segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Saúde alternativa - recursos da Natureza




Saúde alternativa - recursos da Natureza
Pesquisado por Dharmadhannya

Por milhares de anos a Natureza forneceu aos seres humanos a cura através das plantas, ervas e frutas.
Elas eram a fonte de onde obtinham tudo para sua saúde e bem-estar.

De fato a Natureza é um imenso celeiro de matérias agentes. As energias das plantas, ervas e frutas, da Terra e águas, a energia dos minerais, metais, pedras preciosas e cores , dos sons e aromas, tudo já foi usado desde os tempos antigos pelos homens em seu próprio benefício, como força sutil, para estimular o corpo e assim regenerá-lo e curá-lo.

A tecnologia porém, afastou-nos cada vez mais de nossas origens, que têm suas raízes na Natureza.

Estamos frente a uma mudança, pois está comprovado que o avanço da tecnologia não contribui para tornar o homem mais saudável, apesar dos inúmeros progressos no campo da medicina.

O contrário é a realidade. O número de doenças aumenta cada vez mais, embora tenhamos a nossa disposição uma imensa gama de tipos de medicação.

A era do computador induz-nos a encarar o nosso organismo como uma máquina, que ao falhar, é submetida a um "conserto" através do aperto de uma tecla determinada e volta a funcionar.

Tornou-se um hábito, apelar imediatamente para o comprimido, a drágea, tão logo surja uma indisposição de qualquer natureza.

Tem-se dor de cabeça e toma-se um comprimido. No caso de problemas digestivos, engole-se laxante e, após uma refeição tomada às pressas, que muitas vezes compõe-se de produtos industrializados, cheios de química, usa-se um remédio para digestão.

Os sintomas, a linguagem do corpo, querem expressar algum problema, ao qual não se presta atenção. Pelo contrário, faz-se calar o corpo, anestesiando-o com analgésicos. A dor é inibida e acredita-se que com isso o mal foi embora.


Ledo engano! O corpo humano não é uma "máquina", que se
manipula tão facilmente. O corpo é mais abrangente na sua
estrutura e não é com pílulas ou comprimidos que o podemos manipular. Os sintomas desaparecem, mas os problemas persistem.

As causas são mais profundas, pois o ser humano é uma unidade, formado de corpo, mente e alma. Uma verdade óbvia.

Somente quando estes três aspectos estão em harmonia entre si, podemos falar de saúde, no verdadeiro sentido da palavra.

Que nós seres humanos - apesar do gigantesco desenvolvimento e uma super-oferta em termos de medicamentos e aparelhos complicados de exames - não estamos mais saudáveis, e sim, sempre mais doentes, é prova suficiente que não é possível encontrar a cura pela tecnologia.

Precisamos nos voltar as nossas origens, cujas raízes estão na Natureza. Em vez disso, destruímos cada vez mais o meio-ambiente.

A atmosfera - nossa fonte de energia vital - está intoxicada e nossa água, que deveria ser um elemento purificador, está poluída e envenenada.
Os hábitos consumistas não nos permitem refletir e cada vez mais nos afastamos de nossa verdadeira origem.
Consumo - química - lixo - tóxicos ambientais - tornou-se um círculo vicioso e só uma conscientização pode nos levar a novos rumos.

Está na máxima hora de mudarmos nosso pensamento. Só assim poderemos salvar a Terra e a nós mesmos. Nós, seres humanos, interferimos na harmonia ecológica e cada um de nós tem alguma parcela de responsabilidade.

Cabe-nos encontrar o caminho de volta as nossas origens e saber que a Natureza nos oferece tesouros infinitos, de cujos benefícios podemos usufruir para melhorarmos nossa saúde e nossa vida de maneira natural, sem nos prejudicarmos, em aspecto algum.

Não mais teremos necessidade de suplementos vitamínicos em cápsulas, laxantes ou analgésicos, quando estivermos conscientes que há fontes de ajuda na Natureza.

Certamente é muito mais fácil o uso de um comprimido ou de um produto pronto do que se dar ao trabalho de preparar um remédio caseiro.

Devemos porém, considerar, que ao fazermos este pequeno
esforço, teremos enormes vantagens, uma vez que damos ao nosso organismo a oportunidade de ser estimulado pelas energias curativas e reagir com suas forças naturais, passando a reconquistar a sua harmonia.

Nosso corpo é um verdadeiro milagre da criação. Ele tem a capacidade de regenerar-se e renovar-se, se nós lhe dermos uma alimentação balanceada e saudável, cuidados externos,
pensamentos positivos c com tudo o que a Natureza nos oferece.

Meu objetivo é, , estimular uma vida mais saudável e feliz, mostrando meios simples e naturais para atingi-lo.
    
    Registro de antigas práticas de cura
Nos primórdios dos tempos, já existiam ensinamentos práticos para aproveitar-se as forças da Natureza em benefício da saúde.

Assim, por exemplo, os entendidos de cura, classificavam a
banana como a "fruta mágica dos deuses". Ela seria o segredo  para uma saúde e juventude prolongadas.

A raiz do ginseng é usada com o maior respeito há 5.000 anos, devido a sua propriedade rejuvenescedora e revitalizante.

Assim também o mel, que era levado como oferenda aos deuses e era considerado o remédio natural que cura tudo.
Sabemos, pelos registros arqueológicos, que os nossos
antepassados há quase 10.000 anos, já tinham conhecimento das cores influenciando a vida e a aplicavam como elementos de cura.

No Egito antigo construíam-se templos coloridos, onde em cada sala predominava uma cor do espectro solar. A estes ambientes eram levados os doentes para a cura de seu corpo e espírito e com a finalidade de aprofundar sua compreensão espiritual.

Também há registros da importância das pedras preciosas aplicadas à cura. Geralmente, eram pulverizadas e ingeridas ou aplicadas externamente, ou ainda, usadas em pomadas e
tinturas. A pérola, a safira ou a malaquita eram as mais valorizadas para este fim.

A musicoterapia é igualmente tão antiga, quanto a arte de curar. Aliás, a música sempre teve uma relação íntima com a saúde, pois constatou-se muito cedo que a música induz o corpo humano a um profundo estado de paz, harmonizando assim mente e espírito.

Com os perfumes e aromas naturais foram criadas terapias, que atingem o organismo através da respiração, estimulando a secreção das glândulas e o sistema nervoso, fortalecendo as defesas e beneficiando corpo, mente e espírito.

As duas rainhas egípcias Nefertite e Cleópatra, que espelham a adiantada cultura do cotidiano, da Antiguidade, são até hoje conhecidas por sua rara beleza.
Elas conheciam muitos segredos da Natureza e sabiam dos seusefeitos sobre a saúde e a beleza.

Temos conhecimento não só dos banhos de imersão em leite de burra, como de óleos aromáticos que eram acrescentados à água, que era agitada, como uma hidromassagem; coloriam-na com as cores vermelho, ora azul ou verde. Acresciam-na de ervas, óleos aromáticos, especiarias e pétalas de flores, muito cobiçadas por seus efeitos estimulantes.

Para manter a juventude da pele, massageavam o rosto com o sumo das frutas. Hoje está comprovado, cientificamente, que a clorofila é capaz de manter a juventude e o frescor da pele até a idade avançada, e é igualmente conhecida a influência positiva da clorofila sobre o sistema nervoso.

Concluindo, pode-se afirmar que não só ervas, frutas e especiarias eram conhecidas e apreciadas, como também a cromoterapia e a aromaterapia.

Os famosos cosméticos das rainhas egípcias não eram só manipulados com quartzos, sais e cristais, mas também com óleos de peixes e de plantas, essências de folhas, flores e mel.

A raiz de ginseng e o cravo-da-Índia eram usados também; igualmente, as flores de acácias, hibiscos, malvas e gengibre, que exalavam seu perfume por longo tempo.

Os elementos para o preparo dos produtos de beleza ficavam imersos em óleo ou em água fresca de nascente por sete dias, em seguida, ao amanhecer, quando ainda havia muita energia no ar, tudo era misturado e pacientemente mexido. Para isto utilizavam-se diamantes em estado bruto, pois suas vibrações de energia eram transferidas para o cosmético
.
Este retrospecto mostra-nos como as pessoas de culturas antigas possuíam conhecimento dos fenômenos da Natureza e como extraíam dela benefícios para sua saúde, beleza e bem-estar.

                     Segredos orientais
Juventude, saúde, beleza e bem-estar são resultados de uma vida equilibrada, sadia. Esta era a filosofia dos velhos curadores orientais.

Para eles, o corpo era a expressão visível da consciência, em que cada órgão e cada parte correspondiam a uma energia cósmica determinada e a um conteúdo espiritual.

Seus métodos de cura baseavam-se no princípio: "Cura primeiro a causa e então o sintoma".

Eles tinham constatado que se fosse eliminada a perturbação ou causa, os sintomas iriam desaparecendo e a saúde e o bem-estar retornavam.

Ao observar algum sinal de doença, tentavam, imediatamente, restabelecer o equilíbrio interior do doente, a fim de evitar a perturbação espiritual ou, então, recorrer a métodos bem naturais e pela harmonização alcançar a cura.

A terapêutica oriental tinha como objetivo o restabelecimento da "harmonia curativa". O imperador Huang-ti Nei Ching (2.697-2.595 a.C.) idealizou, segundo a tradição, um sistema circulatório da ordem interna, que ele dividiu em dois princípios básicos: yin e yang.

O lado esquerdo do corpo simboliza o yin, o interior, o sentimento, o amor, o receber, o princípio feminino, a fantasia, a imaginação, a cor preta.

 O lado direito do corpo simboliza o yang, o exterior, a vontade, a sabedoria, o dar, o princípio masculino, a lógica, a razão, a cor branca.

O equilíbrio entre os dois lados é a harmonia perfeita; esta era a crença chinesa de yin e yang, as duas correntes de energia do corpo,que devem estar sempre em uníssono, para que haja saúde.

"Permaneça em equilíbrio", escreveu o imperador que também Era conhecido como "Imperador Amarelo", "encontrarás então a fórmula secreta da juventude e saúde"
Nada é estável - tudo é mantido em equilíbrio.

Se este equilíbrio é perturbado, por excesso ou carência, surge a doença e o mal-estar.

É necessário identificar as causas, restabelecer o equilíbrio de energias, para que as funções do organismo possam se normalizar e as duas correntes energéticas circulem livremente.

 Os sábios orientais foram os primeiros a reconhecer as forças curativas da Natureza. Tinham ao seu dispor muitas destas forças, usando-as para prolongar sua vida e juventude.

Remédios naturais, como por exemplo, de plantas, ervas e frutas fornecem suas energias de forma a manter, assim, o sensível mecanismo do sistema yin-yang em equilíbrio.

Desta forma, com suas vibrações em frequência correta,desbloqueiam os pontos em que a energia não flui. Se as energias vitais estiverem fluindo, as forças de auto-cura estão em atividade e tem-se saúde.

O mais importante a ser dito sobre energia é que ela se compõe de opostos. A melhor maneira de compreender estes opostos é imaginar forças opostas. Estes opostos não podem ser separados, pois os dois juntos formam a energia. Um não existe sem o outro.
Para que surja o movimento é necessário tanto o componente positivo da energia, como o negativo. Isto significa que a energia é equilibrada. É o estado natural do Universo.

Esta figura mostra o símbolo chinês das duas forças primitivas yin e yang. A linha de separação simboliza o princípio da estática e dinâmica.

Os dois princípios do Universo também existem no corpo. Se as duas polaridades estiverem em equilíbrio, o ser humano também está equilibrado e, consequentemente, saudável."  Waltrab M.
Pesquisado por Dharmadhannya_elEste texto está livre para divulgação desde que seja citada a fonte:

http://dharmadhannyael.blogspot.com.br/2014/01/saude-alternativa-recursos-da-natureza.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário