domingo, 9 de fevereiro de 2014

Os Cristais e a medicina chinesa - rins, baço, coração





"Os Cristais e a medicina chinesa - rins, baço, coração"

Funções do Rim (Shen)

O Rim tem uma atuação muito importante na questão da força do indivíduo, seja ela força física, força mental ou força de vontade. Ele controla ainda as etapas de mudança na vida: nascimento, puberdade, menopausa e morte.

Se pensarmos que cada mudança pede capacidade de adaptação, flexibilidade para lidar com a próxima etapa, seja qual for a questão, pessoas muito rígidas em suas posturas, em sua visão da vida, em seus “julgamentos”, podem apresentar problemas nos Rins.

Ou, no sentido inverso, igualmente uma deficiência de energia nos Rins pode levar a atitudes mais duras, inflexíveis.

 Isto se torna um círculo vicioso, até que algo seja feito para modificar o padrão.

Para personalidades muito rígidas, costumo colocar na fórmula os Elixires de Ágata (aquela que mais se adaptar ao perfil da pessoa) e de Marfim, que trabalha tanto a rigidez da coluna vertebral quanto os medos também.

 Isto o torna mais apropriado ainda, porque o Rim, assim como a Bexiga, é afetado pelo medo. O Elixir de Aventurina pode ser oportuno para alguns casos específicos de medo, como o de se arriscar, e trabalha também a rigidez interior.

Medo e depressão
O Rim é considerado a “sede da força de vontade”: através de sua energia, a mente enfoca seu objetivo e o alcança. Quando o Rim está debilitado, a força de vontade fica afetada e a mente não tem ânimo para buscar alcançar suas metas.
 Pode também haver medo embutido no quadro — o de não ser bem-sucedido em seus esforços o que faz com que a pessoa nem se anime a tentar.

No Rim direito localiza-se o que os chineses chamam de “Portão da Vitalidade”, relacionado com o Triplo Aquecedor. Segundo Zhang Jie Bin (1563—1640);

 o Portão da Vitalidade “é o sistema da Água e do Fogo, a residência do Yin e do Yang, o Mar da Essência (Jing) e determina a vida e a morte.*

Assim, se o Rim não funcionar bem e o Portão da Vitalidade não distribuir corretamente a energia vital, os demais sistemas sofrerão os efeitos disso, podendo resultar em:

 cansaço, depressão mental, sensação de frio, pessimismo, negatividade, enfim, falta de vitalidade.

Quando há um quadro de depressão, estimular o Rim pode ser um excelente começo na terapia. A pessoa depressiva sente-se sempre sem forças para realizar algo; ela se abate e desiste de querer. Seu desejo de produzir fica afetado e, se puder, ela “vegeta”.


Os Elixires de Aventurina, Calcita Amarelo e Laranja e Peridoto podem ser importantes auxiliares nesses casos, para trabalhar a energia dos Rins e aspectos emocionais ao mesmo tempo.

Em casos como o da Síndrome do Pânico, podemos pensar em fortalecer os Rins, mas também, dentro da filosofia dos Cinco Elementos, verificar os Pulmões e Intestino Grosso.

 Os Elixires de Azurita, Marfim e Sodalita devem ser considerados para esses casos.

Cabelos, dentes e ossos
O bom controle da medula espinhal, dentes firmes, ossos fortes e cabelos vitalizados, com brilho e bom crescimento, estão relacionados com o funcionamento correto dos Rins.

 Na medicina chinesa, o “Rim controla os ossos e manifesta-se nos cabelos”. Cabelos acinzentados e finos pedem atenção para o estado dos Rins.

Para a queda de cabelo, foi desenvolvida uma fórmula capilar, que tem apresentado resultados excelentes.

Crianças com o tórax comumente chamado de “peito de pombo” têm uma deficiência na energia do Rim. O Elixir de Apatita atua bem na estimulação da energia dos Rins, entre alguns outros recomendados.

Para os ossos e dentes, os Elixires de Abalone e Coral (que também fazem parte da Fórmula do Rejuvenescimento), Fluorita, Lápis-Lazúli e Marfim devem ser considerados.

Olhos, ouvidos
Boa visão, pensamento mais claro, um cérebro funcionando bem, com boa capacidade de memória e concentração, são aspectos decorrentes da energia fluindo corretamente nos Rins. O quadro oposto pode se manifestar quando a energia do Rim está debilitada.

Baixa energia nos Rins pode levar também a problemas no ouvido (como uma sensação de zumbido crônico, sinal de que o Rim está precisando ser estimulado).

Os Elixires de Apatita, já mencionados, bem como os de Âmbar, Coral, Quartzo Citrino, por exemplo, podem ser indicados. O Elixir de Rodonita tem uma atuação específica nos ouvidos e pode ser agregado à fórmula.
Outros sintomas.

Enurese noturna ou incontinência urinária, polução noturna (emissão de esperma durante o sono), prolapso anal, diarréia, bem como processos de asma crônica também têm a ver com desordens na energia renal.

 Para problemas com o trato intestinal, os Elixires de Âmbar, Enxofre, Esmeralda e Quartzo Citrino têm atuação tanto no sintoma quanto na energia dos Rins.

Além disto, questões relativas à fertilidade, vitalidade e poder sexual dependem da maneira como o Rim tem a sua energia mais ou menos equilibrada.

Entre os Elixires de Cristais há uma gama variada que auxilia nos diversos quadros.

Particularmente quando há um comprometimento do órgão, o Quartzo Rosa ajuda na regeneração, enquanto que os Elixires de Jaspe Sangüíneo, Peridoto e Quartzo Citrino são excelentes depuradores.

 Nos casos de retenção de líquido, encontrei bons resultados com Ágata-Musgo e para eliminação de cálculos, agrego sempre o Elixir de Jade.

Na culinária caseira, o uso da canela em casca ou em pó tonifica os rins.

Funções dos Pulmões (Fel)
No aspecto emocional, problemas com os Pulmões pedem um olhar mais atento ao que acontece no momento na vida da pessoa, no campo das trocas sociais e afetivas.

 Além disso, dor e tristeza, depressão, lamentação, ansiedade, preocupação, sudorese inesperada, luto remetem sempre a uma necessidade de se ativar melhor a energia dos Pulmões.

A energia dos Pulmões bem equilibrada vai corrigir problemas como voz enfraquecida, má circulação nos membros, dispnéia.

Na diferenciação dos sintomas, observa-se que voz baixa é sinal de Pulmões debilitados, enquanto que uma voz abafada indica Pulmão obstruído.

Estados gripais são decorrentes da dificuldade dos Pulmões em distribuir para o corpo a energia necessária para manter o estado de saúde.

Membros aquecidos é sinal de boa circulação da energia dos Pulmões que, vale lembrar, controlam todos os meridianos, sendo assim importante ativá-los quando se quiser regular os meridianos.

Para o fortalecimento dos Pulmões, pense em Berilo, Crisocola, Malaquita, Quartzo Rosa. O Âmbar ajuda a restaurar os tecidos danificados e neutraliza a energia negativa, enquanto que a Ágata Botswana melhora o quadro respiratório.

No entanto, há ainda outras variáveis de sintomas que estão listados no final, no Repertório de Sintomas, em “Pulmões”.

Funções do Baço (Pi)

O Baço é um órgão que tem grande influência em nossa capacidade de pensar, estudar, concentrar, determinar e memorizar.

 A memória para o estudo está relacionada com o Baço, enquanto outros tipos de memória têm maior relação com outros órgãos.

Assim:
Memória para o estudo - Baço
Memória do dia-a-dia - Rim
Memória do passado – Coração

Quando a pessoa faz muito uso das faculdades intelectuais, estuda muito, o Baço é mais solicitado e é interessante observar e manter o seu bom fluxo de energia.

 Em quadros de retardo mental, há indícios de que a estimulação da energia do Baço, juntamente com a do Coração, pode auxiliar na obtenção de um melhor desempenho.

Os Elixires de Calcedônia e Calcita Amarelo Laranja são indicados tanto no excesso de solicitação intelectual quanto na deficiência mental.

No aspecto físico, sempre que houver edema, fleuma ou umidade no corpo, é preciso se pensar em equilibrar as energias do Baço, que é afetado por líquidos frios ou gelados.

 Edemas pulmonares podem ser tratados concomitantemente com o Elixir de Ágata-Musgo, que propiciará aos pulmões a energia necessária para reagir ao sintoma.

Alguns sintomas estão diretamente relacionados com este órgão, tais como sensação de peso na cabeça, secreções vaginais, distensão abdominal, alterações urinárias, hemorragias, debilidade ou atrofia dos músculos.

 Sempre que se desejar tonificar o sangue, deve-se começar primeiramente tonificando o Baço, para melhores resultados.

 Patologias bucais e labiais têm a ver com o Baço e o Estômago, embora problemas na língua tenham relação com uma deficiência na energia do Coração.
Água-Marinha, Calcedônia, Jaspe Sanguíneo são algumas das possibilidades de se buscar o reequilíbrio das energias do Baço.

No entanto, há outras opções, que devem ser verificadas, observando melhor o perfil da pessoa que está com o problema.

Os órgãos naturalmente funcionam em sinergia e, quanto melhor a inter-relação entre os diversos órgãos e sistemas, melhor o estado geral de saúde.

No caso do Baço, algumas alterações podem acontecer em seu bom funcionamento, influindo em outro órgão.

 Por exemplo:
Baço com funções obstruídas — problemas no Pulmão dispnéia, asma.

Pulmão com funções obstruídas — problemas no Baço cansaço, anorexia, diarréia.

Quando o sintoma é hemorróidas, a medicina chinesa aponta para uma deficiência do Baço, no que eles chamam de “rebelião da energia”, quando ela não desce para nutrir os outros órgãos.

 Os Elixires de Coral, Jaspe Sanguíneo, Quartzo Cristal e também o Topázio atuam na resolução do sintoma.

É interessante saber que quando o paladar que persiste na boca é doce, isto está relacionado com o Baço.

Funções do Coração (Xln)
A energia que o Coração distribui para o corpo está, entre outras coisas, relacionada com a fala. Assim, problemas como a gagueira têm a ver com a deficiência de energia no Coração.
A pessoa que fala demais, por sua vez, tem um excesso de energia acumulado no Coração e, na leitura da medicina chinesa, ela tem Fogo no Coração.

O Coração odeia Calor e esta condição pode levar ainda ao coma, ao delírio ou à afasia.

Fogo é o elemento-neto da Água e, assim, a Água domina o Fogo. Desta forma, tonificando os Rins e a Bexiga, o excesso de energia ou calor no Coração se acalma.

 Trabalhe com Elixires como Apatita, Berilo, Granada, Jade, Kunzita ou Quartzo Rosa para fortalecer os Rins e a Bexiga, diminuindo o calor no Coração.

Estados gripais, embora tenham uma ligação com a dificuldade dos Pulmões em distribuir energia para o corpo, indicam também Fogo no Coração.

 Os Elixires de Coral, Cornalina e Ágata-Musgo são excelentes no fortalecimento do corpo para combater as gripes e atuam na energia dos Pulmões e do Coração.

No pólo oposto, patologias na língua estão relacionadas com uma deficiência de energia deste órgão, assim como o retardo mental.

 Segundo Macioocia, estes aspectos podem ser trabalhados com uma estimulação na energia do Coração, com bons resultados.

O Elixir de Amazonita estimula o coração e o plexo solar. Particularmente, para um coração com a energia em desequilíbrio seja para mais seja para menos — gosto de trabalhar com a Ametista, o Quartzo Rosa e a Pedra-da-Lua.

Boca com o paladar mais para o amargo indica um desequilíbrio na energia do Coração.
Funções da Bexiga (Pangguang)

O bom funcionamento da Bexiga tem grande importância na maneira como o indivíduo lida com as emoções, pois um desequilíbrio energético neste órgão pode conduzir a estados como ciúme, desconfiança e rancor prolongado. A Bexiga também tem relação com o medo, como os Rins.

O bom desempenho das funções da Bexiga está ligado aos Rins e ao Intestino Delgado. Como o Intestino Delgado tem ligação com o Coração, na visão da medicina chinesa, algumas desarmonias manifestas nesse órgão podem se refletir na Bexiga também.

Se você está começando a utilizar esses conceitos da medicina chinesa em seu trabalho, vale lembrar que uma análise do que acontece com esses outros órgãos, mais a manifestação emocional de seu cliente, vai lhe propiciar uma escolha bem acurada dos elixires para sua fórmula.

Cálculos na Bexiga podem ser trabalhados com o Elixir de Jade, Enxofre ou ainda o Jaspe Verde e o Jaspe Sangüíneo. O Âmbar, o Coral e o Quartzo Citrino também têm boa atuação na Bexiga.

Funções do Pericárdio (Xínbao)
O Pericárdio é uma camada que reveste externamente o Coração e tem por função protegê-lo de impactos.

 Suas funções se assemelham de muitas formas às do Coração e, como este, exerce grande influência na maneira como as pessoas lidam com suas relações pessoais.

Sempre que há dificuldade de relacionamento, com as conseqüentes alterações emocionais que isto traz, os meridianos do Pericárdio devem ser tratados.

Do Pericárdio derivam as sensações de alegria e felicidade, tendo ele uma atuação poderosa nos estados mentais e emocionais.

 Quadros de confusão mental, delírio, temperatura elevada do corpo, afasia (incapacidade de falar devido a algum tipo de lesão cerebral) teriam relação direta com o Pericárdio no caso, um excesso de energia provocaria reações desse tipo.

Aspectos relacionados com o Pericárdio podem ser tratados com a leitura que se faz do emprego dos cristais para o Coração.

Paladar preponderante e correlação com o desequilíbrio da energia nos órgãos
Paladar Elemento Deficiência de energia
Azedo - Madeira - Fígado
Amargo - Fogo - Coração
Doce  - Terra - Baço
Picante – Metal - Pulmão
Salgado – Água - Rim
Texto de  Berenice de Lara - Psicoterapeuta . 
Pesquisado por dharmadhannyael

Um comentário: