domingo, 30 de março de 2014

"A respiração – segredo do Mago"




"A respiração – segredo do Mago"
 Narina ativa, yang e Passiva,Yin...


A União dos dois polos forma um terceiro, ou a Trindade.

219 . Quando a depressão invade temos de fechar a narina esquerda e respirar pela direita e quando a cólera domina, temos de fechar a direita e respirar pela esquerda. A aspiração pela direita evita o resfriamento e a aspiração pela esquerda refresca pelo calor e baixa a febre.


217 . O Fluido solar proveniente do Sol é o mesmo que o centro cerebral do organismo humano e o fluido lunar é igual ao medular ou simpático inferior.

Para a depressão lunar temos de fortificar-nos com a energia solar e para a excitação solar temos de acalmar-nos com o fluido lunar.

218. A depressão e a cólera são duas portas, uma à direita e outra à esquerda do centro medular por onde penetram os mensageiros do inimigo residente no baixo ventre.

 Esses mensageiros são os germes da enfermidade e da destruição do organismo.

O único remédio é o equilíbrio por meio do pensamento de felicidade e alegria.

220. A dualidade está no corpo humano. A alma do mundo manifesta a simpatia masculina no lado direito e a simpatia feminina no lado esquerdo.

 Porém a aspiração pelas narinas obra em forma de cruz: o alento pela direita que é solar, anima os órgãos
internos da parte esquerda. Por isso encontramos o coração, o órgão mais nobre do homem, colocado ao lado esquerdo, ao passo que o alento da esquerda invade os órgãos do lado direito.

221 . A sabedoria exige seres normais que tratam de equilibrar a lei respirando alternativamente por uma e outra narina e de chegar ao equilíbrio perfeito respirando por ambas ao mesmo tempo, de maneira igual. Cabe aqui um conselho aos aspirantes.

«Cada qual deve estudar seu temperamento; se é muito passivo, deve, por meio da respiração direita, tornar-se ativo e, se é muito ativo, deve aspirar pela esquerda para obter certa dose de misticismo.


222 . Também os pensamentos são duais: harmônicos, e desarmônicos para não empregar as palavras bons e maus. Os harmônicos vêm, ao homem, do cérebro direito e os desarmônicos do esquerdo.

Nas escrituras cristãs, esses dois hemisférios do cérebro estão simbolizados por Galiléia e Cafarnaum,
Éden e Trevas Exteriores, Fé e Dúvida, etc. Esses dois hemisférios no homem são os dois condutores por onde se diversifica a alma do mundo e manifesta suas emanações.

 O amor, a doçura, o sacrifício, a atividade e todo sentimento harmônico são elaborados no cérebro direito;

 o ódio, a crueldade, o egoísmo, etc. provêm do esquerdo.

223 . No estado desarmônico, deve o homem dirigir seu pensamento ao cérebro direito e restabelece-se a harmonia. Também a respiração positiva direita influi nesse estado.


224 . Os médicos aconselham que o homem durma sobre o lado direito. Esse conselho tem uma parte de verdade. Dizemos
uma parte porque os sensitivos, ao dormirem a maior parte da noite sobre o lado direito amanhecem deprimidos, desanimados e sem apetite.

 Nosso conselho será que o homem deve dormir sobre o lado esquerdo e para isso há uma lei: ao dormir sobre o lado direito, abre-se a narina esquerda e o homem aspira  as influências lunares, negativas;

 ao passo que, ao deitar-se sobre o esquerdo, abre a narina direita e os átomos positivos solares enchem o homem e ele amanhece alegre, contente, com apetite e disposto a trabalhar com maior energia.

 Os sacerdotes hindus conhecem essa lei e caminham, de dia, sobraçando com o braço esquerdo guarda-chuvas ou outro objeto o qual, comprimindo uma artéria sob o ombro, atua abrindo o lado positivo do
nariz.

 Por esse meio, resistem ao cansaço e à fadiga.

225. Disse Rama Prasad: «Feliz é quem respira”.

 Certamente quis dizer: «Feliz é quem respira bem•. Também nós podemos dizer: ·Desditoso o que respira mal porque a felicidade consiste em pensar e aspirar positivamente e a enfermidade pode seguir os que pensam e aspiram mal•.

153. Cada pensamento cria um exército de átomos vivos e cada aspiração absorve o que criaram os pensamentos.

 Então devemos compreender que o pensamento inarmônico é causa de toda desarmonia.

226. Quando as escrituras dizem que o homem está vigiado por dois anjos, um bom e outro mau, quis dar-nos a entender a verdade embora por meio de um símbolo.

 Como o pensamento influi no sangue próprio e alheio, deduz-se que o pensamento negativo entrega todos os seus átomos negativos como um exército, ao demônio oculto em nós e este povoa nosso corpo com seu poder destrutor;

 ao passo que os bons pensamentos entregam seus átomos ao anjo da espada que está à Porta Edênica e em nós produzem regeneração, alegria e rejuvenescimento.

227. O hemisfério esquerdo do cérebro é instrumento do inimigo ou demônio e esse instrumento é empregado para ferir por meio da difamação, da calúnia e da crítica acerba que destrói o gênio dos demais.

228. O cérebro esquerdo, chamado também pelas Escrituras Babilônia, é o que absorve os átomos da enfermidade. Eu Sou, por meio de seus anjos, proteje o templo-corpo contra esse inimigo ou adversário.

E: o anjo da intuição o que mais luta contra a desarmonia do cérebro esquerdo.

229. Do centro do coração, o homem pode contemplar esses dois mundos opostos para equilíbrio da Lei. O esquerdo atrai, por meio do seu veículo ou corpo de desejos, os pensamentos inferiores que se acham nas baixas etapas do mundo mental e vivem da putrefação das forças que destruíram.

 O direito atrai, por meio do seu veículo, corpo vital, os superiores, para a positividade da Lei.

230. O mistério da Unidade por meio da dualidade consiste em harmonizar e entrefundir os dois cérebros para que as aspirações e respirações do homem e seus pensamentos contrários cheguem a neutralizar-se.

Por enquanto, cada aspirante, ao iniciar-se internamente, deve lutar contra os pensamentos putrefatos (tristeza, melancolia, vitimização, ódio, inveja, desejo de destruição, ambição ...) para não perder contato com o Eu Sou.

 Senão terá de passar muitas vidas até ,reatar esse contato.

231. O melhor meio de evitar esse desligamento ou separação é cuidar da energia sexual como a menina dos olhos, porque a luxúria é uma porta larga por onde pode entrar a maldade, o ódio, todo vício que degenera o homem e os que o rodeiam.

 Essa influência degeneradora persiste até durante gerações.

232. A fama, a glória e o poder buscados e adquiridos
por meio da energia negra, seguem a direção da senda do mal.  

233. Não deveis olvidar que, na respiração, há 1iuminação.
A aspiração passiva é a fonte da recepção como é o método oriental; ao passo que a ativa é o melhor método de praticar.

234. A vida do homem deve ser incessante luta para o
perpétuo equilíbrio. Muitos sentem e dizem que há dupla alma inteligente dentro de si e dizem verdade porque sentem a lei antagônica em si.

No homem há duas naturezas inteligentes e fortes. Essas naturezas chamam-se Eu Superior e Eu Inferior.

O Eu Superior tem por exército todas as entidades elevadas de nossos pensamentos, palavras e boas obras. O Eu Inferior é a aglomeração de tudo quanto é baixo.
 O Iniciado, para chegar a adepto e unir-se com seu íntimo, deve dissolver com o pensamento penetrante, o primeiro e o segundo.

235. Sem dualidade, não há manifestação e sem trindade, não há equilíbrio. Todos os órgãos do homem são pares opostos equilibrados pelo nariz, língua, umbigo e falo. Que é a sabedoria?

É o equilíbrio ou a filha de dois princípios opostos.

236. Temos dois olhos, dois ouvidos, dois hemisférios cerebrais como instrumentos de nossa inteligência; duas mãos e dois pés, instrumentos da vontade.

 O pensamento ordinário pode apenas compreender a dualidade; mas a intuição sabe que essa dualidade é o símbolo da árvore da ciência do bem e do mal, cujos frutos hipnóticos causam morte ou esquecimento da consciência da Unidade primordial, essencial e eterna.

237. Não está desperto, em todos, o olho interno nem o discernimento para conhecer a realidade da Unidade; por isso, esse segredo foi zelosissimamente guardado, porque ninguém os podia entender e os homens comiam, por ignorância, o fruto mortífero.


238. Os dois princípios complementares, humanizados em todos os nossos órgãos, nos dois lados, direito e esquerdo, chega a seu ponto culminante nos dois sexos que integram a raça humana e todos os reinos da natureza." 

Nenhum comentário:

Postar um comentário