quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Inhame é um milagre da natureza






Inhame  é um milagre da natureza 


Há muito tempo, o inhame tem sido usado na cura de diversas doenças.

Ele é um excelente depurativo do sangue e nos protege também de doenças transmitidas por mosquitos como a malária, dengue e febre amarela.

E muitas mulheres usam com sucesso o inhame para tratar dos males da TPM, pois ele alivia os sintomas e regula o fluxo menstrual.

O inhame contém fósforo, ferro, cálcio, vitaminas B1 e B5.

Ele fica delicioso em caldos, sopas e tem uma textura muito gostosa.

Valor calórico: 100gr de inhame nos fornece 70 calorias.

Outros benefícios do inhame:

AJUDA NO CONTROLE DE PESO

Os hidratos de carbono e a fibra do inhame retardam a taxa com que os açúcares são liberados e absorvidos pela corrente sanguínea. Além disso, por ser rico em fibras, quando ingerido dá uma sensação de saciedade. E mais uma vantagem, o inhame é uma boa fonte de manganésio, um mineral que ajuda no metabolismo dos hidratos de carbono e é um cofator de várias enzimas importantes na produção de energia e de defesas antioxidantes.

LIMPA O SANGUE

É um dos alimentos medicinais mais eficientes que se conhece: faz muitas impurezas do sangue saírem através da pele, dos rins, dos intestinos. No começo do século, já se usava elixir de inhame para tratar sífilis.

REDUZ O RISCO DE DOENÇA CARDÍACA

O inhame é uma boa fonte de vitamina B6. A vitamina B6 é necessária para o corpo a eliminar uma substância chamada homocisteína, que pode danificar as paredes dos vasos sanguíneos. Uma ingestão frequente de vitamina B6 reduz o risco de doença cardíaca. O inhame é uma boa fonte de potássio, um mineral que ajuda a controlar a pressão arterial. A baixa ingestão de alimentos ricos em potássio, especialmente quando combinada com uma alta ingestão de sódio, pode provocar hipertensão.

FORTALECE O SISTEMA IMUNOLÓGICO

Os médicos orientais recomendam comer inhame para fortificar os gânglios linfáticos, que são os postos avançados de defesa do sistema imunológico.

AJUDA CONTRA ESPASMOS

Seus usos tradicionais incluem o tratamento de cólicas, espasmos musculares, asma. As suas propriedades antiespasmódicas e anti-inflamatórias tornam-no útil para tratar cãibras no estômago.

EVITA MALÁRIA, DENGUE, FEBRE AMARELA

A presença do inhame no sangue permite uma reação imediata à invasão do mosquito, neutralizando o agente causador da doença antes que ele se espalhe pelo corpo. Aldeias inteiras morreram de malária depois que as roças de inhame foram substituídas por outros plantios.

AJUDA NA MENOPAUSA

Muitos consumidores têm encontrado produtos no mercado de inhame selvagem ou de extratos de inhame selvagem, como substâncias que podem ajudar a proporcionar uma alternativa natural para reposição hormonal em mulheres que tenham atingido a idade da menopausa. Muitos desses produtos são fornecidos na forma de cremes que podem ser aplicados topicamente. Também gostaríamos de acrescentar algumas informações sobre o inhame e a vitamina B6. A vitamina B6 tem sido um suplemento popular que diz respeito ao síndroma pré-menstrual (SPM) em mulheres, especialmente em conjunto com a depressão que pode ser desencadeada pela SPM. Uma xícara de inhame em cubos cozidos contém 15,5% do valor diário da vitamina B6 e, por isso, consideramos o inhame como uma "boa" fonte dessa vitamina.

SUGESTÕES DE CONSUMO:

SUCO - Bata no liquidificador um inhame cru para cada copo de leite. O inhame só precisa estar descascado e cortado em rodelas (para facilitar). O leite pode ser gelado. Adoce a gosto.

SALADA DE INHAME - Rale um inhame cru e tempere com sal marinho e limão ou com molho de soja. É muito forte. (Se der coceira nas mãos na hora de descascar, passe um pouco de óleo ou lave com água bem salgada.)

PURÊ DE INHAME - Depois de cozinhar os inhames no vapor ou na água, solte a casca e amasse com um garfo; junte um pouquinho de manteiga e de sal marinho, ou molho de soja, e misture bem. Só precisa ir ao fogo de novo se for para esquentar.

ENGROSSANDO O CALDO - Cozinhe um ou dois inhames junto com o feijão. Eles desmancham e o caldo fica bem grosso.

FONTE: Blog Nutrymania e Correcotia.com

Poderá também gostar de:
- See more at: http://www.curapelanatureza.com.br/2013/03/as-maravilhas-que-o-inhame-pode-fazer.html#sthash.MDuRnmZ0.dpuf

O inhame limpa o sangue
É um dos alimentos medicinais mais eficientes que se conhece: faz muitas impurezas do sangue sair pela pele, rins e intestinos. No começo do século já se usava elixir de inhame para tratar sífilis.

Fortalece o sistema imunológico
Os médicos orientais recomendam comer inhame para fortificar os gânglios linfáticos, que são os postos avançados de defesa do sistema imunológico.

Evita malária, dengue, febre amarela
A presença do inhame no sangue permite uma reação imediata à invasão do mosquito, neutralizando o agente causador da doença antes que ele se espalhe pelo corpo. Aldeias inteiras morreram de malária depois que as roças de inhame foram substituídas por outros plantios.

Medicinal é o pequeno, cabeludo
Marronzinho por fora, com a pele variando de roxo a branco. Existem ainda o inhame do norte e o cará, maiores e mais lisos, que são muito bons para comer, mas não têm o mesmo poder curativo do inhaminho (também chamado de inhame-chinês).

Emplasto de inhame puxa tudo
Furúnculos, quistos sebáceos, unhas encravadas, verrugas, espinhas insistentes, farpas ou cacos de vidro que entram nas mãos ou nos pés. Desinflama cicatrizes, elimina o sangue pisado de contusões, abscessos e tumores. Pode ser usado imediatamente após fraturas ou queimaduras para evitar inchaço e dor, e também em processos inflamatórios de hemorróidas, apendicites, artrites, reumatismos, sinusites, pleurisias, nevralgias, neurites, eczemas. Em caso de tumor no seio ou em outros lugares junto à pele é ótimo usar o emplastro de inhame durante uma semana antes de operar, pois ele vai aumentar esse tumor, atraindo toda substância semelhante que houver no interior do corpo e evitar outros tumores. Serve ainda para baixar febres.

Texto extraído e adaptado de
Poderá também gostar de:
- See more at: http://www.curapelanatureza.com.br/2008/01/elixir-de-inhame-um-poderoso-aliado_29.html#sthash.M8elDuih.dpuf

Aprenda a fazer o suco de inhame e fortaleça seu corpo

O inhame, sem dúvida, está na lista dos alimentos mais medicinais.

Ele é muito rico em nutrientes e vitaminas, sendo considerado ótima fonte de energia.

No inhame, há boa quantidade de betacaroteno, vitamina C, B, cálcio, ferro e magnésio.

Combate os radicais livres e melhora a circulação sanguínea.

Esse tubérculo é um poderoso depurativo do sangue.


E, por isso, embeleza a pele e combate acnes, espinhas, cravos e celulite.

Mas não para nisso: o inhame fortalece os ossos, é poderoso antibiótico, facilita a digestão e evita problemas no aparelho digestivo.

Como tem o poder de purificar o sangue, ele fortalece o sistema imunológico, ajudando no combate a gripes, dengue, cansaço físico e doenças infecciosas.

O inhame é especial para as mulheres, pois tem a capacidade de equilibrar os níveis do hormônio feminino progesterona, além de amenizar os sintomas da TPM, como cólicas, irritação e ansiedade.

Na menopausa, o inhame também é muito indicado por reduzir o risco de perda óssea.

Inhame cru é tóxico?

O inhame contém o ácido oxálico, que também está presente em vegetais como batata, beterraba, espinafre, ruibarbo.

O inhame branco japonês, o mais medicinal, possui teor baixíssimo desse ácido.

O ácido oxálico não é prejudicial à saúde, mas ele é o responsável pela coceira provocada quando manipulamos o inhame cru.

Por isso, antes de tomar o suco com inhame cru, faça o teste: se ao descascar o inhame, sentir alguma coceira na mão, significa que você deve ter cautela ao consumi-lo cru e também deve evitar usá-lo na pele (como ingrediente de máscaras caseiras).

Se não sentir coceira, você pode tomar tranquilamente o suco de inhame, cuja receita está a seguir.

Suco de inhame

Ingredientes

1 maçã.

1 limão.

1 inhame pequeno ou metade de um médio da variedade conhecida como japonês ou paulista (veja a foto).

Meio litro de água.

Se quiser adoçar, use mel ou açúcar mascavo.

Preparo


Esprema os limão, pique o inhame e a maçã.

Bata tudo no liquidificador e sirva com ou sem gelo.

Inhame para prevenir a dengue
--> 
A saúde é simples, as doenças é que são complicadas.

Por séculos e séculos populações tropicais sobreviveram comendo apenas o que dava no local onde tinham suas aldeias. Nas regiões úmidas, ladeando as grotas, sempre houve fartura de inhame – na Ásia, na África, na América do Sul. Fácil de colher, fácil de preparar e ainda por cima gostoso, o inhame se tornou um dos principais alimentos básicos desses povos.

O que não se sabia é que, durante séculos e séculos, o pequeno e cabeludo inhame estava protegendo as gentes da malária, da dengue, da febre amarela. E eis que chegou a mandioca, aipim, também deliciosa e fácil, que além do mais dava boa farinha, própria para guardar ou fazer pão, goma para a tapioca de cada dia e ainda bebidas alcoólicas, como cauim, alué e tiquira, que ajudavam a esquecer e sonhar. O inhame ficou pra lá. As gentes começaram a morrer de malária. Isso foi muito bem observado na África, onde as roças de inhame foram substituídas por seringais.

Comer inhame continua funcionando para evitar e tratar as doenças transmitidas por mosquitos, como a dengue. Há algo no inhame, talvez o altíssimo teor de zinco, que neutraliza no sangue o agente infeccioso transmitido pelo mosquito. Diz o povo que é seu visgo que tem poderes. Não se sabe ao certo. A pesquisa científica ainda não se interessou.

Até pouco tempo atrás circulava nas farmácias um tônico centenário à base de inhame e salsaparrilha, o Elixir de Inhame Goulart, usado até como coadjuvante no tratamento de sífilis. A Anvisa não renovou a licença por falta de comprovação da eficácia. Nada corre mais perigo hoje em dia do que uma coisa barata com propriedades medicinais.

Mas o inhame ainda está nas feiras e mercados para quem quiser se beneficiar dele. Cru, cozido, amassado, em sopa, em creme, em caldo, batido com água de coco ou como massa de pizza: veja as receitas em www.correcotia.com/inhame. Bom, barato, gostoso. Para quem acredita mais na saúde do que na doença.

Fonte: Blog de Sonia Hirsh
Poderá também gostar de:

O inhame limpa o sangue, fazendo sair todas as impurezas através da pele, dos rins, dos intestinos; fortifica os gânglios linfáticos; evita malária, dengue, febre-amarela. O mais medicinal é o inhame-paulista.

Purê de inhame
Depois de cozinhar os inhames no vapor ou na água, solte a casca e amasse com um garfo; unte um pouquinho de manteiga e de sal marinho, ou molho de soja, misture bem. Não precisa ir ao fogo de novo.

Inhame sauté
Depois de cozidos e descascados, corte os inhames em rodelas ou pedaços; esquente manteiga ou azeite numa frigideira; ponha os inhames e sobre eles bastante folhas verdes picadinhas (salsa, cebolinha, manjericão, coentro ou orégano), umas pitadinhas de sal marinho; mexa rapidamente, baixe o fogo e deixe grudar um pouquinho no fundo para ficar crocante.

Nhoque de inhame
Faça exatamente como se faz o nhoque de batata. Cozinhe os inhames, descasque e amasse com a farinha de trigo e uma pitada de sal marinho. Enrole em cordões, corte, ponha para cozinhar de pouco em pouco numa panela com água fervendo. Quando os nhoques subirem é que estarão cozidos. Se puder substitua parte da farinha de trigo comum por integral.

Bolinhos de inhame
Cozinhe, descasque e amasse ligeiramente os inhames com um pouco de cebola ralada, cebolinha verde picadinha ou alho-porró em fatias fininhas, umas pitadas de cominho e outras de sal; junte farinha de trigo para dar liga e frite em óleo bem quente, ou asse no forno até a superfície secar. Pincele com gema de ovo se desejar. Pode rechear com queijo fresco.

Forminhas de inhame
Descasque e rale os inhames crus na parte mais fina do ralador, para obter uma papa líquida. Junte fubá de milho ou farinha de arroz integral até conseguir uma consistência boa, mas ainda úmida. Tempera a seu gosto: com as sementes de cominho ou de erva-doce, umas pitadinhas de sal, talvez uma pitadinha de queijo ralado ou uma azeitona. Unte forminhas encha com a massa e ponha em forno bem quente durante cinquenta minutos.

Engrossando o caldo
Cozinhe um ou dois inhames junto com o feijão, que eles desmancham e o caldo fica bem grosso.

Pizza de sardinha
Cozinhe, descasque e amasse os inhames; unte um tabuleiro, achate com as mãos o inhame amassado e vá cobrindo com eles o fundo e os lados do tabuleiro. Asse quinze minutos em forno alto. Numa panela refogue bastante cebola e ponha por cima sardinhas frescas pequenas abertas, sem espinha, temperadas com alho, sal e limão. Deixe cozinhar com a tampa por quinze minutos. Tire a massa do forno, despeje o recheio, enfeite com rodelas de pimentão e tomate, pique bastante cheiro verde e espalhe por cima. Leve novamente ao forno por mais dez minutos. Como variação desta receita, você pode não assar a massa antes de colocar o recheio; pode também reservar parte da massa para tampar a pizza, fazendo um pastelão.

Pizza de frigideira
Rale inhames crus, misture com farinha de arroz ou de milho, temperar a gosto; achate a massa numa frigideira antiaderente e deixe assar dez minutos de um lado, de outro. Com alguma pratica dá para fazer isso numa chapa bem quente, levemente untada. O ponto da massa não deve ser nem seco nem aguado.

Bolo salgado de inhame
Deixe de molho duas xícaras de triguilho durante duas ou três horas e esprema; junte duas xícaras de inhame cozido e duas de farinha de arroz. À parte refogue alguns legumes com um pouco de temperos, mas não deixe cozinhar. Tire do fogo e misture à massa Ponha numa forma untada, espalhe queijo ralado por cima e leve ao forno alto por quinze minutos; ponha a chama em ponto médio e deixe mais quinze minutos.

Pasta de inhame
São ótimas para passar no pão e substituem muito bem as pastas de queijo nas festas. A base é um purê de inhames cozidos e amassados, ao qual se acrescentam azeite ou manteiga, folhas verde picadinhas (salsinhas, manjericão, coentro, cebolinha) ou orégano; uma beterraba cozida e batida no liquidificado com inhame e um tantinho de água vai produzir uma pasta rosada; inhame batido com azeite, alho, água e sal faz um delícia de molho tipo maionese. Use a sua criatividade e ofereça aos amigos uma coisa nova de cada vez!

Sopa de inhame com missô
O missô, que é desintoxicante, é um alimento tradicional japonês muito usado como tempero, feito de soja fermentada com cereais e sal. Vem em forma de pasta. É muito rico em enzimas, proteínas e vitamina B12, devido ao seu processo de fermentação. Limpa o pulmão de fumantes, restaura a flora intestina, e acima de tudo dá um gosto todo especial à sopa.Portanto cozinhe os inhames descascados com o mesmo tanto de água, uma ou duas folhinhas de louro e alguns dentes de alho inteiros; depois bata no liquidificador para obter um creme fino.Acrescente uma colher de missô, na base de uma colher de chá cheia por pessoa. Cebolinha verde picada por cima combina muito.

Creme de inhame com agrião
Faça como na receita anterior. Depois de bater no liquidificador devolva ao fogo, ponha sal se for o caso, espere ferver e junte um bom punhado de agrião cru, lavado e cortado. Deixe cozinhar um minuto, apague o fogo e sirva. Com missô, se não tiver posto sal.

Torta de inhame em camadas
Cozinhe, descasque e amasse os inhames; cozinhe e amasse a terça parte de abóbora; refogue uma verdura picadinha tipo espinafre, acelga, agrião, chicória, etc. Unte um pirex com manteiga ponha uma camada de inhame e sobre ela uma de abóbora; outra de inhame e sobre ela uma de abóbora; outra de inhame e sobre ela a verdura refogada; mais uma de inhame. Pincele ou não com ovo, enfeite com rodelas de cebola, espalhe queijo ralado , leve ao forno para secar durante 20 minutos.

INHAME DOCE
O inhame ajuda a dar consistência a qualquer creme, molho, pasta. Substitui perfeitamente a bata, por exemplo, na feitura do molho de maionese. Seu sabor não interfere com a maioria dos pratos é tão suave e neutro que pode ser usado também no preparo de doces.

Torta de inhame com abacaxi
Cozinhe os inhames, descasque, amasse e forre com essa massa uma assadeira untada, espalhe por cima uma compota de abacaxi feita com sementinhas de erva doce e cravo-da-índia, quase sem água pois o abacaxi solta caldo. Leve ao forno quente durante meia hora. Substitua por outra compota se desejar.

Bolo doce de inhame
Misture duas xícaras de inhame cozido com duas de aveia em flocos e duas de farinha de arroz integral, meio litro de suco de laranja ( ou outro líquido doce, como leite de coco adoçado com melado) uma colher de sopa de manteiga se quiser, umas pitadas de noz moscada e canela em p, frutas secas e castanhas picadinhas, ou banana maduras cortadas em rodelas. A consistência da massa deve ser pastosa _ nem aguada nem dura. Unte uma forma e leve ao forno quente durante meia hora, mais ou menos, mantendo a chama alta durante quinze minutos e baixando então para um ponto médio. Você sabe que o bolo está no ponto quando cheira. A partir daí ele vai secando, e quanto mais tempo ficar no calor mais firme será sua consistência. Se quiser um bolo mais fofo, junte uma colherinha de café de bicarbonato de sódio dissolvida em suco de laranja no final do preparo da massa.Esse bolo dá um ótimo panetone quando leva frutas cristalizadas e é assado em forma alta.

Biscoitos de inhame
A massa é a mesma do bolo. Unte um tabuleiro e despeje com a colher pequenas porções .Asse em forno alto até chegar ao ponto desejado. Como todo biscoito que leva aveia, este também, endurece depois que esfria.

Musse de inhame com ameixa
Ponha no liquidificador uma parte de inhames cozidos com uma parte de ameixas prestas sem caroço, cozidas com canela; aproveite a calda para bater a massa. Repita a recita usando maçãs ou bananas em compota em vez de ameixas. Para fazer a compota não é necessário adoçar, pois essas frutas já têm bastante açúcar natural.Basta que estejam bem maduras . Leva se ao fogo baixo, em panela tampada, com uma pitadinha de sal só um dedinho de água. Quanto mais cozinharem mais doce ficam.

Receitas retiradas do livro Inhame, inhame, de Sonia Hirsch.

- See more at: http://www.curapelanatureza.com.br/2010/05/receitas-com-inhame.html#sthash.xuDOy757.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário