quinta-feira, 20 de março de 2014

Alivio para o ouvido


 " Dicas aliviar a congestão no ouvido"

http://pt.wikihow.com/Aliviar-Congest%C3%A3o-no-Ouvido

A congestão no ouvido é geralmente descrita como um bloqueio no canal auditivo. Isso pode ser experimentado de várias formas e está, às vezes, ligado a problemas de sinusite, resfriado ou alergias. Você pode sentir um estalo no ouvido, uma redução da capacidade auditiva, um som similar ao do vento passando por um túnel ou uma sensação geral de que há muco ou líquido dentro do seu ouvido. Mas você também pode sentir como se ele estivesse entupido, quando há alteração da pressão do ar no interior do ouvido médio, como quando um avião decola ou durante outra mudança de altitude. Use estas dicas para aliviar esse tipo de congestionamento.

Método 1 de 4: Práticas gerais

  1. 1
    Determine a causa. Se você viajou de avião recentemente, você pode sentir um bloqueio no seu ouvido que irá desaparecer por si só. No entanto, se você teve um resfriado, ou sofre de alergias, você pode estar sofrendo de um congestionamento no ouvido semelhante a uma congestão nasal. Se houver dificuldade para ouvir, pode ser que haja acúmulo excessivo de cera. Peça conselho de um médico se os sintomas durarem mais de 48 horas e forem acompanhados de dor.
  2. 2
    Use a gravidade a seu favor. Em alguns casos, o congestionamento será devido aos fluidos retidos nas trompas de Eustáquio, que fazem parte do ouvido médio. Se você acha que isso pode ser a causa, aqui estão alguns truques que você pode usar para aliviar o problema.
    • Fique em um pé, incline a cabeça para o lado (de preferência o lado do ouvido bloqueado), e salte lenta e progressivamente em um pé. Tenha cuidado para não cair ao fazer isso. Isso, às vezes, pode ajudar a expelir o líquido preso no canal do ouvido.
    • Deite-se de lado, com a cabeça apoiada em um travesseiro. Mantenha o ouvido congestionado voltado para baixo. Descanse assim por uma hora. Mais uma vez, a gravidade pode ajudar a drenar o líquido do seu ouvido.
  3. 3
    Tente irrigar a sua passagem nasal. Durante uma congestão nasal, você pode sentir como se os seus ouvidos estivessem entupidos; portanto, o que você pensa ser uma congestão de ouvido, pode ser, na verdade, uma congestão nasal. Para algumas pessoas, a irrigação nasal pode trazer alívio rápido dos sintomas de sinusites sem o uso de medicamentos[1]; esse método afina os mucos, removendo-os das narinas.
    • Lembre-se de não colocar fluido no seu ouvido se você tiver um tímpano perfurado ou suspeitar de uma infecção. Consulte com um médico antes.
    • Todos os nasalpotes[2] vêm com seu próprio conjunto de instruções que devem ser seguidas. Contudo, tipicamente prepara-se primeiro uma solução de irrigação composta de 400 ml de água morna (e estéril) e uma colher de chá de sal. Encha o seu pote com a solução salina.
    • Incline a cabeça em um ângulo de 45 graus e leve a ponta do pote ao topo de sua narina. A solução salina irá entrar em uma narina, passar através da cavidade nasal e sair pela outra narina. Se a solução entrar em sua boca, basta cuspi-la. Assoe o nariz e repita o processo do outro lado.
    • Quantas vezes você deve enxaguar o nariz? Pessoas que sofrem de problemas graves de sinusite ou alergias encontram alívio enxaguando o nariz diariamente.[1] Uma vez que os sintomas melhorem, o uso recomendado é de três vezes por semana.
  4. Relieve Ear Congestion Step 4.jpg
    4
    Use um descongestionante. Se o congestionamento é um resultado de alergias sazonais ou resfriado, tome um descongestionante. Isso irá reduzir o inchaço em seu canal auditivo. Você também pode tomar um anti-histamínico e um descongestionante juntos, desde que você siga as instruções da bula.
  5. 5
    Tente criar um vácuo. Coloque o seu dedo indicador em seu ouvido e mova-o delicadamente para cima. As orelhas são moldadas de formas diferentes, portanto isso pode requerer um pouco de tato. Mova o dedo ao redor, delicadamente, até que você tenha criado um vácuo. Tente remover o fluído através da sucção provocada pelo dedo.
  6. 6
    Tente um tratamento a vapor usando água quente e uma toalha. Coloque água quente em uma tigela grande, cubra a cabeça com uma toalha e incline a cabeça coberta sobre a tigela. O vapor pode ajudar a diluir e soltar o muco.
    • Tente adicionar chá ou outras ervas na água quente. Alguns chás, como o de camomila, têm propriedades anti-inflamatórias e antissépticas, tornando-os uma boa adição para este tratamento.
    • Chuveiros quentes, saunas ou umidificadores também irão funcionar. Evite colocar qualquer coisa que solte vapor perto de seu ouvido, pois o vapor produzido desta forma, às vezes, pode ser muito quente.

Método 2 de 4: Tratamento de congestão causada pela pressão atmosférica

  1. 1
    Trate o bloqueio no ouvido interno, também chamado de barotrauma. Quando você se encontra em elevadas altitudes, pode ocorrer a barotrauma. Mudanças súbitas de altitude causa mudanças na pressão do ar e pode provocar congestão no ouvido.
  2. Relieve Ear Congestion Step 2.jpg
    2
    Tente bocejar ou engolir. Isso, muitas vezes, libera o ar em seu ouvido interno. Uma goma de mascar vai criar mais saliva para ajudá-lo(a) a engolir.
    • Faça a manobra de Valsalva. Aperte as narinas com os dedos e delicadamente assoe o nariz para regular a pressão do ar. Você deve ouvir um leve estalo se você fizer corretamente.
  3. 3
    Tome anti-histamínico antes do voo. Tome um anti-histamínico 30 minutos antes de embarcar em seu voo ou seguir para elevadas altitudes. Os anti-histamínicos diminuirão a irritação dentro do canal auditivo, o que pode causar inchaço, e, consequentemente, ajudarão o ar a passar mais facilmente através de seu ouvido interno.
  4. 4
    Use um protetor auricular para filtrar as mudanças de pressão de ar. Você pode comprá-los em farmácias ou em lojas dentro de um aeroporto.

Método 3 de 4: Tratamento de congestão causada pela cera de ouvido

  1. 1
    Remova a cera com um óleo ou gotas para ouvidos. Bloqueio, ou o que os médicos chamam de impactação de cerume, ocorre quando a cera é empurrada profundamente no canal auditivo.[3] Use o removedor como indicado na embalagem.
    • Cotonetes e outros objetos podem piorar a impactação. Cotonetes removerão um pouco de cera, mas empurrarão o resto ainda mais fundo no canal do ouvido, agravando o problema.
    • Pessoas que usam aparelhos auditivos podem sofrer de impactação com mais frequência.[3]
  2. 2
    Use uma solução simples de vinagre e álcool isopropílico para diluir a cera.Misture partes iguais de vinagre de maçã e álcool isopropílico, pingue com cuidado no canal auditivo com um conta-gotas para ajudar a dissolver a cera, assim como remover algum líquido que possa estar preso por trás desta.
    • Alternativamente, pingue algumas gotas de água oxigenada 10 volumes (para machucados, não a cremosa, que é de cabelo) no ouvido. Isso irá limpá-lo de outros detritos, além da cera.
    • Observe que você não deve colocar fluido no seu ouvido se você tiver um tímpano perfurado ou suspeitar de uma infecção no ouvido. Consulte um médico primeiro.
  3. 3
    Os médicos não recomendam o uso de cera de vela.[3] Algumas pessoas usam dispositivos em forma de cone, normalmente feitos de algodão ou linho, revestidos em parafina ou cera de abelha, esquentam uma extremidade e colocam a outra na orelha. Isso supostamente cria um vácuo, extraindo a cera do ouvido. No entanto, ensaios clínicos têm levantado dúvidas sobre sua eficácia, e os médicos se preocupam com os riscos associados a essa prática.
  1. Relieve Ear Congestion Step 5.jpg
    1
    Consulte seu médico. Se o seu congestionamento é acompanhado de dor no ouvido interno ou se o ouvido externo está sensível ao toque, você pode ter uma infecção no ouvido. Isso é especialmente comum em crianças pequenas. O seu médico irá prescrever os seguintes tratamentos para você:
    • Tomar antibióticos como recomendados. Infecções de ouvido precisam ser tratadas com antibióticos para livrar seu ouvido da bactéria que causou a infecção.
    • Usar um remédio de ouvido prescrito pelo médico, como um antipirético com benzocaína. Trata-se de um medicamento entorpecente que não irá reduzir o congestionamento, mas irá ajudar a aliviar os efeitos colaterais da dor.
  2. 2
    Coloque uma compressa quente sobre o ouvido afetado. Use qualquer coisa, desde uma almofada térmica a uma garrafa de água quente. O calor de um pano quente também vai ajudar a aliviar o congestionamento e a dor.
  3. 3
    Considere também estas dicas. Porém, em caso de dúvida, converse com seu médico sobre as suas utilidades e relevância no seu caso.
    • Somente tome anti-histamínicos se a infecção de ouvido causar congestionamento.[4] Os anti-histamínicos ressecarão sua garganta e vias respiratórias, por isso, é recomendável que você beba bastante água.
    • Se o seu filho tem frequentes infecções no ouvido, se possível, não o deite na hora de dar mamadeira.[4] Não coloque a criança na cama com uma mamadeira, e tente dar leite no copo assim que o pediatra achar que é apropriado.
    • Fazer gargarejos com uma solução salina pode ajudar a aliviar uma dor de garganta que acompanha muitas infecções no ouvido, bem como a aliviar as trompas de Eustáquio.[4] Experimente uma solução simples de água morna e uma colher de chá de sal, ou uma de água morna e um pouco de limão e mel, e gargareje por 15-30 segundos, cuspindo em seguida".

Nenhum comentário:

Postar um comentário