segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Chi Kung Cósmico - Iniciação

Recolha todo o Universo, incluindo a Estrela Polar e a Ursa Maior(1)

Preparação para o Chi Kung Cósmico Técnicas Preparatórias

No Tao Universal, ensinamos a Cura Cósmica do Chi Kung dentro de um sistema completo de exercícios físicos e meditação. Sendo uma parte desse sistema, a Cura Cósmica do Chi Kung compreende a arte de curar a si mesmo e aos outros.

 Ela se concentra no trabalho energético de projetar o Chi de modo a realizar essas curas. Pode-se aprender facilmente os movimentos simples da Cura Cósmica do Chi Kung sem praticar nenhuma das outras técnicas do Tao Universal mas, caso se deseje verdadeiramente dominar a arte da Cura Cósmica do Chi Kung, é importante ter uma base sólida aprendida nas técnicas fundamentais do Tao Universal.

Portanto, neste texto vamos apresentar as técnicas fundamentais do Tao Universal que são usadas em conjunto com o Chi Kung Cósmico.
A técnica preparatória consiste em algumas partes; pratique cada parte no seu próprio ritmo e por fim reúna-as como um todo.

Comece sempre ‘aquecendo o forno” no abdome e dirija o fogo para o centro sexual abaixo, para transformar a energia sexual. Em seguida pratique o Sorriso Interior Cósmico. O Sorriso Interior Cósmico é um relaxamento importante e uma técnica de cura pessoal que usa a energia do amor, da felicidade, da bondade e da gentileza como uma linguagem para a comunicação com os órgãos internos do corpo.

 Cada órgão corresponde a um determinado elemento e a uma cor específica. Por exemplo, os rins consistem no elemento água e na cor azul. O coração consiste no elemento fogo e na cor vermelha. Isso facilita bastante dirigir o poder de cura para cada órgão, usando a cor adequada. A técnica também auxilia na transformação das emoções negativas em energia positiva de boa qualidade. Essa transformação é uma técnica muito eficaz do Chi Kung.

 Um sorriso verdadeiro transforma a energia negativa em energia amorosa, que tem o poder de relaxar, equilibrar e curar. Ao aprender a sorrir internamente para os órgãos e glândulas, todo o seu corpo se sentirá amado e apreciado e aproveitará mais o Chi. Depois do Sorriso Interior, pratique a Respiração Óssea a Lavagem da Medula, a Cura Cósmica e a Órbita Microcósmica.

Aquecer o Forno
1. Sente-se na borda de uma cadeira com as mãos postas e unidas com os olhos fechados.

2. Comece fazendo a respiração abdominal baixa”, movendo o seu abdome para dentro e para fora rapidamente. Acentue a expiração soltando o ar de maneira forçada por 18 a 36 vezes. Descanse, cubra umbigo e sinta-se bem e aquecido.

3. Em seguida, faça o exercício da risada interior”, com o qual sente o abdome vibrar dentro de você. Faça este exercício por alguns minutos, permitindo que o movimento da sua risada interior torne- cada vez mais forte.

 Em seguida descanse e use o poder da mente e dos olhos para captar o Chi (agora sentido como um calor atrás umbigo) para dentro do Tan Tien. Imagine um forno com o fogo aceso por trás do seu umbigo. Sinta-se bem e aquecido.

Transformar a Energia Sexual
Depois de sentir que o Tan Tien está suficientemente aquecido sorria para si mesmo e desloque o Chi aquecido para os órgãos sexuais, as mulheres levam o Chi para o útero, os homens legam o Chi para testículos. Isso deve provocar uma sensação como o sol brilhando água”.

 Os raios de sol purificam a água até que ela se converte em por ascendente. Continue sorrindo interiormente para os órgãos sexuais e sinta o calor ou a sensação ígnea da região do umbigo continuar a fluir para os órgãos sexuais; isso transforma a energia sexual em Chi e esse Chi sobe pela espinha até o cérebro, ajudando a ativar os centros energéticos da “coroa” e do “meio das sobrancelhas”.

Concentre a sua atenção no sacro. Bem na extremidade do sacro existe um orifício no cóccix. Respire nesse orifício até sentir alguma atividade ali. A sensação se parece com um formigamento, um entorpecimento ou uma pulsação. Se você conseguir realmente ativar ponto, ele produzirá uma “sucção”. Preste atenção à abertura do sacro.

 Sinta a força de sucção atuando através do orifício na extremidade sacro (hiato sacro); respire nesse orifício até que ele esteja ativado. Quando o sacro estiver ativado, você vai sentir a sucção com facilidade, assim como a respiração na cabeça e no meio das sobrancelhas.
Continue sorrindo brandamente e respirando suavemente para o Tan Tien e sinta a sucção no abdome. Concentre 95% da sua atenção no Tan Tien e 5% no sacro, na coroa e no meio das sobrancelhas. Tome consciência da respiração do Tan Tien e observe internamente a pulsação e a respiração do sacro, do meio das sobrancelhas e da coroa.
Faça esse exercício 36 vezes.

Encher as Articulações com Chi
Os ossos têm a capacidade de processar o Chi cósmico (o Chi acima de nós e ao nosso redor) para ser usado pelo corpo. As articulações também são capazes de armazenar o Chi e também servem como amortecedores entre os ossos.

Tome consciência dos seus dedos indicadores e polegares; levante ligeiramente os dedos indicadores, sinta uma leve tensão e abra os polegares para os lados, sentindo-os crescer.

 Respire na ponta dos dedos até sentir o Chi entrando nos dedos. Os dedos parecerão rígidos como se tivessem se esticado, para abrir caminho para o Chi entrar nas articulações.

 Continue a inspirar o Chi — a rigidez irá se espalhar para os outros dedos, para as articulações dos punhos, dos cotovelos e dos ombros, tornando todo o braço tenso e rígido. Os dedos e os braços parecerão uma única peça. Por fim, o Chi irá encher todas as articulações do corpo, tornando-o uma unidade completa.

Tome consciência dos dedões dos pés; respire nos dedões e sinta- os tornarem-se maiores. Quando o Chi encher as articulações, os dedões vão se tornar tensos e rijos. Aos poucos, o Chi irá encher os outros dedos dos pés, subindo pelos tornozelos, pelos joelhos, pelos quadris, pelo sacro e pela espinha;

a sensação pode ser de tensão e rigidez, entorpecimento ou como um choque elétrico. As pernas e a espinha tornam-se uma peça única. Com certeza, você vai se sentir bem.

Respiração Óssea e Lavagem da Medula
A Respiração Óssea é uma das técnicas mais importantes da Cura Cósmica do Chi Kung. Esse é um método para atrair o Chi externo através da pele para os ossos, para ajudar a repor a medula óssea, reativando assim a produção de glóbulos brancos. A passagem do Chi pelos ossos melhora o funcionamento do sistema imunológico. Esse processo também ajuda a eliminar a gordura da medula óssea (“Lavagem da Medula”), uma das principais causas da osteoporose (fragilidade dos ossos). A tensão dos músculos próximos aos ossos é diminuída e o Chi e o sangue podem fluir facilmente pelos ossos, permitindo que eles se tornem mais fortes.

O processo da Respiração Óssea usa a mente e os olhos para absorver o Chi nos ossos. Quanto melhor for a sua Respiração Óssea, melhor será a sua técnica da Cura Cósmica do Chi Kung. A mente e os olhos também são usados imediatamente depois do exercício para reunir a energia no umbigo.

 Depois de tê-lo feito, quando você mover a sua mão, a energia vai circular com facilidade. Você será capaz de absorver o Chi externo sem esforço, portanto não vai precisar usar a sua própria energia no seu trabalho de cura.

Respiração Óssea
Existem diversas variações do processo de Respiração Óssea e Lavagem da Medula. Aqui vamos apresentar o primeiro tipo de Respiração Óssea, inalando e exalando o Chi através da pele e acondicionando-o nos ossos. Nesse método, você imagina que os seus ossos são como tubos ocos e que você sopra e suga o Chi nos ossos.

A Respiração Óssea é praticada num processo de três etapas. Deixe a sua respiração seguir um ritmo normal. Não force ou prenda a respiração por muito tempo.

Imagem: A respiração  óssea através dos dedos.



1. Você pode praticar esta técnica na posição sentada ou na postura Abraçando a Árvore (ou qualquer outra postura da Camisa de Ferro do Chi Kung). Você vai usar o poder da sua mente e dos seus olhos para fazer uma inspiração curta e ao mesmo tempo sentir a sucção.

Sugue o Chi da atmosfera para dentro das suas mãos, e por fim se expanda para o universo e inspire mais algumas vezes. Use uma combinação de poder ‘mente-olho” (Yi) para sugar o Chi da atmosfera para as suas mãos, ao mesmo tempo que vai tragando a respiração aos poucos.
Assim que puder sentir claramente o aumento da “pressão” do Chi nas mãos, estenda a sensação ao longo dos braços. Toda a superfície da pele dos braços inspira o Chi, sentindo a pele manter essa pressão.

2. Faça mais uma inspiração profunda e contraia ligeiramente os músculos do braço para comprimir o Chi dentro dos ossos. Mantenha-se assim por um tempo, para condensar o Chi na medula dos seus ossos.

Exale e, ao mesmo tempo, experimente uma sensação nítida de peso nos ossos, significando que o Chi foi condensado e acondicionado nos ossos com sucesso. Por fim, use mais poder mental (o poder  de mente/olhos/coração) e menos força muscular, usando uma respiração suave para atrair a força para dentro dos ossos. Pratique por 6 a 9 vezes; descanse e sinta o Chi que foi condensado nos ossos.

3. Continue da mesma maneira, inspirando progressivamente pelos ossos dos antebraços, braços, escápulas, clavícula, esterno e costelas. Pode ser que experimente uma sensação diferente em cada região enquanto respira; em algumas regiões, a sensação é de frio; em outras, de calor ou formigamento, dependendo da estrutura óssea e da qualidade da medula.

4. Inale e exale da mesma maneira através dos dedos dos pés, dos próprios pés e das pernas; depois, numa progressão passo a passo, inale através dos ossos da canela, do fêmur, da pelve, do cóccix e do sacro, e depois subindo pela coluna vertebral para as vértebras C-7.

5. Por fim, respire pelos braços e pelas pernas ao mesmo tempo. Combine a energia deles enquanto ela atravessa o C-7 e sobe para o pescoço e a cabeça. Respire dessa maneira por pelo menos 9 respirações. Conclua recolhendo a energia no umbigo.

Lavagem da Medula Veja a imagem inicial (1)

Você pode lavar a sua medula óssea com a força terrestre, com a força celeste ou com a força cósmica. Essas energias ajudam a limpar e a rejuvenescer a medula óssea.

Lavagem da Medula pela Força Celeste com a Luz Violeta
1. Os homens colocam a palma da mão esquerda no alto da cabeça e a cobrem com a palma direita. Tome consciência, acima de você, da sua “estrela pessoal” (a estrela que aparece no seu olho da mente e está localizada acima da sua coroa).

 Empurre ligeiramente as palmas e mova-as em espiral no sentido horário, continuando nesse movimento espiralado da frente para a orelha direita, para as costas e para a orelha esquerda por 9 vezes; descanse e sinta o Chi aumentado pressionar a coroa Faça 3 exercícios completos.

2. As mulheres colocam a palma da mão direita no alto da cabeça e a cobrem com a palma esquerda. Tome consciência da sua estrela pessoal acima de você. Empurre as palmas ligeiramente e mova-as em espiral no sentido anti-horário, numa espiral a partir da frente para a orelha esquerda, para as costas e a orelha direita 9 vezes; descanse e sinta a pressão do Chi aumentado sobre a coroa. Faça 3 exercícios completos.

3. Volte as palmas das mãos para o Céu e sinta como se estivesse recolhendo com uma concha uma bola de Chi galáctico do alto. Essa bola de Chi contém a Estrela Polar e a Ursa Maior. Veja a concha se encher de energia violeta. Imagine que estende os braços para segurar o cabo da concha e depois verte o líquido violeta sobre a sua coroa.

Você terá uma sensação parecida com um entorpecimento descendo pelo seu corpo. Com as palmas das mãos voltadas para a sua coroa, despeje toda a galáxia sobre a sua coroa. Você pode perceber essa energia como as frequências de ametista violeta e luz vermelha. Sorria.

4. Conduza essa sensação para dentro do seu crânio, para que penetre no seu cérebro, nas vértebras cervicais, no osso esterno, nas vértebras torácicas, nas vértebras lombares, e depois siga pelas suas pernas. Sinta-a penetrar nos seus ossos, e dar vida a eles, penetrando a medula óssea, lavando, limpando, energizando.

 Esse Chi ‘como que líquido” se espalha por todo o caminho até chegar aos seus pés. Sinta-o conectar-se com a terra por meio das solas dos seus pés; perceba como ele brota borbulhante nos pés (os pontos K-1 do meridiano dos rins), exalando e pulsando.

5. Toque o seu umbigo com os dedos de ambas as mãos. Tome consciência da Porta da Vida e deixe o fogo ativar o Tan Tien e os rins. O Chi vai subir para o cérebro.

6. Abaixe as mãos sobre as suas coxas para tocar os seus fêmures; sinta as mãos penetrarem os ossos e a medula óssea. A sensação é parecida com a de um choque elétrico ou de um entorpecimento se espalhando por todos os ossos da perna e para as solas dos pés.

7. Devagar, deslize os dedos para baixo, para tocar o osso e a medula óssea, e estenda-se para baixo, atravessando a terra para tocar a galáxia do outro lado. Levante o seu sacro e imagine uma luz amarela vindo da terra do outro lado da galáxia; tome consciência do Tan Tien inferior e sinta-o encher-se de Chi. Faça isso 3 vezes. Abaixe-se e fique na posição agachado.




8. Volte as palmas das mãos para a terra e fique consciente da galáxia e da luz amarela; faça de três a seis círculos para reunir o Chi abaixo.

Reúna o Chi amarelo; toque os seus calcanhares e sinta o Chi amarelo fluir para os ossos da perna. Sinta o borbulhar dos seus ossos como uma corrente elétrica fluindo para os pés, a tíbia e a fíbula, o fêmur a pelve e a coluna vertebral.

 Enquanto toca os seus ossos e a medula óssea com os dedos, deslize as mãos pelas costas das pernas; bem devagar, suba por elas até tocar o cóccix e o sacro. Tome consciência do seu centro sexual, de modo que a energia flua e se espalhe pelos órgãos sexuais. Retorne ao umbigo e reúna o Chi no seu Tan Tien.

Órbita Microcósmica



A Meditação da Órbita Microcósmica desperta, faz circular e direciona o Chi através do “Canal Governador”, que sobe da base da coluna vertebral até a cabeça e o “Canal Funcional” ou “da Concepção”, que desce da ponta da língua para o meio do tronco até o períneo.

A prática constante desse antigo método esotérico elimina o stress e a tensão nervosa, energiza os órgãos internos, restabelece a saúde de tecidos danificados e produz uma forte sensação de bem-estar pessoal.

A Órbita Microcósmica é o fundamento da técnica da Cura Cósmica do Chi Kung. Todas as técnicas dependem da alta qualidade das suas meditações e da sua capacidade de aprimorar a Órbita Microcósmica.

Para dominar o Chi Kung Cósmico, deve-se praticar a meditação diariamente. As meditações no sistema da Órbita Microcósmica também fortalecem o “Chi Original” e ensinam a você as bases do Chi circulante.

Elas permitem que as palmas das mãos, as solas dos pés e o meio das sobrancelhas e a coroa se abram. Esses locais em especial são os principais pontos pelos quais a energia pode ser absorvida, condensada e transformada em força vital renovada.

1. Tome consciência do Tan Tien inferior (a região onde o Chi Original está armazenado, entre o umbigo, os rins e os órgãos sexuais). Sinta a pulsação dessa região, observe se a região parece tensa ou relaxada, fria ou quente, relaxada ou contraída.

 Observe todas as sensações do Chi: entorpecimento, calor, expansividade, pulsação, eletricidade ou magnetismo. Deixe que essas sensações aumentem e se expandam. Então deixe que essa energia flua para o Centro do Umbigo.

2. Use a sua intenção (poder mente/olho) para espiralar o ponto umbilical e orientar e deslocar o Chi. Deixe que a energia desça para o centro sexual (Palácio Ovariano ou Espermático).

3. Dirija a energia do centro sexual para o períneo e depois para a sola dos pés.

4. Leve a energia das solas para o períneo e para o sacro.

5. Leve a energia do sacro para a Porta da Vida (o ponto na coluna oposto ao umbigo).

6. Leve a energia para o ponto médio da coluna (as vértebras T-ll).

7. Leve a energia para a base do crânio (Almofada de Jade).

8. Leve a energia para a coroa.

9. Conduza a energia da coroa para o meio das sobrancelhas.

10. Encoste a ponta da língua no alto do palato, pressione e solte algumas vezes; em seguida, toque ligeiramente o palato, experimentando uma sensação de eletricidade ou formigamento na ponta da língua. Desloque a energia do meio das sobrancelhas para onde a ponta da sua língua encontrou o palato.
11. Usando a língua, mova a energia do palato para o centro da garganta.

12. Mova a energia da garganta para o centro do coração.

13. Desça a energia do coração para o plexo solar e sinta um pequeno sol brilhar.

14. Leve de volta a energia para o umbigo.

15. Continue a circular a sua energia através dessa sequência de pontos por pelo menos 9 vezes. Assim que os caminhos estiverem abertos você pode deixar a sua energia fluir continuamente como um rio de energia, sem a necessidade de parar a cada ponto.

16. Conclua quando quiser, reunindo a energia no umbigo.
Homens: Cobrir o umbigo com as palmas das mãos, a mão esquerda sobre a direita. Coletar e mentalmente espiralar a energia para fora do umbigo 36 vezes no sentido horário, e depois para dentro, 24 vezes, no sentido anti-horário.

Mulheres: Cobrir o umbigo com as palmas das mãos, a direita sobre a esquerda. Coletar e espiralar mentalmente a energia para fora do umbigo 36 vezes no sentido anti-horário, e depois para dentro, 24 vezes, no sentido horário. 

Mantak Chia.
O texto está livre para divulgação desde que seja citada a Fonte:
http://dharmadhannyael.blogspot.com.br/2013/11/chi-kung-cosmico-iniciacao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário