domingo, 4 de janeiro de 2015

Capricórnio - Resumo- Palavras chaves do signo.





Capricórnio - Resumo- Palavras chaves do signo. 


22 de dezembro a 22 de janeiro.
De 22 de dezembro a 20 de janeiro. Signo de  Terra. Regente Saturno.
A lição mais importante para esses nativos é escutar.

IDEIA CENTRAL: Os verdadeiros homens de iniciativa e de poder sentem-se em casa no signo de Capricórnio Aqui eles trabalham com a sabedoria do tempo, com paciência, maturidade, obstinação e perseverança para cumprir devidamente as prioridades, as tarefas que assumiram e levá-las a cabo.

Saturno é o Velho Mestre do tempo. Não gosta de perder tempo com ilusões mundanas e suas mentiras.

O objetivo disso não é tanto a fama, mas a perfeição da obra, que os capricornianos põem em primeiro plano, ficando eles mesmos em segundo. Talento para o comando e para a ordem. Não desistência.

 Fidelidade, disciplina, participação,  resolução e o senso do dever são as características essenciais deste signo, corroborando a tendência à afirmação da lei e da ordem, dos padrões e estruturas estabelecidos.

Muito esforço é exigido, conhecimento e técnica. Vontade disciplinada. Consciência do dever. Confiabilidade.  Compulsão – planejamento  obstinado da carreira profissional. Excesso de rigor consigo mesmo e com os outros. Auto-escravização.

O equilíbrio está na moderação, com uma disciplina saudável e a disposição de assumir responsabilidade Uma determinação prudente e sagaz. Autoridade amadurecida. Sobriedade, clareza e uma visão  realista do mundo.

 Desde muito jovem compreendeu que, quanto mais poder tiver sobre os outros, menos estes terão sobre ele. Não lhe desagrada o comando e, sem dúvida, por isso é atraído para a política.


Ações
PONTO FORTE: Talento para administrar o tempo e sabe utilizá-lo com sabedoria. Capacidade de Síntese. Liderança. Autoridade. Pontualidade. Metódico, organizado, discreto. A pessoa que suporta a responsabilidade e impõe e respeita limites. Como um signo cardinal começa e termina uma tarefa.


 Naturalmente toma sobre si as responsabilidades e não descansa até concluir os planos iniciados. Só conta os resultados palpáveis. Diligente, precisa, perseverante, confiável, sóbria, concreta, incansável, enérgica e persistente. Subir na vida, socialmente e espiritualmente é a meta do signo. Prudência. Auto determinação. Conhece a Lei dos limites, da ética e da Justiça. “Workaholic”. Reservado. Modesto. Humilde.

PONTO PROBLEMÁTICO: A pessoa que não se dá um descanso. Cumprimento apático das responsabilidades assumidas, atitude de burro de carga, viciada em trabalho, sente permanentemente a pressão de produzir, tem horror da inovação e medo da competição. Aferra-se rigidamente aos padrões e estruturas antigos e provados pelo tempo. Insociável, inquieta, brusca, injusta e mesquinha. Cobranças, “Pré-ocupações”. Falta de polidez. Comportamentos anti-sociais.


 Excesso de timidez, crítica exacerbada, julgamento sem critério  e pessoal. Sem asseio, acumula tudo aquilo que é velho, carrega na sua vida muito  “lixo”material e emocional. Desorganização. Auto-provação, auto mutilação. Pobreza cultuada. Escolha do fracasso.

Pensamentos
PONTO FORTE: Mente clara. “Não levado pelas emoções.” Calculista, racional. Avaliação clara e precisa do esforço, das despesas e dos resultados. Reconhece imediatamente o que é factível e o que não é. Um senso comum prático e sadio. Sensível, profundo e extremamente concentrado. Vive o presente com a sabedoria do tempo. Orgulhoso. Tem a resistência e a tenacidade de um atleta vencedor.

PONTO PROBLEMÁTICO: A pessoa não-compreensiva, egoísta, avarenta. Teimosa,  inflexível, regida por padrões de pensamento “que passaram na prova do tempo” e hermeticamente fechada a todas as inovações. Dogmático  se a inteligência se faz conservadora
e radical.

