terça-feira, 17 de junho de 2014

Hipotireoidismo





Mulheres X hipotireoidismo
Mais comum entre o sexo feminino, a doença caracterizada pela deficiência na produção de hormônios da tireoide não tem cura. Mas é facilmente diagnosticada e possui tratamento

POR ISABEL TARANTO
tireoide é uma glândula endócrina, em formato de borboleta, localizada na parte anterior do pescoço e essencial para o funcionamento harmônico do organismo. Os hormônios liberados por ela, T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), regulam o metabolismo, ou seja o conjunto de reações necessárias para assegurar todos os processos bioquímicos e as funções vitais.

 Quando esta pequena glândula desafina, começam os problemas. Se ela acelera demais, há uma produção excessiva de T3 e T4, que leva ao hipertireoidismo, distúrbio caracterizado por insônia, taquicardia, perda de peso abrupta, irritabilidade e falta de concentração.

Se desacelera, há uma reação contrária: a produção de hormônios tireoidianos cessa ou cai de forma significativa, e a vítima passa a manifestar cansaço, depressão, aumento de peso, pele seca, prisão de ventre, diminuição da freqüência cardíaca, entre outros sintomas. 


Ambos os quadros clínicos representam os males mais comuns relacionados à tireoide, mas um deles em especial tem chamado a atenção dos especialistas.
 Segundo pesquisas recentes, o Brasil apresenta hoje uma taxa de 20% de incidência de hipotireoidismo contra 7% do padrão internacional de ocorrência da doença - e as principais vítimas são as mulheres.
COMO IDENTIFICAR O PROBLEMA?
Simples: por meio da medição anual dos níveis de hormônios tireoideanos, recomendada após os 35 anos ou antes disso, caso haja alguma suspeita da disfunção. Só é preciso a realização de um ultra-som da glândula e um exame de sangue específico, que avaliará a dosagem do hormônio TSH (produzido pela hipófise) e dos hormônios T3 e T4 (fabricados pela tireóide), bem como a presença de anticorpos contra a tireóide no organismo.

Há pelo menos uma década, a maior causa desse tipo de deficiência hormonal era uma alimentação pobre em iodo, matéria-prima para a fabricação de T3 e T4. 

Mas, com a adição da substância no sal de cozinha (em nosso país ela é obrigatória desde 1995) e as campanhas para incluí-lo nas refeições, isso mudou. "Hoje, a maioria dos casos de hipotireoidismo ocorre por consequência da tireoidite de Hashimoto - uma doença autoimune que provoca a redução gradativa da tireoide e se manifesta principalmente em mulheres com mais de 30 anos e que já engravidaram.

Também costuma ocorrer após cirurgia ou tratamento com iodo radioativo e ainda pela falta ou excesso de iodo na dieta", explica Cleber Camacho, endocrinologista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e membro da Sociedade Latino-Americana de Tiroide (LATS).
 Vale lembrar que, assim como o hiper, o hipotireoidismo é hereditário. Isto é, se você tem na família alguém que já apresentou problema de tireoide deve procurar um médico, além de fazer uma avaliação preventiva.
revistavivasaude.uol.com.br

Hipotireoidismo
A doença silenciosa Como se manifesta?

.
A glândula tireoide é um órgão pequeno, em forma de borboleta, localizada no pescoço, na frente da traqueia. É o controlador mestre do metabolismo e desempenha um papel fundamental.

Produz, armazena e libera hormônios da tireoide, regulando o metabolismo. Esses hormônios são essenciais para o bom funcionamento de todos os tecidos e órgãos do nosso corpo. Você pode ter duas falhas:
.
hipotireoidismo e hipertireoidismo. Vamos ver agora o que o hipotireoidismo.
.
O hipotiroidismo, também chamado hipotiroidismo, podem ser definidos como os sintomas da doença silenciosas.

 A glândula tireoide não produz hormônios da tireoide suficiente e isso leva a uma desaceleração do corpo. Conforme o tempo passa e que a doença progride estes sintomas crescer, mas em pacientes gerais não associada a qualquer doença particular. As alterações são situações de deficiência comuns, o cansaço diário, estresse no trabalho.
.
Os mais comuns são:
• Cansaço, fadiga, apatia, falta de energia.


• Dores musculares, fraqueza nos membros.


• Os transtornos mentais (falta de motivação, tristeza, lapsos de memória leve, depressão).


• Mudanças na personalidade. • Ausência de transpiração. • A perda de cabelo. • unhas frágeis. • A pele seca. • frio constante. • Mudanças na libido. • Constipação.


• Ganho de peso e dificuldade em perdê-lo.


.Muitas pessoas podem ter vários desses sintomas e considerá-los, mesmo em sua rotina normal. Por esta razão, quando uma pessoa com hipotireoidismo detectado estes anúncios, na maioria das vezes não se importa. 

Por exemplo, a fatiga e falta de energia é um sintoma que ocorre em 95% dos casos diagnosticados, que sofre de uma percentagem significativa da população em geral.
.
Mas os sintomas são adicionados e, gradualmente, fazer uma imagem impressionante. Ainda assim, é sinal sozinho não atrair a atenção e não parece grave. Se é também mulheres, como descrito acima pode ser adicionado: 
• Alterações na menstruação.

• Diminuição da fertilidade. • Aumento do risco de abortos no primeiro trimestre da gravidez. • aumento do risco de parto prematuro. • Aumento dos níveis de prolactina (hormônio que diminui a fertilidade).


Portanto hipotireoidismo muitas vezes pode ser confundida com outras doenças como a fadiga crônica, depressão, ansiedade, estresse, ou em mulheres com distúrbios ginecológicos.
.
Você conhece alguém que tem hipotireoidismo? Você sofreu?

Investiga  a causa da sua depressão ou ganho de peso ou até mesmo mudanças de personalidade". Texto de "curandeiros urbanos".
Pesquisado por Dharmadhannya




Nenhum comentário:

Postar um comentário