terça-feira, 3 de junho de 2014

"Consciência Logóica e Tempo"





"Consciência Logóica e Tempo"

506.         O conceito de "evolução cíclica" e o "conceito de consciência" são inseparáveis.
507.         Durante a evolução cíclica, a evolução da consciência é o resultado mais importante (embora, naturalmente, também haverá evolução da forma como um instrumento de consciência).
508.         movimento espiral cíclica é o método pelo qual a consciência evolui.

  As idéias de [Página 278 do Fogo Cósmico] tempo, de espaço e de atividade (do ponto de vista do ocultista), só pode ser concebida como em relação a alguma entidade consciente, até certo pensador.

509.         Tempo, espaço e movimento são uma trindade arquetípica.
. 510         VSK sugere: "Então, sem um pensador para concebê-lo, a evolução cíclica 'não existe'."
511.         Tempo, espaço e movimento são as categorias de percepção. Todo o Universo é um processo perceptivo. O Universo surge através de um "ato de auto-percepção" misterioso.
512.         Deste ponto de vista, tempo, espaço e atividade são categorias de consciência.

Tempo para o ocultista é um ciclo , maior ou menor, em que alguma vida corre algum curso específico, em que alguns determinado período começa, continua e termina, em conexão com a consciência de alguma entidade, e é reconhecido apenas como momento em que o vida participando atingiu um estágio considerável de consciência.


513.         Tempo é definido basicamente como um ciclo.
514.         O "maior" ou "menor" só pode ser determinada em comparação com outros ciclos tais.
515.         O fator de consciência é inseparável de ciclos de tempo. Um ciclo de tempo é marcado, por conseguinte, no início e no fim da sensibilização de uma entidade.
516.         entidades subdesenvolvidas não são imediatamente ciente dos ciclos de tempo em que são participantes e de que eles já estão cientes dos aspectos mais elevados da sua natureza.
517.         Tudo isso é outra maneira de dizer que, a menos de um ciclo de tempo é percebido por alguma entidade, ela não existe. Se não houver nenhuma consciência do tempo, não há tempo.
518.         Uma unidade de tempo, então, é a duração relativa de um "espaço de consciência '.
519.         Tempo, no sentido mais amplo é, portanto, um ato não-contínuo de auto-percepção. Se auto-percepção é contínua, só um tem duração infinita ou intemporalidade.
520.         Assim, não é estritamente objetivo tempo. O tempo é essencialmente o resultado de um processo subjectivo e é uma medição subjectiva.

Nota de rodapé 15: A Doutrina Secreta diz:
1. O Universo é na realidade, mas uma enorme agregação de estados de consciousness.-S.   D., II, 633.   I, 70, 626,

521.         Há muitos estados de consciência dentro da uma consciência.
. 522         O Universo não é uma coisa objetiva; é um algo subjectivo.
523.         O Universo é uma auto-percepção.
524.         O Self Universal torna-se o Universo através da auto-percepção.

2. Espírito e consciência são sinônimos termos.-S. D., I, 43, 125, 349, 350, 592, 593. 

525.         Isto pode ser assim a partir de uma perspectiva. De outra perspectiva, a consciência pode ser entendida como uma limitação ao Espírito (considerado como Ser Puro).
526.         No nível mais alto do cosmos, pode-se presumir que o percebe, o percebido e o Perceber são tão entrelaçados como ser indistinguíveis.

3. Cada átomo no universo é dotado de consciência .-S. D., I, 105. II, 709, 742.   

527.         Esta é agora uma ideia familiar. A consciência de que o átomo é dotado não é auto-consciência, mas uma espécie de resposta sensível a outros tais unidades.

4. Seis tipos de Consciência como incorporados no Reino de Natureza nos cinco planos da Human Evolution.-S. D., I, 123. II, 678.   

528.         É interessante que, embora existam sete princípios, há seis tipos de consciência. Na verdade, no entanto, um último tipo de consciência é adicionado após a seis, assim como um final, sintético. Escola de Filosofia indiana é adicionado após a descrição dos habituais seis escolas.

a. O Reino Mineral 1.
Atividade inteligente.  Todos os átomos de mostrar capacidade de selecionar, discriminar de forma inteligente com a Lei da Atração e Repulsion.-SD, I, 295.

529.         A Lei da Atração e Repulsão é, neste caso, um subconjunto da Lei de Economia.
530.         Cada uma das leis cósmicos está contido dentro dos outros dois como uma expressão controlada.

b. Reino Vegetal 2.
Atividade inteligente, mais sensação embrião ou sentimento.

531.         O grau de resposta é muito maior sobre o tipo de resposta evidente no reino mineral. A influência da lei de atração e repulsão é muito mais acentuada.
532.         O reino vegetal  desenvolve um sentimento nascente de contato sob a lei da atração e repulsa.
533.         Se este for o caso, é o reino mineral desenvolver uma espécie de "audição", embora o sentido do tato (neste sistema solar) é o sentido mais importante e praticamente equivalente à consciência.

c.Reino Animal  3.
Atividade inteligente, sensação mais instinto, ou embrião mentality.-SD, III, 573, 574.

534.          Manas (um terceiro fator) entra em relação com o terceiro reino animal.
535.          Nem minerais ou plantas têm olhos, per se, mas os animais fazem.
536.         O surgimento ou o olho e o surgimento de instinto como inteligência nascente são simultâneos ou com a mesma idade.

Estes três encarnam a consciência sub-humano.

537.         O ser humano é possuidor de "essência" mineral, vegetal e vida animal. Ele é o macrocosmo em relação a estes três microcosmos. Os três reinos inferiores existem dentro do homem.

d. A consciência humana 4.
Atividade inteligente, amor ou sentimento aperfeiçoado ou realização e vontade, ou propósito inteligente. Os três aspectos.  SD, I, 215, 231.-SD, II, 552. III, 579. 

. 538         definiciones interesantes se dan aquí:
a.      El amor se ha perfeccionado sentimiento . De este modo las facultades astrales y búdico están vinculados.
b.      El amor también parece ser "realización perfeccionado 'que podríamos llamar la" razón pura ". El amor es una mezcla de la apoteosis del tacto y la vista.
. c      Will es "un propósito inteligente"; esta equivalencia se refiere al plano átmico que es a la vez un plano de voluntad (el primero de los cinco planos Brahmic) y un plano de la inteligencia (el tercero de los subplanos-cósmicos física).


538.         definições interessantes são dadas aqui:
O amor se houve um evolução do sentimento . Assim, as faculdades astrais e búdico estão vinculadas.
b.  O  amor também parece ser "realização aperfeiçoada", que poderíamos chamar de "razão pura". O amor é uma mistura da apoteose do tato e da visão.
. c      Will é "propósito inteligente"; esta equivalência se refere ao plano átmico que é ao mesmo tempo um plano de vontade (o primeiro dos cinco planos Bramânicos) e um plano de inteligência (o terceiro dos sub-planos cósmicos-físico).

Isso é auto-Consciência-o point.-SD meio, I, 297.

539.         A "lei do meio", a Lei do Karma, deve ser estreitamente associado com o homem. Não pode aplicar-se a essas entidades possuindo apenas "consciência sub-humana" e, portanto, desprovido de responsabilidade individual.
540.         auto-consciência está posicionada a meio caminho entre sub-consciência e consciência de grupo (a mais alta expressão do que é a consciência universal ou a consciência de Deus).

e. Consciência Espiritual 5.
Realização Buddhic.  A unidade está ciente do seu grupo.   A unidade separada se identifica com seu raio ou tipo.-SD, III, 572. I, 183, 623. 

541.         O termo "espiritual" de novo se refere ao que revela na espiritual tríade.
542.         consciência espiritual é grupo-consciência.

543.         Vemos que a consciência dos raios é inseparável da consciência de grupo. É necessário o plano búdico para identificar a próprio raio? Certamente, a mentalidade por si só não pode fazê-lo.

544.         O termo "realização" é usado. Em outra parte, o termo "realização" está associado com o plano átmico, e que acaba de ser associado com o amor.


f . Consciência Átmica 6.
A consciência da unidade do System.-SD Setenário solar, II, 673.   II, 741.

545.         Isto parece uma grande extensão sobre a maneira pela qual a consciência do Atma foram descritos anteriormente.
546.         Até que ponto é o  sétimo sistema solar  é realizado pela unidade atmica consciente? Afigura-se que o sistema de energia solar, no seu aspecto Brâhmanico poderia ser concebida, desde o plano átmico é o primeiro dos planos Bramânico.

547.         Lembramo-nos da relação entre o Homem Celestial (o Manasaputras Divina) e a terceiro  aspecto da divindade.

Estes dois encarnam super-consciência.

548.         Atma e consciência búdica são "super-consciência". Entendemos que tal consciência participa da consciência do Logos Planetário.

O sétimo tipo abraça-los todos e é Deus Consciousness. -SD, II, 740 nota.

549.         Esta é a consciência pode ser concebida como latente no sétimo logóico nível. Provavelmente a consciência monádica deve ser incluído na "Consciência de Deus" ou Logos Maior.
550.         O sétimo tipo de consciência pode ser concebido como uma correspondência a Atma-Vidya, ou a sétima e  a sintética escola de Filosofia indiana.

Estudo também SD, I, 300, 301, 183, 221, 623.   SD, II, 32 nota, 741, 552 note.-SD, III, 573, 574, 558, 557, 584.
551.         Voltamos agora com as definições de tempo.

  O tempo tem sido definida como uma sucessão de estados de consciência,

552.         Esta é a definição de tempo que a Doutrina Secreta foi mais enfatizada.

553.         Presumivelmente, se não houvesse sucessão de estados de consciência, não haveria tempo. Todos os estados são realmente estados de consciência. Se não houver mudanças de estados de consciência, um estado de sobrevém atemporalidade.

554.      Uma  percepção idêntica contínua é intemporalidade.

555.         Uma coisa, sucede a outra por meio de uma alteração no objeto de percepção.
556.         Aqueles que apreciam a eternidade estão percebendo que não muda, mesmo que sejam simultaneamente conscientes da ilusão de que o que não há mudança. Para dominar esta dupla forma de percepção é dominar a arte de viver.

557.         Tempo baseia-se limitação da percepção. A expressão da percepção de Urano  é diferente da percepção de Saturno, e iria superar essa limitação. Urano é o planeta da simultaneidade.
558.         O que deve ser ponderado é a forma de superar o sentimento de sucessão ou de ocorrência de uma coisa depois da outra. O Olho Que Tudo Vê (o "Olho de simultaneidade ') pode fazer isso.

559.         Sucessão é superada pela onipresença. Tempo, Saturno (Father Time) e Onipresença estão todos relacionados com o terceiro aspecto da divindade.
560.         Nosso sentido do Eterno Agora vai crescer à medida que superar a sensação de áreas distintas do espaço. Se alguém pode ser (como se fosse) onipresente e ver todas as coisas ao mesmo tempo, o sentido do tempo vai alterar profundamente.

561.         Podemos praticar tal percepção através do uso da imaginação criativa.

15 e, por isso, pode ser estudada do ponto de vista de

562.         Estamos a ser dada a forma em que o tempo pode ser estudada.

[Página 279]
a. Consciência do Logos, ou os estados sucessivos de realização divina dentro da esfera solar.

563.         Estamos considerando o tempo em relação a um Logos Solar.
564.         Nós presumimos que esses estados sucessivos de realização se "ordenaram".

565.         Como é que o Logos Solar percebem o tempo? Desde as mudanças percebidas são mais longas do que as mudanças percebidas por entidades menores, relativamente grandes "vãos de consciência (grande, de um ser menor) pode ser entendida como, mas uma hora, um dia, um mês, etc Assim, as categorias tempo-um hora, dia, semana, mês, ano ou século de Brahma.

566.         estados sucessivos são estados realmente percebido sucessivamente. Talvez na consciência logoico solar, o sentido de sucessão, deu lugar à sensação de simultaneidade. No entanto, mesmo um Logos Solar tem uma programação de tempo / espaço.

www.macara.us

Nenhum comentário:

Postar um comentário