Sentimentos
PONTO FORTE: A alma séria. Só se abre devagar e com uma certa hesitação, mas depois é fiel, confiável, prestativa e muito responsável. É capaz de estabelecer limites com clareza. A sensualidade é controlada, mas forte e muito ativa. Leva a sério os sentimentos. É cuidadosa e tende a ser desconfiada.

PONTO PROBLEMÁTICO: A pessoa retraída. Separa rigidamente os sentimentos das ações. Reservada, distante, fria, eternamente magoada, fechada, invejosa, impiedosa, sem consideração. Às vezes sentimental, depressiva, melancólica.

Nega o seu lado infantil, brincalhão, que precisa da devoção. Cruel, vingativa, rancorosa. Pessimismo. Apatia. Obsessivo Compulsivo. Vítima cobradora e manipuladora. Ingrato com a vida e com as pessoas que o ajudaram. Sombrio, noturno. Bode expiatório. Pessoas desagradável, pessimista sem magnetismo. Lamentador. Fóbico.

Eterno mau humor, “carrega” uma nuvem negra pessimista  sobre a cabeça.  Impaciência. A não-emotividade não é senão uma aparência que esconde uma hiperemotividade profunda, mais ou menos reprimida ou guardada, controlada. Um frio apaixonado. É emotivo mas controla-se, é agressivo, mas reprime-se.

Habilidades e talentos.
Tem o espírito conciso do lógico, do jurista, do filósofo, que conceitua o que a experiência lhe apresenta e é levado a um racionalismo que confina a sistematização abstrata.

Profissões que implicam responsabilidade na vida pública e com o poder administrativo e político: políticos, funcionários públicos, gerentes em todas as áreas.

Sempre que se exige uma boa percepção dos valores duradouros: no campo dos negócios bancários e imobiliários, no ramo dos seguros, ou como um síndico. Profissionalismo.

Tem aptidões para todas as empresas de altos vôos. A sua inteligência analítica capacita-o para os trabalhos científicos e para estudos filosóficos. Ótimos resultados  em atividades que  revelam sua habilidade para gestos automáticos e repetitivos.

Entre médicos, os investigadores, arqueólogos, museólogos e os historiadores abundam os Capricórnios. Devido ao seu amor pelo concreto, também se interessa por profissões como a arquitetura, a construção, agricultura ou a agronomia. Os melhores humoristas.

Não gosta do trabalho em equipe: prefere assumir as suas responsabilidades sozinho, pois só confia em si próprio. Nada lhe custa tanto como delegar as suas funções. Além disso, tem aversão  a que  lhe exijam, o controlem ou o vigiem. Um ambiente barulhento ensurdece, é necessário o silêncio, a calma, o isolamento do quarto ou do laboratório, onde pode dedicar-se a concentração.

O capricorniano não gosta de ficar mudando de emprego, permanecendo no mesmo lugar durante toda a vida e é dedicado, fiel a empresa. Sua força reside em sua competência, sua altivez, sua disciplina e sua integridade. Pouco importa que não saiba agradar: ele sabe tornar-se indispensável e insubstituível.

 Muito sensível à crítica e aos julgamentos adversos, constrói uma couraça como pode. O seu refúgio é o trabalho e o pior castigo que lhe poderiam aplicar seria condená-lo a umas férias indefinidas.

Há muitos políticos nascidos neste signo: de Estaline a Mao Tsé Tung, passando por Nasser E é verdade que as suas virtudes, assim como os seus vícios, estão de acordo com essa inclinação pelo poder e pela ação; amor pelo trabalho e pelas responsabilidades; necessidade de  dominar e ao mesmo tempo de se sentir útil. Pode contar-se com ele porque é homem de palavra, embora demore o seu tempo a cumpri-la.
a lição a aprende

O seu êxito é frequentemente demorado em todos os campos. O Capricórnio não acusa a passagem dos anos e adapta-se bem às inovações, inclusive na velhice.

Profissões em que são criadas estruturas claras e processados materiais sólidos (principalmente pedras), desde a indústria de construção até a arte da escultura e da arquitetura. Economista, Lixeiro, coveiro, Profissões que exigem atitude sóbria, prudência e muita perseverança. Políticos.



Conhecemos o universo saturnino no silêncio, com a serenidade e a calma, sua geometria (a ciência de Saturno). Podemos encontrar Saturno nos conventos e  nas prisões.

Profissões relacionadas com cemitérios, com a morte, com subterrâneos, com montanhas, montanhas, lugares altos, lugares ermos, solitários, ilhas, hospitais isolados e pesquisa médica científica.

A música saturnina, revela sua modulação  iluminada no canto gregoriano.

Lado profissional bloqueado: revela uma passividade preguiçosa e  um frustrado inclinado ao parasitismo, sem iniciativa e sem energia e ação.

“Atenção : As Personalidades “Quase- Capricórnio”
Algumas pessoas também compartilham, por analogia, das fortes influências do signo ou possuem personalidades com traços típicos de Capricórnio quando têm, nos seus  mapas, as seguintes posições:
 Saturno ou Sol na 1O Casa
Lua ou Ascendente em Capricórnio
Aspectos de Saturno com Ascendente, çom o Sol ou com a Lua
 Aspectos de Saturno com o regente do mapa
O Regente do mapa na 10° Casa ou ainda em Capricórnio
O Dominante em Capricórnio ou na 10° Casa”(3)

Saturno ou Capricórnio na primeira casa:
Pode indicar medo e resistência em nascer, indica que a Alma foi muito severa em vidas passadas, pode também necessitar explorar sua “sombra”, todas aquelas facetas de si mesmo que não deseja possuir ou reconhecer e que são empurradas para a escuridão do inconsciente, de onde inevitavelmente, mais cedo ou mais tarde, exigirão atenção. Comportamento formal, reservado.

Tal exigência pode ser expressa como projeção de uma qualidade ou emoção indesejável em outra pessoa, que a dinâmica operando na maior parte dos relacionamentos.

 Por outro lado, pode surgir continuamente como tensão emocional até que seja reconhecida e integrada. Uma alma saturnina é portanto, propensa a encarnar numa família que traz um ancestral de “sombra” e uma decisão não mencionada proibindo certos sentimentos. A isto refere-se o psicólogo Robin Skynner como “censura” de pensamentos e emoções inaceitáveis.

 A criança muito rapidamente re-descobre que uma resposta ou emoção específica, por exemplo a raiva, simplesmente não deve existir. Consequentemente, reaprende a reprimir o que teve dificuldade de lidar em vidas passadas, e no final das contas nem mesmo nota. Não obstante, não reconhecer as facetas inaceitáveis não faz com que elas desapareçam no ar.

A raiva que tem sido ignorada, por exemplo, permanecerá na profunda psique ou no corpo físico como “des-ordem”. E, de tempos em tempos, com suficiente estímulo, surgirá, encontrando oposição com pensamentos como: “este não sou eu, eu não gosto disso”.

 Parte da lição a ser aprendida de Saturno é reconhecer que: “Sim, este sou eu, eu posso tolerar e aceitar o lado escuro de mim mesmo.” São os maiores presentes de Saturno: a possibilidade de integração e a força interior que segue a aceitação da totalidade do Self.

Saturno em Capricórnio ou na 10° casa é indicativo de pais disciplinadores severos ou de falta da figura paterna ou materna.

Saturno  na casa 7 : A lição a ser aprendida pela Alma que está empreendendo um papel saturnino na parceria, é esquecer o medo e a autoridade, dando lugar a aceitação e para encorajamento do desenvolvimento da auto suficiência e da habilidade de ficar sozinha.

 O parceiro co-dependente, aprende a ficar placidamente em Segundo plano e permite que a outra Alma controle sua vida, sem se importar com a confusão que possa resultar. Saturno pode, mesmo com a melhor das intenções, ser muito “desajeitado” e considerado por seu parceiro como crítico, agressivo com as palavras, controlador ou resmungão, mesmo quando está tentando ser construtivo e útil.

Maria Eugenia de Castro  nos fala aqui sobre a 10° casa :

Subir na vida, ascencionar, chegar ao topo, ao clímax, à mais alta posição que ambicionamos, atingir um “Status’ social e profissional admirável é meta da maioria. Você é sempre lembrado pela mais alta posição que atingiu na vida. Até a aposentadoria é equivalente ao seu mais alto posto hierárquico. Saturno escalona hierarquias, para quem soube vencer o grande desafio de Não Desistir.

NÃO DESISTÊNCIA - ASSUNTO DA 10° CASA E CAPRICÓRNIO.
Não Desistência não é apenas insistir, e sim perseverar - que é agir correta e constantemente. Quase todos os dias somos tentados a desistir de algum objetivo.

 Mostram-nos a inutilidade do esforço, os obstáculos intransponíveis, o cansaço inerente. Se não tivermos suficiente ânimo, vamos ser derrotados pela Desistência - situação que se tornará altamente incômoda e nos marcará pelo resto da vida.

Neste ponto, percebe-se o Valor da Exaltação de Marte, no signo de Capricórnio e na 10° Casa. E a soma da força de Marte e Saturno que faz as personalidades de sucesso, as quais, ‘ao longo do caminho, aprenderam as artes de Crono: objetividade, utilidade e persistência, não esquecendo a coragem, contribuição de Marte a este setor.

Sem a presença de Marte, como planeta exaltado em Capricórnio e na 1° Casa, não poderíamos ter força e vontade combatente para vencer as inúmeras provas deste setor.

Muitos pensam na Casa 10 apenas como o lugar das mais altas realizações, sucesso, honras e glórias. Isto é correto, mas incompleto. A Casa 10, quando está muito forte no mapa, exige do seu “usuário” tanto esforço e trabalho, que as recompensas são recebidas com um certo cansaço e uma certa sensação de prisão à cadeia de valores trabalhados na 10 Casa.

 Isto é, quem conseguiu algum sucesso, sente-se automaticamente obrigado a continuar sucesso. Eis o problema. Não sabemos abrir mão de nada, principalmente do sucesso. E conhecido como um dos piores castigos do homem, ter alguma coisa e depois perder.

Muitos dizem: “Seria preferível nunca ter conseguido”. A sensação da perda é sentida por nós como o mais lamentável castigo — daí o perigo da queda da 1O Casa, a mais elevada do mapa.

A 10° Casa mostra, revela por sua vontade de ascensão as dignidades que por ventura, nos sejam outorgadas pela vida. Perder posições, que julgamos honrosas, é como cair do alto de uma montanha. E a nossa montanha de ambição e desejos. Por estas e outras, Mestre Saturno recebeu um dos seus atemorizantes nomes: “Senhor do Karma”, o aplicador da Lei.

Isto resulta de uma compreensão equívoca da palavra Karma, que significa apenas: trabalho, tarefa a ser realizada por todos nós.

Segundo os conselhos da velha Índia e do Budismo, todos viemos à Terra para concluir alguma tarefa que deixamos incompleta. E isto está longe da idéia de castigo. Ao contrário, é oportunidade de prosseguir aqui a aprendizagem para a “escalada” ascensional — insondável mistério da eternidade.

“Karma tem, em sânscrito, o sentido de ação. Em sua significação geral, esta palavra se refere à lei da causalidade, a partir da qual uma adaptação religiosa fez a lei da retribuição moral.

Não há efeito sem causa. Toda manifestação, no âmbito físico ou moral, procede de ações anteriores e é, em si mesma, a origem de manifestações posteriores.

Todas as formações da matéria tangível ou da inteligência são somente os elos de uma corrente sem fim tanto no passado como no futuro... continuando, até o infinito, a série das causas e dos efeitos que se produzem perpetuamente.” do livro - “O Budismo do Buda” Alexandra David-Neel

Este Nível de Excelência inclui um lote de qualidades saturnianas, dentre as quais se situam:
1 - Objetivo bem definido, maturidade na escolha - decisão correta.
2 - Empenho perfeccionista - fazer tudo com o máximo de esmero.
3 - Precisão - a exatidão da competência.

4 - Especializações máximas - ‘Know-how”.
5 - Grande conhecimento bem assimilado e bem sintetizado.
6 - Propósito delineado - sem amor à tarefa, não se consegue excelência - esta meta deve estar ligada a um sentimento prazeroso.

7 - Disciplina profissional - tempo suficiente, bem aproveitado: eficiência e eficácia.
8 - Muita prática, muito treinamento, muito exercício - tempo gasto objetivamente.
9 - Esforço contínuo - não desistir jamais: eterno recomeçar.

10 - Vontade de auto-superar-se: insatisfação com resultados medianos; não aceitar nada inferior ao ótimo.
11 - Humildade para consultar e capacidade de ouvir conselhos dos mais experientes, que já tenham trilhado o caminho anteriormente.
12 - Certeza bem planejada - após longo tempo de reflexão, gera certa segurança.

13 - Controle emocional, excessos, desgastes e estafas são proibidos.
14 - Modéstia em relação ao que já foi realizado.
15 - Grau de evolução - querer ser bom, fazer tudo da melhor maneira, para ser conhecido e lembrado pela correção extraordinária e habitual, um certo toque do bom orgulho.

16 - Prestígio e respeito - todos almejam o aplauso devido (surdo ou alardeado), mas um aplauso sincero e merecido.
17 - Otimizar o fazer - ser reconhecido como pessoa nota dez é a mais autêntica satisfação pessoal permitida por Saturno e, talvez, a única.”(

Saúde.

O nativo deste signo é propenso à lentidão Como é dotado de uma boa resistência nervosa, que além disso melhora com os anos, envelhece bem.  No entanto, tem uma forte tendência para a artrite, para o reumatismo, em geral  para doenças dos ossos e das articulações e da pele.

È emotivo, mas controla-se; é violento, mas reprime-se. Esse temperamento faz que seja frequentemente vítima do que Conrad Moriquand denomina «os humores crassos de Capricórnio): eczemas, herpes, psoríase, urticária, frieiras, etc. Na sua pele, seca e delicada, manifestam-se as suas variações de humor.

Saturno está relacionado com o frio, e quando está em conjunção com Plutão ou quadratura.  a impotência ou a frigidez pode acontecer.

Mas é melhor que tenha essa via de escape, que o liberta das suas tensões internas, pois do contrário correria o perigo de contrair doenças muito mais graves, geralmente de tipo intestinal.

 O nativo deste signo é propenso à alterações fisiológicas no metabolismo. Se leva uma vida sedentária, o seu organismo ancilosa-se, não tarda a auto-intoxicar-se e aparecem a esclerose e as perturbações circulatórias.

É muito importante que não descuide o exercício físico, para que as suas articulações não se ancilosem e para ativar a circulação sanguínea.

A tradição atribui-lhe um ponto fraco: os joelhos. E, de fato, tem mais tendência que os nascidos noutros signos para os ferir, para os derrames sinoviais e para o reumatismo.

Capricórnio não é um hipocondríaco como pode ser o nativo de Caranguejo. E-o em segundo grau, porque tem tanto medo da doença que prefere fazer como o avestruz, recusar air ao médico com medo que lhe diagnostique algo grave.

Diante de uma verdadeira ou luta denodadamente para recuperar a saúde, ou então entrega-se a ela totalmente desanimado. Tem inclinação para menosprezar as suas pequenas doenças.



VIDA SOCIAL –
Ponte forte – liderança, credibilidade e carisma ao lidar com o poder e com a política. Cultivam amizades antigas e são dedicados e fiéis. São admirados por suas qualidades: responsabilidade, fidelidade, sinceridade,  senso de justiça. Respeito e prestígio.

Pontos fracos: há uma tendência ao isolamento e uma grande resistência para suportar a solidão, no entanto corre o risco de se deixar aprisionar pelo seu próprio isolamento. Desconfiado, e com medo de ser traído pode criar defesas, tornando-se inacessíveis. Dificuldade para fazer contato. Fanatismo político e religioso funciona como um isolante de outros segmentos.

Astrologia tradicional  - Willian LILy

A décima casa de Capricórnio

Geralmente personifica reis, príncipes, duques, condes, juízes, oficiais superiores, comandantes em chefe, quer de exércitos ou de cidades; todo o tipo de magistrados e oficiais de autoridade, mães, honra, promoção, dignidade, posição, advogados; a profissão ou ofício que qualquer pessoa tem; significa reinos, impérios, ducados, províncias.
Pertencem-lhe as cores encarnada e branca e rege os joelhos e as coxas.
É chamado o Medium Coeli, ou meio-do-céu e é feminino. Os seus co-significadores são Capricórnio e Marte; tanto Júpiter como o Sol afortunam muito esta casa quando lá estão posicionados, Saturno e o Nó Sul geralmente negam honra a pessoas de distinção ou dão escasso apreço público a uma pessoa comum e pouca alegria na sua profissão, ofício ou mister, se for um artífice.

Capricórnio
Qualidade e Natureza de Capricórnio - Capricórnio é a casa de Saturno e é noturno, frio, seco, melancólico, terreno, feminino, solsticial, cardinal, doméstico, quadrúpede, Sul, a exaltação de Marte.

Doenças - Ele possui o governo dos joelhos e todas as doenças relacionadas com esses lugares, tanto por distensões ou fracturas; denota lepra, a tinha, a sarna.

Lugares - Ele mostra uma casa de bois ou vacaria, ou onde os bezerros são guardados, ou instrumentos para o gado, ou onde a madeira velha é empilhada; ou onde se armazenam as velas dos navios ou materiais semelhantes; também redis de ovelhas, ou terrenos onde pastam ovelhas, terras devolutas, terrenos estéreis, cheios de arbustos e espinhosos; campos onde se amontoa o estrume ou a terra; nas casas, lugares baixos e escuros, perto do chão ou da soleira.

Físico - Geralmente corpos secos, não alto de estatura, face longa, magra e escassa, barba rala, cabelo preto, um queixo estreito, pescoço longo e fraco e peito estreito.

CAPRICÓRNIO
REGENTE: Saturno. O Patriarca.
EXALTAÇÃO: Marte

 EXÍLIO: Lua
QUEDA: Júpiter e Netuno
 ELEMENTO: Terra
QUALIDADE: Cardinal

Característica: Frio e seco
TEMPERAMENTO: Melancólico
SEXO: Feminino

CASA: 10° casa .
CORRELAÇÕES FÍSICAS: Esqueleto, joelhos, unhas.
CORRELAÇÕES COM AS ESTAÇÕES: O inverno frio, claro e rigoroso.

ARQUÉTIPOS: O patriarca, o eremita. Subir a montanha, subir na vida, a escala do sucesso e do Poder. Kronos. O Deus do Tempo.
SOMBRA: Aquele que vive a queixar-se. Solitário. O bode expiatório.

PERIGO: O burro de carga triste.
Principio ORIENTADOR: Eu completo. Eu sou responsável.
TEMAS MITOLÓGICOS: Capricórnio, Atlas, São Cristóvão e outros que tiveram de carregar grandes fardos.

MOTIVAÇÃO: O sentimento de responsabilidade.
DEVER NA VIDA: Representar convictamente a lei e a ordem, os princípios e critérios.

SÍMBOLO: Símbolo do Sol que lentamente se ergue das profundezas (solstício de inverno no hemisfério norte).

BUSCA: Terminar os trabalhos que foram começados.
EXEMPLOS: Os patriarcas do Antigo Testamento ou o rei como primeiro dentre os servos do povo.
Função: pensar (controle da emoção).
Objetos: a terra, os minerais, os insetos, o couro, a sociedade ou as coisas abstratas.
Ações: ler escrever, analisar, contar, conservar, proibir, controlar, prever, administrar, governar.

 Pesquisado por Dharmadhannya_EL

Este texto é resultado de uma pesquisa é uma compilação inspirada em vários autores: 1.Liz Greene. 2. Sasporta. 2. Maria Eugênia. Dane  Rudhyar e outros.

O texto está liberado para divulgação desde que seja citada a Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário