa por dois motivos: 1) Ela aponta para a direção certa; e 2) Ela sabe esperar”. Aveline (2)

“Ensina-nos a Sabedoria Antiga que existem sete forças na Natureza que comandam ou operam a Evolução. Do Plano Divino, Tudo se cumpre por meio desses poderes presentes em toda a Natureza e divinizados ou entronizados pelo Homem.


No Mundo Físico, um de tais poderes tem um particular papel na Evolução orgânica e, assim, na Evolução das espécies. Os sábios hindus chamaram-lhe o poder de Ichchhâsakti.
“a força que impele para a frente” e “a força que cria a função” (isto é, que prodigaliza os meios ou instrumentos para a obtenção de resultados práticos - materiais, ou intelectuais). (3) Biosofia

Podemos pensar em  “FORÇA como Poder, Habilidade, Sabedoria, Competência e inteligência -  Haja Luz para compartilhar para o Bem de todos (amor) E SIGNIFICAÇÃO ESPIRITUAL (sentido da vida)”:

- Força Positiva,  Impulsora, Afirmativa, Positiva

- Força Negativa, de Negação, Resistência, negativa, destruidora,
Força Neutra – harmonia, Paz, libertadora,

No silêncio da Alma podemos ouvir e sentir a Força da Vontade de Deus, o calor do Fogo do Primeiro Raio, ouvir o exército  da voz,  o Logos maior que incorpora todos os Logos como universo infinito nas ondas e na ressonância da grande Unidade.

Eu sou Um-a só consciência que se move nas ondas da Unidade.
Seja feita a Vontade de Deus. Amém!

“No princípio Era o verbo, e o Verbo estava com Deus e o Verbo Era Deus, o verbo é Luz. Por ele todas as coisas foram feitas e sem Ele nada do que foi feito, teria sido feito”

A luz é a consciência de Deus que tudo permeia. Primeiro sinal de vida a manifestar-se foi o som – em suma o Verbo.

 A vida começa com o som, com o Verbo. Graças a respiração e ao Verbo, damos vida aos pensamentos. Graças ao poder vibratório do Verbo e da Canção, penetramos no âmago da vibração e no ritmo  da qual toda a vida emerge.

“Quando cantamos agradecemos. E quando agradecemos, os milagres acontecem.” A voz de Deus canta na minha voz.

Pela canção. Pela descoberta da voz interior manifestamos o poder da Força da vontade de Deus.

A Força de Vontade é a força de ser livre e auto suficiente com autonomia, maturidade para pensar, expressar, elaborar o pensamento para realizar e criar.

“A consciência dorme em nossa laringe, somos inconscientes com a palavra, necessitamos tomar consciência da palavra”.

A consciência  desperta com o Terceiro olho, com a Alma  e no Sétimo Chakra com a Mônada ou Divina  Presença – A Força Solar que brilha acima da nossa cabeça, monádica ou  logóica.

Consciência é o Dharma da Força da Vontade de Deus. Esse chakra é a expressão do raio azul, o raio mental-espiritual que funciona bem quando a mente e a alma estão em equilíbrio.

É o único atributo humano que se acredita ser nosso universal “presente de Deus”. A referência de que o livre-arbítrio é um presente de Deus sugere que o que está profundamente entranhado na natureza humana é a necessidade de contribuir com algo de concreto para a vida, que confirme o fato de estarmos vivos.

 Nascemos — somos projetados — para criar. Essa é a razão pela qual nós temos mente, consciência, escolha e livre-arbítrio. Esse atributo da força de vontade e da escolha pessoal é o nosso maior poder.

A supressão ou a interferência no desenvolvimento da força de vontade pessoa durante a infância cria inúmeras dificuldades que a criança, ao se tomar adulta, terá que superar. Infelizmente, é muito fácil traumatizar o desenvolvimento da força de vontade nas crianças.

O fato de não ter, durante a infância, voz ativa nas escolhas que lhe dizem respeite ou ter suas escolhas ridicularizadas ou criticadas, cria o medo da expressão pessoa.

 Esse medo acaba se transformando na incapacidade de acreditar que você tem qualquer poder na criação da sua realidade. Como alguém que não tem nenhuma experiência  pessoal com a lei da causa e efeito pode acreditar que esse processo de autocriação da realidade realmente exista?

Num nível ainda mais profundo, nossa própria natureza como seres humanos transpira energia criativa. Nós estamos criando em todos os momentos da nossa vida — criações simples como refeições e decoração de nossa casa até criações de arte, de música e de poesia.


 Considere mais uma vez o nosso estudo do processo de maturidade de uma criança A idade de sete anos é considerada a “idade da razão”. idade na qual a criança (assim se espera) já adquiriu suficiente conhecimento do que é comportamento certo e errado, bem e mal, adequado e inadequado, e por isso já pode aprender o que significa se responsabilizar por ações pessoais, embora em pequena escala.

Considere ainda mais profundamente que, ao ensinar responsabilidade, estamos ensinando à criança sobre a natureza da causa e efeito — que pensamentos, palavras, intenções mentais e emocionais, assim como ações, têm consequências.

O controle emocional é muito importante para o exercício da Vontade de Deus. A imaturidade é um obstáculo para  o crescimento espiritual.

 Assim, a expressão “Não é isso que eu tinha em mente” é genuína quando você realmente compreende que “ter algo em mente” precede, de fato, toda a ação de criação pessoal da qual você participa.

A individualidade e a auto-expressão se manifestam através de ações criativas pessoais. À medida que a criança entra na adolescência e na vida adulta, espera-se que ela assuma mais responsabilidade pela determinação e pela realização de seus objetivos pessoais, a começar pelas responsabilidades na escola e em casa.

 A experiência e a orientação dos pais/professores, que devem acompanhar a criança nesse primeiro estágio de aprendizagem sobre causa e efeito, são as “gotas de sabedoria” iniciais, investidas na conta bancária do quinto chakra.
É neste estágio de desenvolvimento que se desenvolve o uso responsável da força de vontade individual.

Independentemente do aprendizado básico de responsabilidade pessoal que acompanha este ciclo do desenvolvimento estão recursos de vida mais sutis e profundos que devem criar raízes nesse momento.

 O estudo de causa e efeito também ensina a pessoa sobre o significado de aprender a “seguir seus próprios sonhos” e que ela pode fazer qualquer coisa desde que acredite nela mesmo”.


Não podemos parar de criar, mesmo que tentemos. Toda vez que flexionamos um músculo — seja ele um músculo físico, mental ou emocional — influenciamos a criação. Somos programados para criar.

A experiência de termos a natureza criativa básica violentada quando crianças é similar à de se tentar desramar a essência do projeto humano.

Não é possível desprogramar os poderes criativos do ser humano, O que é possível, porém, é interferir nesse processo tão profundamente que o instinto de criar encontra canais de expressão destrutivos e negativos.

A criação irá encontrar uma saída — isso pode ser evitado, não importa quão dominadora ou controladora seja a oposição a essa forma de expressão pessoal.

Quando ocorrem violações no processo de desenvolvimento da criança, saídas ativas são descobertas. É importante compreender que a falta de orientação com relação à responsabilidade pessoal também é uma violação.

Crianças para as quais se passou a impressão de que “qualquer coisa está bom” são capazes de encontrar formas ativas de expressão, do mesmo modo que aquelas que são ridicularizadas.

 No âmago nosso ser, sabemos o que precisamos aprender como crianças para nos tornarmos efetivamente adultos, com maturidade emocional, mental, espiritual; e parte desse conhecimento interior é que sabemos que precisamos compreender como sermos responsáveis por aquilo que criamos, assim como aprender o significa a criação responsável.

 Precisamos saber como lidar com as consequências de nossas ações. Quando isso não é ensinado às crianças, elas compreendem, mesmo seja apenas inconscientemente, que dentro delas está faltando alguma coisa que é essencial para viver como um adulto fortalecido e integrado socialmente.

A auto-expressão e a criatividade são cruciais para a saúde — e não apenas para saúde física. A criação de uma vida saudável, assim como de um corpo saudável requer da pessoa o domínio sobre a sua vida. Isso inclui ter a capacidade de expressar as próprias necessidades.

A incapacidade de comunicar seus sentimentos, suas idéias, sua tristeza, sua raiva sua alegria é como derramar concreto em volta do coração e da garganta. A impotência é castradora e corrosiva.

 Esse bloqueio aborta o processo de crescimento e dá início a padrões de comportamento destrutivos, que com certeza irão envenenar qualquer relacionamento íntimo.

Para compensar o medo da auto-expressão, esses indivíduos vão esperar que seus parceiros tenham o dom de ler sua mente. Eles vão querer que seus parceiros saibam o que eles estão pensando, sem que haja necessidade de se colocar em palavras. Outro igualmente negativo é o hábito de negar as próprias emoções como um modo compensar o medo que se tem delas.

Explosões irracionais de raiva, de ira ou abusos físicos também estão ligados à acidade de lidar de maneira responsável com os medos. A desonestidade é ainda outro comportamento negativo que pode resultar de imperfeições no desenvolvimento auto-expressão.

Alguns dos problemas físicos mais comuns que se desenvolvem como resultado de bloqueios causados por qualquer um desses padrões negativos são os seguintes: garganta irritada e dor de garganta crônica incluindo câncer na garganta e na boca, problemas nas gengivas, nos dentes e desalinhamento do maxilar (chamado Síndrome da Articulação Temporomandibular); escoliose (espinha dorsal curva), torcicolo; laringite; amigdalite, dores de cabeça tensionais na base do pescoço; glândulas e tireóide intumescidas.

Também numa categoria própria estão os vícios: drogas, álcool, cigarros, açúcar, comida e qualquer outra forma de vício que indique uma incapacidade de controlar sua própria torça de vontade e de desafiar os medos ou limitações presentes em sua vida.
Pesquisado por Dharmadhannyael

Este texto é resultado de uma pesquisa inspirado em vários autores:
1 – Helena Blavatsky
2 –Carlos Augusto Aveline. O Poder da Sabedoria”,  Ed. Teosófica,
Brasília
3. biososfia.com
4. Alice  Bailey
5. filosofiaesoterica .com
6. Leadbeater C.W.
Este texto está livre para divulgação desde que o nome do blog seja divulgado.
Haja luz para compartilhar para o bem de todos.



Este texto está livre para divulgação desde que seja citada a fonte:
http://dharmadhannyael.blogspot.com.br/

Meus blogs
http://dharmadhannyael.blogspot.com.br/
http://astrologiadevenusemercurio.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/dharmadhannyael
Haja luz para compartilhar para o bem de todos.

Eu estou no G+ :
Este espaço está protegido pelos anjos e por Hermes
Estou neste momento me unindo com o Poder  e a Força da Unidade, com o poder de todos os anjos, querubins, Serafins, Elohim.

Melchizedek, Sandalfon, Metraton,
 Gabriel, Rafael, 
Haniel, Miguel, Camael, Tsadkiel,  
Raziel, Uriel,  Samuel
Os anjos seguem na frente abrindo meus caminhos
 e me protegendo Com a Justiça Divina.

Amém!

2 comentários: