sexta-feira, 13 de junho de 2014

1 — “O TODO é espírito — o universo é espiritual”

                   





1 — “O TODO é espírito — o universo é espiritual”
             — O princípio da espiritualidade universal.  Humberto Hoden

Estas sete verdades são como que as sete cores da luz incolor quando dispersa por um prisma. Na realidade, estas sete verdades são uma só, mas, vistas em sua dispersão, pelo lado do mundo fenomenal, parecem ser sete, assim como as cores do prisma, ou do arco-íris, se nos revelam como sete, embora em sua causa sejam uma única luz branca.

1 — “o TODO é espírito — o universo é espiritual”

“No princípio era o Logos, e o Logos estava com Deus, e o Logos era Deus. Tudo foi feito pelo Logos, e sem ele nada foi feito de quanto começou a ser. E o Logos se fez carne e habitou entre nós.”
Nestas palavras lapidares do 4.° Evangelho vem sinte­tizada esplendidamente a quintessência deste primeiro axio­ma, e, a bem dizer, de toda a filosofia hermética. 

Logos quer dizer Razão, ou Espírito Universal. Desde toda a eter­nidade, existe o Espírito absoluto e universal, que também se chama Realidade, Causa Prima, Energia Cósmica, Vida, Inteligência, Consciência Universal.



Para além de tempo, espaço e causalidade, não está o Espírito eterno sujeito a ... nenhuma das categorias cognoscitivas pelas quais os seres individuais entram em contato com o TODO.

 Quer dizer que nenhum ser finito pode jamais conhecer total e exaustivamente o Infinito, embora possa penetrar cada vez mais profundamente nesse oceano sem praias nem fundo da
 Divindade.
 Conhecer cabalmente é compreender; quer dizer “prender totalmente”, ou seja, abranger em toda a sua ple­nitude e realidade total. Se o finito pudesse abranger ou abraçar o Infinito, ou o finito se tornaria Infinito, ou o Infinito se tornaria finito — duas hipóteses intrinsecamente absurdas e impossíveis.

O TODO é espírito, quer dizer ilimitado no tempo e no espaço e não sujeito à lei da causalidade.

 Espírito é si­nônimo, ou melhor, homônimo de Infinito, Eterno, Absoluto, Universal, Incausado — como, por outro lado, matéria quer dizer finito, relativo, individual, causado.

Os que falam em “espírito finito”, temporal, relativo, individual, causado — ou os que admitem matéria infinita, eterna, absoluta, uni­versal, incausada — entram em conflito com a lógica, como se falassem num “finito infinito”, num “universal indivi­dual”, num “eterno temporal”, ou num “círculo quadrado”.


A Realidade Universal chama-se “Espírito”, ou “Espírito Absoluto”.

O princípio da individualização chama-se “matéria”, ou “corpo”.
E’ claro que todos os seres individuais — minerais, vege­tais, animais, homens, anjos, etc. têm corpo, embora esse corpo possa ter diversos graus de sutilidade ou, como diz São Paulo, espiritualidade.

 Há corpos pouco espiritualizados, e há corpos muito espiritualizados. Só não têm corpo o TODO e o Nada, a Realidade absoluta e a irrealidade absoluta. Tudo que fica entre o TODO e o Nada tem corpo. O Todo não tem corpo. O Nada não tem corpo. O Algo tem corpo.

Deus é o TODO, o Espírito único. ... O mundo é Algo, portanto espiritual, quer dizer, deri­vado do Espírito, causado pelo Espírito. Todos os efeitos do Espírito são espirituais, uma vez que vigora afinidade intrínseca e indestrutível entre a causa e o efeito.

Espírito é causa — espiritual é efeito.
O Algo é o Todo em forma individualizada — e esse princípio de individualização chama-se matéria, ou corpo.

Se o Algo fosse essencialmente material não seria um derivado do Todo — seria um puríssimo Nada.
 Quer dizer que não existe nem pode existir um ser integralmente mate­rial, uma vez que a absoluta materialidade é o Nada absoluto.

A lógica mais pura e retilínea obriga-nos a rejeitar o materialismo absoluto e proclamar a espiritualidade uni­versal do mundo.
DO TODO do Espírito só pode vir o Algo do Espiritual
— mas não o Nada do Material.

Existe, pois, uma só Realidade — e esta realidade é es­pírito — e tudo que esta Realidade realiza ou produz é espiritual.

A ciência atômica dos nossos dias acaba de demonstrar, experimentalmente, a exatidão da equação matemática de Einstein, E = mc2, quer dizer que tudo é energia e que a chamada “matéria” não passa de uma forma de energia em estado de congelamento parcial.

Acrescenta a filosofia que essa energia não pode ser meramente mecânica, cega, inconsciente; pois, se ela produziu seres vivos e conscientes, é inevitável concluir que essa causa de efeitos vivos e cons­cientes seja também viva e consciente, porquanto não há efeito superior à sua causa.

Se a física atômica desmaterializou a matéria, procla­mando o energismo universal, a filosofia desmecaniza a ener­gia mecânica, proclamando o vitalismo universal; 

mas a lógica exige que vamos avante, atribuindo inteligência, cons­ciência e liberdade à vida, ao menos nas zonas superiores dessa vida.
Ora, a forma mais alta da consciência vital, ou da vida consciente, se chama espírito. 

E, como os inferiores vêm do superior, é rigorosamente lógico que todas as for­mas inferiores de consciência, inteligência, vida, energia e “matéria” tenham por primeira origem a fonte suprema, o Espírito como tal.


O TODO está em tudo, e tudo está no TODO — é esta a profunda imanência de Deus no mundo e do mundo em Deus. Entretanto, essa imanência do Infinito no finito não identifica este com aquele; nem tampouco nega o fato da transcendência do Infinito com relação ao finito. Kaibalion 




Este texto está livre para divulgação desde que seja citada a fonte:
http://dharmadhannyael.blogspot.com.br/

Meus blogs
http://dharmadhannyael.blogspot.com.br/
http://astrologiadevenusemercurio.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/dharmadhannyael
Haja luz para compartilhar para o bem de todos.

Eu estou no G+ :
Este espaço está protegido pelos anjos e por Hermes
Estou neste momento me unindo com o Poder  e a Força da Unidade, com o poder de todos os anjos, querubins, Serafins, Elohim.

Melchizedek, Sandalfon, Metraton,
 Gabriel, Rafael, 
Haniel, Miguel, Camael, Tsadkiel,  
Raziel, Uriel,  Samuel
Os anjos seguem na frente abrindo meus caminhos
 e me protegendo Com a Justiça Divina.

Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário