segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Manual do proprietário para a "juventude eterna" e uma longa vida




Manual do proprietário para a "juventude eterna" e  uma longa vida

Muito importante - vacinação: Mantenha-a em dia. A vacina da pneumonia é uma das mais importantes, pois protege não só problemas pulmonares, como também de muitos vírus. Ela também foi estudada pelo médico Peter D’Adamo (autor do estudo das dietas do tipo de sangue) como sendo protetora e combatente do câncer. As vacinas podem prevenir doenças que causam o envelhecimento.

Nunca é tarde demais para tomar as rédeas do seu destino e de sua saúde. É possível controlar 80% do envelhecimento, mesmo que tenha nas costas 30,40, 50 anos de atitudes relapsas, e desde que não tenha sofrido doenças graves (os outros 20% continuam a cargo da genética).

Daqui para a frente, está em suas mãos. Neste capítulo, faço um balanço de conceitos, atitudes, suplementos e exercícios que combatem o envelhecimento.

Três brancos: Substitua os três brancos de sua alimentação por integrais: arroz, açúcar e farinha de trigo. Este é o ponto de partida para uma revolução alimentar. Esta atitude leva seu organismo a poupar insulina, exigindo muito pouco do  funcionamento do seu pâncreas e, portanto, terá de 2 a 3 anos de pontos favoráveis na sua idade.

Espero que se lembre de que consumindo alimentos de índice glicêmico baixo você contribui para o seu rejuvenescimento e emagrecimento, queimando gordura principalmente na barriga. Grãos integrais também fazem diferença comprovada no envelhecimento das artérias e do sistema imunológico.


• Orgânicos: Procure alimentos orgânicos. As toxinas escondidas nos alimentos reduzem em anos a duração de nossa vida. Após o consumo de orgânicos por um ano, os resultados são visíveis.

• Glúten: Elimine ou diminua o glúten, mesmo que não tenha intolerância a ele. O glúten é um dos grandes causadores de
dores de cabeça, retenção de líquidos, problemas intestinais e gases exagerados.

• Tamanho dos pratos: Diminua o tamanho dos pratos, privilegiando a qualidade à quantidade. Após os 25 anos, a restrição calórica favorece sensivelmente o cérebro.

Coma de três em três horas: Não fique com fome. Coma pequenas porções no mínimo de três em três horas. Quando você não come com frequência, seu organismo faz uma poupança para garantir sua sobrevivência.

 Ele grava nas células adiposas que você precisa reservar até líquidos, pois pode faltar.

• Carne vermelha: Reduza o consumo de carnes vermelhas para, no máximo, uma vez por semana. Você não precisa ser vegetariano, mas limitar seu consumo lhe trará grandes resultados no rejuvenescimento e longa vida.

• Peixes: Coma peixe de duas a três vezes por semana. As gorduras e a proteína do peixe o deixam mais jovem. O peixe, aliás, é uma boa opção para alternar com as carnes vermelhas.

• Aves: Coma carne de aves duas vezes por semana. Entre o peito ou a coxa e sobrecoxa, escolha os dois últimos. O peito de frango tem uma lecitina que exige muito de sua energia para metabolizar. O resultado é sonolência e lentidão de raciocínio.

• Tire um dia para desintoxicar: Uma vez na semana, coma só frutas, legumes, verduras e peixe grelhado regados a um bom azeite de oliva extravirgem, e pouco sal.

 Deixe de lado pães, massas, leite, doces, refrigerantes, e só tome sucos naturais e com pouco açúcar. No dia seguinte, você vai perceber mudanças no seu peso. Depois de algum tempo, aumente essa “limpeza” do organismo para duas vezes por semana.

• Rótulos: Aprenda a ler os rótulos dos alimentos e escolha sempre os que tenham menor ou nenhuma quantidade de gordura trans, sódio, açúcares simples ou glúten.

Não se esqueça de que a gordura trans contribui para a inflamação das artérias, uma das principais causas de envelhecimento e da queda do sistema imunológico, o que aumenta a probabilidade de impotência, rugas, doenças cardíacas, derrame, perda da memória, infecções graves e câncer.

• Gorduras: Consuma gordura saudável. Em uma refeição, ingerir primeiro gordura retarda o esvaziamento do estômago. Uma colher (sopa) de azeite extravirgem ou seis nozes ou doze amêndoas é o suficiente.

• Azeite: Use azeite extravirgem. Sua circulação e sua vesícula irão se beneficiar. Está comprovado que uma colher de sopa de azeite de oliva, em jejum, durante seis meses, dissolve cálculos da vesícula.

• Fibras: Inclua fibras na sua dieta. No almoço e jantar, misture ao arroz, feijão e saladas uma colher de sopa de linhaça, farelo de arroz, farinha de amêndoas, entre outros de sua preferência.

• Leite de vaca: Substitua o leite de vaca pelo leite de cabra, soja ou de arroz, ou coalhada. Atenção para os alimentos com lactose reduzida.

• Frutas: Coma cinco porções de frutas por dia (uma maçã inteira equivale ao total diário). Prefira urna vitamina ou salada de frutas com pedaços de cores diferentes, como branca (pera), verde (kiwi),vermelha (uva), amarela (manga) e roxa (ameixa).

 As frutas vermelhas, como blueberry, morango, uva, goiaba e melancia, são antioxidantes que fortalecem a imunidade e comprovadamente reduzem os cânceres de próstata e de mama.

• Hortaliças: Consuma quatro a cinco porções de hortaliças por dia. Se no momento você não come muitos verdes, é importante treinar seu aparelho digestivo, aumentando o consumo gradativamente.

• Refrigerantes: Substitua-os por SUCOS e refrescos pouco açucarados, mas nunca os que levam adoçantes, nunca industrializados.

• Adoçantes: Não use adoçantes. Aspartames, ciclamatos de sódio e outros químicos, além de enganarem seu cérebro e desencadearem a vontade descontrolada por doce, podem ser cancerígenos.

 Use açúcar mascavo, mel, açúcar orgânico e pouco refinado. Está comprovado que o aspartame (forminicida) causa Mal de Parkinson e Alzheimer, além de fibromialgia, insônia e outras demências.

• Momentos de descontração: Programe passeios, reuniões com amigos ou sessões de filme. Rir estimula a serotonina, neurotransmissora do prazer, reduz o estresse e a ansiedade, e rejuvenesce o sistema imunológico.

 Procure adaptar-se e contornar os contratempos e chatices inevitáveis. Crie estratégias para bloquear esses sentimentos, lembrando sempre que não há mal que sempre dure.

• Sono: Durma o quanto seu organismo exige, mas respeitando os horários do relógio biológico. Não durma depois das 9 horas da manhã, para evitar a produção acelerada de cortisol. Compense uma noite mal dormida dormindo mais cedo no dia seguinte, e nunca estendendo as horas de sono manhã adentro.

 Além disso, durma completamente no escuro e antes da meia--noite, para produzir mais hormônio rejuvenescedor (HMG), também responsável pela queima de gordura. O ideal varia de 7 horas de sono por noite para as mulheres e 8 horas por noite para os homens.

• Check-ups: A regularidade indicada é de seis em seis meses, a partir dos 50 anos, e uma vez por ano, se tem menos de 50.

• Probióticos: Se tiver intestino preso, tome quatro iogurtes por dia; se não, uma vez ao dia. Linhaça, ameixa .

• Exercícios: Pratique uma atividade física moderada. Caso seja sedentário, comece subindo e descendo dois lances de escada e aumente gradativamente; ou caminhe trinta minutos por dia. Se preferir, pratique os exercícios tibetanos. Escolha os ritmos que mais se adaptam às suas necessidades.

• Coenzima Q10: Tome suplemento com coenzima Q10. É um nutriente importantíssimo, porém menos conhecido, que tem uma função da maior importância na proteção celular.

• Água: Faça da água um “vício”, carregando sempre uma garrafinha com você. Não tome água rápido.

• Calorias: Siga uma alimentação com poucas calorias e muitos nutrientes. Uma alimentação diversificada, que ‘inclua quatro porções de frutas, cinco 

porções de vegetais e seis porções de
grãos por dia, ajudará a mantê-lo jovem. Procure comer menos à noite, para ter um sono reparador. Dê preferência aos líquidos, como sopas.

Alimentos que roubam energia: Retire da sua alimentação alimentos como batata inglesa, leite de vaca, carne vermelha, laranja, tomate, peito de frango, glúten e trigo. Para identificar os que fazem lhe mal, tire por 15 dias e note se sentiu alguma mudança em sua saúde física e emocional.

• Ponto IG: Procure usar a tabela dos alimentos de baixo índice glicêmico. Os benefícios são inúmeros, especialmente para a manutenção da saúde e da boa forma.

• Vitaminas: Tome um complexo de vitaminas que contenha quantidades suficientes de vitaminas B9 (ácido fólico), B12 e B6, de acordo com sua faixa etária, ou as recomendadas para reduzir os níveis de homocisteína, que ocasiona o envelhecimento arterial e o risco de câncer.

 Certifique-se de que seu polivitamínico contenha menos de 2.500 Ul de vitamina A. Além desta dosagem, a vitamina A desencadeia radicais livres no cérebro e pode causar demência.

 Coma alimentos com vitamina C e E diariamente. Ingira mais de 1.200 mg de vitamina C por intermédio de alimentos ou de suplementos ao longo do dia, de modo a obter pelo menos 400 mg a cada período de 12 horas.

• Dentista: Use fio dental e cuide de seus dentes. Visite um dentista regularmente, para uma avaliação bucal. Cuide de sua boca, principalmente das gengivas, pois elas podem ser responsável por inúmeros problemas de saúde e envelhecimento precoce.

 Doenças periodontais, que arruínam a gengiva, patrocinam danos ao corpo inteiro, aumentando o risco de tumores na boca e na garganta. Isto pode ser explicado pelo efeito tóxico das bactérias envolvidas nas doenças da boca.

• Estatinas: Tome cuidado com medicação com estatinas para baixar o colesterol (Simvastatina, atrovastina, rosuvastina e outros). São grandes desencadeadores de problemas como fibromialgia, dores generalizadas, cansaço, quedas de energia e sonolência.

Fale com seu médico e substitua pelos naturais, como os feitos de red yeast rice (casca do arroz vermelho). Se já estiver tomando estatinas, pense em incluir o consumo da coenzima Q10, pois é a enzima mais atacada pelas estatinas e leva ao envelhecimento.

Vacinação: Mantenha-a em dia. A vacina da pneumonia é uma das mais importantes, pois protege não só problemas pulmonares, como também de muitos vírus. Ela também foi estudada pelo médico Peter D’Adamo (autor do estudo das dietas do tipo de sangue) como sendo protetora e combatente do câncer. As vacinas podem prevenir doenças que causam o envelhecimento.

Sol na medida certa: Tomar 10 a 20 minutos de sol por dia poderá torná-lo 0,9 ano mais jovem por causa da produção de vitamina D ativa. Use filtro solar durante a exposição prolongada ao sol (mais de 20 minutos), evite bronzeamento artificial e tome as precauções necessárias para prevenir o envelhecimento. Se preferir, use filtro solar via oral.

• Bebida alcoólica: Beba com moderação. Uma taça de vinho por dia pode ajudar na redução da idade. Mas deve ser um ato consciente, pois, se houver uma tendência a beber em excesso, a situação se inverte, ou seja, mais de um drinque pode levar ao envelhecimento.

• Bula de remédios: Leia todas as contra indicações dos remédios que usa e comente com seu médico se estiver sentindo algum efeito colateral. Informe sempre ao médico o que está tomando, mesmo que seja suplementos, pois muitos podem interagir e desencadear envelhecimento e danos celulares.

Café: Estudos comprovam que uma xícara de café, preparado com filtro de papel, pode deixá-lo mais jovem. Mas é importante prestar atenção à sensibilidade à cafeína, que pode causar enxaqueca e batimentos cardíacos anormais, é o excesso, uma vez que o café pode ser ladrão de vitaminas C é B. Estudos ainda revelaram consistentemente que o café reduz o risco de doenças de Parkinson e de Alzheimer.

• Jejum dos neurônios: Tome café da manhã diariamente. Está comprovado que os alimentos são mais bem absorvidos ao despertar. Um coquetel energético pela manhã assegura a vitalidade para todo o dia. Além disso, o consumo de fibras no início do dia ajuda a evitar grandes picos nos níveis de glicose, que aceleram o envelhecimento arterial.

• Cérebro: Estimule-o. Pessoas com maior grau de instrução e as que continuam envolvidas em atividades que estimulam a mente sofrem menos envelhecimento cerebral. Procure ler, fazer jogos de palavras, enfim, movimentar o cérebro.

• Riscos genéticos: Identifique-os e tente minimizá-los. Se descobrir doenças hereditárias, como problemas cardíacos, doenças neurológicas ou câncer, tome as prevenções adicionais, pois é uma predisposição, mas não necessariamente seu destino, se for bem cuidado.

Você terá benefícios para sua idade real se seu pai passou dos 75 anos, terá o dobro de chance rejuvenescedora se o seu pai e mãe viveram mais de 75 anos, e uma chance de viver mais cinco anos do que seus pais que tenham vivido até mais dos 80 anos.

• Prevenção: Procure assistência médica de alta qualidade e fique alerta a qualquer sinal inicial de doença. Faça o possível para ter uma vida saudável e não ignore indicações de que algo está errado.

• Colesterol: Mantenha o colesterol total abaixo de 200 mg/dl, o bom (HDL) acima de 60 mg/dl e o ruim (LDL) até 100 mg/dI.

• Triglicérides: Mantenha o nível de triglicérides abaixo de 100 mg/dl, evitando carboidratos simples, que se transformam em placas em suas artérias.

• Proteína C-reativa: Controle-a. Ela é uma substância liberada pelo organismo em resposta a uma lesão, é um marcador de inflamações nas artérias, causador de AVC. As infecções crônicas surgem muitas vezes de doenças na gengiva ou nos dentes.

• Homocisteína: Mantenha-a dentro dos limites para sua faixa etária.

Doenças crônicas: Aprender a administrar doenças como diabetes, as cardiovasculares, artrite, apneia do sono e muitas outras pode reduzir radicalmente seu impacto sobre o envelhecimento.

• Pressão arterial: Controle-a.A pressão arterial de 120 a 130/80 a 85 mmHg é considerada normal, mas não ideal. Manter a pressão arterial em 115/76 mmHg ou menos pode torná-lo mais jovem do que uma pessoa com 160/90 ou mais.

• Peso ideal: Mantenha seu peso ideal. Caso esteja acima, reduza-o gradualmente, até chegar ao ideal para sua estrutura e altura.

 • Cigarro: Pare de fumar. Fumar um maço de cigarro por dia pode torná-lo mais de oito anos mais velho do que um não fumante. Parar de fumar o deixará um ano mais jovem em dois meses, e sete anos mais jovem em cinco anos.  Os dentes não resistem ao tabaco. Há perdas de dentes ao longo do tempo.


O tabagismo é o culpado por quase metade de todas as mortes prematuras do planeta; a cada ano, mais de 400 mil pessoas morrem por problemas causados pelo cigarro. Ele continua sendo a maior ameaça à saúde pública que enfrentamos. Uma das grandes consequências é o envelhecimento das artérias. Heloisa Bernardes.

A medicina alternativa inclui práticas como a acupuntura, quiropraxia, uso de produtos herbários ou botânicos, terapias de massagem, hipnose, técnicas de respiração, meditação, ioga, dentre outras. Estas práticas não substituem, porém complementam a medicina tradicional, por isso podem ser chamadas também de Medicina Complementar. O tratamento alternativo deve acompanhado por um médico, por exame complementares. Se não melhorar os sintomas procure um médico.

As informações deste blog  tem apenas fins educacional, informativo para pesquisadores e estudiosos do assunto.
Consulte um médico, um especialista.

Pesquisado por dharmadhannya_El
Este texto está livre para divulgação desde que seja citada a fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário