O Sh'i e as Portas que abrem para a felicidade.
Goldkorn diz que
“Mas o que é essa energia?
O que significa ch'i?
De todas as traduções
já vistas a mais razoável é sopro. Esse
"sopro" não é sempre igual, muda de consistência (pode virar
"vento forte", "furacão" ou
se congelar, numa calmaria estagnante) e se
locomove ao longo das estruturas
naturais, como:
-
morros, árvores, vales, lagos, desertos etc.,
acompanhando-lhes o relevo, entrando no
seu interior e se projetando para as
profundezas da terra ou espirrando como
um geiser para o alto.
Numa casa o ch'i contorna
continuamente como uma serpente todas as suas estruturas e é modificado
por elas. O ch'i das construções é diferente do ch'i dos relevos naturais, pois
recebe uma influência decisiva dos seres humanos, ou
seja, do ch'i humano.
Mas
como nós, simples ocidentais, sem esses milênios de sensibilidade
nas costas nem bússolas complicadas, podemos detectar e
trabalhar com o ch'i?
Existem
duas formas, que devem ser desenvolvidas conjuntamente. A primeira poderia ser
chamada de técnica. Baseia-se na observação do ambiente e no inventário
de itens já tradicionalmente conhecidos como bons ou maus produtores de ch'i.
Nessa categoria, podemos elencar:
1)
Local (externo) com mato, lixo, água parada, mau cheiro, erosão, deterioração, árvores mortas
ou deformadas e sinais gerais de decadência;
2) Ruas ou avenidas muito longas e retas,
sem árvores nas margens e onde o trânsito é
rápido;
3)
Pilastras, vigas de teto, colunas, corredores longos e retos com cantos vivos
(aí o ch'i é acelerado demais- "vento forte");
4)
Estruturas internas oblíquas como escadas, tetos rebaixados, puxados;
5)
Locais naturalmente sombrios, com muita umidade, marcas de infiltração, mofo,
material acumulado, deteriorado;
6)
Aposentos muito exíguos, teto excessivamente
baixo, atravancado com
materiais diversos ou peças de mobiliário, escassez de portas e janelas.
Esses são apenas alguns exemplos de onde procurar
o mau ch'i, baseando-se nas estruturas visíveis.
A segunda maneira de rastrear o ch'i (em
princípio estamos falando do mau ch'i, aquele que deve chamar primordialmente a nossa
atenção, da mesma forma que um médico examina um paciente em busca de sinais
de enfermidade) é desenvolvendo uma sensibilidade delicada, na
qual os fatores observacionais vão-se combinar com os estímulos não-físicos, não-visíveis,
captados pelo "faro" treinado
do praticante.
Costumo
dizer aos meus alunos: "É preciso aprender a sentir
o cheiro do ch'i" e, mais que
isso, imaginar como se comportaria o ch'i
em determinado circuito.
Costumo
andar pelo ambiente e imaginar que eu sou o ch'i:
Pergunto-me: "Como está esse circuito?"
"Encontro facilidade para circular?" "Tenho vontade de acelerar
velozmente e me esborrachar na parede lá no fundo?"
"O circuito está tão carregado a ponto de
me impedir de fluir?" Como veremos mais adiante, o ch'i se
comporta de forma quase totalmente previsível e vamos
ver quais são as
vitaminas mais usadas para fortalecê-lo, quais
os sedativos usados para acalmá-lo
e quais os vírus e as bactérias nocivos que o
tornam Si gi ou ch'i doente”.(1)
Leitor
amigo, você já deve ter ouvido falar que devemos manter os vasos sanitários tampados, que não devemos dormir
com os pés alinhados com a porta de entrada do quarto e assim
por diante – mas você
sabe o que significa tudo isso?
Isso
é a utilização do
Feng Shui, que é considerado a ''acupuntura do
espaço”; ensinando-nos a curar
o mei ambiente através
da energia.
Essa
energia denominada Chi (energia vital)
existe em todos os ambientes, mas é invisível, não podemos vê-la; contudo,
podemos senti-la.
Podemos
entrar em local finamente decorado e não conseguir permanecer nele devido ao
modo como esta energia, o Chi, flui pelo ambiente. Ou
talvez entremos em um outro local sem qualquer
decoração, mas com a energia circulando pelo ambiente de maneira tal, que somos
impelidos a nele permanecer.
Alguns
fatores determinam essa boa ou má circulação do
Chi, e estes estão relacionados diretamente aos pontos de entrada e saída de energia
do ambiente
Vamos entender isso melhor: quando temos uma
porta em direção a outra porta, ou uma porta em direção
a uma janela, ou ainda uma janela em direção a outra janela, a energia entra
por um lado e sai pelo outro, ou seja, ela
passa tão rápido que quem estiver
no
local não se sentirá bem ou ficará doente ou, o que é mais provável, irá embora
o mais rápido possível. OU podemos
pensar que tudo que entra sai.
Entretanto,
quando a energia entra e se mantém naturalmente em circulação dentro do
ambiente ou o seu fluxo é corrigido para que tal aconteça, a sensação será diferente
e o local proporcionará grande bem-estar.
Para
saber como o Chi se move
pelo espaço, faça este exercício: percorra
toda a sua casa bem devagar, desde a
entrada e em todos os seus
ambientes, e também pelo lado de fora, pela porta de
trás.
Deixe que o roteiro da sua movimentação pela
casa se faça intuitivamente e, uma vez
determinado esse roteiro, ou o fluxo
da sua movimentação, você estará em condições de falar como o Chi flui na sua
casa.
À medida
que você aprende a identificar o modo çomo o Chi flui na sua
casa, será capaz de localizar os vários
compartimentos
e "bolsões" de energia que,
especificamente, dominam as diferentes
áreas
da sua vida.
Importante
Quanto
mais claramente pudermos perceber a qualidade, o fluxo e a troca entre
o Chi pessoal e o do ambiente,
mas fácil ficará a prática do Feng Shui.
O
Chi pode aumentar, diminuir, dispersar-se, agrupar-se ou
assentar-se;
O
seu fluxo pode ser rápido, lento, ou permanecer estático;
O chi pode ser da terra, da atmosfera e das
pessoas,
A sua
qualidade pode ser expressa por meio de forma, do contorno, da cor, da
qualidade da matéria do elemento, ou do sentimento que gera.
• As
portas são as "bocas do
chi" de uma casa ou empresa. Tudo sobre uma porta é significado do
ponto de vista do Feng Shui. As portas distinguem o que está dentro e
fora de uma sala ou casa.
O
que distingue o que está dentro ou fora da porta.?
Rashi,
o famoso comentarista bíblico do século XI, chamou a distinção de Mashko-if,
ou "ponto que detona".
Portas
admitem e excluem. Determinam o que entra, como entra e em grande medida como
seremos afetados.
A
soleira (em chinês kan men) é muito importante. Soleiras tradicionais
chinesas são muito altas e especialmente medidas para assegurar que os
espíritos residentes no chão ou outras coisas más não possam entrar.
Uma
soleira tem a conotação de manter o que foi reunido e de não permitir o que foi
recebido partir.
Como
observou Porfírio: "A soleira é uma coisa sagrada." Se uma
soleira possui muitos níveis ou irregularidades, indica que a vida dos
residentes pode ter dificuldades.
A
porta da frente é chamada de "grande porta" em chinês. Simboliza a
cabeça de um lar ou escritório. Deve ser limpa, deve poder abrir-se
completamente
e
ser organizada.
Em uma casa grande, uma porta dupla pode ser
apropriada como entrada pública frontal, com luzes em ambos os lados. Um
dormitório não deve ter portas duplas. Mesmo que uma porta secundária seja mais
larga do que a frontal, a porta da frente ainda é considerada a entrada
principal.
Se
pararmos na entrada principal teremos uma impressão do equilíbrio de uma casa
da esquerda para a direita e da frente para os fundos. Em geral, uma porta deve
abrir-se descortinando uma ampla "parte” de um cômodo.
Se isso não pode ser feito, espelhe a parede
virada para a abertura da porta de modo que possa ver o resto do cômodo no
espelho ao entrar.
Podemos adicionar luzes automáticas que
acendem quando a porta se abre ou colocar objetos fragrantes, como uma fruteira
cheia de laranjas na entrada para ajustar o chi.
Se
o dormitório situa-se atrás da direção do balanço de uma porta frontal,
colocar um sino de loja nessa porta pode evitar
má sorte, perigo físico ou surpresas
desagradáveis pressagiadas por esse arranjo.
Às vezes uma porta se
abre para um longo corredor estreito que
pode situar-se ao longo da linha do centro de um edifício.
Se,
ao entrar, imediatamente se
vê a parte de fora dos fundos, pode ser
difícil segurar seu dinheiro.
Se
o corredor da linha do centro possuir muitas portas que
se abrem para ele, as pessoas podem ser
divididas umas com relação às outras.
Se
uma pessoa vive ali, ela pode ser dividida com
relação a ela mesma, e podem
resultar problemas de saúde. Corredores com muitas
portas também são associados com
problemas
no fígado, na vesícula e no baço.
Cristais ou sinos dos
ventos apropriadamente colocados junto com
espelhos, para dar uma sensação de
espaço mais amplo, podem
resolver problemas de corredores.
Se
duas portas estiverem perfeitamente alinhadas uma com a outra,
isso é considerado correto. Uma exceção
é uma porta frontal alinhada
com uma porta de toalete ou portas frontais alinhadas com
portas dos fundos. Se as portas
são completamente desalinhadas, isso também é
correto.
Se as portas parecem
alinhadas, mas não o são por questão de poucos
centímetros, haverá uma tendência a brigas. Se as portas
forem ligeiramente desalinhadas, altercações, críticas
e brigas dentro de casa podem ser
o resultado.
Se as
áreas ao lado de portas desalinhadas forem espelhadas,
o problema é ajustado ao
criar uma sensação de equilíbrio no chi.
No
caso de as portas frontais de dois apartamentos serem
desalinhadas, pendure um quadro de um dos filhos ou outra imagem
apelativa na parede próxima da
porta do apartamento oposto.
O
pior cenário é se o batente da porta coincidir com o
centro da porta oposta. Não apenas há um efeito desequilibrador
sobre os nervos ópticos, mas haverá
também um efeito negativo sobre o
comportamento, a linguagem, as emoções e a saúde em geral.
Náusea
ou tontura podem ser o resultado.
Se
há três ou mais portas enfileiradas, alinhadas ou parcialmente alinhadas, pode
haver problemas com o coração ou a linha do centro do corpo, dores de cabeça ou
muitas opiniões conflitantes.
Pessoas podem dividir a mesma cama, mas podem
ter sonhos diferentes. Duas bolas de cristal ou dois sinos dos ventos alinhados
com a linha do centro da porta e posicionados no meio do corredor entre as portas podem ser
usados para resolver esse dilema.
Portas
atrás de nós provocam palpitação no coração ou problemas no sistema nervoso. Se
uma porta grande e uma porta pequena estiverem em posição oposta uma à outra, a
regra é "o grande engole o pequeno".
Uma
porta grande de dormitório e uma porta pequena de banheiro não criam problemas.
Mas
se a porta do banheiro for maior, problemas de saúde, casamento ou dinheiro
podem ser indicados.
"Portas
conflitantes" descrevem uma situação de uma porta que se bate com a outra
fisicamente. Esse tipo de arranjo provoca brigas ou discordâncias.
As
pessoas podem querer se divorciar. Uma pessoa pode querer ficar em casa e a
outra sair.
Se uma das portas é um closet, pode
indicar que temos inimigos secretos. Às vezes as portas não se batem de fato,
mas possuem essa implicação. O resultado pode ser semelhante, mas não tão
extremo.
Empregando
os Três Reforços Secretos podemos resolver problmas de portas conflitantes
colocando uma fita ou cordão vermelho sob o colchão durante nove ou 2 7 dias.
Confira
poder à fita para absorver chi e ser capaz de representá-lo energeticamente.
Após esse período de tempo ter passado, tire a fita vermelha e amarre suas
pontas à maçaneta de cada uma das portas conflitantes.
A seguir, corte a corda no meio e enrole as
extremidades em volta de cada uma das maçanetas, fixando a corda com nós
firmes, usando cola ou fita adesiva.
Confira poder à sua ação com a intenção de que
aqueles que usem essas portas o farão com amizade ou que cessem as críticas pelas
costas. '· ~
"Portas
vazias" descrevem uma situação em que há algo como
um batente de porta mas não há porta física.
Se a porta vazia situar-se entre uma
cozinha e uma sala de
jantar é completamente aceitável.
Se a porta vazia for de um dormitório,
o marido ou a esposa tenderão a não permanecer em
casa. Portas vazias podem implicar
casos amorosos fora de casa.
Talvez
o guardião de uma porta vazia de dormitório tenha
perdido seu companheiro devido à morte
..
Uma
porta vazia deve ser corrigida adicionando-se uma
porta física ou uma cortina, uma cortina de contas ou
uma cortina japonesa composta de
três partes chamada noren.
Se
preferirmos podemos puxar a cortina para os lados. Podemos
também adicionar nove cristais· esféricos
multifacetados – quatro pequenos de
um lado do batente da porta, um grande no centro
e outros quatro pequenos no outro
lado.
Quando
uso cortinas ou um noren, prefiro
adicionar também pelo menos um cristal ao centro do
batente da porta.
É importante
saber qual porta de um
cômodo é primária ou secundária.
Portas
secundárias
Em
hsun significa que sua
sorte será perdida ou
pode ter problemas com impostos.
Em
kun, parceiros podem não ser fiéis.
Em
tui, os filhos ficam muito tempo fora
de casa.
Em
chyan, bom para apoio.
Em
kan, uma boa fundação nos negócios.
Em
ken, bom para gabinete.
Em
chen, rápido desenvolvimento.
Este
texto é resultado de uma pesquisa inspirada em vários mestres do assunto é uma
compilação.
Pesquisado por Dharmadhannyael
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