segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Os donos do futuro sabem cooperar.




Os donos do futuro sabem cooperar.

Roberto Shinyashiki
Se a palavra cooperação for sua bandeira, você será um deles.
Se você quer crescer e fazer os outros crescerem, você será um deles e estará lá

Eles têm como palavras de ordem cooperar e crescer juntos,
em casa e no trabalho.
Eles já estão entre nós e conjugam o verbo COOPERAR em
todas as pessoas.

Eles estão criando as equipes do amanhã.
Eles dizem não ao individualismo, pois o consideram coisa do passado.
Eles esqueceram o pronome EU.
Eles descobriram que a vida fica mais bonita quando usamos o NÓS.

OS DONOS DO FUTURO SABEM COOPERAR
Os times chegam mais longe

OS DONOS DO FUTURO SABEM SE RELACIONAR

OS DONOS DO FUTURO SABEM MUDAR
É preciso estar atento
Mantenha a bola girando em direção ao gol
Evolua antes que as necessidades virem problemas

Nós aprendemos a voar como
os pássaros, a nadar como os peixes,
mas não aprendemos
a conviver como irmãos.
Martin Luther King

Precisamos desenvolver uma nova maneira de viver. Temos de entender que, para transformar esses sonhos em realidade, o Primeiro passo é saber que sozinho não se consegue nada.

É preciso trabalhar juntos, crescer
juntos, aprender a fazer parte de um time,
seja no trabalho, seja em casa.


Há algum tempo, eu trabalhava com um time que ia disputar uma vaga na Olimpíada e conversava com um atleta muito talentoso, mas avesso ao trabalho em grupo. Em determinado momento, sentindo que esgotara todos os recursos técnicos na conversa, perguntei a ele:

"Qual é o maior sonho da sua vida?"
"Roberto, toda a minha vida me preparei para ir a uma Olimpíada, e esta é minha última chance. Meu maior sonho é ir a Sydney."

"Pois bem, até no céu você pode entrar sozinho, mas, se quiser ir a Sydney, você só chegará lá se for com o seu time!", argumentei.

É claro que não acredito que alguém entre no céu sozinho, mas tenho absoluta certeza de que ninguém vai a Sydney sozinho. Nem os atletas de esportes individuais...

O mesmo é válido para todos nós: se quisermos chegar a
Sydney, teremos de ir com o nosso time. Independentemente do que Sidney signifique para cada um de nós!

Em minhas palestras, é comum que grandes empresários me perguntem se algum dia as pessoas de sucesso poderão trabalhar menos. Sempre respondo: "Sim, quando aprenderem a trabalhar em equipe".

Sem equipes competentes, tirar férias é um sonho impossível.
Sem equipes integradas, fica muito complicado fazer avançar os projetos. Ou até se consegue realizar os planos, mas pagando-se o preço de estourar as coronárias aos 40 anos.

Lembre-se: de todas as equipes das quais você faz parte, a mais importante é a família. Ela é a empresa mais importante da vida. A empresa onde a moeda não é o dinheiro, e sim o amor. A família é um porta-aviões de onde as pessoas saem para vôos mais ousados. Quando a base é fraca, o voo é inseguro.

Qualquer engenheiro pode calcular a altura futura de um prédio com base no tipo de fundação que ele tem. A base do tamanho e da sustentação de uma carreira são os valores do indivíduo e sua família.

Observe o que acontece com a carreira de um executivo quando ele está passando por uma separação litigiosa.
Apesar disso, muita gente ainda acredita que pode alcançar o sucesso e a felicidade esquecendo-se da família. Há também aqueles que falam da importância da família, mas sua realidade é bem diferente:

eles nunca estão presentes nos jogos dos filhos, não conversam com a orientadora educacional da escola das crianças. Nunca têm tempo para jantar fora com o cônjuge ou, pior, estão sempre cansados quando chegam em casa.

Imagine que a sua casa é uma empresa. Que nota você daria a um funcionário como você?
Será que você não seria demitido da sua empresa se sempre
chegasse atrasado?

Se prometesse e não cumprisse?
Se quisesse sempre ter razão nas discussões?
Competência, planejamento, determinação, espírito de equipe eamor são qualidades essenciais para ser dono do futuro.

Mas também é preciso ter fé, acreditar. Ao olhar para os lados, certamente você vai encontrar crises, corrupção, pessoas competentes desempregadas, empresas honestas quebradas, casamentos desfeitos.

E algumas vezes você se pergunta: será que o justo teve chance neste mundo maluco?
Sim, e sempre terá. Acredite nisso. Lute por seus sonhos, você não estará sozinho.
Certa vez, um rabino me contou que, quando Deus foi destruir Sodoma e Gomorra, existia uma terceira cidade que temia ter o mesmo fim. Um homem que morava ali procurou Deus e perguntou:

"Se eu apresentasse uma lista de mil pessoas comprometidas com Sua força, com Sua luz, com Sua verdade, com Seu amor, o Senhor nos daria uma oportunidade e não destruiria nossa cidade?"

Deus estava muito bravo, mas pensou e respondeu:
"Está bem! Vou preservar sua cidade se você mostrar quem são essas mil pessoas'1.

"Senhor, não tenho essas mil pessoas, mas se eu apresentasse uma lista de cem pessoas totalmente comprometidas com Sua luz, com Sua força, com Sua fé e com Sua verdade, o Senhor preservaria nossa cidade?"

Deus, já impaciente, perguntou:
"Está bem. Onde estão essas cem pessoas?"
"Não tenho cem pessoas, mas se eu apresentasse uma lista dedez pessoas comprometidas com Seu amor, Sua luz e Sua verdade em nossa cidade, o Senhor nos pouparia?"

E Deus, mais uma vez, perguntou:
"Então, onde estão essas dez pessoas?"
"Senhor, não existem dez pessoas. Apenas eu, que estou
totalmente comprometido com Sua luz, com Sua fé e com Sua verdade.

Eu lhe prometo que, se me der essa chance, vou lutar todos os dias da minha vida para que esta cidade seja sempre um exemplo do Seu amor.

O Senhor me daria essa oportunidade?"
Deus respondeu:
"Está bem, eu lhe darei essa oportunidade".
E graças à fé desse homem a cidade foi preservada.

O que quero dizer com isso é que tenho certeza de que você não está sozinho em sua fé. Precisamos acreditar, ter um sonho e trabalhar por ele.

Adoro viver neste momento porque o mundo exige que cada
pessoa seja digna da espécie humana. Não podemos mais viver olhando para trás, acomodados no passado. Os donos do futuro vivem em permanente evolução, como um verdadeiro ser humano deveria viver.

Este é um mundo em constante mudança, que exige evolução. Exige que vivamos como seres completos, que sabem unir sucesso e felicidade no trabalho, em casa, com o cônjuge, os filhos e os amigos.


OS DONOS DO FUTURO SABEM COOPERAR
TENHO UMA CERTEZA NA VIDA: NADA DARÁ CERTO PARA valer no casamento, na empresa, na relação com os filhos e com os amigos se não houver muita cooperação. Quem não aprender a cooperar não conseguirá se realizar como pessoa e profissional.

Os donos do futuro são criadores de cooperação. São pessoas capazes de viver e trabalhar em equipe tanto no emprego como em casa.

Abriram mão do individualismo para viver nova experiência, muito mais rica: ajudar o outro, aceitar ajuda e crescer em conjunto.

Aprenderam a substituir eu por nós.
Os donos do futuro são aqueles que conhecem o poder da cooperação: trabalham sempre em equipe, armam seus times antes de realizar um projeto e lutam até alcançar seus sonhos.

Enquanto isso, os dinossauros continuam lentos e não percebem que o mundo mudou. Não se dão conta de que a competição em todas as áreas exige equipes capazes de superar desafios cada vez maiores.

Querem resolver tudo sozinhos e pagam um preço muito alto por não utilizar todo o potencial que um time afinado pode desenvolver.

Existem dinossauros lentos e agitados.
Os lentos ficaram obsoletos porque não conseguiram acompanhar a velocidade das mudanças do mundo moderno. São os reis do passado, adoram frases que começam com "no meu tempo...", "antigamente...".

Os agitados até podem atingir suas metas profissionais, mas, como são individualistas, não conseguem criar equipes e ficam surpresos quando descobrem a própria decadência. Souberam evoluir tecnicamente, mas não perceberam que sem equipes que lhes dêem suporte serão superados rapidamente.

Os dinossauros agitados têm consciência de que sua vida depende de resultados, mas acreditam que tudo será conquistado solitariamente. Eles se matam, trabalhando dezoito horas por dia, porque não aprenderam a funcionar em equipe. Não confiam em ninguém, precisam conferir tudo, não compartilham informações.

Podem até ter sucesso profissional, mas destroem o casamento, a família e a saúde até começar a destruir os resultados.

O sucesso de um médico depende de sua competência científica, mas também da capacidade de trabalhar em equipe. É claro que ele sempre terá de pesquisar, estudar, procurar novos tratamentos para ajudar na cura do paciente, mas se não tiver uma equipe competente precisará ficar o tempo todo cuidando do paciente (e acabar com a vida pessoal) ou deixá-lo com uma equipe fraca e comprometer o resultado.

O sucesso de um advogado depende de seu conhecimento
técnico, mas também de uma equipe que lhe dê suporte. Quantos advogados ficam desesperados ao perceber que perderam o prazo de um processo porque se entregaram tanto a uma causa que se esqueceram de acompanhar outros trabalhos.

O dono do futuro sabe que, para que sua carreira ou a empresa decole, precisa de equipes integradas e competentes. Sabe principalmente que a felicidade é resultado do ato de aprender a trabalhar cm equipe.

Quando ser pai ou mãe não é um peso porque a
família é um verdadeiro time no qual todos têm consciência da própria responsabilidade e curtem o prazer de estar juntos. Quando o casamento é fonte de alegria e prazer.

Seu casamento é um time ou simplesmente duas pessoas que moram debaixo do mesmo teto ?
Sua família é um time de pessoas conscientes da própria importância ou um agrupamento em que cada um vive sua vida sem se importar com o outro ?

Os times chegam mais longe
O individualista é uma espécie em extinção. Durante muitos
séculos, as pessoas de sucesso foram aquelas que procuraram soluções individuais... Cada um por si e Deus por todos era o seu lema, fórmula incapaz de criar vitórias hoje em dia. Estamos descobrindo a duras penas que essa filosofia não dá mais certo.

"Atrás de um homem competente,
há sempre outros homens competentes."
Provérbio chinês

Pesquisado por Dharmadhannya_el
O texto está livre para divulgação desde que seja citada a fonte:


Nenhum comentário:

Postar um comentário